YIN YANG (1)

yy1SÃO PAULO (ainda bem…) – Parece que teremos uma corrida em Yeongam. Parece. Entre Red Bull e Mercedes. Mas apenas parece. Ultimamente, é melhor não ficar otimista demais com a F-1, nesta raspa de tacho em que se transformou a segunda metade da última temporada desses motores V8 estridentes e que não quebram nunca.

Hamilton dominou a sexta-feira na abertura dos trabalhos para o GP da Coreia. A do sul. Na do norte tem coisa mais importante acontecendo.

Fez sol e calor no fim de mundo onde acontece a corrida e não passou tufão nenhum pela cidade. Nem perto. Pode ser que chova domingo.

Olhando os quatro primeiros na folha de tempos, nota-se que mercêdicos e rubrotaurinos vão brincar sozinhos. Ao menos na classificação, porque na corrida é outra coisa, todos sabem, a Mercedes vai ficando para trás, vai minguando, e tchau. E o Vettel ganha.

A Ferrari, que apareceu em quinto com Massa nos treinos livres, está quase meio segundo atrás dos ponteiros. Alonso ficou ainda mais para trás. E a Lotus já mostra claros sinais de fadiga. Se não técnicos, físicos. Raikkonen anda com dor nas costas. Tem comido muito tatu — já fiz essa piada, mas vou fazer de novo, várias vezes. É capaz de ter de operar. A Ferrari contratou um piloto bichado, velhaco, todo torto.

Novidades no mercado? Bianchi vai ficar mais um ano na Marussia, que agora terá motores Ferrari. Agora é 2014, que fique claro. A Sauber também continua com os motores italianos no ano que vem, é oficial. Aliás, nessa história de motores, anotem aí como vai ser na próxima temporada: Renault com Red Bull, Toro Rosso, Lotus e Caterham; Mercedes com McLaren, Force India, Mercedes e Williams; Ferrari com Sauber, Marussia e Ferrari. Isso já está definido. Ouvi dizer que a Ferrari tentou comprar motores da Renault no mercado negro, mas me pareceu um chiste.

Classificação às 2h da próxima madrugada. Às 23h tem mais um treino livre. Vamos ver quem aguenta acordado. E vamos ver se aparece alguém nas arquibancadas, que na sexta-feira estiveram lotadas de cadeiras coloridas vazias. O cenário, no entanto, melhorou um pouco. O entorno do circuito, que era feio de dar dó, agora tem umas árvores.

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Apache
Apache
10 anos atrás

E ainda por cima um piloto que fala pelos cotovelos… bah

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Mais uma vez este treino provou que a RBR não é tão superior assim.
Vettel não fez o melhor tempo.
E as Mercedes certamente ficarão com a pole.
E as Ferraris lá atrás como sempre.
Na corrida tudo muda ( também como sempre)
Vettel toma a frente, ou fica por ali.
Alonso fica por ali.
E com sorte Hamilton também
Massa bate, escorrega, faz uma besteira ou com ajuda da equipe como sempre e vai lá para trás.
E Raikkonen ( agora “bichado” ) talvez faça algo, como de vez em quando.
E a corrida só vai ficar divertida se acontecer algo com Alonso e ele for lá para trás.
E se acontecer com Vettel, ele é que vai se divertir ( já que não precisa ganhar mais nenhuma corrida para ser campeão)
E se acontecer de os dois irem lá para atrás, será a melhor corrida do ano

Gabriel
Gabriel
10 anos atrás

Mais uma vez este treino provou que a RBR não é tão superior assim.
Vettel não fez o melhor tempo.
E as Mercedes certamente ficarão com a pole.
E as Ferraris lá atrás como sempre.
Na corrida tudo muda ( também como sempre)
Vettel toma a frente, ou fica por ali.
Alonso fica por ali.
E com sorte Hamilton também
Massa bate, escorrega, faz uma besteira ou com ajuda da equipe como sempre e vai lá para trás.
E Raikkonen ( agora “bichado” ) talvez faça algo, como de vez em quando.
E a corrida só vai ficar divertida se acontecer algo com Alonso e ele for lá para trás.
E se acontecer com Vettel, ele é q

Rodrigo Cazes
Rodrigo Cazes
10 anos atrás

Velhaco é um adjetivo que se utiliza para designar alguém de enganador, traiçoeiro, patife, etc. Nada tem a ver com a idade do sujeito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Rodrigo Cazes
10 anos atrás

É um velho que está um caco.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Um olhar minucioso, crítico e divertido sobre a nem sempre fascinante F1.

“A Ferrari contratou um piloto bichado, velhaco, todo torto.”

Impagável.

Parabéns, Flavio.

Bravo!

Mara
Mara
10 anos atrás

Não fale isto do Kimi, velhaco e bichado é demais.Tem muito piloto novo que não faz nem metade que ele faz.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Duas da matina?
Tem coisa melhor pra se fazer do que ver mais uma pole da RBR!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

O mesmo de sempre , o que vale é a classificação ai o Vettel liga o contrôle de” tração”
e faz a pole , e no domingo vence

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

A red bull já é superior, com controle de tração então… Isso explica muita coisa, tolinhos vocês que tratam Vettel como gênio. Me fez lembrar outro alemão, em 94 talvez. Seria Webber o Verstappen da vez?
Tópico muito interessante sobre o TC da RBR:
http://www.f1technical.net/forum/viewtopic.php?f=1&t=15474
Também foi objeto de matéria na RC-EMagazine:
http://www.racecar-engineering.com/news/red-bulls-traction-secret-revealed/

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

A ignorância é o azeite das rodas da especulação irresponsável.
Controle de tração quem tinha era Alonso, devidamente desenvolvida com o aval do grande Briattore.
Informe-se melhor. O que a Red Bull tem nesta temporada é uma forma absolutamente legal de gerenciamento do desempenho do motor. Não é algo sobrenatural, tampouco dá tanta vantagem assim (se assim o fosse, Mark Weber seria o segundo na tabela).

Oi?
Oi?
Reply to  Oi?
10 anos atrás

*desenvolvidO

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Aparentemente Webber não tem o mesmo dispositivo que o Vettel, assim como só era usado no carro do Shumacher e não no do Verstappen. É só ler o que Gian Carlo Minardi escreveu, veja também:
http://grandprix247.com/2013/09/30/flashback-a-tale-of-dodgy-traction-control-and-alleged-cheating-in-formula-1/

O controle de tração esteve proibido de 1994 até 2002 entretanto como a FIA não conseguia controlar a legalidade resolveram libera-lo vedando o uso definitivamente em 2008, com o uso de ECU única para todos os carros. Durante os títulos do Alonso 2005/06 o TC estava permitido. Regra atual:

9.3 Traction control
No car may be equipped with a system or device which is capable of preventing the driven wheels from spinning under power or of compensating for excessive torque demand by the driver.
Any device or system which notifies the driver of the onset of wheel spin is not permitted.

Veja que não necessariamente o TC é feito eletronicamente, Newey (March – CART/ Leyton House, Williams, McLaren, RBR) utilizou na Mclaren um sistema de controle acionado pelo freio traseiro há alguns anos atrás. Acontece que como o gerenciamento de pneus esse ano se tornou crítico, aprimoraram o TC a partir do Kers e do mapeamento da ignição através do EBD (difusor soprado pelo escape), a quantidade de torque nas rodas liberado pelo Kers seria previamente estipulado, atuando em conjunto com o difusor permitiria a o uso do acelerador mais cedo. Dizem que tal sistema poderia tanto controlar as travagens quanto as derrapagens, atuando tanto nas entradas de curvas quanto nas saídas de curva, ouça o barulho do carro do finger boy:
http://youtu.be/8DwXOPN7ZIM
Que a RBR achou algo diferente, não resta dúvida. Desde a mudança de pneus, começo a desconfiar que tem mais coisa envolvida…
http://www.autoweek.com/article/20130807/f1/130809878
Newey faz carros maravilhosos que não gostam de andar na turbulência e de pisos ondulados, largar na frente e vencer é o objetivo. Mas devagar… pra não chamar muito a atenção, é quase cômico o desespero do staff do Vettel pra ele aliviar o ritmo, mas em Sepang ele abusou.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O controle de tração legal, de fato, era liberado.
Mas essa de que WebBer não tem o mesmo carro de Vettel… parece papo dos pachecos que defendem que Massa não tem o mesmo carro que o Alonso.

Ao Allez Alonso
Ao Allez Alonso
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso, e aquele famoso amortecedor de “massa” no carro do espanhol em 2006? Quando Alonso fez 1, 2, 1, 2, 2, 1, 1, 1, 1, 5, 2, 5, Ret, 2, Ret, 2,1, 2 estava tudo lindo e maravilhoso, mas o fato é que a Renault estava fora do regulamento em 06. Em 2007 todas as conquista de Alonso e Hamilton foram para o lixo com o escândalo de espionagem. Detalhe, Alonso sabia que a equipe estava trapaceando, no auge da briga acabou delatando a própria equipe. Fora a trapaça vergonhosa no caso Cingapura 2008 como pode ver, Alonso não é um piloto limpo, foi campeão e venceu muitas corridas fora do regulamento. O próprio piloto espanhol admitiu que a RBR em 2013 esta dentro do regulamento! Allez vc não passa de um péssimo perdedor, quando seu piloto perde é só mimimi. Se conforme, o espanhol não consegue formar um time forte na Ferrari pra bater Vettel na RBR.

Detalhe, quando Toro-Rosso e RBR estavam na merda em 07/08, nenhum piloto de ponta foi atrás do fantástico Newey, hoje que o alemão ganha tudo os críticos vem reclamar? O carro da RBR é ótimo, mas observe quantos erros o alemão cometeu após treze provas em 2013? Alonso deu uma bela pixotada na Malásia danificando o bico do carro, e em Mônaco fez uma corrida patética, quantos pontos deixou de ganhar nessas duas provas? Vettel não cometeu erros e não teve queda de desempenho, mais que merecido o título em 2013. Alonso esta desesperado, 2014 não tem garantia de nada, a Ferrari nunca fez um motor turbo campeão, e pra piorar, já vazou na mídia que o motor turbo Ferrari é “beberrão”, mas isso já era nos anos 80, fora a falta de confiabilidade que era outro drama do time. Alonso esta virando especialista em deixar título escapar, aconteceu em 2007/10/12. E quando o carro se mostra promissor no início de 2013, a RBR passa o trator, e o alemão não teve um grande carro nas cinco primeiras corridas, mas Vettel estava lá liderando a tabela. Seb não precisa de carro superior pra bater rivais, isso ficou provado em várias corridas, a primeira delas aconteceu em Monza 08.

Alonso pediu uma RBR de aniversário, Montezemollo mandou Raikkonen como presente. Foi um verdadeiro tapa na cara do espanhol falastrão. Acabou a moleza, jogo de equipe favorecendo sempre Alonso como aconteceu na ALE-2010; ITA,KOR,USA,BRA-2012 e ITA 2013 não vai acontecer ao lado de Raikkonen. Com o finlandês pilotando forte, capaz de Alonso surtar na Ferrari ano que vem…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Ao Allez Alonso
10 anos atrás

Durou o que o amortecedor de massa, três corridas? Toro Rosso na merda, pirou? Newey não quis ir pra Ferrari nessa época pois não queria morar na Itália, não diga besteira; Alonso deve é estar dando risada, enquanto o Massa vira o quinto tempo, Raikkonen se estampa no muro. Ultimamente o finlandês nem classificar na frente do Groja consegue. Esse mundo que você pintou não existe, lembra do GP da China em 2007? Vettel pode nao ter errado, mas com esse carro era pra fazer como Senna em 1988, 13 poles em 16 possíveis e metade das corridas ganhas, tendo como companheiro Prost que ganhou sete corridas e não um mula manca como Webber.. Se a Ferrari não sabe fazer motor turbo, quem sabe, então? A JAC motors? Ahh, o carro de 2013 era bom até trocarem os pneus.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Acorda, Allez! O que Vettel liga na hora da disputa (disputa?), é o controle de talento.

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez, o amor é lindo!!!

Até o Viceonso declarou que a RBR está dentro da regra. Já vc…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

Hamilton não pensa assim, Alonso só está pressionando a Ferrari, claro que a RBR achou algo. São os únicos que não precisam de segunda volta lançada pra fazerem a pole…

Matteoni
Matteoni
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O único que não precisa é o V3443l.

Mas é claro que eles acharam alguma coisa. Sempre se acha.

Ou não é?

Daí ser ilegal são outros quinhentos…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Matteoni
10 anos atrás

É legal até ser descoberto…

alan
alan
10 anos atrás

Anotem ai: a Ferrari vai entrar em mais uma epoca obscura(motores pequenos nao sao o forte dela), como antes do Schumy, pois nem titulo vai disputar mais, as vitorias serao cada vez mais escassas ate zerar. este e’ o preco por apostarem por tanto tempo na dupla fernand&massa. Talvez daqui alguns anos surja algum piloto intrepido como o Schumy pra levantar a Ferrari denovo ( algo que nem Proust e nem senna fizeram), quem sabe o Vettel!!!! O RAIknen vai pra ferrari pra se aposentar e a epoca do alonso na ferrari ja passou do ponto!!!! que feio pro alonzo, mas um da culpa e do Vettel= exterminador !!!!! Vettel accabou com a carreira do alonzo, do max web, do rosberguinho, d retorno do Rai, do butaon , do Hulck,do Grosejan, do amilton, do maldomado, etc…. , somente uma nova safra de pilotos podera a seu tempo subdtituir a hegemonia Vettel. Vettel e Schumacher serao os maiores nomes de F1 de todos os tempos !!!!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  alan
10 anos atrás

Você tem que aprender urgentemente a escrever o nome das pessoas corretamente.

Caipira
Caipira
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ai ja eh pedir demais

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E eu nem sabia que o RAI corria, pra mim ele era jogador O.O

Lucas
Lucas
Reply to  alan
10 anos atrás

Os Anti ficam loucos kkkkkkkkkkkkkkk, belo post

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

não acordo pra ver isso ai nem a pau!
reprise da corrida e olhe lá!

fabio
fabio
10 anos atrás

Toda vez que o treino de sexta termina essa conversa começa (não estou falando de forma específica deste blog, mas sim a opinião geral)
“Ah, parece que a Mercedes vai” “Agora dá p a Ferrari”

é só buscar lá atrás e analisar.

agora, é só buscar lá atrás e analisar o que acontece no domingo (muitas vezes já no sábado também).

RBR.

abraço!