QUEBRA TUDO

SÃO PAULO (aí está) – Muita gente perguntou se aquilo que escrevi ontem, que os caras ficam quebrando motores nos boxes à noite quando a temporada acaba, era verdade.

É. Até gravaram.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre
Andre
10 anos atrás

Coisa sem graça. Coisa de gente imatura.

luiz
luiz
10 anos atrás

é apenas um “fetiche”, eles querem ver até onde aguenta, o que resta depois, é só no final da temporada que dá para fazer isso abertamente, é tão difícil de entender????. testes e mais testes, apenas isso.

Jr.
Jr.
10 anos atrás

Coisa de motoqueiro…

allan
allan
10 anos atrás

Inicialmente, ninguém falou em estourar, e sim quebrar. Dito isso, realmente sou feito de outra coisa, porque jamais teria prazer em escutar um motor indo pro saco, especialmente desse jeito. Veio à minha memória primos e tios matando um porco, este em estado agonizante, gritando desesperadamente. Não entendi o prazer. Nisso, li uma vez na saudosa Motoshow uma reportagem sobre uma Kawa ZX-7R, de 93, acho, onde um daqueles espetaculares escribas disse que o motor daquela moto sobia de giros sem parar, e que seria uma forma de se suicidar “explodir” junto com o motor. Não é o que imagino na cena em que acabei de ver…

Ed
Ed
10 anos atrás

Deve ser algum tipo de peversão coletiva…

Pai Baô
Pai Baô
10 anos atrás

Uahuahuahua, maior trolada do blogueiro…e o bando de trouxas aqui acreditando !

Sabugo
Sabugo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Desde que a Renault introduziu os comandos de válvulas com molas pneumáticas, altas rotações não são problema, por isso os motores chegavam aos 20.000 rpms.
Os motores que usam molas como retorno das válvulas é que enfrentam problemas de flutuação, batendo nos pistões e moendo tudo.
Eles estavam é terminando de ‘gastar’ os motores antes de devolvê-los para a Renault. Mais ou menos como aquele povo que dá pau nos carros alugados antes de devolvê-los à locadora.

Talvez estavam queimando as sobras de combustível também. Mas quero ver fazerem esse tipo de coisa no final da temporada que vem com os motores turbo. Vai faltar motor, porque turbo quebra que é uma beleza….

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Voltando pra casa hoje e olhando o conta-giros do meu carro pensei nisso…

cardosofilho
cardosofilho
10 anos atrás

Não vi estourar nada. Fiquei ( e um bocado de gente também ) feito um idiota esperando o motor estourar e nada, terminou o vídeo. kkkkkkkkkkkkkk

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Não vi o vídeo, nem quero ver …..
Quando desmentirem essa babaquice eu assisto.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
10 anos atrás

Ridículo e imbecil. Destruir pelo prazer de destruir. Depois reclamam que a F1 está perdendo audiência. Graças a Deus! Se essa idéia de merda aumentasse a audiência, seria muito triste, pelo menos para mim, que iria concluir que estava “no meio errado”!
Sou antigomobilista, gosto de PRESERVAR, nunca de destruir!
Estou errado? Não sei não, só me convenço se aparecer alguma explicação muito bem fundamentada…

otavio
otavio
10 anos atrás

não vi nada estourando.
Flavio, explique ai porque fazem isso?
Engraçado se isso é feito, principalmente com os carros que correram e se é costumeiro fazê-lo, porque há como na mclaren todos os carros guardados? Com os motores originais? e porque fariam isso? um carro desse, do vettel se vendido para um particular vale milhões.
Não consegui ver o motor fundindo nem entender o porque disso.
ainda se o objetivo era jogar um motor desse numa caçamba em volta do autódromo para não levar de volta, até entenderia, mas…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Não vi nada indo pro espaço. Cade a fumaceira, óleo derramando…

Etel
Etel
10 anos atrás

E eles nao tem medo de respirar monoxido de carbono…

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Ja vi varios videos de motores de F1, mas este aqui, estourar motor ? Não vi diferença, nem no som… alguém pode explicar? ou video não esta completo ?

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
10 anos atrás

Ok.
É sabido que depois alguns desses carros vão a leilão. Os motores que vão não são originais de F1?
E, já que que você colocou, ontem e hoje, que eles destroem os motores, poderia nos explicar o porque? Não que eu esteja com “pena” dos motores, guardando as devidas proporções, ferros velhos estão cheios deles, nem tão pouco vou acreditar que um motor usado faça cócegas no orçamento dessas equipes. Mas qual a razão de “estourar” o motor? Só tradição? Ou precaução para que não caia em mãos erradas e descubram algum “segredo” usado pelas equipes durante a temporada? Nesse caso, o carro que vai a leião depois seria zero Km e não seria “exatamente” igual ao usado pela equipe durante a temporada?
Valeu!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alfredo Aguiar
10 anos atrás

O motor não pertence as equipes, são alugados. Oito motores por temporada, depois de usados são devolvidos para revisão, tudo é checado e trocado, por isso vale a brincadeira… Como foi dito, pode ser que daqui a alguns anos esses carros sejam vendidos para entusiastas milionários, se compra o carro sem motor ou o conjunto completo.
http://www.race-cars.com/carsales/f1s.htm
http://www.f1-sales.com/stock.htm
Algumas oficinas na Inglaterra dão suporte aos motores de f1 antigos, até hoje vemos Judd’s andando na Europa. Li também que algumas equipes de endurance poderão usar esses motores na LMP1. Não acho esse fim de mundo, lembrando que o motivo desses motores quebrarem é a falta de refrigeração, no dinamômetro, quando elevam o giro do motor na bancada, existem enormes ventiladores refrigerando o motor.

Paulo Z
Paulo Z
10 anos atrás

como assim os caras detonam um motor que vale milhões? Alguém por favor me explique?

ms
ms
10 anos atrás

Pessoal, vamos parar com os exageros…. motor, carro são apenas um conjunto de peças e engrenagens acoplados, afeto a gente dá para pessoas, entendo até aqueles que dão afeto para bicho de estimação agora ficar lamentando e choramingando por causa de estouro de motor!!!…..me poupem

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  ms
10 anos atrás

Fale por você, apenas!

ms
ms
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Juro que não percebi (e ainda não consigo perceber) que além de minha pessoa, falo por mais alguém……

Ulisses
Ulisses
Reply to  ms
10 anos atrás

E você ainda não viu quando eles colocam gatinhos filhotinhos bonitinhos e felpudos dentro do câmbio junto com o óleo, para depois engatar uma primeira e acelerar!

ms
ms
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Não vi não…..mas se visse, iria denunciá-los para a associação protetora que os protege…….

Ed
Ed
Reply to  ms
10 anos atrás

O sr (sra) ms errou de blog.

ms
ms
Reply to  Ed
10 anos atrás

Uiiii……não errei não….vim nesse blog pra te encontrar…..

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Olha, não entendo nada de motores de F1, mas entendo razoavelmente bem de motores “normais”.
Se você quer estourar um motor porque não deixa ele sem óleo primeiro.
Estoura rapidinho.
Algum especialista, por favor explica esse vídeo para os leigos aqui do blog…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Se você deixar sem óleo ele trava, funde, mas não estoura.. As bronzinas vão pro saco, ele tende a travar as bielas no virabrequim.. E os pistões tendem a travar nas camisas.. Mas não tem graça.. Se você acelerar além do limite, qualquer coisa pode quebrar e fazer um bom estrago.. Uma válvula que desce, um pistão, uma biela.. A biela pode “chutar” o bloco e fazer um buraco, acho que era isso que estavam querendo.. Mas, pelo vídeo, muito resistente esse motorzinho..

boutsen
boutsen
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

Caramba… eles tentam estourar um motor e é essa dificuldade; o mais irônico é quando a equipe está na ponta no meio de uma corrida e ele estoura espontaneamente.Talvez isso seja algum teste de resistência para o motor,é a única explicação plausível.Há alguns anos eu li na revista F1 Racing uma matéria sobre um final de semana de um motor de fórmula 1 e ele ficava incandescente como esse do vídeo,depois eles verificavam rachaduras ou coisa assim.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Esse motor roncando dessa forma, puta que pariu é um TAPA NA CARA daqueles Zé Ruelas que vivem comparando F-1 atual com vídeo – games! O carro e fenomenal, imaginem dominar um “monstro” desses na pista? Não é a toa que “barrica” insiste em voltar a Formula 1, até ao ponto de se oferecer para correr ao lado de Alonso na Ferrari.

Eu também quero virar capachão…

FTrack
FTrack
10 anos atrás

Não quebraram motor nenhum. Apenas aceleraram com o avanço de ignição (ponto) atrasado para incandescer os escapamentos, tudo sob a supervisão dos técnicos da Renault.
Ninguém ia ser louco de quebrar um motor em um box cheio de gente. Motor quando quebra joga longe cacos de metal pontiagudos e quentes, e isso machuca

Zeno
Zeno
Reply to  FTrack
10 anos atrás

também não vi nada estourando, tá cheio de gente postando esse vídeo dizendo “olha que legal estourando um motor de F1″…, cadê?

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  FTrack
10 anos atrás

Então a finalidade disso é só fazer festa e barulho?

Do tipo: “como não vamos mais usar, vamos brincar.”

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Porra o Canguru nem vai querer ter ele inteiro de recordação?….. pra quem sabe de vez enquando dirigir vem capacete pelas ruas de Adelaide.

J
J
10 anos atrás

O mais legal pra mim foi ver a tubulação do escapamento brilhando de tão quente.

Vitor Medeiros
Vitor Medeiros
10 anos atrás

Triste….melhor idéia seria vender/leiloar um motor deste campeão pra um milionário qualquer
e dar um destino melhor pro $$$$……

José
José
10 anos atrás

Qual a finalidade disso? Tem que haver…

FTrack
FTrack
Reply to  José
10 anos atrás

Apenas ouvir o som e ver o escapamento ficar incandescente

Joca
Joca
10 anos atrás

É estranho, ninguém bota dinheiro fora, quanto custa um motor? Qual o interesse na quebra?
Ocorreu a quebra?

FTrack
FTrack
Reply to  Joca
10 anos atrás

Com certeza não. Motor quando quebra faz parecido ao do Grosjean no início da prova, e eu não vi isso acontecer

Joca
Joca
Reply to  FTrack
10 anos atrás

Ou gospe uma biela.

hausensson
hausensson
10 anos atrás

E pensar que anos atrás, piloto e chefe de equipe ‘saiam no braço’ pra ver quem ia ficar com o carro da temporada…

Red Bull, se não quer os carros, manda pra mim! Só me diz como entrar em contato…

André
André
10 anos atrás

Eu não sabia que as equipes fazem isso no final de ano, apesar de concordar com o comentário do Marcel, gostei!
Que dia hein! Também nunca tinha visto na F1 um piloto fazer o que o Webber fez hoje, muito legal. E não me lembro de ter visto 2 pilotos de F1 dando zerinho na mesma reta depois da corrida… Não vou me esquecer desse dia!

Ladis
Ladis
10 anos atrás

Não entendo qual o sentido disso?

Não poderiam guardar os motores, tipo colocar num museu? Ou presenter os pilotos com os motores que usaram durante o ano?

Sinceramente, não compreendi…

Fábio Labs
Fábio Labs
10 anos atrás

Como é bom ter dinheiro sobrando ,né não? Depois os dirigentes vem com esse papo furado de conter custos com testes de pilotos, warm-up nos domingos, eletrônica padronizada nos carros….. Desperdício ridículo!! E o tal do Vettel ainda tem a cara-de-pau de ficar alisando os carros no final das corridas e todo aquele fricote. FDP falso dos infernos!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Fábio Labs
10 anos atrás

Invejoso!

Fábio Labs
Fábio Labs
Reply to  Roberto Fróes
10 anos atrás

Eu?!?, Imagina….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Alguma chance de vermos esses motores na LMP1?

luiz caco
luiz caco
10 anos atrás

Parte horrível da formula 1. Triste

Marcel M.
Marcel M.
10 anos atrás

Os carros são do tio Didi, entao que façam o que bem entenderem. Mas foi estranho ver a cena, Webber e Vettel quebrando seus próprios carros. Foi como ver o dono pegar seu cachorro de estimação depois de chegar em casa e ser recebido com muitos latidos e lambidas, fazer-lhe uns afagos, e enfiá-lo num balde cheio de água, matando o coitado lenta e dolorosamente afogado. Pior foi a sensação seguinte, em que me imaginei fazendo isso no meu carro. Fiquei triste.

Alberto
Alberto
Reply to  Marcel M.
10 anos atrás

Menos, cara. Bem menos.

Seuboguinha
Seuboguinha
10 anos atrás

Ano que vem, vai estar faltando motores no fim da temporada. Motor turbo: confiabilidade baixa, durabilidade baixa. Esses V8 de hoje em dia são duráveis até demais, praticamente indestrutíveis; quebras são exceções e não mais regra.

Pablo
Pablo
10 anos atrás

Salvem os Motores!!

Dú
10 anos atrás

E o Douglas Speto tem a tecnologia. Desperdício de profissionais no mercado.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Isso é pecado.

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

Por isso, legal.

Agora… impressão minha ou não conseguiram estourar o motor nesse vídeo??

Atocharam o acelerador e nada. Motor porreta!

Philippe Ambrosio
Philippe Ambrosio
Reply to  A.Vandelay
10 anos atrás

Eu estava lá. Os motores chegaram a pegar fogo, que era contido com o extintor de incêndio e depois, dá-lhe aceleração de novo.

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  Philippe Ambrosio
10 anos atrás

Pô, pena que não apareceu no vídeo.

André
André
Reply to  Marcos Alvarenga
10 anos atrás

No mundinho da sociedade/irmandade G, não é pecado não…

Heitor Gomes
Heitor Gomes
10 anos atrás

Começaram cedo demais no de Romain Grosjean…