NA CHUVA E NO ÓLEO

SÃO PAULO (vai longe, hoje) – Sábado e domingo sem abrir computador é ossada de dinossauro, como diz a moça — que está sob observação depois de me obrigar a andar sob um guarda-chuva esquisito em Interlagos. Agora que acabei de ver os mais de 500 e-mails e todo o resto, vamos tirar o atraso. Começando com a corrida de sábado.

Era a volta do Meianov à ativa, com motor refeito e tals. Meu chefe de equipe, Christian Nenê Horner, mandou dar umas três voltas de leve para assentar os anéis. Mas nem deu para dar as três voltas, porque começou a falhar loucamente e depois de uma volta só para constar em 2min21s509, ainda assentando os anéis, parei nos boxes. A boia de um dos carburadores estava encharcada. Não ia dar para voltar. Resultado: um honroso 31° entre os 35 carros que largariam no início da tarde.

A pista estava seca na classificação e a pole ficou com o Gulla e seu Puma vermelho, 2min02s400. A grande surpresa foi o Abrami em quarto na geral. Com seis carros na minha categoria, a chance de pódio era remotíssima. Uma chuvinha, talvez?

E ela veio. Veio, e junto com ela, antes da nossa prova, o pessoal da F-Vee. Que se encarregou de lavar a pista de óleo de ponta a ponta, e foi um terror, nossa corrida: asfalto molhado, oleoso, emporcalhado, um sabão só.

Paciência.

Do jeito que estava a pista, teríamos surpresas. Tem carro muito potente que fica inguiável nessas condições. Outros não gostam de andar na chuva. Outros andam bem demais. Para outros, que nem eu, tanto faz porque lento no seco, lento no molhado. Com 35 carros no grid, chegar entre os 20 primeiros estaria de bom tamanho para o soviético.

Larguei bem, acho. Roda um aqui, outro ali, e fui ficando na pista. O negócio era sair do trilho de óleo, e não estava fácil. Lá na frente, alguns pilotos deram um verdadeiro show com carros de tração dianteira, como Passat, Voyage e Gol, e Fuscas. Fusca na chuva é o capeta.

O ritmo da prova foi muito lento. Para se ter uma ideia, nossas corridas costuam ter 14 ou 15 voltas. Essa teve 11. Douglas Speto Alencar, de Passat #18, foi impecável. Ganhou na geral com 18s180 de vantagem para o segundo colocado, Du Lauand, de Fusca #72, outro que deu uma aula de pilotagem. A melhor volta do dia, do Speto, foi cronometrada em 2min29s237. Inacreditável. Carros que viram na casa de 2min cravados, como o Porsche do Mauro, não passaram da casa de 2min40s — tempo que o #96 fazia no molhado, para se ter uma noção da dificuldade. Estava muito, muito complicado para se manter na pista. O resultado completo está aqui.

Considerando tudo, até que Meianov cumpriu seu papel. Não rodou nenhuma vez e virou sua melhor volta em 2min48s242. Na classificação final, fiquei em 19°. Na verdade, era para ser 17°, porque o Carlos Burza, de Karmann-Ghia, e o Reinaldo Hernandez, do lindo Maverick #115, me passaram sob bandeira amarela e safety-car. Fui reclamar na torre, porque sou reclamão, mas acho que não mexeram na classificação final. Azar, não ia mudar nada em relação à minha categoria, foi só para constar — 17° é mais legal que 19°, mas tudo bem.

No fim das contas, não deu pódio mesmo. Fiquei em quarto na TL, atrás do José Lima (Passat, terceiro na geral, aplausos!), do Fusca do Cury e do Passat do Caslini. Achei divertido andar junto com Maverick, Puma e outros que normalmente são bem mais rápidos que o bravo soviético. Mas, na prática, acabou sendo uma corrida chata por ter sido lenta demais. Faz parte. Às vezes a pista está boa, às vezes está ruim. Desta vez, no entanto, estava ruim demais. Ainda bem que ninguém bateu forte. Quase um milagre.

Ah, as fotos lá no alto são do Anderson Zambrzycki. Catei tudo do Facebook.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Augusto Burza
Carlos Augusto Burza
10 anos atrás

Vc tem razão, Flavio! Simplesmente esqueci da amarela . Passei vc , dois fuscas e o Maverick. Devolvi as posições para os fuscas e esperei vc e o Maverick, mas vcs não vieram. Reconheço que deveria ter esperado até que me passassem de volta e que moralmente, sou o 19 e vc, o 17o.
Desculpa, vou evitar deixar acontecer novamente.Abraço!

Anuar Askari
Anuar Askari
10 anos atrás

A foto ficou mais bonita com meu miura junto
Abraços. ANUAR

Minoru
Minoru
10 anos atrás
Minoru
Minoru
10 anos atrás

Tive o prazer de conhecer a dupla FG & 69 – gente boníssima – no sábado de manhã e de quebra, deu para ver os treinos classificatórios.

Fernando Moreira
Fernando Moreira
Reply to  Minoru
10 anos atrás

Olá, eu sei que parece loucura, mas não acho o calendário de provas da classic, perdi essa de sábado, deixei o kart ( tô velho) e gostaria de conhecer a categoria….alguém poderia me passar o link do calendário, vlw.

Fernando Moreira
Fernando Moreira
Reply to  Fernando Moreira
10 anos atrás

Ok, jah achei….estarei lá dia 15/03.

Gus
Gus
10 anos atrás

Uma filmagem onboard cairia bem nessa prova….

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

É um Hofstetter na foto?

Se for, uma raridade hoje em dia.

Abs,

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás

É um Miura.

Rafinha Gol#13
Rafinha Gol#13
10 anos atrás

Flavinho
só pra atualizar,fiquei em P4 na geral e P1 na Turismo N. o voyage do Tarquinio bateu em mim na penultima volta na freada da junção,mas foi penalizado em 20 segundos,ficando assim em P3 na Turismo N o Fabião Coelho de Voyage herdou o P2.quando levei a panca(que acabou com a traseira do meu golzinho) eu estava em terceiro bem a frente do Zé Lima de Passat…..mas tudo bem,acontece ele veio se desculpar,isso que importa.mas que eu queria terminar em P3 na geral eu bem que queria……rs.melhor volta2.35, terceira melhor da prova.
abração e até a 3a etapa
Rafinha Gol#13

Fã número 1 do DKW (O(###)O) #96
Fã número 1 do DKW (O(###)O) #96
10 anos atrás

Eu li #96, aaai que saudade!!!!
Volta (O(###)O) #96!!!!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
10 anos atrás

Ei, Flavio, foi um prazer bater aquele papo com voce lá nos boxes, e depois assistindo os treinos dos Formulas, voce debaixo do tal guarda-chuva da moça, rs,rs,rs.
As fotos que eu tirei (não profissionais) eu te mando no mesmo pen-drive em que o Hugo vai te mandar o livro dele.

Depois eu dou um jeito de te mandar as fotos dos aviões (eu tenho umas reliquias aqui), que talvez voce queira colocar como “Nas Asas”.

Abraço

Antonio