O SOM AO REDOR

SÃO PAULO (só ouça) – O vídeo que o Mauro Santana mandou é precioso. Trata-se de um teste em Nogaro, 1987, com Williams, Tyrrell e Lotus. Só. Entre os pilotos andando, Senna e Mansell. Imagens muito raras. E o ronco desses motores… Olha, podem inventar o que quiserem. Os motores do fim dos anos 80 eram os mais… musicais. Muito interessante tudo, o público, a estrutura de box, o “amadorismo” de tudo.

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Manfred W.
Manfred W.
10 anos atrás

O título da matéria da revista Placar era “Carro amarelo,piloto maduro”.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Hoje o som parece um zumbido de mosquito, agudo pra cacete. Ao contrário do ronco grave desses motores…

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Ah, e se o título do post fosse traduzido, daria uma rima legal…

J
J
10 anos atrás

É ronco de motor que lembra isso aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=gXkGSc6d0xQ

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Que diferença de tempo no engate das marchas para os carros de hoje.Quero
ver os turbos sendo reduzidos na borboleta.

Alberto
Alberto
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

O computador vai resolver isso, pode ter certeza…..

Alexey Karpov
Alexey Karpov
10 anos atrás

Aproveitando o clima de nostalgia, olha só o que meu colega, o “inquebrantável” Edir aqui da agência me passou agora a pouco: http://www.ideafixa.com/impreterito-do-automobilismo/
Deliciem se com as imagem. São demais.

leandrotullii
leandrotullii
10 anos atrás

o som destes motores do fim de 80, o som dos matra e da ferrari v12 até meados de 1990 são demais.

Thiago Sabino
10 anos atrás

O avião que passa no começo, é – curiosamente – um Mirage F-1 ( sim, seu nome é F-1 mesmo), raro exemplar da estirpe da Avions Marcel Dassault, que não possui o formato em delta. É um caça maior que os Mirage em delta ( III, V, 2000, etc), mas que não fez muito sucesso, ao contrário dos delta (ficou restrito à L’Armée de L’Air – Força Aérea Francesa).

E na pista, pelamor hein…. ou melhor, nos boxes: o Ayrton cozinhando dentro do carro ( hoje teria alguém com guarda-solzinho e tal), os Japas da Honda e seus computadores ali no calor da contenda, e as usinas V6 com essa sinfonia fantástica, principalmente nas reduções.

Incrível na aproximação, o motorzão cheio, e são só 6 cilindros com turbocompressor.

Quer dizer, se esse ano ficar uma merda, chamem a Kadron!

Uma dúvida aos amigos: Vi uns desenhos do Giorgio Piola, dos carros de 2014, e eles contarão com o duto de aspiração acima da cabeça do piloto. Os turbo – até 1989 – não tinham o duto, desde os Renault V6 até os Honda . É necessário haver o duto de aspiração, ou não?

Abraço!

Rafael Mafra
Rafael Mafra
10 anos atrás

Mais uma delícia de vídeo que venos aqui. Super legal.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  Rafael Mafra
10 anos atrás

Ops, vemos. Que venha 2014, só as declarações de Massa e Button já uma certa adrenalina sobre 2014.

Reinaldo Silveira
10 anos atrás

Simplesmente do cacete!

Tudo legal, a estrutura, a simplicidade, os motores altamente musicais. Além de Mansell e Senna na pista.

Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com

Tom
Tom
10 anos atrás

O avião no inicio do vídeo parece que é um Mirrage

Nathan
Nathan
10 anos atrás

Fala FG olha essa que demais: http://www.pt6nation.com/en/articles/article/history-the-pt6-colourful-past/

Pra quem gosta de história, aviação e carros de corridas.
Te mandei no twitter também! Vale a pena dar uma olhadinha!

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Cada puntataco!!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alberto
10 anos atrás

Alberto, isso também me chamou a atenção. São bem diferente as reduções de marcha: pisar na embreagem e freio e subir os giros do motor ao mesmo tempo… O som realmente é sensacional!

Alberto
Alberto
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

É Fantástico!

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
10 anos atrás

Os anos 80 sem dúvida foram os melhores anos da F1.
Graças a Deus tive o prazer de acompanhar nessa época.

O que gritava essa usina turbo comprimida era brincadeira!!
Que som!!

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Das antigas…. e o cri-cri dos grilos aos 4min…. só cortado pelas embrulhadas das reduzidas lindas. Impossível não sentir falta.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Duas coisas:

1- O som dos motores era de, como posso dizer… de motor mesmo. Cara, coisa mais linda.
2- Hoje em dia não sabem porque a categoria está se tornando financeiramente inviável. A simplicidade é a solução. Imagina, hoje em dia, quanto custaria para 3 equipes médias testar “em campo”, com toda a estrutura atual?

Jose Brabham
Jose Brabham
10 anos atrás

Os Williams eram Honda e a Lotus ia de Renault. Ambos 1.6 cc, V6 e turbo. Nada muito diferente do previsto para 2014. Por isso acho essa polemica toda do som dos motores ano que vem uma viadagem boba.

Alexey Karpov
Alexey Karpov
Reply to  Jose Brabham
10 anos atrás

1,5L V6 Turbo

José Brabham
José Brabham
Reply to  Alexey Karpov
10 anos atrás

Verdade… Eram 1500cc. Mas não muda o raciocínio…

JP
JP
Reply to  Jose Brabham
10 anos atrás

Lotus já não era Honda em 87, não?

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  JP
10 anos atrás

Era Honda sim, tá cheio de japs ali por perto, além do “Honda” estampado na carenagem do motor e na tampa das válvulas do motor.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  JP
10 anos atrás

Já. Era o Lotus 99T.

José Brabham
José Brabham
Reply to  JP
10 anos atrás

Sim. Lotus era Honda em 87. Minha memória estava ruim ontem, rsrs…

Leo
Leo
Reply to  JP
10 anos atrás

Já era Honda. Cheio de japa em volta do carro.

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
10 anos atrás

Ronco lindo!!,

Agora que maldade, aos 1,20 flagraram o moço dando uma unhada no asterisco, ri o resto do vídeo todo!!,

Walter
Walter
Reply to  Junior Ribeiro
10 anos atrás

Ri… muito !!!!!!!!!!!!!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Junior Ribeiro
10 anos atrás

Acho que o “moço” era o Peter Warr. Só o team principal da Lotus, à época… Muito engraçado mesmo!

Alexey Karpov
Alexey Karpov
Reply to  Junior Ribeiro
10 anos atrás

Huahahahahahaha… Nunca tinha ouvido “unhada no asterisco”. Parou tudo aqui no meu trabalho…
Agora, o ronco desses carros era de fato algo maravilhoso. Os V8 de hoje não chegam nem perto, e mais, não são tão mais velozes quanto se imagina.
Lembrem-se: Piquet venceu o campeonato de 83 a bordo de uma Brabham, o Bt52 que era equipado com um motor BMW 1.5L Turbo de quatro cilindros contra os V8 3.0 L e contra os V6 Turbo 1.5L.
Ou seja levo fé nos V6 1.6L Turbo do ano que vem e poderemos sim ter um campeonato surpreendente em 2014.
Uma pena também não voltar o reabastecimento. Seria um componente à mais.
Agora um bônus. O Brabham Bt52 em Goodwood com o Piquet Pai. Mas é só um passeio.
Abraços.

Leo
Leo
Reply to  Junior Ribeiro
10 anos atrás

Hahahaha! Chorei de rir com esse “unhada no asterisco”…

Victor
Victor
10 anos atrás

Espera um pouco…você está me dizendo que, na década de 80, quando o dinheiro era mais escasso que hoje em dia, as equipes…testavam? Que mundo maluco!

Dyego
Dyego
Reply to  Victor
10 anos atrás

pois é, cara… e com essas regras ridículas a F1 foi ficando chata..

será que “profissionalizaram” tanto a F1 que a categoria faliu??

cada vez mais perco a tara nessa categoria..

Hein?
Hein?
Reply to  Victor
10 anos atrás

Sim… Mas não se gastava tanto nestes testes, pois não havia viadagem. Provavelmente o próprio piloto fazia o cafezinho e boa! Sem assessor de imprensa, sem personal trainer, etc, etc, etc…

Tiago Starke
Tiago Starke
Reply to  Hein?
10 anos atrás

Legal foi ver os caras serrando o carro no início do vídeo! Pelo jeito tinha algum ajuste sobrando haha

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Victor
10 anos atrás

Ao contrário, na década de 80, época em que a grande maioria dos principais patrocinadores eram marcas de cigarro, o dinheiro não era escasso não. A tecnologia é que não era tão cara, havia dinheiro pra se testar onde quisesse. Foi nessa época que o dinheiro começou à jorrar nas garagens das equipes, proporcionando as mais diversas invenções que o dinheiro podia proporcionar. A fibra de carbono, por exemplo, foi introduzida nos F1 nos anos 80, imprescindível nos dias de hoje. Todos os donos de equipe devem sentir muita saudade da grana daquela época.

Dyego
Dyego
10 anos atrás

Piloto tinha que ter braço e cunhão de aço!! Segurar uma máquina dessas no câmbio manual não é mole.
E que ronco é esse!! pqp…

Michel Matos
Michel Matos
10 anos atrás

Fantástico o vídeo! Realmente uma preciosidade! Dá pra notar o modo como a Williams de Mansell e a Tyrrel eram guiadas! O motor da Williams parece mais potente, mais “nervoso”! A tocada mais agressiva de Mansell… Muito bom!!!

Mauro Batera
Mauro Batera
Reply to  Michel Matos
10 anos atrás

Williams Honda Turbo V6, e a Tyrrelll Ford DFZ V8 Aspirado.

Inclusive, A Tyrrell levou o troféu Colin Chapman para a melhor equipe com motores aspirados, e o Jonathan Palmer(Tyrrell) levou o troféu Jim Clark para o melhor piloto dos que correram com motores aspirados.

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

Esse ronco da Williams me lembrou bastante o da Ferrari que o Flávio postou ontem! Estou ansioso para o ano que vem!

Thiago
Thiago
Reply to  Mauro Batera
10 anos atrás

Então é por isso que a Williams do Mansell fazia um zunido nas acelerações e o Tyrrell não. Muito bom!