HART, 77
SÃO PAULO – Brian Hart morreu ontem aos 77 anos. Era dele o nome do primeiro motor com o qual Ayrton Senna disputou um GP na F-1, em 1984, na Toleman.
Nossas homenagens, lembrando daquele carro na foto de Miguel Costa Jr., o Miguelito, feita em Jacarepaguá num escaldante domingo de 30 anos atrás. O brother Rodrigo Mattar escreveu um excelente perfil de Hart em seu blog. Vale muito a leitura.
Este Tolleman era tão feio que era bonito.
Nas temporadas de 1984 e 1985 a Hart forneceu motores tb para a RAM, que tinha como pilotos Alliot, Palmer e Thackwell (1984) e winkelhok, alliot e acheson (1985)
Spirit também, que havia perdido os motores Honda e foi de Hart em 84.
Barrichello também estreou em 93 com um Jordan-Hart.
Como era boa a F1 desta época !!!
Eles equiparam a Williams em 1988, Frank sempre teve esses intervalos de pouca grana, 88 foi mais um ano desses, com boa atuação no GP da Inglaterra com Mansell.
Williams era Judd.
O mais revolucionário dos motores turbos desse cara, principalmento o que equipava os Tolleman 84/85 era que o bloco e o cabeçote eram uma só peça fundida em alumínio.
Alguém sabe onde/como conseguir as corridas de F-1 da década de 80??
Michel,
Tem um amigo meu que tem tudo o que pode imaginar de F1.
O nome dele é Ricardo, o e-mail: [email protected]
Abraço.
Se não me engano o Senna queria tudo… menos o azar de bater de frente com esses carros da Tolemann.
Acredito que foram os últimos suspiros dos garagistas,
Imperador
Pra mim este carro virou uma lenda porque um dia, foi guiado por um dos maiores pilotos de todos os tempos! Aquele GP de Mônaco foi uma das maiores corridas que um piloto poderia guiar… Pela pista que é (o grau de dificuldade pra se guiar em Mônaco) e, pelo carro que o Ayrton guiava, sem dúvida uma das melhores corridas que a F1 já viu! Ah meus pêsames a família do Sr. Hart!
Esse carro da foto não foi o pilotado por Senna naquela corrida épica. Em MonteCarlo a Toleman já dispunha do novo modelo para Senna. O motor, no entanto, ainda era o Hart.
Será que é possível falar alguma coisa que envolva o Ayrton sem que apareça alguma idolatria???
Excelente pergunta caro Fernando!…
Infelizmente, certas psicopatias ainda não tem cura.
Da mesma forma que as pessoas idolatram o Michael ,o Vettel e o Alonso,qual o problema de idolatrar um piloto nacional,não precisa destilar ódio senão gosta do cara.
Não há ódio no meu comentário
Ok, legal, todo mundo tá careca dessa história, uma grande corrida sem dúvida. Mas….chega, né? Essa coisa de quem foi o melhor, que cada um guarde dentro de si.
O cara só mencionou a corrida!!!
Segafredo, uma foto onde aparece em destaque, de onde você tirou teu codinome (nome e sobrenome).
E não é mesmo!!!! pois é….o nome voltou ao circo ano passado acho. Não lembro aonde que o vi.
O motor com o qual correu o melhor piloto de todos os tempos! Ayrton Senna!
para aqueles que insistem em afirmar que Schumacher foi melhor do que Senna, que tal compararmos as corridas em que ambos correram juntos:
Aí vêm as estatísticas: total de 41 corridas. Senna terminou 20 delas à frente, enquanto o Shumacher terminou 17 à frente e 4 vezes ambos abandonaram. Senna obteve 10 vitórias, Shumacher 5. Senna teve 8 poles, Schumacher nenhuma. Senna marcou 163 pontos e Shumacher 139.
Quantos anos de carreira eles tinham quando correram juntos?
Sem mais, meritíssimo…
Respeitem o velhinho, ele sabia tudo de motores de competição, era criativo, competente e foi piloto também.
Ele não pode passar em paz para a próxima dimensão com o barulho desta discussão inútil…
Alonso que superou Schumacher com pouco tempo de carreira em 2005 enquanto Shcumacher já era heptacampeão!
Sem mais sabichão!
Vettel superou Alonso, que superou Schumacher, que superou uma geração inteira (Senna, Prost, Piquet), que superaram Lauda, Jones, Rosberg…
Difícil entender isso, cara pálida?
Pra dizer que é o melhor alguém precisa enfileirar 7 canecos primeiro.
O que causa o fanatismo…..
Estava demorando…
Será que é possível uma publicação do Flávio que não apareça um viúva dando piti????
Será que é possível algum comentário sobre alguém que é fã de alguém sem que algum chato critique a opinião, a paixão e a idolatria alheia???
A opinião eu não critico, mas a paixão e a idolatria isso sim eu posso dizer que é beeeeemmmmm chato!
Será que dá pra idolatrar alguém sem ser tão BABACA?
Aí ninguém critica.
Idolatria não está além das fronteiras da razão? Fronteiras essas definidas por chatos, sabichões e donos majoritários da verdade?
Falou, sabichão!
Justamente por idolatrar, a pessoa perde a razão e fica chata, sabichona e maioritária da verdade
Não, não é possível. O cara foi chato mesmo e pronto!
Isso é esquizofrenia.
Motor com ronco incrível, bem diferente dos demais, nunca esqueci!
Gira Mondo! Ele era fabricante de motores somente? Não fez carros tb?
Salvo engano, foi o primeiro motor de Barrichello também, não ?
Embora na F1 nunca tenha realmente brigado na frente por não ter grana para o desenvolvimento no mesmo nível dos grandes fabricantes, Brian Hart era um cara competente e criativo.
Foi piloto e chegou até a F2.
Antes de lançar seu motor turbo, preparou motores vencedores para F2 e Mundial de Rally.
E é dele também o motor da primeira pole do Barrichello – Spa, 1994.
Fazia motores honestos para equipes médias.
e também foi o primeiro motor do Barrichello na F1.
Vendo esse carro, a gente conclui o quanto é importante um piloto rapidíssimo, como Ayrton (hááá, “num” brinca! Só contaram para mim!!!).
Esse carro, essa pintura, a Segafredo, o motor Hart,, o nome Toleman, foram “eternizados” com os desempenhos de Ayrton.
Hart fornecia motores para várias equipes, Jordam inclusive, mas foi nesse carro que esse motor ganhou “alma”!
Brian Hart foi, e vai ser sempre, um grande nome na história do automobilismo!
Com esse carro da foto Senna pouco fez. Reclamou (como sempre) nesta prova no Rio que não estava “curtindo” a F1 pois nem conseguiu “pegar o vácuo de Piquet” quando este lhe deu uma volta na Reta dos Boxes, e no máximo arrancou um sexto lugar em Kyalami na corrida seguinte. O Toleman no qual ele fez história foi o modelo seguinte, com o 2o. lugar em Mônaco, os 3os. em Brands Hatch e em Estoril e o “strike” na largada em Nurburgring…
Por isso sempre dou uma passadinha nesse blog, sempre aprendemos um pouco mais!
Boa José!
Mas mesmo assim, são interessantes os carros que passaram pelas mãos de Ayrton, talvez pelo fato de terem sido utilizados no limite de suas potências, as vezes até um pouco além … e isso ele fazia com maestria!
Da mesma forma que as pessoas idolatram o Michael ,o Vettel e o Alonso,qual o problema de idolatrar um piloto nacional,não precisa destilar ódio senão gosta do cara.