DICA DO DIA

SÃO PAULO (tenho saudades) – A história da quase inacreditável rodoviária de São Paulo na Luz está no sempre excelente São Paulo Antiga, com fotos espetaculares. Já escrevi sobre ela aqui e nada mais tenho a declarar.

rodovluz-04x

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
10 anos atrás

Fui uma vez nessa rodoviária quando era criança, um lixo se comparada com a atual

mario aquino
mario aquino
10 anos atrás

Coisa de terceiro mundo, só quem aprovava era a Folha de SP, que eram amigos dos generais, tinha atrasos no embarque de até 8 horas nos feriados, sem contar que os ônibus prontos para iniciar viagens, ficavam presos nas baias, pelos outros que estavam atrasados, uma zona mesmo.

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  mario aquino
10 anos atrás

A Rodoviária de Belo Horizonte tem esse mesmo problema até hoje… Os ônibus prontos parados atrás dos atrasados, sobretudo no Carnaval, nas linhas para o litoral do ES da Gontijo, São Geraldo e Itapemirim.

Pepeu
Pepeu
10 anos atrás

Depois do cometa tem um Pássaro Marrom, empresa que ainda atende o vale do Paraíba na região de Guaratinguetá, Aparecida, Roseira e outras cidades. Nessa época a pintura ainda devia ser marrom, a original. Depois a empresa foi fundida com uma outra de Aparecida chamada São Jorge e passou a adotar o vermelho desta na pintura.

William Gimenes
William Gimenes
Reply to  Pepeu
10 anos atrás

O vermelho e o logotipo atual – ambos vieram da São Jorge. As empresas concorriam entre si em algumas linhas.

Jose Antonio
Jose Antonio
10 anos atrás

.Muitas saudades dessa epoca, essa foto foi depois da ultima reforma, quando colocaram os paineis coloridos. Me lembro tambem do bar/restaurante que havia em um andar, dava para ver a torre e o relogio da estacao do trem.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Inacreditável que algo como esta rodoviária tenha virado nada. Dá para perceber pelas fotos a preocupação dos projetistas com a funcionalidade.

mario aquino
mario aquino
Reply to  Eduardo_SC
10 anos atrás

Funcionalidade nenhuma, era uma zona, os ônibus prontos para iniciar viagem presos nas filas pelos que estavam atrasados, cheio de ladrões e malandros, coisa de terceiro mundo mesmo. A Folha de São Paulo que explorava o negócio se desmanchava em elogios,, coisa de terceiro mundo mesmo

Carlos Cwb
Carlos Cwb
10 anos atrás

E o indefectível aroma de diesel queimado…

Caipira
Caipira
10 anos atrás

Anos incriveis.

Minoru
Minoru
10 anos atrás

Nossa, quanta coisa passou pela minha cabeça ao ver essas escadas… valeu, Flavio!

jose crlos
jose crlos
10 anos atrás

quando cheguei em sp para morar em 1982 ainda usava esta rodoviaria e este primeiro onibus eram os scania leito de bh da cometa que andava mis que notici ruim.cert feita eu tinha um passat mexido pelo sanchao que era o preparador do toninho da matta e lembro que proximo a tres coracoes eu ultrapassei um destes a 130 km por hora na mao dupla da fernao dias.bons tempos sem black blocs,sem crack e corridas com interlagos cheio todos os finais de semana,grid de 30 fusca div 3

Robertom
Robertom
Reply to  jose crlos
10 anos atrás

O Cometão da época era o Turbo-Jumbo (plataforma 3), antecessor do Dinossauro e Flecha Azul.
Carroçaria Ciferal de Duralumínio, motor dianteiro Scania 11L turbo e suspensão a ar. Sem chance para a concorrência.

jose crlos
jose crlos
Reply to  Robertom
10 anos atrás

fiz estagio de escola tecnica na fabrica da ciferal na avenida brasil e ajudava na construcao do que viria a ser o chssis que eram tiras de duraluminio coladas com araldite,este modelo substituiu os americanos e se nao me engano iniciou a fbricar em 1972 e foi ate cerca de 1980.eu estagiei la aos 16 anos em 1973 74

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  jose crlos
10 anos atrás

Bacana,José Carlos…podia nos contar como era o trabalho nessa época,como era toda a fabricação desses ônibus…eu,que amo história,iria adorar…parabéns!!!

jose crlos
jose crlos
Reply to  Roberto Mota
10 anos atrás

a historia e longa e terminei ai em sp auxiliando a montagem da CMA que era um braco da cometa para clonar o dinossauro ai no parque novo mundo,para ilustrar este novo dinossauro utilizava assentos com a mesma tecnologi de assentos da boeing leves e fortes,dai passaram a usar couro pois ate entao era um courvin kelson vermelho

Sabugoncio
Sabugoncio
10 anos atrás

Arquitetura horrenda, como é típica do Brasil. Se não fosse o Niemeyer, este país seria um tédio só.

Tom
Tom
Reply to  Sabugoncio
10 anos atrás

O Niemeyer e seus “predios sem vida”….