F14T

f14t-front34SÃO PAULO (quase deu) – Demorei um pouco para falar sobre a nova Ferrari porque preferi conversar antes com Gola Profonda, meu informante em Maranello. Não, ele não morreu, nem foi contratado por outra equipe, nem fugiu para o Egito. Segue firme e forte. Andava meio encostado, mas com a chegada de Raikkonen e de outro pessoalzinho aí, ganhou espaço novamente.

Gola ligou agora, começo da noite aqui, fim de noite lá. Usou um telefone público e, como de hábito, fez uma chamada a cobrar. Achei estranho, Gola, disse eu. Mas todos os carros estão estranhos, o nosso é o mais normal de todos, respondeu ele. Não achei não, esse bico parece um aspirador de pó, ou a cara de um bagre. Bagre?, perguntou Gola. Nem sei o que é isso. Nosso bico é absolutamente normal e regular. Só que antes da apresentação um segurança gordão sentou sobre ele e afundou um pouco.

Ah, disse eu. Entendi. Mas me diga, Gola, qual foi a grande prioridade neste ano? O Alonso reclamava de falta de grip, começou a responder meu informante, que é versado em assuntos técnicos. Sendo assim, procuramos fazer de tudo para melhorar a pressão aerodinâmica. Para isso, todo mundo sabe, só mesmo otimizando os fluxos de ar. Foi o que fizemos.

Mas e o segurança gordão, não estragou tudo?, perguntei. Não, achamos até que ficou interessante. Colocamos no túnel de vento e pode ser que a gente adote para a temporada toda.

Sei, disse eu, depois de uma pausa refletindo sobre o tema. E o Kimi, gostou?

Bom, continuou Gola, perguntamos a ele, claro, o que tinha achado. Ele riu da história do segurança e falou que achou feio o cocozinho pintado na lateral. Vai ser uma merda que nem esse cocozinho, disse o Kimi, e saiu para beber, gargalhando. O diretor de marketing do banco estava do lado e, agora, estamos tentando salvar o contrato. Fora isso, está tudo bem.

Se está tudo bem, boa sorte para a Ferrari, então. Ah, e notei o preto atrás, na pintura. Bem estranho, mas bonito. Embora os puristas, sempre, reclamem quando o carro não é todo vermelho.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

O que acontece com os projetistas de Maranello? Parece que começaram o projeto pela traseira, vinham num design correto até que ao passarem da suspensão dianteira alguém pegou uma marreta e baixou a frente do carro na “pancada”. De 2011 pra cá só têm feito carros ridículos, além, claro, de muito ruins.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Ele parece o Airbus Beluga:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_Beluga
E a pintura em preta é pra esconder a traseira gorda, preto emagrece.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Marússia? Que falta de criatividade nas cores!
Esse bico é feio praca! Deveria ser proibido esse tipo de curva brochante! Rsrsrs
Mas o que importa é na pista. Carro bonito é aquele que ganha!

Caipira
Caipira
10 anos atrás

Demonstra vocacao pra Marussia…… + 20 anos de jejum.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Ornitorrinco!
Gosto não se discute, mas eu estava enjoado daquele bico “tubarão” que nasceu com Ken Tyrrel no século passado.
Até agora gostei de todos. Vamos ver qual deles funciona melhor na prática, para que tudo se ordene novamente dentro de um desenho predominante para toda a categoria.
Tomara que isso não aconteça, que todos funcionem a contento, dessa forma teríamos a F1 com os carros um pouquinho diferentes entre si.

Alexandre Alvarenga
Alexandre Alvarenga
10 anos atrás

olá…vcs repararam que o nome da ferrari lembra F I A T = F 14 T. Não é….

Anderson
Anderson
10 anos atrás

A pintura com o detalhe preto até que ficou bem interessante (é claro, esquecendo os patrocinadores horrorosos).
Agora o bico… cruz credo….
Prece que ia ser moderno, bonito, levantar mas…..

brochou !!!!!!!

Huahuahuahuahuahuahauhauahuahauahauahauuaau se o desempenho brochar também, danou-se 2014 !!!!!

Alessandro Silva
Alessandro Silva
10 anos atrás

O preto na pintura é pra confundir com a Marussia! Caso o carro só ande la atrás aí fica fácil desconversar: Não é o Alonso é o Bianchi!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Ferrari e Mercedes são os mais feios do grid!

Por enquanto ficou com E22 e C33.

Abs,

Acarloz
Acarloz
10 anos atrás

Horrivel pra caralho…

Jonas
Jonas
10 anos atrás

P.I.R.A.R.U.C.U.

Jorge Danilo da Costa Pereira
Jorge Danilo da Costa Pereira
10 anos atrás

Não precisa mais dos fiscais de pista para fazer a limpeza na pista depois de um acidente, F1 fazendo corte de custos com a Ferrari aspirador de pó.

Norson Botrel
Norson Botrel
10 anos atrás

O carro não é todo vermelho !

Frank
Frank
10 anos atrás

fiat 147… só vai enguiça esse ano.

Nardo
Nardo
10 anos atrás

Que bom ouvir noticias do Gola novamente. Nada melhor do que os relatos do pessoal do time, que participam do dia a dia das equipes. Pelo q estou vendo, Flávio consequiu muitos contatos este ano…

Luciano
Luciano
10 anos atrás

Esse bico é muito feio. Inacreditável como é feio. Não era a Ferrari que odiava o bico de ornitorrinco? Melhorou?

Luciano
Luciano
10 anos atrás

O desenho do carro é feio, mas abri o site achando que ia ter uma opinião do Flávio Gomes… tem horas que simplesmente não tem graça, nada.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

essa cor preta, seria de propósito talvez pra esconder alguns segredos na construção do carro?!

Angelo
Angelo
10 anos atrás

Ficou bem legal o esquema da pintura. O nome trocadilho da (F14t) FIAT que duvido que tenha sido uma votação popular deveria ser F147. Fora a Ferrari, reparei que o bico “tomada” da LOTUS tem o lado esquerdo do bico menor visto na foto por cima.
http://www.f1fanatic.co.uk/2014/01/24/lotus-e22-first-picture/lotus-e22-2/

Diego Cesilio
Diego Cesilio
10 anos atrás

O bico da Ferrari está parecendo com o tamanduá azul daquele desenho antigo da DePatie.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Diego Cesilio
10 anos atrás

Em cima!!
Sabia que me lembrava algo!! Você matou a charada!!

Rama
Rama
10 anos atrás

Sabe-se que o motor elétrico tem 300w, aspira pó e água, tem design robusto e vem nas versões 110v e 220v. Em breve nos maiores varejistas do Brasil. Espero que não ver aquele baixinho chato perguntando “quer pagar quanto?”

Vitor Tikami
Vitor Tikami
10 anos atrás

Vermelha, branca e preta: ficou muito mais bonita.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Foi só eu que achei essa pintura parecida com a da Murussia?

Carlao
Carlao
10 anos atrás

É FIAT mesmo, será que vai ter o mesmo desempenho??????

Frank
Frank
Reply to  Carlao
10 anos atrás

fiat 147.

Roberto Mota
Roberto Mota
10 anos atrás

O aerofólio dianteiro muito parecido com o do Benetton B191, de Nelson Piquet,em 1991.

Gabriel 1
Gabriel 1
10 anos atrás

Esse tubo/aspirador que chamam de bico.
Vai ter que ser muito rígido e forte ou vai acabar se partindo em várias corridas. Isso se não sair voando quando pegarem alguma zebra.
Não está com cara de que vai dar certo mas, imagino que tenham testado bastante. Então pode ser que dê.

Christian
Christian
10 anos atrás

É não tem jeito mesmo, antes eram carros lentos, agora são carros lentos e feios. Até agora o carro da Force India me parece o mais bonito, o da Sauber também não é ruim.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Christian
10 anos atrás

Lento?, o que é mais rápido que um f1? Não sabia que podia colocar virgula depois da interrogação ou exclamação, vivendo e aprendendo.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

De longe, é feio. De perto, parece que está longe.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Alberto
10 anos atrás

De longe é feio, de perto é muito mais feio…

Fred
Fred
10 anos atrás

FI4T = FIAT

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

O Comendador Enzo Ferrari dizia que carro bonito é aquele que ganha corridas… fica a torcida para que a F14T do “Alonso Eu não sabia” seja um verdadeiro desastre nos podiuns… pois é feinha de nascença… quanto a do Kimi… fica a esperança que seja linda de podiuns e titulos.

Imperador

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Flavio, apenas um chute, mas a pintura preta na parte de trás pode ser uma tentativa de camuflar possíveis soluções aerodinâmicas, de refrigeração, etc…ou qualquer coisa que ajude à “otimizar o fluxo de ar”…

Conrado FA
Conrado FA
10 anos atrás

Preparem-se para o campeonato mais interessante dos últimos 10 anos. Incluindo alguns dos bons que tivemos recentemente! Estou realmente ansioso para ver a solução que o Adrian Newey vai implementar.

Não sou muito fã desse preto atrás, não. Mas tambem não é algo que incomode e é bom mudar um pouco, de vez enquando. Preferiria se pusessem branco no lugar do preto! A última Ferrari, completamente vermelha mesmo, foi a do Raikkonen e Massa em 2009. Que, pra mim, é um dos F1 mais belos que já vi!

Abrs, bom campeonato!

felipe marcos
felipe marcos
Reply to  Conrado FA
10 anos atrás

2008

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  felipe marcos
10 anos atrás

2009 também… Ainda eram os dois pilotos citados, e a pintura era toda num vermelho, diria que ‘perolizado’.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Como disse o Gola, é carro mais normal de todos, para mim ficou bonita, preto e vermelho

Rafael Rego
Rafael Rego
10 anos atrás

A Ferrari até que ficou bonita.

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 anos atrás

Kapersky em fonte maior que Santander: sinal dos tempos.
De resto parece portal de internet: forrado de anúncios e pouco conteúdo por trás.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Travaglini
10 anos atrás

Negativo, tem santander no carro todo. Cocozinho e na asa.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

fala meu querido Alez.

Muita Luz em 2014 para vc e sua familia !!!

agora…sera que este Feio 147/turbo/14… vai aguentar o pesado Pe do n1/147 Alonso… ???e do n2/147 Kimi ??? ou vai Fumar Geral ??? hahahaharsss no aguardo,vlaleu

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  LUZ PRATA
10 anos atrás

Valeu, Prata! Em questão de beleza as flechas estão insuperáveis. Mas beleza não põe mesa. Abraço e Feliz 2014 pra, você também.

Ladis
Ladis
10 anos atrás

É impressionante como estão feios os carros desta temporada. Um horror.

Saudades dos anos 90 / 2000.

marcio
marcio
10 anos atrás

A ferrari está apelando até no nome. Fiat 147 – F14T.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

A Red Bull deveria inverter na disposição/distribuição das cores e vir Vermelha com detalhes em azul, o inverso do visual atual.

Com um bom designer ficaria bem legal.

A Ferrari sempre vai ser vermelha, só que desta vez o ‘detalhe’ que normalmente é branco, é preto e maior.

Nunca vai sair disso mesmo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
10 anos atrás

cocozinho ???!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk realmente foi muito infeliz a escolha deste logo pelo “bank” ,…..Realmente ficou uma ” mierda , shit, paska, merda”….

peter von wartburg
10 anos atrás

engracado que li rápido e enxerguei FIAT ao invés de F14T… coincidência?!

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Parecia que iam fazer a Williams de 1993 e desistiram…

William
William
10 anos atrás

Se a idéia das frentes mais baixas era evitar as “decolagens” em caso de acidentes, com essas asas tão baixas como a da Ferrari, talvez surja outro problema igualmente perigoso. Elas podem funcionar como calço numa colisão por trás e fazer com que o carro que vem atrás entre debaixo do carro que está à frente. Já aconteceu uma vez na Indy, só não lembro com quem nem o ano. No caso na traseira preta da Ferrari, pode sugerir duas coisas, ou descobriram algo genial e a pintura ajuda a evitar que se vejam os detalhes nas fotos. Ou estão driblando o regulamento com algo ilegal e a pintura ajuda a esconder da mesma forma.

Saulo Novaes
Saulo Novaes
10 anos atrás

Comentário aleatório e bobo, mas só agora percebi que o nome F14T, quando nessa configuração de caracteres, pode ser lido como “FIAT”…

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

O Cara que bolou esse símbolo do Santander é uma verdadeira anta. Tem que ser demitido já!

R12
R12
10 anos atrás

Muito legal essa variedade de bicos. Talvez tenhamos aquele equilíbrio de antigamente, com um carro indo muito bem numa pista e andando lá atrás em outra.

Meu chute inicial é que a Lotus dá pinta de ter acertado o desenho (o bico parece o do Audi de Le Mans). A Williams, mais simples, talvez não faça feio. McLaren e Ferrari tão feias pacaraios e acho que vão rodar.

Mas de nada adianta especular sem ver a Red Bull. E o que vale é o cronômetro, se o nariz é assim ou assado, pouco importa.

luiz carlos
luiz carlos
10 anos atrás

O “F” de F1 ganha outro significado em 2014: Feiura! É cada um pior do que o outro!! A categoria que já foi sinônimo de beleza está virando uma patuscada estética, motivo de piada!

Ilmar
Reply to  luiz carlos
10 anos atrás

A culpa é do Chaves! Ou da Rita! Ou do Max Mosley, ou dos illuminatis, enfim… É, e pensar que os carros de Fórmula 1 eram bonitos entre 1985 e 1994…

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Essa dupla Alonso x Kimi vai dar o que falar. O Kimi ñ é um gênio em classificações. Alonso tampouco. Ambos são bons em recuperação e mantêm ritmos fortes durante toda a corrida. Vai pegar fogo, Ferrari.

PS: Ou a SF se deu bem na aerodinâmica ou a Mclaren – e a Williams – se deram muito mal. Vamos esperar o bico da Red Bull (a ver).

Mauro Trevellini
Mauro Trevellini
10 anos atrás

Ola Flavio

http://www.youtube.com/watch?v=IRmHzgiQ1qs

O melhor e o inicio como os carros da Ferrari pasando a traves dos anos!

abracos desde Mexico!

Ron
Ron
10 anos atrás

Mais um integrante para a Fórmula Gonzo (também conhecida como Circo dos Horrores).

Rafael Portugal
Rafael Portugal
10 anos atrás

Putz, depois de ver a Ferrari, estou até achando a Williams bonita, a McLaren normal…
Os carros são horríveis, feios pra caralho! E o site do Globo Esporte ainda diz que o design dessa Ferrari é clássico (???!?!?!) Até agora é o mais feio, esse aspirador de pó.
A FIA deveria fazer uma exigência dos carros terem um design harmonioso, palatável… E deveria fazer uma eleição entre o público para eleger o mais bonito e dar pontos ou ao menos um prêmio em grana para o mais bonito. O projeto mais bonito, a pintura mais bonita. Design vende, em quase todo segmento de produto. Embalagem conta muito. Mas, no fim das contas,o que importa é se esses carros vão ser rápidos e vencedores. E vamos ficar o ano todo vendo essas bizzarrices, para ver qual vai vencer.

Guilherme Yassuo
Guilherme Yassuo
10 anos atrás

Grande volta do Gola Profonda!
Precisamos dele nessa temporada pra saber como será Kimi x Alonso…
Esperando mais ligações dele…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Guilherme Yassuo
10 anos atrás

Kimi e Alonso, com alguma sorte, irão lutar pelo vice.