DIDI TÁ BRAVO

f1190SÃO PAULO (eu também ficaria) – Dietrich Mateschitz, o dona da Red Bull, raramente se mete em polêmicas. A F-1 é uma ótima plataforma de publicidade para suas latinhas e mesmo se seu time não fosse tão vencedor como tem sido, ele estaria lá. Didi faz uma conta simples: em vez de gastar os tubos em comerciais de TV ou anúncios em jornais e revistas, algo que teria de fazer no mundo inteiro para ter a penetração que tem, separa uma parte de sua receita para ações que dão mídia global. Investe em esportes radicais, corridas, maluquices diversas como patrocinar neguinho que pula de avião sem para-quedas etc. No fim, o gasto é mais ou menos o mesmo e o retorno, bem maior e mais interessante.

Mas ele está putcho de la cara com a desclassificação de Ricciardo na Austrália e também com o que considera uma politização excessiva da F-1. “Há limites para o que estamos dispostos a aceitar”, disse o austríaco a um jornal de seu país.

É bom o pessoal ficar de olho. Didi também acha absurdo o que se gastou para mexer no regulamento da F-1. Para ele, a categoria não deveria ser um campeonato de economizar gasolina. “Por uma fração do orçamento que temos na F-1, a GP2 anda quase tão rápido e as corridas são melhores”, diz.

Tem razão.

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Sergio Bueno
Sergio Bueno
10 anos atrás

Pergunta básica: caso os carros da Red Bull/Renault continuassem pelo quinto ano seguido dominando nesta temporada, e Mercedes e cia estivem jodidos como a RB está, Didi estaria gritando deste jeito ou seria só elogios para o regulamento high tech deste ano???

Polêmica do fluxômetro à parte, ele está é de chororô. Coisa de quem já esqueceu que perder faz parte do jogo.

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Para mim a mensagem para Todt e Bernie é indireta mas é clara :
Se continuarem a nos roubar na cara dura cairemos fora…
Se tivesse acontecido com a Ferrari já a teriam julgado, absolvido e devolvido os pontos…

Hausensson
Hausensson
10 anos atrás

É isso.

Equipes de empresa, com a Red Bull, usam a F-1 como instrumento de marketing. Investem, investem pra ter o melhor equipamento sem se importar se isso vai dar lucro no fim do ano.

O lucro vem das latinhas vendidas, não do mundial de construtores.

E nessa onda vão Ferrari, Mercedes…elevam os custos buscando sucesso, e o resto que se vire pra correr atrás.

E na primeira crise, ou ‘redefinição de metas’, tchau F1 e as outras que segurem a trolha..

Por isso que um teto orçamentario é mais que necessario. limita a liberdade, sim limita, mas o negocio precisa dar lucro pra quem vive dele, e não prejuízo…

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

Tudo é a merda do business, e o esporte que se dane!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Não só DIDÍ, como DEDÉ, MUSSUM E ZACARIAS…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Há!

fernando augusto
fernando augusto
10 anos atrás

Não bebo red bull, meu negocio agora e Martini.

Robertom
Robertom
Reply to  fernando augusto
10 anos atrás

Cuidado com a Lei Seca…

Gabriel 1
Gabriel 1
10 anos atrás

A F1 já não tem grandes equipes, no máximo 4 e olha lá sem a RBR seria só 3.
Entre as pequenas são umas 3 sem a Toro, 2.
Ou seja F1 com 5 Equipes.
E o resto faz figuração.
Grande campeonato.

PC Crusca
PC Crusca
10 anos atrás

Eu tenho receio desses tais fluxômetros. Se tiver corrupção, eles colocam a Marussia no pódio, se quiserem.

Pode haver manipulação aí sim, até porque existe todo um histórico disso na F-1.

Cuitelinho
Cuitelinho
10 anos atrás

A Red Bull é uma das empresas que mais investiu nos esportes, da bolinha de gude à Formula 1. Se eles deixarem a categoria, as outras agradecem, pois sobra mais dinheiro a ser investido.

Já a Fórmula 1, com a audiência em queda em mercados relevantes como China, Russia, Estados Unidos, Grã-Bretanha e maioria dos emergentes e interessantíssimos mercados da Ásia (Brasil, Itália e Espanha cresceram, mas são pouco relevantes), tem muito a perder com a saída da Red Bull.

Mateschitz tem o direito de reclamar, afinal, ao contrário da Ferrari, a fórmula 1 precisa mais da Red Bull do que a Red Bull da Fórmula 1. Afinal 20% dos carros da competição são financiados por ele. Sem contar que ele faz um trabalho relevante na revelação e desenvolvimento de jovens pilotos.

Desclassificar um carro por defeito na peça fornecida por um fabricante homologado pela FIA? O problema é da FIA, ela que se entenda com o fabricante em vez de prejudicar a equipe.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Cuitelinho
10 anos atrás

Nada a acrescentar. Assino em baixo.

Henrique Nassar
Henrique Nassar
10 anos atrás

Ô psit !!! quiê isso ô da poltrona, é caflito, é caflito… hmmm, sei não, mas acho que esse Bernie Ecclestone camufla.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

A F1 deveria era agradecer por ter uma empresa como a Red Bull investindo milhões na categoria.

Não fosse a RBR elevar o nível técnico da categoria, com investimento, trabalho e dedicação, a situação estaria ainda mais decrépita.

Uma equipe como a McLaren não consegue um patrocinador decente. Outras vivem às custas de empresas estatais como a Lotus com a PDVSA que quer um garoto propaganda do governo venezuelano, a Williams com o Banco do Brasil e a Petrobrás que faz de conta que não tem um rombo bilionário e torra mais dinheiro. Outra vive do dinheiro oriundo da Índia, além do pior caso de todas, a Ferrari, que se tornou uma equipe amadora nos últimos anos, pois nem túnel de vento tinha.

E mesmo com essas picaretagens da Ferrari Interesses Automobilísticos, aposto meu fusquinha Fafá de Belém que a Red Bull vence esse campeonato goela abaixo da máfia, e periga este ano o Viceonso não ser nem Vice.

Allez Jado!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Formula1 agradecer? A RedBull faz filantropia na f1, ela é coagida a investir e não ganha nada em troca, no seu mundo. Hahahahaha! Mclaren é empresa privada, com caixa próprio. Williams idem. Lotus é de um pool de investidores e a pdvsa não gera 30% da receita total. Ferrari não tinha túnel de vento? Só fala merda, mesmo! Cara, sai desse apartamento, que mundinho você vive? Cada coisa que você escreve, de dar pena… Allez Jado! de cérebro…

J
J
10 anos atrás

As corridas eram boas mesmo nos últimos 4 anos, né Mateschitz? De repente, com uma corrida só, ficou tudo chato, hehe…

Carro mais rápido tem em outras categorias, se não me engano. F1, pra mim, é isso aí, botar os gênios pra trabalhar. Com toda a mudança do regulamento, até que os carros não perderam tanto tempo de volta. E como já disseram acima, conforme as equipes conhecerem melhor e aperfeiçoarem o equipamento e acharem novos truques (não vale trapacear, Didi!), a diferença só tende a diminuir.

Como gosto muito do Vettel, grande piloto e figuraça, torço para que a Red Bull encontre o caminho do novo regulamento. Lá pela metade do campeonato, hehe.

Catimbau Rosinha
Catimbau Rosinha
Reply to  J
10 anos atrás

Ele está certo, eu também ficaria bravo se fosse prejudicado pelo defeito que a própria organização me empurra goela abaixo. O fluxômetro é monopolizado por uma empresa homologada pela FIA, logo o problema é da federação se ela está defeituosa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Catimbau Rosinha
10 anos atrás

Defeito?

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
10 anos atrás

F1 não é para pessoas racionais, nem para quem pensa com o bolso. Cai fora, Didi.

Ah, antes de ir, explica como foi a evolução de especificação do motor Renault, enquanto todos os demais continuaram congelados. Coincidência começar a vencer depois disto, né?

Ale
Ale
10 anos atrás

Pode ir. A Williams, Ferrari, Mclaren, só para citar algumas equipes, se ferraram aaaanos, décadas.

Acostume-se a perder. F-1 é assim.

Anchor
Anchor
10 anos atrás

Pular de avião sem para-quedas aí forçou….

Marcio
Marcio
10 anos atrás

Gastar os tubos com um novo regulamento para te derrubar. Também ficaria.
E é bom o pessoal ficar esperto mesmo. Nesse caso ele tira 4 carros do grid.

Juan
Juan
10 anos atrás

Muito se fala da mudança dos regulamentos, nos “velhos tempos” a fórmula 1 era referencia em tecnologia de ponta, além de toda divulgação que a categoria proporcionava (e ainda proporciona). As pesquisas e tecnologias aplicadas nos carros eram depois de alguns anos lançadas nos carros comerciais. Com as restrições no regulamento devido a orçamento, segurança e outros aspectos essas pesquisas começaram a ter limitações que impediam a busca por novas soluções fora do padrão existente. Vejo que com a implantação das Unidades de Força a formula voltou a ter isso. Reaproveitamento de energia é uma tendencia tecnologica, talvez algumas montadoras de renome voltem a olhar a formula 1 com mais interesse, como um laboratório tecnologico que possa colocar elas comercialmente a frente. Quem ganha com isso é a categoria. A duvida que fica é se a formula 1 é uma categoria com os carros mais velozes ou uma categoria com os carros mais tecnologicos?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Tem muita gente que não entende e continua falando bobagem. Declaração política foi a do Dietrich, o processo já está no tribunal da FIA. Agora é a hora de pressionar. Há muito tempo ele vem usando desse recurso, ventilou a venda da Toro, reclamou dos pneus que não agüentavam a carga aerodinâmica, reclamou da capada que deram no difusor soprado, a engessada aerodinâmica, e agora reclama o leite derramado. Não foi falta da aviso, todos os times souberam lidar com os parâmetros de erros de fluxo no medidor oficial, inclusive outros motores Renault. Aliás, a RedBull é conhecida por suas artimanhas, só perguntar is RedBull cheating? no Google. A Ferrari, pra desespero de um mal amado de plantão, foi a equipe que mais sofreu com mudanças na regra para acabar com o domínio do Schumacher, faz uma pesquisada e se informe melhor, deixe de ser troll e agregue algo. Pra fim de conversa, o regulamento atual de motores deveria ter iniciado em 2013 e isso vem sendo discutido desde 2009 por um grupo de estratégia da f1, que é uma entidade formada por três outros grupos com direito de igual peso na votação, times, FIA e o f1 group (cvc, etc). Se há alguma contradição, se escuta uma comissão onde circuito, fabricantes e outros interessados se manifestam. Não sejam ingênuos, deve ter fila de gente querendo comprar uma estrutura vencedora e pronta na f1, nissan, bmw, audi e a própria infinity pode querer andar com as próprias pernas… Aliás, o Didi deve estar assustado com a grana que vai gastar pra acompanhar as Mercedes, muito mais atraente financeiramente apenas ser patrocinador que ter que desenvolver todo o carro, melhor deixar isso pra quem vende carro.

RenatoS.
RenatoS.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

As outras equipes devem estar torcendo para que ele venda. Afinal, seriam Vettel e Adrian Newey disponíveis no mercado.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  RenatoS.
10 anos atrás

Vamos esperar o final do ano pra ver se o passe do Vettel vai continuar em alta, o do Newey não tenho dúvidas.

RenatoS.
RenatoS.
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Eu acho que você não está considerando o fato do Vettel ser tetracampeão do mundo, que, óbvio, o valoriza acima de qualquer outro piloto na categoria. Afinal, ele é o único nesta condição.

O segundo melhor, tem dois títulos. Lembra?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  RenatoS.
10 anos atrás

O maior salário dos pilotos não é o dele, aliás o Newey ganha mais que o Vettel. Bater o Webber não é algo extraordinário, o carro é bom, Newey não errou. E o Ricciardo não é o Webber, prefiro esperar ver o que o Vettel pode fazer com o Ricciardo de companheiro. O segundo melhor continua batendo o companheiro de equipe, já o Vettel, na austrália…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  RenatoS.
10 anos atrás

Dois títulos? Não, Hamilton tem um título.

RenatoS.
RenatoS.
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Ei…verdade, contei errado. Hamilton só tem um. Foi mal…hehe

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Nissan = WEC LMP1 2015. Audi = LMP1 desde sempre. BMW = DTM. Infinity = ?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
10 anos atrás

Infiniti é a divisão de luxo da Nissan, que patrocina a RedBull… Grupo VW e Toyota, além da Honda que volta em 2015 já mostraram interesse na f1.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Meu pai do céu… Temos um torcedor do Alonso aqui, o cara que perdeu 4 títulos seguidos, o cara que não ganha um a 8 anos…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gustavo Oliveira
10 anos atrás

E daí, foda-se! Posso torcer pra quem eu quiser, tem gente que torce pro vasco, e daí?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Está perdendo a linha novamente, Vicellez. O desespero já está batendo?

E daí, que Vasco se escreve com maiúscula.

Diego
Diego
10 anos atrás

Chororô de perdedor.

Aposto que é mais um que vai querer mudanças no motor para aumentar o barulho.

Pode deixar que acredito que vão mexer somente no barulho…

A Mercedes que fique esperta.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Didi para presidente!!!!!!

Paulo Z
Paulo Z
10 anos atrás

onde eu assino?

Rodrigo
Rodrigo
10 anos atrás

Sem falar que tão chorando antecipadamente, os carros ainda vão ficar MUITO mais rápidos que são hoje, até o fim do ano, e também nos próximos.

Sargento Garcia
Sargento Garcia
10 anos atrás

Engraçado ele comparar os carros e as corridas com um campeonato que ainda nem começou…
Que corrida que ele achou emocionante na GP2?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Eu falei isso dias atrás: a FIA (Ferrari Interesses Automobilísticos) está acabando com a F1. Em poucos anos a categoria máxima do esporte a motor mundial será enterrada junto com Bernie Eclestezemollo.

E falei também que seu eu fosse o Didi iria investir meu rico dinheirinho em outras coisas, não em fazer papel de Trapalhão mundo a fora.

Lucca já foi reeleito lá em Maranello, então no mínimo mais 3 anos de politicamente barata para tentar fazer a malfadada dupla Ferrada-Asonso campeão.

É a autofagia da F1.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Qual a relação de Bernie com a FIA? Não seria Todt e FIA? Trapalhão? Qual outra equipe ficou tão conhecida na f1 nos últimos 5 anos, ForceIndia?
Montezemolo foi quem contratou a equipe que fez Schumacher campeão, ainda em 1996. Foram campeões em 2000, depois disso foram ao menos 10 alterações técnicas e esportivas pra tentar acabar com domínio da Ferrari. Mandato de três anos??Periferia, a formula1 da caixinha é pra gente como você.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Cara vc precisa se tratar urgente. Saia dessa Matrix em que vive, onde se acha no direito de xingar os outros, acusar os outros e defender o grande amor de sua vida: Seachando Picaretonso.

Tenha mais educação. Fico imaginando que uma pessoa como vc deve ser um grande covarde na vida real.

Allez Jado!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

O que lhe dá o direito de brincar com meu nick? Você não gosta do Alonso e se acha no direito de me atacar porque você não gosta no espanhol? Ou vai ver não gosta de Ferrari porque nunca nem sentou em uma e mal deve ter um uno em casa? Se olha no espelho, mané! Você só fala merda, aprenda a argumentar, e eu não te xinguei mas a carapuça serviu direitinho, inveja é uma merda mesmo… Mais trabalho, adeus!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Cara vc só pode sofrer de esquizofrenia paranóide? Quando eu lhe ataquei?

Já o Viceonso… Chupa picareta!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Ahhh, a hipocrisia é o remédio dos canalhas, depois covarde sou eu, rsrs! Reveja o que você escreve, campeão… Que você é desprovido intelectualmente eu já sabia desde o tempo do Matteoni, existe um abismo intelectual entre nós. Fique aí no seu Chupez blablabla, falando sozinho e colocando links do próprio GP, deve ser a coisa mais inteligente que você consegue fazer. E esse seu papinho já encheu o saco, sempre o mesmo discurso vazio. O bom é que tem vida inteligente no blog, sim, apesar de nem sempre comentarem… Meus fundamentos são sempre acompanhados de links, geralmente em inglês, prova que eu não me atenho a apenas uma fonte. Seus comentários são vazios, típicos de um cara que não sabe argumentar e é SEMPRE apelativo. Chupez Alonso! é a prova disso. Tomara que sua vida particular seja bem melhor sucedida que o que você representa nesse blog. Fica aí nessa de Chupez Alonso, um dia você consegue chupar, quem sabe não gosta e sai do armário. kkkkkkkkk

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E outra: que papinho de playboyzinho mimado hein! Todo metidinho…! Vc já sentou numa Ferrari? Vc não tem nem Uno em casa… O meu é maior que o seu… Sou riquinho! Isso é letra de funk ostentação!!? Só faltou mandar beijinho no ombro!!!

Temos um novo Rei do Camarote superior a Ralé: Rallez Alonso!!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Olha o cotovelo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vicellez é mais bonito. E soa bem…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vicellez Alonso!?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Vcs me adoram!

de saco cheio
de saco cheio
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

dessa babaquice de vocês dois!
Um fala merda, o outro se caga todo… dois babacas

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  de saco cheio
10 anos atrás

Kkkkk

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  de saco cheio
10 anos atrás

É a luta do blog:

Chupez
X
Allez

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  de saco cheio
10 anos atrás

; – )

Anderson Pereira
Anderson Pereira
10 anos atrás

A culpa não é da FIA e sim deles que atrasaram o desenvolvimento do carro deste ano para trabalhar no de 2013.
Regras são regras.
Ô Psiit, Deixa de ser chorão e vai trabalhar.
Quer sair, saia. A porta da rua é serventia da casa.

Welington
Welington
10 anos atrás

Raramente comento, apesar de ler o blog todo dia, mas essa merece: pra mim não passa de mimimi de quem tá perdendo… Economizar combustível é estar alinhado com o futuro!
Didi, vai chorar na cama que é lugar quente!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Welington
10 anos atrás

Acho o máximo ele investir em esporte, unindo um grande ganho com uma atitude bacana. Mas…… E quando o carro dele era até 3s mais rápido do que os outros, como se fosse um F1 disputando a GP2, ele achava que era competição e ria como o gato de Alice, não era. Ganhar com canhão o Ricciardo já mostrou que qualquer um ganha, mas tem de ser legal e não fruto de tapetão. Didi, todos estão “ralando”. Então, em vez de ir p/o tapetão de novo, como o Fluminense (Tribunal da FIA) vá catar coquinhos no asfalto.
Abs.

RenatoS.
RenatoS.
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

E enquanto a equipe dele dominava, a Williams de Frank, igualmente vencedora, em silêncio, trabalhava e suportava os maus momentos, sempre respeitando as regras; ao passo que agora, graças a um planejamento que começou lá atrás, eles estão de volta as cabeças.

Talvez, trabalhar mais e falar menos seja a receita de sucesso equipes de ponta, como as inglesas Williams e McLaren.

Juliano
Juliano
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

“tem de ser legal…”
Alguém já provou que o motor do Ricardão “consistentemente” bebeu mais de 100Kg/h da Total?
Era muito simples provar: pegassem os dados de telemetria do medidor de fluxo, como foram interpretados pela FIA e como foram interpretados pela Red Bull.
Bastava rodar uma simulação do consumo pelos dois modelos e ver quanta gasosa deveria ter sobrado no tanque da irmã gêmea da Sick Suzie.
Se, pelo modelo da FIA, deveriam ter 6 Kg, pelo da Red Bull deveriam ter 11 Kg e, no fim das contas, tinha mais de 9 Kg, o Charlie Whiting deveria devolver o troféu do Ricardão, por o rabinho no meio das pernas e pedir pra antecipar a aposentadoria.
Até, porque, nas palavras do Graeme Lowdon da Marussia (que torce pros rubrotaurinos se ferrarem na corte de apelação) o que a galera da latinha desafiou não foi o regulamento, mas a “opinião” do Whiting sobre a interpretação do regulamento. E a opinião de alguém sobre o regulamento conta tanto quanto a minha ou a tua opinião sobre a gravidade: gostando ou não, entendendo ou não, você cai.
O regulamento diz que o fluxo não pode ultrapassar 100 Kg/H (ou, aproximadamente 27,77 g/s) O Renault do Ricciardo ultrapassou esse fluxo? Se o sensor homologado estava SABIDAMENTE fornecendo leituras inconsistentes, tirassem a prova dos nove no parc fermé. Se o Whiting é da “opinião” que ignorar os dados do sensor SABIDAMENTE inconsistente e usar seu próprio modelo de consumo não é bonitinho, ele que discuta a opinião dele com o Bernie na hora do chá. E que não confie nos sensores da Gill, ou, antes de molhar o bico, vai achar que já tomou duas xícaras.
E não invente “interpretações” da regra, como aquela palhaçada, no meio da temporada de 2011.
Até a FIA tem que se considerar sujeita ao seu regulamento escrito, da publicação até o final da temporada.
Aliás, a própria regra da limitação de fluxo é prova de que passou da hora do Whiting aposentar: os caras tem 100Kg pra queimar em, aproximadamente, duas horas de corrida. Deixa cada um queimar como e quando quiser. Quem exagerar, fica a pé ou se arrasta no final. Quem poupar no começo, “voa” nas últimas voltas.
Depois a gente ainda tem que ouvir o bundão do Ecclestone dizer que tá “horrorizado” com o barulhinho xoxo dos v6, capados pelo regulamento ridículo de restrição de fluxo e de giro.
Os carros da década de 80 usavam v6 com 100cc a menos de deslocamento. Pergunta pra alguém que ouviu, se ele achou o Honda RA167E ou o BMW M12/13 “xoxos”.
Xoxa é aquela marionete do Montezemolo como presidente da FIA.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
Reply to  Welington
10 anos atrás

“Economizar combustível é estar alinhado com o futuro”.
A Formula 1 é PRESENTE e futuro.
É – e sempre foi – uma competição de VELOCIDADE, principalmente.
Não tem nada a ver essa disputa de economia, pneus péssimos, um monte de limites, o piloto – e a equipe – deixa de pilotar para apenas administrar.
Não é à toa que a audiência cai, e cai, e cai…
______________________________

Enquanto isso, a Rede Bobo – e vários aqui – insistem em RBR: Chamem pelo nome, Red Bull ! Daqui a pouco vão colocar aquela manchinha idiota no carro todo!

Deni Williams
10 anos atrás

A tendência é essa Didi.
Lide com isso, pare de choradeira e corra atrás.

Diogo
Diogo
10 anos atrás

Ele até tem razão, mas não vai sair da Fórmula 1 e o Tio Bernie sabe disso. É muita grana aplicada para simplesmente jogar tudo para o alto. Quando uma montadora sai da F1, ela aproveita os laboratórios e o quadro técnico em outras categorias ou no desenvolvimento de modelos de rua. A Red Bull vai fazer o quê com um túnel de vento? Uma latinha mais aerodinâmica?

Victor
Victor
10 anos atrás

Quando a F1 passou dos 3,5 litros de deslocamento para os 3 litros, a gritaria foi generalizada da mesma forma, e a F1 foi comparada à F3000 da mesma forma. Isso é besteira, o mundo todo investe em tecnologia híbrida e já havia passado da hora da F1 se atualizar. O motor de combustão interna, queiramos ou não, tem seus dias contados. Lamento profundamente, mas é inevitável.

Quanto à choradeira do Didi, politicagem é isso aí. Quem ele pensa que é, a Ferrari? Se amanhã a Red Bull sair da F1, qual falta fará? Alguém lembra da Benetton? O entusiasta lembra, a massa não. Não importa. Equipes vêm e vão, nem a McLaren é imprescindível como pensa que é. Me liga quando for a Ferrari pegando o banquinho.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Victor
10 anos atrás

O motor de combustão interna tem seus dias contados?
O meio-ambiente agradece.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Caro Paulo, o meio ambiente agradecerá o dia em que alguém, que repete baboseiras por aí, apresentar uma solução para o descarte da enorme quantidade de Ni-Cd das baterias dos motores elétricos do “futuro”. Todos falam que o vilão do meio ambiente são os motores de combustão, mas não. O grande vilão do meio ambiente é o excesso de gente no planeta exaurindo recursos em quantidade maior do que a capacidade de produção. Os que defendem os motores elétricos, são os mesmo que acreditam que papel reciclado é sustentável. Ou seja, gastar muita energia, quase o dobro, para entregar um produto com pior qualidade para o fim que se destina e com preço mais alto que o de melhor qualidade, não pode ser considerado sustentável. Isso é papo de modinha. Pode ter certeza que sua geladeira elétrica ou o aparelho de ar condicionado prejudicam muito mais o meio ambiente do que seu carro a combustão.

Victor
Victor
Reply to  Luiz Morais
10 anos atrás

Sim, o problema é que já elegeram o culpado. A tendência é essa, não sou eu que estou dizendo ou criando isso. Também vejo várias questões a serem respondidas, como por exemplo a demanda extra de se carregar carros na tomada, num mundo que já não consegue dar conta de si mesmo em termos de energia elétrica. Outra questão são as baterias, como você mesmo disse. Mas o caminho tristemente parece ser esse.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Morais
10 anos atrás

Concordo, Luiz. Culpar os motores de combustão interna é reduzir drasticamente o problema.
A maioria das agressões ao planeta não é percebida pelo homem comum, que normalmente vê o que está na “vitrine”.
E quem leva toda a culpa é quem está exposto nela.

Juliano
Juliano
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

O meio ambiente agradecerá quando o povo largar mão de botar cada vez mais gente consumista no mundo.
Um maveco 5.0 polui menos que 10 híbridos.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

É o típico comentário de quem está por cima.

Só ouvimos isto de presidentes, diretores, gerentes e outros tipos de “bam-bam-bam”.

O importante é o resultado. Se a conta fecha no azul, bem. Se não fecha, nós fechamos esta merda.

É assim!

Fabio
Fabio
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

Exato!

Sem contar que esse tipo de declaração é típica de equipe grande da F1. Quando tá ganhando tudo, acha ótimo. Mas quando nem tudo são flores, começa a choradeira.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

E com todo o respeito a F1, pra quem assistiu a Motogp no fim de semana passado, a corrida foi legal pra caramba e as motos estavam atingindo 345 km/h (!), enquanto esses F1 estão se esgoelando pra bater nos 320..(arredondando pra cima). Por essas e outras, acho que a Motogp vai estar bem legal esse ano.

Deni Williams
Reply to  Rafael
10 anos atrás

320km/h ainda é rápido!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Uai, mas a velocidade final de reta não aumentou??

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Rodrigo
10 anos atrás

Aumentou 6 km/h em relação a 2013. Falta arredondar as baratas, principalmente os freios, para ter um comportamento melhor nas curvas. Aí elas, as baratas, vão voar.

Mas ele, o Didi, está igual ao Fluminense, querendo legalizar a fraude no tapetão. É preocupante, porque ano passado ele conseguiu pneus adequados para seu carro e depois correu sozinho até o final.

E acha que isso é competição.

Abs.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

O que determinou a mudança dos pneus em 2013 foi o festival sombrio de explosões em Silverstone. Foi um milagre não ter ocorrido nenhum acidente grave, e, meu caro, tudo que a FIA não quer é uma morte espetacular ao vivo. Ninguém quer.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
10 anos atrás

A reclamação dos pneus por parte do Didi foi bem antes do Gp da Inglaterra, ainda na Malásia, os mesmos pneus que eles haviam testado antes na pré temporada. Acontece que os times não observavam os limites de pressão, cambagem e direção dos pneus recomendados pela Pirelli e em Silverstone foi um festival de estouros. Com os novos pneus, Ferrari, Force India e Lotus foram as mais prejudicadas.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Nas pistas mais rápidas vão passar de 320km/h facilmente, e estão falando de chegar a 370km/h em Monza. Fazia muito tempo que não chegavamos a essa velocidade.