MENU

Saturday, 21 de December de 2013 - 22:38Indústria automobilística, Kombi & cia.

ADEUS, LINDA

NATAL (com lágrimas) – Acabou a histeria sobre o negócio do airbag e dos freios ABS?

Ótimo. Então, que nos despeçamos dela, a velha guerreira. Postado no Facebook dia 18, do jeito que pingou lá:

Alexandre Angelo
Hoje 18/12/2013 exatamente as 22:46 a ultima Kombi tocou o chão com suas rodas, o vazio da linha de montagem atrás dela fez algumas pessoas engolirem algumas lágrimas sim! Alguns funcionários mais velhos na linha de montagem e armação foram simbolicamente presenteado. A euforia do Sr. que ganhou o singelo presente deveria ter sido filmada… Nossa, eu não esquecer aquilo!! A expressão no rosto e nas mãos, mostra a força que o carro tem no Brasil e no mundo. Estavam presentes todas as pessoas da linha de montagem junto ao supervisor e gestores.

E assim ela se foi de vez. Espero que esse exemplar seja guardado pela VW, se possível enviado para o museu de Wolfsburg. É o melhor destino possível.

foimesmo

43 comentários

  1. Rodrigo Mora says:

    Que fique registrado a inacreditável indiferença da Volks com o fim da Volks: nenhum anúncio oficial, nenhuma foto com os executivos e funcionários. Bastou qualquer carro sem um décimo da história da Kombi chegar a 10, 20 ou 100.000 unidades e lá vai o departamento de imprensa soltar release enchendo o saco. Mas, para o fim do carro nacional há mais tempo em produção, do carro que foi a Kombi não só no Brasil como em todo o mundo, nada. Não fossem os próprios operários, ela morreria em total silêncio.

  2. Bosley de La Noy says:

    Meu vô dirigiu Kombis na firma onde trabalhou de 1960 até 1985. Todos os dias, durante 25 anos. Com chuva, sol, nevoeiro, etc, etc…
    O pior acidente que ele sofreu foi um motor incendiado. Culpa dele mesmo, como sempre fazia questão de frisar, pois deixara um trapo sujo de graxa lá dentro.
    O “véio” deve ter sido um cara de sorte, pois viveu até os 90 anos e nunca na vida dirigiu um carro com ABS ou airbag. Seu último carro foi uma Pampa 1988…
    Pode ter certeza que já morreu mais gente escorregando no banheiro de casa do que em acidentes com Kombis.

  3. Johelmyr says:

    Vocês falam serio quando uma merda de automóvel como se fosse um ente da família?
    Um traficante deve ter a mesma paixão por uma Pt 380…
    Espero passar para meus filhos o amor que tenho por ele… A paixão que tenho por jogar pedras na lagoa perto de casa para contar quantas vezes elas quicam…
    Me desculpa Flávio Gomes, considero seus textos, e seu blog, mas não vejo diferença quando você trata de um carro como se fosse um ser vivo, ou quando você publica algo sobre as pessoas estarem, hoje em dia, 100% do tempo conectadas…
    Gira mondo… Gira até sair da rosca por que não entendo mais nada…

    • Bosley de La Noy says:

      Puta merda, o blog do cara é sobre automóveis. Você acha que ele ia comentar aqui sobre o quê?? Quancas quicadas a pedra dá antes da afundar na lagoa??
      Isso sim que é besteira…

      • Lio says:

        Bem falado Bosley ..( das Panteras ).Talvez o Joelmir ( que não é o Betin ) gostasse que o Blog de carros falasse sobre a composição da pedra que clicou na agua …ou talvez sobre a composição da agua rsrsrsr …do ar …da força que se joga..rsrsrou de quantos sapinhos supostamente tem na lago..afinal como Ele diz é para o mundo gira..rsrsr e o motor faz o que ?

    • Jr. says:

      Olha meu caro, se você não tem paixão por automóveis, não tem gasolina (prefiro mil vezes álcool, ou melhor, etanol, não sei como começou essa viadagem), esse blog NÃO É para você, e NUNCA VAI ENTENDER o texto do FG. Talvez goste mais dos de receitas.

  4. Alexandre Cereja Sanchez says:

    Segue a foto dela autografada tirada por um amigo. Segundo ele, ela vai mesmo para Wolfsburg.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=680421445335661&set=pb.100001034340830.-2207520000.1387898183.&type=3&theater

  5. Roberto Mota says:

    Acho que todo carro tem sentimentos…olha a cara de triste da “velha senhora”…cumpriu bem seu legado,querida…vá em paz!!

  6. Eric says:

    O que TODOS entendidos sequer viram é que em um continente pobre como é a Europa e sem cultura, ainda se vende sim carros sem Airbag e ABS. Vide os Caterham e o Noble 600. Carros que aceleram a 100 km/h em menos de 5 segundos.
    O governo pegou pesado em proibir todos os carros. Compra quem quer sem os itens e pronto.
    Afinal, quem aqui não tinha a opção de pagar a mais é comprar com tais itens?

  7. Jose Brabham says:

    Ainda bem. Já pensou a raiva que iam passar aqueles que compraram a “Last Edition” pelo preço exorbitante de 80 mil dilminhas, se houvesse uma produção “post-last-edition”? Seria a Kombi Porcina, a que foi sem nunca ter sido…

  8. Marcelo says:

    Está faltando um parafuso no pará-choque

  9. Rafael Vefago says:

    Estive no museu de Wolfsburg no mês passado, e tinha uma Last Edition no pavilhão de entrada, que estava dedicado ao Brasil. Ao lado de um sp2 e um Gol GTI. Bem bacana.

  10. Marco Ozeas says:

    A pressa em acabar era tanta que faltou até 1 parafuso que fixa o parachoque!

  11. Romulo says:

    Teve um que mostrou no Facebook que tá faltando um parafuso no para-choque. O pessoal repara tudo!!!

  12. Fabio Amparo says:

    Flãvio

    Meu irmão, que trabalha na VW, disse quer todos os funcionários da linha de montagem assinaram o carro e em seguida o carro seria aplicado verniz.

    Só faltam decidir se o carro ficará em São Bernardo ou se irá a Wolfsburg.

    Abraços

  13. Sérgio says:

    Exigir itens de segurança elementares, que são obrigatórios há anos em qualquer país sério, ainda é visto como coisa de gente histérica. É cada uma!

  14. Wellington Cunha says:

    Posso dizer que o mundo ficou mais chato, ou serei piegas? =(

  15. Ricardo Sandri says:

    Triste o fim de um carro histórico.

    Como muito bem disse Eduardo Gedrait não existe uma pessoa que nao tenha uma história pra contar que tenha ocorrido no interior de uma kombi…

  16. cardosofilho says:

    Flávio, com tanta tecnologia existente, com tantos engenheiros brilhantes, não consigo entender o porque da Kombi não ter condições de receber as inovações tecnológicas exigidas na lei , ABS, air bag….. Tenho a impressão de que a VW achou foi um motivo para tirar ela de linha por atraso em todo o desenvolvimento do veículo e não só nesses itens.

  17. Bruno says:

    “Espero que esse exemplar seja guardado pela VW, se possível enviado para o museu de Wolfsburg. É o melhor destino possível.” Também acho! E podia ir junto uma série “Last Edition” …

  18. Renato Soares says:

    Revoltado , este é o sentimento. Em 1967 exterminaram nosso DKW Vemag sem aviso prévio após a promessa da continuidade. Com o Fusca , duas vezes . Agora a VW retira de linha o melhor comercial leve do país sem similar no mercado. Fácil de provar , qualquer lado que apontar o nariz verá uma Kombi trabalhando. Vendas em alta , lucro garantido. Qual o real motivo de não adequar o veículo as novas exigências do Contran – Denatran ? Grandiosa mentira dizer que não é possível instalar estes equipamentos exigidos. Hoje em dia , até em um patinete é possível. Não substituíram o motor para adequar a lei de emissão de poluentes ? O que a VW fará ? Usar o nome da “Velha Senhora” em alguma coisa moderna ao custo de 100 mil dinheiros ? Como fizeram com o Fusca , verdadeira descaracterização de um veículo destinado a servir as classes mais populares.
    VW , peço encarecidamente e gostaria de ver a Kombi em linha novamente , modificada conforme as novas leis , mas o mesmo veículo que atende as nossa população , nossos pequenos comerciantes e agricultores , a pessoas de baixa renda que a utilizam como ganha pão , como meu pai que aos 79 anos ainda utiliza sua Kombi 1976 em um minúsculo comércio para complementar sua aposentadoria.

  19. Eduardo_SC says:

    É um modelo 2014. 57 anos depois de 1957

  20. Eduardo_SC says:

    Desculpem a heresia, também sou do rol dos saudosistas mas, descontando os colecionadores, Kombi boa é Kombi na garagem do vizinho.

  21. Tiago Oliveira says:

    Ultima Kombi produzida em 2013.

    Deveriam levar ao Brasil a T6 q esta em projeto.

    • Jason Vongoli says:

      Sim, Tiago,
      Uma T6 pelo dobro do preço da “nossa” Kombi T2… Ou achas que custaria o mesmo?
      Kombi näo é carro de passeio de classe média, mas ferramenta de trabalho. E como tal não tem substituta com igual custo/benefício.
      Na vaga entrarão as “seguras” chinesas, todas com airbags e ABS.

  22. Francis says:

    “…o vazio da linha de montagem atrás dela…” nessas palavras meus olhos encheram-se de lágrimas. Na verdade, atrás dela ficou um vácuo. Saudades…descanse em paz.

    • É isso que não entendo
      1) a gente é um país super POBRE certo?
      2) a Kombi vendia super bem certo?
      3) dava emprego a milhares de trabalhadores Brasileiros certo?
      4) a multinacional não esta nem ai se parava ou não pois são o País mais rico da Europa e Nós como pobre precisamos desta multinacional certo ?
      5) este governo ia arrecadar milhões de impostos com as vendas de kombis e com impostos de mercadorias que as kombis transportam certo ?
      6) ENTÃO POR QUE ESTE GOVERNO MANDOU PARAR ???????

Leave a Reply to Minoru Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *