SENNA, 54

SÃO PAULO (estaria correndo de quê?) – Acho que todo mundo já viu, mas merece o registro. A página brasileira do Google, hoje, lembra os 54 anos de Ayrton Senna. Tem um nome esse negócio que o Google faz de vez em quando, mas esqueci como se chama.

sennagoogleÀs vezes me pergunto o que estaria fazendo Senna hoje, se estivesse vivo. Será que teria continuado a correr de alguma outra coisa? Do jeito que cuidava do físico, estaria bem aos 54 anos, sem dúvida. Será que continuaria ligado ao automobilismo? Ou iria cuidar de outros negócios?

Acho que teria tentado Le Mans, ao menos uma vez.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro
8 anos atrás

Oi Flavio ,acompanho F1 desde 1983 , e nesses 32 anos vi pilotos espetaculares no volante de um F1 . Bom Flavio vou dar minha opinião pessoal sobre a questão ,acompanhei toda á carreira de Senna e na época em que partiu em 94 ele tinha 34 anos e estava no auge da carreira .Senna como atleta era quase igual ao que era como piloto ,eu tenho certeza de que ele não tivesse partido ,ele chegaria até os 39 ou 40 anos pilotando em alto nível .
Mas ele teria pela frente um adversário que na época já mostrava ser um super piloto :Schumacher : Senna teria uma dura disputa contra um desafiante que era praticamente do mesmo talento e do mesmo nível ,contra Schumacher teria uma disputa dura muito similar as que teve contra Prost ,mas não há duvida de que teria conquistado mais vitórias .
Senna teria dificuldades por ter que correr contra Schumacher ( e Schumacher contra ele também ) ,mas chegaria até os 39 ou 40 anos andando no pelotão da frente .

Cavino Tanese
8 anos atrás

Espero que gostem deste texto. Um idéia, centrada no que aconteceu, supondo, com isso, como seria a carreira de Senna, se ele tivesse escapado com vida do Acidente, e não supondo que o acidente não acontecesse.
Abraços
Link externo, por falta de espaço aqui:
https://www.facebook.com/notes/cavino-rocha-tanese/o-que-teria-acontecido-se-ayrton-senna-n%C3%A3o-tivesse-morrido-no-acidente-do-gp-de-/853995444679019

Fernando Amaral
Fernando Amaral
10 anos atrás

Talvez tivesse tentado vencer a Indy 500 – seria um modo de se igualar a Jim Clark, por quem tinha admiração quase tão grande quanto a por Fangio.
Aliás, lembro de algum jornalista brasileiro dizer, Senna ainda vivo, que ele pretendia igualar o número de títulos do argentino mas nao supera-lo.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Tentaria Indianapolis e Le Mans sem dúvida!
Acredito também que seria convidado pela Honda como consultor e/ou para coordenação do departamento de competições da montadora!

Leandro
Leandro
10 anos atrás

Chama Doodle e foi posto no google em todo o mundo e não só no BRasil

John Player
John Player
10 anos atrás

Acho que estaria insistindo como piloto da F1 até hoje inconformado por ser superado em títulos pelo Schumacher.

Ao melhor estilo “Brasileiro não desiste nunca”. Uma versão luxuosa do Barrichello.

John Player
John Player
Reply to  John Player
10 anos atrás

” Ao melhor estilo “Brasileiro não desiste nunca”. Uma versão luxuosa do Barrichello”

Na INSISTÊNCIA, não na pilotagem!! Bom avisar.

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Teria sido no mínimo penta campeão de F1 para alcançar seu ídolo Fangio.
Protagonizaria junto com o Schummy a maior rivalidade da história da categoria, seria bonito de ver.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Banana Joe
10 anos atrás

Concordo contigo!
Com Schumacher foi uma briga que o mundo não viu, infelizmente!
Ia ser uma das maiores rivalidades da história do esporte!

jivan
jivan
10 anos atrás

Lí com bastante atenção todos os comentários. Muita coisa legal foi falada. putz, achei demais a possibilidade dele montar uma equipe F1 (hoje, ele poderia estar assumindo todo o negócio, sucedendo a mr. Bernie).
porém, era um cara tão capaz e obstinado.. é possível q hoje ele estivesse envolvido com coisas que nem todos nós juntos poderíamos conceber. Tipo nem o céu é o limite.
a única certeza é q vivo, estaria apagando velas como disseram acima.

Valdemir Silva Braga
Valdemir Silva Braga
10 anos atrás

Flavio, o Ayrton ficaria como o Pelé, o Emerson, o Guga, à Maria Esther Bueno, viajando pelo mundo e recebendo prêmios, ganharia mais dois títulos mundiais, continuaria ligado à Globo e também à McLaren ou Williams, cuidaria das carreiras do Rubinho e do Bruno, participaria de pedestrianismo e também correria pela Ferrari para ligar seu nome à famosa marca italiana. Acredito também que pelo seu nome e atuando nos bastidores, o automobilismo brasileiro seria mais estruturado, talvez com mais categorias.

Giovanni
Giovanni
10 anos atrás

Ele seria tipo o gordo Ronaldo hoje. Seria empresário de alguma coisa, agenciar pilotos, auxiliá-los, talvez, e apareceria quando quisesse na Globo, ganhando uma boa grana pra isso, mas em forma e sem ter transado com travesti.

Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Jefe Rodolfo Pereira da Silva
10 anos atrás

Campeão 1994, 1995, 1996 e 1997, pela Williams.
Retornaria à McLaren e seria Campeão em 1998 e 1999.
Em 2000 deixaria de correr e se tornaria Diretor da McLaren.
Seria sócio da McLaren na construção de veículos esportivos de rua.
Sócio de uma companhia aérea, fábrica de iates, mecenas e empresário de vários pilotos em diversas categorias automobilísticas.
Em 2002 se elegeria Deputado Federal, por São Paulo.
Em 2006 seria eleito Senador.
Em 2010 seria eleito Presidente do Brasil, indo para a reeleição, em 2014, com 63,21% das intenções de votos. Reeleito, com 72,45% dos votos válidos, no primeiro turno, continuaria suas ações para o desenvolvimento do Brasil.
Em 2018 terminaria seu segundo mandato como Presidente do Brasil, elegendo seu sucessor.

Valeu Airton!

Pdr Rms
Pdr Rms
Reply to  Jefe Rodolfo Pereira da Silva
10 anos atrás

Senna era totalmente desligado de assuntos políticos, aliás o pouco de preferência que tinha era por gente de qualidade discutível como o Maluf. Melhor seria ele bem longe da política mesmo, apenas vivendo da sua fama, embaixador de causas humanitárias, tocando o Instituto Ayrton Senna e outros negócios. As coisas já estão muito ruins na política com os que estão aqui hoje.

PedroL
PedroL
Reply to  Jefe Rodolfo Pereira da Silva
10 anos atrás

Adorei seu comentário cara, só faltou: em 2018 entregaria o país como o mais rico do mundo, desigualdade social só nos livros de história…

Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Reply to  PedroL
10 anos atrás

Obrigado PedroL. Um abraço!

Hausensson
Hausensson
Reply to  Jefe Rodolfo Pereira da Silva
10 anos atrás

Tá usando o que amigo?

Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Jefe Rodolfo Pereira da Silva
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

Não entendi Hausensson.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

A homenagem do Google ao Senna foi mundial.

Senna ultrapassaria Fangio em títulos e não deixaria margem para que Schumacher o alcançasse. Depois de encerrar a carreira, continuaria a ganhar muito dinheiro com sua imagem, já que foi o único piloto que conseguiu criar uma marca própria que foi muito usada em Motos, Lanchas, relógios, etc.. e com certeza a linha de produtos seria incrementada e aumentada por ele.
Assim como foi o piloto que mais ganhou dinheiro na sua época, seria o ex-piloto que mais ganharia dinheiro após largar as pistas.
O cara tinha as portas abertas no mundo todo e um potencial de ganho muito grande.
Era rei no Japão. Talvez o maior ídolo esportivo que aquele país já teve. E muito exigente.
Talvez ainda fosse o representante da Audi no Brasil, Não deixaria a marca esfriar os investimentos no País. A marca com ele seria muito mais forte aqui do que é hoje. A Audi não seria boba de não tê-lo como representante.
O Instituto Ayrton Senna teria muito mais visibilidade com ele e arrecadaria muito mais,
Manteria um vínculo com o esporte que amava , tanto por prazer quanto por negócios.
Não deixaria o país deixar de formar novos talentos. Ajudaria de alguma maneira seja criando categorias de base, incentivando o kartismo, ou empresariando novos talentos na europa.
Ajudaria seu sobrinho desde cedo, e o preparando para uma entrada na Europa pelo porta de frente e em equipes de ponta na Formula 1.

Resumindo , o cara seria uma máquina de fazer dinheiro e arrecadar investimentos para o Brasil. Uma soma de Pele com Gisele Bundchen ao quadrado.

Ganharia muito mais fora das pistas do que dentro e nesse meio tempo passaria as ferias na sua amada Angra dos Reis com a familia e filhos…

Infelizmente, nós o perdemos e o Brasil perdeu muito.

Era o melhor embaixador que poderíamos ter.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Sem dúvida de que trabalharia para o país dentro do que fosse possível!
Não foi só o Brasil que perdeu com esse lamentável acidente, perderam todos!

Rondee
Rondee
10 anos atrás

Acho que hoje ele estaria dirigindo a própria equipe na F1. Seria fantástico.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
10 anos atrás

Doodle do Google. O da véspera, dia 20, foi lindo, lembrando a entrada do Outono. Esse do dia 21 postei também no meu blog da Zona Norte – http://brittadeira.blogspot.com. lembrando que o piloto nasceu e cresceu na ZN. O avô Teodoro e o pai Milton foram funcionários do Horto Florestal. Um dia o pai largou o emprego e empreendeu no ramo de autopeças, a empresa Univel cresceu até ser comprada por uma multi italiana, a Valeo. Hoje a fábrica original no Tremembé está vazia e abandonada…

EduardoRS
EduardoRS
10 anos atrás

Realmente foi no Google no mundo inteiro, bela homenagem.

Sobre o Senna, eu acho que ele teria faturado o título de 94 com certa facilidade, considerando que o Hill só perdeu o título porque o Schumacher atirou o carro em cima dele. Em 95, a peleia seria bem mais difícil. Imagino que ele terminaria a carreira na Ferrari. Depois acho que ele seguiria como empresário, longe das pistas, e arrisco a dizer que tentaria a carreira política mais adiante. De qualquer forma, seria uma celebridade monstruosa ainda nos dias de hoje.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
10 anos atrás

Além de empresário (já era antes de morrer), muito provavelmente faria umas 24 LM, pela Audi, por motivos óbvios. Estaria empresariando seu sobrinho o qual não teria desistido do riscado depois de sua morte. E AS sempre dizia que Bruno era mais rápido que ele, ao menos no kart. Infelizmente, para BS, as circunstâncias o fizeram cair no ostracismo. Mas, voltando a AS, pelo menos teria um time de GP2 e estaria sempre em busca de novos talentos.

Carlos Martinez
Carlos Martinez
10 anos atrás

Na minha opinião:
1994 – Perderia com certeza, pois para Damon Hill equilibrar o campeonato deram aquele gancho no Schumy;
1995 – Difícil de saber, acho que seria muito disputado;
1996/1997 – Acho que Senna levaria como Hill e Villeneuve conseguiram (Senna era mais piloto que eles) e aí se aposentaria.

Fernando Amaral
Fernando Amaral
Reply to  Carlos Martinez
10 anos atrás

Martinez, interessante seu palpite – mas sempre pensei que Senna teria exercido forte pressão, quero dizer publicamente, contra a Benetton de Briatore (pelo trambique na mangueira de reabastecimento e o suposto uso de controle de tração dissimulado na centralina- isto, ao que parece, não houve mesmo), e isso se somaria às ‘infrações’ cometidas por Schumacher, a quem talvez nao fosse nem permitido correr mais com o mesmo carro do inicio daquele ano; assim Senna e Williams ganhariam tempo pra corrigir seu carro enquanto tentavam desestabilizar a Benetton e Schumacher em meio ao campeonato.

Luiz
Luiz
Reply to  Carlos Martinez
10 anos atrás

Mas Carlos, por acaso anulariam o gancho se Senna estivesse vivo? Não tem sentido. Achar que Senna perderia um campeonato que D Hill quase venceu é a mesma coisa que afirmar que Shummy não seria campeão em 1999 caso não quebrasse a perna em Silverstone, que seria Irvine o campeão. Concordo com todo o resto, se ele ficasse na Williams claro. Imaginem então se ele fosse para a McLaren em 1998. Daí prá frente o duelo com Shummy seria certamente a era de ouro da F1, não foi, uma pena.

Alberto
Alberto
10 anos atrás

Ganharia 94 e perderia 95 pra Schumi. Se fosse para a Ferrari, encerraria carreira apenas como tetra, permanecendo na Williams poderia faturar 96 e 97. Depois cuidaria do seu Instituto, com certeza estaria vinculado a alguma equipe de Formula 1 nos anos 2000, possivelmente a Honda ou as equipes que por ventura se configurassem como oportunidades para Bruno Senna, que não teria abandonado o automobilismo e chegaria à F1 mais cedo.

Acho difícil que ele se aventurasse em outros carros; se é para delirar, talvez uma etapa de endurance em parceria com o Schumi após 2006. Participações esporádicas nas transmissões de F1, entraria para a história mais uma vez como o primeiro a conseguir calar a boca do Galvão.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
10 anos atrás

Perderia o campeonato de 94 (se Schumacher nao tivesse penalizaçoes) e ganharia talvez os seguintes (95, 96 e 97). Iria talvez para a Ferrari (em 98) e era capaz de correr na F1 ate 2000. As carreiras de alguns brasileiros seriam diferentes, em especial a de Bruno Senna. Iria sempre acompanhar de perto a carreira do sobrinho, que chegaria a F1 muito mais cedo e teria oportunidades bem melhores. Iria tornar-se seu empresario. Iria correr em prototipos e/ou GT.s durante muitos anos apos deixar a F1 e iria talvez envolver-se na politica. Iria certamente envolver-se muito tambem no trabalho com a sua fundaçao. Talvez ainda fizesse umas corridas esporadicas aos 54 anos e seria sem duvida uma personalidade muito influente no paddock da F1. Seria comentarista e talvez estivesse ligado a alguma equipa. Poderia tambem criar uma equipa propria na F1, uma Senna Racing…

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
10 anos atrás

Esquiando!!

Maurício
Maurício
10 anos atrás

Certamente seria membro da Opus Dei.

Xavier
Xavier
10 anos atrás

Nada disso. Ele teria uma esquadrilha de jatos radiocontrolados e seria o destaque dos maiores eventos de aeromodelismo.

Alexandre Nascimento e Silva
Alexandre Nascimento e Silva
10 anos atrás

Sabe,

eu o mencionei hoje na minha primeira aula na ETEC para alunos do curso de técnico meio ambiente aqui em Osasco para marcar a data quando a escrevi na lousa agora a noite. Mesmo ele não estando aqui mais minha memória sobre ele é muito rica e presente mesmo tendo passado vinte anos de sua morte sendo que eu tinha 12 anos quando ele se foi. Sua competência e comprometimento com o seu trabalho ainda hoje rende frutos no que diz respeito a segurança dos carros, portanto mesmo sendo considerado um mártir, acredito que se ele tivesse aqui poderia trabalhar com segurança automotiva para evitar ainda mais mortes no violento transito do nosso país. Sem dúvida eu o veria como um homem muito rico, bilionário talvez, influente e respeitado pela sociedade. Eu sinto muito a falta dele aqui…

PSantos
PSantos
10 anos atrás

Hoje? Uma ou outra corrida de turismo ou protótipos de longa duração.

Cláudio F1
Cláudio F1
10 anos atrás

Acredito que Senna correria pela Williams até 1997 e depois se aposentaria, não acho que ele fosse correr pela Ferrari pois a prioridade do Senna era sempre ter o melhor carro do grid e a Ferrari daquela época definitivamente não era. Após a retirada da F1, ele poderia correr em Le Mans e outras categorias GTs, mas não acredito que corresse de F-Indy, não acho que ele tinha um interesse real pela categoria, aquilo de 1992 pra 1993 foi jogo de cena do Senna, kkk. Atualmente, penso que ele seria um empresário bem rico e, sobretudo, famoso, com um forte vínculo com a Globo, fazendo participações especiais nas transmissões das corridas de F1 que acontecessem aqui no Brasil. E sim, ele poderia a exemplo de Niki Lauda ter se tornado um consultor da equipe McLaren ou quem sabe até da Williams, a depender do desenrolar da relação piloto/equipe.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Cláudio F1
10 anos atrás

Aleluia!! Um comentário futurista focado na REALIDADE.

A maioria dos comentários supõem que Senna seria um ser extraordinário que mudaria o rumo da F1, mesmo fora dela. E que faria de Bruno seu herdeiro nas pistas, mesmo com todos nós percebendo que não é bem assim que funciona, vide os filhos de pilotos famosos…

O mais correto é isso mesmo: Senna hoje seria um empresário milionário, vinculado à globo.

Jefferson Oliveira
Jefferson Oliveira
10 anos atrás

Acho que ele teria conseguido virar o campeonato de 1994 (igual o Hill quase conseguiu), perderia o de 95, mas venceria o de 96 e o de 97. Teria ficado na F1 pelo menos até 2000. Se venceria mais algum título, ou se mudaria de equipe, não sei dizer. Iria depender das circunstâncias.

Mas acho que dificilmente ele sairia da Williams. Ir para Ferrari para bancar um projeto praticamente do zero, sendo ele já em fim de carreira, seria difícil. Ele tentaria ficar na Williams e faturar mais alguma coisa.

Voltaria ao Brasil e seria empresário de alguma coisa, correndo esporadicamente aqui ou ali e também esporadicamente comentando algo na Globo. Mas não veria ele disputando um campeonato completo novamente.

E também veria ele agindo com um embaixador do esporte ou de uma Unicef da vida, igual o Pelé faz hj.

moises simoes
moises simoes
10 anos atrás

Acho que ele morreria em uma Indy 500. A Indy era foda naquele tempo.
Emerson e Piquetzão sabem disso. Mas seria legal uma 24h Daytona, ou Le Mans ou:mesmo um desafio na Nascar. Sem essa de comentarista.

gera
gera
10 anos atrás

Tava correndo e até de kart.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

ele teria o Senna-Honda team …. seus pilotos Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Hausensson
Hausensson
10 anos atrás

Pra mim, O Senna não ganharia o título em 1994.

E, com os acidentes violentos (alguém acredita que haveria mudanças por segurança só por causa do Ratzenberger?); a ausência de grandes adversários para desafiar; a namorada dele; a midia fazendo pressão…

Acho que pararia em 1995, por falta de motivação…

Mas uma coisa é certa: com o Senna vivo, a carreira do Barrichello e do Bruno Senna seriam bem diferentes do que foram…

Luiz
Luiz
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

Você acha mesmo que D Hill foi um piloto comparável ao Senna? Qual a sua lógica, seu argumento para achar que o primeiro piloto da equipe, tricampeão, não seria campeão considerando-se que Schumacher teve que bater de propósito no carro do segundo e medíocre piloto da Williams (com quem disputava o título) para ser campeão em 94, lembra? Você acredita mesmo que com aquela Williams Senna não teria um desempenho melhor que D Hill se não tivesse morrido no acidente?

Se, se, se, acho, acho, acho, ok, especular não dói, o mundo poderia ter acabado em 1994 e não teríamos campeão, Senna morto também não seria campeão, só gostaria mesmo de entender porque um piloto melhor não seria campeão se um medíocre com o mesmo carro só não foi porque, digamos, lhe afanaram o título.

Ausência de adversários!!! Schumacher bastaria para estimular qualquer um.

Acho que Senna continuaria correndo enquanto pudesse, como Schummy, sem se preocupar com essa bobagem de “sair por cima”, e depois provavelmente se tornaria um homem de negócios, um executivo bem coxinha, ele era meio coxinha mesmo, seu único defeito.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

É, Schumacher não era adversário. Sei.

Sanzio
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

Haveria, sim! Por causa de Ratzenberg e pelo acidente do Barrichello. Assim como houve mudança na composição das viseiras por causa do acidente do Massa.
Não precisa ninguém morrer para a FIA se mexer. Não é a CBA.

Hausensson
Hausensson
Reply to  Sanzio
10 anos atrás

Não mencionei Damon Hill em momento nenhum…

Me baseio nos fatos ocorridos em 1994, a saber:

Benneton irregular (a FIA fez vista grossa na primeira parte do campeonato temendo um dominio de Senna) esse já é um primeiro fator de desmotivação.

Acidentes: Pra quem acha que a FiA mexeria na segurança tanto sem acidente do Senna, Pesquisem sobre os casos de Martin Donelly 1990, Eric Comas 1992, e Alessandro Zanardi 1993; já tava claro que os chassis precisavam de alterações…

Mídia: Será que só eu me lembro do quanto a imprensa cornetava quando o Senna não vencia por 2, 3 corridas seguidas?

E um plus: O Scumacher ainda era novato, derrotar Senna, pra ele seria tudo, mas pro Ayrton, se ‘matar’ para vencer um moleque servia pra quê? O Prost confirmou que Senna havia dito que ja não sentia a mesma motivação de antes…

Não quero ofender ninguem, mas algumas pessoas elevaram o Senna a um semideus de tão perfeito… Gente ele ele era humano, como nós e humanos se empolgam em buscar o sucesso, mas se cansam um dia e param, simples assim…

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Hausensson
10 anos atrás

olá brother, se permite uma parte, em 94 a Willians iniciou mal a temporada e a Benettom se locupletou das irregularidades que possuia, no final da temporada o Michael quase perdeu aquele titulo.. e para um piloto nota 6,6 que coincidentemente era o segundo piloto da willians.. quem? Damon claro.
logo dizer que o Airton um piloto de maior nivel tecnico de todos os tempos não venceria a temporada de 94 com uma willians acertadinha como passou a ser a partir da segunda metade da

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

ops continua.. logo dizer que o Airton um piloto de maior nivel tecnico de todos os tempos não venceria a temporada de 94 com uma willians acertadinha como passou a ser a partir da segunda metade da temporada, não seria uma previsão muito precisa. valeu

Paulo Pinto
10 anos atrás

“Às vezes me pergunto o que estaria fazendo Senna hoje, se estivesse vivo.”

Aniversário, meu caro FG.
Simples assim.

boa
boa
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

kkkk
boa!!!

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Na verdade grande amigo ele teria terminado a historia dele.. história que jamais saberemos como seria, mas tenho um palpite. diferente do que havia conquistado ate então não seria.. teria mais poles mais vitorias .títulos ” tetra em 94 com certeza” uma parceria com Prost na Willians para reviver os terríveis tempos de McLaren..aja visto que já falava com Prost sobre a falta que o francês fazia no grid.. Mas tudo ficou estampado naquele maldito muro da tamburello.. jamais saberemos.. o que sabemos é o que os repórteres e pilotos disseram “video” e ainda dizem sobre ele.. http://vimeo.com/52663077

E assim vamos tocando o barco.. tendo que escutar o hino alemão no pódium entra temporada .. sai temporada.. Vendo talentos como este garoto Felipe Fraga que venceu a Stock hoje com apenas 18 anos de idade, desperdiçando talento e juventude por aqui correndo em turismo por falta de oportunidade na Europa.

Triste..

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Burn Baby Burn!!
10 anos atrás

Palavras de Prost….. time 7;18 http://www.youtube.com/watch?v=cITYCL3ofho

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Tomando por base o que o Damon Hill fez em 94 e 95, acho que o Senna ganharia os 2, se mudaria para a Ferrari e faria 2 temporadas mesmo sem um carro vencedor, pelo desafio apenas, pela história. Acho que teria feito algumas corridas de longa duração, mas hoje não estaria ligado ao automobilismo.

Luciano Marino
Luciano Marino
10 anos atrás

Ele seria comentarista de F1 da Globo, e sempre que tivesse uma manobra mais polêmica na pista o Galvão perguntaria a ele: Pode isso, Ayrton?

Marcelo dos Santos
10 anos atrás

É doodle, e foi no Google em todo o mundo.

Pablo
Pablo
10 anos atrás

Acho que o Senna correria a Classic Cup com o Honda NSX que ele tinha…. Brincadeira! Acho que seria ligado alguma equipe como o Berger foi ligado com a Toro Rosso. Acredito que seria ligado a Mclaren ou a Honda (na época quando foi equipe)

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Pablo
10 anos atrás

Concordo Fabio, um cara como o Senna em uma direção técnica faria muito por qualquer equipe. Faria nome a F1 neste tipo de atividade profissional..

Fabio M.
Fabio M.
10 anos atrás

pelo oq eu li não foi só no Google do Brasil que apareceu não, parece q foi em vários países ao redor do mundo. Ontem mesmo li que na Nova Zelândia aparecia essa homenagem tbm!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

acho que é o que todos imaginamos. oq ele estaria fazendo. cuidando do Instituto? correndo ainda?

será que estaria envolvido na F1 ainda com tanta política? (se bem que política sempre teve)
aliás, o futuro de muitos pilotos poderia ter sido diferente (Hill e Schumi principalmente)

e nosso automobilismo nacional poderia estar melhor um pouco. é legal perder tempo imaginando.

A.Vandelay
A.Vandelay
10 anos atrás

Não faço ideia do que ele seria, hoje. Mas gostaria de vê-lo como dono de equipe de F1.

Henrique M. Guimarães
Henrique M. Guimarães
10 anos atrás

Bom acho que não ganharia o campeonato de 1994
Ganharia o de 1995, 1996 e aposentaria no mesmo ano
1997 formaria a equipe Senna/Prost, mas duraria até 1999 sem muito sucesso
A marca Senna seria mais forte do que é hoje, já o Instituto nem tanto
Seria o homem forte da Audi no Brasil
Acho que não teria vontade de correr na Stock
Seria comentarista, não regular, em algumas provas da F1
Mais ou menos isso

Henrique
Henrique
10 anos atrás

Em 1994, ele tinha 34 anos. Imagino que ele correria uma ou duas temporadas na Williams, perdendo os campeonatos de 94 e 95 para Schumacher. Depois, correria na Ferrari, mais ou menos da forma como aconteceu com o alemão. Seria campeão em 2000 e encerraria a carreira na Ferrari.

Depois, penso que se dedicaria mais à vida de empresário, cuidando das marcas, talvez investindo em motos e lanchas.

Não imagino que voltaria a correr em competições oficiais – muito menos na Indy. Concordo com a ideia de que pudesse ter virado chefe de equipe ou algo parecido na McLaren ou na equipe Honda.

Edward
Edward
Reply to  Henrique
10 anos atrás

Essa teoria de Senna na Ferrari pra mim nunca acreditei. Mesmo com o Schumacher ganhando em 94 e 95 não acho que seria o suficiente para faze-lo desistir da Williams, equipe pela qual ele acreditava tanto. E menos ainda acredito que ele estaria correndo aos 39 anos em 2000. Não acho que ele seria um desses pilotos que fica tentando esticar a carreira.

Robertom
Robertom
Reply to  Henrique
10 anos atrás

Ahh tá, Schumacher precisou jogar o carro em cima do Damon Hill para ganhar o campeonato de 94.

Luiz
Luiz
Reply to  Robertom
10 anos atrás

É impressionante a quantidade de gente que escreve essa bobagem Robertom. Como seria possível o melhor piloto da equipe perder o campeonato que o pior disputou e perdeu da forma que todos sabem. Escrevi uma Bíblia lá em cima sobre isso e não vou escrever a mesma coisa 10 vezes. Uma pena que até em espaços “especializados” como este existam tão poucas pessoas que entendem o automobilismo.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Luiz
10 anos atrás

O Hill perdeu por um ponto porque Schumacher foi desclassificado em duas provas (Silverstone e Spa) e nao correu noutras duas (Monza e Estoril). Sera que se Senna fosse vivo o alemao seria castigado e perseguido da mesma forma? E essa a questao! Sem essas penalizaçoes o Hill teria ficado a mais de 30, 40 ou ate 50 pontos do alemao! E so fazer as contas. Claro que Senna era muito melhor do que o Hill e em circunstancias semelhantes faria certamente bem melhor do que o ingles. Mas isso acho que ninguem coloca em duvida.

Eu recordo que os pontos perdidos por Schumacher em Silverstone, Monza e Estoril tiveram origem numa ultrapassagem do alemao ao Hill na volta de apresentaçao do GP de Inglaterra, uma situaçao que dificilmente teria acontecido se Senna fosse vivo. E mesmo a desclassificaçao de Spa tambem poderia nao ter acontecido.

Paulo Pinto
Reply to  Fernando Cruz
10 anos atrás

Comentário esclarecedor, Fernando Cruz.
Os fãs de Senna não sabem, esqueceram ou não querem lembrar o que realmente aconteceu no campeonato de 1994.
Não os culpo. O mundo, para eles, deu uma parada em 1º de Maio daquele ano.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Mas eu tambem sou fa de Senna. Quando ele morreu foi ate como se tivesse morrido alguem da mnha familia. So que nao misturo as coisas ao ponto de nao reconhecer todo o grande merito do Schumacher. O que o alemao aguentou nesse ano nao sei se o Ayrton teria aguentado da mesma forma. E duro perder na secretaria. Em 1990 aconteceu uma vez com Senna. Em 1994 aconteceu QUATRO VEZES com Schumacher…

Hausensson
Hausensson
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Eles não querem lembrar mesmo…

Li em certo lugar que a audiencia da F1 era dividida entre fãs de automobilismo e fãs de Ayrton Senna. E infelizmente é verdade…

Luiz
Luiz
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

E porque não seria Fernando? O que não consigo entender é de que forma seria possível, ou que tipo de poder teria Senna vivo para anular punições aplicadas a adversários que não eram dele, pois ele estava morto, ou, caso estivesse vivo, que interesse ele teria nisso. Eu não sou viúva dele, adoro e admiro Schumacher, os dois, foi uma pena não terem “realmente” competindo juntos.

Fernando Cruz, com todo o respeito, seu texto não tem sentido algum, e Schummy felizmente ainda está vivo, logo, não és uma viúva dele, apenas nada entende de automobilismo porque as punições foram justas, assim como o “falo” aparentemente alemão que te acompanha.

É o tipo de raciocínio sem lógica, é o mesmo que dizer que Schummy não seria campeão em 1999 se não se arrebentasse, quase como dizer que Irvine era melhor que ele, por favor…

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Luiz
10 anos atrás

Eu tenho uma visao diferente de boa parte dos fas de Senna sobre o que aconteceu em 1994. Para mim as puniçoes ao alemao foram injustas porque ele nao teve culpa de eventuais irregularidades cometidas pela sua equpa. Valorizo mais os pilotos do que os carros e detesto corridas ou campeonatos manipulados na secretaria. Nunca simpatizei muito com o alemao mas nesse ano toda a minha simpatia foi para ele no seu duelo contra Hill e a FIA. Estou sempre do lado de quem considero estar a ser vitima de injustiça. Coloquei-me na pele dele e imaginei ate como se sentiria o Ayrton se lhe fizessem o mesmo. Em 1989 o Ayrton tambem perdeu um GP na secretaria (por lapso disse 1990 ali em cima, devia estar com sono) e foi duro de aceitar. Agora imagine como reagiria o Ayrton se perdesse nao um mas 4 GP.s na secretaria, tudo no mesmo ano. Foi o que aconteceu com o Schumacher em 1994.

Por outro lado, acho que se o Ayrton nao tivesse morrido tambem nao iria gostar de ganhar esse campeonato na secretaria. Ele iria fazer tudo para descobrir eventuais regularidades no Benetton. Mas acho que nao se provando nada nao iria querer ver o seu adversario penalizado com base em pretextos absurdos, numa situaçao pela qual nunca ninguem tinha sido penalizado. E com ele vivo acredito que essa situaçao (na volta de apresentaçao do GP de Inglaterrra) podia nem sequer ter ocorrido.

Luiz
Luiz
Reply to  Fernando Cruz
10 anos atrás

Mas o fato de alguém nunca ter sido punido por alguma irregularidade impede que alguém o seja pela primeira vez? E que diferença faz (Austrália 2014) se o piloto sabe e/ou tem culpa pela irregularidade? Irregularidade = punição, não importa a quantidade, se foram 4 ou 10, todas devem ser punidas.

As punições que Schummy recebeu foram justas, a de Senna em 89 também (Prost deveria ser e não foi, Senna em 90 também), sem falar de jogar o carro já batido em D Hill, não foi punido por isso, não seria campeão se fosse, e se não fossem (justas), como a de Hamilton em Spa 2008 (minha opinião), tanto faz, erros de comissários acontecem desde sempre, a F1 as vezes se parece com futebol, a se considerar o desempenho dos juízes.

A formula 1 é manipulada, sempre foi, é impossível discordar e eu também detesto isso.

Relendo minha postarem anterior percebi que fui grosseiro, por isso me desculpo. Cordialmente.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
10 anos atrás

Uma coisa é certa:

Senna era um ídolo e todo mundo assistia a F1 só por causa dele (fato).

Varios outros garotos de alguma outra geração, seria piloto, tentando ser como ele, e o automobilismo brasileiro não estaria tão destroçado.

O Brasil precisa de um novo ídolo. E urgente!

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Flavio Bragatto
10 anos atrás

Para o seu governo, não é um “fato” que todo mundo assistia corridas por causa dele. Engula isso e aceite: Ele não era, em absoluto, uma unanimidade!
E, como muito bem escreveu Bertolt Brecht em “Vida de Galileu”, “Infeliz a nação que precisa de heróis”…

Pedro
Pedro
Reply to  Mauricio Alves
10 anos atrás

Concordo. A F1 sempre teve audiência. Afinal, antes dele surgir, haviamos conquistado 4 mundiais até 1984. Quem gosta de automobilismo, assiste sem compromisso com a nacionalidade dos pilotos. Mas que era demais torcer pro Ayrton, isso era.

Ricardo Rapaport
Ricardo Rapaport
10 anos atrás

Aqui no Canada tambem apareceu!

Pedro Barrio
Pedro Barrio
10 anos atrás

Bom, a esta altura já teria tentando alguma coisa na política. Lembran-se que algumas pessoas disseram que ele tinha esta intenção? Há inclusive o testemunho de sr. Willians, em que diz que Senna tinha comentando a intenção de ser presidente do país. Do jeito que o cara era ambicioso, acho que de todas as hipoteses, esta é a mais provável.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
10 anos atrás

Empresário. Acima da carne seca, não acredito que correria de stock. Fazendo participações especiais de graça para Globo por imposição dele pois não teria tempo para obrigações contratuais. Qualquer coisa do tipo porta aberta da cabine da Globo, ele apareceria a hora que quisesse para comentar e contar histórias. Certamente um documentário no Globo Esporte registrando a reação dele pilotando os carros em que foi campeão. E em Interlagos.

Tiago
Tiago
10 anos atrás

E também as 500 milhas.
E aposto que faria algumas corridas “promocionais” de stock.

Ivandro
Ivandro
10 anos atrás

esse negócio se chama doodle.

Kiko
Kiko
10 anos atrás

Não foi só o Google Brasil. Moro na Oceania e esse logo estava aparecendo aqui também.

Danilo Mancini
Danilo Mancini
10 anos atrás

Ele provavelmente teria ido para a Indy. Não tinha saído a um tempo atrás uma entrevista com o Emerson Fittipaldi, que ele dizia que Senna tinha vontade de correr as 500 milhas?

Bom, não fosse isso, certamente teria virado comentarista da Globo.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

McLarem… acho que estaria ligado a Formula 1. Ele seria perfeito na composição do quadro gerencial do time… seria umas 40 vezes melhor do que o Niki Lauda na Mercedes.

Certamente seria uma figura influente na F-1.

Imperador
“Piquetista Juramentado”.

Claudio Sinibaldi
Claudio Sinibaldi
10 anos atrás

Doodles…..