SE PANGS (3)

Antes de começar a escrever, um recadinho ao mundo postado pelo divertido Twitter do ex-piloto japonês Taki Inoue. Já volto.

dotaki

Comentários

  • A pachecada vai ao delírio, até você Flávio..

    Num esporte como F1, respeito se conquista na pista, coisa que o massa não fez ao longo de sua mediocre carreira… Nunca vi o Alonso, o Hamilton ou o Vettel vociferar que é o primeiro piloto. Eles simplesmente são pelo que fazem na pista. Se o massa ouviu o “Fast Then you” pela segunda é sinal de fraqueza num esporte que foi feito para fracos. Ele fala que o Magnunssem atrapalhou o ritmo de corrida dele. Acho que ele está no esporte errado. Por que não passou o Magnussem, Por que não deu conta. Por que tentou passar o Button só uma vez? Levou o “x” do ingles e ficou por isso mesmo. Enquanto isso o Bottas vinha fazendo temporal e em condições reais de ultrapassar o Button. Não acredito que o massacrado faria o tanto de ultrapassagens que o bottas fez em Melborne. O garoto já se impõe por que já sacou que o massa é o maior “empata foda” das corridas. Ele não passa ninguém quando dele é exigido audácia e técnica. Como diria mika hakkinen: ” O massa é selvagem com um F1″. Esqueçam teoria da conspiração ou coisa parecida. Não é a língua presa do massa ou sua semelhança com o Zacarias que fazem ele ser o “perseguido” do grid. É simplesmente o seu talento (pouco) associado a sua baixa capacidade de articulação (ele é meio burrinho, percebam nas entrevistas) que o tornam um piloto sem respeito nas equipes onde passa. Assim foi na sauber, na ferrari, e com duração de 2 corridas, na willians.
    O massa não passa ninguém. Brasileiro não admite ser pior, Gosta, ama, ridicularizar os outros (de outros países), mas não aceita que façam o mesmo com os seus compatriotas. Será que se no lugar do Alonso em 2010, tivesse em seu lugar um brasileiro com chances de título, e no lugar do massa tivesse um alemão, repercutiria da forma como ocorreu, ou contaríamos vantagem? acho que além de contar vantagem, a pachecada ainda zombaria do pobre alemão.

    Barrichello e massa são mercenários do esporte. Por que? não tem competência para estar onde estão, e se vendem para ser o segundão do time, por que não tem competência para liderar a equipe que defendem. Aí tem de ficar fazendo teatrinho, enganando o povo(publico que só assiste pq tem brasileiro) para manter a audiência da tv globo.

    Barrichello e Massa desmoronaram o que pilotos como pace, senna, piquet e emerson ingo e outros construíram. Lamento, mas é a pura verdade.

    A massa leva pau de quase todo o grid atual da f1. Pra onde for, ninguém o respeita. Sua pilotagem é burocrática e medíocre.

  • 1- Muito estranha e inoportuna a “ordem” dada pela Williams. Até agora estavam elogiando o “otimo” Massa. E, além de teoricamente ele ser o piloto #1 do time, ele também tem sido mais ligeiramente mais rápido que o rápido Bottas.

    2- Massa é péssimo em ritmo de corrida. Chega uma hora da prova que ele não é capaz de passar mais ninguém. Falta combatividade, coragem, etc. Como aconteceu ontem na hora de ultrapassar Magnussen, e Button. Basta ver quantas vezes nos últimos anos ele ficou “enroscado” em posições intermediárias enquanto Alonso invariavelmente estava disputando o pódio.

    Aparentemente foi necessário a metade de 01 prova para a Williams descobrir esta deficiência e ficar suficientemente insatisfeita a ponto de mandá-lo dar passagem para Bottas.

  • Infelizmente o Massa é muito irregular durante a corrida. Faz algumas voltas rápidas com várias voltas muito lentas.
    O Bottas deve terminar na frente dele no campeonato desse ano. O cara anda rápido a corrida inteira, lembra mais os pilotos de ponta como Alonso, Vettel e Hamilton.

  • Eu só achei desnecessário o Massa falar algo à respeito, deveria ter ficado na dele depois de desobedecer à ordem.
    O Bottas é um ótimo piloto, já provou isso, porém o Massa vem liderando a equipe, pelo menos nos treinos livres e nas classificações, e agora na primeira corrida que ele realmente correu.
    Enfim, ele deve ficar na dele, como fez Rosberg ano passado ao receber ordens de não atacar Hamilton, nada como um dia após o outro.

    • Uai, mas devem ter insistido na pergunta. Logo após a prova, o repórter da Globo perguntou sobre isso, e o Massa desconversou. Com certeza ele não saiu pedindo o microfone pra falar algo… e não vi nada demais nos comentários dele também, a não ser que eu tenha perdido algo…

      • Cara, é disso que estou falando, ano passado aconteceu a mesma coisa na Lotus, o Grosjean estava mais rápido que Kimi e a equipe informou isso a ele, porém não houve a ultrapassagem, pois o Kimi não permitiu, assim como Massa. Porém ele deveria ficar quieto, não falar absolutamente nada a respeito, exceto no rádio, algo como o Kimi.

    • Ele não procurou ninguém para falar ele foi perguntado, e por isso falou, e o Rosberg falou foi no exato momento em que ele recebeu a mensagem para não passar ninguém precisava perguntar .

  • Felipe, depois dessa poderia arranjar mais um patrocinador para a Williams…a Sadia…fazendo o comercial “Nem a pau, Juvenal!!!…. mas sinceramente eu gostei mais do “No cool”….

  • o Pio foi o Luiz Roberto na transmissão da globo dizendo que não tinha sido bem uma ordem de equipe acho que ele pensa que os telespectadores são idiotas só pode, hoje ficou comprovado que o Massa não tem moral nenhuma na Willians nem primeiro piloto o cara é, pelo menos hoje serviu para não ser rebaixado oficialmente a segundo piloto na segunda prova do ano o que seria o cumulo da humilhação agora se não melhorar seu desempenho em corridas é capaz de terminar o campeonato atrás do bottas isto é uma realidade, e o problema era da Ferrari que privilegiava o Alonso, sei.

    • Depois meu caro amigo, veja a pontuação do campeonato, o Kimi que é quem substitui o massa na Ferrari, tem o mesmo número de pontos dele. Além disso se você não viu, Felipe, foi mais rápido que o Bottas na maioria dos treinos livres e nas classificações.

      • Poles não valem nada em termos de campeonato.
        Quantos pontos vale uma pole?
        Poles só valem como estatística. Não servem nem como fator de desempate.

        Vicellez, você anda meio sumido. Está imitando o teu idolatrado?

      • Cada vez mais penso que não vale a pena comentar f1, é dar murro em ponta de faca. Principalmente quando de vê a falta de respeito de alguns comentários que não deveriam passar na moderação. Onde tiver posts Chupes não vou comentar… Poles não valem ponto, lógico. Mas a principal característica de um piloto é velocidade senão Chilton seria o melhor piloto da Marrusia, já que finalizou todas as provas ano passado. Mas todo mundo sabe que o Bianchi é muito mais piloto.

      • São campeonatos distintos.
        O saldo de gols no futebol (produto da artilharia) influencia no campeonato.

        Não reclama, Vicellez. Você vem dando murro em ponta de faca. nas últimas sete temporadas e, pelo visto, vai somar oito.

  • Acho que a Williams acertou esse ano, o time esta forte, na linha de frente com os pilotos e na retaguarda com a equipe, além dos donos. É uma equipe ótima.
    Tem um canhão nas mãos, corrida passada Bottas fez de tudo. Chegou bem. Massa não teve o que fazer e/ou mostrar.
    Hoje “poderiam” chegar mais a frente, mas a classificação tem sido problemática, precisam melhorar neste quesito, melhorando-o com certeza farão bonito nas corridas restantes. Torço por isso, campeões ou não, pelo investimento e o carro que tem merecem disputar o título.

  • Fato: 2a. corrida do Ano e lá vem a mesma frase no rádio !

    Na boa, se ta certo ou errado não importa. se ele fez certo em desobedecer ou não tb não importa. Aperta o da direita que ninguém vai mandar porra de mensagem nenhuma.

    A F1 é um jogo complicado, exige que muita coisa dê certo pra vencer…

    não adianta um carro bem nascido, se vc não tem dinheiro pra desenvolver, não adianta um cara rápido numa volta e q não consegue manter o ritmo, não adianta dar ordens de equipe se não há como cobrar isso…

    Durante a pré temporada, os ˜jornalistas pacheco de plantão da globo” chegaram a apontar o Felipe como candidato ao título… ..vê se pode ???

    Resumo: se não vencerem (não acredito que vencerão) em duas ou três corridas não venderão mais …os outros carros estão se desenvolvendo e eles ficarão pra trás …

    E o “nosso” Felipe Massa do Brasil, vai ficando cada x mais pra trás …

    Não é que Felipe, Rubinho, Senninha, Zonta, Pizzonia, sejam maus pilotos, mas pelo amor de deus, a F1 é muito mais que isso.

    A Globo continuam insistindo em “vender˜ a F1 usando do pachequismo. Logo vai se dar mau, e por tabela nós mesmo pq se não entrar grana irmão, bye bye transmissão das corridas.

    • Concordo contigo, sandro… A globo dá um tiro no pé vendendo produtos(pitotos) que não tem, de longe, a capacidade de outros brasileiros que fizeram sucesso na f1, tampouco dos atuais grandes pilotos do grid. Eu assisto f1 desde o início dos anos 80 e com o tempo passei enxerguei que gosto mais é do esporte do que ficar torcendo pra aparecer um gênio brasileiro pra ser meu herói nas manhás de domingo. A maioria é espectador de f1, uma pequena parcela é fã do esporte e o acompanha independente dos pilotos brasileiros. Será que é tão difícil ver que o massa, há muito tempo, não consegue ultrapassar ninguém. Geralmente ele chega com tudo, embutindo na traseira do carro da frente, faz uma “fumaça” danada, mas acaba por não ultrapassar. E daí desiste de novos ataques, não sei se por insegurança ou por que os pneus se foram…

      O gagá do Reginaldo Leme gosta de fazer o comparativo entre pilotos de mesma equipe em termos de classificação. Suponhamos que o piloto A tenha batido o piloto B nas 19 provas do ano e largado na frente. Mas o B terminou o campeonato com mais pontos. Disso podemos concluir que o A é bom em uma volta, mas o B é melhor em estratégia e/ou técnica e/ou capacidade de ser rapido/constante em um trem de corrida inteiro, enfim, o que importa é na última volta receber a quadriculada na frente dos adversários.

      Entendo que o Massa conseguiu perder o respeito da equipe em apenas duas provas. Se fizeram isso, certeza já sabem dos parcos recursos técnicos que o Massa tem.

      Fala-se que o Massa seria útil para equipe por levar experiencia de ter ficado 8 anos na ferrari. Se isso fosse tão certo, o Barrica teria evitado que a Willians, em 2011, fizesse um carro tão ridículo e com ele permanecesse a temporada inteira. Em 2008 a Honda, antes de falir, fez uma carroça, e do que adiantou o barrica estar lá? Por que o Alonso com toda sua técnica, audácia, astúcia de um bi-campeão do mundo não consegue ajudar a fazer uma máquina que o permita disputar o título. POR QUE O PILOTO NÃO RESOLVE NADA. É O PROJETO, A ENGENHARIA. O ADREW NEWELL CONSEGUIU CONSTRUIR CARROS QUASE PERFEITOS PARA UM GAROTO COMO O VETTEL. Resumindo: o que conta é o que o piloto leva de dinheiro e o que ele faz na pista. O massa levou dinheiro, é pagante sim, embora ele negue…

  • não tenho parâmetros para
    avaliar o que se ganha ou o que se perde
    em dinheiro com esta formula 1.

    mas não seria possível , se partir
    da proposta do que é a nascar , ou
    mesmo a formula indy , pode se ter um
    dono de ate três carros porem cada piloto
    defende uma equipe , ou melhor “a sua”,
    não da para abrir polemica sobre isto, mas
    isto influi muito nos resultados , se a equipe
    não tem condições de dar um equipamento
    de ponta para seus dois pilotos , admita a
    participar com apenas um carro , ou … sei la
    se manda , pede “pra” sair,

    ta valendo mais ver aquela nossa stock car
    cheia de defeitos , do que esta formula 1 moderna.
    esta cada dia mais difícil.

  • Acho que desde o tempo das corridas de bigas, devia haver ordens de equipe…só que na minha mais intima crença, elas foram feitas para serem desrespeitadas. Pelo menos para pilotos que respeitam a si mesmos, e, principalmente acreditam na sua propria habilidade e capacidade.
    Um exemplo que fala por si é o de Ken Miles. Miles foi um piloto-engenheiro que participou desde o incio do desenvolvimento dos Fords GT, e no ano de 1966 já havia vencido as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Daytona. Vinah liderando as 24 Horas de Le Mans com autoridade, mas recebeu ordem da Ford, para “esperar” por Bruce McLaren e entregar a vitoria para o neozelandes. Se não tivesse atentido o “pedido”, teria sido o unico piloto a vencer essa “triplice coroa” dos Esportes Prototipos, num mesmo ano, e teria atingido sua meta pessoal de vencer Le Mans com um Ford GT. Resultado: em agosto do mesmo ano, 66, morreu testando o mal nascido e problematico Ford GTJ em Riverside… que teria acontecido a Ken Miles se não tivesse obedecido a ordem dos boxes ??? Bom, na pior das hipóteses teria vencido Le Mans e teria escrito seu nome na historia de uma forma indelével. E, se os caras da Ford tivessem ficado zangados, não teria sido escalado pra testar o “J” em Riverside…
    Nunca fui fã do Lole, mas, o fato dele ter se recusado a entregar a vitoria para o Jones on Brasil, no incio do campeonato, me fez respeitá-lo um pouco mais. Da mesma forma, sempre me coloco como um fanatico admirador do Gilles, mas, se tem uma nódoa na carreira dele na F1, é ele ter confiado e depois reclamado do Pironi não cumprir as ordens do boxes pra não ataca-lo nas ultimas voltas do mixuruca GP de Imola, em 1982. Se ele tivesse apenas mantido a usual combatividade dele Gilles, e não confiadona ordens de box, teria mantido a ponta e vencido, na frente da sua mais fanática torcida. Não teria ficado com odio do Pironi, e quem sabe, não teria moriido em Zolder, tentando desesperadamente bater o tempo do desafeto com pneus de classificação já gastos.
    Gilles não atacou Scheckter pelo titulo de 1979 (ordens de box), por que seria primeiro piloto em 1980 mas a Ferrari veio mal nos anos seguintes; Ronnie Peterson não atacou Andretti pelo titulo em 1978 (ordens de box) por que teria preferencia em 79, mas morreu antes; pode-se dizer o mesmo de François Cevert em 1973.
    Quem possa estar lendo certamente dirá “se, se, se, se…”, e que “se” não entra nas estatísticas. OK, concordo. Mas, então só por via das duvidas, melhor não respeitar as ordens dos boxes pra deixar passar…Afinal, em corrida de carros, ganha quem chega na frente, e não quem fica obedecendo ordens. Ademais, se um piloto é bom memso e se garante, não precisa e não deve obedecer ordens de ninguém. É só ver quem são os “grandes” prejudicados, que vem lamentando ordens de boxes ou que os outros não deram passagem: Rubinho, Coulthard, Massa, e cia ltda, bons pilotos, sim, mas ao nivel de coadjuvantes. Não se ouviu pilotos do nivel do Schumacher, Alonso, Senna, Piquet, reclamando de ordens de boxes. Quem é bom vai lá e passa, ou se estiver na frente, não deixa passar (por meios lícitos, é obvio, como o Gilles fazia)

    Comentário adicional: brasileiro é pacheco mesmo, quando o Rubinho e o Massa obedecem ordens do boxes pra deixar o “teammate” passar ficam indignados com a equipe. Mas quando o Shumacher passou o Rubinho na ultima volta do GP de Monaco, na marra, como passou, também ficam indignados com a equipe e com o companheiro de equipe, afirmado que o alemão não poderia ter feito “aquela deslealdade” com o “pobre e indefeso” brasileirinho…É foda !!!

    Antonio

  • Espero que o Zacarias acorde e comece a fazer mais ultrapassagens… Não adianta nada colocar meio segundo no bottas na qualificação e fazer corridas burocráticas sem avançar nada, enquanto o outro ganha várias posições e fica estrangulado atrás dele… Pow Felipe, se quiser ser o primeiro da equipe vai ter que fazer mais do que largar no meio e soh ganhar posições de quem bate ou abandona… Hoje pode ter sido o começo da virada, ou o começo do fim… Ultrapasse mais peloamordedeus!!!

    • – Se o Bottas fosse mais rápido ou igualmente rápido não estaria atrás do Massa concorda? Ele é muito bom piloto, mas discordo de ordens de equipe para deixar o cara de trás passar se quem está na frente não tem problemas. Massa é mais rápido na classificação e anda sempre na frente, isso é fato!

  • Pode ter sido tarde na carreira na fórmula 1. Não podemos garantir nada com certeza absoluta, mas os fatos iniciais apontam que a Williams possui um bom carro, mas não a ponto de disputar o título.
    Não acredito que o Massa irá disputar o título na fórmula 1 novamente. Mas com certeza na vida foi importante “esta desobediência”. Melhora a alta estima dele perante as situações da vida.
    Parabéns a ele.

  • Volta mais rápida na corrida

    Massa 1.44.897

    Bottas 1.45.475

    Um chocolate de mais de .5 seg
    Sem falar de todos os treinos na frente…
    Mesmo com pneus novos e pouco combustível no tanque além de pista limpa Bottas não bateu a melhor volta de Massa…
    Não ultrapassaria Massa e muito menos Jenson…

    Me chama atenção a ordem da equipe, a proteção que Bottas tem do time (para quem esta na terceira temporada de F1 não mostra nada demais) e como a Williams acaba com os pneus…

    • A Williams não tem pressão aerodinâmica, depende do grip mecânico, por isso gasta demais os pneus e exatamente por isso não rende pissiroca nenhuma na chuva… Concordo que em voltas rápidas o massa fica a frente do Bottas, mas ele precisa ser mais combativo e menos burocratico durante a corrida… Quantas posições ele disputou e ganhou, e quantas o Bottas fez? Foi o carro que menos gastou gasolina entre os primeiros, segundo as tabelas malucas da FIA. Mas isso só rendeu um bullying no ouvido… Poe a facas no dentes e passe uns negos, pare de ser tão burocrático…

      • Só um detalhe:

        Repare em quem o Bottas passou e quem o Massa passou durante a corrida….
        Não dava para ir além da Maclaren.
        A Williams briga para ser quinta ou quarta força.

        E só.

      • O Bottas passou quem? Quais os pilotos que estavam entre ele e o Massa? Quantidade de ultrapassagens, isoladamente, como todos sabem, não é o relevante. O que importa é a qualidade dos pilotos e dos carros que se ultrapassa.

      • Quando o massa estava na ferrari, largava 1 ou 2 posições atrás do alonso e chegava 6 ou 7 atrás. Não quero comparar o Bottas ao Alonso, quero apenas dizer que o Massa precisa ser mais combativo durante as corridas… Não acho que o Bottas passaria o Button, mas a diferença de combatividade (isso existe?) entre ele e o massa é evidente… O Massa só (como se fosse fácil) precisa ser mais agressivo durante as provas, apenas isso…

  • Levando em consideração que o Bottas foi piloto de testes em 2012, segundo piloto em 2013, com certeza conhece bem o carro, e tem intimidade com o pessoal da Willians, na minha opinião, a Willians o está preparando para ser o primeiro piloto, porem pensei que fosse a longo prazo e não na segunda corrida desta temporada.. Logo acho que a Williams deixou “escapar” estas intenções hoje.. Reparei bem na largada, e o Bottas realmente não está para brincadeira. largou como se fosse a ultima corrida de sua vida se arriscando com a galera do fim do pelotão,e talento ele tem. Na minha opinião o Massa que mude seu o target sobre o que ainda deseja na formula 1 nesse exato instante. Pois vai ter que pilotar “ao nível de Alonso” para despachar o garoto, coisa que ele pode com certeza.. Mas na “maciota” só no “cerebral” na vai virar não.. formula 1 de hoje é babando na gravata full time… Minha opinião pessoal claro

      • Amigo tevez, não referi ao carro irmão, me referi a equipe.. Botas deve estar pensando..’ele está chgando agora e já quer sentar na janelinha?? rsrrsrs simples assim irmão… ainda mais com Felipe Nasr de piloto de testes parece que o Bottas está ligeiramente pressionado.. como é sabido nasr pilotará o carro dele nos proximo treinos livre no proximo GP .. chato não é se sentir pressionado?.. como eu já escrevi por aqui, pimenta na bunda dos outros é refresco.. valeu brother!! resumindo que omassa bote as basras de molho e pare de pilotar para o gastp porque a cobra vai fumar certamente..

  • Qto mais eu leio comentarios em blogs, facebooks , sites, mais eu tenho vontade de cometer um suicidio virtual, apagar tudo que é email e login da casa a quatro e voltar a comprar jornal na banca. Como nego fala merda, puta que me pariu.

  • O Massa faz anos não lembra mais o piloto que foi de 2006 até 2009. Veio em ascensão durante esse anos até atingir um nível muito bom e se mostrar como um dos pilotos de ponta do grid. Mas não mais, desde então ele tem tido muitos problemas. Cansei de ver corridas como a de hoje, onde ele simplesmente fica travado atrás de um carro mais lento. É lógico que não é só isso, mas faz sombra ao piloto combativo que era.
    Quanto as ordens, eu acho que o Bottas tem vindo rápido e busca seu espaço, está vindo pra cima. O Massa teve a oportunidade de ultrapassar mas não conseguiu, se tivesse tido êxito teria se imposto de verdade, do jeito que ficou, pairou a dúvida. Será que o Bottas teria passado se as posições fossem diferentes? É bom o Massa reagir com esse carro, senão será engolido pelo outro que vem com vontade de mostrar serviço.
    Eu gostei da corrida e achei a dobradinha da Mercedes sensacional, eles estão sobrando. Também gostei da corrida do Vettel, acho que ele tem chances de ganhar o quinto seguido, não se pode subestimar uma equipe 4 vezes campeã mundial e com o mesmo pessoal de sempre por lá, acredito que vão chegar na Mercedes a tempo de uma disputa mais acirrada.

    • Flavio muita visao radicalizada sobre isto…..mas vale ponderar. Massa foi permissivo uma vez e , claro , a mesma coisa foi tentanda , mas em contexto exdruxulo e completamente inoportuno, e como vc disse : ia acabar com a carreira dele e de bobo, agora , Massa tem nada ….e vai ate o fim , e dane se Sapattos e a Mae diná, e sua ultrapassagem em Button.
      ..Ponto… E como vc clarificou : ia ficar do mesmo jeito… Um em oitavo e outro em setimo…. E foda se e vida que segue e nada muda… Massa na frente e , percebo vai continuar e tudo igual

  • No inicio da prova, quando a Williams ordenou que eles mantivessem as posições, eu não gostei. Por que? Estava no começo, e fosse Bottas ou Massa que estivesse mais rápido, por que não passar? Na lógica da soma de pontos, quanto mais melhor, certo? E se o Bottas estava mais rápido no finzinho, porque não passou no braço? Precisava mesmo do rádio pra conseguir? Eu achei legal a rebeldia. Deve ter algo na água da Malásia que provoca surtos de insubordinação. Só pode.

  • Não senti como sendo ordem de equipe, na minha opinião a equipe apenas avisou que não era para fechar o Bottas, mas não para deixar a o mesmo passar, muito menos diminuir…