QUEBRA TUDO
SÃO PAULO (aí está) – Muita gente perguntou se aquilo que escrevi ontem, que os caras ficam quebrando motores nos boxes à noite quando a temporada acaba, era verdade.
SÃO PAULO (aí está) – Muita gente perguntou se aquilo que escrevi ontem, que os caras ficam quebrando motores nos boxes à noite quando a temporada acaba, era verdade.
Coisa sem graça. Coisa de gente imatura.
é apenas um “fetiche”, eles querem ver até onde aguenta, o que resta depois, é só no final da temporada que dá para fazer isso abertamente, é tão difícil de entender????. testes e mais testes, apenas isso.
Coisa de motoqueiro…
Inicialmente, ninguém falou em estourar, e sim quebrar. Dito isso, realmente sou feito de outra coisa, porque jamais teria prazer em escutar um motor indo pro saco, especialmente desse jeito. Veio à minha memória primos e tios matando um porco, este em estado agonizante, gritando desesperadamente. Não entendi o prazer. Nisso, li uma vez na saudosa Motoshow uma reportagem sobre uma Kawa ZX-7R, de 93, acho, onde um daqueles espetaculares escribas disse que o motor daquela moto sobia de giros sem parar, e que seria uma forma de se suicidar “explodir” junto com o motor. Não é o que imagino na cena em que acabei de ver…
Deve ser algum tipo de peversão coletiva…
Uahuahuahua, maior trolada do blogueiro…e o bando de trouxas aqui acreditando !
Não é trollada. Eles quebram mesmo os motores. Só de passar de giro arrebenta válvula, detona tudo. Não precisa explodir.
Desde que a Renault introduziu os comandos de válvulas com molas pneumáticas, altas rotações não são problema, por isso os motores chegavam aos 20.000 rpms.
Os motores que usam molas como retorno das válvulas é que enfrentam problemas de flutuação, batendo nos pistões e moendo tudo.
Eles estavam é terminando de ‘gastar’ os motores antes de devolvê-los para a Renault. Mais ou menos como aquele povo que dá pau nos carros alugados antes de devolvê-los à locadora.
Talvez estavam queimando as sobras de combustível também. Mas quero ver fazerem esse tipo de coisa no final da temporada que vem com os motores turbo. Vai faltar motor, porque turbo quebra que é uma beleza….
Voltando pra casa hoje e olhando o conta-giros do meu carro pensei nisso…
Não vi estourar nada. Fiquei ( e um bocado de gente também ) feito um idiota esperando o motor estourar e nada, terminou o vídeo. kkkkkkkkkkkkkk
Não vi o vídeo, nem quero ver …..
Quando desmentirem essa babaquice eu assisto.
Ridículo e imbecil. Destruir pelo prazer de destruir. Depois reclamam que a F1 está perdendo audiência. Graças a Deus! Se essa idéia de merda aumentasse a audiência, seria muito triste, pelo menos para mim, que iria concluir que estava “no meio errado”!
Sou antigomobilista, gosto de PRESERVAR, nunca de destruir!
Estou errado? Não sei não, só me convenço se aparecer alguma explicação muito bem fundamentada…
não vi nada estourando.
Flavio, explique ai porque fazem isso?
Engraçado se isso é feito, principalmente com os carros que correram e se é costumeiro fazê-lo, porque há como na mclaren todos os carros guardados? Com os motores originais? e porque fariam isso? um carro desse, do vettel se vendido para um particular vale milhões.
Não consegui ver o motor fundindo nem entender o porque disso.
ainda se o objetivo era jogar um motor desse numa caçamba em volta do autódromo para não levar de volta, até entenderia, mas…
Não vi nada indo pro espaço. Cade a fumaceira, óleo derramando…
E eles nao tem medo de respirar monoxido de carbono…
Ja vi varios videos de motores de F1, mas este aqui, estourar motor ? Não vi diferença, nem no som… alguém pode explicar? ou video não esta completo ?
Ok.
É sabido que depois alguns desses carros vão a leilão. Os motores que vão não são originais de F1?
E, já que que você colocou, ontem e hoje, que eles destroem os motores, poderia nos explicar o porque? Não que eu esteja com “pena” dos motores, guardando as devidas proporções, ferros velhos estão cheios deles, nem tão pouco vou acreditar que um motor usado faça cócegas no orçamento dessas equipes. Mas qual a razão de “estourar” o motor? Só tradição? Ou precaução para que não caia em mãos erradas e descubram algum “segredo” usado pelas equipes durante a temporada? Nesse caso, o carro que vai a leião depois seria zero Km e não seria “exatamente” igual ao usado pela equipe durante a temporada?
Valeu!!!
O motor não pertence as equipes, são alugados. Oito motores por temporada, depois de usados são devolvidos para revisão, tudo é checado e trocado, por isso vale a brincadeira… Como foi dito, pode ser que daqui a alguns anos esses carros sejam vendidos para entusiastas milionários, se compra o carro sem motor ou o conjunto completo.
http://www.race-cars.com/carsales/f1s.htm
http://www.f1-sales.com/stock.htm
Algumas oficinas na Inglaterra dão suporte aos motores de f1 antigos, até hoje vemos Judd’s andando na Europa. Li também que algumas equipes de endurance poderão usar esses motores na LMP1. Não acho esse fim de mundo, lembrando que o motivo desses motores quebrarem é a falta de refrigeração, no dinamômetro, quando elevam o giro do motor na bancada, existem enormes ventiladores refrigerando o motor.
como assim os caras detonam um motor que vale milhões? Alguém por favor me explique?
Pessoal, vamos parar com os exageros…. motor, carro são apenas um conjunto de peças e engrenagens acoplados, afeto a gente dá para pessoas, entendo até aqueles que dão afeto para bicho de estimação agora ficar lamentando e choramingando por causa de estouro de motor!!!…..me poupem
Fale por você, apenas!
Juro que não percebi (e ainda não consigo perceber) que além de minha pessoa, falo por mais alguém……
E você ainda não viu quando eles colocam gatinhos filhotinhos bonitinhos e felpudos dentro do câmbio junto com o óleo, para depois engatar uma primeira e acelerar!
Não vi não…..mas se visse, iria denunciá-los para a associação protetora que os protege…….
O sr (sra) ms errou de blog.
Uiiii……não errei não….vim nesse blog pra te encontrar…..
Olha, não entendo nada de motores de F1, mas entendo razoavelmente bem de motores “normais”.
Se você quer estourar um motor porque não deixa ele sem óleo primeiro.
Estoura rapidinho.
Algum especialista, por favor explica esse vídeo para os leigos aqui do blog…
Se você deixar sem óleo ele trava, funde, mas não estoura.. As bronzinas vão pro saco, ele tende a travar as bielas no virabrequim.. E os pistões tendem a travar nas camisas.. Mas não tem graça.. Se você acelerar além do limite, qualquer coisa pode quebrar e fazer um bom estrago.. Uma válvula que desce, um pistão, uma biela.. A biela pode “chutar” o bloco e fazer um buraco, acho que era isso que estavam querendo.. Mas, pelo vídeo, muito resistente esse motorzinho..
Caramba… eles tentam estourar um motor e é essa dificuldade; o mais irônico é quando a equipe está na ponta no meio de uma corrida e ele estoura espontaneamente.Talvez isso seja algum teste de resistência para o motor,é a única explicação plausível.Há alguns anos eu li na revista F1 Racing uma matéria sobre um final de semana de um motor de fórmula 1 e ele ficava incandescente como esse do vídeo,depois eles verificavam rachaduras ou coisa assim.
Esse motor roncando dessa forma, puta que pariu é um TAPA NA CARA daqueles Zé Ruelas que vivem comparando F-1 atual com vídeo – games! O carro e fenomenal, imaginem dominar um “monstro” desses na pista? Não é a toa que “barrica” insiste em voltar a Formula 1, até ao ponto de se oferecer para correr ao lado de Alonso na Ferrari.
Eu também quero virar capachão…
Não quebraram motor nenhum. Apenas aceleraram com o avanço de ignição (ponto) atrasado para incandescer os escapamentos, tudo sob a supervisão dos técnicos da Renault.
Ninguém ia ser louco de quebrar um motor em um box cheio de gente. Motor quando quebra joga longe cacos de metal pontiagudos e quentes, e isso machuca
também não vi nada estourando, tá cheio de gente postando esse vídeo dizendo “olha que legal estourando um motor de F1″…, cadê?
Então a finalidade disso é só fazer festa e barulho?
Do tipo: “como não vamos mais usar, vamos brincar.”
Porra o Canguru nem vai querer ter ele inteiro de recordação?….. pra quem sabe de vez enquando dirigir vem capacete pelas ruas de Adelaide.
O mais legal pra mim foi ver a tubulação do escapamento brilhando de tão quente.
Triste….melhor idéia seria vender/leiloar um motor deste campeão pra um milionário qualquer
e dar um destino melhor pro $$$$……
Qual a finalidade disso? Tem que haver…
Apenas ouvir o som e ver o escapamento ficar incandescente
É estranho, ninguém bota dinheiro fora, quanto custa um motor? Qual o interesse na quebra?
Ocorreu a quebra?
Com certeza não. Motor quando quebra faz parecido ao do Grosjean no início da prova, e eu não vi isso acontecer
Ou gospe uma biela.
E pensar que anos atrás, piloto e chefe de equipe ‘saiam no braço’ pra ver quem ia ficar com o carro da temporada…
Red Bull, se não quer os carros, manda pra mim! Só me diz como entrar em contato…
Eu não sabia que as equipes fazem isso no final de ano, apesar de concordar com o comentário do Marcel, gostei!
Que dia hein! Também nunca tinha visto na F1 um piloto fazer o que o Webber fez hoje, muito legal. E não me lembro de ter visto 2 pilotos de F1 dando zerinho na mesma reta depois da corrida… Não vou me esquecer desse dia!
Não entendo qual o sentido disso?
Não poderiam guardar os motores, tipo colocar num museu? Ou presenter os pilotos com os motores que usaram durante o ano?
Sinceramente, não compreendi…
Como é bom ter dinheiro sobrando ,né não? Depois os dirigentes vem com esse papo furado de conter custos com testes de pilotos, warm-up nos domingos, eletrônica padronizada nos carros….. Desperdício ridículo!! E o tal do Vettel ainda tem a cara-de-pau de ficar alisando os carros no final das corridas e todo aquele fricote. FDP falso dos infernos!
Invejoso!
Eu?!?, Imagina….
Alguma chance de vermos esses motores na LMP1?
Parte horrível da formula 1. Triste
Os carros são do tio Didi, entao que façam o que bem entenderem. Mas foi estranho ver a cena, Webber e Vettel quebrando seus próprios carros. Foi como ver o dono pegar seu cachorro de estimação depois de chegar em casa e ser recebido com muitos latidos e lambidas, fazer-lhe uns afagos, e enfiá-lo num balde cheio de água, matando o coitado lenta e dolorosamente afogado. Pior foi a sensação seguinte, em que me imaginei fazendo isso no meu carro. Fiquei triste.
Menos, cara. Bem menos.
Ano que vem, vai estar faltando motores no fim da temporada. Motor turbo: confiabilidade baixa, durabilidade baixa. Esses V8 de hoje em dia são duráveis até demais, praticamente indestrutíveis; quebras são exceções e não mais regra.
Salvem os Motores!!
E o Douglas Speto tem a tecnologia. Desperdício de profissionais no mercado.
Isso é pecado.
Por isso, legal.
Agora… impressão minha ou não conseguiram estourar o motor nesse vídeo??
Atocharam o acelerador e nada. Motor porreta!
Eu estava lá. Os motores chegaram a pegar fogo, que era contido com o extintor de incêndio e depois, dá-lhe aceleração de novo.
Pô, pena que não apareceu no vídeo.
No mundinho da sociedade/irmandade G, não é pecado não…
Começaram cedo demais no de Romain Grosjean…