LUZES

luzesersSÃO PAULO (eu, hein…) – Reparem na luzinha verde sob a câmera no carro do Hamilton, em foto que o Ivan Capelli publicou o Facebook. Você vai ver bastante isso neste ano. Ou verde, ou vermelha. Bem resumidamente, é o seguinte, e vou traduzir trecho do texto deste interessante site que traz minúcias técnicas da F-1:

Para prevenir acidentes como o de 2008 com um carro da Williams durante testes, já que o ERS é bem mais potente que o KERS, a FIA determinou que todos os carros em 2014 serão equipados com luzes vermelha e verde sob a câmera que fica em cima da tomada de ar. Quando o ERS estiver ativado e não for seguro encostar no carro, a luz de led vermelha se acende. Quando o carro for seguro para ser tocado, acende a luz verde.

Donde depreendo que os pilotos estarão sentados em cadeiras elétricas, se é que me entendem. E que os mecânicos podem pedir adicional de periculosidade.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Se o piloto perde o controle do carro e sai da pista, bate, ou o carro quebra na pista, ou começa um incêndio no “motor”…ele piloto, na correria de sair do carro, vai ter esperar a luz ficar verde?

Na hora de saltar do carro no desespero de sair do carro o mais rápido possível, vai lembrar de “luzinha” verde ou vermelha?

E os socorristas num acidente mais sério, vão ter de esperar a luz ficar verde para encostar no carro e socorrer o piloto?

Cadê o Nikki Lauda?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

Está na Mercedes.

James
James
10 anos atrás

Sim o piloto esta isolado..não há perigo…

Porém se ele sair do carro qd a luz estiver vermelha…e colocar um pé fora e outro ficar dentro…tchau….

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Já não basta o sistema todo ser complexo, ainda inventam de colocar uma lampadinha? Esses engenheiros…. (Sarcarm Mode On).

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
10 anos atrás

*Sarcasm.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
10 anos atrás

Muita palhaçada para um só circo.

henrique
henrique
10 anos atrás

as equipes vao saber em que ponto da pista os rivais usam o dispositivo!!!

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Qualquer carro elétrico pode dar choques, cabos de vela dos carros comuns dão choques, qualquer eletrodoméstico, chuveiro, enfim, qualquer aparelho elétrico pode dar choques. Parem de pegar no pé do ERS, que só fica perigoso se der defeito, ou se alguém meter a mão onde não deve (os leds lembram?), assim como tudo isso que citei aí em cima e que não tem leds de advertência. Certamente devem achar que em toda a história do automobilismo a gasolina nunca foi perigosa…

luiz carlos
luiz carlos
10 anos atrás

Quero ver se chegar nos boxes para o pit stop com essa bagaça vermelha….

Xing Ling
Xing Ling
10 anos atrás

Como já disseram, o piloto não corre risco. E eu nem sabia que a fibra de carbono (polímetro ou “prástico” por excelência) tinha toda essa condutividade. O efeito deve ser similar ao de um plástico quando a gente passa no cabelo.

perna quebrada
perna quebrada
10 anos atrás

Além de anti-chama o macacão terá que ter isolante elétrico.

Sei lá, muita inovação de uma vez só.

lisandro
lisandro
10 anos atrás

Para o piloto não é perigo (gaiola de Faraday), e sim para os mecânicos… por isso que o sinal é externo e não no volante.

Tom
Tom
Reply to  lisandro
10 anos atrás

Boa colocação,não faltou as aulas de Física

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Cueca de borracha para não tomar choque nas partes.

Pedro Barrio
Pedro Barrio
10 anos atrás

E como foi este acidente da Willians em 2008, alguém sabe dizer?

Capelli
Reply to  Pedro Barrio
10 anos atrás

Eu acho que não foi na Williams, foi na BMW… pelo menos eu lembro é desse aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=__DpDTDyc4g

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Inventaram um monte de trecos e engenhocas só para terminar com o dominio da RBR e Vettel, agora espero que não coloquem a vida de pilotos e mecanicos em risco e o espetaculo corre o serio risco de terminar com quatro ou cinco carros ao final das provas, que seria um castigo bem aplicado nesses dirigentes.

Jamesr
Jamesr
Reply to  luiz carlos barbosa
10 anos atrás

Assim como na época q a Ferrari ganhava tudo…mudavam regulamento…pontuação..etc etc…

Pedro Barrio
Pedro Barrio
10 anos atrás

E como foi este acidente da Willians, alguém sabe dizer?

Tiago
Tiago
Reply to  Pedro Barrio
10 anos atrás

O Google sabe

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  Pedro Barrio
10 anos atrás

Em 2008 a Williams tinha como dupla de pilotos o Nico Rosberg e o Nakajima. A equipe, como nos últimos anos, não ia muito bem e os resultados ficavam sempre abaixo do 7º lugar para ambos. No GP noturno de Cingapura (o primeiro inclusive) o Nico despontou em chegou em 2º lugar.

Quem lembra, a comemoração foi praticamente como se fosse o primeiro lugar no campeonato da vida eterna. Foi então que ocorreu o “acidente”:

Nakajima, como algumas pessoas sabem, é filho do também ex-piloto Satoru Nakajima. E aí tem toda uma questão da cultura samurai de não admitir derrotas, ainda mais tendo um pai que também foi piloto. Imagina a cobrança dentro da cabeça do cara.

Porém, ele não foi macho o suficiente para encarar um haraquiri. E nem maduro o suficiente para aprender com o colega Nico. Ele fez o “certo”, foi para um bar (o mesmo que o Vettel frequentou dias atrás) e saiu de lá determinado a virar o jogo:

– Vou mijar no carro do Nico, aquele alemãozinho fresco.

Nico, ainda um neném na fórmula 1, avoado, no auge do facebook, saiu do carro twittando igual um louco a vitória e esqueceu o farol aceso e… o Kers ligado.

Enfim, já dá pra imaginar o que aconteceu né!?

No texto do link do Gomes não tem, mas essa luz é chamada informalmente de “luz do Pikachu”, que é como o Nakajima é chamado nos churrascos da galerinha da F1.

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
10 anos atrás

Os Técnicos de Segurança do Trabalho das equipes já solicitaram luvas de borracha mais espessas para a rapaziada?

Lucas S.A.
Lucas S.A.
10 anos atrás

E sabe o que mais? O objetivo de se utilizar o ERS e o KERS era desenvolver tecnologias de geração de energia para carros de passeio. Estaremos nós um dia sentados nessas cadeiras elétricas, também?!

Darthvex
Darthvex
10 anos atrás

Melhor usar o ers antes chegar aos boxes…

Estava lendo sobre a Ferrari, e este ano corre de F14T.

F14T???!

F14T vs M3RC3D35?? Rsrsrs

Luciano M
Reply to  Darthvex
10 anos atrás

EXCELENTE o trocadilho ! Será que a F14T será a de modelo 147 ou Spazio ? ;)

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Imagina tudo isso com macacão molhado na chuva…

Ricardo Garcia
Ricardo Garcia
10 anos atrás

Uma pergunta: Quem define que é seguro ou não para ser tocado?

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Flavio

Quero ver como esse sistema se comportará no caso de algum acidente. Espero que isso não cause algum risco ao piloto na hora de descer do carro, ou então à alguém da equipe médica.

Abs,

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás

Se não me falha a memória, o Chilton deu uma pirueta para sair do carro outro dia…..vai ver que é isso, teremos concurso de melhor salto do cockpit.

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

Veremos uma F1 com um estilo pula pirata!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

É que o choque foi no furico.

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás

O pessoal vai ter uma chave de teste no bolso.

Antonio Luiz Siqueira
Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

Vai dar mierda.

TSC
TSC
Reply to  Antonio Luiz Siqueira
10 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ed diogo
ed diogo
10 anos atrás

sem sacanagem nao entendi

Antonio Mietto
Antonio Mietto
10 anos atrás

Como os pilotos não estarão em contato com o “terra” (já que os pneus são de borracha…) não há esse problema. Mesmo caso de passarinho que pousa em fio elétrico na rua e não morre torrado! :O) #nerd!

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Antonio Mietto
10 anos atrás

Acho que não é simples assim. A própria carroceria do carro é o aterramento. Bota o dedo numa faísca de vela de ignição pra ver o que é choque… Pode estar até com bota de astronauta, se estiver com a mão na carroceria do carro, dançou…

Luciano M
10 anos atrás

Se acender a luz vermelha durante a corrida, teremos churrasquinho de piloto ?

Silvio D. Rodrigues
Silvio D. Rodrigues
Reply to  Luciano M
10 anos atrás

Não, enquanto ele estiver dentro do carro com os pneus no chão, ele não está “aterrado”. Agora se o pneu estourar….

Joe
Joe
Reply to  Silvio D. Rodrigues
10 anos atrás

E se o carro estiver capotado com as rodas pra cima???

Pedro Barrio
Pedro Barrio
Reply to  Joe
10 anos atrás

Aí depende… Se as rodas estiverem girando não tem problema, porém se elas pararem… é por isto que, se vc ler o texto, esta escrito que mesmo em casos de acidente assim é recomendado ao piloto continuar acelerando. Valeu!

Rafael P.
Rafael P.
Reply to  Pedro Barrio
10 anos atrás

Sem contar que todos andarão com fio terra. Rosberguinho deu um sorriso de canto.