SÓ A SAAB
SÃO PAULO (sem pressa) – Mais uma para degustar com calma. O texto do “Autoentusiastas” relata divinamente a façanha levada a cabo pela SAAB em 1986 na pista americana de Talladega. Três SAABs 9000 turbo passaram 20 dias rodando a uma média superior a 200 km/h parando apenas para reabastecer e trocar pneus, além de fazer as revisões previstas pelo manual. Cada um deles atingiu a casa de 100.000 km nessa velocidade média e 21 recordes foram batidos. Dá para acreditar? Leiam tudo, para quem gosta de carro é um verdadeiro deleite. Um relato minucioso, técnico e, ao mesmo tempo, repleto de paixão. Marcos Bragatto enviou a dica.
Sensaciona!!!! Li a publicação inteira! Sensacional a logística e organização!
Depois dessa vou vender meu 9-5 pra comprar um 9000.
Me vende seu 9-5?!?
Me vende o seu (2x) rsrsrs….Tudo bom Felipe?? como está seu SAAB??
Época em que os carros era construídos para durar… Quem sabe tenha sido o motivo dos problemas financeiros da Saab; faziam carros que não estragavam, aí o povo não trocava por um novo.
Me formei na Fei 1977 em engenharia automobilística. Ler o texto sobre o teste foi de uma satisfação imensa. Obrigado Flávio Gomes pelo post.
vendo este post,foi impossível não lembrar da maratona do Gordini em Interlagos.
acredito que com uma fração do investimento da Saab,a Willys conseguiu,entre
26-10 a 16-11-1964,25 recordes internacionais,54 brasileiros e 54 paulistas.Per-
correram 30.000 milhas,com o pequeno motor de 850 cc,à media de 97Km/h.ape-
sar do capotamento que ocorreu no decorrer do percurso.
parabéns a todos os envolvidos nessa aventura.
Que capotou foi o Bird – que se distraiu com a monotonia e desconcentrou – mas terminou assim mesmo. O carro parou com as 4 rodas no chão e foi embora…
E fez todo o teste com o MESMO motor !!!
Muito bem, agora tudo de novo para testar se o carro faz curva para a direita!
Incrível, sensacional. Quando comecei a ler não consegui parar até chegar ao final. Me senti como uma testemunha ocular, como se estivesse lá em Talladega vendo tudo.
Fiquei surpreso, isso que é carro.
Não conhecia a história. Feito admirável! Uma prova incontestável de qualidade!
Não sei porque tive uma súbita vontade de ter um carro desses, rsrsrs…
Pronto! Achei o Case pro meu TCC em Gestão de Projetos …
Só me surpreendem a troca de cabeçote e a as seguidas queimas – e troca – de valvulas: pensava que nestas tentativas de recordes fosse vedado mexer no motor.
De qualquer maneira, foram trocas muito rapidas e um resultado muito bom, para carros de serie.
Antonio
Aula de Engenharia Automotiva e a cima de tudo de Entusiasmo e Força de Vontade.
A parte onde os fiscais da Nascar aceitaram trabalhar pois não acreditavam que o teste ira durar muito é incrível.
Acho que hoje em dia, nenhuma montadora se arriscaria a fazer um teste deste tipo novamente.
Linda história e lindo o carro. Um clássico. Impressionante a resistência mecânica. 100.000KM de pé em baixo dia e noite e uns poucos problemas.
O lado triste é ver uma montadora como essa ressuscitada por chineses. Será que os modelos atuais da SAAB suportariam isso?
Sensacional!
Será que haveria condição de bater esse recorde hoje em dia?
Alguém sabe o nome dessa música? Achei demais o arranjo… bem 80….
Off-topic: Sugestão para o blog: “Post do Leitor”! Elege um leitor por semana pra escrever um “textículo” sobre qualquer tema relacionado ao automobilismo! Seria no mínimo engraçado esperar toda semana pelo ponto de vista de quem te lê!
Sugestão recusada.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Gomov, seu escroto!
Pô, eu conheci essa história graças a uma série de anúncios veiculados na Scientific American nos anos 80. Pelo visto, era um carro popular entre os pesquisadores.
Na chuva num oval…
Coisas de quando parecia que o mundo era grande….
Os Saab são muito bons!
O autoentusiastas é o segundo melhor blog do universo.