CAIU

SÃO PAULO (crise braba) – Oficialmente, ele se demitiu. Na real, levou um solene pontapé nos fundilhos. Stefano Domenicali, depois de 23 anos de Ferrari e desde 2008 à frente da equipe de F-1, deixou o cargo e a empresa hoje pela manhã.

O comunicado da Ferrari foi breve e informou que Domenicali se demitiu. O dirigente deu declarações no sentido de que “a equipe precisava de uma chacoalhada”. O time agradeceu o funcionário exemplar e já nomeou outro para a função, Marco Mattiacci, que até hoje de manhã era o presidente e administrador geral da Ferrari North America. É esse bonitão aí embaixo.

f1-news-mattiacci-630x300

Mattiacci, 42 anos, tem uma trajetória completamente desconexa da área esportiva. É, por assim dizer, um bom vendedor de carros. E vender Ferraris a endinheirados americanos, convenhamos, não chega a ser tarefa das mais complicadas.

Ele começou a vida profissional, desde onde há registros, na Jaguar em 1989, quando a marca inglesa passava às mãos da Ford. Em 2000 foi contratado pela Ferrari, onde ocupou vários cargos até assumir as operações norte-americanas. Começou pela América do Sul, rodou pelo Oriente Médio, Finlândia, Rússia, cuidou do relançamento da marca Maserati nos EUA, passou quatro anos na China e depois voltou à América.

Domenicali vai desaparecer no limbo. Sua gestão à frente do time na F-1 foi quase desastrosa, embora não se deva jogar sobre seus ombros a responsabilidade por todas as mazelas de Maranello. Ele assumiu a chefia no fim de 2007, e portanto estava na sua sétima temporada comandando o barco. Em 2008, comemorou o título de Construtores, mas perdeu o de Pilotos para a McLaren. Passou pelas turbulências de 2009 com o acidente de Massa e a saída esquisita de Raikkonen, e em 2010 deu pinta de que a coisa iria andar com a chegada de Alonso. Bateu na trave e o espanhol perdeu o título para Vettel na última prova do ano.

As três temporadas seguintes foram simplesmente ruins. E esta começou mal novamente. Aí, como dizia meu velho e bom amigo Cyro César, da Jovem Pan, não tem cu que aguente. Sim, eu sei que soa grosseiro, mas é exatamente isso. Ocorre que mandar o cara para o espaço com o avião em voo é um sinal claro de desespero e de resignação. O ano está perdido. Serão 16 corridas até o fim do Mundial com Alonso se arrastando mal-humorado e Kimi bocejando de tédio.

O tal de Mattiacci vai ter trabalho. A partir de hoje, vai entender direitinho que tocar uma equipe de F-1 é bem mais difícil do que puxar o saco de milionários compradores de automóveis caros. Vai dar certo? Não tenho a menor ideia. Mas que é bom a Ferrari começar a se preocupar com a cabecinha de Alonso, isso é.

Subscribe
Notify of
guest

155 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Evandro
Evandro
9 anos atrás

Que assistir a corrida de 2008 percebe que a decisão de não trocar pneus foi de domenicali e no final o Massa perdeu o título enquanto o Hamilton voou na pista.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
9 anos atrás

Se ele não der certo, ponho meu cargo de Piloto de Entregas de Vacinas à disposição e assino o contrato com a Ferrari, no meu currículo fui piloto de kart a pedal dos 6 anos de idade até os 9anos quando comecei a correr de carrinhos de rolimãs (que faço até hoje em dia); o desenhista da perua Maverick em 1974 (ainda com lápis de cor e canetinhas Sylvapen); salvei com um comentário ao projetista, o vexame que seria a pick-up Country da SR equipada com as lanternas do Verona e a tampa traseira que mal dava pra tirar o estepe; fui estrategista e piloto da única equipe de carrinhos com rodas de skate de Diadema-SP (hoje batizados de Street Sled) a vencer e pontuar nos pódiuns nos campeonatos paulista entre 1978 e 1996 (Equipe Escova); recordista de velocidade com carrinhos Street Sled em Alphaville (125 km/h em 2001) e atualmente continuo piloto e editor do Blog Encontro dos Radicais. Portanto, tenho tarimba para assumir uma equipe de F1 e fazê-la vencedora, sem precisar bajular ninguém para comprar um carro de luxo e tentar garantir uma boquinha caso não dê certo. Sei falar italiano, adoro todos os tipos de massas (menos o que corre para ser escudeiro) e já andei de Ferrari 126 C2 igual ao do Giles (tenho foto para comprovar). Quanto ao salário, sou modesto aceito £ 70.000 por ano (dá pra pagar minhas dívidas com o cartão de crédito e ainda sobra um troquinho pra compra a Kombi last edition que baixou o preço aqui em Diadema)

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Clezio Soares da Fonseca
9 anos atrás

Currículo mais do que suficiente para assumir a “rossa”. Excelente!
Uma sugestão: leve o Allez (atende também por Vicellez) como conselheiro. Mas não deixe que ele se aproxime muito do Alonso. Pode desmaiar de emoção…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Demite o Túnel de Vento, pois ele vive dando pau, e fornecendo dados inconsistentes. E contrata o da Toyota…..

Edwood
Edwood
9 anos atrás

Impressionante como falam de Senna Piquet, e na verdade nunca assistiram estes caras ao vivo. Senhores o que se sabe da F1 ‘a partir de Barrichelo Schumacher é pura picaretagem da Globo. Uma agência do Banco Santander foi fechado em minha cidade por fraude, isso é a Globo Santander na televisão, uma fraude.. Essa Globo Santander foi um caroço difícil. Essa briguinha da Globo |Red Bull é um saco,, e esse endeusamento do Senna é no minimo apelativo, pois, a marca SENNA RENDE MUITO DINHEIRO. Por favor só falem do Emerson, Mansel, Prost , Piquet Schumacher quem realmente assistiu. O Schumacher foi muito melhor que Alonso pelo FATO, de pegar aquela Ferrai capenga e transformar em um puro Sangue e vencer 4 títulos. Depois o Kimmi e o MAssa “quase”.
A FERRARI era uma merda e se tornou imbatível, Choronzo só reclamou, e como todo chato, só bateu na trave. E carro importa sim, pois o Senna sem a Mc Laren levou um pau desgraçada anos seguido da Benetton e depois da Willians, mas isso ninguém fala.

Nevair M Molero
Nevair M Molero
Reply to  Edwood
9 anos atrás

Ola

Concordo plenamente com você só querem passar o que a midea gosta e dá ibope

Ricardo
Ricardo
Reply to  Edwood
9 anos atrás

Eu acho que um piloto só vale 20% do conjunto de um carro, a exceção são as pistas molhadas e as de rua onde o piloto vale uns 40%. O grande legado do Schumacher na Ferrari foi o fato de ter trazido o monopólio dos pneus Bridgestone, proibindo as adversárias Mclaren (equipe oficial da Mercedes), Williams (equipe oficial da BMW) , Renault, Jaguar (equipe oficial da Ford) Toyota, Bar (equipe oficial da Honda) de usarem estes pneus…olha as equipes que usavam os Brigestone Ferrari (testadora oficial da Fiat) a única equipe rica, Sauber, Jordan que usava os Ford de segunda linha e Minardi que usava Cosworth, ou seja, 6 equipe oficiais de motores que usavam Michelin contra 1 que usava Bridgestone eles tiveram que mudar o regulamento em 2005 para evitar que o massacre de 5 anos parasse e a FIA resolveu valorizar a resistência dos pneus com isto a Michelin conseguiu se equilibrar, eu sou daqueles que acham que pneus é 50% de um carro, o Schumacher também tinha nos contratos cláusulas leoninas, sempre colocava pilotos fracos ao seu lado e um monte de regalias, o mérito do Schumacher foi montar a Ferrari usando os principais elementos da Benetton.., Várias pessoas que trabalharam com Alonso e Schumacher afirmam que Alonso era melhor piloto (Massinha, Briatore, Ascanelli, Pat Symonds etc..), mas eu não tiro o mérito do Schumacher, acredito que a arma do Schumacher é a disciplina alemã…piloto tem que estar na hora certa no momento certo para ser campeão Schumacher teve esta sorte algo que o Stirling Moss não teve.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Edwood
9 anos atrás

Edwood você é desinformado…ou tem 12 anos de idade, você disse = “o senna sem a Mclaren levou um pau desgraçado anos seguido da Benetton e depois da Williams, mas isto ninguém fala”, mas como se o Senna saiu da Mclaren em fins de 1993 e em 1994 só fez 3 corridas rodou na primeira, o Mika tirou ele na segunda corrida (aliás o Mika usava controle de tração, quem usava esta irregularidade eram 5 carros os 2 pilotos da Ferrari, confessado pelo Larini, os 2 da Mclaren confessado pelo Aliott e o Benetton do Schumacher, aqui o Vetapem reclama de não receber o controle de tração, quem assistir a corrida vai perceber o som diferente do Zetec do Schumy contra o de Vestapem), por isto acho que você esta confundindo o Senna com o Damon Hill. Resumo o Senna só correu 3 corridas…como ele vai levar pau da Benetton e depois da Williams se ele só correu 3 corridas, você está viajando?…Edwood você tem 12 anos?

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Não duvido se Domenicali aparecer lá na Williams.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcio
9 anos atrás

… ou Lotus.

Andre
Andre
Reply to  Marcio
9 anos atrás

bem pensado!

Cláudio Souza
Reply to  Marcio
9 anos atrás

Se o Domenicalli aparecer na Williams, será o recomeço do fim…

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
9 anos atrás

Se não fosse apendice da Fiat já era faz tempo,porque não vende pra algum chines,alemão japones ou ate indiano que vão tocar isso como uma fabrica de carro no lugar de cantina, aonde quem grita mais é o chefe?

dyego
dyego
9 anos atrás

Ficou claro que toda insatisfação do Montezemolo chegou ao limite durante o fim de semana no Bahrein. E cá pra nós, esse Domenicalli é um zé goiaba mesmo! Em 6 anos de Ferrari só beliscou o título de verdade com o Felipe em 2008, pois dava ali continuidade a um bom trabalho. Em 2009 tudo mudou e a Ferrari afundou! Ainda beliscou algo aqui ou alí pq tem ninguém menos que Fernando Alonso como piloto. Já vai tarde!

Renato Amorim
Renato Amorim
9 anos atrás

ja comentei antes em outro post, e , infelizmente, repito. A Ferrari carece de inteligência gerencial faz tempo! E pelo visto, vai continuar carecendo. Logo , logo, vai perder o piloto que tem e a situação vai ficar pior. Este ano…. ja era!

JR
JR
9 anos atrás

Esses pilotos de ponta choram demais!! Querem bater recordes, ganhar 13, 14 corridas no ano! Querem carros como a Ferrari vencedora do Schumi ou a RBR do Vettel! Alonso teve sim suas chances em 2010 e 2012, chegou a última prova com chances de título! E tem campeonato que chegou a última etapa na frente na tabela de pontos… Agora passar a corrida toda atrás do Petrov, isso ele não conta!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

“Domenicai” é um bode expiatório, cuja maior culpa (devido ao cargo), foi a exposição excessiva na vitrine.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Finalmente um comentário inteligente. Parabens!

Gastão
Gastão
9 anos atrás

Boa tentativa. Não vai funcionar.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
9 anos atrás

italo-americano? outro mafioso…

Eddie
Eddie
9 anos atrás

Ficará eternizado para sempre com ” Alonso is faster than you” hhehehehehe !!!

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Só queria saber onde andam os tais 0.7 segundos e a competência de um tal de Alonso para formar um time vencedor (quase cinco anos e nada, só vexame).

Por isto é que eu digo: Alonso é bom? É. Mas iria precisar nascer de novo para poder engraxar as sapatilhas do Schumacher.

Do Piquet então, jamais.

E o Vettel, que chegou na RedBull e a equipe tinha zero títulos e saiu com um tetra?

E ainda tem gente que desmerece os alemães e exalta o choronso como o “melhor do grid”. KKKKKKKKKKKKK!

fernando
fernando
Reply to  Cassius Clay Regazzoni
9 anos atrás

Dá pra ver o quanto vc manja de F1 com este seu comentário bem fanático mesmo.

Edwood
Edwood
Reply to  fernando
9 anos atrás

Ih mais uma noiva do Alonso, e é Fernando também, a verdade dói eim amigo.

Eder Ferraz
Eder Ferraz
9 anos atrás

Briatore vendia roupas…. As vezes é isso que a Ferrari esta precisando, mais gestão do que técnica.

Bernardo Liao
Bernardo Liao
9 anos atrás

Alguns rumores indicam que Ross Brawn já aceitou. Marco é um temporário. Tem que ser Ross. Ele já ganhou tudo pela Ferrari, foi campeão com equipe própria ,colocou a Mercedes onde está e possui MUITOS milhóes. Mesmo assim acredito que aceite. O desafio é o que move este tipo de vencedor.

Walter Borges
Walter Borges
9 anos atrás

Fico imaginando a cena:
Di Montezemolo, mãos no bolso e consumido por inúmeras doses de uísque, olhando da janela sente saudades do tempo em que podia colocar a culpa de tudo em Felipe Massa. Acabara de chamar Domenicali. Este adentra a sala, timidamente e balbucia um boa tarde. Mal fecha a boca e o patrão já lhe descarrega um sem-número de insultos, em tom compatível com o avançado estado de embriaguez em que se encontra: – Seu filho da P#ta, escroto do zaralho, eu mandei o Massa embora, mandei fazer um túnel de vento zero bala, tenho provavelmente dois dos melhores pilotos do mundo e a p#rra desse carro não chega a parte alguma!!! Incompetente de M#rda do Car@lho!! A cena se prolonga e, Domenicalli, tomado de súbito por uma reação explosiva diz: – Chefia, é o seguinte – tô de saco cheio dessa p#orra! Vá pra P#ta que pariu, tu e essa tartaruga chamada Ferrari!! Não tem grana que pague a minha permanência aqui… estaria mais feliz vendendo carros na América do Norte!! Impulsivo, mas tenaz, Di Montezemolo dá um belo chute no traseiro do subordinado e inicia um plano ambicioso no qual, devido ao porre em que se encontra, adota a solução dada pelo recém demitido, apenas ao contrário. E o vendedor vira chefe de equipe na Ferrari. Simples assim.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Parece que a época das Vacas Magras está chegando na Ferrari para Ficar um Bom Tempo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Esse moço que entrou no lugar do “Domenicai”, já pode ir apreçando os carros do “Putonso” e do “Kimimporta”, e vendê-los ao final da temporada.

É mais um troco para ajudar na remodelação da equipe.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

uahuahuahauhauhahahahahaha…..

Botswanês
Botswanês
9 anos atrás

O erro já começa pela nacionalidade do sujeito. Italiano ou ítalo-americano? A primeira coisa que a Ferrari tem que aprender é que para dirigir uma equipe de Formula 1, é necessário que seja um cara que saiba botar ordem, organizar. Organização, ordem não combinam com italiano.
Basta olhar para os anos de sucesso nas três últimas décadas, todas elas com não-italianos à frente do time. Que trouxessem o Brawn de volta ou quem sabe, algum outro chefão inglês ou alemão.
A Honda tinha esse mesmo problema, faltava um chefão que soubesse botar ordem nas coisas. Chegou o Brawn, mas a marca nem chegou a colher os frutos do trabalho do inglês, que ganhou o (merecido) título usando o próprio nome.

Aparecido Rodrigues
Aparecido Rodrigues
Reply to  Botswanês
9 anos atrás

Isso é a Ferrari! É, desde o fim dos anos setenta a piada do grid, uma bagunça! Foi preciso uma legião estrangeira para dar seriedade a casa da mãe italiana.
O titulo do Kimi foi resquício da estrutura estrangeira. Lembrem-se como foi que o Massa perdeu o campeonato. Ali é só lambança!

Rodolfo Ricci
Rodolfo Ricci
Reply to  Aparecido Rodrigues
9 anos atrás

É preciso lembrar que com Montezemolo no comando Nikki Lauda foi campeão mundial com as 312 em 75 e 77, foi vice em 74 e 76. Sendo que em 76 só perdeu o campeonato em razão do acidente no grande premio da Alemanha.

Marcio
Marcio
9 anos atrás

o Montezemolo vai dar um jeito de voltar com Briatore

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Enquanto o espanhol, rápido, mas ardiloso, desagregador e xiliquento estiver em Maranello, a Scuderia pode ir dando adeuzinho a seus títulos.

Ju Amaral
Ju Amaral
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

Deve ser uma pessoa de difícil convívio esse piloto, hein?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

Esse nem a Ferrari merece.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  José Brabham
9 anos atrás

De onde vem essa fama? Não vejo os companheiros de equipe reclamando, Marques é amigo do espanhol até hoje, Hamilton, Massa, Grosjean também… Desagregador, ardiloso? Seria bom provar o que diz, mas deve ser piadista, onde estariam Massa e Raikkonen na Ferrari atual?

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Não entendo esse ódio todo por Alonso. Particularmente, eu o acho um piloto excepcional. E também nunca vi comentários ruins de quem já trabalhou com ele, pelo contrário.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Giovani Jardim
9 anos atrás

Pergunte ao Nelsinho. E ao Massa que perdeu o título de 2008 naquela picaretagem da Ranault/Alonso/Briatore.

Ou ao Hamilton, que perdeu o título de 2007 por causa do desagregador Se achando o Melhorzonso que boicotou a McLaren.

Fora a espionagem da própria Ferrari com o Dela Rosa.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Giovani Jardim
9 anos atrás

Pra você ver, cento e tantos comentários, falem mal, mas falem da Ferrari. Se der pra falar mal do Alonso, então melhor. Devem ser as mesmas pessoas que acharam o motor, a f1, o barulho, o pneu, o DRS, o ERS, uma bosta… Lembra o que o Lauda falou? Ele tem razão, ainda mais no país do futebol…

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Sinceridade, você diz que não devemos colocar nos ombros de Domenicalli todos os problemas que a Ferrari vem enfrentando nesses últimos anos. De fato, a culpa não é só dele, mas o é em grande parte do chefe dele, Montezemollo, que não o demitiu em 2008 quando o time só faltou explodir um carro tal a bagunça que se instalou dentro de casa. E foi assim 2009/10;11… A tal ponto que os dados de pista não coincidiam com os dados de túnel de vento. A engenharia não conversava com a realidade e assim vai.
Do jeito que vai, logo logo a Ferrari será a nova Marusia do grid. Mais lenta que um F2.
O Comendador Enzo não deve estar dando voltas no caixão, já deve ter quebrado ele.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Concordo, túnel de vento é básico na f1 atual que não pode treinar.

Sergio
Sergio
9 anos atrás

Saudades do Gola Profonda – quando for possível, seria interessante ouvir o relato dele sobre tudo isso…

Fullhouse
Fullhouse
Reply to  Sergio
9 anos atrás

Não dá ideia…mil vezes melhor sem aquele negócio chato!

Marcos Lima
Marcos Lima
9 anos atrás

Trocou nada por porcaria nenhuma….

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Sei não, mas se esse ano for uma passeio muito grande da Mercedes e repetindo 2015, com a pressão dos Senhores. Montezemolo e Ecclestone é bem capaz de em 2016 a F1 ter de volta os motores convencionais e termos uma debandada dos fabricantes.

Fabio
Fabio
Reply to  Fernando Monteiro
9 anos atrás

deveriam liberar os motores e deixar os caras botarem os V12 de uma vez – essa coisa de economia é hipocrisia – um 747 decolando gasta mais gaz do que a F1 o ano inteiro

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O cavalinho rampante está descendo a ladeira. Ou seria rampa?

Vitão
Vitão
9 anos atrás

Stafano , Marco is faster than you! Confirm you undestood the message , porca miseria !!

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Agora, que é muito, muito suspeito a Ferrari trocar um cara que “nasceu” e conviveu ali dentro de Maranello por outro que não tem a menor noção e experiência em competição automobilística.
Eu acredito que nem os acionistas e nem os pilotos (dois campeões mundiais) iriam aceitar isso se não houver alguma coisa por tras desta manobra.
Fica parecendo que esse Marco Mattiaci é só um estepe provisório.

Botswanês
Botswanês
Reply to  Anderson Pereira
9 anos atrás

Se eu fosse a Ferrari, ofereceria mundos e fundos ao Ross Brawn para tirá-lo da pescaria….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Botswanês
9 anos atrás

Deixem o homem pegar os seus peixinhos…

paulo
paulo
Reply to  Anderson Pereira
9 anos atrás

Vettel, que trará: Newey e Horner.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
9 anos atrás

Agora falta tirarem um Lucca de Montezemolo, pq um CEO que deixa um cara feito o Domenicali fazer merda por 7 anos tb tem que assinar atestado de incompetência.
E ainda fica de mimimi e vai embora no meio da corrida… Se a ferrari tá uma merda, e que baita merda, não é só o Domenicali é o Montezemolo tb que endossava a s ações do cara…

Tom SemFreio
Tom SemFreio
9 anos atrás

Toda hora é uma boa hora para mandar esse inútil do Domenicali embora. No lugar dele, talvez até um vendedor de carros consiga sair-se melhor.

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

Antes de ficam na espreita pra criticar o Alonso quando abrir a boca e falar um monte do carro e da equipe, reflitam:

Piquet, Senna, Prost também não falavam “em off”, ou (dependendo da mídia) deixavam bem claro que estavam descontentes, que o carro tava uma “merda”??

Acham que esses 3 ficariam de boca fechada na situação do Alonso hoje?

A Ferrari até já “afastou” o Prost uma vez por isso. Não duvido que Alonso chute o balde e até conscientemente provoque situação semelhante para largar a Ferrari.

Tá uma zona. E estão devendo bons carros á Alonso e Raikkonen.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

É diferente. O Prost chiou em 1991, que o carro nem lhe deu condições de lutar por nada – tipo a Ferrari DESTE ano.

Alonso chiava no meio do ano passado, ainda em Monza, quando ninguém imaginava que Vettel venceria 9 provas seguidas. Isso sem contar os anos anteriores, em que vivia enaltecendo o carro do Vettel. Mas aí é algo que Senna também fez, sobretudo em 92 e 93.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Eric M. Souza
9 anos atrás

Exato. Alonso é um chorão que se acha o último piloto do planeta.

José Angelo
José Angelo
Reply to  Eric M. Souza
9 anos atrás

Exatamente. Alonso como Senna choraminga pelo melhor carro. Acha que por ser o melhor piloto tem o “direito divino” de receber o melhor carro de mão beijada.

E Piquet por mais que falasse abertamente se o carro estava bom ou ruim, nunca fugiu do pau, mesmo depois do declínio da Brabham, nunca parou de testar (e tentar). Até o Bernie encher o saco de ser dono de equipe e querer apenas ganhar dinheiro com a FOCA.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eric M. Souza
9 anos atrás

Putz, grandes carros as McLaren de 92 e 93. Assim como as Ferrari de 2012 e 2013, foram carros conduzidos por pilotos fora de série. Uma coisa é você reclamar do carro e seu companheiro ser pódio ou classificar na segunda fila. Outra, bem diferente, é você ser disparado o melhor piloto da equipe, vencendo corridas, enquanto seu companheiro mal consegue pontuar.

Robertom
Robertom
Reply to  Eric M. Souza
9 anos atrás

Lembre-se, Prost ganhava uma fortuna, reclamava publicamente do carro o tempo inteiro e estava tomando pau do Alesi.
Creio que o principal motivo foi o 3º.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Será o fim da picada, se o mentor da maior tramóia da história da Fórmula-1, retornar à categoria como o salvador da “rossa”.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O Alonso num está lá?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Por causa dessa injusta indireta, você não vai ganhar ovo do Coelhinho da Páscoa…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Asistirei uma missa para tentar a absolvição eterna.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

“Assistirei…”

John Player
John Player
9 anos atrás

Essa é a Ferrari. Onde tem italiano, dá merda.

Trocou um cara que ia mal e colocou outro italiano que nem é da área pra “consertar” uma situação complicadíssima. Se fosse um time de futebol, do jeito que é administrada, cairia para a segunda divisão.

“Planejamento” Ferrari. Foi decisão exclusiva do Montezemolo ou foi um “conselho” que exigiu?

Aquela casa italiana, no pit, só funciona quando tem não-italiano comandando.

Poderiam convidar um ex-piloto como Prost para o cargo.

Como a Mercedes tem o Lauda como “conselheiro” ou sei lá qual o cargo do cara.

gera
gera
Reply to  John Player
9 anos atrás

Tudo italiano vaza óleo, é só olhar o chão de garagens, onde tem
óleo tem um carro italiano.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  gera
9 anos atrás

Hahaha, que ignorante!

Botswanês
Botswanês
Reply to  John Player
9 anos atrás

Verdade. Acabei de comentar isso… italiano só serve para gerir pizzaria. E olhe lá.

Macário
Macário
9 anos atrás

Tardia e inoportuna a decisão. Demonstra claramente que jogaram a toalha e já estão pensando em 2015. Deveriam tê-lo mandado embora no final do ano passado. Se fossem ágeis, poderiam ter pego o Bouiller ou mesmo ter adiado a aposentadoria do Ross Brawn. Agora não tem ninguém importante no mercado e vão ficar com um gestor sem a necessária experiência em corridas. Podem anotar, em 2015 chegará alguém mais gabaritado.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Domenicali também começou como uma espécie de gestor de contas da equipe.
Ele era quem pagava os hotéis, o macarrão, a faxineira, transportes enfim, toda a “infra” de viagens, testes, deslocamentos …
Certa vez, quando a Ferrari veio testar pneus em Interlagos (faz tempo, não me lembro quando), Domenicali já tinha essa função.
Conheço uma pessoa que é amigo pessoal dele aqui no Brasil, e que estava nos boxes a convite dele acompanhando a “bagaça”. Domenicali correndo com as contas e a organização, ainda não era o chefe!
Tomara que esse americano de certo lá. Fórmula 1 sem Ferrari competitiva é sem graça, ainda mais agora que a Mercedes acertou a mão e a Honda está por vir!

Sergio Milani
Sergio Milani
9 anos atrás

Existem duas vertentes aí : Uma, dada por um dos colegas, é a tentativa de “fritura” do “vendedor de carros”, que seria um possível sucessor do Montezemolo e é assim com a cupula da Fiat. E quando vi a matéria, logo veio à cabeça o caso do Briatore, que era um cara de negócios e foi parar na F1. A outra seria que este cara seria um “tapa-buraco” até a chegada de um novo comandante. Independente disso, uma mudançaé necessária e seria preciso alguém com pulso e competencia para mexer na estrutura. Mas que a demissão do Stefano foi digna de dirigente futebolistico tupi, isso foi…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Flávio

Acho que Alonso e Raikkonen podem pedir o Boné no final do ano caso a Ferrari não melhore. Ou no máximo, vão aguardar do nascimento do carro de 2015.

Mas uma coisa é fato: Se nada mudar, em 2016 a equipe terá dois novos pilotos…

Abraços.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Nada como um dia atras do outro , o Massa passou os ultimos 3 anos de piloto de testes
da Ferrari , para o Alonso fazer alguns pontinhos, depois foi execrado ano passado da
equipe , agora após 7 anos de olhos vendados , é que foram descobrir que o Domenicalli
é o vilão , e estão esquecendo do chefão da incompetência Montezemolo.

jivan
jivan
Reply to  Celio Ferreira
9 anos atrás

Não é?

Arawak Deserter
Arawak Deserter
9 anos atrás

Na minha humílima opinião, quem tem que se preocupar com a cabecinha do Alonso é o “póprio”. O Banespa não vai renovar um contratão desse tamanhão com um timeco que tá em queda livre… E se acabar a grana do banco, o paydriver cai na meia-hora seguinte! :O) #prontofalei!

Tom
Tom
Reply to  Arawak Deserter
9 anos atrás

Banespa ??? isso não te pertence mais cara palida,,paulista não da conta de administrar nada por isso vendeu baratinho para o espanhois,,,kkkkkkk

Gabriel 1
Gabriel 1
Reply to  Tom
9 anos atrás

Paulista não…
Isso foi coisa do PSDB que “des” governa há 20 anos São Paulo.
Aliás, venderam também a Nossa Caixa (outro banco do estado)

luis carlos gonçalves de oliveira
luis carlos gonçalves de oliveira
9 anos atrás

Demorada e inútil a demissão do Domenicali na terceira corrida do campeonato. Com o carro de 2014 a Ferrari só ganha pontos em corridas com chuva ou safety-car. O substituto parece que não conhece F1 e acho que antes do fim do ano levará um pé na bunda. O próximo a sair da Ferrari deve ser o Alonso. O espanhol deve encher o saco de andar no fim do pelotão e deve dizer algumas bobagens para ser demitido.

Eltontoptec
Eltontoptec
9 anos atrás

Pena (para os tifosi) que não veio o Briatore. O perfil confiável e íntegro do ex chefe italiano casaria maravilhosamente bem com a filosofia fair play do cavalo capenga e de seu piloto ibérico desembaraçado. Uma peninha.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

… realmente, seria a cereja do bolo!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Vixixi… Isso é fato!!!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Cavalo Manco!! rsrsr..

Botswanês
Botswanês
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

“famiglias” diferentes não se bicam. esqueceu desse detalhe…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
9 anos atrás

Pelas mãos de Briatore que surgiu o Schumacher, uma coisa boa ele fez.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

E o Alonso, também. Outra coisa boa.

Viu? Temos algo em comum, Vicellez.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Isso é a mais pura verdade Allez.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Eu duvido que esse engomadinho, vendedor de carros, vá fazer alguma coisa pela Ferrari.
Se fosse o Ross Brawn eu até entendia. Mas esse zé roela aí???
É agora que a Ferrari afunda de vez e Alonso pede as contas.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Sem brincadeiras, mas alguém acha que vai melhorar alguma coisa na cozinha italiana?

Porque o novo chefe mal deve saber o que é um F1…

Luciano P
Luciano P
9 anos atrás

O que esse Marco Mattiacci entende de F-1 ??? ……ruim com Domenicalli pior sem ele !

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
9 anos atrás

Sinceramente, demorou demais pra tirarem ele, ele nao é do metier. Aldo costa nem tinha culpa e caiu ha muito tempo, hj tá subindo no podio com a mercedes dando um sonoro “chupa” pra ferrari..

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

A Ferrari sem Schumacher é a velha Ferrari. Não sei se Alonso fica pra 2015.

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
Reply to  Carlos Tavares
9 anos atrás

Ele ficará porque Briatore irá chegar, agora entendi porque o Alonso comemorou ao final da corrida do Bahrein. Mas não agora até lá o Mattiacci fica até o final do ano e no ano que vem assume o Briatore
.

Roger V
Roger V
9 anos atrás

E o culpado mór continua no poder! Montezemolo de Bosta!

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Bom dia a todos.
Escrevi há alguns dias que Domenicalli, que me parece ser um excelente sujeito, não tinha mais jeito de se manter no cargo. Esse cara que chamaram me parece desespero de causa única e exclusivamente por não ter quem por. Um vendedor de carros? Tudo bem, alguém pode dizer que Briattore era vendedor também e não entendia picas de carro… Mas o Eurico Miranda da Formula 1 teve muita, muita sorte de ter trabalhado com 2 gênios em sua época, Schumacher e Alonso.

Agora quem deve estar com um belo sorriso na cara é um senhor chamado Aldo Costa, que foi frito no final de 2011 quando todos sabiam que o problema da Ferrari não era motor, e sim um carro que não funciona a tempos… Hoje, pelo que sei, está na Mercedes (me corrijam se eu estiver errado) e se isso estiver correto, convenhamos, pouco a acrescentar…

De qualquer forma, excelente engenheiro de motores…

Ju Amaral
Ju Amaral
Reply to  Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Esse cara que chamaram é a maior ameaça ao pescoço do pompudo Montezemolo …os interesses da Ferrari (Leia-se Montezemollo) estarão sempre a frente/acima do dos pilotos. Kimi aumenta o porquinho da aposentadoria e o Alonso implora volta a Mclaren …

Quem aceita trabalhar nesse time em 2015?

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Ju Amaral
9 anos atrás

Conheço dois que gostariam,o problema é que brigariam muito para serem segundo piloto(e no mesmo idioma).e de crise a schifiosa já ta cheia.

Roberto
Roberto
Reply to  Nelson Barreiros Neto
9 anos atrás

Aldo Costa é projetista dos carros Nelson. Você o está confundindo com outro italiano, Luca Marmorini, esse sim era o projetista dos motores Ferrari.

Rafael Vieira
9 anos atrás

Dá uma olhada no Blog do Corradi que tem uma explicação muito clara do interesse de Montezemollo nesse tal Mattiacci, o cara quer garantir a cabeça dele e colocar um possível substituto em cheque.