MP4-29

SÃO PAULO (correndo muito) – Não vou ter tempo de elaborar muito os textos dos lançamentos de carros de hoje, porque daqui a pouco temos a estreia oficial do Fox Sports 2. Por isso, voando primeiro com a McLaren MP4-29. Vendo de frente, o bico tem formato de “M”. Conversei com uma figura de alto escalão em Woking agora há pouco e perguntei o por quê desse “M”. “Ora, ora”, ele começou. “Óbvio que fizemos uma temporada muito ruim no ano passado. Por isso, para o carro deste ano, procuramos uma forma de melhorar a passagem dos fluxos de ar.”

Compreendi perfeitamente. Aí está o MP4-29 sem Vodafone e sem patrocinador principal. Não sei atrás de quem a McLaren está correndo para pintar o nome nas laterais. E é o último com motor Mercedes, porque no ano que vem o time vai de Honda.

McLaren Mercedes MP4-29

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano
Luciano
10 anos atrás

De novo? PÔ, mas tá chato já essa história da otimização dos fluxos de ar. Vira o disco.

Luciano
Luciano
Reply to  Luciano
10 anos atrás

Eu sei que é piada, mas deu né? Afinal, tu tens opinião sobre esses bicos esquisitos dos carros? Ou nem sabe mais o que falar?

Ron
Ron
10 anos atrás

Vou reproduzir um comentário que vi no Google+: “Congratulations! It’s a boy!”

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

Na minha opinião o McLaren é de longe o mais bonito até agora. Neste momento, a Ferrari já lançou seu modelo, que diga-se, é horroroso. Até o Lotus tomada é mais bonito.

eduardo costa
eduardo costa
10 anos atrás

ignorante é a pergunta que não é feita. tb não sei direito, mas acredito deve levar o ar para o turbo. nos modelos anteriores tb eram aplicados para a alimentação… isso não deve ter mudado.

falando de entradas de ar, nada supera a década de 70. dê uma olhada nestes:
http://f1corradi.blogspot.com.br/2013/10/no-ano-de-rush.html

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  eduardo costa
10 anos atrás

Nada supera a Ligier bule de chá em termos de esquisitice!!!

eduardo costa
eduardo costa
10 anos atrás

São os “Long Dong Silver”.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Se o som for esse, eu gostei:
http://youtu.be/FkMh_PCfWTo

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Carros de F1 não é desfile de beleza, é de competitividade, o que importa é
fazer a pole e ganhar corridas.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Celio Ferreira
10 anos atrás

em outras palavras vc quer dizer “não importa o tamanho, mas sim o prazer que proporciona””

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  eduardo costa
10 anos atrás

O que ele quis dizer, em outras palavras, é que o RB10 ainda não foi apresentado.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Esse carro com essa pintura ficou um espetáculo. Uma das pinturas mais bonitas que eu já vi da McLaren pro meu gosto. E a solução do bico que eles encontraram ficou a menos feia esteticamente até agora.

Cláudio F1
Cláudio F1
10 anos atrás

A maneira mais eficiente de se melhorar a penetração aerodinâmica deste carro é com o uso de viagra e gel lubrificante!! Neste ano, os carros carros da F1 não irão se tocar mas sim se encoxar, só de serem exibidos em público já cometem o crime de ato obsceno.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Meus olhos treinados, acostumados em analisar imediatamente o fluxo de ar, não me enganam, esse é um carro rápido, rsrs.

Maurício Rocha
Maurício Rocha
10 anos atrás

Quem não se lembra de soluções aerodinâmicas ridículas do passado, que não vingaram? Criar um regulamento desses, que obriga a criação de projetos feios que doem, é dar tiro no pé. Ou o automobilismo de competição também não leva em conta a beleza do design, das formas harmoniosas, das cores dos patrocinadores? Não dou nem a metade da temporada para mudarem isso. Perto desses bicos de trapizonga, o degrau do ano passado é uma obra de Oscar Niemeyer. Perto disso os carros da Indy são jóias do design contemporâneo. Tomara que a transmissão desse ano tenha a tecla “On Board”, pra assistirmos toda a corrida de acordo com a visão do piloto, onde se enxerga só traseira de quem vai à frente.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Maurício Rocha
10 anos atrás

já há um movimento para mudança… mas nõ acredito que possa vingar.
o cara que comanda a Caterham, o Cyril… Cyril… pô, o sobrenome dele é difícil de decorar… bem… vamos lá o Cyril da Caterham falou esta semana que as equipes podem se reunir para mudar alguma coisa nestas monstruosidades que estão nascendo. o assunto, se para frente for, pode ser levado para FIA. (smj é o que diz a reportagem. corrijam-me se estiver falando merda)

diogo
diogo
10 anos atrás

Alguém qual o significado de MP/4 nos nomes dos carros da McLaren ?

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  diogo
10 anos atrás

“M” de Marlboro e “P/4” de Project Four, explico, no início da década de 80 um cabra chamado Ron Dennis tinha uma equipe chamada Project 4 que disputava corridas na F2 e F3, tendo como patrocínio principal a Phillips Morris (Marlboro). No ano de 1980, a McLaren estava em crise e foi adquirida por Dennis e pela Marlboro, dispensando o antigo dono Teddy Mayer, e a partir de então todo carro McLaren é batizado de “MP/4” alguma coisa, justamente em homenagem à antiga equipe de Ron Dennis e a Marlboro (apesar desta última não ter mais vínculos com a equipe desde 1997, quando a equipe passou a “fumar” cigarros West).

Luiz
Luiz
Reply to  diogo
10 anos atrás

MP4 sempre foi a designação de chassis para todos os carros de Fórmula 1 projetados pela McLaren à partir de 1981. A sigla define-se então como McLaren Project 4, o / (barra) é usado para os diversos desenvolvimentos da McLaren, como o deste anos que já é o MP4/29.
Aproveitando, concordo com o Maurício, penso que estes bicos não vão permanecer ao longo do ano, vão acabar apelando para desenhos mais tradicionais.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  diogo
10 anos atrás

Alguém já deve ter respondido com mais precisão. O Ron Dennis tinha uma equipe em outras categorias chamada de Project Four Racing, e quando ele se juntou à McLaren os carros dela passaram a se chamar MP4 mais a numeração. Algo do tipo McLaren Project Four.

Alan
Alan
Reply to  diogo
10 anos atrás

Em 1981, a McLaren e o Project 4 de Ron Dennis se uniram. A partir daí os carros foram batizados com MP4.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  diogo
10 anos atrás

M de Mclaren
P4 de Project four

a fusão ocorreu em 1981, mas, o salto quântico ocorreu em 1983/1984 com a chegada da TAG e a grana do Mansour Ojjeh… com ele veio o motor Porsche… o resto da vitoriosa história vc já sabe. entretanto a equipe já havia sido campeã em 74 com Emerson usando o chassis M23.

o primeiro carro a usar o MP4 foi o MP4/1 na temporada de 1981, pilotos: John Watson e (acredite) Andrea DeCesaris.

Glauber
Glauber
10 anos atrás

Visto do frente o “M” formado, lembra muito o “M” da operadora de telefonia Movistar que opera na Espanha e países da América Latina. Seria de certa forma legal se ela fechasse um patrocínio logo agora que a Vodafone saiu.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Glauber
10 anos atrás

bem notado. porém a movistar é uma operadora da Telefonica que só opera na espanha e na américa latina. para outros mercados a telefonica opera como telefonica mesmo. ficando então o patrocinio adstrito àqueles mercados, o que comercialmente não é interessante.
boa jogada faz , resguardadas as devidas proporções, a Telmex com suas marcas. Onde a Operadora é Telmex, ela coloca Telmex, onde é Claro, ela coloca Claro, onde é Verizon, ela coloca Verizon… esse tal de Carlos Slim tem grana para cacete…

artur melo
10 anos atrás

E já pipocam as brincadeiras com o novo bico.Dizem que a MacLaren pariu um menino.Alusão é claro ao formato do novo bico

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  artur melo
10 anos atrás

seria este o “picão”do grid?

Evandro
Evandro
10 anos atrás

A julgar pelo nariz que parece ter sido inspirado ou no Fittipaldi ou no Castroneves deverá ter uma aerodinâmica surpreendente….boa ou ruim somente os resultados dirão….

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Evandro
10 anos atrás

não… o maluco que desenha estas soluções havia acabado de assistir Sex freaks, estrelado por Long Dong Silver…. aproveitou o silver da cor da McLaren e o “long dong” como apêndice aerodinâmico. deu isso.

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Deveria ser laranja…

Alessandro Silva
Alessandro Silva
10 anos atrás

Esta pintura cromada me incomoda… Tirano isso, esta divertida esta pré temporada. Os carros com soluções das mais criativas e diferentes esta causando uma sensação de que teremos um ano surpreendente.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Alessandro Silva
10 anos atrás

quem é “tirano”?

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Imagine um choque frontal entre a McLaren e a Lotus. Vai ser uma verdadeira transa.

RenatoS.
RenatoS.
10 anos atrás

A napa é estranha. Uma plástica bem feita no narizinho, seria bom, mas, no geral, este é o modelo mais bonito até aqui.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
10 anos atrás

Para onde irá Martin Whitmarrsh? Sabe alguma coisa a repeito?

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Clenio Azevedo Vilela
10 anos atrás

to street’s eyes.

Mauricio
Mauricio
10 anos atrás

A mim esse tal “M” parece outra coisa. Só não falo pois sei que serei censurado, afinal é pornográfico! He! He!

:-)

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Mauricio
10 anos atrás

não são mais silver arrows… São os “Long Dong Silver” do grid

victor
victor
10 anos atrás

O Carro ficou bem melhor de lado do que de frente.. esse prata é lindo demais… espero que os patrocinadores não sujem todo…..torço tb pela volta do laranja

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  victor
10 anos atrás

você, então, prefere “de ladinho”?

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Podem me enxovalhar em praça de rolezinho mas isso parece um clítoris avantajado…( que baixaria…me desculpem…)

Maxwell
Maxwell
10 anos atrás

Bico em homenagem ao “peru” dos japoneses.

Felipe AG
Felipe AG
Reply to  Maxwell
10 anos atrás

Hahaha

Deni Williams
10 anos atrás

Minha reação ao olhar esse caro de frente: JESUS AMADO!!!

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Deni Williams
10 anos atrás

vc se assustou com o tamanho da tromba?

Deni Williams
Reply to  eduardo costa
10 anos atrás

É… a minha frase ficou estranha mesmo. :p

Michel
Michel
10 anos atrás

Esse ano teremos os carros bico de tamanduá! À exceção da Lotus que fez um bico dividido ao meio!

Fernando Silva
Fernando Silva
10 anos atrás

Não é tão feio. Li em algum lugar que a Sony bancaria a turma de Woking, mas, pelo jeito, não venderam tantos Playstations 4 como gostariam e o dinheiro não pingou na conta.

jrg
jrg
10 anos atrás

Se fosse azul, o chamaria de Gonzo!

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  jrg
10 anos atrás

a williams então é o gonzo? afinal eles mostraram o carro/desenho em azul.

Diogo
Diogo
10 anos atrás

Para patrocinador principal os boatos indicam a Sony e uma empresa chinesa. E, dá pra ver no macacão que eles continuam com o apoio do Santander.

Quanto ao nariz do Gonzo, que coisa horrível. E o pessoal que ainda falava dos novos carros da Indy não poderia imaginar que viria coisa pior…

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Mais bonito ate agora….

leo
leo
10 anos atrás

Cada vez mais parecido com o carro da Mercedez, pelo menos na cor!

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Dá pra chamar este carro de MP4-29 Gonzo. Que nariz feio da porra.

eduardo costa
eduardo costa
10 anos atrás

será tendencia. mas a que ponto poderá melhorar o fluxo de ar sob o carro? só na pista para ver se funciona ou não… afinal, por enquanto foi só CFD, simulador e túnel de vento..

ademais, temos que ver tb o que o Neway apresentar o novo RB. ele sempre tem uma carta na manga.

Jefferson Paiva
Jefferson Paiva
10 anos atrás

Grande FG, essa temporada da F1 não tá parecendo com aquelas da década de 70, que a cada corrida, aparecia uma trapizonga nova? Não discuto beleza, mas que pelo menos vai quebrar a monotonia dos últimos anos. O que achas?

Há, até agora, a Willimans me parece o carro menos feio.

[]’s

Farah
Farah
10 anos atrás

Não achei feio. Só não tem cara de McLaren. Tem cara de Mercedes.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Farah
10 anos atrás

tem cara de pinto.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Mais do mesmo, com um cinza Mercedes e sem o logo da “Vodafone”.

Ficaria melhor laranja.

Quem sabe ano que vem.

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

se for verdade que negociam patrocínio master com a Sony, continuará preto e prata até 2015, vez que a cor padrão da escrita da Sony é preta.

o que me chama a atenção nesta questão do patrocínio da Sony que vem sendo especulado há um tempo é que até ano retrasado a empresa amargava prejuízo astronômico dado a perda de market shere para as coreanas

Rud
Rud
10 anos atrás

To achando que a Maclaren vai ganhar todas esse ano, pq com esse “membro” frontal ninguém terá coragem de seguir na frente kkkkkkkkk.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rud
10 anos atrás

Boa. kkkkkkkkkkkkk

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Rud
10 anos atrás

Já imaginou o cabra macho na frente vendo este negócio crescendo no retrovisor? melhor sair da frente. a menos que a frete do grid tenha o Félix, o Niko e o Eron. Aí vão querer sentar.

Felipe AG
Felipe AG
10 anos atrás

Desculpem a ignorância, mas não posso evitar a pergunta: se os motores são turbo, por que entrada de ar acima da cabeça do piloto?

eduardo costa
eduardo costa
Reply to  Felipe AG
10 anos atrás

ignorante é a pergunta que não é feita. tb não sei direito, mas acredito deve levar o ar para o turbo. nos modelos anteriores tb eram aplicados para a alimentação… isso não deve ter mudado.

falando de entradas de ar, nada supera a década de 70. dê uma olhada nestes:
http://f1corradi.blogspot.com.br/2013/10/no-ano-de-rush.html