MP4-29
SÃO PAULO (correndo muito) – Não vou ter tempo de elaborar muito os textos dos lançamentos de carros de hoje, porque daqui a pouco temos a estreia oficial do Fox Sports 2. Por isso, voando primeiro com a McLaren MP4-29. Vendo de frente, o bico tem formato de “M”. Conversei com uma figura de alto escalão em Woking agora há pouco e perguntei o por quê desse “M”. “Ora, ora”, ele começou. “Óbvio que fizemos uma temporada muito ruim no ano passado. Por isso, para o carro deste ano, procuramos uma forma de melhorar a passagem dos fluxos de ar.”
Compreendi perfeitamente. Aí está o MP4-29 sem Vodafone e sem patrocinador principal. Não sei atrás de quem a McLaren está correndo para pintar o nome nas laterais. E é o último com motor Mercedes, porque no ano que vem o time vai de Honda.
De novo? PÔ, mas tá chato já essa história da otimização dos fluxos de ar. Vira o disco.
Eu sei que é piada, mas deu né? Afinal, tu tens opinião sobre esses bicos esquisitos dos carros? Ou nem sabe mais o que falar?
Vou reproduzir um comentário que vi no Google+: “Congratulations! It’s a boy!”
Na minha opinião o McLaren é de longe o mais bonito até agora. Neste momento, a Ferrari já lançou seu modelo, que diga-se, é horroroso. Até o Lotus tomada é mais bonito.
ignorante é a pergunta que não é feita. tb não sei direito, mas acredito deve levar o ar para o turbo. nos modelos anteriores tb eram aplicados para a alimentação… isso não deve ter mudado.
falando de entradas de ar, nada supera a década de 70. dê uma olhada nestes:
http://f1corradi.blogspot.com.br/2013/10/no-ano-de-rush.html
Nada supera a Ligier bule de chá em termos de esquisitice!!!
São os “Long Dong Silver”.
Se o som for esse, eu gostei:
http://youtu.be/FkMh_PCfWTo
Carros de F1 não é desfile de beleza, é de competitividade, o que importa é
fazer a pole e ganhar corridas.
em outras palavras vc quer dizer “não importa o tamanho, mas sim o prazer que proporciona””
O que ele quis dizer, em outras palavras, é que o RB10 ainda não foi apresentado.
Esse carro com essa pintura ficou um espetáculo. Uma das pinturas mais bonitas que eu já vi da McLaren pro meu gosto. E a solução do bico que eles encontraram ficou a menos feia esteticamente até agora.
A maneira mais eficiente de se melhorar a penetração aerodinâmica deste carro é com o uso de viagra e gel lubrificante!! Neste ano, os carros carros da F1 não irão se tocar mas sim se encoxar, só de serem exibidos em público já cometem o crime de ato obsceno.
Meus olhos treinados, acostumados em analisar imediatamente o fluxo de ar, não me enganam, esse é um carro rápido, rsrs.
Quem não se lembra de soluções aerodinâmicas ridículas do passado, que não vingaram? Criar um regulamento desses, que obriga a criação de projetos feios que doem, é dar tiro no pé. Ou o automobilismo de competição também não leva em conta a beleza do design, das formas harmoniosas, das cores dos patrocinadores? Não dou nem a metade da temporada para mudarem isso. Perto desses bicos de trapizonga, o degrau do ano passado é uma obra de Oscar Niemeyer. Perto disso os carros da Indy são jóias do design contemporâneo. Tomara que a transmissão desse ano tenha a tecla “On Board”, pra assistirmos toda a corrida de acordo com a visão do piloto, onde se enxerga só traseira de quem vai à frente.
já há um movimento para mudança… mas nõ acredito que possa vingar.
o cara que comanda a Caterham, o Cyril… Cyril… pô, o sobrenome dele é difícil de decorar… bem… vamos lá o Cyril da Caterham falou esta semana que as equipes podem se reunir para mudar alguma coisa nestas monstruosidades que estão nascendo. o assunto, se para frente for, pode ser levado para FIA. (smj é o que diz a reportagem. corrijam-me se estiver falando merda)
Alguém qual o significado de MP/4 nos nomes dos carros da McLaren ?
“M” de Marlboro e “P/4” de Project Four, explico, no início da década de 80 um cabra chamado Ron Dennis tinha uma equipe chamada Project 4 que disputava corridas na F2 e F3, tendo como patrocínio principal a Phillips Morris (Marlboro). No ano de 1980, a McLaren estava em crise e foi adquirida por Dennis e pela Marlboro, dispensando o antigo dono Teddy Mayer, e a partir de então todo carro McLaren é batizado de “MP/4” alguma coisa, justamente em homenagem à antiga equipe de Ron Dennis e a Marlboro (apesar desta última não ter mais vínculos com a equipe desde 1997, quando a equipe passou a “fumar” cigarros West).
MP4 sempre foi a designação de chassis para todos os carros de Fórmula 1 projetados pela McLaren à partir de 1981. A sigla define-se então como McLaren Project 4, o / (barra) é usado para os diversos desenvolvimentos da McLaren, como o deste anos que já é o MP4/29.
Aproveitando, concordo com o Maurício, penso que estes bicos não vão permanecer ao longo do ano, vão acabar apelando para desenhos mais tradicionais.
Alguém já deve ter respondido com mais precisão. O Ron Dennis tinha uma equipe em outras categorias chamada de Project Four Racing, e quando ele se juntou à McLaren os carros dela passaram a se chamar MP4 mais a numeração. Algo do tipo McLaren Project Four.
Em 1981, a McLaren e o Project 4 de Ron Dennis se uniram. A partir daí os carros foram batizados com MP4.
M de Mclaren
P4 de Project four
a fusão ocorreu em 1981, mas, o salto quântico ocorreu em 1983/1984 com a chegada da TAG e a grana do Mansour Ojjeh… com ele veio o motor Porsche… o resto da vitoriosa história vc já sabe. entretanto a equipe já havia sido campeã em 74 com Emerson usando o chassis M23.
o primeiro carro a usar o MP4 foi o MP4/1 na temporada de 1981, pilotos: John Watson e (acredite) Andrea DeCesaris.
Visto do frente o “M” formado, lembra muito o “M” da operadora de telefonia Movistar que opera na Espanha e países da América Latina. Seria de certa forma legal se ela fechasse um patrocínio logo agora que a Vodafone saiu.
bem notado. porém a movistar é uma operadora da Telefonica que só opera na espanha e na américa latina. para outros mercados a telefonica opera como telefonica mesmo. ficando então o patrocinio adstrito àqueles mercados, o que comercialmente não é interessante.
boa jogada faz , resguardadas as devidas proporções, a Telmex com suas marcas. Onde a Operadora é Telmex, ela coloca Telmex, onde é Claro, ela coloca Claro, onde é Verizon, ela coloca Verizon… esse tal de Carlos Slim tem grana para cacete…
E já pipocam as brincadeiras com o novo bico.Dizem que a MacLaren pariu um menino.Alusão é claro ao formato do novo bico
seria este o “picão”do grid?
A julgar pelo nariz que parece ter sido inspirado ou no Fittipaldi ou no Castroneves deverá ter uma aerodinâmica surpreendente….boa ou ruim somente os resultados dirão….
não… o maluco que desenha estas soluções havia acabado de assistir Sex freaks, estrelado por Long Dong Silver…. aproveitou o silver da cor da McLaren e o “long dong” como apêndice aerodinâmico. deu isso.
Deveria ser laranja…
Esta pintura cromada me incomoda… Tirano isso, esta divertida esta pré temporada. Os carros com soluções das mais criativas e diferentes esta causando uma sensação de que teremos um ano surpreendente.
quem é “tirano”?
Imagine um choque frontal entre a McLaren e a Lotus. Vai ser uma verdadeira transa.
A napa é estranha. Uma plástica bem feita no narizinho, seria bom, mas, no geral, este é o modelo mais bonito até aqui.
Para onde irá Martin Whitmarrsh? Sabe alguma coisa a repeito?
to street’s eyes.
A mim esse tal “M” parece outra coisa. Só não falo pois sei que serei censurado, afinal é pornográfico! He! He!
:-)
não são mais silver arrows… São os “Long Dong Silver” do grid
O Carro ficou bem melhor de lado do que de frente.. esse prata é lindo demais… espero que os patrocinadores não sujem todo…..torço tb pela volta do laranja
você, então, prefere “de ladinho”?
Podem me enxovalhar em praça de rolezinho mas isso parece um clítoris avantajado…( que baixaria…me desculpem…)
Bico em homenagem ao “peru” dos japoneses.
Hahaha
Minha reação ao olhar esse caro de frente: JESUS AMADO!!!
vc se assustou com o tamanho da tromba?
É… a minha frase ficou estranha mesmo. :p
Esse ano teremos os carros bico de tamanduá! À exceção da Lotus que fez um bico dividido ao meio!
Não é tão feio. Li em algum lugar que a Sony bancaria a turma de Woking, mas, pelo jeito, não venderam tantos Playstations 4 como gostariam e o dinheiro não pingou na conta.
Se fosse azul, o chamaria de Gonzo!
a williams então é o gonzo? afinal eles mostraram o carro/desenho em azul.
Para patrocinador principal os boatos indicam a Sony e uma empresa chinesa. E, dá pra ver no macacão que eles continuam com o apoio do Santander.
Quanto ao nariz do Gonzo, que coisa horrível. E o pessoal que ainda falava dos novos carros da Indy não poderia imaginar que viria coisa pior…
Mais bonito ate agora….
Cada vez mais parecido com o carro da Mercedez, pelo menos na cor!
Dá pra chamar este carro de MP4-29 Gonzo. Que nariz feio da porra.
será tendencia. mas a que ponto poderá melhorar o fluxo de ar sob o carro? só na pista para ver se funciona ou não… afinal, por enquanto foi só CFD, simulador e túnel de vento..
ademais, temos que ver tb o que o Neway apresentar o novo RB. ele sempre tem uma carta na manga.
Grande FG, essa temporada da F1 não tá parecendo com aquelas da década de 70, que a cada corrida, aparecia uma trapizonga nova? Não discuto beleza, mas que pelo menos vai quebrar a monotonia dos últimos anos. O que achas?
Há, até agora, a Willimans me parece o carro menos feio.
[]’s
Não achei feio. Só não tem cara de McLaren. Tem cara de Mercedes.
tem cara de pinto.
Mais do mesmo, com um cinza Mercedes e sem o logo da “Vodafone”.
Ficaria melhor laranja.
Quem sabe ano que vem.
se for verdade que negociam patrocínio master com a Sony, continuará preto e prata até 2015, vez que a cor padrão da escrita da Sony é preta.
o que me chama a atenção nesta questão do patrocínio da Sony que vem sendo especulado há um tempo é que até ano retrasado a empresa amargava prejuízo astronômico dado a perda de market shere para as coreanas
To achando que a Maclaren vai ganhar todas esse ano, pq com esse “membro” frontal ninguém terá coragem de seguir na frente kkkkkkkkk.
Boa. kkkkkkkkkkkkk
Já imaginou o cabra macho na frente vendo este negócio crescendo no retrovisor? melhor sair da frente. a menos que a frete do grid tenha o Félix, o Niko e o Eron. Aí vão querer sentar.
Desculpem a ignorância, mas não posso evitar a pergunta: se os motores são turbo, por que entrada de ar acima da cabeça do piloto?
ignorante é a pergunta que não é feita. tb não sei direito, mas acredito deve levar o ar para o turbo. nos modelos anteriores tb eram aplicados para a alimentação… isso não deve ter mudado.
falando de entradas de ar, nada supera a década de 70. dê uma olhada nestes:
http://f1corradi.blogspot.com.br/2013/10/no-ano-de-rush.html