F14T
SÃO PAULO (quase deu) – Demorei um pouco para falar sobre a nova Ferrari porque preferi conversar antes com Gola Profonda, meu informante em Maranello. Não, ele não morreu, nem foi contratado por outra equipe, nem fugiu para o Egito. Segue firme e forte. Andava meio encostado, mas com a chegada de Raikkonen e de outro pessoalzinho aí, ganhou espaço novamente.
Gola ligou agora, começo da noite aqui, fim de noite lá. Usou um telefone público e, como de hábito, fez uma chamada a cobrar. Achei estranho, Gola, disse eu. Mas todos os carros estão estranhos, o nosso é o mais normal de todos, respondeu ele. Não achei não, esse bico parece um aspirador de pó, ou a cara de um bagre. Bagre?, perguntou Gola. Nem sei o que é isso. Nosso bico é absolutamente normal e regular. Só que antes da apresentação um segurança gordão sentou sobre ele e afundou um pouco.
Ah, disse eu. Entendi. Mas me diga, Gola, qual foi a grande prioridade neste ano? O Alonso reclamava de falta de grip, começou a responder meu informante, que é versado em assuntos técnicos. Sendo assim, procuramos fazer de tudo para melhorar a pressão aerodinâmica. Para isso, todo mundo sabe, só mesmo otimizando os fluxos de ar. Foi o que fizemos.
Mas e o segurança gordão, não estragou tudo?, perguntei. Não, achamos até que ficou interessante. Colocamos no túnel de vento e pode ser que a gente adote para a temporada toda.
Sei, disse eu, depois de uma pausa refletindo sobre o tema. E o Kimi, gostou?
Bom, continuou Gola, perguntamos a ele, claro, o que tinha achado. Ele riu da história do segurança e falou que achou feio o cocozinho pintado na lateral. Vai ser uma merda que nem esse cocozinho, disse o Kimi, e saiu para beber, gargalhando. O diretor de marketing do banco estava do lado e, agora, estamos tentando salvar o contrato. Fora isso, está tudo bem.
Se está tudo bem, boa sorte para a Ferrari, então. Ah, e notei o preto atrás, na pintura. Bem estranho, mas bonito. Embora os puristas, sempre, reclamem quando o carro não é todo vermelho.
O que acontece com os projetistas de Maranello? Parece que começaram o projeto pela traseira, vinham num design correto até que ao passarem da suspensão dianteira alguém pegou uma marreta e baixou a frente do carro na “pancada”. De 2011 pra cá só têm feito carros ridículos, além, claro, de muito ruins.
Ele parece o Airbus Beluga:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_Beluga
E a pintura em preta é pra esconder a traseira gorda, preto emagrece.
Marússia? Que falta de criatividade nas cores!
Esse bico é feio praca! Deveria ser proibido esse tipo de curva brochante! Rsrsrs
Mas o que importa é na pista. Carro bonito é aquele que ganha!
Demonstra vocacao pra Marussia…… + 20 anos de jejum.
Ornitorrinco!
Gosto não se discute, mas eu estava enjoado daquele bico “tubarão” que nasceu com Ken Tyrrel no século passado.
Até agora gostei de todos. Vamos ver qual deles funciona melhor na prática, para que tudo se ordene novamente dentro de um desenho predominante para toda a categoria.
Tomara que isso não aconteça, que todos funcionem a contento, dessa forma teríamos a F1 com os carros um pouquinho diferentes entre si.
olá…vcs repararam que o nome da ferrari lembra F I A T = F 14 T. Não é….
A pintura com o detalhe preto até que ficou bem interessante (é claro, esquecendo os patrocinadores horrorosos).
Agora o bico… cruz credo….
Prece que ia ser moderno, bonito, levantar mas…..
brochou !!!!!!!
Huahuahuahuahuahuahauhauahuahauahauahauuaau se o desempenho brochar também, danou-se 2014 !!!!!
O preto na pintura é pra confundir com a Marussia! Caso o carro só ande la atrás aí fica fácil desconversar: Não é o Alonso é o Bianchi!
Ferrari e Mercedes são os mais feios do grid!
Por enquanto ficou com E22 e C33.
Abs,
Horrivel pra caralho…
P.I.R.A.R.U.C.U.
Não precisa mais dos fiscais de pista para fazer a limpeza na pista depois de um acidente, F1 fazendo corte de custos com a Ferrari aspirador de pó.
O carro não é todo vermelho !
fiat 147… só vai enguiça esse ano.
Que bom ouvir noticias do Gola novamente. Nada melhor do que os relatos do pessoal do time, que participam do dia a dia das equipes. Pelo q estou vendo, Flávio consequiu muitos contatos este ano…
Esse bico é muito feio. Inacreditável como é feio. Não era a Ferrari que odiava o bico de ornitorrinco? Melhorou?
O desenho do carro é feio, mas abri o site achando que ia ter uma opinião do Flávio Gomes… tem horas que simplesmente não tem graça, nada.
essa cor preta, seria de propósito talvez pra esconder alguns segredos na construção do carro?!
Ficou bem legal o esquema da pintura. O nome trocadilho da (F14t) FIAT que duvido que tenha sido uma votação popular deveria ser F147. Fora a Ferrari, reparei que o bico “tomada” da LOTUS tem o lado esquerdo do bico menor visto na foto por cima.
http://www.f1fanatic.co.uk/2014/01/24/lotus-e22-first-picture/lotus-e22-2/
O bico da Ferrari está parecendo com o tamanduá azul daquele desenho antigo da DePatie.
Em cima!!
Sabia que me lembrava algo!! Você matou a charada!!
Sabe-se que o motor elétrico tem 300w, aspira pó e água, tem design robusto e vem nas versões 110v e 220v. Em breve nos maiores varejistas do Brasil. Espero que não ver aquele baixinho chato perguntando “quer pagar quanto?”
Vermelha, branca e preta: ficou muito mais bonita.
Foi só eu que achei essa pintura parecida com a da Murussia?
É FIAT mesmo, será que vai ter o mesmo desempenho??????
fiat 147.
O aerofólio dianteiro muito parecido com o do Benetton B191, de Nelson Piquet,em 1991.
Esse tubo/aspirador que chamam de bico.
Vai ter que ser muito rígido e forte ou vai acabar se partindo em várias corridas. Isso se não sair voando quando pegarem alguma zebra.
Não está com cara de que vai dar certo mas, imagino que tenham testado bastante. Então pode ser que dê.
É não tem jeito mesmo, antes eram carros lentos, agora são carros lentos e feios. Até agora o carro da Force India me parece o mais bonito, o da Sauber também não é ruim.
Lento?, o que é mais rápido que um f1? Não sabia que podia colocar virgula depois da interrogação ou exclamação, vivendo e aprendendo.
De longe, é feio. De perto, parece que está longe.
De longe é feio, de perto é muito mais feio…
FI4T = FIAT
O Comendador Enzo Ferrari dizia que carro bonito é aquele que ganha corridas… fica a torcida para que a F14T do “Alonso Eu não sabia” seja um verdadeiro desastre nos podiuns… pois é feinha de nascença… quanto a do Kimi… fica a esperança que seja linda de podiuns e titulos.
Imperador
Flavio, apenas um chute, mas a pintura preta na parte de trás pode ser uma tentativa de camuflar possíveis soluções aerodinâmicas, de refrigeração, etc…ou qualquer coisa que ajude à “otimizar o fluxo de ar”…
Preparem-se para o campeonato mais interessante dos últimos 10 anos. Incluindo alguns dos bons que tivemos recentemente! Estou realmente ansioso para ver a solução que o Adrian Newey vai implementar.
Não sou muito fã desse preto atrás, não. Mas tambem não é algo que incomode e é bom mudar um pouco, de vez enquando. Preferiria se pusessem branco no lugar do preto! A última Ferrari, completamente vermelha mesmo, foi a do Raikkonen e Massa em 2009. Que, pra mim, é um dos F1 mais belos que já vi!
Abrs, bom campeonato!
2008
2009 também… Ainda eram os dois pilotos citados, e a pintura era toda num vermelho, diria que ‘perolizado’.
Como disse o Gola, é carro mais normal de todos, para mim ficou bonita, preto e vermelho
A Ferrari até que ficou bonita.
Kapersky em fonte maior que Santander: sinal dos tempos.
De resto parece portal de internet: forrado de anúncios e pouco conteúdo por trás.
Negativo, tem santander no carro todo. Cocozinho e na asa.
fala meu querido Alez.
Muita Luz em 2014 para vc e sua familia !!!
agora…sera que este Feio 147/turbo/14… vai aguentar o pesado Pe do n1/147 Alonso… ???e do n2/147 Kimi ??? ou vai Fumar Geral ??? hahahaharsss no aguardo,vlaleu
Valeu, Prata! Em questão de beleza as flechas estão insuperáveis. Mas beleza não põe mesa. Abraço e Feliz 2014 pra, você também.
É impressionante como estão feios os carros desta temporada. Um horror.
Saudades dos anos 90 / 2000.
A ferrari está apelando até no nome. Fiat 147 – F14T.
A Red Bull deveria inverter na disposição/distribuição das cores e vir Vermelha com detalhes em azul, o inverso do visual atual.
Com um bom designer ficaria bem legal.
A Ferrari sempre vai ser vermelha, só que desta vez o ‘detalhe’ que normalmente é branco, é preto e maior.
Nunca vai sair disso mesmo.
cocozinho ???!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente foi muito infeliz a escolha deste logo pelo “bank” ,…..Realmente ficou uma ” mierda , shit, paska, merda”….
engracado que li rápido e enxerguei FIAT ao invés de F14T… coincidência?!
Parecia que iam fazer a Williams de 1993 e desistiram…
Se a idéia das frentes mais baixas era evitar as “decolagens” em caso de acidentes, com essas asas tão baixas como a da Ferrari, talvez surja outro problema igualmente perigoso. Elas podem funcionar como calço numa colisão por trás e fazer com que o carro que vem atrás entre debaixo do carro que está à frente. Já aconteceu uma vez na Indy, só não lembro com quem nem o ano. No caso na traseira preta da Ferrari, pode sugerir duas coisas, ou descobriram algo genial e a pintura ajuda a evitar que se vejam os detalhes nas fotos. Ou estão driblando o regulamento com algo ilegal e a pintura ajuda a esconder da mesma forma.
Comentário aleatório e bobo, mas só agora percebi que o nome F14T, quando nessa configuração de caracteres, pode ser lido como “FIAT”…
O Cara que bolou esse símbolo do Santander é uma verdadeira anta. Tem que ser demitido já!
Muito legal essa variedade de bicos. Talvez tenhamos aquele equilíbrio de antigamente, com um carro indo muito bem numa pista e andando lá atrás em outra.
Meu chute inicial é que a Lotus dá pinta de ter acertado o desenho (o bico parece o do Audi de Le Mans). A Williams, mais simples, talvez não faça feio. McLaren e Ferrari tão feias pacaraios e acho que vão rodar.
Mas de nada adianta especular sem ver a Red Bull. E o que vale é o cronômetro, se o nariz é assim ou assado, pouco importa.
O “F” de F1 ganha outro significado em 2014: Feiura! É cada um pior do que o outro!! A categoria que já foi sinônimo de beleza está virando uma patuscada estética, motivo de piada!
A culpa é do Chaves! Ou da Rita! Ou do Max Mosley, ou dos illuminatis, enfim… É, e pensar que os carros de Fórmula 1 eram bonitos entre 1985 e 1994…
Essa dupla Alonso x Kimi vai dar o que falar. O Kimi ñ é um gênio em classificações. Alonso tampouco. Ambos são bons em recuperação e mantêm ritmos fortes durante toda a corrida. Vai pegar fogo, Ferrari.
PS: Ou a SF se deu bem na aerodinâmica ou a Mclaren – e a Williams – se deram muito mal. Vamos esperar o bico da Red Bull (a ver).
Ola Flavio
http://www.youtube.com/watch?v=IRmHzgiQ1qs
O melhor e o inicio como os carros da Ferrari pasando a traves dos anos!
abracos desde Mexico!
Mais um integrante para a Fórmula Gonzo (também conhecida como Circo dos Horrores).
Putz, depois de ver a Ferrari, estou até achando a Williams bonita, a McLaren normal…
Os carros são horríveis, feios pra caralho! E o site do Globo Esporte ainda diz que o design dessa Ferrari é clássico (???!?!?!) Até agora é o mais feio, esse aspirador de pó.
A FIA deveria fazer uma exigência dos carros terem um design harmonioso, palatável… E deveria fazer uma eleição entre o público para eleger o mais bonito e dar pontos ou ao menos um prêmio em grana para o mais bonito. O projeto mais bonito, a pintura mais bonita. Design vende, em quase todo segmento de produto. Embalagem conta muito. Mas, no fim das contas,o que importa é se esses carros vão ser rápidos e vencedores. E vamos ficar o ano todo vendo essas bizzarrices, para ver qual vai vencer.
Grande volta do Gola Profonda!
Precisamos dele nessa temporada pra saber como será Kimi x Alonso…
Esperando mais ligações dele…
Kimi e Alonso, com alguma sorte, irão lutar pelo vice.