Ó A FIA, MANO!

SÃO PAULO (moderninhos) – A FIA surpreendeu a patuleia hoje e anunciou a aprovação da numeração fixa para os pilotos a partir do ano que vem. Cada um poderá escolher o que quiser, e o #1 fica para o campeão, se ele assim o desejar. Se dois escolherem o mesmo número, aquele que tiver se classificado melhor na temporada anterior tem preferência. Muito legal, isso. Quem será o #69? E o #96? Vocês apostam na numeração do ano que vem, conhecendo o passado de cada um? Arrisquem aqui.

E outra mudança, esta de peso, está na pontuação dobrada para a última etapa do campeonato, em Abu Dhabi. Isso mesmo, como na Estoque. Alguns campeonatos recentes teriam campeões diferentes, se fosse assim. Em 2008, por exemplo, Massa seria o campeão. Em 2012, Alonso.

Gostamos? Eu curti.

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Elias Gottardo
Elias Gottardo
10 anos atrás

O #69 foi usado apenas uma vez na F1, em 1969 no GP do Canada. Foi usado em um Eagle T1G com motor Climax 2.8 de quatro canecos. O piloto era o canadense Al Pease o qual protagonizou a unica desqualificação da história da F1 por lentidão hehehehe. O carro pertencia a John Maryon. o #96 foi usado apenas na Indy na década de 50 quando esta contava pontos para a F1.

http://grandprixinsider.files.wordpress.com/2008/11/1969-al-pease-eagle-aar101-cdn-1969.jpg

Reinaldo
Reinaldo
10 anos atrás

Red Bull
#1 Vettel 
#18 Ricciardo

Ferrari

#6 Raikkonen – número do título
#27 Alonso

Mercedes

#8 Rosberg
#22 Hamilton – número do título

Lotus

#18 Maldonado
#69 Grosjean

McLaren
#5 Button
#23 Magnssen

Sauber
#14 Sutil
#30 Gutierrez/#12 Sirotkin/#12 Nars 

Force India
#4 Perez
#11 Hulkenberg

Williams 

#19 Massa
#37 Bottas

Toro Rosso
#2 Kyvat
#31 Vergne

Caterham

#59 A definir
#82 A definir

Reinaldo
Reinaldo
Reply to  Reinaldo
10 anos atrás

Errei na digitação, o número do Ricciardo na verdade, seria o #17.

eraldo
eraldo
10 anos atrás

Flavio, não concordo com essa regra da pontuação em dobro. Não sou um grande especialista em F1, mas sei que cada circuito tem suas características, isso vai privilegiar o carro que se adptar melhor ao último circuito, em detrimento dos outros. Seria o mesmo que dar o dobro de pontos na ultima rodada do campeonato brasileiro, privilegiando o time que enfrentar algum time já rebaixado.

Rafael Perin
10 anos atrás

Sobre os pontos, a idéia da FIA é novamente mudar as regras quando alguem está dominando por muito tempo. E ser em Abu Dhabi, não é pelo circuito e sim por ser a ultima corrida. Acredito que para 2014 não seria necessário esse alteração, pois muita coisa foi mudada nos carros e isso por si só já pode tirar o dominio da Red Bull. Essa alteração para a ultima corrida, tiraria o brilho de quem passou o ano todo dedicado e disputando o titulo e acabar perdendo esse titulo na ultima corrida se o carro quebrar por exemplo.
Quanto a numeração, acho que deveria ser como nas decadas de 80 e 90 quando as equipes é que tinham seus numeros. Só passavam a ser 1 e 2 se um dos pilotos fosse o campeão do ano anterior. Alguem lembra dessa época? Ferrari normalmete era ou 11 e 12 ou 27 e 28 ou 1 2. Bons tempos.

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Se a CBF souber disso é capaz de querer copiar o mesmo para o futebol.
Já pensaram?
A última rodada do Brasileirão vale o dobro…

Junior Beringhs
Junior Beringhs
10 anos atrás

Minha sugestão para a F1, à partir de 2014:

Pontuação:

Classificação:

Pole-Position: 5 pontos;
P2 no grid: 2 pontos;
P3 no grid: 1 ponto (não passou a existir, de uns tempos pra cá, uma “foto oficial”, como tipo um “pódio” da classificação, com os 3 melhores colocados dos treinos? Pois então, premiem eles, não fique só na foto…)

Corrida:

Piloto com maior número de voltas na liderança: 1 ponto;
Piloto detentor da melhor volta: 1 ponto;
Piloto com maior ganho de posições durante a prova (maior evolução de classificação. Ex: fulano largou em 18 e terminou em 2. Portanto, ganhou 16 posições e foi o competidor que mais ganhou posições dentre todos naquela prova): 1 ponto;
Piloto que largou da pole, permaneceu o maior número de voltas na liderança e cravou a melhor volta da prova: 5 pontos de bonificação, além dos demais pontos já conquistados;

Vencedor: 30 pontos;
P2: 20 pontos;
P3: 15 pontos;
P4: 10 pontos;
P5: 09 pontos;
P6: 08 pontos;
P7: 07 pontos;
P8: 06 pontos;
P9: 05 pontos;
P10: 04 pontos;
P11: 03 pontos;
P12: 02 pontos;
P13: 01 ponto.

O que acham? Com tanta inventação de moda da FIA, minha idéia é esta.

hausensson
hausensson
Reply to  Junior Beringhs
10 anos atrás

Nascar?

Samuel Engel
Samuel Engel
10 anos atrás

Pontuação dobrada na última corrida do ano é injusto.Como já falaram,poderiam pontuar o pole position.

Marcio David
Marcio David
10 anos atrás

Eu não acreditei quando vi essa notícia de pontuação dobrada. Ainda por cima numa pista ridícula como Abu Dabhi… Onde esse povo anda com a cabeça? Que coisa triste está se tornando a Fórmula Um.

hausensson
hausensson
Reply to  Marcio David
10 anos atrás

As regras mudam muito e num espaço curto de tempo.Pra equilibrar, A fia esta banalizando a categoria…As equipes não gostam, o publico, muito menos.

webler
webler
10 anos atrás

Se querem mudar o sistema de pontuação, deveriam aplicar a mudança no que é realmente relevante, e atribuir um ponto ao pole position; e, lógico, voltar o sistema de classificação ao utilizado antigamente, em que cada piloto tinha direito a 12 voltas no período de uma hora, sem essas frescuras de restrição com pneus; q1,q2,q3; parque fechado e etc. Desta forma, seria dado o devido valor ao mais rápido em uma volta lançada e teríamos de volta parte do espetáculo.

Aline
Aline
10 anos atrás

Essa pontuação dobrada é ridícula. Quer dizer q a última corrida vale mais do que as outras? Ah, me economiza, Bernie!

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Mais triste que essa regra de pontos dobrados, é ver na prática o tanto de destruição que esse grupo estratégico está planejando para a categoria. O que virá depois? Carros pintados com cores diferentes e mini corridas para inversão do grid? Baleeesstre! Cadê você?!!?!?

Leonardo Rodrigues
Leonardo Rodrigues
10 anos atrás

#1 Vettel – Ele mesmo faz sinal com o dedo dizendo que é o 1
#22 Maldonado
#69 Raikkonen
#10 Alonso
#99 Hamilton
#24 Rosberg

Junior Beringhs
Junior Beringhs
Reply to  Leonardo Rodrigues
10 anos atrás

#24 Nico Rosberg…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ron
Ron
10 anos atrás

Quanto à ideia da numeração fixa, eu até concordo se for por escolha da equipe e que os números sejam bem visíveis. Se for de escolha do piloto, vai ficar uma bagunça só (como disseram, vai ser decisão da equipe de marketing do piloto), além desse critério de decisão entre dois que desejam o mesmo número ser ridículo (sendo assim, é melhor deixar como está atualmente).
Quanto à essa pontuação dobrada na última prova: tremenda bobagem. Inventaram esta depois desse final de ano melancólico, após o massacre imposto por Red Bull+Vettel e do resto ter praticamente tirado o time de campo e/ou talvez pela Ferrari não ter conseguido passar a Mercedes nos construtores. Pode não servir de nada em relação ao título (depende do caso, por exemplo, este ano) ou atrapalhar piloto ou equipe que tenha mostrado alguma regularidade durante o ano (sendo ultrapassado(a) justamente nessa última etapa). E também como já comentaram, ainda fica o questionamento sobre porque esta prova e não aquela ter mais ou menos pontos.
A F1 está indo para o brejo…

Ron
Ron
Reply to  Ron
10 anos atrás

Acabei esquecendo: essa da pontuação dobrada deve ter sido uma ideia de segunda mão, porque a primeira para o Bernie deve ter sido esta: quem ganhar a última, fica com o campeonato não importando a pontuação (seja Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes ou até Marussia ou Caterham).

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Reply to  Ron
10 anos atrás

Não entendi o porquê “vai virar bagunça”!
Vai ser bem mais fácil reconhecer os pilotos pelos números, já que nunca vão mudar. Melhor assim do que pelo capacete, que tá quase invisível atualmente e eles ainda mudam toda hora (né, Vettel!)
Claro que depende da pintura ficar bem visível… Mas a gente vai se acostumar e no futuro vamos pensar “por que não fizeram isso antes?”. Até eu que não curto MotoGP vejo um 46 amarelo-limão em qualquer lugar e lembro do Valentino Rossi!!!

Ron
Ron
Reply to  Marcos Oliveira
10 anos atrás

Como haviam falado antes, se a numeração ficar sob a escolha do piloto (e dos “marketeiros” ou “marqueteiros” dele) pode ser que alguém apareça com um número em uma temporada e no ano seguinte com outro, por exemplo, caso ele mude de patrocinador e este venha a lhe pedir que “tenha uma maior identificação com a empresa”.
Agora imagine isso acontecendo com vários pilotos ao mesmo tempo (se não acabar ocorrendo com todos, supondo que o campeão não ratifique o título no ano seguinte) e acrescentando também a aposentadoria e chegada de novos pilotos.
Se a FIA realmente estiver estabelecido que depois de escolhido não se pode mais alterar a numeração e que o indivíduo leve esse número até deixar a categoria (linha dura mesmo), ok.
Se deixar só um mudar de número (sem ser o campeão) pelo motivo acima, vira bagunça. Honestamente, imagine o Vettel, o Alonso ou alguém importante fazendo um pedido dizendo que “se equivocou na escolha” e quer mudar, a FIA vai recusar?

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

O Alonso vai brigar (em off, nos bastidores) pelo número 1!

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Reply to  Ulisses
10 anos atrás

Não duvide que ele vai usar o #11

Sandro
Sandro
10 anos atrás

Pra que escolher o número dos carros? Não dá nem pra ver.

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Reply to  Sandro
10 anos atrás

Certamente vão aumentar o tamanho dos números! Senão o pessoal do marketing vai chiar!
Seria legal se pintassem na lateral da asa traseira, como na Indy

Moy
Moy
10 anos atrás

Já que estão procurando novidades, deveriam colocar playoffs nas 4 últimas corridas, com os 5 melhores colocados. E priu!

Alvir Luiz
Alvir Luiz
10 anos atrás

Me desculpem aqueles que acharam essa regra dos “pontos dobrados” genial, mas eu achei uma merda. Se fosse pra fazer isso, que se escolhessem pistas tradicionais, como Monaco, Monza, Silverstone ou Spa, mas em Abu Dahbi?? Sinceramente, cada vez mais a expressão “Circo da Fórmula 1” vem se adequando cada vez mais ao esporte.

Stevan
Stevan
Reply to  Alvir Luiz
10 anos atrás

Boa! Acho a idéia boa, porém por ser em Abu Dahbi torna-a uma merda! Estão supervalorizando uma merda de circuito.

Pétrison Rocha
Pétrison Rocha
Reply to  Stevan
10 anos atrás

é exatamente o que eu penso. tão dando um peso enorme pra uma corrida sem tradição e que é sempre uma bosta.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Acho que o #0 deveria ficar com Massa, lembrando os tempos do Damon Hill.

Não teve outro piloto à correr com o #0 na história, teve?

Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

Acho que foi só o Hill mesmo! A Williams podia usar o #1 em 93 (título Mansell) e 94 (título Prost), mas os campeões se aposentaram e ele foram de #0 e #2.

Pena que não dá pra ser zero. Já anunciaram que é de #2 a #99.
O Cacá Bueno não vai poder correr por lá…..

JONAS
JONAS
10 anos atrás

O duro é dar tanto valor para aquela merda de GP que é Abu Dhabi. Interlagos, com as suas imprevisibilidades, poderia valer o dobro.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
10 anos atrás

Grande merda esses numeros. Alguém liga de verdade pro numero? Serve pra alguma coisa o numero na F1?

Fora que a Ferrari e McLaren serao donas dos numeros, darao um jeito de fazer os pilotos “desistirem” dos numeros.

Rosberguinho seria o 24 se ele fosse brasileiro, sem duvida.
Hamilton será 99 pelo ego
Vettel abrirá mao do numero 1 e colocará um 666

Pontuacao dobrada em Abu Dabhi, onde ninguem passa ninguem? Faz isso em Interlagos, Monza, Austin entao carai!

Norson Botrel
Norson Botrel
10 anos atrás

Levando-se em conta que o Vettel tá fixo no #1…
O conceito de dobrar a pontuação da prova final lembra o Chase da Nascar, embora em menor grau. Não acho que isso seja o problema, a pista onde isso vai acontecer é o problema.
Sobre a numeração fixa, outra ideia clássica do automobilismo americano.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

o patrocinador quem vai escolher nr p piloto ou uma jogada de Marketing p algum produto. Nr fixo durante varios anos, não acredito…

Sandro
Sandro
10 anos atrás

chutometro:
Red Bull: 1 e 2.
Mercedes: 3 e 4.
Williams: 5 e 6.
McLaren: 7 e 8.
Lotus: 11 e 12 e/ou 15/16.
Ferrari: 27 e 28.

outras escuderias:
Sauber: ?? e ??.
Force India: ?? e ??.
Toro Rosso: ?? e ??.
Caterham: ?? e ??.
Marussia: ?? e ??.

Sandro
Sandro
Reply to  Sandro
10 anos atrás

E se for patrocinado pela 7 Eleven…
… os numeros serao obviamente 7 e 11! :p
E isso ja aconteceu na Indy.
E alguns eventos esportivos iniciando-se as 7h11 da noite…. :p

Luciano
Luciano
Reply to  Sandro
10 anos atrás

Ótimo. Acho que as equipes tem que ter os números fixos, não os pilotos.

edubassan
edubassan
10 anos atrás

De bate pronto me ocorrem a numeração abaixo:
Vettel 1… até se aposentar;
Kimi 7… Jack Daniels;
Alonso 10… pq se acha;
Hulkberg 13… o azarado;
Rosberg 24… Uiuiui;
Maldanado 66… demônio;
Button 69… Mmmm Michibata!!!

edubassan
edubassan
Reply to  edubassan
10 anos atrás

“… me ocorre…”

A.Vandelay
A.Vandelay
Reply to  edubassan
10 anos atrás

Muito bom.

MICHAEL
MICHAEL
10 anos atrás

Raikkonen 51

Eder
Eder
10 anos atrás

achei ridicula a pontuação dobrada na ultima rodada. o que a ultima prova tem de especial ? se fosse pra dobrar a pontuação que fosse em Monaco.

david Oaks
david Oaks
10 anos atrás

Abu Dhabi deveria valer era a metade dos pontos, e não o dobro.

José Brabham
José Brabham
Reply to  david Oaks
10 anos atrás

Perfeito!

César
César
10 anos atrás

Rosberg 24
Raikkonen 51
Massa 13
Vettel 1

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Alguém tem que pegar o 88. Mais dois traços e já tem um carrinho para virar marca.

Marcio Vieira
Reply to  gustavo maia
10 anos atrás

88 deveria ser proibido. 88 é um número muito usado por nazistas, é o HH = Heil Hitler

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Marcio Vieira
10 anos atrás

ixi, desconsidera.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  gustavo maia
10 anos atrás

Só se Hitler fosse francês: Huit Huit.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Contagem regressiva para o Rubinho postar um foto do número do cart dele, lembrando que gostaria de ter usado nesse sistema novo. 3, 2,1…

Lars
Lars
10 anos atrás

Poo, mas logo em Abu Dhabi?!? Oremos pro último GP das temporadas seguintes serem em circuitos melhores..

Affonso
Affonso
10 anos atrás

Gostei da ideia!!!

Agora, na prova de Abu Dhabi, a prova deveria ter uma duração de 500 km, em vez dos 300, 310 km’s atuais.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
10 anos atrás

Gosto não se discute, mas achei tudo uma merda. Não vai ser nada isso que vai me fazer curtir mais a F-1. Quero ver é disputa de freada, ultrapassagem na coragem e na técnica (e não na asa móvel), quero ver mais gente ganhando corrida. Menos botões no volante e menos ajudas eletrônicas.
Os números, tanto faz, a gente nem vê mais nos carros atuais. E esse artifício de contar em dobro a última também não tem nada a ver. Parece a Estoque, inventando bobagem.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Alvaro Ferreira
10 anos atrás

Disse tudo. Concordo totalmente. Vi algo sobre isto aqui no Blog, creio que do próprio Flavio Gomes. Uma ideia que achei interessante foi acabar com o contato por radio durante a corrida.

Marcelo Dalbelles
Marcelo Dalbelles
10 anos atrás

pontos dobrados , o campeonato virou game show de TV, não importa o que vc faz, a última prova decide tudo.
Sem falar que a última prova não tem nada de especial
ridículo isso, acabem com as bichices dos pneus e deixem os caras se pegarem na pista sem chatice de pit stops e pronto!

Alex Martins
Alex Martins
10 anos atrás

Mas do que adianta números fixos se é impossível de vê-los nos carros?

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Alex Martins
10 anos atrás

mais na camiseta, no boné, no site, no adesivo, na latinha de cerveja dá para ver.

Rodrigo - CPQ
Rodrigo - CPQ
Reply to  Alex Martins
10 anos atrás

Pelo que disse o Fábio Seixas, os números terão maior exposição: “Outra mudança bacana foi a adoção de números fixos, e maiores, para os pilotos”.

Diego
Diego
10 anos atrás

Podem falar que é injusto uma corrida valer o dobro, mas aquele esquema de descarte que tinha antigamente era bem pior.

Gostei das mudanças.

Ricardo Fulgoni
Ricardo Fulgoni
10 anos atrás

Eu teria gostado da pontuação dobrada na última prova se esta não fosse em Yas Marina… Dar pontuação dobrada para uma corrida naquele estorvo é sacanagem…

hausensson
hausensson
10 anos atrás

Que?!
Um carro com o 11 e outro com o 65? numa mesma equipe?
Desculpe a expressão, mas cagaram na historia da categoria!!

muda de nome tambem: Formula UNNO!

Essa estragou meu dia…..

Matteoni
Matteoni
10 anos atrás

Vettel: ∞

Alonso: 2

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

Aprovei a pontuação dupla, pois vai deixar a ultima carrera mais atrativa! Qto aos numerais, penso que pouco importa pra nosotros, pois ninguém mais enxerga-os nos carros!

Dyego
Dyego
10 anos atrás

Alonso 27
Kimi 28
Vettel 1
Massa 13
Hamilton 12
Button 5

Rafa
Rafa
10 anos atrás

Eu curto E compartilho! mandarem bem

Alexandre Nascimento e Silva
Alexandre Nascimento e Silva
10 anos atrás

#1 Vettel
#13 Ricciardo

#12 Hamilton
#6 Rosberg

#3 Alonso
#27 Raikkonen

#35 Grosejan
#70 Maldonado

#55 Button
#99 Magnussen

#21 Hulkenberg
#25 Perez

#31 Gutierrez ou #70 Sutil
#12 Nasr

#19 Verne
#28 Kvyat

#8 Massa
#18 Bottas

#45 Bianchi
#50 Chilton

#20 Pic
#36 Garde

Se acertar algum além do #1 tá bom!

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
Reply to  Alexandre Nascimento e Silva
10 anos atrás

Massa sempre correu com o 19 desde os tempos de Kart!

Alexandre Nascimento e Silva
Alexandre Nascimento e Silva
Reply to  Rodrigo Deliberali
10 anos atrás

Grato pela informação Rodrigo Deliberatti e a você Sandro que tenha entendido apenas como uma bem humorada brincadeira supersticiosa com estes números.

Sandro
Sandro
Reply to  Alexandre Nascimento e Silva
10 anos atrás

numero 13 na F-1 foi raridade; pura supersticao!

Adriano Santi
Adriano Santi
10 anos atrás

Então quer dizer que um quarto lugar em Abu Dhabi vale só um ponto a menos que uma vitória em Spa, Mônaco, Monza, Silverstone… ah, vá. Com as mudanças mecânicas e aerodinâmicas dos carros de 2014, esse tipo de artifício nem parece necessário. É uma reação óbvia e exagerada ao domínio da Red Bull (assim como a mudança de pontuação em 2003 foi uma reação ao domínio de Schumacher e da Ferrari). Isso dá um peso desnecessário (e, sinceramente, desmerecido) à última corrida e penaliza a regularidade.

Se for para mudar as regras, porque não abolir os pit stops obrigatórios? Se um piloto achar que dá para ir a corrida inteira com os mesmos pneus, porque não deixar? Poderiam também abolir o DRS já que a aerodinâmica ficará mais simples e não haverá mais tanta turbulência para o carro que vem atrás.

Maurício Fregonesi Falleiros
10 anos atrás

Acho ótima a ideia da pontuação dobrada na última etapa. Com isso, os postulantes ao título vão ter que meter as caras e ir pra cima na decisão, praticamente extinguindo a ideia de fazer uma corrida burocrática para ganhar o campeonato.

Valente
Valente
10 anos atrás

Mais uma resolução que a F1 resolve aplicar após a IndyCar o fazer muito antes.

Eu sei que não cabe aqui uma comparação, mas é fato que essas medidas existiam na Indy Car bem antes que na F1.

Senão vejamos:
– uso da bandeira amarela e “safety car”
– uso de identificação colorida nos pneus para visualizar o composto utilizado
– uso de motores V6 como forma de minimizar a poluição (e ainda bi turbo)
– agora a liberação dos números dos carros em formato permanente

Ainda tem alguns ítens obrigatórios na IndyCar que eu não sei se são mandatórios na F1:

– dispositivo “hats off” now capacetes dos pilotos: bolsa inflável para auxiliar na remoção
– “theters”, que são cabos de aço que prendem a ponta de eixo no chassis do carro evitando que a roda seja lançada longe em caso de acidente aonde exista a quebra de suspensão.

Só está faltando agora utilizarem combustíveis híbridos até chegar a 100% etanol.

gustavo maia
gustavo maia
Reply to  Valente
10 anos atrás

os tethers são obrigatórios.
etanol também seria se o Brasil tomasse de conta da estória, e colocava logo o #51

José Brabham
José Brabham
Reply to  Valente
10 anos atrás

HANS. Também

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Os números nos carros, se fossem em código de barras, não fariam a menor diferença. Ninguém enxerga nada, mesmo.

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Não gosto de pontuação dobrada. Porquê? por acaso um GP por ser o último da temporada é mais importante que os outros?
Acho que uma rodada dupla seria mais interessante.

Toninho F1
Toninho F1
10 anos atrás

Não deveriam mexer em nada! Os números pouco importam até porque a gente não consegue ver. Pontuação dobrada na ultima prova vai ser uma questão sorte/azar e portanto injusta!

Mauricio Von Abel
Mauricio Von Abel
10 anos atrás

Gostei muito… só acho uma pena ter pontuação dobrada numa corrida tão chata quando a de Abu Dhabi.

Mauricio Von Abel
Mauricio Von Abel
Reply to  Mauricio Von Abel
10 anos atrás

quanto*