VIRGIN DO E

SÃO PAULO (está crescendo) – A Virgin é mais uma das equipes formadas, batizadas e anunciadas como participante da Fórmula E, o campeonato de monopostos elétricos que começa no ano que vem. E que termina em 2015. A primeira temporada da F-E vai de setembro a junho, estilo futebol europeu, com corridas previstas para a Argentina, o Uruguai e o Brasil. Esta, no Rio — não sei onde, mas será de rua, certamente.

A lista dos times que pretendem participar da categoria está aqui. Além da Virgin, outro nome que esteve na F-1 é o da Super Aguri.

Goste-se ou não dos carrinhos elétricos, fato é que se abre um novo mercado para pilotos sem vaga nas categorias de ponta de monopostos. E a F-E está nascendo forte, bem estruturada, com empresas importantes envolvidas no projeto. E todo apoio de Jean Todt, presidente da FIA, até porque seu filho Nicolas está na brincadeira.

Quem vocês acham que vai correr na F-E?

virgine

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
10 anos atrás

Não sei se o Lucas Di Grassi já tem contrato com alguma equipe da F-E, mas se não tiver, depois de ter sido garoto propaganda por todo esse tempo, vai ser muita sacanagem com ele…

Luis
Luis
10 anos atrás

Essa Fórmula E tem cara de que veio para concorrer diretamente com a Indy. Seguindo sugestão de pilotos, seria um bom lugar para abrigar o Antônio Félix da Costa, o Adrian Sutil, e até mesmo o Felipe Nasr.

Claudio Chacal
Claudio Chacal
10 anos atrás

Essa história do torque imediato dos motores elétricos pode tornar a coisa bem interessante…esses carros tendem a ter a final baixa (desses aí é limitada a 220km/h) mas tracionam um bocado. Se colar, pode mudar até o padrão dos traçados, dispensando retas longas – ou seja, poderão correr em “kartodromão” e mesmo assim dar corrida boa.

Para ter uma idéia, um texto sobre a participação de uma motinho elétrica da Zero em uma corrida longa para motos pequenas:

http://www.motorcycle.com/events/electric-boogie-record-books

Os caras mencionam que, mesmo economizando bateria, ela deixava as cinquentinhas, 100cc e 125cc para trás nas retas curtinhas do kartódromo.

É de se pensar…

Ivandro Correa
Ivandro Correa
10 anos atrás

Parafraseando Vettel:
“Acredito que os carros precisam ter cheiro e som”
Essa é minha opinião e ponto!

Marcus Simões
Marcus Simões
10 anos atrás

Pilotos? Só vai dar foguete molhado.

Deni Williams
10 anos atrás

Vai ter reabastec… digo… carga rápida nas paradas?

Dyego
Dyego
10 anos atrás

Fiquei curioso quando ao “ronco” desses carros e procurei uns vídeos no youtube.com..
Pqp, parece um monte de moscas no pé do ouvido… o “ronco” (que não existe) é péssimo!!
Sem condições…

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Imaginem a transmissão de uma corrida dessa categoria, só se ouvindo a voz do narrador e comentarista, já que mal dá pra ouvir o “ronco” do motor da F-E.

Já pensaram nisso? preferem Galvão Bueno, Luis Roberto ou Cleber Machado?? Talvez Luciano do Valle?

“Tudo isso” sem o ronco de um motor abafando ou “ao fundo”.

SONO.

Peter Perfeito
Peter Perfeito
10 anos atrás

hahahaha…

Quem mais? Rubens Barrichello! Isso se ele já não está na Europa numa hora dessas tratando de procurar(se oferecer apara) uma equipe…

Vai que é tua Barrica!!

kkkkkkkkkkkkkkk

ALEX B.
ALEX B.
10 anos atrás

Usain “lighting” Bolt???

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  ALEX B.
10 anos atrás

Ooooopppss! “Lightning” Bolt

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  ALEX B.
10 anos atrás

deixa quieto, o ato falho tem explicação… você deve ter usado uma camiseta laitin bolt na vida.

http://caldasdarainha.olx.pt/t-shirt-lightning-bolt-circuito-esperancas-1995-iid-432862202

MARCIO
MARCIO
10 anos atrás

A Qualcomm esta envolvida > Auttotrac > Nelsinho Piquet ?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Formula E é o futuro, e quem sabe um dia será preliminar da F1,
( E vai pegar com certeza, será um autorama gigante )

Francis
Francis
10 anos atrás

Quem vai correr? Todo e qualquer piloto que não entrou na OLX.

Mateus
Mateus
10 anos atrás

Por que não Schumacher?

Robson Leandro
Robson Leandro
10 anos atrás

Não sei, mas acho que essa Fórmula E é igual aquele campeonato de carros de clubes que eu nem sei se ainda existe ou aquele outro que tinha só pilotos veteranos. Ou seja: não vai dar em nada…

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
Reply to  Robson Leandro
10 anos atrás

Com certeza…

No Rio… Ha… tá bom!

Dyego
Dyego
Reply to  Robson Leandro
10 anos atrás

é um pretexto pra FIA “gastar dinheiro”.

Böemer
Böemer
10 anos atrás

Acho o maior barato… e na verdade, gostei do barulho do motor, tem jeito de nave espacial. Já tô na torcida pela super aguri.

Lucas
Lucas
10 anos atrás

A Renault não vai entrar esses projeto?

O Carlos Ghosn vive reclamando que a F1 não serve como laboratório pro desenvolvimento de tecnologias aplicáveis em carros de passeio. Deveria apoiar a F-E, então, que certamente pode ser útil na construção de carros elétricos!

Dyego
Dyego
10 anos atrás

Carro de corrida sem cheiro de gasolina e ronco de motor não é carro de corrida, simples!
Não acredito que essa presepada tenha vida longa..
A FIA certamente vai soltar a maior grana agora, e dpois que ver que coisa não emplacou, vai pular fora.
Ahh, pilotos? Di Grassi, Koba Mito, Heikki, Razzia, Kazuki Nakajima, Heidfield… e mais alguns sem mta grana que andam vagando por aí no mercado.. Possivelmente façam algumas etapas.
Barrichello?? Se ele não cair na Catheram, quem sabe…

Daniel Patricio
Daniel Patricio
Reply to  Dyego
10 anos atrás

Bruno Senna, Robert Kubica,..

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Daniel Patricio
10 anos atrás

…Mark Webber, Jaime Alguersuari, Alvaro Parente, Felix da Costa, Nicolas Prost, Takuma Sato, Vitaly Petrov, Sebastien Buemi, Paul Di Resta, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne…

Jaime
Jaime
10 anos atrás

Quem vai correr eu não sei. Mas tem ex-mecânico da BMW com bastante experiência na F-E. Em 2008, ele já atuava! Óia aqui: http://flaviogomes.warmup.com.br/2008/07/da-choque/

sandro
sandro
10 anos atrás

Pietro Fittipaldi

Thiago Moyses
Thiago Moyses
10 anos atrás

Parece o carro do Speed Racer. Quem sabe as pistas tenham loopings e os carros possam futuramente dar pulos.

David Santos
David Santos
10 anos atrás

O desenho desta Formula E é lindo! Talvez o tio-Bernie antevendo a derrocada (sobretudo financeira) da nossa F1, já esta providenciando o seu substituto.

Tulio Menegoni
Tulio Menegoni
10 anos atrás

Muito interessante deve ser a diferença na pilotagem de um carro de corrida elétrico de alto desempenho. A disponibilidade imediata de torque deve mudar bastante a tocada.

PedroL
PedroL
10 anos atrás

Vai ser bacana acompanhar essa nova categoria, com o apelo sustentável que a mesma apresenta, não tenho dúvidas que será um tremendo sucesso, principalmente com relação aos patrocinadores, escrevam ai.

daniel silva
daniel silva
10 anos atrás

E o Brasil querendo ser grande no mundo por que não cria uma equipe para participar deste campeonato? Empresa como a Eletrobrás poderiam ser patrocinadoras. O governo federal também poderia apoiar universidades ou empresas que desenvolvam novas tecnologias e já recebem apoio de BNDES para participarem de uma equipe neste categoria.

Ricardo
Ricardo
Reply to  daniel silva
10 anos atrás

Daniel, esse país é governado por gente retardada mental, que tem um temperamento tão doentio que quando fica com raiva, pega laptop e joga na parede.

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

Equipes garagistas com conhecimento e experiência no automobilismo. Me lembrou um pouco a F1 dos (ou antes) anos 80.

Eduardo costa
Eduardo costa
10 anos atrás

Flávio,

Corrida de rua no rio:

Era um antigo sonho da prefeitura do Rio realizar uma prova internacional de automobilismo no aterro do flamengo e enseada de botafogo.

Na época que isso começou a ser especulado, isso no segundo mandato do então prefeito César Maia, até um provável circuito foi apresentado, tendo o prefeito ido a Londres para encontrar com Bernie Ecclestone. Na época, Algumas pessoas – roda de amigos, nada além disso… Não sou jornalista para ter fontes – diziam que a visita a Bernie não tinha a ver com uma corrida de automóveis no Aterro/enseada mas sim com a candidatura da Cidade do Rio de Janeiro aos jogos panamericanos. Outros ( Idem… Roda de amigos) afirmam piamente que foi sim para trazer uma corrida para o Rio, como se fosse um GP de Mônaco em terras brasileiras ( um pouco de teoria da conspiração aqui ou alí, mas não restam dúvidas que o visual seria absurdamente bonito).

Mas isso tudo esbarra num problema: o aterro do flamengo é tombado pelo IPHAN e as alteraçoes necessárias para instalação de um complexo esportivo do porte de uma competição “padrão FIA” seriam de pronto ou negadas de pleno direito ou colocadas em análise até que fossem dadas as garantias necessárias que nenhuma alteração ocorreria na área tombada. Não alterar implicaria em não construir boxes e paddock… Como colocar instalações provisórias em padrão FIA, então, seria o desafio.

Um segundo desafio para a área do Aterro do flamengo é que ela é, em grande parte, uma área extremamante residencial e de grande fluxo de automóveis de segunda a sexta. Nos finais de semana parte do aterro até é interditado para lazer da população e para eventos esportivos de pequeno porte, mas não o suficiente para uma competição Autombilistica ( obs.: a título de exemplo, os eventos promovidos pela shell com a ferrari e pela petrobrás com a williams foram realizados num final de semana de aterro fechado, como de praxe, e já foi um tumulto terrível).

Lá tb tem suas vantagens, os bairros da zona sul próximo ao aterro, sem exceção, tem estações do metro ( cinelandia, glória, catete, largo do machado, flamengo e botafogo) e uma razoável oferta de vagas de estacionamento (incluindo aí o centro do Rio) muitas linhas de ônibus… Mas isso não basta.

A organização e limitação de acesso deverá ser fundamental, com diversos pontos de controle, impedindo que aqueles que não tem ingresso ou não comprovadamente more ou trabalhe na região cheguem na área do evento. Mas por que isso? Vc lembra daquelas corridas aéreas da RedBull? A que foi realizada no Rio levou mais de um milhão de pessoas ao aterro. O melhor que deu para fazer foi ir para o Santos Dummont para assistir a decolagem. Foi um inferno… Ok, foi um evento gratuito, sem postos de controles e isso – um milhão de pessoas – ficou marcado como um publico récorde para um evento esportivo.

Bem, mas do que adianta falar isso tudo … Corrida no aterro só se o IPHAN – a muito custo – autorizar. Portanto, não me surpreenderia se ao invés de aterro, a pista provisória fosse montada na Barra da Tijuca, especificamente na avenida das américas, entre o Barrashopping e o Extra. A Barra é a queridinha do atual prefeito e do atual governador e qualquer alteração necessária não penderia, salvo melhor juízo, de autorização do IPHAN.

Mas isso só se confirmará quando for de fato anunciada a data e local da prova. Como carioca torcedor de Automobilismo – independente de carros e de pilotos, gosto de corridas – gostaria muito que a corrida fosse no aterro, dada ser aquela orla a mais bela do Rio. Mas como cidadão carioca, seria menos impactante que a corrida fosse realizada na Barra da Tijuca. Como cidadão revoltado, a corrida deveria ser no autodromo de jacarepaguá e sua excelente pista, onde fui as tres ultimas corridas da F1, todas da Indy, todas do mundial de motovelocidade e diversas da stock (pista antiga e pista nova), onde cheguei a andar de kart no antigo kartódromo (saudades… Mas fiquei gordo e alto demais para seguir), mas eis que o mesmo Cesar Maia que quis trazer a F1 para aterro foi quem deu início a mutilação da pista com o parque aquatico, arena de poliesportiva e velódromo…. Depois veio o Paes que “desligou os aparelhos” e matou o então moribundo automobilismo carioca em pról das olimpiadas, ai fudeu tudo! não que aas olimpiadas seja um evento menos importante, mas na mesma Jacarepagua e na mesma Barra da tijuca há área suficiente para montar o complexo esportivo

Abs,

Norson Botrel
Norson Botrel
10 anos atrás

Certamente, o Rubinho vai querer uma vaga.
Eu acho que podia ser uma categoria com aqueles caras que até podiam estar na F1, mas não estão: Sato, Sutil, di Grassi…

Ricardo Herrera
Ricardo Herrera
10 anos atrás

Não sei se me acostumo com corridas sem o ronco de um belo motor a gasolina.

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
10 anos atrás

Kobayashi, Frijns e Kubica, só pra realizar meus sonhos, por favor.

Já pensou se os carros nao conseguem terminar a corrida por falta de bateria? O carro eletrico dessa potencia também é ainda um perigo pouco dominado. Lembram-se do que aconteceu com o box da Williams apos a vitoria do Ruimdonado em 2012? Estou dramaticamente voltado à tragédia hoje.

Mas reitero meu apoio à categoria, e vou tentar assistir uma das corridas pelo menos. O calendário “sul-hemisferiano” também parece bom pra ter algo pra ver na pista enquanto as outras categorias estarao na silly season.

Antonius
Antonius
10 anos atrás

Super Aguri no grid? Achei alguém pra torcer (ou passar mais raiva!).

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Seria ótimo correr.

Me baseando em um post seu de uns meses atrás, dirigir um carro de corrida é sempre bom… qualquer carro de corrida.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Cada dia gosto mais disso!

Leandro Alves Rezende
Leandro Alves Rezende
10 anos atrás

Flavio,

O Lucas Di Grassi é certo porque além dele ser piloto das quatro argolas, as quatro argolas também vai ter um time dela na Formula E, nem precisamos dizer para quem vai sua torcida.

Lembrando que devemos ter pilotos americanos, porque o time da Andretti também está no páreo.

Segue abaixo o link das equipes da Formula E.

http://www.fiaformulae.com/teams-and-drivers

Abs,
Leandro Rezende

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Leandro Alves Rezende
10 anos atrás

E a Dams, time que era fortíssimo na época da F3000, em parceria com um tal de Alain Prost. Alguém conhece? Dá pra pensar no Nicolas Prost como piloto

David Santos
David Santos
Reply to  Leandro Alves Rezende
10 anos atrás

Kro Leandro! Vc tem informação se esta categoria será transmitida em tv aberta ou paga?

Alexandre Rangel de Jesus
Alexandre Rangel de Jesus
10 anos atrás

Bom, falando de pilotos, Lucas Di Grassi já é dado como certo, Bruno Senna é um posssível candidato também.

Alexandre Rangel de Jesus
Alexandre Rangel de Jesus
10 anos atrás

O visual do fórmula E é bem interessante e bonito e rebato as muitas críticas que ele vem recebendo quando ao ronco dos motores e tudo mais, infelizmente as pessoas tendem a compara-lo com a F1 o que não é correto, pois não veio para substituir e sim para somar além do que carros elétricos são o futuro.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

No momento que estou escrevendo este não tem nenhum comentário publicado ainda…

Mas acho que 9 entre dez vai citar o o Sr. Barrichello não???

Marcelo D.
Marcelo D.
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Pode ser que ele nao corra, mas que vai se oferecer pra correr, isso vai…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Marcelo D.
10 anos atrás

Concordo Marcelo…rsrs

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Nelson Barreiros Neto
10 anos atrás

Só se ele montar uma equipe dele, própria.
Barrichello…que piada.

askjao
askjao
10 anos atrás

O carro é um misto de indy com aquela willians de bico feio pacas.

Antonius
Antonius
Reply to  askjao
10 anos atrás

“Williams”, por favor, nos xingue direito.
O bico a que você se refere (“walrus nose” = nariz de morsa) é o do FW26 de 2004.
E, não.
Não era feio.
Feio era o trio que pilotava: gorducho, orelhudo e genérico. Isso era feio!

Aliandro Miranda
10 anos atrás

E os carros andam muito. Segundo o site oficial da categoria, podem chegar a 220km/h, velocidade esta limitada pela FIA. Ou seja, é capaz de que andem mais do que isso.

Não tem jeito, é o futuro. A categoria está nascendo forte e tem tudo para dar certo. Vai ser um jeito novo de correr, o regulamento prevê até pit-stops obrigatórios para… Troca de carro! Faz sentido, é mais prático trocar de carro do que trocar de baterias.

Diogo
Diogo
10 anos atrás

Acho que correm na F-E aqueles que perderam lugar ou não conseguiram chegar na F1: Alguersuari, Di Grassi, Valsecchi, D’Ambrosio, Petrov, Kobayashi…

paulo costa
paulo costa
10 anos atrás

Rubinho….

Geraldo
Geraldo
10 anos atrás

Primeira equipe? Creio que seja a nona equipe anunciada. É uma pena que nenhuma equipe brasileira tenha se inscrito, a Cesário (F3), a equipe brasileira do FIA GT ou quem sabe a equipe Fittipaldi poderiam se inscrever.

Aliandro Miranda
Reply to  Geraldo
10 anos atrás

Não tenho certeza, mas talvez o custo da Formula E seja maior do que os de fórmulas tradicionais, tirando a F-1, claro.

Edgar Bianchi Filho
Edgar Bianchi Filho
10 anos atrás

Com certeza o lucas , talves sobre ate para o Barrichello

Marcello
Marcello
10 anos atrás

Di Grassi recomeçando nos fórmulas??

Fabricio C Leite
10 anos atrás

Acredito que RB vai correr por lá.

Maurício Filho
Maurício Filho
10 anos atrás

Será no Aterro do Flamengo.

Sergio
Sergio
Reply to  Maurício Filho
10 anos atrás

Com certeza será o lugar mais seguro, afinal, eletricidade tem que ter aterramento.

Loreno Menegotto
Loreno Menegotto
10 anos atrás

Contagem regressiva para o aparecimento de motores eletricos/hibridos na F1…

Yuri Nehy
Yuri Nehy
10 anos atrás

O carro é feio pa carai, hein.

Parece um carro de Indy com bico tubarão e asa dianteira de protótipo…

Vai parece corrida de carrinho de controle remoto, promete ser interessante. Aposto que o nosso velho Barrica vai arrumar um esquema pra correr aí.

Marlo Lemos
Marlo Lemos
10 anos atrás

Rubens Barrichelo.