SE PANGS (4)

sepangs4SÃO PAULO (fez muito bem) – Eu estava meio sonolento, admito. Faltavam três voltas para o fim da corrida e nada mais aconteceria, depois que Alonso passou Hülkenberg e assumiu o quarto lugar.

De repente, o rádio: “OK, Felipe, Valtteri is faster than you. Do not hold him up”.

A frase começou a ecoar. Faster than you, you, you…

Então, e aqui reconheço que é possível que tenha sido minha imaginação, mas juro que ouvi, veio a resposta do piloto: “No cu, Jaú”. “What? No cool, Jaool? Who is Jaool? What do you mean with no cool, what is heating, the engine, the brakes?”. Havia um certo desespero do outro lado do rádio depois que o piloto disse “no cu, Jaú”, dada a incompreensão de tão clara expressão. “No cu, Jaú” means “nem fodendo”, se é que a essa altura o pessoal da Williams precisa de tradutores.

Na boa, poucas vezes vi tamanha falta de sensibilidade numa equipe em toda minha vida. Não se diz “Fulano is faster than you” para Felipe Massa. Não com essas palavras, para início de conversa. Não é preciso recorrer à memória para lembrar o quanto ele foi ridicularizado depois daquela corrida na Alemanha, mais ainda porque acabou deixando Alonso passar.

É só a segunda corrida do ano, Massa e Bottas estavam em sétimo e oitavo, e chegariam em sétimo e oitavo mesmo se o finlandês passasse, embora ele tenha dito, também pelo rádio, que tinha 100% de certeza de que passaria Button. Não tinha, e mesmo que tivesse, e daí? Iria mudar o preço da libra esterlina? Não. Mas dizer “is faster than you” para Massa muda. Poderia simplesmente acabar com a carreira do brasileiro, caso ele aceitasse a ordem esdrúxula, como são quase todas as ordens de equipe.

Bottas ficou bravinho e falou que todos teriam uma conversa na equipe. Felipe tentou minimizar a situação, disse que a disputa foi “normal” e que apenas fez o que julgou ser o melhor a fazer. “É justo fazer o meu melhor? Respeito meu trabalho”, declarou. “Não acho que ele teria como passar o Button”, avaliou. O rádio da Williams foi uma sucessão de absurdos. Primeiro, a ordem para Bottas: “Você está mais rápido, passe”. Depois que Felipe mandou um “no cu, Jaú”, quando informado que os pneus do companheiro eram melhores e que por isso ele não deveria impedir a ultrapassagem, veio a contra-ordem: “OK, Felipe, mantenham as posições, ele não vai atacar, apenas dê uma esfriada no carro”.

Tudo absolutamente desnecessário. O silêncio seria o melhor naquele fim de prova, era só deixar os dois correrem, talvez uma ou outra informação técnica (a temperatura de ambos os carros estava subindo perigosamente), mas se alguém queria dizer alguma coisa, que abrisse o rádio para os dois e falasse apenas: “Meninos, faltam três voltas, estamos com os dois nos pontos, já é mais do que fizemos no ano passado inteiro, fiquem atentos à temperatura, divirtam-se, mas não façam bobagens. Nos vemos no jantar”.

A troca de mensagens frenética, como se o mundo estivesse para acabar e dessa corrida dependesse o destino de cada um no dia do Juízo Final, apenas criou uma crise boba e inútil. Em vez de sorrisos pelo bom desempenho no fim de semana, nada demais, mas bom, com dois carros nos pontos, os boxes da Williams foram invadidos por semblantes amarrados e gente bicuda.

Mas uma coisa é certa. Felipe ganhou pontos com seus fãs, consigo mesmo, com seus colegas pilotos e com o lumpesinato da equipe, que é o que importa — mecânicos, funcionários do pé da fábrica, porteiros e cozinheiros. Se Bottas vai fechar a cara, se Claire Williams vai fazer muxoxo, se o engenheiro do rádio (que não sei quem é) vai se sentir desautorizado, paciência.

Nessas horas, a única coisa sensata a dizer é no cu, Jaú.

Subscribe
Notify of
guest

191 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROGERIO
ROGERIO
10 anos atrás

Acho que se Bottas estiver mais rápido deve fazer a ultrapassagem e a equipe não deve interferir em favor de um ou de outro piloto. A disputa deve ser resolvida na pista como na época de Piquet/Mansell.

Eric
Eric
10 anos atrás

Pra mim é simples. Se Bottas estava mais rapido que o Massa, por que nao passou? Ou ele achava que se o Massa abrisse, o Button também ia abrir para ele passar?

ROGÉRIO
ROGÉRIO
10 anos atrás

Boa colocação, espero que Felipe continue assim não se rebaixe mais e bota no c………… desse botas, massa!!!!! estamos na torcida BRASIL, bora Felipe acelera bota no cu desses bostas!!!!!!!!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
10 anos atrás

Isso mesmo ” no cú, Jaú” e no cú do Bottas! E no cú da Williams também! Corrida tem que ser assim: se tá mais rápido vá e passe, ficam esses pilotos viadinhos aguardando ordens de equipe pra ver se pode passar ou não.

Walter Borges
Walter Borges
10 anos atrás

É… pelo que foi conversado com o Massa na contratação, esse engenheiro está meio fora da realidade. Só não concordei com a expressão “no cu Jaú” – seria melhor “Bottas no cu, ou no cu do Bottas”. Esse fedelho começou a correr ontem, fez merda em Melbourne e está se achando, só porque é peixe do diretor da equipe. É um FDP – no cu dele, Massa!!

brasileiro José
brasileiro José
10 anos atrás

Flávio,
Ótimas colocações, a Williams se cavou inteira e mais, que engenheiro é esse que na segunda corrida já se vende, fraco, fraco….no c#$% jaú. Boa!!!

Alexandre Soucha
Alexandre Soucha
10 anos atrás

Tem que botar essa pessoa que mandou essa ordem absurda e infeliz no olho da rua, estragar o clima e os planos de sucesso de uma equipe nova por uma briga de posição sem a menor importancia num começo de campeonato, acho que esse tipo de gente só serve pra atrapalhar ,tem que caçar as bruxas logo no começo, caso contrário será tragédia a vista!!!

ADALBERTO
ADALBERTO
10 anos atrás

VALEU FLAVIO GOMES, SOMOS BRASILEIROS!!!!!!

jose luiz
jose luiz
10 anos atrás

No cúúúúúú mesmo kkkkkkkkkkkkkkkk

Ivan luis vendramin
Ivan luis vendramin
10 anos atrás

A que saudade do velho leão Nigel Mansell, Piquezão, do kekão.. queria ver se falassem este tipo de coisa para alguns deles… eles eram capazes de parar o carro no meio da pista e mostrar o dedo indicador para todo mundo hehhehe ||| Bons tempos estes… Pelo jeito esta turma tá querendo acabar com a audiência da F1 aqui no Brasil mesmo

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

E tem outra. É esse Felipe que eu vi dividindo a Eau Rouge com Montoya, mostrando em Hockenheimring que mesmo não brigando com Schumacher tava sim muito mais rápido, mostrando pro Alonso que pra colocar de lado na largada tem que estar muito certo pra não acabar indo pra caixa de brita, etc.

durval
durval
Reply to  Cristiano
10 anos atrás

esse é o massa que a gente conhece mesmo de 2005 2006 2007 2008

J.Paiva
J.Paiva
Reply to  durval
10 anos atrás

Cristiano, você esqueceu do Felipe de 2002 que desligou o rádio quando recebeu ordens para ceder ultrapassagem pro Heidefeld,e depois disse que o rádio pifou.

Cristiano
Cristiano
10 anos atrás

A essa altura Felipe tem dois caminhos: o largo, o qual ele vai ter vaga aberta em tudo que é equipe que precisar de um escudeiro para o companheiro e no final ele vai acabar como o Barrichello. E o outro caminho que é o estreito, desconfortável, cheio de lutas e batalhas mas, que é o único caminho se ele quer ser considerado piloto de verdade e chegar aos títulos, Ayrton Senna e Nelson Piquet que o diga.

Rogerio
Rogerio
10 anos atrás

O Massa foi o mais veloz em reta, com mais de 324 km/h. O Butão atingiu máxima de 312 km/h…Como não conseguiu passar? Faltou colocar o …na mesa e falar eu vou passar. Uma pena, poderia ter passado e ficado melhor perante a equipe. Infelizmente falta ao Massa aquela gana de vencedor. Quanto às ordens, deveriam ser proibidas pela FIA. Se outro carro chegar atrás, sendo ou não da mesma equipe, que coloque do lado e ultrapasse, simples assim!

David Oaks
David Oaks
Reply to  Rogerio
10 anos atrás

Nada a ver. Uma volta é a combinação de três trechos. Se o Button perde nas retas mas anda melhor no resto da volta, não facilidade nenhuma.

Quanto à situação do Bottas, concordo.

Reube
Reube
10 anos atrás

O dia que o Bottas tiver 14 vitórias na fórmula 1, ter um vice campeonato mundial vai ter direito de pedir passagem em cima do Massa simples assim, por enquanto não…

Da mesma forma que Alonso tinha direito de pedir passagem sobre o Massa afinal era um bicampeão e melhor colocado na pontuação e fora o patrocínio do Santander

David Oaks
David Oaks
Reply to  Reube
10 anos atrás

Discordo. Qualquer piloto tem o direito de pedir passagem a seu companheiro de equipe, mas somente em circunstâncias especiais.

Exemplo?
Raikkonen-Massa, 2007. Somente Raikkonen tinha chance de título, Massa não. Então RAI tinha o direito de PEDIR, e MAS a faculdade de atender ou não. Nesse caso, pode haver bom senso.

Agora, no início da temporada, disputa em aberto pra todos, e vem uma canalhice dessa? Pelo amor! Macula o caráter, na minha opinião. Desrespeita você mesmo, que não tem colhão pra passar por seu companheiro sem estragos. Desrespeita seu companheiro, por humilhá-lo sob pressão. Desrespeita o resto do grid, por tirar o brilho e o foco de um GP inteiro por causa disso.

Portanto, assim como o Bottas agiu como um covarde mimado (pediu pra “mamãe” resolver), o respeitado bicampeão Alonso também.

OBS.: Para refletir o comportamento ideal de pilotos de uma mesma equipe na pista: HAM e BUT, entre 2010 e 2012. De maneira geral, as melhores trocas de ultrapassagens que vi eram deles, pois não tinha conversinha fiada, um achava que dava, partia pra dentro, o outro defendia e pronto. Tudo limpo. Pure racing! ISSO é coisa de um piloto de respeito. O resto, uma pena.

John Player
John Player
10 anos atrás

Deja Vu. Uma equipe inglesa, chefe inglês e pedindo para um piloto brasileiro deixar o colega passar…

Massa, se começarem a encher o saco, pesquise sobre Nelson Piquet x Mansell na Williams.

Mas tem uma coisa. O Bottas e a equipe sentiram-se “á vontade” para tal porque há um precedente aberto na carreira do Massa.

Então, seria bom ele sentar na mesa da reunião, dar um murro na mesa logo de cara, e dizer que não vai engolir isso de novo. Nem se Bottas tivesse um título na F1.

É bom ele deixar bem claro logo de cara. Jogo de equipe, só no final do campeonato se algum piloto da equipe estiver brigando pelo título.

Só faltava o mundo inteiro ouvir a ordem da Williams e ele “abrir” para o colega.

“Está mais rápido? Vem e tente ultrapassar oras!”

Essa deveria ser a resposta já desde a época da Ferrari.

David Oaks
David Oaks
Reply to  John Player
10 anos atrás

Perfeito comentário!

JuniorSP
JuniorSP
Reply to  John Player
10 anos atrás

Perfeito seu comentário, o problema a meu ver será justamente por existir este precedente, assim não duvido que irão pedir novamente se ocorrer condições semelhantes, “se tivesse sido homem naquela época de Vermelhinho” não ocorreria novamente, ainda mais porque ele já tinha conhecimento do caso Barrichelo x Schumi, acabou fazendo o mesmo!!!Ninguém fala dele c/ o Raikkonen em 2007 pq era outra situação e disputa de título, nesse caso defender seu time, já c/ o Alonso era meio de temporada e repete o mesmo vexame do Barrichello, agora aguente esta mancha!!!

Carlos Tavares
10 anos atrás

Massa fez o certo. Não é hora disso. Se Bottas tem certeza que passaria Button, que passasse o Massa na pista, então.

Massa fez a melhor coisa em ir para a WIlliams, e está se impondo lá dentro como deve. É isso aí,

Ricardo Molina
Ricardo Molina
10 anos atrás

Adotei:

NO COOL, JAOULLLLLLLLL!!!!!!!!

Thiago C.
Thiago C.
10 anos atrás

Esse desgaste não aconteceria se o áudio do rádio não fosse divulgado. Eles resolveriam a situação internamente, sem repercussão, sem crise.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Esse engenheiro vai dar trabalho para Felipe e equipe.
No sábado fizeram uma lambança na escolha de pneus para o treino com chuva, os dois pilotos foram visivelmente prejudicados, acho que o cara é meio burro mesmo, e provou durante a prova dando esse tipo de ordem para o Felipe, com todo seu histórico muito infeliz relativo a isso, perdendo praticamente toda a torcida brasileira (minha inclusive) depois daquele final de semana infeliz na Ferrari.
Além do mais, pelo pouco que sei, tem “alguma” grana brasileira no patrocínio da Williams para 2014. Se Botas é mais rápido, que passe uai!
Se os novos “fenômenos” na F1 precisarem de ordem de box para ultrapassar companheiros de equipe, “pó pará”, é o fim da categoria, não perderei mais meu tempo assistindo esse tipo de “coisa”.

Felipe está certíssimo, “no cú Jaú” mesmo, pela preservação de um futuro (razoavelmente) digno para a categoria, que já não anda bem das pernas, tamanha quantidade de artificialismos.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
10 anos atrás

ERS, limite de combustível, limite do turbo, motor 1.6 e ordens de equipe. Acabou a Formula 1 em nome da segurança, da preservação do meio ambiente e dos interesses financeiros que privilegiam certos pilotos. Esqui é perigoso, bobsled é perigoso, ciclismo é perigoso e automobilismo é perigoso. Não há nada que se possa fazer quanto à isso. Quanto à interferência da equipe no curso natural da disputa, isso deveria ser a maior falta que o esporte deveria considerar. O Bottas deve mesmo ser melhor que o Massa, acho isso também, porém essa superioridade tem que ser discutida na pista. Não tenho dúvidas de que Bottas passaria o Massa cedo ou tarde, se chegaria à tempo de passar o Button não sabemos, mas ainda assim teria sido uma situação de pista, teria sido consequência natural da corrida. Outra impressão que me dá é que em nome da segurança a Fórmula Um seja exterminada à médio prazo. À continuar esse ritmo de alterações em nome da segurança ou forçação de barra em prol de tecnologia, em 10 anos no máximo a fórmula um será uma categoria extinta, não existirá mais. Porquê antes ver a Formula Um acabar do que ver carrinhos de motor 1000 com sorteio prévio de quem vai chegar à frente nas equipes.

johelmyr
johelmyr
10 anos atrás

Primeiro o tal do Bottas não é piloto de matar com o dedo não…
É rápido…
Segundo… ainda tem gente achando que o Massa vai lutar pelo título com essa Willians???
Terceiro… tendo em vista a crise que por muitos anos se instalou na equipe, qualquer ponto a mais… qualquer posição de chegada melhor… é muito bem vinda…
O Massa abrir a porta para deixar o Bottas “brigar de igual para igual” com a McLaren é muito mais importante para a equipe Willians do que aquela viadagem que ele fez deixando o Alonso passar…
Em uma briga direta com a McLaren, o carro ficaria mais exposto… patrocinador mais exposto… elevação do moral da equipe… consequentemente… mais dinheiro…
Só existe uma forma de fazer milagre na F1… e se chama dinheiro… A Brawn GP deu sorte, ou foi o caminhão de dinheiro que a honda investiu um ano antes que deu resultado… colocaram tanto dinheiro que pensaram, vamos sair dessa merda senão vamos quebrar…

leo engelmann
leo engelmann
10 anos atrás

…quero ver quando ocorrer o contrário. Massa 1,5seg atrás de Bottas, tirando 0,2seg por volta, a 10 voltas do fim.

pabloREM
pabloREM
10 anos atrás

Se o cara é mais rápido, por que não vai lá e mostra talento e passa no braço? Precisa que a equipe mande o companheiro da frente alivie para conseguir uma ultrapassagem? Vá fazer uma ultrapassagem de verdade . Fórmula 1 está muito chata.

Maurício
Maurício
10 anos atrás

Niki Lauda, tri-campeão mundial e atual dirigente da Mercedes: “Pilotos de corrida correm por eles mesmos, eu teria feito exatamente o mesmo, e os meus pilotos também”
Dá pra entender por quê o Ross Brawn saiu de fininho da Mercedes? A batata dele já estava assando desde que ordenou que Rosberg (piloto alemão, equipe alemã, montadora alemã, chefe alemão) facilitasse as coisas para Hamilton.

Henrique
Henrique
10 anos atrás

Ô, Flávio!

Por que usar Jaú?

Não poderia usar Itú, Bauru, Botucatu, aliás, Botucatu é uma boa, pois é a terra do Massa…

Deixa meu Jaú pra outra gíria, vai…

Abraço

Wilian Esteves
Wilian Esteves
10 anos atrás

Acho que o Massa é aquele tipo de cara que desanima. Vinha andando bem rápido até alcançar o Button. Então, tentou passar e tomou o troco. Depois desanimou e o Button foi embora. Prestem atenção. Acontece isso com ele em quase todas as corridas.

Reube
Reube
Reply to  Wilian Esteves
10 anos atrás

O Massa me lembra muitas vezes o Fisichella, o piloto italiano até admitia que tinha esse problema de constância e precisava ser cobrado a animado com frequência pelo engenheiro

C.Genuino
C.Genuino
10 anos atrás

Cadê o link para o concurso de eurobike?

Samuka
Samuka
10 anos atrás

Apoiado, mas se estivesse tocando com mais determinação….. o problema é a falta de combatividade, o não se adaptar ás condições do carro e da pista a modo de andar rápido e ficar no nhém nhém nhém de sempre……. Se continuar assim o Bottas vai passar a dar as cartas !!!

Alex
Alex
10 anos atrás

O Massa ter o carro mais econômico da corrida já diz tudo: foi o que pisou menos no acelerador.
Infelizmente não temos um brasileiro com chances de vitória no momento. Tomara que chegue algum novo logo. Temos tradição nesse treco, uma hora tem que aparecer outro brazuca de primeiro nível!!

Alex
Alex
10 anos atrás

Não tive a oportunidade de ver a corrida mas parece um acontecimento preocupante para Massa. Além de ter sido uma ordem infeliz, passa uma impressão forte de que ele tem pouco respeito na equipe.

Mano
Mano
10 anos atrás

Boa noite.

Quando o cara entregava, era lixo, quando desobedece uma ordem idiota da equipe e mantém firme a sua posição é lixo, ruim … o outro cara é melhor … AH VÁ PARA A PUTA QUE PARIU !

Se o Bottas estava realmente mais rápido, porque ele não fez a ultrapassagem ? Com duas retas longas e sendo que em ambas o DRS poderia ser utilizado, então que ele fizesse a ultrapassagem sem mimimi, dividisse a curva com o Filipe no fim da reta e se comportasse como um piloto profissional ! Sem frescura, ponto.

Tem muito idiota comentando nesse lugar … Argumentos sem fundamento algum, comentários tendenciosos … O Felipe fez muito bem em segurar a sua posição sim !

E a TV com aquele repórter que só fala gritando, insistindo em perguntar sobre o fato … Afff … o cara já disse o que achou do ocorrido … ficar com polêmicas para que ? Todo mundo viu e ouviu o fato … Que cada um tire suas conclusões. Tem uma parcela do publico que acompanha corridas que sabe diferenciar as coisas, os fatos, e tem os bossais que ficam nessa história de esculachar o Felipe, “oh, o Fasther than you de novo, Felipe Massa lixo, vergonha do país …” dentre outras merdas ditas em blogs e redes sociais … Tremendo de um saco isso …

Resumindo, o Felipe tá mandando bem em 2014 … Tenho certeza que muitas coisas legais virão por ai. Que continue assim.

Jr.
Jr.
Reply to  Mano
10 anos atrás

Perfeito… Bando de pau no jaú

Paulo Pinto
10 anos atrás

Os fãs do Massa “lavaram a alma” com a desobediência do brasileiro.
O apelido que eu criei para os mesmos, volta para o arquivo.
E o escudo para o armário.
Até quando?

Daniel
Daniel
10 anos atrás

Como quase tudo na F1 é marketing, não descarto a possibilidade do tal radinho ter sido para tentar dar uma moralzinha pro Massa, afinal, a equipe está se utilizando de sua imagem (desgastada) para conseguir patrocinadores brasileiros, que, antes de mais nada, vão querer saber se seus suados Dilmas vão custear alegrias (e consequentes vendas) para a pachecada ao invés de mais ódio nacional e alegria gringa em cima do nosso e$forço…

André Sb
André Sb
10 anos atrás

Faz algumas semanas comentei na página do face do Grande Prêmio que poderia ser “pira” minha, mas a maior parte do material publicitário do site da Williams estava sendo feita com o carro 77 do Bottas.

Posso estar exagerando ainda, mas desde aquele momento fiquei com “um pé atrás”, pois cada dia mais aparenta que Massa seria uma espécie de sparing do finlandês, que já provou ser muito rápido. Em todo caso, o brasileiro agiu corretamente ao não acatar a ordem dada pela equipe. Porém, que agora em diante, que trate de ser ainda mais rápido na pista.

hausensson
hausensson
10 anos atrás

Pensando pelo lado da Williams, existia a chance (pequena) de ganhar mais uma posição, e eles quiseram tentar…

Pensando pelo lado do Massa, uma segundo “mais rápido que você” era um baita desaforo. Uma questão de orgulho não deixar passar…

A equipe nem deve conversar nada sobre o que aconteceu, É uma equipe média, ambos os pontos é o que importa. E foi o que ela conseguiu afinal de contas. Quem dos dois fica na frente não interessa.

Errado mesmo é o Bottas fazer beicinho porque o Massa não facilitou…

alan
alan
10 anos atrás

Felipe sera eternamente PAU MANDADO !!!!

JuniorSP
JuniorSP
10 anos atrás

Não entendi qual o motivo da discussão, o Massa é isso ai e ponto!!Piloto p/ 6°, 7°, 8° lugar, p/ ganhar corridas ou pódio já foi seu tempo(bem curto por sinal!!)Só o Gavião Baba-Ovo que sempre fica colocando pilha que agora vai….vai nada, piloto que não acontece NADA!!!O plin plin tem que fazer o MKT que temos piloto, pois sua audiência cai a cada ano na F-1!!O Brasileiro precisa gostar de F-1 pela corrida em si, tecnologia, equipes e não assistir somente p/ seu piloto(Infelizmente acabou c/ Senna), nós NÃO temos e NÃO TEREMOS tão já, nossa CBA é INÚTIL, é a mesma coisa que a CBF(só sabe cobrar, investir = NADA), não investe em categorias de base, não temos categorias fortes(a Stock é papagaiada), somente a Truck p/ seus próprios méritos, Mkt e financeiro, mas não forma pilotos. Então meu conselho é que se gostam de corridas assistam, mas sem esperança e paixão pq o Zacarias é igual ao México em Copa, jogou como nunca e perdeu como sempre!! Qto a ordem de equipe a esta altura do campeonato é rídiculo mesmo, ai ele está c/ a razão em não ter deixado passar, mas abra o olho pq o Sapattos com diz o FG é novato mas é rápido, capaz de engolir o Zacarias ao final do campeonato, fique esperto!!!

David Santos
David Santos
Reply to  JuniorSP
10 anos atrás

“…Zacarias é igual ao México em Copa, jogou como nunca e perdeu como sempre!!” KKKKKKKKKKKK! Esta foi de lascar! hehehehe.

FTrack
FTrack
10 anos atrás

Porque não fez o mesmo depois do fatídico “Fernando is faster than you”?
Agora é tarde, a caravana já passou e a fama está criada.
E foi só a segunda prova da temporada, aguardem outras ordens. E talvez reações da equipe um pouco mais drásticas que climão nos boxes.
Massa tem um grave defeito para um piloto de F1: não mantém ritimo de prova. Larga bem e depois vai ficando. Não preciso lembrá-los das posições de largada e chegada dele e Alonso em 2013 (nem considerando os outros anos) na Ferrari.
Bottas, nessas duas provas, já mostrou que também é melhor que Felipe nesse quesito, logo mais ordens virão.

hausensson
hausensson
Reply to  FTrack
10 anos atrás

É esse era o meu maior temor nessa ‘fase Willliams’ do Massa.

Se foi culpa do acidente de 2009, não sei. O fato é que ele enfraquece com o passar da prova, além de ter uma dificuldade crônica com ultrapassagens.

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
10 anos atrás

Mas… a equipe vilão não era a Ferrari?
E “certas coisas” não aconteciam so na Ferrari?
Vamos re-ouvir as declarações dos outros times no passado?
Se eu lembrar bem não era a Williams citada como uma das mais “purista” com relação a ordens de equipe?
E, claro, hoje adoraria ouvir eventuais declarações da Ferrari a respeito. Se alguém souber…obrigado.
E uma comedia de conveniências mas não vejo nada demais nisto, faz parte do jogo, a menos que a condição não esteja bem clara e bem assinada no contrato.

Vanni

Alex
Alex
Reply to  Vanni Rebonato
10 anos atrás

É…parece que hoje tudo é tão tendencioso que compromete qualquer tentativa de analise objetiva. Desde o momento da narração tudo tem de ser sempre distorcido já pensando nos efeitos que terá na audiência. Então vem a velha historinha de que as emissoras acreditam que o brasileiro só assiste automobilismo em determinadas condições e dessa forma um piloto brasileiro nunca, nunca pode ser superado pelo talento do outro. Sempre tem de ser vitimado pelo erro da Ferrari, pela perseguição da Ferrari, pela desonestidade da Ferrari, pelos complôs maquiavélicos de Schumacher e Alonso…bom…aí já era. Estraga-se boa parte da graça de assistir às corridas só com essas babaquices marqueteiras

Alex
Alex
Reply to  Alex
10 anos atrás

e, engraçado, mesmo já estando claro que tais práticas tem gerado exatamente o efeito contrário, eles não se tocam! Continuam insistindo no ridículo e na busca do Santo Graa…ops, do novo Senna.

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
10 anos atrás

Não assisti à corrida mas se os comentários que eu li neste e em outros sites são verdadeiros a Williams fez uma das maiores cagadas dos últimos anos. A equipe deveria ser multada pois uma ordem para que um piloto dê passagem ao companheiro na segunda corrida do campeonato transforma a F1 em um “bate-bate” de parque de diversões. Felipe Massa é limitado, tem enormes dificuldades para pilotar em pista molhada, entretanto neste incidente em Sepang portou-se como profissional ao contrário da sua atual equipe. Se a Williams tem algum objetivo em 2014 precisa mudar sua postura na pista caso contrário no final do ano estará atrás da Caterham.

Luís
Luís
10 anos atrás

Qual a culpa do Felipe se o carro da willians vai mal na chuva por o projeto ser mal pensado e nao contemplar essa possibilidade (e o segundo treino que chove e o Felipe nao pode tirar tudo do carro nos dois) além disso o Felipe largou melhor que o sapattos nos dois treinos e nao pode correr a primeira corrida pois foi atropelado pelo koba-mico e hoje na Malásia o Felipe pra compensar a classificação passou três na largada e foi parado pelo vergne da toro-rosso que por sinal fez um melhor papel que a willians que retardou a corrida de recuperação que o Felipe teria que fazer. O Felipe tem que largar na frente para gastar o motor Mercedes na ponta acelerando com pista livre

Denilson
Denilson
10 anos atrás

Perguntinha aos jênios do automobilismo. Se Bottas era tão mais rápido do que o Massa, porque esse novo gênio do volante não conseguiu passar? O que lhe impediu?

hausensson
hausensson
Reply to  Denilson
10 anos atrás

Passar hoje em dia não é tão facil. Sempre existe a chance de colisão.

Mas concordo com você. Os pilotos desta geração preferem apelar pra equipe do que resolver a situação por si mesmos.

Marcelo Melo
Marcelo Melo
Reply to  Denilson
10 anos atrás

O vento, meu caro. O vento…

Maurício
Maurício
Reply to  Denilson
10 anos atrás

Bela pergunta, “jênio” da Lingua Portuguesa.

voulembrar
voulembrar
Reply to  Denilson
10 anos atrás

Concordo… Bottas na verdade que chamar a atenção, se firma dizendo que poderia passar os dois. Ele sabe que se ficar atrás de Felipe, vai logo ser considerado um piloto ruim e acabar prematuramente sua carreira. Agora, Felipe não deveria cair nessa onda e chamar para o pau… Ele deveria ter dito isso: “Se ele precisa de uma ordem de equipe para me passar, como poderia passar o Button?”. Esse Bottas é fraco de mentalidade, e se fosse bom mesmo de braço, com o tempo que tem na Williams, já teria metido tempo no Felipe logo no começo… mas até agora não conseguiu. Outra coisa… acho que a traseira do carro do Felipe balançava muito. Será que o carro ainda sofreu com a batida do japa?

voulembrar
voulembrar
Reply to  voulembrar
10 anos atrás

Mas vamos dar adeus as boas expectativas… Williams e McLarem serão isso mesmo durante todo o campeonato. Equipes coadjuvantes. A Mercedes (marca) já mostrou qual a equipe que pode ganhar com o motor dela. Agora é só assistir Ferrari e RedBull crescerem para cima dela. McLarem é esperta, e já assinou com a Honda para entrar na briga no próximo ano. Williams deveria ir pelo mesmo caminho, e convidar a BMW para voltar.

marcelo
marcelo
10 anos atrás

A verdade é que o Massa tem muito mais (cu)rrículo que este Bottas. Estão, estes caras da willians são idiotas. No cu jaú é pouco pare eles é pouco.

Carlos André Spielmann
Carlos André Spielmann
10 anos atrás

Melhor do que o debate sobre o que fez o Massa é o texto divertidissimo do Flávio. Ri muito. E vamos assistir à F1 assim, como um mero divertimento.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Carlos André Spielmann
10 anos atrás

Sem dúvida, por isso é que sempre damos uma passadinha por aqui.

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
10 anos atrás

Em tempo: o perfil do Instagram da Williams está recheado de críticas de torcedores brasileiros e de outros países revoltados com a ordem de equipe.

nilton
nilton
10 anos atrás

O Bottas ficou revoltado com razão, na primeira parte da corrida ele ia ultrapassar e não o fez por ordens de equipe.
Depois, no final era claro que ele era mais rápido, foi mais rápido que o Felipe a corrida toda, quando a ordem o favorecia, Felipe desobedeceu.

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

A F1 muda regulamento, motores, muda tudo, menos o famigerado jogo de equipe. Esquece que dentro daquela máquina está um homem. Os hábitos, bons ou maus, continuam os mesmos. Desta vez, Massa agiu dignamente ao desobedecer a equipe e exigir respeito pelo seu trabalho. Está certíssimo.

Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

A Williams já começa a ajeitar sua Escada para o Bottas subir em cima do Massa que está marcado na F1 como um Piloto Subalterno de Mão Cheia. O Nelson Piquet foi o único que enfrentou os Generais da Williams sendo Tricampeão em 1987 com Acidente e Tudo!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Apesar de não gostar do Vettel, ano passado com a história do multi 21 ele não pediu penico ao box para passar o Webber. Esse Bottas é um coxinha. Fosse bom mesmo pagava para ver. O Massa também, ao invés de ficar melindrado, deveria usar aquele recado para acordar e fazer alguma coisa na pista

Paulo Pinto
10 anos atrás

Remake mal feito de um manjado filme, onde o roteirista e o diretor foram surpreendidos por um dos protagonistas que, abandonando o texto, mudou o desfecho da história.