INTERNADAS (22)

SÃO PAULO (nossa, como vocês cresceram!) – Só uma curiosidade antes de entrar na cobertura do GP do Brasil com o pé no peito… A Williams acaba de divulgar esta foto de fim de temporada, com o pessoal que está aqui em Interlagos.

w2013cheiaTem quase 80 pessoas, comecei a contar, mas me atrapalhei, e agradeço a quem fizer a conta direitinho porque sempre me atrapalho nessas contagens. Essa é a turma que vio ao Brasil, notem bem. Na fábrica, em Grove, deve haver mais umas 500. Agora vejam a foto da Lotus, início dos anos 80, com Colin Chapman, Elio de Angelis e Nigel Mansell à frente, publicada na página do meu amigo Antonio Ferreirinha no Facebook.

lotuscolinAqui foi mais fácil, 17 pessoas. Isso, hoje, não é suficiente para tocar a cozinha de um motorhome. Há 30 anos, era uma equipe inteira, que tinha também um caminhão, um furgão e um motorhome real, com rodas, que andava — o que a gente chama de motorhome na F-1 de hoje não é exatamente uma casinha sobre rodas. E vejam abaixo o estafe (que horror, estafe) da Mercedes em Brixworth. A imagem foi produzida para se despedir dos V8 que hoje dão adeus à F-1.

losmercedicos

Essa é apenas a turma dos motores. A fábrica dos carros da equipe alemã fica em outro lugar e tem, também, mais umas 500 pessoas.

Como se vê, fazer F-1 antigamente era algo mais tranquilo, artesanal e barato, claro. E parecia mais interessante, também.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilian Esteves
Wilian Esteves
10 anos atrás

Muito interessante essa foto da Lotus, Flavio. curiosamente, neste fim de semana ganhei de meu concunhado (palavra feia do kct) uma coleção de dvds com corridas do Ayrton Senna. A primeira delas, que assisti ontem, é o GP do Brasil de ’84, narrado pelo Galvão Bueno (que na época já falava besteira pra caramba também). Nessa corrida, largaram 26 carros e uns 10 terminaram. Piquet e Senna abandonaram também. Alain Prost ganhou a corrida e é muito estranho ouvir o tema da vitória sendo tocado pra uma vitória dele. Estranho também ver o Leão dirigindo a histórica Lotus #12. Ontem assisti também o GP de Mônaco do mesmo ano, em que Senna iria jantar o Prost com sua Tolemann, mas os comissários acabaram a corrida antes (pra desespero do Galvão).

Honeymud
Honeymud
10 anos atrás

Todo ano me divirto com as fotos das equipes nas 24 Horas de Le Mans. É impressionante como equipes com a Audi e a Toyota levam perto de uma centena de pessoas para a pista, enquanto outras, geralmente financiadas por aventureiros no volante, não completariam nem um time de futebol.

Wilson Carpini
Wilson Carpini
10 anos atrás

Se eu contei certo, 78 pessoas na Williams… a F-1 dos anos 80 era bem mais legal, até tinha um artigo no regulamento que dizia é proibido o uso de recursos aerodinâmicos móveis….

José Geraldo Fonseca
José Geraldo Fonseca
10 anos atrás

O bom é que pelo menos a F1 está gerando bastante empregos em meio à Eurocrise.

Bruno A.
Bruno A.
10 anos atrás

Curiosidade:
Na foto da equipe da Mercedes HPE, único cara de azul na quarta fila, ao lado de um cara de óculos escuros.
Trata-se de Fernando Grando, natural de Toledo, cidadezinha no oeste do Paraná.
Esse cara é o que liderou a equipe que desenvolveu o sistema de turbo do novo V6 da Mercedes.

Victor
Victor
10 anos atrás

Esse foi o ultimo motor V8 da Mercedes a ser despachado pela fábrica.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Simetria germânica na foto da Mercedes.

André
André
10 anos atrás

Um dos posts mais legais que já vi no blog. Muito interessante ver esse tanto de gente na Williams, para fazer um carro tão porcaria como esse… mas enfim, espero que melhore.

Era só isso todo o pessoal da Lotus mesmo? Impressionante!

Agora na Mercedes, sem palavras, torço por ela ano que vem, fazer frente aos Touros.

Marcelo Vieira
10 anos atrás

A Williams de hoje com 80 pessoas e 2 carros, a Lotus 30 anos atrás com 17 pessoas e 5 carros. Me faz pensar que o foco está cada vez mais nas burocracias administrativas e menos na pista.

alan
alan
10 anos atrás

aLI NA FOTO DA mERCEDES TEM UM CARA PARECIDISSIMO COMIGO, ACHO QUE E’ MEU PARENTE!

VALEU FLAVIO GOMES!!!

alan
alan
10 anos atrás

Desde a decada de 70 as corridas sao 80% em funcao do carro: motor, aerodinamica, freios, e agora tambem a eletronica….. MAS IMAGINEM VOCES UM SUPERJOGASDOR DE FUTBOL NUM TIMECO DE TERCEIRA DIVISAO= DARA UM certo SHOW MAS OS RESULTADOS SERAO PIFIOS……… se senna nao tivesse na maquelaren que era a melhor ate 1991 ele nao teria ganho nenhum titulo, apenas teria dado algumas apresentacoes sensacionalistas ocasionais.
ENTAO NAO CHOREM, O JOGO E ESSE MESMO!!!!

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Contei 78

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Acho que o mago Colin teria uma equipe enxuta (enchuta? rs) , mesmo nos dias de hoje, caso estivesse entre nós. E seria “O” rival de outro mago, o Adrian da RB.

Caiate
Caiate
10 anos atrás

Flávio, aproveita que você está internado e mostra o lixo que é a arquibancada A. Suja, caindo aos pedaços, com a visão obstruída pelas construções VIPs. Quando o público vai ter vez?

brunolinuxf1
brunolinuxf1
10 anos atrás

Gomes, contei 80 (incluindo o fotógrafo).
Na Lotus, levavam 5 carros para cada corrida?

Luiz
Luiz
Reply to  brunolinuxf1
10 anos atrás

No mínimo 04. Era permitido carro reserva.

Emerson Neves..
10 anos atrás

Show de materia ..adorei

Segafredo
Segafredo
10 anos atrás

Flávio, este é pra hora que vc achar melhor. Não pude deixar de enviar….. muito bom!
https://www.youtube.com/watch?v=rMVTTG-uuiQ#t=90

Luiz AG
Luiz AG
10 anos atrás

Essa foto do Colin Chapman não é de 83, já que o mesmo fugiu para o Mato Grosso do Sul em 82. De quando é não sei. Não vou saber também porque estou com preguiça de procurar.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
Reply to  Luiz AG
10 anos atrás

Segundo o http://www.thelotusforums.com/ a foto é de 1981 em Brands Hatch