LUZES
SÃO PAULO (eu, hein…) – Reparem na luzinha verde sob a câmera no carro do Hamilton, em foto que o Ivan Capelli publicou o Facebook. Você vai ver bastante isso neste ano. Ou verde, ou vermelha. Bem resumidamente, é o seguinte, e vou traduzir trecho do texto deste interessante site que traz minúcias técnicas da F-1:
Para prevenir acidentes como o de 2008 com um carro da Williams durante testes, já que o ERS é bem mais potente que o KERS, a FIA determinou que todos os carros em 2014 serão equipados com luzes vermelha e verde sob a câmera que fica em cima da tomada de ar. Quando o ERS estiver ativado e não for seguro encostar no carro, a luz de led vermelha se acende. Quando o carro for seguro para ser tocado, acende a luz verde.
Donde depreendo que os pilotos estarão sentados em cadeiras elétricas, se é que me entendem. E que os mecânicos podem pedir adicional de periculosidade.
Se o piloto perde o controle do carro e sai da pista, bate, ou o carro quebra na pista, ou começa um incêndio no “motor”…ele piloto, na correria de sair do carro, vai ter esperar a luz ficar verde?
Na hora de saltar do carro no desespero de sair do carro o mais rápido possível, vai lembrar de “luzinha” verde ou vermelha?
E os socorristas num acidente mais sério, vão ter de esperar a luz ficar verde para encostar no carro e socorrer o piloto?
Cadê o Nikki Lauda?
Está na Mercedes.
Sim o piloto esta isolado..não há perigo…
Porém se ele sair do carro qd a luz estiver vermelha…e colocar um pé fora e outro ficar dentro…tchau….
Já não basta o sistema todo ser complexo, ainda inventam de colocar uma lampadinha? Esses engenheiros…. (Sarcarm Mode On).
*Sarcasm.
Muita palhaçada para um só circo.
as equipes vao saber em que ponto da pista os rivais usam o dispositivo!!!
Qualquer carro elétrico pode dar choques, cabos de vela dos carros comuns dão choques, qualquer eletrodoméstico, chuveiro, enfim, qualquer aparelho elétrico pode dar choques. Parem de pegar no pé do ERS, que só fica perigoso se der defeito, ou se alguém meter a mão onde não deve (os leds lembram?), assim como tudo isso que citei aí em cima e que não tem leds de advertência. Certamente devem achar que em toda a história do automobilismo a gasolina nunca foi perigosa…
Quero ver se chegar nos boxes para o pit stop com essa bagaça vermelha….
Como já disseram, o piloto não corre risco. E eu nem sabia que a fibra de carbono (polímetro ou “prástico” por excelência) tinha toda essa condutividade. O efeito deve ser similar ao de um plástico quando a gente passa no cabelo.
Além de anti-chama o macacão terá que ter isolante elétrico.
Sei lá, muita inovação de uma vez só.
Para o piloto não é perigo (gaiola de Faraday), e sim para os mecânicos… por isso que o sinal é externo e não no volante.
Boa colocação,não faltou as aulas de Física
Cueca de borracha para não tomar choque nas partes.
E como foi este acidente da Willians em 2008, alguém sabe dizer?
Eu acho que não foi na Williams, foi na BMW… pelo menos eu lembro é desse aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=__DpDTDyc4g
Inventaram um monte de trecos e engenhocas só para terminar com o dominio da RBR e Vettel, agora espero que não coloquem a vida de pilotos e mecanicos em risco e o espetaculo corre o serio risco de terminar com quatro ou cinco carros ao final das provas, que seria um castigo bem aplicado nesses dirigentes.
Assim como na época q a Ferrari ganhava tudo…mudavam regulamento…pontuação..etc etc…
E como foi este acidente da Willians, alguém sabe dizer?
O Google sabe
Em 2008 a Williams tinha como dupla de pilotos o Nico Rosberg e o Nakajima. A equipe, como nos últimos anos, não ia muito bem e os resultados ficavam sempre abaixo do 7º lugar para ambos. No GP noturno de Cingapura (o primeiro inclusive) o Nico despontou em chegou em 2º lugar.
Quem lembra, a comemoração foi praticamente como se fosse o primeiro lugar no campeonato da vida eterna. Foi então que ocorreu o “acidente”:
Nakajima, como algumas pessoas sabem, é filho do também ex-piloto Satoru Nakajima. E aí tem toda uma questão da cultura samurai de não admitir derrotas, ainda mais tendo um pai que também foi piloto. Imagina a cobrança dentro da cabeça do cara.
Porém, ele não foi macho o suficiente para encarar um haraquiri. E nem maduro o suficiente para aprender com o colega Nico. Ele fez o “certo”, foi para um bar (o mesmo que o Vettel frequentou dias atrás) e saiu de lá determinado a virar o jogo:
– Vou mijar no carro do Nico, aquele alemãozinho fresco.
Nico, ainda um neném na fórmula 1, avoado, no auge do facebook, saiu do carro twittando igual um louco a vitória e esqueceu o farol aceso e… o Kers ligado.
Enfim, já dá pra imaginar o que aconteceu né!?
No texto do link do Gomes não tem, mas essa luz é chamada informalmente de “luz do Pikachu”, que é como o Nakajima é chamado nos churrascos da galerinha da F1.
Os Técnicos de Segurança do Trabalho das equipes já solicitaram luvas de borracha mais espessas para a rapaziada?
E sabe o que mais? O objetivo de se utilizar o ERS e o KERS era desenvolver tecnologias de geração de energia para carros de passeio. Estaremos nós um dia sentados nessas cadeiras elétricas, também?!
Melhor usar o ers antes chegar aos boxes…
Estava lendo sobre a Ferrari, e este ano corre de F14T.
F14T???!
F14T vs M3RC3D35?? Rsrsrs
EXCELENTE o trocadilho ! Será que a F14T será a de modelo 147 ou Spazio ? ;)
Imagina tudo isso com macacão molhado na chuva…
Uma pergunta: Quem define que é seguro ou não para ser tocado?
Flavio
Quero ver como esse sistema se comportará no caso de algum acidente. Espero que isso não cause algum risco ao piloto na hora de descer do carro, ou então à alguém da equipe médica.
Abs,
Se não me falha a memória, o Chilton deu uma pirueta para sair do carro outro dia…..vai ver que é isso, teremos concurso de melhor salto do cockpit.
Veremos uma F1 com um estilo pula pirata!
É que o choque foi no furico.
O pessoal vai ter uma chave de teste no bolso.
Vai dar mierda.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
sem sacanagem nao entendi
Como os pilotos não estarão em contato com o “terra” (já que os pneus são de borracha…) não há esse problema. Mesmo caso de passarinho que pousa em fio elétrico na rua e não morre torrado! :O) #nerd!
Acho que não é simples assim. A própria carroceria do carro é o aterramento. Bota o dedo numa faísca de vela de ignição pra ver o que é choque… Pode estar até com bota de astronauta, se estiver com a mão na carroceria do carro, dançou…
Se acender a luz vermelha durante a corrida, teremos churrasquinho de piloto ?
Não, enquanto ele estiver dentro do carro com os pneus no chão, ele não está “aterrado”. Agora se o pneu estourar….
E se o carro estiver capotado com as rodas pra cima???
Aí depende… Se as rodas estiverem girando não tem problema, porém se elas pararem… é por isto que, se vc ler o texto, esta escrito que mesmo em casos de acidente assim é recomendado ao piloto continuar acelerando. Valeu!
Sem contar que todos andarão com fio terra. Rosberguinho deu um sorriso de canto.