RED BUDDH (3)

holycow3SÃO PAULO (e contando) – Vettel é um campeão que sorri. Isso é legal. Não faz caras e bocas e não transforma um título mundial num dos trabalhos de Hércules. Era o Hércules ou o Asterix que tinha lá um monte de trabalhos a realizar?

Seja como for, se forem sete trabalhos a realizar Tiãozinho já concluiu quatro deles. E como é muito jovem, apenas 26 anos, tem tempo de carreira pela frente para encarar um eventual ciclo vitorioso de outra equipe e, ainda assim, chegar aos sete um dia.

Sete é um número mágico como era o número cinco, até Schumacher igualar o penta de Fangio. Michael esticou as referências, deixando para seus sucessores a tarefa muito dura de chegar às suas marcas. Elas ainda estão distantes, mas é possível acreditar que poderão ser batidas. Eu só não imaginava que seria tão rápido. Schumacher não é um retrato na parede. Até o ano passado estava correndo. Mal saiu, já apareceu outro.

O fato de também ser alemão não é coincidência. Como não foi coincidência a sequência Emerson-Piquet-Senna dos anos 70 aos 90. Sucesso puxa sucesso, estimula a competição interna, mais gente passa a praticar o esporte, e da quantidade sai qualidade.

Vettel é um gênio de sua raça e continua sorrindo como um garoto porque é isso que é, um molecote que começou muito cedo e sempre mostrou ser especial. Já está entre os maiores da história, claro, mas se comporta como se fosse um mero… ganhador de corridas. Talvez essa noção de que é um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos só venha a fazer parte de suas preocupações no futuro. Por enquanto, ele quer é vencer corridas, o que é muito gostoso.

São 36 na carreira, dez neste ano e seis seguidas. Com mais uma, iguala os recordes de vitórias consecutivas de Schumacher e Ascari. Michael ganhou sete sem tirar em 2004. Ascari, entre 1952 e 1953. A marca do italiano poderia ser ainda mais ampla se as 500 Milhas de Indianápolis não fizessem parte do Mundial nos anos 50 — uma situação esquisita, a prova era parte do campeonato, mas apenas americanos corriam lá; eram raríssimas as participações de alguém da F-1. Ascari ganhou sete, pulou Indy e venceu mais duas. Na real, ganhou nove em sequência. Para as estatísticas, no entanto, o que vale são as sete. Sete de novo.

vetteltetra004Quando terminou a prova hoje, Vettel foi para o meio da reta, deu zerinhos, saudou o público, jogou suas luvas para a torcida e fez o gesto mais significativo do dia: ajoelhou-se diante de seu carro e fez uma reverência respeitosa ao seu colega de quatro rodas.

Em tempos de culto ao hedonismo, em que ninguém divide méritos e vitórias com ninguém, Vettel repartiu sua conquista com um automóvel — e seu criador, claro, Adrian Newey.

Ele só é campeão porque tem carro, vão se apressar a dizer alguns hoje. O gesto de Vettel diante de seu RB9, nome feio e sem graça para um carro, assim como Red Bull é um nome feio e sem graça para uma equipe, encerra essa discussão. É claro que ele só é campeão porque tem carro. A F-1 é um campeonato de carros guiados por pilotos. Ninguém pode ser campeão sem carro numa competição de carros.

Mas é preciso alguém lá dentro para fazer de um carro um campeão. Vettel fez isso quatro vezes, como Fangio e Schumacher, dois semideuses — até hoje os únicos que tinham conquistado quatro taças seguidas. Por melhor que sejam um carro e uma equipe, poucos são capazes de transformar essa mistura em títulos sem deixar a peteca cair num meio tão tenso e competitivo como é a F-1.

Vettel consegue porque sabe competir e porque deixa a tensão para os outros. É um garoto que sorri quando ganha. Suas vitórias não são sofridas, dolorosas, ressentidas, não são odisseias épicas escritas com sangue, suor e lágrimas. São vitórias, apenas. Simples vitórias em corridas de carros. Esse menino encara seu ofício com simplicidade. Por isso que a conquista de hoje, um tetracampeonato mundial de F-1, um negócio difícil pra burro, parece ter sido tão fácil.

Quando se vive a vida com simplicidade, as coisas ficam mais simples, acho que é isso.

vetteltetra001

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

No GP indiano, “Dick Júnior” pilotou uma carroça. Melhor dizendo: car rossa…

Andre Souza
Andre Souza
10 anos atrás

Com um carro desses até eu!!!!
Antes que desçam a lenha, não sou “sennista”…
Agora uma coisa me deixa intrigado, porque que o carro da Webber teve muitos problemas e o do vettel não…

Parabéns Vettel!!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Andre Souza
10 anos atrás

Pelo mesmo motivo que o do Barrichello tinha bem mais problemas que o do Schumacher na época que os dois estavam na Ferrari.

Eric
Eric
Reply to  Andre Souza
10 anos atrás

Pelo mesmo motivo que o do Vettel teve problemas mais vezes ano passado e em 2010.

Acaso.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

“É incrível pensar no que aconteceu nos últimos anos, mas nada mudou na maneira que eu amo as corridas. Eu adoro o desafio, ainda fico nervoso quando acordo no domingo, ansioso quando ando pelo grid e tenso na expectativa da corrida. Não desfruto dos números, mas do fato de estar competindo. É o que mais me anima. Adoro troféus então não me importo em colecionar alguns” – Sebastian Vettel.

Sem mais.

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Foi um dos gestos mais legais no esporte, em muitos anos! Eu sabia que a corrida iria ser chata como as outras, mas fiz questao de acordar bem cedo no domingo para assistir essa corrida! Vettel nao é o melhor, e o segundo, e isso era algo muito dificil de ser alcancado!

Akira
Akira
10 anos atrás

Tá chegando a mudança de regras aí para 2014.
O Newey desde antes das férias está com os cabelos eriçados (se é que dá pra achar algum fio de cabelo branco naquela careca também branca) reclamando aos quatro ventos sobre as configurações para montar um carro completamente diferente, já questiona o desempenho das equipes para 2014, que os custos de desenvolvimento e manutenção dos carros vai aumentar, que a Red Bull dificilmente vai ser a mesma coisa em 2014…

Sinto cheiro de uma jogada de marketing nessa história e que o carro V6 já está até pronto, ou pelo menos no forno. E o penta vem aí.

Lionel de Campos Jorge
10 anos atrás

Vettel consegue porque sabe competir e porque deixa a tensão para os outros. É um garoto que sorri quando ganha. Suas vitórias não são sofridas, dolorosas, ressentidas, não são odisseias épicas escritas com sangue, suor e lágrimas. São vitórias, apenas. Simples vitórias em corridas de carros. Esse menino encara seu ofício com simplicidade. Por isso que a conquista de hoje, um tetracampeonato mundial de F-1, um negócio difícil pra burro, parece ter sido tão fácil.

Quando se vive a vida com simplicidade, as coisas ficam mais simples, acho que é isso.
Perfeita narração Eu também não gostava muito quando Barrichello chorava ou dansava rsrs, do Senna mais ou menos acho que na epoca o carro acabava com o Piloto, hoje parece que é tudo hidráulico embreagem,cambio,direção repara que ao dar zerinho sòmente com uma mão com outra fica fazem tchau Vcs acham que com carro do Senna dava para fazer isso ? Geralmente jovens não sabem mentir não entende nada de Marketing dai Êle é honesto e sem graça acho que é facil ganhar com um carro desses agora uma duvida se daqui uns meses ou anos descobrirem a falcatrua que fizeram nocarro para andar como a Beneton de Shumi fez em 1994 para ganhar de Senna o Alemão perde os Titulos ? Por que tem uma falcatrua la e das brabas .

Eric
Eric
Reply to  Lionel de Campos Jorge
10 anos atrás

Não viaja, amigo. Dar zerinho com tração traseira é só esterçar o volante, subir o giro e soltar a embreagem. É só uma mão, mesmo.

Emerson
Emerson
10 anos atrás

4 coisas a dizer:

1 – Parabéns ao Vettel.
2 – O Reginaldo Leme ainda não aprendeu a falar “RED BULL” (ridículo, a equipe vai lá ganha 4 campeonatos seguidos e o cara ainda fala RBR).
3 – Disseram que não tinha público pra F1 na Índia, ou a TV me enganou ou tava cheio de gente lá.
4 – Esqueci a 4a. coisa.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Emerson
10 anos atrás

2 – A globo é um pé no saco e não permite a citação de nomes de empresas (considera propaganda gratuita). Os times de vôlei são o maior exemplo: o SADA Cruzeiro é só Cruzeiro, o UNILEVER é Rio de Janeiro e por aí vai.
4 – Lembrei para você: o Vettel ultrapassou dois brasileiros em número de títulos: Piquet e Senna.

Emerson
Emerson
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

O Galvão fala RED BULL já há algum tempo, a Globo liberou. O pé no saco tem sido o Reginaldo e o Burti mesmo, esse inclusive eu tinha esquecido de citar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

As “alonsetes”, lideradas pelo Allez, vivem dizendo (esse papo furado já dura 4 anos) que Alonso tira leite de pedra. Esse leite, além de desnatado, empedrou de vez!

peter von wartburg
10 anos atrás

vc e os demais podem achar o que quiser, mas chorei ao ver vettel sagrar-se campeao hoje. do mesmo jeito que chorei ao ler seu artigo e eh com lagrimas escorrendo no rosto que deixo aqui meu comentario singelo. foi uma conquista de alguem que nao acreditava ter sido capaz de ter ganho quatro sem tirar. ele nao acreditava no que tinha feito. foi de uma sinceridade e simplicidade unicas. nunca vi um campeao tao humilde e singelo como vettel. eh como se tivesse pedindo desculpas por ser tao bom. aproveite, garoto, quando vc acordar os recordes serao todos seus.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
10 anos atrás

Claro que é preciso ter carro assim como Schmacher tinha e Senna também. Mas vejam só, quando o Senna ganhava o Prost era vice e assim também foi com Schumacher tendo Rubinho como vice mais de uma vez. Para ver como Vettel é bom, quem está em segundo é o Alonso, ou seja, Weber não acompanha. Lógico que a Red Bull é melhor, mas com Vettel parece ser melhor ainda. Eu diria que a Ferrari do Schumacher era proporcionalmente melhor que a Red Bull de Vettel. Eu acho que o Vettel está fazendo melhor que o Schumacher.

samuel.aju
samuel.aju
10 anos atrás

Comemoração bem adequada do chucrutinho: desenhou rosquinhas na pista, ficou de quatro na frente do carro em posição de reverência, e, no pódio, acariciou a “cabeça lisa ” do Adrian , pro mundo inteiro ver… hehehehehe

Emerson
Emerson
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

Palhaço

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

O título do Vettel deixou você com fantasias fálicas… para o seu bem, assuma seus desejos.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  samuel.aju
10 anos atrás

Tá bem familiarizado com esse tipo de coisa, hein. A prática deve fazer o mestre, no teu caso. rs

Acarloz
Acarloz
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

O Papel aceita tudo, como dizia meu pai, até coisas idiotas como o que escreveu…

Acarloz
Acarloz
Reply to  Acarloz
10 anos atrás

A resposta é para esse Samuel, claro.

Aparecido Rodrigues
Aparecido Rodrigues
10 anos atrás

Este menino, tem por habito batizar seus carros com nomes de mulheres…
Moral da historia: – Ame e seja leais com suas mulheres, que elas sabem retribuir!!!
Gentileza gera gentileza.
Alguém duvida que a próxima garota deste amante germânico, será uma fogosa amante?

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

O caminho esta aberto para o Vettel bater todos os recordes da F1,afinal os unicos cara que podem fazer frente a ele ja estão mais perto da aposentadoria como Alonso e o Raikkonen, o Hamilton tem idade semelhante mas apesar de rapido tem um parafuso a menos,não é tão constante quanto o alemãozinho,e desses novatos nenhum deu pinta que pode ser genio. Se hoje o Vettel com o grid cheio de feras domina, daqui alguns pode ser mais facil ainda.

Elisandro Porto
Elisandro Porto
10 anos atrás

Dois megacampeões na F1, em sequência, e vindo de um mesmo país… Não é coincidência, é planejamento… O investimento tem que ser na base, que o Brasil um dia teve.. Mas não dá só para esperar do privado, a confederação nacional só distribui carteiras…

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Perfeito. Belo texto. Flavio, sentir o quê após ler esse post? Gratidão, somente. É um privilégio a leitura de tão bom jornalismo.

Bravo!!!

Emerson
Emerson
Reply to  carlos lima
10 anos atrás

Puxa saco.

Roberto Mota
Roberto Mota
10 anos atrás
Fabiano
Fabiano
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Um absurdo!

Emerson
Emerson
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Babaquice pura. Mundo chato da porra.

Tiago
Tiago
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

Aposto que eles não devem nem ter dormido por causa disso…

Fernando D'Angelo
Fernando D'Angelo
10 anos atrás

Esse moleque é muito foda! Parabéns para ele e privilégio para quem pode vê-lo.
A história diante de nossos olhos.

Luis Felipe
Luis Felipe
10 anos atrás

Estatísticas: se Vettel correr por mais 10 anos, com a média atual de 20 corridas por campeonato, mantendo a média de poles e vitórias por GP (36,75% e 31,62%), chegará a 116 poles e 96 vitórias.

Francês
Francês
10 anos atrás

OS italianos falam, os espanhóis reclamam e os alemães trabalham………….(não posso falar dos franceses, mas acho que fazem tudo isso ao mesmo tempo)………

Dú
10 anos atrás

E especulam Vettel na Ferrari. Ele se aposenta na RBR. Casamento perfeito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to 
10 anos atrás

Os três maiores campeões (Schumacher/Fangio/Prost) pilotaram Ferrari.
Pela estatística (e Vettel acaba de entrar nesse time), o alemãozinho ainda vai para a rossa. Questão de tempo.

Madeira
Madeira
10 anos atrás

O Tião é um gênio o melhor de todos os tempos, de todas as Galáxias existentes no infinito…
Ta tudo muito bom ta tudo muito bem mas realmente, realmente….Ano que vem será a mesma coisa…..:( Campeonato sem disputa mo-no-to-nia
Bacana a corrida do francês !

jrg
jrg
10 anos atrás

O moleque é muito bom e “as viúva chora”!

Ademir
Ademir
10 anos atrás

É uma indireta ao Senna? hahaha não esquece dele

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Ademir
10 anos atrás

Outra viúva que acredita que a F1 gira em torno do Senna.
Não tem Senna no texto, exceto a citação dos campeões brasileiros.

Ademir
Ademir
10 anos atrás

É uma indireta ao Senna? haahhaa

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Os Deuses da Velocidade, pela quarta vez seguida, abençoaram o Herdeiro.

viúva solitária
viúva solitária
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Nada imprevisível. Quem não sabia que Vettel venceria mais essa? Alguém ainda duvida do título?

Alexandre Werner
Alexandre Werner
10 anos atrás

Precisamos urgentemente ver um carro melhor que a Red Bull no grid. Primeiro para que os campeonatos voltem a ser competitivos. E segundo para ver o Tião mandando bem (com ou sem título) e não termos mais que ler comentários que ainda consideram praticamente pura sorte 4 títulos seguidos, 7 vitórias em sequencia, um número astronômico de poles em poucos anos de carreira, entre outras coisinhas mais. Ninguém é obrigado a achar o Vettel “o melhor de todos os tempos”, mas questionar o talento do garoto é pura ignorância.

NaRibriro
NaRibriro
Reply to  Alexandre Werner
10 anos atrás

Prazer, Inorante!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  NaRibriro
10 anos atrás

Pelo menos você admite ser um idiota. Já é uma evolução. rs

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Parabéns a maior dupla de todos os tempos na f1. Os RB5 e seguintes, juntamente com Vettel formaram uma dupla genial desde 2009. Alonso, Hamilton e Button foram os únicos que incomodaram. Parabéns ao Vettel que amadureceu muito e fez uma temporada quase perfeita. Além de bom piloto, mostrou humildade. Sinto pelo Webber que tinha tudo pra ficar pelo menos no pódio, tudo aconteceu com ele esse ano. Mas já estava escrito, eu disse no gp da englaterra que esse ano já era pro Alonso..

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Tri vice and counting…

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Valeu, Allez. Torcidas à parte, os méritos precisam ser reconhecidos.

joao
joao
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Parabéns!

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Inglaterra.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Escrevi errado, cara chato.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonsete-Mor jogando a toalha. Demorou…

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Todos erramos.

Thiago Christao
Thiago Christao
10 anos atrás

Sem desmerecer o grande piloto que é vettel, como foram schummi , ascari e fangio citados nas estatisticas, e sem querer ser viuva tambem, sei muito bem apreciar o esporte sem nenhum brasileiro competitindo, mas o Senna ganhou 4 seguidos tambem, 89 foi garfado dele, para as estatísticas, no entanto, o que vale são os 3.
Tomara que o Vettel se comprometa a largar em ultimo até o fim do campeonato, e tomara que ano que vem tenhamos pelo menos 2 equipes brigando pelo titulo, porque campeonato de um carro só em que os companheiros de equipe não podem brigar, ja deu …

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

Já deu?
Mas, você citou justamente o Senna que ganhou campeonatos porque tinha o melhor carro (a McLaren).
Decida o que você realmente quer.

Madeira
Madeira
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Tinha o melhor carro sim mas tinha tb o melhor piloto até então como companheiro
esqueceu!

Thiago Christao
Thiago Christao
Reply to  Jairo Fernando
10 anos atrás

Se voce ler direitinho o meu comentario, vai perceber que não é só do melhor carro que eu estou falando, ou o companheiro de equipe do Senna, um certo narigudo tetraaaaaa campeao por sinal, nao podia brigar diretamente com ele.
Se decida e responda…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

Engraçado que eu não considerei o Prost.
Eu pensei foi no Gerhard Berger, que foi o escudeiro dos dois últimos títulos do Senna.

:)

dc
dc
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

89 é altamente discutível, pois aquela vitória roubada em Suzuka apenas levaria a decisão para a Austrália.

Chaves
Chaves
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

Sem querer querendo

Francês
Francês
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

Ano que vem ele faz o Penta e ae acabam suas dúvidas…………..

Thiago Christao
Thiago Christao
Reply to  Francês
10 anos atrás

Não tenho duvida nenhuma que ele é uma grande piloto, mas tenho serias duvidas se voce sabe ler ou nao …

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Thiago Christao
10 anos atrás

Tem caras que ultrapassam e muito o limite do patético..rs

Thiago Christao
Thiago Christao
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Explique-se caro respondedor de comentarios vulgo moderador-do-blog-nao-oficial, o que tem de patético no meu comentario ?

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Ele sorri porque, nessas condições, é fácil mesmo. Quando ele perde ou o Webber não o deixa passar, começa o mimimi na hora, como frangote que é.

Simples assim.

Por isso a F1 hoje é um “esporte” em franca decadência.

Entendo que quem vive disso, como o Galvão e o próprio Grande Premio, tenham que tentar convencer o público de que o Vettel ou o Schumacher são “gênios da raça” . Afinal, é o ganha-pão de vcs. Mas a coisa está chegando num nível que não dá mais para disfarçar.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
Reply to  Luciano
10 anos atrás

fião, o cara é fantástico

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Quanta amargura! Discurso de perdedor frustrado.

Dyego
Dyego
Reply to  Carlos Ribeiro
10 anos atrás

Amargura, zé bobão?
Esse tipo de babaca que tem 10 anos de idade e assiste F1 (e não automobilismo de verdade) a 5, acha q ja viu de tudo.
Tá muito fácil pra ele mesmo. Qualquer piloto regular no lugar dele poderia campeão tranquilamente tbm, e nem precisa ser um Alonso da vida.
Parabéns ao Vettel, até pq ele nao tem nda a ver com isso e foi campeão – “tretaaa!!!”.
Adrian Newey é o cara! Esse sim..
Ahh.. Pra mim, uma categoria que mais da metade dos pilotos disputam a tapas uma vaga de pagante no grid, já virou mediocre, o nível de pilotos vai de ladeira a baixo.
F1 hj sobrevive da mídia, como a nossa “global”..
A DTM, por exemplo, já tem um nível absolutamente superior de pilotos.
Acorda bando de zé mané!

Fernando
Fernando
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Concordo.

NaRibriro
NaRibriro
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Falou e disse. O pessoal da Globo agora tá babando um ovo lascado pro Vettel. Pq a F1 tá um verdadeiro saco!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Fosse um brasileiro tetracampeão mundial com essa facilidade, e o mundo da F1 seria perfeito. Esse chororô hipócrita não engana ninguém.

Eric
Eric
Reply to  Luciano
10 anos atrás

E quando o Webber não deixa? Sempre que tentou, foi ultrapassado.

Já quando o Tião não quis deixar, em Silverstone 2011, Webber terminou a corrida atrás.

Edu
Edu
10 anos atrás

Que me desculpem todos, mas eu ainda acho que esse carro da RBR (como diria o Galvão) é “mandrakado”, pelo menos o do alemãozinho. Tentam disfarçar, depois dos mais de 30s de Singapura, mas não me enganam, não.

Carlos Ribeiro
Carlos Ribeiro
Reply to  Edu
10 anos atrás

O seu piloto perdeu?

joao
joao
Reply to  Edu
10 anos atrás

Claro! é o sistema que os Et´s colocam (só no carro do Vettel) e o pessoal da FIA não consegue pegar. Talves seja o pessoal da FIFA. Tem muito disco voador solto por aí!

NaRibriro
NaRibriro
Reply to  Edu
10 anos atrás

“Webber…para o carro, para o carro!!!” problema com alternador….hmm sei! Queria entender melhor esse alternador da RBR

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  NaRibriro
10 anos atrás

Geralmente no RBR do Webber a equipe sempre diz:

Webber abandone a prova pois seu carro “VAI” quebrar, eu nunca vi isso, porque não deixaram ele ir até ferrar aquela porra toda, nunca vi uma equipe fazer isso.

Eric
Eric
Reply to  Filipe Augustus
10 anos atrás

Reveja o GP de Monza do ano passado e verá a equipe falando isso para o Vettel.

E ele obedecendo.

Eric
Eric
Reply to  NaRibriro
10 anos atrás

O que ia mudar? Estava em segundo a 12 segundos do Vettel e seria assim até o fim da corrida. Ninguém mais parou depois disso.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Edu
10 anos atrás

Sobre se essa mandrakaria existe, o próprio Vettel já deu a dica ao afirmar que “ninguém vai descobrir”.
E muita gente testemunhou que o motor do carro do Vettel tem som de controle de tração.
Na minha opinião, o que se encaixa nisso é o seguinte:
O Vettel faz uma vibração rápida com o pé no pedal do acelerador de forma que o sistema eletrônico transmite ao motor um sinal análogo ao controle de tração, dando vantagem ao tetra-campeão.

Como o FG disse, tudo muito simples para a dupla Vettel-Newey.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Travaglini
10 anos atrás

Esse controle de tração foi presente do Schumacher. Na primeira aposentadoria, Herr Hepta levou para casa o tal CT e o escondeu.
Quando o afilhado chegou na categoria, Schummy o presenteou com a dita geringonça, que foi camuflada dentro de um urso de pelúcia, no natal daquele mesmo ano.
A preciosa peça foi entregue ao Adrian, que se desmanchou em agradecimentos.
Dizem que o alemãozinho, até hoje, não dorme sem o urso de pelúcia.
Eu fico aqui pensando: o que Papai Noel deve achar de tudo isso?
Afinal, um presente assim não representa o espírito do Natal…

Cintia Santos
10 anos atrás

Liiindo texto!

Marcio sousa
Marcio sousa
10 anos atrás

Você é igual ao Galvão, Flavio. Não perde uma oportunidade para falar no Senna… vai entender…

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Você usou as letras S E N N (de novo) e A algumas vezes no texto. Você é um doente, Flávio Gomes, não cansa de falar do S E N N A.

Gustavo
Gustavo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Ô Flavio, não xinga o rapaz aí não. Voce citou sim o Senna. Checa seu texto e se desculpa com o teu leitor, ok?

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Ele é bobo, retardado e tbm é O que

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Marcio sousa
10 anos atrás

Igual a trocentos comentaristas, você NÃO LEU o texto.
Ou, se leu, parece que você traduziu Hércules = Senna.

OBSERVADOR
OBSERVADOR
Reply to  Marcio sousa
10 anos atrás

O Flávio, você não vê que o cara é mais uma das viúvas do Senna !!!
Virose incurável !!!

NaRibriro
NaRibriro
Reply to  OBSERVADOR
10 anos atrás

Fazer o que, se o Senna foi o melhor de todos os tempos!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Marcio sousa
10 anos atrás

É até bom saber que eu tenho de competir com esse tipo de retardado mundo à fora.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
10 anos atrás

Brilhante, o texto.

Anos atrás, eu e um amigo escrevíamos num bloguezinho, quase como uma “piada interna”, mas lembrei de um post que escrevi em 19 de abril de 2009, sobre Vettel:

http://kart57.blogspot.com.br/2009/04/diferentes.html

domingo, 19 de abril de 2009

Diferentes

Quando eu tinha 12, 13 anos, testemunhei a estréia de Michael Schumacher na Fórmula 1.
Tive a certeza de que estava presenciando o surgimento de alguém diferente. Igual ao Senna, diferente como ele. E minha certeza foi cada vez mais se tornando real, mesmo que infantilmente torcesse contra.

Vi Damon Hill, Jacques Villeneuve, Mika Hakkinen, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Mas, por mais talentosos que sejam, grandes campeões que são, ao ver seus respectivos inícios de carreira, nenhum deles me impressionou como Schumacher.
Nem Lewis Hamilton.

Agora, desde o ano passado, vemos o despontar de Sebastian Vettel. Alemão e Diferente, igual o Michael. Vettel veio pra vencer, venceu e vencerá muito. Tenho certeza.

Em contra-partida, e aproveitando o termo que dá título à este post, bem ‘diferente’ de Vettel é Nelsinho Piquet. Infelizmente.

Não tive a oportunidade de presenciar o início de carreira do Piquet-Senior, mas sei que Nelsinho é bem ‘diferente’ do seu pai. E, segundo disse o próprio Nelson Piquet, em tom quase profético:

“Na Fórmula 1 ninguém melhora. Ou você é, ou você não é.”

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Ve44el!!!!

Ou seria IVettel!?

Não sei. Assisti a corrida em Portugal numa emissora alemã. Como é que pode isso? Não entendi nada. Só o Yeah!

E o Viceonso na corrida que comemorava o récorde de pontos, não pontuou. Hilário isso!!! Não entendi nada.

Será que está tentando evitar mais um vice!!? Agora é tarde…

É tetra, é tetra, é tetra!!!

Rafaela
Rafaela
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Eurosports, não é Matteoni? Quando estive em Portugal, no fim de agosto, vi o GP da Bélgica neste canal tbem. Engraçado é que tanto tênis quanto F1 são transmitidos pelo Eurosports em vários países da Europa, sempre em alemão. Um saco!!! Acho que F1 no idioma “da casa”, na Europa, eu só consegui ver mesmo na Inglaterra e na Espanha.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Rafaela
10 anos atrás

Exato!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Rafaela
10 anos atrás

E o repórter se veste com roupa de (quase) palhaço e só entrevista piloto alemão: Rosberg, Hulk e Ve44el.

Mauricio MV.
Mauricio MV.
10 anos atrás

Caminha a passos largos para se tornar o maior de todos.

Bruno
Bruno
Reply to  Mauricio MV.
10 anos atrás

Tá maluco ou vc tem 10 anos de idade?
Talvez nao tenha visto Senna, Piquet, Prost, e até Schumacher que é mais recente (antes desse retorno péssimo).

Dyego
Dyego
10 anos atrás

A verdade é que está tudo muito fácil pra ele.
Sorrir pq tem super carro e todo um staff voltado para ele, e isso fica evidente a cada abandono do Webber.
Nao estou diminuindo o que ele faz, mas tbm o Vettel nunca foi testado sob forte pressão ou com um carro “meia boca” nas mãos.
Sorrir assim é mto fácil!!

Magos
Magos
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Quantos abandonos ele teve no ano passado e em 2010? Nunca foi testado? Vc deve ter começado à assistir corridas hoje, não? Que tal Abu Dabhi 2010 e Interlagos 2012…melhor, que tal um garoto de 21 anos fazer pole e vencer no templo de Monza com carros muiiiiito superiores ao dele, debaixo de muita chuva…enquanto certos gênios com um carro que venceu 5 corridas, o mesmo número de SV em 2010, não conseguem se quer chega em 4! e vc ainda vem dizer que não está desmerecendo?

Dyego
Dyego
Reply to  Magos
10 anos atrás

Não, meu caro. Acompanho automobilismo a bastante tempo, e não somente F1.
O que considero correr sob pressão, é uma possível diputa de título em pé de igualdade, ou seja, em que ele tenha adversários com equipamentos em condições parecidas por tda temporada, como já vimos isso num passado nem tão distante, onde o braço fazia um pouco mais diferença.
Não quero diminuir o feito dele, até pq ngm é tetra campeão a toa. Tem muito talento.
Mas a grande verdade é que o carro corresponde à maior parte dos feitos.
2010 -> foi apertado sim. A equipe liberava totalmente as dispustas e houveram muitos erros! A própria RBR assumiu que quase peredeu o campeonato pra si própria. Disputou boa parte do campeonato roda a roda com Webber, e só não perdeu o título pq tinha um super carro nas mão que fez a diferença.
2011 -> 392 vettel x 270 button: são 122 pontos de vantagem para o button (então vice).
2012-> ok, a RBR nao teve um grande inicio de temporada, e minha opnião foi a única vez que seu carro se equiparava a Ferrari do Alonso, e ele ficou pra tras. Depois o genio Newey tirou um coelho da cartola e a coisa mudou.
2013 -> preciso dizer algo? Não teve concorrência.
Enfim! É um grande piloto? Não restam dúvidas! Mas gostaria de vê-lo em pé de igualdade com outros pilotos em disputa de título, algo que até hoje não existiu.
Ahh, ele venceu com a Toro, realmente. Em condicoes adversas.. Corrida maluca (loteria mesmo), mas venceu! É grande, mas gostaria de vê-lo mais próximo aos demais. Opnião minha!

Glaucio
Glaucio
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Eu a primeira vitória com a toró rosto…?

Vinicius Ferreira Batista
Vinicius Ferreira Batista
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Verdade né? Nunca correu de carro meia boca! Aquela Toro Rosso que ele ganhou até corrida era uma puta máquina!
E tadinho, nunca correu sob pressão, 2010 e 2012 foram super fáceis pra ele. E aquela corrida de Interlagos o ano passado, rodou na largada, caiu pra último e ainda ganhou o campeonato. Tudo sem pressão…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Vinicius Ferreira Batista
10 anos atrás

Abu, aquela corrida que teve um monte se SC e ele estourou um bico na placa de exopor?
Brasil, que ele freiou 50 metros antes e o Kimi quase encheu na traseira dele? Daí ele voltou com tudo batendo na Williams, sei, choveu um monte, lembro bem.
E quando vocês vão enfiar na cabeça que o carro da toro rosso foi feito pelo Newey? Era uma rbr com motor Ferrari.

Vinicius Ferreira Batista
Vinicius Ferreira Batista
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Abu Dhabi, aquela corrida que o Alonso ficou atrás do Petrov e deu chilique. Me lembrei…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Vinicius Ferreira Batista
10 anos atrás

Em 2010, com pneus Bridgestone, sem DRS e o maior erro de estratégia de todos os tempos, marcaram o Webber e o Vettel correu sozinho. Espero que o Didi ligue para o Hembery agradecendo os novos pneus, pós INGLaterra.

Tiago
Tiago
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Cara esse lance dos pneus que vc tanto fala… Se o Vettel não tivesse abandonado em Silverstone teria enfiado mais 25 pontos na conta, e o título teria sido decidido no Japão com certeza! Até Silverstone ele já tinha 3 vitórias, e uma diferença de 21 pontos para Alonso. Se não tivesse quebrado, a diferença seria de 46, logo na 8ª corrida. Claro que depois da mudança dos pneus, o alemão só não ganhou uma corrida, em que chegou em 3º. Mas mesmo se tivessem continuado com os mesmos compostos, possivelmente ele seria campeão esse ano novamente.

Wander Vernillo
Wander Vernillo
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Newey, que tal esquecer um pouco o melhor piloto do grid, e falar um pouquinho da corridinha do Alonso, que só gastou gasolina Shell da melhor qualidade, e não fez nem 1 pontinho, pelo menos não vai precisar de um capacete novo, da pra correr a próxima corrida com o de hoje, o famoso capacete do recorde 1…71.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Wander Vernillo
10 anos atrás

Se você reparar que ele fez 4 paradas e provavelmente desalinhou o carro, foi uma boa corrida. Não teve chuva nem SC pra ajudar.

JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O que é “exopor”?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
10 anos atrás

É isopor escrito errado, não precisa ser muito inteligente pra perceber que uma palavra foi escrita errada, isso acontece nas melhores famílias. Gastar um comentario para corrigir um erro de português em um blog sobre automobilismo é muita babaquice, mas já que você é um babaca espero sua correção nos outros comentários também.

JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

A intenção era só te deixar nervosa, Alonsita.hehehe

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  JULIO CESAR VIEIRA DE CASTRO
10 anos atrás

Ela não está nervosa. Apenas um tanto perdida.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Cara isso é fato, mas prepare-se, você será apedrejado, rs!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O amor é lindo. E cego.

Fernando
Fernando
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Também acho que falta muito para o Vettel ser esse gênio que falam por aí, mas prepare-se para o apredejamento mesmo. O Alonso falou bem da relatividade dos números para essas análises, e Adrian Newey (ele mesmo !) disse a mesma coisa. Também serão apedrejados.

NaRibriro
NaRibriro
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Hoje em dia é proibido falar mal do moleque com cara de Bunda!

Celso
Celso
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Fácil??? Você sabe das dificuldades de ser campeão de F-1?? E tetra então?? Desculpa amigo, mas fácil é falar sentado na poltrona enquanto os caras estão correndo risco de vida a 300 por hora num mundo competitivo e cruel como é a F-1. Se é fácil assim, vai lá, pega o RB09 e ganha do Webber, Alonso, Hamilton e cia.
Pense em ser campão, o melhor, na sua profissão…. Difícil não???

Dyego
Dyego
Reply to  Celso
10 anos atrás

Se vc tem o mínimo de competência, um aporte financeiro, um apoio que te dê espaço para crescer e desenvolver um trabalho, certamente isso tornará as coisas bem mais fáceis, seja em qualquer campo profissional.
Nao estou estou diminuindo o que ele fez, o Vettel é competente e rápido, mas o carro que ele tem em mãos oferece tdas as condições para ele ser campeão, ou não?? E nem nem vou entrar no mérito qto ao apoio da RedBull em tda sua carreia.. Pq se ele tem é pq mereceu. Entretanto, a disputa chega a ser desigual, e eu gostaria de vê-lo em uma disputa em condiçoes mais próximas aos demais. É opinião minha.

Bruno
Bruno
Reply to  Celso
10 anos atrás

Tem nada a ver o que essa babaca falou..
É a profissão dele, meu amigo! Se é “cruel” ou não, foi o que ele escolheu. Toda profissão tem seus riscos.. paciência!! Assim como na minha profissão (que talvez tenha até mais riscos), um piloto de F1 tem que está preparado.
Entendi perfeitamente o que o Dyego falou e penso igual. E pelo que entendi não fez analogia a nada…
Torci mto pro Alonso fechar com a RBR qdo surgiram os boatos (só boatos)… Seria ótimo ver o tião trabalhar um pouco mais.

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Flavio,
É verdade, todos viram o Vettel sorri. A exceção do Galvão Bueno que viu o Vettel chorar, pouco antes do pódio, quando o alemão mostrava um sorriso de orelha a orelha.
Acho que o narrador da Globo nem dormiu de tanta ansiedade para chegar o momento de gritar: É TETRAAAAA…É TETRAAAAA…

boutsen
boutsen
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Quando o Galvão começou a berrar que o Vettel era tetra ,por um instante eu achei que era a final da copa do mundo de 94 ,e que o Galvão ia tocar o tema da vitória. Mas a tradução team radio foi impagável:”Vettel disse sim sim sim três vezes” se fosse mais uma ia ser quatro.hahahaha

João Evangelista
João Evangelista
Reply to  Adriano
10 anos atrás

Cara a ansia pelo chro do Vettel que primeiro ele disse “Vamos ouvir no radio, o Vettel ta chorando amigoooooooos” abri o radio ” Yes, yes”
Ants do podio ele põe a mão na cara “Agora sim, ele chora, chora muto pelo momento ele ta muito emocionado”. O Vettel tira a mão da cara começa a rir e com os olhos brancos brancos rsrsrs.
Aí como o diabo do Vettel não chorava de jeito nehum pra dar audiencia sobrou pro Burti “Burti vejo vc com lagrimas nos olhos ao ver o titulo do Vettel”
Aí o Burti tava viajando, ja pensando no almoço só disse “Ver alguem tão jovem sendo campeão né Galvão, acho q é isso”
Fora que parecia o chute do Baggio a bandeirada “É TETRA É TETRA É TETRA…

Rogerio
Rogerio
10 anos atrás

E para que esse título seja valorizado, devemos considerar que temos mais quatro campeões entre os adversários. Nunca poderá ser dito que Vettel corria sozinho.

Clark
Clark
Reply to  Rogerio
10 anos atrás

Parabéns! Fechou a opinião do FG perfeitamente.
Mal começou os comentários e já tem gente que procura insistir em enfatizar negativamente os títulos do Vettel, como é o caso desse tal de Dyego.
“Procure achar o que há de melhor numa pessoa e diga isto a ela. Todos nós precisamos deste tipo de estímulo; cada vez que uma pessoa é elogiada ela não se sente ignorada ou indesejada. Somos excelentes seres humanos em nosso íntimo, e ninguém é melhor que os outros; aprenda a ver a grandeza de seu próximo, e verá também sua própria grandeza.” (Kahlil Gibran)

PROLETARIORS
PROLETARIORS
10 anos atrás

…”e fez o gesto mais significativo do dia: ajoelhou-se diante de seu carro e fez uma reverência respeitosa. Em tempos hedonistas, em que ninguém divide méritos e vitórias com ninguém, Vettel dividiu sua conquista com um automóvel — e seu criador, claro, Adrian Newey.”…

Gostaria de acrescentar mais um conceito a este gesto, Flavio. Reverência ao trabalho-humano incluido no carro-vencedor :)