RÁDIO WILLIAMS
SÃO PAULO (que saco, isso) – O brother Bruno Vicaria postou no Facebook o áudio das comunicações entre a Williams e seus dois pilotos no fim do GP da Malásia. Tem legendas, dá para entender direitinho. A equipe manda Bottas passar, depois avisa Massa que ele não será atacado, depois diz ao finlandês para não tentar nada…
A gente sabe que engenheiros e pilotos ficam o tempo todo falando numa corrida, já que nos boxes as equipes têm muito mais informações sobre o comportamento do carro e sobre a corrida em si do que os coitados dentro do cockpit. Mas é um exagero. Num dado momento, por exemplo, o engenheiro de Felipe pede para ele cuidar dos pneus nas curvas X, Y e Z. Claro que os sensores instalados no carro indicavam, àquela altura, que nessas curvas talvez a temperatura da borracha aumentasse demais, ou então o deslocamento lateral dos pneus estivesse fora da curva que os computadores indicam como ideal etc. Mas será que não é melhor deixar para quem está guiando essa percepção?
É um falatório sem fim e não sei como os pilotos suportam isso a 300 por hora. E um festival de babaquices, no que diz respeito ao “passa, agora não passa, agora tenta, ataca, não ataca, tira o pé, acelera, não segura, segura”. Isso porque a FIA proibiu ordens de equipe, um dia… Mas a proibição foi revogada em 2011, como lembrou o blogueiro Rodrigo nos comentários. De qualquer forma, é uma desmoralização completa. Elas continuam sendo dadas explicitamente, comprometendo a esportividade, e a FIA ouve tudo e não faz nada.
Há uma única forma de acabar com essa palhaçada: proibir o rádio. Deixar para os pilotos a obrigação de sentir seus carros e fazerem as regulagens que acharem necessárias. Comunicação, apenas por placas. É verdade que os carros atuais são tão sofisticados e monitorados, que muita gente vai achar que só é possível dirigi-los com alguém passando orientações pelo rádio, sob o risco de quebrarem caso um botão ou outro não seja apertado, ou uma chavinha mudada de posição. Azar. Que façam carros mais simples e resistentes, simplifiquem as funções no volante, limitem a quantidade de informação que é passada da pista para os boxes pela telemetria. E deixem para os pilotos aquilo que eles gostam de fazer: pilotar, usando sua sensibilidade para entender o que está acontecendo com seus carros e nas corridas que estão disputando.
Ou então, se acharem que é impossível voltar atrás agora, que não existe a menor possibilidade de um F-1 chegar ao fim de um GP se não houver alguém monitorando tudo do lado de fora, que liberem as ordens de uma vez.
Sai agora no globo.com:”03/04/2014 11h01 – Atualizado em 03/04/2014 12h33
Massa diz que ‘faster than you’ parecia até brincadeira: ‘Deu vontade de rir’
No Bahrein para corrida deste fim de semana, piloto brasileiro afirma que Williams entendeu sua posição e revela que equipe até pediu desculpas: ‘Faria de novo'”
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/04/massa-diz-que-faster-you-parecia-brincadeira-deu-vontade-de-rir.html
Será que o Bottas vai enfiar a bota no Zaca durante o campeonato??
Flávio, tinha lido no ano passado que o Rob Smedley, que fora contratado pela Williams, trabalharia como engenheiro de performance dos carros e que não estaria presente no padock. Hoje li uma noticia no Grande Prêmio que ele dividirá as funções com o Rod Nelson (que deu a ordem a Felipe para deixar o Bottas passar). Será que a Williams mudou para que Smedley, que tem uma certa influência sobre o Felipe possa persuadi-lo a fazer o jogo de equipe caso seja necessário? Se ele tivesse na corrida da malásia, seria ele quem daria essa ordem??? Putz, se isso tivesse acontecido seria F_ _ A! Ai o Felipe teria que procurar um Psiquiatra!
Se eu fosse o massa, falaria “ele não tá conseguindo nem me passar, imagina passar um campeão do mundo de mclaren” pronto, acabava a conversa ali. Engraçado ouvir eles falando como se fosse a coisa mais fácil do mundo passar o Button.
Não só no automobilismo. O rádio acabou com o ciclismo de estrada nos Grand Tours.
Falei que ao final da terceira etapa da temporada veríamos quem estaria na frente, McLaren ou Williams, Massa ou Button. Ainda vamos ver.
Esse Massa, com a Mercedes não teria vencido nenhuma das duas provas desse ano. É um piloto fraco.
Volto a repetir, o Felipe deve terminar o campeonato atrás do Bottas.
Se no caso da Alemanha concordaria com a questão de empregado, pq não teve a mesma atitude agora? Se acha o primeiro piloto da equipe?
Esse Massa, como piloto, é uma vergonha.
Pilotem mais e falem menos! Eta coisa chata essa F1
Que volte a boa e velha placa na reta dos boxes e cada um que se vire, seria muito bom…
Perfeito! Sem rádio. Chega de pilotos-marionetes.
Esse episódio, mais uma vez, demonstra que na F1 (sempre foi assim, ainda mais na atual), o que manda é o US$ (papel pintado, sem lastro, ou melhor tem lastro sim – atômico).
Massa, que anos antes, jogou o Alonso pra fora da pista no GP da Espanha de 2007, abre que nem uma franga pra ele em Hockenheim, depois do rádio famoso. Ele era apenas um empregado de Maranello, o Alonso é o homem do $$$ do Santander…
Agora, muito ou pouco, graças a ele, tem $$$ brasileira lá. E as coisas mudam de figura, e muito.
Se a ordem partisse de Ron Dennis ou de Ross Brawn, o nosso bravo escudeiro DARIA PASSAGEM NA HORA!
E para os repórteres, diria (mais uma vez): “jogo de equipe”.
Flavio, um cara como você não pode estar tão desinformado assim sobre a F1 (e multiplicando essa desinformação). Ordens de equipe tão liberadas desde 2011, logo depois dos casos do “Fernando is Faster” e da batida esdrúxula entre Webber e Vettel.
Boa atitude do Massa, mas piloto se impõe mesmo é na pista.
Só tem um jeito de vc não ouvir “fulano is faster than you!”. É ser “faster” que o fulano.
Largou 5 posições à frente de Bottas e já nas primeiras voltas levou sufoco do finlandês.
No final estava levando sufoco de novo.
Como diria nosso ex-presidente que esqueceu tudo que escreveu: “Assim não dá! Assim não pode!”
Flávio.
Voce está muito atrasado.
Desde 2011 o item 39.1 que proibia ordem dos times foi excluído.
Não existe mais essa restrição há muito tempo.
Olha esse link no site da formula 1
formula1.com/news/headlines/2010/12/11596.html
Com o google consegue facilmente achar no site da FIA o regulamento de 2014.
É bom dar uma lida para se atualizar.
Até !
Porra, esse Felipe Massa é leeeeento, é lerdo. não guia naaaaada.Dá saudades do Barrichelo até.E é um obstáculo ao próprio time, que devia por o outro Felipe no seu lugar, porque esse aí perde a credibilidade com a mesma velocidade que perde os cabelos.
Porque eles não tiram os pilotos dos carros e deixam os engenheiros conduzirem os veículos? Economizando onde tem que economizar, fazendo voltas perfeitas, corrigindo os problemas que aparecem com os sistemas eletrônicos à distância. Acho que ficaria muito mais rápido e as equipes economizariam milhões de dólares com salários dos pilotos!
Não sei se to ficando velho mas para mim corrida, na pista deveria depender de apenas dois fatores: piloto e carro. O resto (engenheiro, telemetria, estatística, etc.) é para antes ou depois da corrida.
Sou a favor de tirar o rádio de comunicação ente piloto e equipe. Comunicação por placas e um “botão de Pânico” no carro para avisar o box caso de algo grave e outro para confirmar o entendimento de alguma mensagem do box ou avisar que está indo para o box numa parada não programada.,
Só isso. A corrida quem deve disputar é o piloto e o carro. Deu a largada, não tem mimimi, o piloto é quem tem que se acertar com o carro!
E aquele cara engenheiro do Massa na Ferrari, Bob Sponja, não está na Williams? Não foi ele que veio com o “Bottas is faster than you” né?
Se foi o cabra, é coisa pra dar uma muquetas no infeliz!
Faz tempo que estou dizendo que o rádio é o câncer da F1. Mas me chamavam de louco…
Na F1 está acontecendo o mesmo que no futebol, a valorização excessiva dos técnicos.
Também sou a favor do fim do rádio!
Melhor deixar o pau comer na pista, quem pode mais chora menos! Quem correr mais chega na frente!
Afinal, não é essa a ideia?
Cara, na boa, eu tô ficando de saco cheio da Formula 1. Parece que as pessoas estão ficando mais burras.
Estão mais burras com certeza Emerson!
A rigor, conhecimento técnico avançado não é prova de que a pessoa é inteligente, significa apenas que ela estudou muito.
Inteligência é outra coisa.
A F1 contemporânea agrega pessoas com bastante conhecimento técnico.
Pessoas como Ron Dennis, Peter Sauber, Frank Williams, Adrian Newey, Ross Brawn, estão ficando raras.
Mas as “inteligências” sempre se destacam. Meu medo é que a F1 se transforme em um “imbrólio” gerencial e burocrático prejudicando pessoas que tem boas idéias.
É como dizia aquele saudoso jornalista falecido a 2 anos, pai do Mauro Beting:
“Na prática, a teoria é outra”!
Concordo……perdeu totalmente a essência.
É… se o Massa ainda sonhar com uma carreira na F1 terá que se impor e muito.
Na primeira conversa, o Bottas, além de tocá-lo no início da corrida, retruca: bem, ele que passe logo o Magnussem, pois estou mais rápido.
Depois o engenheiro insiste com o massa em melhor umas curvas (parecia que ele tava gastando em demasia os pneus, segundo o engenheiro).
Na fim, várias ordens, inclusive do engenheiro-chefe para deixar o Bottas passar.
Enfim… é complicada a situação do Massa, inclusive por ser a 2ª corrida.
Ou seja: não temos como saber se os resultados que vemos na pista são esportivamente reais. Especialmente quando envolvem disputa de posições entre companheiros de equipe. Eu gostaria mesmo de entender qual é a lógica que faz a FIA manter isso assim por tanto tempo. Ou mesmo a FOM que tem interesses comerciais maiores. Como gerenciar um produto que, desde domingo está com a sua credibilidade sendo discutida no mundo inteiro? Qualquer empresa já teria feito algo. Porque FIA/FOM não fazem, alvez jamais saibamos.
acho que se criou uma polemica desnecessária sobre isso. se Bottas estava mais rápido, Massa poderia ter lhe dado passagem. até porque, amanhã a situação pode se reverter e daí, com que cara Massa vai pedir para o companheiro lhe dar passagem?? Bottas acha que podia passar Button?? Prá mim, mais um motivo para Massa lhe dar passagem, pois além de poder exigir o mesmo outra hora, se o finlandês não conseguisse a ultrapassagem, com certeza perderia pontos dentro da equipe.
Que werda esse massa, eterno pau-mandado, everybody are faster than you felipeta!!!!!!
Acho que felipe com essa desobediencia assinou seu aviso previo, afinal ele foi contratado para obedecer!!!!!!
E V. para escrever besteira…
Creio que o ideal seria comunicação somente durante os pits, ou no permitir somente durante a passagem pela reta dos box, ou seja, limitar o tempo de comunicao , assim como fazem com o DRS….
Tão errado quanto pedir para o Massa deixar o Bottas passar…
é depois… proibir o Bottas de tentar ultrapassar o Massa….
Deixa os caras correrem …poxa…
É isso aí!
1 (um)
One comment…
Acelera Massa… Por que se a tua carreira já estava ameaçada… se já passou por humilhação… por incrível que pareça tais conseguindo piorar as coisas…
Há muito penso que penso igual. Sei que muitos argumentarão que o rádio é medida de segurança. Mas, como o FG disse, simplifiquem as coisas, e deixem que a F1 seja uma corrida de carros, e não de tecnologia.
Q saudade dos anos 80
De acordo. Esse rádio é uma merda. E mais: acho que deveria ser proibida qualquer alteração de acerto fora do box, acabando com botões no volante.
Tem muita coisa que não esta bem explicada em tudo isso….
– era apenas a SEGUNDA prova, totalmente desnecessária a ordem
– nao me lembro da Williams fazer isso com o campeonato tão no inicio
– mesmo se fosse apenas uma estratégia poderiam falar qualquer coisa para o Massa, mas “faster than you” foi foda! Qualquer leigo sabe o rombo que isso poderia fazer na cabeça dele.
– a impressão é que alguém lá quer “queimar” a cabeça do Massa.
– é incomum uma equipe ter 2 pilotos de uma mesma nação, certo?
– a Williams tem outro brasileiro que pagou 10 milhões de euros para fazer 3 treinos livres e 5 oficiais???? É isso???
– este brasileiro conseguiu esta grana com uma estatal, deve ter então bom transito em empresas estatais….. como a Petrobrás por exemplo.
Pessoal, sei que é muita teoria da conspiração e acho o Nasr um excelente piloto mas esse fato que aconteceu com o Massa não passou de uma grande tentativa de minar a cabeça dele. O motivo? Talvez seja troca-lo por um outro brasileiro que leva mais dinheiro. Sinceramente não vejo outro motivo para terem feito isso….”faster than you” foi foda!
E sobre a pergunta:
“Mas será que não é melhor deixar para quem está guiando essa percepção?”
Seria…. mas a maioria deles essa precepção Flávio, acredite.
Dois pilotos querendo mostrar serviço.
O Bottas fez o dele, não passou o Massa, mas já jogou a pressão, já deu o recado.
Massa fez o dele, não deixou passar.
Agora internamente na equipe, não sei….
Precisa ver os contratos, como eles equilibraram isso. Li, aqui, um contrato do Senna, lá era explícito este tipo de situação. não estamos falando de Senna, mas deve ter algo neste sentido.
Minha opinião de Zé Ruela: este tipo de ordem, só poderia ocorrer quando o campeonato estivesse definido para um ou para outro, na segunda corrida…. nem pensar.
Como F1=GRANA, não sei o que se passa fora das ondas deste rádio.
Para mim é simples. Tá mais rápido passa.
Se o brasileiro estivesse atrás tava todo mundo falando que o Bottas deveria ter deixado passar.
Leigamente falando …
adoraria que a telemetria fosse proibida
Com isso acabaria toda essa palhaçada de engenheiros falando para o piloto o que ele deve fazer curva a curva, volta a volta.
Pô, entrei só para ouvir o “No cu, Jaú!” :p
Essa é uma questão difícil demais, aonde uma solução final nunca é a melhor… Assim como tudo na F1. Acredito que o ideal seria dividir, igualmente, a equipe em dois grupos. Uma para Sappatos e outra para Massacrado. A competição entre as duas partes faria não só uma melhora, pelo viés da superação para ambos, seria também uma forma de qual caminho seguir ao longo da temporada.
Quem não entende humor britânico, pode até pensar que o repórter está dando uma bronca na chefe da Williams pelo caso de Felipe, mas está é tirando um sarinho do rapaz:
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/03/31/chefe-da-williams-leva-bronca-de-reporter-por-caso-com-massa.htm
É Felipe, tem nego querendo subir nas tuas costas, e sem pena.
Minha opinião: piloto isolado do mundo e por conta própria, do início ao fim da corrida, sem rádio, sem placas, sem dicas, sem saber quem está se aproximando ou indo embora na frente.
Que o piloto cuide do carro, dos pneus e do combustível. E sem paradas para trocar pneus, pois não faz sentido, em tempos ecológicos, gastar montanhas de borracha por corrida.
Ordem de equipe estao liberadas sua mula.
Quer escrever e falar(!) sobre formula 1 , leia mais.
Mula
Bottas disse: “tenho certeza que poderia passar a McLaren”… Eu acho que ele tinha tanta certeza disso quanto o Coyote sabia que poderia pegar o Papaléguas. Ele pegou massa desprevenido, preso em Button. Minha tese é que estava era blefando, não tinha carro para passar, mas tinha para bater em Felipe. O que ele está é desesperado e afim de procurar uma briga, de por a equipe para o lado dele. Como Felipe não é considerado mais um piloto excepcional, se ele não superar Felipe na Williams, já pode se aposentar. Como ainda não conseguiu até agora, ele atacou, para a equipe soltar aquela frase: “…É mais rápido do que você”, e mexer com Felipe. Esse Bottas é um garoto esperto. E pior que ele já conseguiu pelo menos provocar a desconfiança. Agora não resta mais nada do que Felipe chamar para o cacete! Briga de equipe já deve estar rolando, e cada um na sua, tentando esconder o jogo. Isso é péssimo para uma equipe que quer evoluir.
Porra, a mesma frase da Ferrari? Essa é demais… tá na cara que foi um ataque no ponto fraco de Massa por alguém dentro da equipe que quer ver Bottas como primeiro piloto. Se não foi, vou tomar uns remédios para esquizofrenia… devo estar tendo alucinações de perseguição.
sem duvida, a melhor maneira de Massa provar que estava certo, era deixar o finlandes passar e ver ele se ferrar, não conseguindo a tal ultrapassagem. Do jeito que ficou, ficará sempre a dúvida se Bottas tinha ou não condições (braço???) para ultrapassar Button. As vezes, precisa-se ser inteligente para derrotar um companheiro jovem e ambicioso. Só velocidade não basta. O problema é que, se Massa abrisse passagem, seria alvo de comentários idiotas, tipo “capacho”, “mercenário”, etc.etc.
Na corrida, acho que ele fez o certo, e todos os jornalistas também acham. Acho que ele deveria desmascarar a criatura com frase do tipo: “Ele esta querendo chamar a atenção”. E na pista, precisa na próxima corrida estar na frente, para desvalorizar o episódio. Depois disso, vira fumaça.
O cara tem que ter bolas de ouro pra aguentar esse radio. Os dois que se peguem na pista, sem jogo….
Os Engenheiros não sabem usar o rádio, deixam o cara mais pilhado ao inves de acalmar…tem q filtrar mesmo a ordem, os caras se contradizem o tempo todo…..
nosso enganador mor, sr felipe moça não aprende, não tem velocidade suficiente para andar com o filandes, vai tomar pau a temporada inteira, (outro rubinho, só que piorado), e ficar lamentando.
a wllians tem um piloto rápido, coloca o nasr como segundo piloto e vai para cima, (ao tempo; onde os globais acharam o nome do cara como nasser?).
Vem pra stock voce também
Essa briga lembra prost e senna, só que os dois eram de outro planeta.Mais um furo da petrobraS, primeiro a usina, agora o patrocinio do pimpolho.
ainda bem que o galvão não estava lá.
poxa amigo Enko, seria legal vc ler a matéria do blog do grande Fabio Seixas -http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas/post/pilulas-do-dia-seguinte-sepang-14.html de repente vc pondere com mais certeza o que diz, assim como muitos parceiros por aqui.. logo o buraco é mais embaixo..
Se vc fosse o Massa e chegasse no Button, tentasse passar e percebesse que o “espertíssimo ingles” estava apenas guardando energia para despachá-lo logo que chegasse com certeza, baixaria a bola e levaria o carro até a linha de chegada valorixando os pontos que amealhou.. e então se seu companheiro de equipe enconstasse em vc babando na gravata assim como vc chegou.. sabendo que ele também não teria tempo nem carro para passar o ingles..o que vc faria???
Daria passagem para ele.. e aguentaria a gozaçáo de todos ou faria o mesmo??
Afinal pimenta na bunda dos outros é sempre refresco não é mesmo.. tem que se colocar no lugar e ponto..
Mas acho que o massa precisa realmente sair da zona de conforto e mostrar a categoria que tem.. e ele tem..só precisa andar mais rápido.. e isso concordo com qualquer um.. está na hora de guiar rápido e isso é uma unanimidade aqui no Fg..
E ele pode fazê-lo.. e vai fazer espere e verá grande amigo..
Valeu
E acho que o Massa pode mostrar mais… Só que Sepang não é uma pista onde isso poderia acontecer…
Quem sabe no Bar, hein? =P
Amigo Cranio, A Williams precisa com urgência corrigir a aerodinâmica porque ser o mais rápido só em retas, nunca foi um adjetivo para um carro de ponta na formula 1 moderna.. Exceto para Monza e o que sobrou de circuitos rápidos, pois 80% deles o “emérito” engenheiro alemão Hermann Tilke travou tudo..
como voce bem disse, pimentorius anus outrem, refrescorum est.
faz bastante tempo que não encontro o amigo
p prazer em encontrá-lo é nosso, meio a meio.
Reciproca verdadeira grande Enko.. e que venha o próximo GP para nos divertirmos com nossas sopas de letrinhas, mas sem “pimentorius anus outrem, refrescorum est.” rsrsrs
Ouvindo o áudio completo o que já era ruim fica pior, a Williams abusou da falta de bom senso de tão repetitivo o rádio. Uma dúvida real: No começo da corrida o que aconteceu? Não houve uma situação semelhante em que a Williams pediu pro Bottas “segurar a onda” pra cima do Felipe?
Enfim, o caso tomou proporções muito maiores entre nós fans aqui no Brasil, achei que a equipe errou, mas Felipe fez uma corrida muito discreta. Não penso que ele “deu a volta por cima”, “superou um trauma”, tomou uma decisão firme só que depois do que ocorreu em 2010, agora é tarde, a decisão não reverteu todo o quadro, apenas não comprometeu ainda mais a carreira do Felipe.
Sobre o Bottas, achei o mais errado de todos, ficar requisitando de tudo no rádio é um mal de alguns pilotos, assim como Hamilton (este só no começo da carreira) Vettel e Alonso sempre o fazem. Desaprovo completamente.
Vamos enfiar o dedo na ferida…
Tem que acabar com a informática nos carros e nos boxes, é isso que esta MATANDO a Formula Um, sem ela os carros voltariam como eram na temporada de 1983. No bólido, somente parte mecânica, elétrica e hidráulica(igual ao carro do Gomes na classic), GoPro pode…
Dados sobre o carro ou condições de pista, somente através da boca do piloto dentro dos boxes! Lembra quando piloto parava nos boxes e conversava com engenheiros? O cara nem tirava o capacete, mexiam no carro e voltava pra pista. Acabando com a informática na Formula 1, um time não precisaria de 500 membros na equipe, 30 engenheiros estaria de bom tamanho. Pô, mundial virou “gabinete de empregos”, tem muito sapo nas equipes.
Depois que apareceu aquela maldita “cx preta” nos carros em 84(era moderna da F-1), a categoria disparou em termos tecnológico, a telemetria chegou em peso justamente na temporada 84. A Formula Um já estava em outro patamar em relação a década de 70. Fazem um baita mimimi por causa desse volante com “borboletas”, mas isso é invenção de 1989. Suspensão ativa FACILITOU muito a vida dos pilotos nos anos 80, principalmente na chuva!!! Mansell sequer escorregava com a Williams em 92!
Mclaren dominou de forma nunca vista nem 84, pra quem viu as temporadas entre 81 e 83, o ano de 84 foi um pé no saco, só dava Lauda e Prost nas vitórias. A coisa se repetiu com Piquet-Mansell e Senna-Prost.
Até 1983 as corridas eram uma verdadeira loteria, ninguém sabia que piloto ia vencer. Motor campeão nos anos 80? Só dava Porsche ou Honda…anos depois, a Renault também dominou com Williams.
Como mecânico, Formula Um de verdade pra mim foi até 1983, pergunte ao Nelson Piquet se ele teve ajudinha de túnel de vento ou computador pra acertar o carro? Ok, ele teve ajuda da telemetria em 87, mas foi a Formula Um quem mudou, não os pilotos! Piquet foi bicampeão com um carro totalmente “mecânico”, exatamente como aconteceu com os pilotos dos anos 60. Observe os anos 70, vários times tinham condição de vencer, motor Cosworth imperava na categoria, então a diferença tinha que ser no acerto de chassi. Lauda esculachou o carro da Ferrari em um teste, o problema era no balanço do carro, percepção total do piloto sobre o carro, isso sim foi Formula Um.
Tirar o rádio seria uma boa, mas isso não ia impedir jogo de equipe, fora as cláusulas de contrato, existe a maldita placa de box. Fato, a placa “slow” foi muito usada nos anos 80…
Observem a foto abaixo, justamente com a equipe Williams! Reutemann ignorou jogo de equipe, mas o fato é que elas já existiam nos anos 80.
Frank Williams mostra placa ao líder Reutemann:
http://tazio.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Reutemann-e-Jones.jpg
O que a Wiliams fez com Reutemann foi uma verdadeira PUTARIA, o argentino no começo de campeonato já começava enfiar Jones no bolso, observe a pontuação. Nem assim Reutemann teve atenção, tudo porque Jones era o QUERIDINHO no time. Existia um contrato, e é evidente que Reutemann não assinou como segundo piloto. Mas pra que então serve essa merda de papel? Limpem a bunda com ele disparou Reutemann no GP Brasil 81. Vencer no início dos anos 80 era extremamente difícil, entregar uma vitória…tenha só! Alguém lembra que Peterson foi impedido por contrato de disputar o título de 78 com Andretti? Enzo Ferrari conversou pessoalmente com Villeneuve em Monza 79, aquele título já tinha dono…era de Scheckter!!! Isso sim chamo de sacanagem, muito diferente de Barrichello na Ferrari, Rubinho não fez nem sobra a Schumacher. Coisa que Peterson e Villeneuve fizeram, Lotus e Ferrari não permitiu uma disputa entre seus pilotos.
Veja dez casos de “tratos não cumpridos” na F1
http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/relembra-dez-casos-de-tratos-nao-cumpridos-na-f1
Observe o link acima, “tratos não cumpridos”, mas na maioria dos casos era ordem de equipe!
Raríssimo foram os casos que um piloto não aceitou ordens de equipe, maioria aceita em silêncio…
Concordo plenamente,em 81 senão fosse a sacanagem da Willians Reuteman ficaria com o titulo,ate hoje não entendi o porquê da sabotagem com o argentino,lembrando que Jones venceu a ultima prova e Reuteman chegou em 8° com “problema de câmbio” desde a largada,sendo que bastava chegar na frente do Piquet(5°),esta sacanagem repetiu novamente em 87 com Piquet sendo sabotado pela equipe,mas conseguindo o titulo com o acidente de Mansel.
https://www.youtube.com/watch?v=8HQY1ve0UBw
F1 é isso!
Bottas em entrevista ao fim da corrida disse que a equipe tem q sentar e conversar, já está reinvidicando a posição de primeiro piloto, a Willians nem começou a temporada e já está com um primeiro piloto em mente mesmo sabendo que o Fellipe foi o mais rapido na pré temporada e nos dois treinos oficiais,não completou a primeira corrida por causa da barbeiragem do Kobaiashi, não era a hora da willians fazer este tipo de coisa, mesmo o Fellipe desobedecendo as ordens ainda assim é questionado, a RBR fez assim com o Ricciardo quando tentou atacar seu companheiro,mas a situação era outra pois a frente ia o “todo poderoso Vettel”, então ninguém questiona, por fim perdi a melhor hora do sono para ver um GP chato, silencioso, sem ultrapassagens, com as mesmas velhas figuras na primeiras posições e por fim com as famosas ordens de rádio!!!
Se vai dar merda, não sei. Mas que foi ótimo ver o Felipe peitando os caras da Williams, ah, isso foi.
“Há uma única forma de acabar com essa palhaçada: proibir o rádio.”
Cara, a evolução tecnológica não pode ser estancada. A F1 é o que sempre foi, uma categoria baseada em tecnologia. Se a cada evolução os saudosistas extremos bradarem: eliminem isso! eliminem aquilo! A F1 vai virar uma Stock Car em pouco tempo…
Proibir o rádio é o mesmo que tirar o sofá da sala.
Façam escuderias com um so carro. Mais marcas poderiam participar.
a formula indy é assim, vários carros na mesma equipe com patrocinios diferentes e funciona muito bem; lá é cada um pra si e Deus que ajude a todos.
agora tem essa palhaçada de pontos na carteira, economizar combustivel, e outras frescuras mais.
nem parece corrida de automóvel, consegui durmir na bandeirada.
Grande Ricardo.. melhor seria….
Se as três equipes vencedores do ano passado fossem obrigadas a ceder o chassis dos carros para as nanicas.. sorteio sei lá pode parecer uma heresia.. mas seria interessante ver o que aconteceria ver um chassi RBR em uma catherham, com ou um Mercedes na Marucia..
Ou então agregar lastro de peso para as equipes de ponta, como se fazia na DM..
Não posso afirmar mas acho que aí sim teríamos um grid mais compacto.. sem o dorme dorme nos meados para o fim das provas..
Minha opinião claro..
Cara, eu estava pensando exatamente sobre isso hoje de manhã. Aí acaba com esse joguinho sem graça de equipe, de mandar Fulano deixar Ciclano passar.