INTERNADAS (22)
SÃO PAULO (nossa, como vocês cresceram!) – Só uma curiosidade antes de entrar na cobertura do GP do Brasil com o pé no peito… A Williams acaba de divulgar esta foto de fim de temporada, com o pessoal que está aqui em Interlagos.
Tem quase 80 pessoas, comecei a contar, mas me atrapalhei, e agradeço a quem fizer a conta direitinho porque sempre me atrapalho nessas contagens. Essa é a turma que vio ao Brasil, notem bem. Na fábrica, em Grove, deve haver mais umas 500. Agora vejam a foto da Lotus, início dos anos 80, com Colin Chapman, Elio de Angelis e Nigel Mansell à frente, publicada na página do meu amigo Antonio Ferreirinha no Facebook.
Aqui foi mais fácil, 17 pessoas. Isso, hoje, não é suficiente para tocar a cozinha de um motorhome. Há 30 anos, era uma equipe inteira, que tinha também um caminhão, um furgão e um motorhome real, com rodas, que andava — o que a gente chama de motorhome na F-1 de hoje não é exatamente uma casinha sobre rodas. E vejam abaixo o estafe (que horror, estafe) da Mercedes em Brixworth. A imagem foi produzida para se despedir dos V8 que hoje dão adeus à F-1.
Essa é apenas a turma dos motores. A fábrica dos carros da equipe alemã fica em outro lugar e tem, também, mais umas 500 pessoas.
Como se vê, fazer F-1 antigamente era algo mais tranquilo, artesanal e barato, claro. E parecia mais interessante, também.
Muito interessante essa foto da Lotus, Flavio. curiosamente, neste fim de semana ganhei de meu concunhado (palavra feia do kct) uma coleção de dvds com corridas do Ayrton Senna. A primeira delas, que assisti ontem, é o GP do Brasil de ’84, narrado pelo Galvão Bueno (que na época já falava besteira pra caramba também). Nessa corrida, largaram 26 carros e uns 10 terminaram. Piquet e Senna abandonaram também. Alain Prost ganhou a corrida e é muito estranho ouvir o tema da vitória sendo tocado pra uma vitória dele. Estranho também ver o Leão dirigindo a histórica Lotus #12. Ontem assisti também o GP de Mônaco do mesmo ano, em que Senna iria jantar o Prost com sua Tolemann, mas os comissários acabaram a corrida antes (pra desespero do Galvão).
Todo ano me divirto com as fotos das equipes nas 24 Horas de Le Mans. É impressionante como equipes com a Audi e a Toyota levam perto de uma centena de pessoas para a pista, enquanto outras, geralmente financiadas por aventureiros no volante, não completariam nem um time de futebol.
Se eu contei certo, 78 pessoas na Williams… a F-1 dos anos 80 era bem mais legal, até tinha um artigo no regulamento que dizia é proibido o uso de recursos aerodinâmicos móveis….
O bom é que pelo menos a F1 está gerando bastante empregos em meio à Eurocrise.
Curiosidade:
Na foto da equipe da Mercedes HPE, único cara de azul na quarta fila, ao lado de um cara de óculos escuros.
Trata-se de Fernando Grando, natural de Toledo, cidadezinha no oeste do Paraná.
Esse cara é o que liderou a equipe que desenvolveu o sistema de turbo do novo V6 da Mercedes.
Esse foi o ultimo motor V8 da Mercedes a ser despachado pela fábrica.
Simetria germânica na foto da Mercedes.
Um dos posts mais legais que já vi no blog. Muito interessante ver esse tanto de gente na Williams, para fazer um carro tão porcaria como esse… mas enfim, espero que melhore.
Era só isso todo o pessoal da Lotus mesmo? Impressionante!
Agora na Mercedes, sem palavras, torço por ela ano que vem, fazer frente aos Touros.
A Williams de hoje com 80 pessoas e 2 carros, a Lotus 30 anos atrás com 17 pessoas e 5 carros. Me faz pensar que o foco está cada vez mais nas burocracias administrativas e menos na pista.
aLI NA FOTO DA mERCEDES TEM UM CARA PARECIDISSIMO COMIGO, ACHO QUE E’ MEU PARENTE!
VALEU FLAVIO GOMES!!!
Desde a decada de 70 as corridas sao 80% em funcao do carro: motor, aerodinamica, freios, e agora tambem a eletronica….. MAS IMAGINEM VOCES UM SUPERJOGASDOR DE FUTBOL NUM TIMECO DE TERCEIRA DIVISAO= DARA UM certo SHOW MAS OS RESULTADOS SERAO PIFIOS……… se senna nao tivesse na maquelaren que era a melhor ate 1991 ele nao teria ganho nenhum titulo, apenas teria dado algumas apresentacoes sensacionalistas ocasionais.
ENTAO NAO CHOREM, O JOGO E ESSE MESMO!!!!
Contei 78
Acho que o mago Colin teria uma equipe enxuta (enchuta? rs) , mesmo nos dias de hoje, caso estivesse entre nós. E seria “O” rival de outro mago, o Adrian da RB.
Flávio, aproveita que você está internado e mostra o lixo que é a arquibancada A. Suja, caindo aos pedaços, com a visão obstruída pelas construções VIPs. Quando o público vai ter vez?
Gomes, contei 80 (incluindo o fotógrafo).
Na Lotus, levavam 5 carros para cada corrida?
No mínimo 04. Era permitido carro reserva.
Show de materia ..adorei
Flávio, este é pra hora que vc achar melhor. Não pude deixar de enviar….. muito bom!
https://www.youtube.com/watch?v=rMVTTG-uuiQ#t=90
Essa foto do Colin Chapman não é de 83, já que o mesmo fugiu para o Mato Grosso do Sul em 82. De quando é não sei. Não vou saber também porque estou com preguiça de procurar.
Segundo o http://www.thelotusforums.com/ a foto é de 1981 em Brands Hatch