ONE QUESTION
SÃO PAULO (não ofende) – Leio nos pasquins eletrônicos que a BMW, do Brasil e da Alemanha, foi condenada a pagar 400 milhões de dilmas à família do cantor João Paulo, que morreu num acidente com carro da marca em 1997 na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo.
O carro, uma 328i, capotou e pegou fogo.
Pelo que diz a matéria, de início um laudo do Instituto de Criminalística determinou que o excesso de velocidade teria causado o acidente. João Paulo também estaria sem cinto de segurança e, na época, falou-se sobre um suposto cansaço do cantor, que tinha acabado de fazer um show em São Caetano. O acidente aconteceu de madrugada.
O juiz que mudou a causa do acidente diz que estourou o pneu dianteiro direito “com base num laudo pericial”.
Longe de mim defender ou atacar alguém, mas me pergunto, e essa é a “question” do título do post: como periciar um pneu e/ou uma roda de um carro que pegou fogo e dele/dela nada sobrou? Como afirmar que um pneu que derreteu pode ter furado sozinho, ou por problema de montagem, ou sei lá como? Marcas no asfalto? Seriam suficientes? OK, poderia haver marcas de roda no asfalto, mas como afirmar que se um pneu de fato estourou não foi um prego, ou algo assim?
Sei lá.
Eu fico triste com uma decisão assim.
Eu estudo há 10 anos pra passar no concurso da magistratura.
Enquadraria esse caso como suicídio, na dura. Que se vire o desembargador pra reformar minha sentença. O fato de a pessoa estar a bordo de uma BMW não a garante e não a isenta de acidentes. Ao contrário. Se não tiver muito juízo, o carro se torna UMA ARMA na mão do usuário, e o fabricante, por mais endinheirado que seja, nao tem a menor culpa, pois quem usou o instrumento como arma foi o condutor! Lamento muito, e espero, como entusiasta de leis e de carros, que esta sentença seja reformada. Abraços.
Porque um juiz destes não cobra pelas mortes nas estradas federais que não tem a menor conservação? Quantos morreram na São Paulo – Curitiba por atrasarem a construção da pista dupla em um trecho em que acharam um CASAL DE PAPAGAIOS e não quiseram incomodá-los?
Brasil,meu Brasil brasileiro ……………………………………………………………………..
Justiça ??? que Justiça ??? Só acredito na Divina, a dos Homens não vale nada Eu ja fui vitima da má Justiça varias vezes e PERITO !! ! Qual quer MANÉ pode ser PERITO neste País de merda só existe um curso que dura 6 meses acho que no Paraná, qualquer um que tenha curso Superior pode fazer qualquer um de PERITO Por exemplo se o Flavio (Jornalista juramentado exelente só sabe fazer isso mas faz super bem Jornalismo) Resolver qualquer dia ser PERITO em DESASTRE AERONAUTICOS , pode em 6 meses ou DESASTRES MARITIMOS de SUBMARINOS pode em 6 meses Ai pergunto algum PERITO realmente sabe o que esta dizendo ??? No meu caso fui lesado por um par de PERITOS que o Juiz indicou que eram AMIGOS do Juiz disseram que eram de confiança do Juiz e COBRAM para fazer isso e cobram caro …pois acho que tem que sustentar uma Familia grande né ??? É como Eu disse só JUSTIÇA DIVINA ESTA NÃO PRECISA de PERITO nem de JUIZ nem de Réu no fim tudo é JULGADO COM A MAIOR JUSTIÇA e vão caindo morrendo ,tendo HEMORROIDA, CANCER ,LEPRA PARALISIA QUASE TOTAL DE TUDO.essas coisas que faz o neguinho sofrer à beça antes de morrer FORA PERDER TUDO DINHEIRO QUE GANHOU ILISSIDAMENTE isso tudo Eu tambem ja vi varias vezes acontecer para quem não soube fazer Justiça
Deve ser o mesmo juiz que disse que Thor é inocente no atropelamento do ciclista.
Caros, se estivesse dentro do limite permitido para o local isso provavelmente isso não teria ocorrido. Porem no site do IG tem as fotos da perícia, e é estranha a marca no asfalto do lado direito, enquanto que do lado esquerdo há marcas na grama, o que presume-se que o carro estava com as 4 no chão. O risco do lado direito indica que algo (provavelmente o aro) veio tocando no asfalto. Algo muito estranho aconteceu. O que? eu não sei.
Se ele estivesse a 80 km/h acho que o resultado do acidente seria diferente, ou talvez nem tivesse ocorrido. Na minha opinião ele se matou, mesmo que sem querer. A forma como dizem que ele dirigia naquela noite, a mais de 200 km/h e sem cinto, já tira completamente a culpa de quem fabricou o carro, o pneu, a estrada e qualquer outra coisa.
Ué!!!!!! Mas a culpa não é do Pneu???
Ou do posto que tava com o calibrador desregulado….. não pode?
Flavio,
Absurdo esse caso, condenar a BMW pelo acidente mostra como anda o nivel dos juizes e da nossa justiça.
Como diz e ditado : bunda de nenem e cabeça de juiz, agente nunca sabe o que vem.
Tendo em vista os resultados de alguns julgamentos de ações na justiça brasileira, posso dizer que a justiça criativa impera.
O que vale é o bom argumento e não a veracidade do mesmo. Tem juiz aceitando cada coisa!
Neste caso, se houve falha de pneu, quem teria de ser processada não é o fabricante do carro, mas do pneu.
Como você mesmo comenta, tal laudo é muito estranho nessa altura do campeonato, ainda mais após um incêndio onde o carro foi destruído e os pneus queimaram (e não derreteram)
Mas como estamos especulando, só vendo os documentos do processo.
Mas que é esquisito, isso é mesmo cara.
E os honorários do sr “adevogado”, seriam o quê?
Coisa de R$10.000.000,00?
Será que ele emprestaria uma grana, uns 5 milhões, pro filho do primo do vizinho da empregada do meritíssimo juiz?
Uma mão lava a outra, ou em latim, “hodie mihi, cras tibi”…
Li essa noticia sobre a morte de um cantor sertanejo fiquei surpreso com um “detalhe”: a noticia diz que a BMW foi condenada a pagar de R$ 500mi pela morte do cantor que sofreu um acidente com seu carro numa rodovia brasileira (detalhe se vc ficou em duvida, MI quer dizer MILHOES mesmo !!!), continuando sobre o “detalhe” que falei la em cima, “a perícia inicial constatou que o acidente ocorreu a 268 km/h – velocidade superior à máxima indicada pela fabricante de 240 km/h”. Pergunto: se o cantor sertanejo estava acima da velocidade permitida pelo fabricante E duas vezes e meia acima da velocidade da rodovia, que culpa tem a BMW com o acidente ??? Qual a competencia do cantor em conduzir um carro a 268km/h numa via publica depois de um show ?
Telemetria?
(perdão, eu tô rindo muito)
R$ 400 milhões de reais.
Se juntarmos a indenização as famílias de todos os mortos do voo da TAM em Congonhas não chega a este valor.
Imagina se quem tivesse morrido fosse o Daniel, que fazia a primeira voz e era mais aparecido…
Flávio, apenas uma correção. Pneu (borracha) não derrete, não funde, apenas queima. Abraços
Jura?
Fora que, considerando ser verdade, que fosse provado de fato que o pneu estourou devido à alguma falha técnica, o réu deveria ser o fornecedor dos mesmos, e não a BMW, assim como foi a Firestone a responsável pelos acidentes e capotamentos com os Ford Explorer nos anos 90.
Enquanto isso, há pagodeiro que estava embriagado e em alta velocidade que atropelou e matou um motociclista, mas não foi condenado a pagar milhões à família da vítima.
Nada como ser celebridade ou possuir posição de destaque no Brasil. A vida de um cidadão comum não vale nem 1/10 da honra de um magistrado, por exemplo.
Considerando que estava em velocidade incompatível e sem cinto de segurança, é possível sustentar que ele contribuiu para o resultado morte, razão pela qual os Tribunais Superiores devem reformar a sentença de 1º grau.
Se o Brasil-sil-sil fosse um pais sério, essa velocidade daria era prisão na hora, por tentativa de homicídio, e não essa ridiculosidade que o sr. Juiz decretou.
Ok. Suponhamos que o pneu estourou. Estourou por que? Tinha furo, passou por cima de algo pontiagudo, estava com pouco ar e flexionou lateralmente em excesso por causa da curva e alta velocidade? O carro e pneus estavam com as características originais? No estado que o veículo ficou depois do acidente fica difícil verificar.
Na verdade, o que mais chama atenção nesse caso nem foi o acidente em si, a morte do artista, valor de indenização, etc. O que assusta é o fato de a justiça tratar os cidadãos de forma tão diferente. Vai um cidadão comum, com seu carrinho 1.0, capotar e falecer num acidente nas mesmas supostas circunstâncias. A família NUNCA vai receber qualquer coisa além do Seguro DPVat. Vai sofrer décadas nesta “justiça” brasileira. Nem o seguro do carro ou de vida, caso tenham, em razão de o condutor estar sem cinto e em excesso de velocidade.
Se numa viagem um qualquer cair com seu carro num buraco e sofrer um acidente pode tirar o cavalo da chuva porque vai se ferrar sozinho.
O Poder Judiciário brasileiro é uma indecência.
Franco, o que achei mais indecente, mesmo, é a demora de 17 anos para uma mísera decisão de primeiro grau da Justiça paulista. Ainda que tenha tido perícia, o que sempre atrasa os processos, é muito tempo. E não creio que a ação tenha sido ajuizada há pouco tempo.
Quanto à decisão, já faz algum tempo que a jurisprudência não considera meras expectativas de ganhos futuros para embasar pensionamentos, prevalecendo nesses casos a tal da “teoria da perda de uma chance”.
Abraço
O que ocorre é que o Brasil é contaminado por uma visão meio moralista e religiosa de que em qualquer contenda uma corporação ou um rico está errado.
As vezes corporações e ricos estão errados de fato. Contudo, os fatos devem ser apurados rigorosamente pois muitas vezes o pobre ou o cidadão comum é quem está errado. No caso do filho do Eike Batista o ciclista atropelado tinha teor alcoolico dez vezes superior ao permitido. Qual a iluminação daquele trecho em que já havia ocorrido diversos atropelamentos antes. Não que se exclua a possibilidade do jovem estar em excessoe ter contribuido assim para o fato. Me parece muito estranho no caso da BMW do “cantor” João Paulo que um estouro de pneu desse causa já que deveria haver marcas de borracha raspando contra o chão ou de metal do aro da roda. Não ter marcas dá a entender que o cara saiu da pista ao perder o controle pelo excesso de velocidade ou sono. Se estava em excesso de velocidade confirmado pela defesa para mim já liquidaria o caso. Mas, não é assim no judiciário ou na sociedade religiosa e moralista. Há este ressentimento pois muitas vezes quem tem o poder não é punido pelo que efetivamente faz e isso é uma tragédia brasileira pois de fato precisa existir punição sem que com isso tenhamos que fazer uma caça as bruxas prévia sempre que alguém rico ou uma grande corporação esteja envolvida em algo.
Ademais, para guiar carros de potência elevada o cara deveria ter carteira de habilitação especial concedida depois de n anos de habilitação, depois de idade x e depois de curso específico.
Resumindo: É um crime a pessoa ser rica aqui no Brasil.
desde quando falha num pneu é responsabilidade do fabricante do automóvel ?
e, creio q mais importante, caberia ressaltar o fato da vitima do acidente nao estar utilizando o cinto de segurança; deveriam elaborar propaganda para sua utilização a partir desse fato.
grotesca a atuação do “juiz de direito”.
Patifaria! é a desonestidade acorbetada pelos direitos de uma justiça hipócrita.
sorry, acobertada.
A pericia está bem(hahahahah) correta…êêê brasilzão….para começo de conversa, nem uma 850 i 12 cilindros chegava a 268 km/h…..todas eram limitadas a 250 km/h.
Uma 328, com 190 cv….mal chegava aos 230 km/h reais….pelamor…
Basta ir a uma oficina especializada em injeção e voilá! Foi-se o limite de 250…
400 MI??? Milhões mesmo?
Tem dó, né?
Pelo que ouvi hoje de manhã, acho que a grana não passa de R$400.000,00 e não milhões de reais.
A BMW irá acionar um embargo infringente… ops… ainda não… rs rs rs, irá apelar sobre a decisão.
Segue o jogo… para isso existe advogado bom (para as partes).
Imperador
São 400 milhões mesmo. Segundo o advogado da família do cantor João Paulo tinha uma renda mensal de 500 mil reais à época. Imagine isso com juros e com as conversões necessárias. Absurdo.
“Se a moda pega” não vai sobrar montadora neste país.
Se me pagarem na blitz da lei seca, vou reclamar que a culpa é do carro, que é a alcool.
Como eles conseguiram chegar à conclusão de que foi o pneu estourado que causou o acidente, não sei. A única coisa que tenho a dizer é que um amigo meu já teve 2 pneus dianteiros estourados (um em um Civic e outro em um Tiida), ambas as vezes andando “chutado” e nos dois casos ele conseguiu controlar o carro sem nenhum esforço e parar na beira da estrada.
Se ficar realmente comprovado que o acidente ocorreu por causa do estouro do pneu, acho que a BMW deve mesmo explicações. E o excesso de velocidade não é uma delas.
Sendo ela uma empresa alemã e seus veículos estando sujeitos a transitar sem limite de velocidade (nas Autobahns), esse tipo de acidente deveria estar previsto no projeto, bem como dispositivos de segurança projetados para um acidente dessa magnitude.
seguindo essa linha de pensamento do Juiz um imbecil que dirige em alta velocidade pode atropelar e matar alguem ou provocar uma batida fatal, botar fogo no carro e culpar a montadora por falha na roda ou na direção, isso é ridiculo. todos disseram que ele estava correndo no momento do acidente, o unico culpado ali foi o motorista.
Ridículo o valor!
Se isso se confirma… vai ter equipe de F1 estourando pneu em Interlagos e processando a Pirelli. 400 milhões paga vários anos de orçamento pra maioria das equipes atualmente.
4 anos de uma equipe pequena, ou 1 ano de equipe grande.
Também não estou defendendo a BMW, mas, supondo que houve realmente o estouro do pneu, a responsabilidade não seria do fabricante do pneu?
A alguns anos, a Ford dos EUA teve um problema com os pneus da Firestone, montados em uma de suas SUV, a Explorer. Houveram algumas mortes após alguns estouros em pneus novos..
Não me lembro qual foi a conclusão jurídica do fato, mas, se não me engano, a responsabilidade foi atribuída ao fabricante do pneu.
Ops!!!
verbo impessoal não flexiona:
“Houve” algumas mortes ….
boa Ulisses; além de concordar com vc na tese sobre de quem a culpa numa falha de pneu – eu também lembro da história mencionada , das falhas de pneus em Explorers – admiro sua pronta correção da escrita, com menção da regra e tudo.
imagino que o juiz que sentenciou a tal condenação nao tenha tal competência com a língua portuguesa, via de regra bons juízes, que tomam decisões lógicas mas sensatas teem total domínio da língua em que se expressam.
Pelo que me lembre, o escapamento da explorer era muito próximo dos pneus, inclusive acontecerem estouros com outros fabricantes de pneumáticos, mas como o carro vinha de fabrica com firestone pareceu ser erro da firestone.
Passei no local logo após o acidente, a caminho do show do Dream Theater. Hoje, é claro que a lembrança é pouca, mas lembro das marcas de pneus no chão, e eram longas, com o carro pegando fogo todo destruído e pela situação do carro, ele tava muuuuiiiito rápido. As lembranças são vagas, mas tinha uma garoa fina tb. Opnião pessoal, ele perdeu o controle.
Dream Theater é, ou melhor, já foi muito bom!!! Em 97 devia estar a caminho do Aramaçã, né? hehe
Segundo o laudo, a causa inicial foi o estouro do pneu, mas a BMW, segundo consta da sentença, não indicou qual o fabricante, por isso foi responsabilizada….
Se a moda pega, todas as montadoras de veiculos sairao do Brasil em 2 tempos…..ocorrem acidentes a todo momento…… Essa ideia de sempre encontrar um culpado é coisa de maluco…. ou de gente mal intencionada.
Outro dia, o pessoal da Pirelli resgatou os retalhos de pneus estourados para identificar a marca feita por uma peça solta de outro carro como causa para a perda dos pneus.
Enfim, os peritos podem fazer mágicas, mas levando em conta com a “notória” irresponsabilidade da BMW com a segurança, talvez estejam certos.
Flávio, a FSP fala em valor diferente: “BMW é condenada a pagar indenização e pensão à família do cantor João Paulo: A Justiça de São Paulo condenou a BMW a pagar uma indenização por danos morais de R$ 300 mil para a viúva e a filha do cantor sertanejo José Henrique dos Reis, o João Paulo, que fazia dupla com o cantor Daniel.”
Quer dizer que o João Paulo não se chamava João Paulo?
é que além da indenização, teria que pagar tb uma pensão, no valor de 2/3 do que o cantor ganhava na época. Dizem que ganhava 500 mil por mês, que, em valores corrigidos e retroativos, dariam os 400 milhões…
Pelo que li, parece que a circunstância determinante para a condenação foi o fato de o veículo ter pego fogo, provavelmente por falha de peças que deveriam impedi-lo. Se a condenação recaiu apenas sobre o que causou o acidente, foi injusta, pois, pelo menos, houve culpa concorrente da vítima, que dirigia sem cinto, em alta velocidade e cansado.
Se a BMW tivesse que pagar esse valor pra cada pessoa que capota o carro e pega fogo, estaria F*****.
FG, creio [é “achismo”puro] que os laudos da causa do acidente foram todos inconclusivos, porém, os advogados acolheram este argumento da marca de roda no asfalto unicamente para poder seguir com o processo de indenização,senão, todo trabalho fora em vão.
Sobre as causas do acidente, seria como um desastre de avião, não se conclui nada concreto até avaliar a devida “caixa preta” ou, no caso de uma BMW supõem-se um motivo mais, digamos, plausível.
Prezado Flávio Gomes,
O Jornalista quando emite um comentário, no primeiro momento deve pensar o tamanho da besteira que vai escrever.
A Perícia técnica tem condições suficiente para determinar a dinâmica dos acontecimentos, utilizando-se das experiências cálculos matemáticos , da química, biologia, do laudo
cadavérico, das lesões sofridas pelo cantor, da velocidade do impacto do automóvel ao capotar o estudo dos senhores expertos (peritos), podem determinar a causa do acidente pelas provas materiais do local do fato.
Ui, doutor, desculpa.
Ixi, Flavio, o cara vai te processar!! Não se pode questionar a justiça, isso é mais profano que falar mal de Deus e as leis pra esses caras têm mais peso que as escrituras sagradas.
Cada uma…
Uai, e perito não pode errar?
Se o perito realiza seu trabalho com a mesma técnica e conhecimento que utiliza para escrever, é possível imaginar o resultado.
Perfeito seu comentário, Paulo.
Flavio, para responder perguntas como essas que você fez, o juiz nomeia um perito judicial (pessoa de alta qualificação técnica) que poderá ser auxiliado por outros indicados pelas partes do processo. Tenha certeza que todas essas suas dúvidas foram tiradas no laudo pericial.
Só acho meio leviano querer questionar uma decisão judicial ou um laudo pericial sem sequer ter visto a capa do processo.
Se essa moda pega ? Que absurdo! O cara dirige cansado, sem cinto, de madrugada, em alta velocidade e se acidenta e morre! Culpa do fabricante? kkkkk ! E desde quando a BMW fabrica pneus? Se o pneu está sendo sugerido como causador do acidente? Que histório viu?
Um abraço a todos.
Acho que tem até um “ditado”:
“Cabeça de Juiz é igual a bunda de nenê, sempre vem surpresa…”
“Além disso, a perícia inicial constatou que o acidente ocorreu a 268 km/h – velocidade superior à máxima indicada pela fabricante de 240 km/h.”
Fonte: http://economia.terra.com.br/carros-motos/bmw-e-condenada-por-morte-do-cantor-joao-paulo-e-pode-pagar-r-400-mi,d6d8d1fa91502410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html
Minha opinião: o cara desrespeita todas as leis de transito possíveis, colocou em risco a vida de outras pessoas e o fabricante tem que pagar pelo absurdo que o cara cometeu? Ele assumiu o risco e se fu***.
… BRASIL!
400 milhões?? Se a BMW tinha interesse em construir uma fábrica no Brasil….deixou de tê-lo ao ler a sentença!!!
ahuahauahuahua esse país só pode ser uma palhaçada, mesmo.
Acredito que o valor divulgado está errado. O correto seria R$ 300 mil, não milhões.
Para 300 milhões de reais o acidente teria que ser com Frank Sinatra.
E esse valor para a BMW não é nada absurdo.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/2013/10/1363848-bmw-e-condenada-a-pagar-indenizacao-e-pensao-a-familia-do-cantor-joao-paulo.shtml
é que além da indenização, teria que pagar tb uma pensão, no valor de 2/3 do que o cantor ganhava na época. Dizem que ganhava 500 mil por mês, que, em valores corrigidos e retroativos, dariam os 400 milhões…
Prefiro ficar “em cima do muro” como o próprio Flavio, mas sei lá: O pneu não pode ter estourado (se estourou) justamente pela alta velocidade? A BMW, até onde eu saiba, não fabrica pneus, e se foi uma falha apenas dos pneus e não do carro? Mas sei lá, mais de 200 por hora, não é pouca coisa…Sei lá, sei lá….
Não é pouca coisa mesmo!
A gente só não pode esquecer que esse carro está sujeito a rodar numa Autobhan na Alemanha, ou seja: sem limite de velocidade.
O motorista foi imprudente de estar à essa velocidade? Sem sombra de dúvidas! Mas e se o acidente fosse na Alemanha, seria correto o carro ter pego fogo em razão do acidente?
Deve ter sido isso que passou pela cabeça do juiz…
Caro Gomes. Até que se tem notícia, o processo não corre em segredo de justiça. Via de regra, processos judiciais são públicos.
Assim, basta uma consulta fonética no site do TJSP para vc descobrir o numero do processo. De posse do numero, vc pode ir até o local onde ele se encontra, consultá-lo e descobrir a resposta à sua questão. Para tanto, basta ler o tal laudo pericial. Abs.
medonho….se ele estava em alta velocidade, já perdeu a razão ao meu ver!
Não sabia que a BMW fabricava pneus.
Sempre haverá um advogado de plantão disposto a tirar a grana de alguém!
Vem ca, se fosse um pobre, dirigindo um popular, ou morto em um acidente em um coletivo, quanto a familia receberia ? A vida humana, em princípio, não tem valor atribuído, não dá para medir isso, então considerando que todos são iguais……
Flávio ,essa é a justiça brasileira ainda mais quando envolve personagens milionários como é o caso da BMW. Um carro desses capotar ,pegar fogo não pode estar em baixa velocidade ,muito pelo contrário, a velocidade deve ter sido altíssima para todo esse estrago.
Não quero e não devo julgar ninguém mas esse juiz ou promotor ou sei lá o que não sabe de nada sobre carros e a dinâmica de um acidente.
O que causou o acidente foi cansaço, excesso de velocidade e despreparo do condutor para conduzir um carro como esse.