JEREZ, DIA 1

SÃO PAULO (longa estrada) – Não dá para tirar conclusão nenhuma dos tempos do primeiro dia de treinos da F-1 no ano. Na temporada passada até dava, já que o regulamento era parecido com o de 2012. As regras deste ano (estou preparando um pequeno guia detalhando tudo) mudaram os carros radicalmente. Em comum com os de 2013, eles têm quatro pneus. O resto é tudo diferente.

Então, vamos a uma pequena análise individual, por equipes.

Na Red Bull, Vettel conseguiu completar três voltas, nenhuma delas cronometrada, e chegou a fazer uma delas com pneus intermediários, para ver se as coisas funcionavam. Um problema de última hora fez com que o carro ficasse quase o dia todo nos boxes e voltasse para a pista nos 15 minutos finais. Temperaturas, comandos, sensores, tudo sendo testado. A última coisa que preocupou o time foram os tempos de volta. E amanhã, segundo a equipe, deve chover. “É uma viagem de descobrimento”, disse Andy Damerum, um dos engenheiros rubrotaurinos, a bordo de uma caravela.

Mesmo discurso da Force India com Pérez, 11 voltas. “Foi um começo lento, como o de todo mundo, para checar sistemas. Mas deu para aprender alguma coisa”, falou o mexicano — cuja foto publico porque dos carros apresentados até agora só faltava mostrar o bico do VJM07.

Motor Racing - Formula One Testing - Day 1 - Jerez, Spain

Na Williams, um problema deixou Bottas um bom tempo esperando o eletricista resolver. Nessas horas, eu sempre acho que é fusível, mas parece que no caso foi algo um pouco mais complicado e demorado. Sete voltas no total. “É um carro completamente diferente do do ano passado”, falou o finlandês. No caso, ainda bem.

Sete voltas também completou Gutiérrez com o C33 da Sauber. “Foi uma grande façanha colocar o carro na pista”, comemorou o engenheiro-chefe Giampaolo Dall’Ara. Como se vê, as ambições para o primeiro dia não eram lá muito grandes.

A Ferrari fechou o dia com o melhor tempo, 1min27s104 e foi a que mais andou. Raikkonen completou 31 voltas e reclamou do excesso de trabalho na volta das férias. O tempo é coisa de 9s pior que a melhor volta do primeiro dia de testes em Jerez no ano passado (1min18s861, Button), o que mostra que não tem a menor importância. Ah, esse carro aí vai ser F14 T a partir de agora, com espaço entre o 14 e o T, do jeito que a Ferrari está escrevendo.

Bom foi o dia de Button. A McLaren simplesmente não conseguiu ligar o carro. Alguém parece ter esquecido a chave. Mas deve ser daquelas codificadas, e o chaveiro andaluz chamado pelo telefone disse que só tinha chaves de Seat e algumas antigas de furgões Auto Union da Imosa. Nenhuma serviu.

Na Mercedes, Hamilton não falou uma palavra sequer, no comunicado oficial, sobre a asa que quebrou e o levou a uma panca de categoria na barreira de pneus. Paddy Lowe se disse orgulhoso por sua equipe ter sido a primeira a colocar o carro na pista, precisamente às 9h locais, como se fosse algum campeonato de pontualidade. O problema seria consertar o carro, com peças do mercado negro.

Vérgne deu 15 voltas com o carro narigudo da Toro Rosso e não falou nada demais. Ericsson ficou o dia inteiro ao telefone (nem todo mundo vai entender essa) e só deu uma volta com a Caterham, que pelo menos serviu para tirar a água dos boxes na hora que choveu. “Com mais água vai ser zika”, disse o projetista do carro-rodo. Lotus e Marussia, como se sabe, não apareceram. Os marússicos estão a caminho.

E foi isso.

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Luciano Tyski
Luciano Tyski
10 anos atrás

Se o projeto para esse ano era fazer um bico baixo, por que não chamaram o Gordon Murray, ele poderia dar uma ajudinha nos projetos e ganhar um cascalho extra.

Um dos seus projetos e creio que seja um dos mais belos F1 de toda a historia, Brabham BT52.

http://f1superswede.files.wordpress.com/2012/10/bt52b.jpg

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Ericsson era um bom celular. Tive um – pequeno para a época (tijolinho). :-)
Pelo visto, precisavam começar a testar mais cedo. Nesse ritmo, a corrida vai ser uma roleta russa. Meia dúzia de três ou quatro vão terminar…

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Massa se livrou da Lotus.

Cranio
Cranio
10 anos atrás

Quem me impressionou até agora foi a Williams. O Bottas fez o terceiro tempo nos dois treinos, além de ter completado várias voltas e poucos problemas durante estes treinos.

Eu arrisco dizer que a Williams não vai mais brigar com o pelotão de trás neste ano. Deve dar canseira pras médias (Lotus, Force India)…

Vamos ver o Massa amanhã, como ele vai se comportar…

Sandro
Sandro
10 anos atrás

A Caterham bateu todos os recordes de carro mais horroroso de todos os tempos, cruz credo.

Apache
Apache
10 anos atrás

Gargalhei com essa do Ericson.. Bom começar o dia assim

Fábio Eduardo
Fábio Eduardo
10 anos atrás

Esse carro da Force Índia é o mais bonito, espero que ande bem.

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Flávio, aproveitando o guia que está preparando, sugiro explorar a regra que estragou os bicos deste ano. O que diz no regulamento técnico? Tem a ver com os 1200 mm exigidos do eixo dianteiro até a frente do carro? A Mercedes colocou o spoiler dianteiro mais à frente, evitando o bico? Estes pequenos detalhes. Vão me xingar, dizer que tem tudo no site da F1, mas eu não tenho tempo pra ler o regulamento todo hehehe. Abc.

Rama
Rama
10 anos atrás

Duvido que esse bico da Force India dure. Isso aí tá mais pra quilha que bico.
Vão alegar todo tipo de bizarrice, caso ele ande. A porção de ar que ele deixa passar aparentemente é maior, só que a quilha parece frágil e fina demais comparada a todos os outros.

Alan
Alan
10 anos atrás

Alguém arruma uma cuequinhas do He-Man pra esses carros por favor. ..

Rodolffo GF
Rodolffo GF
10 anos atrás

kkk! O Ericsson deve ter um plano ilimitado, DDD, DDI, SMS e “otras” traquitanas tecnológicas!

Moa
Moa
10 anos atrás

A Mercedes foi a primeira a ir para pista, e o Hamilton o primeiro a ir pra fora da pista…

Michel
Michel
10 anos atrás

Sei que é absolutamente cedo, mas acredito que Mercedes e Ferrari terão bons carros esse ano.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Na casa dos meus pais ainda tem um Ericson, daqueles que a companhia estatal dava quando você tinha a sorte de conseguir comprar um. E ele ainda funciona

Squa
Squa
10 anos atrás
Clayton
10 anos atrás

Moçada… Divido a frustração com meu conterrâneo Felipe Luz, mas… A gente podia dar uma incrementada (politicamente incorreta) propondo um “bolão-meio-às-cegas” tipo: Quem ganha a primeira corrida? Assumo até o risco* de dizer que o Comandante Hamilton ganha em Melbourne.

*Risco calculado… Explico: a saída de pista hoje, mostra que o Bretão (arghhh…) veio a fim de redefinir limites nesta temporada, onde os projetos sairam das “folhas em branco”. Apesar disso, aposto que vamos term um camoeonato bem interessante até às férias de julho. Talvez até tão empolgante quanto o de 2012 !!!

Rodrigo Deliberali
Rodrigo Deliberali
10 anos atrás

Boa essa do Marcus Sony Ericson!

PH
PH
10 anos atrás

Imagina se o Ericsson corresse pela McLaren patrocinado agora pela Sony?!

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Em colisao lateral essa ponta estranha dos carros nao pode se tornar perigosa???

Sandro
Sandro
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Se o cara estiver de costas sim.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Alguns carros na pista, o som está demais!
http://youtu.be/s99QFe6htJ4

Moy
Moy
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Imagina quando começar o campeonato e o Galvão dizendo:
Agora vamos escutar pela primeira vez o som do novo motor na câmera on board. (Sem parar de falar) vai … primeira marcha … segunda … sobe o giro … agora reduz … puxa pra direita … sobe o giro de novo … 10mil … 11mil … olha a cabeça do piloto como balança …. o kers tá acabando … sobe o giro de novo …. É ou não é uma beleza amigos?

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Moy
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk

Sandro
Sandro
Reply to  Moy
10 anos atrás

Essa foi boa,,,,,legal mesmo é o Sergio Lago narrando a Nascar, quando os carros passam próximo as câmeras com microfones ele fica quieto e nem precisa dizer pra gente ouvir, esse é um narrador que além de saber do que fala é excelente.

Filipe
Filipe
Reply to  Moy
10 anos atrás

Imaginei a voz do Galvão enquanto lia! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Moy
10 anos atrás

lol!

Oi?
Oi?
Reply to  Moy
10 anos atrás

Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaja coração..

Diego Moreira
Diego Moreira
10 anos atrás

kkkkkk, o Ericsson falando à vontade no celular. tive alguns, mas o que realmente me lembro é do T18D.

valmir lopes
valmir lopes
10 anos atrás

SERÁ O PRIMEIRO CAMPEONATO DE FORMULA PENIS

Laercio
Laercio
10 anos atrás

2014 vai ser o ano que as vendas de miniaturas de carros de F1 despencarão em vendas….esmeraram-se em enfeiar os carros e com isso interesse do publico……show de horror!!!

Eudes
Eudes
10 anos atrás

E o motor? Ninguém falou do barulho do motor!!! Diziam que ia ser ruim… eu gostei.

Cesar
Cesar
10 anos atrás

Tem uma foto no Grande Prêmio da Ferrari do Kimi, que aí se percebe a jogada da parte traseira pintada de preta.

O carro de lado da impressão de ser um maço de Marlboro.

rodrigo
rodrigo
10 anos atrás

Muito feio esses pênis nos carros.

Anchor
Anchor
10 anos atrás

A Ferrari fez o trabalho bem feito ou já tinha alguns kilometros em alguma pista italiana?… Chegar e sair andando 31 voltas bem suspeito… Hamilton já está pronto para temporada, nada assusta mais, agora só precisa de uma cueca e macacão novos.

Dilor
Dilor
Reply to  Anchor
10 anos atrás

Aqui mesmo ha algumas semanas teve um video de uma ferrari “mula” dando role em pista. Dava entender que era teste pra F1

Oi?
Oi?
Reply to  Dilor
10 anos atrás

Exato, a italianada sai bem à frente com esses testes escusos. Ê lelê.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
10 anos atrás

Frustração para repórteres que pouco tem a escrever pela pouca atividade de pista e para o público ansioso para ver esta nova fase. Os carros estão um tanto quanto esquisitos, uns mais dos que outros, mas a verdade é que a hora que a coisa começar isso será mero detalhe.

LucioSp
LucioSp
10 anos atrás

Ano passado estávamos reclamando que os carros eram todos iguais……este ano pelo menos estao com o bico diferente……feios pra cacete, mas diferentes!!

Cazotti
Cazotti
10 anos atrás

Flavio,

O Ericsson pode falar a vontade ao telefone ele não paga a conta do tijolão. rsrsr

Essa temporada vai ser dureza, esse carros estão falhando mais do que os trens da CPTM-SP ou será que é da SuperVia-RJ. Enfim como esses trens do governo.

Civirino
Civirino
Reply to  Cazotti
10 anos atrás

Pagar ele paga, mas é conta dividida com o Graham…..estavam acertando detalhes de comunicação….

Jayme
Jayme
10 anos atrás

Alguns carros parecem estar escamoteando os bicos com a pintura.

Victor
Victor
10 anos atrás

Tem quatro pneus mas nem os pneus são iguais.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Victor
10 anos atrás

Acertou! Os pneus da frente são diferentes dos de trás.