MEU, BURN! (3)

imaustralia3SÃO PAULO (Ricciardo, uau) – Serei breve, pois daqui a pouco tenho de ir a Interlagos.

Hamilton na pole, hein, bonitão? Vettel não passou do Q2, hein, bonitão?

Pois é, a vida tem dessas coisas. Umas previsíveis, outras surpreendentes. “Ah, mas você mesmo disse que o Vettel ia se dar mal neste ano, então era previsível!” É uma verdade parcial. Acho ainda que vai se dar mal, pelo menos se comparado ao que aconteceu com ele nos últimos quatro anos, mas não é exatamente por conta desse 13° lugar na classificação em Melbourne (12° no grid porque Sapattos foi punido por troca de câmbio, ou “cambio de cambio”, em espanhol). O treino que acabou agora há pouco não foi dos mais comuns. Choveu no Q2 e no Q3 e deu uma embaralhada nas coisas.

Nessa embaralhada, a lógica prevaleceu na pole de Hamilton e com a presença de seis dos oito motores Mercedes no Q3. Só Button e Pérez ficaram fora. Mas tivemos uma zebrinha com Ricardão em segundo. E o rapaz quase fez a pole. Mas seria Ricardão uma zebra, correndo de Red Bull? Sim, ainda é uma zebra, mesmo correndo de Red Bull. Ainda mais com a Red Bull longe de ser a equipe que foi nos últimos quatro anos. Surpresa, sim. Boa surpresa. Guiou divinamente, o moço do grande nariz. Como zebrinhas interessantes foram os dois da Toro Rosso no Q3. Palmas para o pequeno cosmonauta Danii-se Kvyat e também para Verme, o rejeitado.

Vamos à ordem dos fatos, então.

No Q1, pista seca, 26 graus e nuvens plúmbeas sobre Albert Park. Uns saem de macios, outros de médios, mas esqueçam esse negócio de usar médio achando que se garante. Neste ano, a diferença de performance entre os compostos é muito grande. E foi todo mundo de chiclete.

A sete minutos do fim da primeira parte do treino, começa a chover. Aí, quem estava na zona de degola lá ficou. A saber: Chilton (previsível), Bianchi (idem), Gutierros (mal, a Sauber), Celular GSM (normal) e a dupla da Lotus, Grojã e Maldanado.

Aqui vale um parágrafo. A Lotus é uma tragédia, coitada. Grojã não esconde a contrariedade. Xinga o carro, o público, os mecânicos, o destino. Já seu companheiro venezuelano, quando olha no espelho, se pergunta: por que é que eu fui brigar com a Williams? Onde foi que eu errei? Por que não gostavam mais de mim? Bem, agora Inês é morta. Os dois carros negros só não estarão lado a lado na última fila porque Gutierrez perdeu cinco posições no grid por troca de câmbio. Maldonado não conseguiu sequer fechar uma volta. Deu pena. Mas é da vida.

melburn3a

E quem foi o mais rápido no Q1, com pista seca? Ricciardo, o substituto de Webber, o queridinho dos cangurus. Virou 1min30s775, um tempo aceitável, embora mais alto que o anotado por Rosberg no último treino livre, o único a entrar na casa de 1min29s no fim de semana. Magnussen foi o segundo e Massa, o terceiro. E quem é que passou ao Q2? Koba-mito, nosso ídolo eterno! Boa, japa!

Mas como já informado, destara a chover no parque, e foi com chuva que começou o Q2, levando todos a usarem pneus intermediários. Os primeiros tempos registrados, na casa de 1min47s. A cinco minutos do fim, já tinham caído para 1min44s. E quando o cronômetro zerou, estavam, lá na frente, na casa de 1min42. Foi o momento em que a dura realidade de Tião, o Alemão, bateu à sua porta. Vettel ficou na degola do Q2, com o 13° tempo, atrás de dois campeões do mundo: Bonitton em 11° e o tagarela Raikkonen em 12°. “Do alto desta degola, seis títulos mundiais vos contemplam”, bradou Kimi ao chegar ao paddock, subindo num engradado de Foster’s.

Sutil, da Sauber, Kobayashi, da Caterham, e Pérez, da Force India, fecharam o grupo dos que não conseguiram passar ao primeiro Q3 do ano. Sebastian não ficava fora de um Q3 desde o GP da China de 2012 da era cristã.

E tome chuva para a decisão das dez primeiras posições do grid. E foi bonito de se ver. Porque na água, diz o ditado, todos os gatos são pardos e molhados. Não nos esqueçamos que até Hülkenberg, de Williams, fez pole com chuva em Interlagos, e de Williams. Assim, tudo podia acontecer. De verdade.

E quase aconteceu. Pneus de chuva extrema paa todos (menos para Alonso, que logo trocou), tempos na casa de 1min45s, até que a quatro minutos do fim alguns arriscaram intermediários, e os tempos foram baixando, e lá vem Ricardão com sua enorme napa para virar 1min44s548 com a ampulheta já esgotada, mas tinha gente na pista ainda, e a pole que a turba já festejava nas arquibancadas e nos gramados do parque acabou não vindo, porque Lewis fez 1min44s231 e papou o primeiro lugar no grid. Mesmo assim, a torcida australiana vibrou. Afinal, Ricciardo vingava o Canguru Desolado que tanto sofreu nas mãos de Vettel. E Vettel, àquela altura, procurava o primeiro boteco para encher a cara.

Hamilton colocou 0s317 no novo rubrotaurino, uma diferença considerável. Rosberguinho larga em terceiro. Por três segundos não conseguiu abrir uma última volta, o que deixou o rapaz um pouco chateado. Kevin Magnólia, estreante, ficou em quarto com a McLaren. OK, virou 1s514 mais lento que Hamilton, mas uma segunda fila na primeira corrida é para comemorar, não? É. Alonso e Verme dividem a terceira fila. Hulk e Kvyat, a quarta. Massa ficou em nono e Sapattos, em décimo — larga em 15° com a punição. A Williams estava bem no seco. Na hora que veio a chuva, os dois pilotos e a equipe se atrapalharam.

Foi a 32ª pole da carreira de Hamilton e a 100ª de um motor Mercedes na F-1. Lewis igualou Mansell nas estatísticas e entre os britânicos só perde para o escocês Jim Clark nesse quesito. É o favorito à vitória amanhã, porque a Mercedes tem o melhor carro e mesmo se chover, vai andar bem porque nosso Comandante Amilton é bom de água.

Algumas conclusões pós-classificação:

– A Red Bull não está morta, e Ricciardo mostrou isso. Mas também não está com essa bola toda.

– Vettel de mau-humor é engraçado.

– Raikkonen, que bateu no Q2, será engolido por Alonso se não demonstrar um pouco mais de vontade.

– A Williams está bem, colocou os dois no Q3, mas ainda está longe de poder ser chamada de favorita. Precisa, como se diz no futebol, encaixar umas coisinhas.

– Hülkenberg vai trucidar Pérez.

– A Toro Rosso não será uma decepção no bloco intermediário. A Sauber, sim.

Vou arriscar um palpite para a corrida de amanhã, nos dez primeiros. Farei isso em todos os GPs e vocês aí me contem depois se acertei alguma coisa. Vamos lá: Hamilton, Alonso, Hülkenberg, Magnussen, Massa, Button, Vergne, Raikkonen, Pérez e Sutil. Se quiserem colocar seus palpites aí embaixo, à vontade.

Ah, faltou a foto do projeto gráfico. Sorria, garoto.

melburn3d

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Geraldo Coelho
Geraldo Coelho
10 anos atrás

é pelo jeito vou tira sarro das manezadas aqui que ta fazendo pouco do Massa…
vou fazer uma lista com nome de todos.. e depois vou tirar um crash dos manes….

Grove de volta ao Topo….

abs

ZÉ MANÉ
ZÉ MANÉ
Reply to  Geraldo Coelho
10 anos atrás

… com o Valteri Bottas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  ZÉ MANÉ
10 anos atrás

Essa lista vai ser quilométrica…

Michel
Michel
10 anos atrás

Quanto ao palpite dos 10 primeiros é +ou- por aí! Mas depende de algumas circunstâncias! Se o Raikkonen estiver mais motivado e mantiver o bom ritmo desde o início pode chegar entre os 5. O Alonso tem chance de vencer caso Hamilton não mantenha um ritmo forte por conta de desgaste de seus pneus ou também se a Ferrari tiver um ritmo muito bom em corrida capaz de acompanhar as Mercedez.
O Vettel também chega entre os 5, Ricciardo tem chance de pódio e finalmente o Massa que nunca vai bem na Austrália, caso pilote em um bom ritmo e sem cometer grandes erros pode chegar entre os 5. Próximos gps será outra história…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Vou comentar sobre o powertrain. Quem quiser saber mais vai gostar, porque caixinha que guarda energia foi foda… Entre a largada e a bandeirada os carros só poderão levar 100kg de combustível, o que é 2/3 do que os antigos v8 precisavam pra terminar uma corrida ano passado. Uma prova tem 300km mais uma volta e o fluxo máximo de consumo é de 100kg/hora, então, só no motor a gasolina ninguém termina a prova… O powertrain atual é composto de uma unidade de combustão interna de 1.6litros, V6 com 90° de inclinação, turbo alimentado e com injeção direta de combustível. Acontece que nos motores de combustão interna por ignição de centelha, apenas 30% da energia produzida é aproveitada, o resto se perde por calor ou pelo mau aproveitamento da queima de combustível, por isso motores turbos são mais eficientes. A potência também vai ser fornecida por um sistema de ERS (energy recovery system), ou sistema de recuperação de energia, MGU-K e o MGU-H, além da unidade de armazenamento (bateria). A MGU (Motor Generation Unit) converte energia cinética e térmica em energia elétrica. E vice e versa.
O MGU-K funciona como o antigo Kers, recuperando energia das frenagens, mas bombado. Antes ele fornecia 60Kw, agora o dobro, 120Kw, entretanto o máximo a ser captado é 2MJ por volta.
Já o MGU-H é conectado ao turbo e utiliza os gazes do escape para gerar energia elétrica, além disso ele controla a velocidade do turbo, aumentando sua velocidade pra evitar o turbo lag ou diminuindo a velocidade permitindo um melhor alívio do turbo (wastegate, não sei a tradução, mas é o espirro do turbo). A energia do MGU-H não é limitada e pode ter seu excedente direcionada para para o MGU-K e daí alimentar o motor, sinistro mas ele gira o virabrequim…
Um máximo de 4MJ por volta poderão ser direcionados para o MGU-K e então alimentar o motor, isso é 10x mais que no ano passado, ou seja, 160hp por 33 segundos por volta.
No gráfico da fom, veremos que nem em toda frenagem se recuperará energia, isso se da por que o MGU-H supre boa parte da necessidade de captação da energia.
http://www.formula1.com/inside_f1/understanding_the_sport/8763.html

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

ZZZZZZZZZZZZZ…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
10 anos atrás

Bacana mesmo foi ver a torcida do Galvão para o Ricciardo e depois ignorando, fingindo que não viu, que no último segundo o Hamilton tomou-a de volta. Ele despejou aquela diarréia verbal por mais uns 5 minutos sem tocar no nome do Hamilton. E todos sabem que é só porque ele é preto. Esse cara é ridículo. Ridículo!!!
Abs.

alan
alan
10 anos atrás

Ola FG, tudo encima, parabens pelo P1, meu palpite para Australia
1Rosberg
2Alonso
3Magnussen
RayKONEN
Ricardo
Vettel
Maassa
Butao
Hulck
Kvyat

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Toda nova tecnologia é meio perigosa. Olha só que faiscona saiu do carro do Rosberg, naquela chuva…
http://i.imgur.com/rvUiZVa.gif

eduardo
eduardo
10 anos atrás

A Mercedes é favorita mas não sera o massacre da serra eletrica,a Red Bull é o segundo mais veloz e disparado a melhor equipe (ir de uma pre temporada ridicula para uma primeira fila não é para qualquer um),o que vai acontecer na corrida só daqui a algumas horas vamos saber

wagner
wagner
10 anos atrás

talvez a galera ja tenha visto, mas como esta a foto do ricardao como diz flavio gomes, vale o link http://www.videosdodia.com/a-propaganda-d-eformula-1-mais-espetacular-que-voce-ja-viu/

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

O nome do cara é Daniel Ricardo mesmo, ele mesmo se diz assim. Tem gente querendo aparecer mais do que o Rei!

http://flaviogomes.warmup.com.br/2014/03/miniguia/

Rafael
Rafael
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Valeu pela explicação e pelo vídeo!

Então que o Galvão pronuncie Daniel corretamente,em inglês. Até ano passado era como se fosse Ricciardo com sotaque italiano.

Na verdade,esse é o nome de guerra do cara. O verdadeiro é FÁBIO SEIXAS!

Rafael
Rafael
10 anos atrás

PUTZ! A Globo agora chama o Ricciardo de Ricardo.

Daqui a pouco vai chamar o Vettel de Sebastião, Tião…

O Berger teria sido Geraldo… Hamilton é o Luís…

Raniero
Raniero
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Talves nao seja invençao do Galvão. Em video produzido pela Red Bull, postado aqui pelo FG e apresentado pelo Daniel Ricciardo ele mesmo parece pronunciar Ricardo. Acho q deve ter sido por isso.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Raniero
10 anos atrás

O Galvão explicou que perguntou para o Daniel Ricciardo como se pronunciava o nome dele e ele falou que todo mundo chama ele pronunciando Ricardo.

Robertom
Robertom
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Desta vez o Doente está certo, só desta!
A pronúncia correta é realmente Ricardo, de acordo com minhas fontes linguísticas.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
10 anos atrás

Caramba , la vai o Galvão de novo inventar nome de Piloto, o Kubica virou Kupizza, agora o Ricciardo virou Ricardo .. Vai t… No c…. Galvão

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos Eduardo
10 anos atrás

Pior foi ele explicando que a energia recuperada do carro vai pra uma caixinha. São duas caixinhas, o ERS-K e o ERS-H. Quase morri. O cara que está as três da madruga assistindo f1 quer uma explicação melhor que caixinha que guarda energiazinha. Depois do Sérgio Maurício dizendo que agora a f1 é verde e se “aproveita tudo do carro” achei que não poderia piorar, mas o Galvão sempre se superando.

Tiago
Tiago
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Concordo, acho uma babaquice essa do galvao de querer explicar tudo como se o telespectador fosse criança.
Vejo a formula 1 pq gosto, mas qdo ele mostrou que estava torcendo contra o Hamilton, fui obrigado a torcer pro inglês.

Francês
Francês
10 anos atrás

Tão menosprezando o Vettel. Assim como fizeram uma baita propaganda para o Massa. Acho que essa corrida vai ser muito boa. Hamilton e Vettel são ótimos na chuva. Vettel vem de trás. Alonso como sempre nas beiradas. E a outra mercedes muito bem. É vou ter que acordar de madrugada.

Aparecido Rodrigues
Aparecido Rodrigues
10 anos atrás

Rosberg – (*Alonso*sai entra o Hamilton) – Massa – Button – Hülkenberg – Raikkonen – Magnussen – Sutil – Kobayashi –
Kvyat -, Mais algumas horas, e todos dirão hóóó! Bola de cristal!!!!
Não, puro chute. Há é no chute: chuto fora o Alonso, e coloco o Hamilton! Esta feito!

José Roberto
José Roberto
10 anos atrás

Hamilton, Rosberg, Vettel, Alonso, Button, Ricciardo, Raikkonen, Massa, Vergne

Ramatis Haywanon da Costa
Ramatis Haywanon da Costa
10 anos atrás

1. Hamilton
2. Rosberg
3. Massa (se a pista estiver seca)
4. Hulkenberg
5. Mag
6. Alonso
7. Button
8. Bottas
9. Kimi
10. Pérez

É. Nenhuma Renault da ponteira vai chegar no fim da corrida, ao menos no top 10.
Ricciardo quebra, Vettel poupa equipamento e tenta a sorte de pontuar, mas vai andar lento por conta disso.

Airton
Airton
10 anos atrás

O ronco dos motores lembra o das abelhas. As abelhas batem as asas cerca de 11.000 vezes por minuto, e o rpm dos motores deste ano tem sido em torno de 11.000 rpm, conforme mostrado na TV.
Até o ano passado os motores, que giravam a até 18.000 rpm, lembravam o zunido dos pernilongos, cujas asas batem cerca de 18.000 vezes por minuto.

Rafa Catelan
10 anos atrás

Seria Ricciardo um parente Australiano do Fabio Seixas

Vitor
Vitor
10 anos atrás

Concordo com as conclusões. Magnussen ta muito forte também!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Vou dormir um pouco e quando acordar, mais pra perto da corrida, eu respondo. Até mais.

Renato Breder
Renato Breder
10 anos atrás

Palpite para o GP…
Algo me diz que uma das Mercedes cai fora e também uma das Williams… talvez Rosberg e Massa… Räikkönen também é candidato ao abandono…

As 10 primeiras posições, de 3 em 3 (e em ordem incerta):

1o a 3o – Hamilton, Ricciardo e Alonso
4o a 6o – Hülkenberg, Bottas e Button
7o – 10o – Vergne, Magnussen, Vettel e Sutil

CHUTE, puro chute!

um abraço!

Fábio Mendonça
Fábio Mendonça
10 anos atrás

Alguém reparou que o Vettel gesticulou pra torcida enquanto eles comemoravam seu final de treino no Q2? Achei hilário e não vi ninguém comentar isso por aí.
Flávio, concordo com você, o Vettel nervoso é muito engraçado.
Que a corrida seja boa e um grande abraço.

Joao
Joao
Reply to  Fábio Mendonça
10 anos atrás

Não foi para a torcida

Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
10 anos atrás

Alonso ira vencer e Massa estara no pódio abs

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Evandro Águia
10 anos atrás

Você acertou os abraços.

Tom
Tom
10 anos atrás

Pensei que o Vettel fosse avançar sobre o engenheiro…,puxa só porque tomou tempo de um novato??,tem que saber perder também o rapaz….

Bruz
Bruz
10 anos atrás

A pachecada toda achando que o Massa já estava disputando título. Pó!! deixem o cara em paz. Essa caranga da Williams tem mais chumbo do que imaginam. A medida que os outros evoluirem é que vão notar as deficiencias. Até quando vão entender que “treino e treino e….”. A pergunta é: Se o Ricardão disputou a pole com o Miltão, onde estaría o Ve55el sem o danado fusivel que queimou?? já veremos quem chega amanhã. Os “fusiveis circunstanciais” vão sobrar esta temporada, e quem se crece nas arrugas é o fodom das asturias.
Boa Corrida a todos!!!

André Paulo
André Paulo
10 anos atrás

Não levou a pole, mas fez a pose.

Marcus
Marcus
10 anos atrás

Como foi mesmo que Maldonado falou da Lotus? “o carro mas bonito de grid bla bla bla bla…além de ruim, parece que está ao avesso!!

Arlindo Ponciano
Arlindo Ponciano
10 anos atrás

Não seria projeto “aerodinâmico” ? Se andassem sem capacete, ninguém ganhava do cara…
Muito boa a coluna!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Impressionante a tocada do espanhol nesse comparativo, percebe-se claramente que o carro atual não aceita desaforos. O turn in no carro atual é muito mais suave, já pensando na saída, pisando em ovos com aquela traseira solta… Já o carro do ano passado, podia se jogar sem medo nas entradas de curvas e dar pé o quanto antes. Eu não via a hora desse regulamento do difusor duplo/soprado terminar, finalmente o braço vai fazer toda diferença.
http://youtu.be/nRRx7DoeA2c

nelson
nelson
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Estive olhando alguns videos de 75 e anos 80, que saudade!!! Estes carros novos tiram o tesão de qualquer um. A Ferrari então parece com em F2 antigo, lastimavel.

Leo
Leo
10 anos atrás

1º) Hamilton
2º) Rosberg
3º) Alonso
4º) Riccardo
5º) Magnusen
6º) Kyviat
7º) Massa
8º) Raikonen
9º) Button
10º) Hulkenberg

Anderson_SP
Anderson_SP
10 anos atrás

O irmão australiano do Fabio Seixas pilotou muito bem na chuva, se continuar assim não deixará a Red Bull com muitas saudades se o Vettel der os xiliques dele e ameaçar ir pra outra equipe, se chover amanhã acredito que o Hamilton ganhe, se for no seco tudo pode acontecer, até estes motores que fazem barulho de aspirador de pó não aguentarem uma corrida inteira e irem as favas.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Flávio

Acho que a Williams pode surpreender no ritmo de corrida e chegar ao pódio.

Abraços

Cézar
Cézar
10 anos atrás

Flavio, existe algum tipo de proteção ou vedação para que a água da chuva não danifique os componentes eletrônicos do volante dos carros da F-1?

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Hamilton, Rosberg, Alonso, Massa, Hulk, Button, Raikkonen, Kevin Margarina, Sutil e Sappatos são meus oito primeiros, se não chover. Se chover, pode tirar os dois da Williams.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

O motivo do desempenho abaixo do esperado do Raikkonen tem motivo: Tristeza.

Quando ele viu o carro da Williams e aquele patrocínio da Martini…tive crise de ciúme e inveja.

Nenhum piloto da F1 atual tem mais cara de bebedor de Martini do que o finlandês! rs

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Seinfeld
10 anos atrás

* Quando ele viu o carro da Williams e aquele patrocínio da Martini…TEVE crise de ciúme e inveja.

Jonas Martins
Jonas Martins
10 anos atrás

Formula 1 ficando sensacional de novo!

Flavio, notou que agora com os motores mais silenciosos, é possível escutar os pneus gritando nas curvas e travando nas freadas? E sei que tem muita gente reclamando, mas achei o som dos motores sublimes!

John Player
John Player
10 anos atrás

A RBR se acerta de vez em mais uma ou duas corridas.

Vettel não engole 2 corridas classificando atrás de Ricciardo. Não vai fazer trapaça. Vai pra cima mesmo. Essa pole do Ricciardo foi a “cutucada” que Vettel precisava. Só que ninguém esperava tão cedo. Vai largar atrás, mas vai largar babando, p. da vida, e se o motor não estourar vai chegar entre os primeiros. Não se enganem.

Aqueles que cismam com o Alonso e acham que o Raikkonen vai incomodar, “dar banho” de pilotagem no espanhol comecem a acordar…Vão ter de engolir o Alonsito. DE NOVO.

Bom, já engoliram o Schumacher, o Vettel, já nem deveriam se incomodar de engolir o espanhol de novo.

Massa continua sendo o Massa. Para bom entendedor meia palavra basta.

Se Hamilton conseguir se manter sempre á frente de Rosberg, ficará dificil batê-lo no campeonato pelos outros pilotos. Tudo depende da sua tranquilidade e estabilidade emocional na briga interna da Mercedes. Se ver Rosberg sempre á frente como no ano passado, tende a cometer mais erros.

Agora uma reclamação: Com o ASSOBIO dos motores da F1 este ano, é praticamente impossível ouvir os carros pela transmissão da tv!! Agora ferrou de vez! Só se ouve o Galvão Bueno e o Barrichello! Já atropelavam o rádio do cockpit, agora não vamos ouvir nem os carros!!

Antes pelo menos tínhamos o som dos motores “ao fundo” para ‘distrair’ da faladeira do Galvão.

Que merda!!

E com o GB narrando, o RB comentando e o som MUDO da F1 este ano, a coisa mais difícil será ficar acordado (aqui será madrugada) até o fim da corrida nas primeiras corridas do campeonato!!

Osso!!

Alberto
Alberto
Reply to  John Player
10 anos atrás

Assino embaixo de absolutamente tudo que você escreveu. Já tinha dito quando o Raikonnen assinou, vai levar fumo do Alonso, cobra criada já no quinto ano de Ferrari. O finlandês não tem chances, por mais que eu goste e torça para ele. Quanto ao Vettel, é questão de tempo. Ele historicamente leva um tempo mesmo para se adaptar e ficar confortável com o carro, nos outros anos invariavelmente começou levando um calor do Webber. Talvez não lute pelo título esse ano, mas não tenho dúvidas de que irá causar problemas aos ponteiros. Só o espanhol mesmo para dar conta dele. Aliás, pessoal fica nessa babaquice de Alonso x Vettel, na verdade os dois são muito fodas. E o negão também é, minha torcida está com o Hamilton.

Vilson
Vilson
10 anos atrás

Tá, já que você estará em Interlagos, nada de dar zerinhos na pista após a corrida, já que proibiram a Fórmula Truck de comemorar desta forma, que seja estendido para todo mundo, ora pois.

Formiga
Formiga
10 anos atrás

1 Hamilton
2 Alonso
3 Rosberg
4 Alonso
5 Vettel
6 Ricciardo
7 Button
8 Magnussen
9 Massa
10 Raikonen

Ferrarista
Ferrarista
10 anos atrás

Já está passando da hora do Massa se aposentar, piloto que tem medo de chuva não merece um lugar na F1. A parceria Williams/Massa está definitivamente fadada ao fracasso. Maldita hora que Ayrton Senna nos abandonou, agora somos constantemente ridicularizados na F1 sendo representados por verdadeiros brações covardes… Será que o Emerson Fittipaldi ou Nelson Piquet (pai) aceitariam retornar a F1? Tenho certeza que mesmo com a idade avançada ambos são infinitamente superiores ao Massinha!

Robertom
Robertom
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

V. fumou maconha estragada ?
Emerson com 67 anos e Nelsão com 61 voltarem para a F1 ?
V. pode não gostar do Massa, mas não precisa escrever um absurdo desse para destilar seu ódio e sua frustração.

nelson
nelson
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

Piquet sim. Mas o Emerson tinha que ter o apelido de gato e nao rato, era o que tinha mais medo de chuva. Assisti ao vivo sua ultima vitoria em Silverstone em 75 sob chuva, ele estava simplesmente andando atrás do Wilsinho naquela primeira copersucar !!! mas era tão sortudo que ganhou . Os 7 que iam na frente aquaplanaram em uma curva e o cara ganhou !!!!!!!!

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
Reply to  Ferrarista
10 anos atrás

Ele te decepciona, problema teu….torce pra Ferrari e ponto final, sem noção, já que colocou Ferrarista ai, aposto que na tua vida real se alguém bate o pé na tua frente você sai correndo.

Lucas Rafael Chianello
10 anos atrás

Só penso que faltou você escrever que o calvário do Maldonado, assumidamente chavista, é uma sabotagem encomendada pelo Capriles, o que, nas palavras de Galvão Bueno, é “coisa de corrida, amigo”.

Claudio Mourão
Claudio Mourão
10 anos atrás

E o Kobayashi de Catherham Renault à frente do Perez de Force India Mercedes? Um belo tapa de luva de pelica.

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Oi FG, hoje assisti o visão FOX e gostei muito de rever você na TV, pena que é curtinho. Você tem um ótimo time ao seu lado. Sobre o Ricciardo, o nariz dele parece o do Professor Prost.

Abraços

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Foi foda acordar… Não vou ficar aqui mandando #ChupaVettel, como alguns fazem porque isso é coisa de babaca. E quem sou eu pra desejar mal pra um piloto de um esporte que tanto amo, afinal, como dizia minha vó, o que você deseja de ruim acaba virando pra você, hehehe. E tampouco vou ficar falando o que eu já tinha falado, prefiro analisar friamente como sempre faço, lol.
Muito legal o qly, a alegria da torcida e o belo trabalho do Ricciardo. Fato é que Vettel sentiu muito o fim do BD (difusor soprado), maior deficiência do Webber que não soube aproveitar o estranho downforce que isso causa. Quem viu os últimos cinco minutos do p3 na câmera onboard, reparou que aquilo não é tocada de campeão do mundo. Acontece que enquanto o Vettel senta o pé ele pensa, “Que merda não tem grip, puta que pariu”! Ricciardo, acostumado com HRT e Toro, deve pensar, “Putz tem muito mais grip, caraca!” Isso que dá ficar acostumado só com canhão… Agora, será que Vettel é tão bom ou Webber que era muito ruim? Culpar o software talvez seja mais fácil, mas se reparar as velocidade finais e os tempos do p3 e, também, dos q1 e q2, vemos que as velocidades finais não foram díspares, nem mesmo as voltas de warmup só que Ricciardo soube lidar com menos grip infinitamente melhor que o tetra campeão do mundo, aquecendo melhor os pneus, inclusive sendo fantástico com pneu intermediário no q3. E as parciais da ultima volta tava horrível, não foi a amarela da batida do Kimi que tirou Vettel da briga. Em ritmo de corrida, modo econômico, Vettel foi mais rápido e constante que Ricciardo, mas é bom o amado alemão abrir o olho. Fato é também que eu não vejo o Alonso levando tanto do companheiro mesmo com apenas três rodas no carro. O espanhol é foda. E Kimi fez exatamente o que Massa fazia quando tinha Alonso como companheiro, rodou e bateu. Em talento puro, Hulkenberg é o melhor alemão depois de Schumacher, o que ele faz com carros do meio do grid é digno de nota 10. Kvyat é muito bom, pra mim a grande e melhor surpresa da f1 atual.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Ir para a corrida sabendo os limites do carro é meio caminho andado. Por isso treinos são os momentos apropriados para encontrar tais limites, o que torna normal e ao mesmo tempo bom rodar nestas oportunidades.
Numa amostragem dos comentários deu p/concluir que a expectativa em relação ao Kimi é 10o ou no máximo 9o lugar. Acho menosprezo para um cara que foi vice duas vezes, foi campeão, bateu record da F1 em corridas nos pontos e record de corridas terminadas.
Prefiro esperar. Afinal, como alguém aí em cima lembrou, treino é treino e jogo é jogo.
Abs.

(Sobre o Vettel, é óbvio que irão trocar os carros e ele vai correr com o do australiano. Se vai dar certo é outra coisa).

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anselmo Coyote
10 anos atrás

Sim, mas se fosse o Massa ele seria linchado. Das 57 voltas da corrida, Alonso foi mais rápido em 37 voltas e ritmo de corrida e em ritmo de corrida Kimi é muito bom.

Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

“- Vettel de mau-humor é engraçado.

– Raikkonen, que bateu no Q2, será engolido por Alonso se não demonstrar um pouco mais de vontade.”

As putinhas do Vettel e os antiAlonsos já vão se incomodar. “O campeão voltou à Ferrari”, “Kimi is faster than you”, “Choronso”, etc, é o que bradavam dias atrás. Parabéns!

Ainda acho que Rosberg leva esse ano. Claro, depende muito do quanto cada equipe vai evoluir ao longo do ano e aquela última corrida, com pontos dobrados, podem contar, vai mudar muita coisa e entrar para a história.

Fiquei triste pela Lotus. Sério. E feliz pela Mercedes e McLaren, que, além de ótimas, são as máquinas mais belas do grid. Nunca boto fé em pilotos estreantes, portanto achei de arrepiar o que já fizeram Magnussem e Kvyat. Sempre achei que esse Perez não era de nada. A esperar o que Massa e Kobayashi podem fazer este ano.

Oi?
Oi?
10 anos atrás

Massa está no lucro absoluto. Poderia estar levando do seu companheiro, como Raikkonen e Vettel, mas não está. Fez 1×0. A Williams vai bem no seco. Mas no molhado… Deus o livre! Talvez tenham feito acerto pro seco, tendo em vista que a chuva só era prevista no Q2… resta esperar a corrida pra ver o que será que será.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Exato, eles tem menos asa. Rosberg também tem menos asa que Hamilton, pode olhar a velocidade final dos dois carro.

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

O Alonso balançou muito ontem na chuva, tanto com intermediários quanto com o pneu biscoito… será que esse Ferrari novo tem menos grip que o antigo?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Oi?
10 anos atrás

Muito menos grip, isso porque acabaram com o difusor soprado, que era alimentado pelos escapes. Gerava um downforce monstro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Muito mais gripe. Saiu na chuva, ficou gripado…

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Vettel parece ser o que mais está sofrendo com isso…

Christian S.
10 anos atrás

Raikonen
Rosberg
Massa
Button
Alonso
Daniel
Bottas
Vetel
Koba

Filipe
Filipe
10 anos atrás

Que a Mercedes é o carro a ser batido isso já ficou claro, mas acho que a chuva atrapalhou um pouco no que tange media força de cada equipe. Acho que a redbull com o desempenho do Ricardão na chuva, pareceu ter mais carro do que realmente tem, e vetel que vergonha hein? totalmente sucumbido pelo companheiro, não passou nem para o Q3. A williams deu para ver que não vai disputar titulo, mas o cara parece bom, mas na chuva nao andou muito bem, erraram na estratégia tambem, massa colocou intermediário muito cedo, alonso ja tinha colocado e não conseguido virar bem. So o ricardo mesmo que conseguiu andar bem com intermediário e isso bem no final do treino, o resto foram todos com pneu de chuva. A corrida pra mim, tirando a mercedes, o resto é uma icognita pelo quesito durabilidade, acho pouco provavel que a red bull termine a corrida, ou pelo menos termine a corrida andando forte ainda. Principalmente nessa primeira corrida, o fato quebra, vai ser importantíssimo, não duvido alonso no podio, justamente pois a ferrari demonstrou ter um carro confiável, e alonso ano após ano, ratifica meu pensamento que é o melhor piloto do grid, pois na ferrari nunca teve o melhor fato, mas mesmo assim, sempre colocando a sua ferrari entre os as cabeças, isso fica mais evidente ainda quando vemos que seus companheiros não conseguem o mesmo desempenho. Tirando essa regra ridícula de pontuação dobrada no final ao ano, acho que todas as mudanças são positivas, e vão dar uma embaralhada legal nas corridas e tornar a formula 1 mais competitiva, menos chata e previsível, pois até mesmo a flecha de prata, não está livre das quebras.

UBIRATAN DE LARA
UBIRATAN DE LARA
10 anos atrás

Prezado Jornalista Flavio Gomes…

parabéns pelo blog…Vc faz falta em estar na grande mídia nacional, pela qualidade profissional e pela descontração das suas analises….palpite para a madrugada…Alonso….Rosberg….Magnussen..Ricciardo…Bottas…..Hamilton…Massa..Hülkenberg…Sutil…Button…

Robertom
Robertom
Reply to  UBIRATAN DE LARA
10 anos atrás

A grande mídia nacional é uma merda.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

#comoéqueé!?

Ricciardo (uau!) larga (sem carro!) na 2ª posição e Asonso só em 5º!!!?

Já não bastasse 4 anos seguidos levando pau do Vettel, o Viceonso vai levar pau também do Ricciardo!!?

Ahhhh essa RBR…

#asalonsetespiram!

Clayton Moura
Clayton Moura
10 anos atrás

Ôrra, Meu!!!
Quem é louco de arriscar algum palpite e contrariar esse F.G. “Seca-Pimenteira”? Tudo bem, sou louco o suficiente… Vamos lá: se chover, Hamilton, Alonso e Raikkonen; no seco, Alonso, Rosgerg-DiCaprio e Ricardo-Narigão-de-Leão. Torço pela Mercedes, odeio o Alonso e sou Vettel desde criancinha (o Vettel “criancinha”! Eu já tinha 30 anos quando ele nasceu…). Cito a frase do Grande Sir Emerson Fittipaldi: “Alonso é um controle de tração humano.”. We’ll see!!!
Ah, boa sorte na corrida, F.G.-Boca-Santa! Faz o Meianov rasgar o asfalto de
Interlagos!