BOLACHA (2)

SÃO PAULO – Quando Galvão Bueno lançou sua linha de vinhos e espumantes, há quatro anos, contei uma história aqui no blog que envolvia também Luciano do Valle. Foi um dos jantares que o Bolacha pagou para a gente. Sem saber, claro. Para quem não leu na época, segue o repeteco…

vinogalvoneTenho umas histórias divertidas com Galvão Bueno em longos jantares por esses anos de F-1. Uma vez, na Austrália, estávamos num restaurante chique, caro, mas dentro de nossas possibilidades de verba miserável. Só que ele resolveu escolher o vinho. E o cara nunca teve o hábito de ver os preços antes de pedir.

Fodeu, pensei. Do jeito que a gente bebe, serão umas seis ou sete garrafas. A 150 dólares a garrafa, fodeu.

Mas Galvão pediu, ele sempre escolheu direito, justiça seja feita, vinho australiano é bom, e quando veio a quinta garrafa, concluímos, nós, os da ala miserável, que estávamos fodidos na hora de dividir a conta. A verba da viagem toda iria naquele jantar. Então, tive uma ideia, quando ele se levantou para fumar, ou para ir ao banheiro. Expus à mesa. Ninguém achou que daria certo, mas era uma tentativa. Afinal, estávamos fodidos, de qualquer jeito.

Galvão voltou. Já tínhamos engatado um papo rumoroso sobre colegas de profissão, e eu mandei: quem tá bem é o Bolacha, rico pra cacete.

O Bolacha é o Luciano do Valle.

Tá morando em Porto de Galinhas, puta mansão, e você naquele sítio ridículo em Londrina, eu disse. Aí o Galvão subiu nas tamancas. O Bolacha? Que é isso? Minha fazenda tem até pista de pouso, não sei quantos bois, não sei quantos pés de jaboticaba e etc e tal. E eu botando pilha, porque o Bolacha tem até ofurô na cozinha e ar-condicionado na garagem, e ele rebatendo, minha fazenda tem energia eólica e estufa com orquídeas, e todo mundo na mesa apreensivo, até que veio o momento glorioso. Tanto eu falei que o Bolacha estava rico, e que com ele ninguém metia a mão no bolso em lugar algum, que o Galvão bateu na mesa e decidiu. Vocês querem saber? Eu pago a merda dessa conta! Queria ver se o Bolacha iria pagar essa merda!

E foi assim que minha verba sobrou naquele ano em Melbourne.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
thiago
thiago
7 anos atrás

A versão mais nova está mais hilária.

Jimmi Ponestki
9 anos atrás

Flavio mítico… Não conhecia essa! :)

Alberto
Alberto
9 anos atrás

O vinho não era essa da ilustração não né?
Esse é americano!

Felipex
Felipex
9 anos atrás

kkk Adorei! Essa foi phoda com phd e tudo max!

Clayton Moura Belo
Clayton Moura Belo
9 anos atrás

É como eu falo a respeito de todas as profissões: “Ganha-se mal, mas se diverte à beça!”

aldo
aldo
9 anos atrás

Isso mostra como o Galvão é uma pessoa humilde e de bom coração.

Mistral
Mistral
9 anos atrás

Esta pitoresca his(es)tória (o “es” fica por conta da bravata do Gomes) me remete a uma crença que se espalha na coletividade, a de que gente de TV, rádio, jornal e, atualmente, internet são ricos e nem precisariam militar em suas profissões.

O Galvão é um cara que está a mais de 30 anos na maior empresa de comunicação do pais, reconhecida por pagar bem e em dia a seus funcionários. Dizem por aí que teve participação na herança do Ayrton, o que, se for verdade, é nada mais do que justo, porque se não fosse a divulgação das qualidades morais do Senna pelo Bueno, com certeza não conseguiria amealhar a fortuna.

Mas ele é exceção.

O Luciano poderia estar neste seleto rol, mas, em verdade, o que dá para perceber é que ele, como empresário de divulgação de eventos, não ganhou o suficiente para fazer seu pé-de-meia. Isto explica ele, depois de um AVC que nitidamente afetou sua voz – ele a recuperou em parte graças à fonoaudiologia e, desde o ano passado, passou a ter lampejos do vibrato único que emocionou e emociona a tantos -, arriscar-se em viagens para cantões os mais diversos, com meios de transporte nem tão confiáveis, em hotéis não tanto recomendáveis, comendo em restaurantes ou biroscas ou no que fosse possível.

Quem faria isto se não estivesse precisando de dinheiro?

Tais constatações só me fazem ter a firme convicção de que Luciano do Valle foi, mas do que um empresário, um idealista. Fez o que fez por paixão às diversas modalidades do esporte (e até ao que não era esporte na época, como a sinuca) e sua amplificação.

Este jornalismo denunciativo e investigativo e crítico que vemos hoje, com mesas redondas repletas de comentaristas entrincheirados contra a plutocracia que, nada mais histórico impossível, reina no mundo esportivo, foi popularizado sob a batuta do Luciano, que reuniu, no Apito Final das Copas de 90 e, sobretudo, 94, uma plêiade de comentaristas que bateram forte nos esquemas – táticos, administrativos e econômicos – da Seleção Brasileira. Foi ali que emergiu, por exemplo, o Tostão, hoje um colunista merecidamente festejado.

É. Bolacha foi e fez muito, muito mais do que imaginamos. Só o tempo – e põe tempo nisto – para fazer descobrir e reconhecer suas realizações e pioneirices.

Fica a saudade de um tempo profícuo na vida de milhões e o youtube vai-se tornando o endereço favorito de nosostros.

Luciano, o canal do esporte.

Elmo
Elmo
9 anos atrás

Desde a época que você postou essa história pela primeira vez aqui no blog, já repassei esse causo para amigos em um sem número de ocasiões.

antonio edson
antonio edson
9 anos atrás

a propósito do post do blogueiro e dos comentários suscitados, me atrevo a sugerir a leitura do artigo “a força da simplicidade”, de autoria de eduardo jorge, publicado hoje na página 3 da folha de s. paulo, e que também pode ser conferido no site brasil247 – o link é http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/137430/A-for%C3%A7a-da-simplicidade.htm

Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
9 anos atrás

História engraçadíssima, usou o que tinha kkkkkkkkk

Lionel de Campos Jorge
9 anos atrás

Então graças ao Luciano, o Flavio tomou um vinho caro, mais uma qualidade do Luciano para lembrarmos com carinho,a proxima vez que tomar um vinho com certeza vou me lembrar dessa bela estória e vou fazer um brinde ao Galvão, ao Flavio e principalmente ao Luciano que ajudou ao Flavio degustar um otimo vinho e nos contar esta bela estória abs à todos

Jean
Jean
9 anos atrás

Kkkkkk Muito bom! É de momentos como esses que a vida é feita.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Nossa! Vc é espertão né………

Eduardo Junior
Eduardo Junior
9 anos atrás

Obrigado FG, você publicou meu comentário! Foi uma surpresa! Rsrs… Espero um dia beber um bom vinho contigo… Gosto dos vinhos do Novo Mundo, ainda não apurei meu paladar tal qual o Galvão e, provavelmente, você. Recentemente apreciei alguns comentários seus no site LANCE, comentários sobre política. São pensamentos no extremo oposto ao meu, contudo gosto da forma que você se engaja… Você acredita e defende seu ponto de vista, muito digno! Sabe argumentar e, logicamente, sabe convencer. A turma do meu lado, que vocês chamam de “coxinhas”, perdeu o bonde da história, definitivamente nós não nos preparamos para o marketing ideológico. Suas idéias são mais românticas, “colam” muito melhor. Não desprezo as razões da esquerda, da mesma forma não abro mão do liberalismo, da meritocracia e da economia de mercado. Discussões existem, embates nem sempre muito nobres também, a história apresenta fatos suficientes para condenar os dois lados, rsrs… Tomara um dia encontremos a tão sonhada justiça social, provavelmente neste dia todas essas ideologias estarão sepultadas, nem Marx, nem Mises. Bom, falando daquilo que realmente interessa: Que o legado do Bolacha seja eternamente lembrado! Abraço FG, bom saber que você está deixando de lado a “democracia de opinião única”.

carlos jose pimenta
carlos jose pimenta
9 anos atrás

Boa, uma história para ser sempre contada e recontada. Não conheçi o Luciano pessoalmente, mas acho que pelo jeitão dele, tá explicado porque o Galvão caiu na lábia. rs

Thiago Giordano
Thiago Giordano
9 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Eu percebo que você tem seguidores fiéis. Aplaudem tudo o que você escreve. Eu sei que boa parte disso se deve a moderação, mas ainda assim não imagino você deletando todos os críticos.

Então, vou destoar dos outros. Achei esse seu post de uma imbecilidade “nunca antes” vista aqui. As aspas também fazem parte de uma crítica a seu ídolo político. Mas, voltando ao post, não consigo entender por que sugerir essa rivalidade num momento desses. Coisa tola, absolutamente patética. A imprensa adora fazer isso. Você, em particular, ama, vide a forma como alimenta a discussão Senna e Schumacher.

Na verdade eu achei muito bonita as palavras do Galvão em relação ao Luciano. É isso. Não gosto dele, mas nesse momento foi de uma presença de espírito sensacional. Reconheceu o grande profissional que Luciano foi e ponto. Não cabe agora alimentar essa idiotice de que um supostamente rivalizava com o outro.

A chance disso ser publicado é zero. Mas ainda que não compartilhe com os outros, guarde para si que não cabe fazer comparações agora.

nelson
nelson
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Perfeito Flavio. Também falo minhas merdas, mas este cara abusou do direito, pelaamor !!!!

Carlos Jose Pimenta
Carlos Jose Pimenta
Reply to  nelson
9 anos atrás

Alguém pode me dizer o que leva uma pessoa a ler o que não gosta ??? E além de ler ainda criticar ?? Acho que ninguém quer saber o que ele gostou ou não. Bom, cara numa boa, vai chupar prego até virar tachinha.

Jeff
Jeff
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Ou você é burro ou é analfabeto funcional…houve sim, comparações entre o de cujus e Galvão Bueno, mas dizer que o FG está sugerindo rivalidade nesta altura do campeonato, é de uma estupidez ímpar. Achei uma delícia esta estória que acabei de ler, e o FG deve estar cagando e andando se alguém gostou ou não do post. Aliás, não estou defendendo o autor do blog porque o mesmo é quase um Sr. e não precisa de defensores, certo? Diante do exposto, Gustavo, você deveria limpar a boca com papel higiênico por ter falado tanta merda sobre uma estória hilária como esta.

Luis Carlos
Luis Carlos
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Meu amigo, acredito que dificilmente le as matérias, post, sei la mais o que, assinadas pelo Flávio Gomes. Inversamente ao que ocorre com outros jornalistas nunca li pachecadas e defesas ferrenhas de esportistas pelo fato de serem brasileiros nos textos dele. “Alimentando rivalidades” ?! Qual rivalidade ? Apenas contou um “causo” onde o pavão Galvão Bueno se deu mal pela arrogância e soberba. Já ouvi tantas histórias e estórias prosaicas deste senhor (Galvão) que é apenas mais uma no oceano.
Se vc não gosta de ler o que o Flávio Gomes escreve não frequente o blog. Eu não gosto de jogo de cartas e por isso não frequento nenhum tipo de carteado, mas que o Flavio blefou bonito … ah … blefou feito jogador de poquer.

Eric Ohtake
Eric Ohtake
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Mais um com morte cerebral no parto.

Hausensson
Hausensson
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Ele só tá relembrando uma história dos dois…

Caramba, amigo! Nunca foi a um velório não? As pessoas lembram coisas ruins, boas, o que viveram com o falecido…

Jean
Jean
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Como você consegue ser tão palerma? Incomodar o Flavio com um comentário babaca desses… Qual o seu problema?

Marcus
Marcus
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Boa Gustavo. To com você. Assino embaixo.

Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Vc também pode ver a rivalidade, o querer ser como e até querer ser mais, como respeito.
PS: Gosto do Galvão como narrador, como exemplo a corrida da China estava horrível e o Luis Roberto não avisava alguns detalhes que os leigos não pegam.

Felipe
Felipe
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Leu o texto, mas não entendeu nada sobre coisa alguma…e ainda ficou bravo! TÁ SERTO!

João paulo
João paulo
9 anos atrás

Flávio Gomes

Em certos momentos da vida fazemos algo mitológico
Esse foi um desses momentos
Geniooo

Abraço

José Morelli
José Morelli
9 anos atrás

O Galvão quer galvanizar tudo também ein…..

Leonardo Lago
Leonardo Lago
9 anos atrás

Já faz 4 anos que li esse post? O tempo é implacável…

Emmanuel
Emmanuel
Reply to  Leonardo Lago
9 anos atrás

Também me lembrava desse post, como a vida da voltas

Jonny'O
Jonny'O
9 anos atrás

Quando brincava de futebol, corridas (com bicicleta) ,jogo de botão …..quando era criança ,imaginava a voz do Luciano narrando, foi pra mim a voz esportiva da minha infância.

MNM
MNM
Reply to  Jonny'O
9 anos atrás

No botão eu sempre pensava nele narrando…rsrsrsrs

Hélio
Hélio
9 anos atrás

Esperava que você tivesse algo melhor para homenagear o Luciano, algo realmente digno da figura que representou para o esporte brasileiro. Sujeito bom, vai fazer muita falta

J Fernando
J Fernando
Reply to  Hélio
9 anos atrás

Você deve ser leitor de posts que ficam no alto do blog e só.
Há outros textos sobre o Luciano do Valle.
Mas, convenhamos, Luciano era um ser humano como todos os outros. Batalhou pelo esporte? Sim, mas quantos outros também não o fizeram e sequer são lembrados? Essa conversa de homenagens dignas e tals… ih, primeiro de maio chegando…

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

Flavio, você contou essa história para o Jô Soares, quando esteve no programa dele em 2004, acho.

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

hahahahahaa
gargalhadas repetidas desse post inesquecível.
Imagino a cara do Galvão…

Durvaldisko
Durvaldisko
9 anos atrás

Senõr Gomez,
” vanitas vanitatum et omnia vanitas….”,personagem de Esopo,não se sairia melhor.
Parabéns!.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Durvaldisko
9 anos atrás

Eclasiastes, diria.

William Santos Cavalheiro
William Santos Cavalheiro
9 anos atrás

Existindo a vida após a morte você vai apanhar do Galvão Bueno neste plano e do próprio Luciano do Valle quando passar para o outro…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Bolso árido, mente fértil.

MiltonJr
MiltonJr
9 anos atrás

Responsável pela primeira e verdadeira emoção no esporte para mim e tenho certeza para muitos, que foi o segundo gol de Falcão contra a Itália na Copa da Espanha em 82, onde o jogador sai correndo de frente para câmera todo vermelho e sua veias saltando, e Luciano no se auge narrativo, realmente…

julio amorim
julio amorim
9 anos atrás

Eu faria o mesmo, mas você não vale nada. kkkk

Valente
Valente
9 anos atrás

Flávio, sei exatamente como são esses jantares com ele. Tive um desses em Ímola em 2001 e outro durante o Desafio das Estrelas em 2011, divertidíssimos.

Kátia
Kátia
9 anos atrás

Adorei a homenagem. O Bolacha deve tá rindo igual bobo ( como eu) da cara do Galvão. E você é f* com ph no melhor sentido.

Marcio
Marcio
9 anos atrás

ahhhh a vaidade!!!!!

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Sensacional!

Luis Eduardo
Luis Eduardo
9 anos atrás

Sensacional!

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
9 anos atrás

Só conta para nós: o que o Galvão disse quando ficou sabendo desta história, se é que ele ficou sabendo deste “golpe”?

LUZ PRATA.
LUZ PRATA.
9 anos atrás

desejo que os Anjos de Luz… estejam cuidando Bem…do Grande Luciano …nesta sua Mudança de PLANO…A VIDA NUNCA TEM FIM…valeu.

Antonio Goncalves
Antonio Goncalves
9 anos atrás

Esse e o famoso golpe do joao sem braco.

Alex
Alex
9 anos atrás

maquiavélico Flávio Gomes….
Nos últimos anos, era comum que ridicularizassem o Luciano – era evidente que ele não tinha mais o mesmo pique – e o passado nunca é lembrado nessas horas, infelizmente. Ainda assim, o destaque dado por todos os meios de comunicação e as homenagens de tantos profissionais que conviveram com ele (muitos visivelmente emocionados) são uma pista de que se tratava de uma pessoa de grande valor. Não é possível que toda essa gente tenha feito curso de teatro Emílio Fontana.
Aqueles que, como eu, jamais o conheceram pessoalmente, mas viveram a década de 80 e gostavam de assistir a esportes na tv, certamente sentirão como se tratasse de alguém que realmente fez parte de suas vidas por muito tempo.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
9 anos atrás

Muito Bom…!!!

Paul D
Paul D
9 anos atrás

Sensacional.

Roberto Ceconello
Roberto Ceconello
9 anos atrás

Galvãozinho ostentação.
Kkkkkk…
Devo ser um dos poucos que gostam dele narrando qualquer coisa.

Luciano
Luciano
Reply to  Roberto Ceconello
9 anos atrás

Eu também gosto. As vezes ele exagera, mas todos narradores exageram!

Fábio Burian
Fábio Burian
9 anos atrás

A e vc apareceu no especial do Senna ontem.

Ainda que não seja muito tempo foi um surpresa, pois dias desses vc disse no blog que seria difícil isso acontecer.

Galvão
Galvão
9 anos atrás

Que FDP! Bem pensado, gostei.

Fábio Burian
Fábio Burian
9 anos atrás

Sensacional.

Este caso no interior se diz “jogou o verde para colher o maduro” kkkk

Eduardo Junior
Eduardo Junior
9 anos atrás

Um socialista bebendo vinho de $ 150,00 ??? Tu és um deslumbrado! Rsrsrs… Mas também é impagável na comédia! Sou seu fã!

Adonias
Adonias
9 anos atrás

ùltima chance de entrar na Globo acaba aqui…

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
9 anos atrás

Gigante essa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Grande grande

Renan
Renan
9 anos atrás

KKKKK… psicologia inversa…rsrsrs

nelson
nelson
9 anos atrás

Simplesmente GENIAL !!!

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
9 anos atrás

A primeira coisa de que me lembrei quando fiquei sabendo que o Luciano tinha morrido foi desse caso seu.