CANSOU

SÃO PAULO (eu também me cansaria) – O tom das declarações de Alonso sobre a saída de Domenicali e a chegada de Mattiacci é claramente de enfado.

Se pudesse, o espanhol largava a Ferrari hoje mesmo. É a impressão que eu tenho. Mas… para correr onde, meu filho?

O que acontece com o espanhol é um pouco do que se passava com Senna pelos idos de 1992 e 1993. O cara sabia que nem seu imenso talento poderia derrotar o carro tecnicamente superior da Williams — e a solução que Ayrton encontrou foi fazer de tudo para se juntar à equipe dominante na época. Fernandinho sente o mesmo. Nada seria capaz de brecar a Red Bull nos anos recentes, nada será capaz de frear a Mercedes neste. Pode ser quem for, ter o talento que tiver, mas não tem jeito. Na F-1, ou você está no lugar certo na hora certa, ou se lasca.

Ou, como fez Schumacher, insiste e ajuda a montar uma equipe ao seu redor que, um dia, vai encaixar e engrenar. Para isso, no entanto, é preciso ter persistência e paciência. Algo que Alonso parece não ter.

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ted de Gros
Ted de Gros
9 anos atrás

Alonso vai se aposentar como vice, isso é fato. Não é isso tudo que vivem falando, não construiu equipe competitiva nesse tempo todo de Ferrari e tem uma péssima atitude com a equipe italiana, indo a imprensa falar que o problema é do time, e não dele, toda vez que vai mal.

Perdeu o titulo de 2007 porque quis e agra deve se arrepender até o último fio de cabelo!

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

Era outra época a de Schumacher. Hoje não há treinos. A Ferrari com Schumacher treinava e muito em sua pista. Hoje isso não é permitido e acho que até Schumacher cansaria no lugar de Alonso.

RAPHAEL LIMA
RAPHAEL LIMA
Reply to  Leonardo
10 anos atrás

É verdade, tanto que ele chegou na Ferrari em 96 e já em 97 quase foi campeão. Isso hoje é impossível.

Lucas
Lucas
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Além disso, naquela época não existia limite de orçamento e a Ferrari, graças à manobra que permitiu trazer o patrocínio da Marlboro seguida de uma mudança no pacto de concórdia que garantia a eles mais dinheiro que qualquer outra equipe dos direitos de transmissão independente da posição no campeonato de construtores permitiu a equipe contratar todos os maiores técnicos da época. Isso sim foi o grande responsável pela Ferrari ter se tornado o maior time da Fórmula 1 por tanto tempo. Essa história de “Schumacher tornou a Ferrari vencedora” é cena bonitinha pra vender livro, mas não foi bem assim que aconteceu. Schumacher era apenas o primeiro piloto que estava lá quando isso aconteceu, mas teria acontecido exatamente o mesmo independente de quem eles tivessem escolhido como primeiro piloto.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

P1, a melhor resposta é na pista. Alonso em 8 voltas descobriu algo errado no chassi no Raikkonen, se Alonso não tivesse ido testar o carro do finlandês demoraria três corridas pra ele notar algo. Agora, Raikkonen tem 7 pontos?? Massa faria melhor, até agora não valeu o investimento. E Alonso reclama do carro que é uma merda mesmo, deveriam ter gasto o dinheiro da troca de pilotos no desenvolvimento do carro, procure alguma reclamação em 2006, não tem. Enquanto isso, Vettel segue levando um segundo do Ricciardo… Vocês são uma piada, ainda bem que tem futebol pra vocês assistirem, exige menos capacidade de interpretação. Mudou o regulamento e Alonso continua na ponta, e seu companheiro não acompanha o ritmo do espanhol, mudou o regulamento e Vettel se arrasta, levando um segundo do companheiro estreante na equipe… Só tenho que rir mesmo!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Alonso continua na ponta!!? Só se for do rabo…

Ve44el tem pódio, Ricciardo tem pódio… E o Viceonso?

Vê se não vai chorar aqui na frente de todo mundo. Fica feio!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Você não sabe a diferença entre rabo e ponta. Alonso em P1, na ponta, deve doer seu rabo. E grande coisa, a RedBull é a segunda força, melhor chassi. Foda é o gênio levar tempo do menino.

José Angelo
José Angelo
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Onde você viu que ele não reclamou em 2006?? Pois na China mesmo, Schumacher venceu a corrida depois de dar um baile tanto no Alonso quanto no Fisichella e o “El Fodón de las Lamúrias” reclamou publicamente da equipe toda, inclusive reclamando que seu companheiro não ajudava (e pensar que todos reclamavam do Schumacher ter um capacho como companheiro, que moral, hein??). A segunda metade de 2006, até estourar o motor da Ferrari na frente em Suzuka, foi só choramingos.

P1?? No primeiro treino livre? Sério que você leva isso a sério? Vai ver futebol, vai…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Não liga. O coitado do Allez vive numa Matrix. Ele não conhece o mundo real. Um dia ele acorda.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Não lembro da corrida, mas li que a Renault não trocou os 4 pneus no primeiro stint e demorou 19 segundos na segunda parada. A Renault foi pole e segundo, com Schumacher em oitavo. Mais uma vez falou merda, perderam a corrida, Alonso reclamou da equipe, não do carro, que foi pole.
http://en.wikipedia.org/wiki/2006_Chinese_Grand_Prix

José Angelo
José Angelo
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Ah bom, desculpa… não sabia que só vale reclamar da equipe. Do carro é que não pode, né?

Ninguém tá aqui falando que o Alonso não é bom, mas que ele é um filho da puta egocentrico nem você tem como negar. E por essa característica ele não é um piloto que se possa contar para reerguer uma equipe. E não me diga que ele fez isso com a Renault, pois os méritos não são apenas dele. Em 2004, antes do Trulli se revoltar com o Briatore e ser boicotado na equipe fazia um campeonato muito melhor que o Alonso, inclusive ganhando com autoridade em Mônaco.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Sério?? Então vamos comparar Alonso e Trulli:
http://www.4mula1.ro/compare/driver#d1=884&d2=823&year=1950&yearto=2014
Acho que você não se lembra das corridas direito, tá piorando as coisas…

José Angelo
José Angelo
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Piorando é discutir com analfabeto. Observe quem em 2004 Trulli teve mais poles, vitórias, pontos e largou mais vezes à frente do Alonso contando apenas as corridas que foram companheiros (se sua memoria não te deixa lembrar, Trulli saiu da Renault antes do fim do campeonato. Lembrando que a segunda metade da temporada Trulli foi notadamente boicotado na equipe.

Trulli não era nem metade do piloto que Alonso é, mas naquela época fazia um melhor campeonato e ajudava a equipe tanto quanto a Chiliquenta das Asturias)

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

Analfabeto é você, aprenda a ler. Em 2004 Alonso fez mais pontos, 59, contra 46. Você só fala merda!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  José Angelo
9 anos atrás

No link que você não leu. Ou não entendeu? É claro, foram 31 corridas no mesmo time, Alonso ganha em 6 dos 7 parâmetros… Não vou desenhar.

Carlos
Carlos
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Rbr segunda força!? Kkkkk

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Carlos
10 anos atrás

E não é que é mesmo segunda força? Kkkkkkk
Olho no laaance!

Carlos
Carlos
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Allez, qtas voltas em treino tem cada piloto da RBR esse ano?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

O gênio é tetra. Conforme-se.

Allez Jado!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Imagina de fosse o Ricciardo, seria penta. Teria levado em 2009, também. E teria feito mais poles, melhores voltas, etc.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Bom, o Webber não foi. Mas que diferença faz ou faria? Tomara que o Hamilton, o Rosberg ou o Ricciardo sejam penta, hexa… De preferencia os três.

O importante não é o Ve44el vencer. É o Viceonso perder.

A torcida anti-Picaretonso continua…

Pablo
Pablo
Reply to  Chupi Alonso!
10 anos atrás

Não, cara. Se alguém passar o Senna em número de títulos, automaticamente se tornará inimigo número um da nação. hahaha
Schumacher, Vettel, Alonso, Prost, Fangio ou qualquer outro poderiam ter 20 títulos, que mesmo assim diriam que Ayrton só não teve vinte e um por ter morrido…
O cara era tão fudido, mas tão fudido, que via até Deus na hora da corrida. Conseguia dirigir com um olho olhando para a pista e outro olhando pro céu… hahaha

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Chupi Alonso!
10 anos atrás

Isso aí só pra doentes mentais.

Pablo
Pablo
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Alienados, você quis dizer, certo?
Se for, concordo plenamente. hahaha

Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

P1? Aaaaaaaaaaaahhhhhhh! A “alonsita” teve um orgasmo…

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Bom, foi o primeiro a liderar um treino sem ser uma Mercedes.

Johelmyr
Johelmyr
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Por isso o Kimi, com problemas no carro, virou meio segundo mais rápido que o Alonso na Corrida… e classificou na frente… como tem cego vendo televisão…

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Johelmyr
10 anos atrás

Se Alonso fosse filha da puta teria ficado quieto. Em oito voltas ele sacou o problema, Kimi fez a corrida toda e não reclamou. Isso pode explicar o tempo levado no Bahrein, e nas outras duas corridas? E ontem?

Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Ainda é cedo para afirmar com precisão, quem vai levantar o título (já vi muito “cavalo paraguaio” em início de temporada), mas na minha opinião, Alonso está fora dessa briga.
Um brilhareco aqui, outro ali e só.

Mais um ano vendo a banda (desta vez, com uniforme prata) passar…

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Não vai dar Alonso, mas ele vai ficar na frente do Kimi. Não vai dar Vettel, mas não duvido que dê Ricciardo, e nem brilhareco vai ter. Ricciardo sim, já está brilhando! É aquela coisa, se não dá pra ser campeão, bater o companheiro é obrigação.

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Vettel é fake assim como o baixado na frança!

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Sério!? É prêmio de consolação?

Quem vai ser o campeão da Marússia? E da Caterham? E da Lotus!?

Avanti Maldonado!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Chupi Alonso!
10 anos atrás

Deve estar sendo difícil pra você. Não foi você que disse que Kimi iria acabar com o Alonso? E Vettel era gênio? Inocente, sabe de nada…

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

kkk

Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Já disse aqui, mais de uma vez: Kimi está completando marcas e saldo bancário.

Outros já disseram que ele ligou o botão do “f#&@-%.

Sempre admirei a condução do finlandês, mas sua atuação este ano, não condiz com a de um campeão numa equipe campeã.

Alonso está batendo em “cachorro morto”.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Na Lotus, era o cara. Agora, ligou o foda-se. Rendam-se, quem é foda é o Alonso.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
10 anos atrás

Kimi já foi campeão pela Ferrari. Advinha que não foi!?

Paulo Pinto
Reply to  Chupi Alonso!
10 anos atrás

Quem não foi e não será!

Quem? Quem? Quem?
(três vezes em “homenagem” aos três vices).

Robertom
Robertom
10 anos atrás

Flavio
O Choronso cansou e vai “forçar o cartão vermelho” da Ferrari, sonhando com uma viatura mais competitiva em 2015, aposto que será a McLaren.
V. já admitiu que também vai trocar de viatura na 4ª etapa da Classic…26/4.
Qual ?

ms
ms
10 anos atrás

Se Bernie Ecclestone quer realmente trazer mais emoção à F1, mexeria seus pauzinhos e daria um jeito de colocar Alonso novamente na mesma equipe de Hamilton ( ver estes 2 se degladiando na mercedes seria eletrizante) ou mesmo colocá-lo junto com Vettel na Red Bull e finalmente tirar a “prova dos nove” de quem é o melhor piloto….

Chorez Alonso!
Chorez Alonso!
Reply to  ms
10 anos atrás

Sim sim… ele vai mandar a Mercedez fazer 22 carros, para ver quem é o melhor piloto e aí vai extinguir a F1 dando o título de campeão ad eternum…

ms
ms
Reply to  Chorez Alonso!
10 anos atrás

Carros iguais para todos os pilotos e que vença o melhor! sabe que não seria uma má idéia!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  ms
10 anos atrás

Vettel iria suar pra ser top five…

Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

O Herdeiro vai ser Top Five mais cedo do que você pensa.

Fábio Pacito
10 anos atrás

Salve!
Não sei como escrever alguma coisa senão aqui pelos comentários, então vai por aqui, mesmo;
Lembram quando a Globo usava essa música como tema da Fórmula-1? Coisa linda! “Emerson, Lake and Palmer”.
http://www.youtube.com/watch?v=0OLWgrr671g

carlos cleber
carlos cleber
10 anos atrás

Vetel entrou em uma equipe que nunca tinha ganho corrida. Foi campeao 4 vezes enquanto o Alonso briga para ser vice pela equipe mais tradicional da F1, Alon
so pode ser bom, mas Vetel e Hamilto sao melhores.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  carlos cleber
10 anos atrás

Button – BrawnGP/2009

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  carlos cleber
10 anos atrás

Veremos se Vettel consegue o vice então….já que não tem o melhor carro disparado! Alonso mostrou que pode por 4 anos ser competitivo!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  carlos cleber
10 anos atrás

Vettel? Que planeta você vive? Maior engodo da f1. Os difusores duplos/soprados só fizeram campeões medíocres.

Elmo Rosa
Elmo Rosa
10 anos atrás

É um pilotaço, mas fez uma curva pro lado errado em 2007 e, até hoje, não encontrou o caminho de volta. E o tempo tá passando…

JOSE CARLOS ARAUJO
JOSE CARLOS ARAUJO
10 anos atrás

Esse Alonso é o piloto mais sujo da F1, portanto tudo que está acontecendo com ele é mais que merecido!!!

Ele consegue desagregar qualquer equipe e nunca foi tão fodão assim. Se fosse fazia as coisas funcionar, afinal de contas está na Ferrari, que tem gente e dinheiro. O que ele quer é receber um carro redondo e mandar ver. Tem que acertar o carro meu filho!!!!! Mas não tem competência para isso.

Espero que esse mal caráter nunca mais ganhe nada!!!!!

Andre Juliano
Andre Juliano
Reply to  JOSE CARLOS ARAUJO
10 anos atrás

bons são o Massa e o Kimi Raikkonen….

Francês
Francês
10 anos atrás

Sobre ALONSO. Como uma grande equipe vai progredir tendo como piloto principal, o Alonso, um cara que, necessita sempre ser o centro das atenções e que, o que é pior, quando ganha, declara abertamente que foi graças a unica e exclusivamente seu talento e que, quando perde , foi unica e exclusivamente culpa do carro, que ele mesmo chama de ruim. Me parece que hoje, o espírito coletivo reina, mas o espanhol não entende. Vettel com seus beijinhos no carro, e homenagem aos membros da equipe com fotos de todos no seu capacete, chegou lá. É o espírito de equipe. O cavaleiro solitário nã existe mais, isso é sonho, é ficção.

Carlos
Carlos
Reply to  Francês
10 anos atrás

Schumacher tb foi outro q nunca deu uma declaração pública reclamando d equipe
Mesmo q do a Ferrari era um lixo

TagHeuer
TagHeuer
Reply to  Francês
10 anos atrás

Alonso sabe que é bom! Vettel sabia do baita carro que tinha nas mãos, por isso o beijava sempre. Não vemos os beijinhos hoje, vemos?

Sam
Sam
10 anos atrás

Discordo um pouco: para mim, Alonso é um grande piloto, um dos melhores da f-1 atual, porém não é gênio. Se fosse teria batido Hamilton em 2007, e não foi o que ocorreu. Acredito que o espanhol lembra mais Prost em 1991 do que Senna em 1992/1993; neste sentido, vamos aguardar o resultado desta choradeira toda, pois se não me engano o francês já era tri quando foi para a rua…..

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Formula 1 atual ia se encaixar bem para pilotos de estilo “velocista”, que gostam apenas de sentar e pilotar(equipe prepara 70% do carro para a festa). Bom para Gilles Villeneuve, Mansell, Senna, Hamilton ou Raikkonen.

“Me deem um carro de ponta que brigo por títulos”

Pilotos que adoram organizar times e desenvolver carros como Lauda, Piquet, Prost, Schumacher ou Alonso, iam passar um baita sufoco!

“Hoje, 70% do desenvolvimento e acerto do carro é feito por dados do computador. Analisamos dados, mas podemos apenas dar palpites. No final, quem faz todo acerto no bólido é o computador”

Formula Um de verdade foi até 1983, sem telemetria, sem túnel de vento, sem suspensão ativa, sem volante eletrônico, sem controle de tração, freios ABS, etc…

Todo mundo mete o pau na Formula Um dos últimos anos, mas John Surtees também pode questionar campeões das décadas de 70 e 80:

“Nos anos 60 não existia vida – fácil de câmbio sequencial, a troca de marcha era feito em “H”. Não existia pneus especiais(slick – biscoito), ou aerofólio pra grudar o carro ao chão. Um carro de Formula 1 era feito de parte mecânica, elétrica e hidráulica! Na pista(seca ou molhada), tudo tinha que ser feito no braço! Não existia rádio, a decisão do que fazer durante uma prova era tarefa exclusiva do piloto”

Não adianta criticar a categoria, temos que aceitar como ela é, os pilotos são os menos culpados, cada um foi grande em sua época!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
10 anos atrás

Alonso não tem a força para se impor como Shumi, o Domenicalli estava na frigideira,
êle deveria se impor e trazer de volta o Briatore ou o Ross Brawn, e começar a
montar um equipe vencedora para o ano que vem, porque o problema da Ferrari
não é dinheiro, é competência dos que estão Lá , né Montezemolo.

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Fora a idade e o tempo longe da F-1, outro grande problema no retorno de Schumacher era justamente a falta de testes, sem poder testar como desenvolver o carro ao seu estilo? Com Alonso parece acontece a mesma coisa, o desenvolvimento do carro fica cada vez mais nas mãos dos engenheiros. Por isso, o espanhol esta puto, não pode mais ajudar como fazia nos tempos de Renault, naquela época podia testar muito e evoluir o carro.

Só que, Rosberg esta na Mercedes desde 2010, nunca teve Newey ao lado, e também passa pelas mesmas restrições de testes na Mercedes, mas no quinto ano pela equipe já desponta como um dos favoritos ao título. Na Formula Um atual o piloto cada vez tem menos influência no acerto do carro? Oras, nos anos 50 os pilotos não tinham nenhuma, os carros já chegavam na pista prontos de fábrica, piloto só sentava e pilotava. Não existiam testes, era sentar no carro e se adaptar…

Tudo mudou a partir da década de 60, os projetistas começaram a desenvolver o carro ao estilo do piloto, a coisa não parou mais de evoluir. Pelo menos até 1983 o piloto valia 50% no desenvolvimento e acerto do carro. Quando chegou a telemetria em 84, a coisa mudou, cada vez mais o piloto ficava em segundo plano. Muita coisa no carro era analisado através de dados no computador, piloto dava seus palpites, mas não era como antes…

A categoria pode mudar, mas o piloto tem que sempre motivar seu time, jamais criticar. Com Alonso, isso só ocorreu nos tempos de “ouro” na Renault, nas outras equipes o espanhol só arrumou confusão. Pra ser heptacampeão, primeiro Schumacher teve que deixar a mediana Benetton no mesmo nível das Williams de Newey. Nessa época, o time inglês tinha mais estrutura, com certeza também testava mais que a Benetton…

Hilário foi observar o carro Williams de 95…Newey tinha copiado(na cara dura) o “bico de tubarão” do carro campeão de 94…

Entre 1996 e 1999 quais equipes dominava a Formula Um? Williams e Mclaren, novamente carros de Newey, mas lá estava o alemão brigando por títulos com uma Ferrari bem inferior. Em 2000, Schumacher colocaria novamente um time em condições de bater os carros de Newey, foram cinco títulos seguidos.

Alonso solta farpas para todos os lados, mas entre 96 e 99, mesmo sem títulos Schumacher só falava em “trabalho, motivação e superação”. O germânico nunca criticou publicamente seus carros, jamais soltou farpas contra Benetton, Ferrari ou Mercedes. Nos anos 90 nunca passou pela cabeça trocar Ferrari por Williams ou Mclaren, carros que dominavam uma época.

Outro detalhe, Schumacher nunca minimizou pilotos como Hill, Villeneuve, Hakkinen por ter Newey como projetista. Alonso se esqueceu, a disputa com Schumacher também era contra Newey…

O espanhol fala demais!!! Schumacher ajudou a Ferrari sair crise, Alonso esta fazendo justamente o contrário. Quando se ofereceu a RBR, decretou uma crise anunciada…

Antes o culpado era Newey, temporada 2014 mal começou e Alonso já destacou o domínio do motor Mercedes, só falta dizer que Rosberg(ou Hamilton) é um cara de sorte. O alemão esta a cinco anos batalhando duro por um carro de ponta. Com ou sem testes, Alonso que faça o mesmo!!!

Não adianta reclamar, Formula Um tem que FAZER ACONTECER, não adianta ficar choramingando! E eu fico surpreso de tanta choradeira espanhola. Na Renault, Alonso fez exatamente como Schumacher nos tempos de Benetton, pegou uma equipe em baixa e formou um time eficiente. Olha só, foi campeão em 2005 superando Mclaren, Raikkonen e Newey! No ano seguinte foi além, superou a poderosa Ferrari com Schumacher, Brawn, Byrne e Todt.

Excesso de críticas desestabilizou a Ferrari, e quando o time italiano entra em crise, fica por um bom tempo. Quando sair da RBR, melhor Vettel ficar longe de Maranello…

Alesi: “Alonso cometeu um grande erro ao reclamar da Ferrari”.

Francês recorda de seu tempo na equipe italiana, quando Alain Prost foi dispensado: “Você não pode criticar uma equipe como a Ferrari”
http://tazio.uol.com.br/f1/alesi-alonso-cometeu-um-grande-erro-ao-reclamar-da-ferrari

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
10 anos atrás

Próxima entrevista ele chama a Ferrari de caminhão e o Domenicalli demite ele antes do fim do campeonato. Falando sério: veremos o Alonso de 2007. Ele vai infernizar a equipe. E vai sair. E vai pra McLaren.

Z. Dirceu
Z. Dirceu
10 anos atrás

Alonso, para quem não sabe fuder até as bolas atrapalham! Ele é bom de marketing, faz algumas corridos empolgantes, mas não consegue modelar um carro campeão.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

Qualquer castigo pro Alonso é pouco. Paga pelo mau caratismo de ter participado da maior farsa da história da F1. Acho é pouco, deve ser carma.

Alonso não tem aonde correr porque simplesmente acaba com o ambiente de qualquer equipe. Assim como já acabou com o ambiente na Ferrari, como fez na McLaren. Só o Briatore o agüenta por motivos óbvios: estava junto com ele no fatídico episódio da batida proposital do Nelsinho. E por isso foi banido da F1. Talvez quis o destino que o Alonso não fosse banido como deveria, para ficar sofrendo na pista. Tomara que por muito tempo.

Porque a RBR que já tem o Ve44el e o Ricardão iria querer o Alonso? Para acabar com o clima? Desestabilizar a equipe? Ve44el mostrou toda sua humildade, sendo tetracampeão, deixando o Ricciardo passar, quando este estava em melhores condições de ganhar pontos pra equipe. O campeonato de pilotos e construtores está perdido? Vamos somar pontos pra RBR que no final do ano vale milhões.

Porque a Mercedes iria querer o Alonso? Já tem Hamilton e Rosberg dando um baile na concorrência. Perguntem ao Hamilton o clima na McLarem criado pelo Alonso em 2007? Perderam o campeonato.

Isso são fatos, não se trata de opiniao pessoal. Quem acompanha a F1 com um mínimo de senso critico sabe. Qualquer castigo pro Alonso é pouco.

Alberto
Alberto
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Não seja ingênuo, Matteoni. Vettel não deixou ninguém passar, foi ultrapassado na marra por estar mais lento. Ele é tão egocêntrico quanto qualquer campeão, talvez não tão desaforadamente quanto o Alonso, mas não pensa no bem-estar da equipe ou qualquer outra bobagwm do tipo, é tão egoísta quanto foram os campeões Senna, Hamilton, Alonso etc. Deixe de ser fanboy, não existe mocinho herói na F1.

José
José
10 anos atrás

A equipe Ferrari só vai voltar ao topo quando deixar que ingleses, austríacos etc comandem a equipe, hoje a escuderia está mais para Indy do que F1 , parece um circo de segunda linha.
Trabalho em uma empresa do grupo Fiat e com o passar dos anos vejo que os dirigentes mais gostam não são resultados ou no caso vitórias, o que importa é o microfone, as câmeras, a mídia, isso sim interessa, em todos os níveis hierárquicos.
Na empresa onde trabalho por exemplo é assim, os gerentes,diretores e mesmo o presidente gostam mesmo é de aparecer , dar entrevistas, posarem de galãs , isso é típico desses italianos tal qual a equipe de F1, basta ver o galã Montezemollo e suas caras e bocas que fazem o Galvão Bueno entrar em delírio.

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Coitado do Alonso entrou nas equipes certas na hora errada. A Ferrari tá acabando com a carreira dele.

Pdr Rms
Pdr Rms
10 anos atrás

“O cara sabia que nem seu imenso talento poderia derrotar o carro tecnicamente superior da Williams — e a solução que Ayrton encontrou foi fazer de tudo para se juntar à equipe dominante na época.”

“Ou, como fez Schumacher, insiste e ajuda a montar uma equipe ao seu redor que, um dia, vai encaixar e engrenar. Para isso, no entanto, é preciso ter persistência e paciência. Algo que Alonso parece não ter.”

Essa era justamente a principal diferença destes dois pilotos e o porque eu sempre considerei o Schumacher um melhor piloto (no sentido amplo profissional), embora considere o Senna mais talentoso na pista.

Paulo Custódio
Paulo Custódio
10 anos atrás

É difícil dizer se o Schumi iria conseguir fazer a mesma coisa hoje. Sem tirar o mérito do alemã, que lógico, teve influência. Mas naquela época se testava à vontade e somado a isso o caminhão de dinheiro que a Ferrari investiu, os resultados foram aparecendo….

kaka
kaka
10 anos atrás

Se eu fosse o Alonso, já estaria alinhavando minha ida para McLaren, trabalhar com staff incompetente da Ferrari não o vai a levar a nada, ele está sendo muito paciente isso sim, para tão poucos resultados.

Arthur Luz
Arthur Luz
10 anos atrás

Tem aquela frase do Berger sobre a Ferrari que é mais ou menos assim:
“Quando ví a estrutura da equipe, pensei, porque eles não ganham todos os títulios? Porém quando começamos a trabalhar, pensei, como eles conseguiram ganhar algum título?”

Pra mim a era Schumacher na Ferrari era uma outra equipe, existia sim esse lado “trapaceiro” dentro da equipe, mas o trabalho do “Staff Schumacher” trabalhava duro. A Ferrari voltou a ser Ferrari em 2007, mesmo o Raikkonen sendo campeão, que pra mim foi numa sorte danada.

abraço

Amaury
Amaury
10 anos atrás

A tendência, quando se fala na simples mudança para a Ferrari e principalmente das futuras conquistas do alemão na equipe, é dar ares Franciscanos à atitude de Michael: os termos usados para qualificar a troca Benetton-Ferrari sempre são do tipo “aceitou o desafio” e “abdicou de ter o melhor carro”. E quando se fala da situação da Ferrari, o epíteto é sempre o de “bagunça total”, “time destruído”, e por aí vai.

Nesse sentido, acho que somente Fittipaldi (McLaren-Copersucar) e Jack Brabham (Cooper-Brabham) é que de fato se despojaram em nome da glória. Acho o feito de Brabham o maior da história da F1, por sinal.

Logicamente, você ser campeão mundial e mudar para uma equipe que não obteve o mesmo sucesso não é algo a ser ignorado, mas nenhum dos dois casos supramencionados é verdade, mas vamos tentar racionalizar por quê.

A) Sobre a situação da Ferrari

O livro de Gerhard Berger, “Na Reta de Chegada”, é um excelente relato do piloto austríaco, que correu na Fórmula 1 entre 1984 e 1997. Ao longo desses 14 anos, ele foi piloto da Ferrari por duas vezes, totalizando 6 temporadas: de 87 a 89, e de 93 a 95. Berger, portanto, tem uma relação de muito carinho com a equipe italiana e conhece os meandros dos relacionamentos internos da casa de Maranello.

No capítulo intitulado “Ferrari II”, Berger conta tudo o que aconteceu na equipe entre 1993 e 1995. Isso inclui: performances nas três respectivas temporadas, mudanças nos aspectos técnicos do carro, troca de staff (diretores esportivos, projetistas e engenheiros), além de poder contar como tudo aconteceu exatamente no período pré-Schumacher. Transcrever esses relatos, portanto, é algo de suma importância.

Em primeiro lugar, vamos lembrar da Ferrari no período a que Berger se refere: em 1993, a Ferrari entraria no seu terceiro ano após a última vitória – o último piloto da equipe italiana a vencer havia sido Alain Prost, na Espanha/90. A partir de então, a equipe enfrentou a franca decadência: nenhuma pole ou vitória em 91, mas 4 pódios; nenhum pódio em 1992. A situação para 93 era a pior possível.

Naquele ano, Alesi (2 vezes) e Berger (1) conseguem subir ao pódio, mas a vitória seguia sem vir. A equipe finalizou o mundial dos construtores na 4ª posição com 28 pontos, apenas 5 a frente da Ligier (!!!). Foi nesse ano que aconteceu a “grande virada”: num tempo em que os mecânicos não se entendiam entre inglês e italiano, Lucca di Montezemolo, presidente da Scuderia, e Niki Lauda, diretor esportivo, lançam seus olhares para o mundo dos ralis e contratam o francês Jean Todt.

Palavras de Bernie Ecclestone, na época: “Todt é o homem certo para recolocar a Ferrari na trilha das vitórias”. Já Berger relata a chegada do francês da seguinte maneira: “Todt tinha um ceticismo muito saudável em relação a tudo o que acontecia na Ferrari e passou a se dedicar com afinco a compreender a equipe. (…) Hoje eu sei que, apesar de a ressurreição da Ferrari ter demorado muito mais que se pudesse prever, ela certamente começou no dia em que Jean Todt chegou”. (página 109)

E começou, mesmo: em 1994, Gerhard Berger conquista a primeira vitória da Ferrari depois de quase 4 anos (59 corridas!), no Grande Prêmio da Alemanha. É importante lembrar que não foi uma vitória “de sorte”: do contrário, Berger fez a pole e, mesmo seguido de perto por Schumacher –foto ao lado–, venceu de maneira incontestável. E essa não foi a única pole ferrarista do ano: Berger foi pole uma outra vez, e Alesi também anotou a sua.

Lembremos também que, no começo do ano, Alesi (Brasil) e Berger (San Marino) haviam conseguido largar na terceira posição, a frente de Damon Hill da Williams – e o Senna sempre na pole… Além disso, ao longo do ano Berger conseguiu subir ao pódio 6 vezes, e Alesi terminou 4 provas entre os três primeiros. É importante lembrar que, em duas corridas, Alesi foi substituído por Nicola Larini. Larini conseguiu um segundo lugar (!!!!), em San Marino. Na pontuação geral, Berger terminou em terceiro, Alesi foi 5º. Nos construtores, a Ferrari foi a 3ª colocada, com 71 pontos. MAIS QUE O DOBRO de 1993: com a mesma dupla de pilotos.

Chegando em 1995, a Ferrari vence mais uma corrida – é importante lembrar que foi a única equipe fora Benetton/Williams a vencer nesses dois anos – dessa vez com Jean Alesi (foi a ÚNICA vitória da carreira do francês), no Canadá. Alesi faz 5 pódios naquele ano, Berger outros 6. Berger anota a pole na Bélgica, e Alesi, embora não tenha largado em primeiro, alinha na primeira fila em 3 oportunidades. Berger fez a melhor volta da corrida duas vezes, e Alesi em uma ocasião. E a equipe encerra somando 73 pontos (2 a mais que em 94!), novamente sendo a 3ª melhor equipe, novamente à frente da McLaren.

Mais uma passagem do livro de Berger vem a ilustrar perfeitamente a situação da equipe de Maranello ao fim daquela temporada. Na página 166, o austríaco relata um depoimento de Schumacher à imprensa: “Schumacher (…) tinha experimentado meu Ferrari e estava surpreso que um carro tão bom (sic) não tinha vencido mais corridas em 1995”. É esse o quadro que ele teria de enfrentar em 1996: uma equipe em franca ascensão.

B) Sobre o motivo que levou Schumacher para a Ferrari

Como descobrimos mês passado, Schumacher é um homem muito caridoso: ele deixou Felipe Massa correr na Ferrari. Mas essa atitude altruísta de Schumy já vinha de antes. Ele se prontificou a ajudar a Ferrari a se reerguer. Abriu mão de toda a sua glória, em nome do grande projeto. Michael Schumacher de Assis. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.
“No início de 1995, começou a se montar o cenário na Ferrari que, no final, levaria ao acordo com Schumacher (…) E assim foi: o contrato para 1996 foi assinado antes mesmo da primeira corrida da temporada de 1995 (…) Finalmente, a verdade sobre o salário de Schumacher acabou sendo revelada: 28 milhões de dólares, uma quantia de tirar o fôlego…” (NA RETA DE CHEGADA, págs. 118-9).

Para se mudar para a Ferrari, Michael Schumacher receberia simplesmente o maior salário da história da categoria. Apenas para efeito de comparação, quando Ayrton Senna assinou com a Williams, em 1994, seu salário – o maior de todos os tempos, na época – era de 20 milhões de dólares. Além disso, o contrato de Schumy havia sido assinado antes mesmo de seu bicampeonato. Aqui, portanto, o mito de “topar um desafio” começa a cair.

Por outro lado, o fã de Michael pode usar isso a seu favor: “o melhor piloto, tiveram de pagar o maior salário, claro”. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.

C) Sobre o motivo que levou a Ferrari até Schumacher

“Montezemolo e Todt me disseram: ‘Precisamos fazer pelo menos uma consulta pro forma a Schumacher, pois, além de jovem, ele é campeão mundial e pode até ser campeão de novo. Ele é super rápido, a Alemanha se tornou o mercado mais importante para a Ferrari, a Fiat está lançando o Bravo, tudo se junta” (NA RETA DE CHEGADA, pág. 121). O bendito “mercado alemão”: foi esse mesmo mercado que fez Bernie Ecclestone colocar Schumacher na Benetton – palavras do próprio.

Mas, até então, o fã de Schumacher ainda se esquiva: “apenas uma forma de unir o útil ao agradável: Schumacher era o melhor piloto, eles precisavam dele, e confiavam nele como o único capaz de fazer a ressurreição”. Será que foi mesmo assim? Vejamos, pois.

D) Senna era o Schumy que a Ferrari queria em 1995

Peço agora licença ao livro de Berger [para retomá-lo daqui a pouco] e cito uma notícia publicada em abril de 2004. Pouco antes de completarem-se dez anos da morte de Ayrton Senna, Jean Todt veio a público contar sobre sua chegada na Ferrari, e como estavam as coisas, naquela época.

Reproduzo, abaixo, a nota: “A revelação sobre o encontro de 1993 entre Senna e a Ferrari foi feita na noite de anteontem [abril de 2004] por Jean Todt. O segredo foi guardado por mais de uma década. “Eu o conhecia pouco, porque tinha acabado de chegar à Fórmula 1. Mas tivemos uma longa reunião com ele, na semana do GP da Itália. Foi quando falamos do futuro na Ferrari em 1995. Mas isso não pôde ser concretizado”, disse Jean Todt.
Segundo contou, Todt ficou “impressionado ao ver que um personagem como Senna estivesse interessado pela Ferrari. Hoje entendo porque a Ferrari é mística, e por isso é compreensível o desejo de um piloto como ele fazer parte da equipe. Mas em 1993 estávamos verdadeiramente mal”.

Fazendo essa lembrança de 4 tópicos, fica absolutamente claro os motivos que levaram o piloto alemão para a equipe italiana: a) não, a Ferrari não era uma “M…”; b) não, ele não aceitou nenhum desafio; c) não, ele não era a primeira opção do time…

Resta-nos, agora, ver como e quanto a Ferrari ganhou com o alemão e sua chegada…

///

Verdade seja dita: Schumacher, com uma mão quebrada, é melhor que Alesi e Berger. Isso é um fato que ninguém pode contestar. Por isso, era esperado que o alemão “super-rápido” mencionado por Montezemolo fizesse algo melhor que os pilotos haviam feito em 94 e 95. O seu citado depoimento ao testar o carro de 1995 mostra isso. E ele fez.
Michael Schumacher não disputa o título em nenhum momento na temporada de 96, mas conseguiu 8 pódios (2 a mais que Berger em 94 e 95), sendo 3 vitórias (duas a mais que Berger em 94, e Alesi em 95). Largou 4 vezes na pole (duas a mais que Berger em 94).
Desse modo, vimos como Schumy deu um “salto de qualidade na Ferrari”.

Mas, algo engraçado acontece: a Ferrari termina a temporada com 70 pontos. Isso mesmo, amigos! A Ferrari encerra a primeira temporada de Schumacher com menos pontos do que havia somado em 94 (71) e em 95 (73)!!!

Claro, a explicação é uma só: o péssimo Eddie Irvine – ex-companheiro de equipe de Barrichello na Jordan! – era o piloto número 2 da Ferrari. Mas, além da má qualidade do irlandês (Schumy > Berger > Alesi > Irvine), Gerhard Berger nos aponta um “outro fato”: “(…) havia sido divulgado na imprensa e posto em prática com relação a Irvine: Ele [Schumacher] tinha uma cláusula explícita em seu contrato que estabelecia que, em todos os aspectos materiais e táticos, teria de receber ‘ melhor’ do que o outro piloto”(NA RETA DE CHEGADA, pág. 123).

(pausa: Diante disso, e sabendo que Eddie Irvine ficou três anos na Ferrari sem ganhar uma corrida sequer, iremos nos surpreender ainda mais daqui a pouco…)

Em suma, a temporada de 1996 não foi nada boa, não necessariamente por ter sido a menor pontuação da equipe nos últimos três anos. Por isso, insatisfeito com John Barnard e outros do “staff” Ferrarista, Schumacher demite o diretor-técnico e traz muitos dos funcionários da época da Benetton, especialmente Rory Byrne – o projetista – e Ross Brawn – estrategista.

E em 1997 estava formado o “dream team” que assombraria a categoria no início do século 21: Todt-Brawn-Byrne-Schumacher. Naquele ano, Michael conquista 5 vitórias, algumas delas de forma antológica (Mônaco e Bélgica) diga-se, e consegue chegar à última corrida com um ponto de vantagem sobre Villeneuve.

Seria algo esplêndido, se Michael levasse o caneco, pois ele não tinha o melhor carro. Mas, plagiando Tim Maia na genial “Me Dê Motivo”, depois do GP da Europa, os fãs de Schumacher cantaram assim: “até que o piloto que a gente ama, vacila / e põe TUDO a perder…”. Schumacher, ele e somente ele, perdeu o título de 1997. Além da derrota, foi humilhado publicamente e é até hoje o único piloto da história com um vice-campeonato cassado pela FIA.

Em 1998, agora era a McLaren (de 0 vitórias de 94 a 96, e três trunfos em 97) o carro a ser desafiado: Mika Häkkinen e Schumacher disputam de forma limpa, com certa vantagem para o finlandês, que vence metade dos GPs (8) e acaba sendo campeão com 14 pontos de vantagem sobre Schumy.

Em 1999, a McLaren começa melhor, mas pouco a pouco a Ferrari mostra que já tinha o melhor equipamento, e passa a liderar o mundial de construtores. Silverstone, Grande Prêmio da Inglaterra, 8ª etapa da temporada de 1999. Àquela altura, Hakkinen havia vencido três corridas, ante duas de Schumy. O finlandês contava com 40 pontos no certame, ante 32 de Schumacher.

Mika Häkkinen faz a pole, Schumacher tem o segundo tempo. Na largada, o finlandês sai na frente, enquanto que Schumacher cai para a 4ª colocação, ficando atrás, inclusive de seu companheiro, Irvine. Assim, as coisas levariam 14 pontos (50 a 36) de vantagem para Mika. Mas, antes da primeira volta, Schumacher perde os freios de seu Ferrari e choca-se contra a barreira de pneus.

O alemão quebrara uma perna e ficaria de fora de seis GPs: estava virtualmente fora da disputa do título. Eddie Irvine, ele mesmo, termina a prova em segundo, atingindo os mesmos 32 pontos do “patrão”. Se quisesse alguma coisa, agora a Ferrari teria de concentrar suas forças no pobre piloto irlandês.

E não é que deu certo? Irvine – que havia vencido a primeira corrida do ano (a primeira de sua vida!!!) – vence duas provas e faz um 3º lugar, conseguindo uma jamais imaginável liderança. Nas duas provas seguintes, Irvine é modesto, fazendo um 4º e um 6º lugares, mas Häkkinen consegue apenas seis pontos no mesmo período.

Isso faz com que Irvine e Häkkinen cheguem a Nürburgring com os mesmos 60 pontos, restando três provas. Naquele dia, Schumacher anunciou seu retorno para o GP da Malásia, prova seguinte. Irvine vinha à frente de Häkkinen. Seria ele o homem a tirar a Ferrari da fila depois de 20 anos?…

Não, é óbvio que não. No pit-stop do irlandês, a Ferrari faz uma parada perfeita: em menos de 8 segundos, abastece e troca pneus. Irvine está pronto para sair, quando alguém “lembra” que esqueceram um pneu traseiro… Com isso, a parada de Irvine dura 48 segundos e ele chega na sétima posição.

Ao final da temporada, Irvine dá uma polêmica entrevista, e diz a lendária frase: “Não sei se a Ferrari quer ser campeã, ou se quer ser campeã com o Schumacher…”. Claro que a resposta é a segunda, e claro que Irvine foi demitido. Häkkinen é campeão de pilotos pela segunda vez. Mas a Ferrari vence um mundial de construtores pela 1ª vez desde 1983.

O resto da história, todo mundo conhece: a Ferrari é o melhor carro, entra Barrichello no lugar de Irvine, Hakkinen se aposenta… e Schumacher inicia o maior domínio da história da categoria.

Fica aqui o reflexo:

1) Irvine nunca fez absolutamente nada na Fórmula 1… em 1999 vence 4 corridas e perde o título mundial por dois pontos: só não foi campeão porque a Ferrari não quis.

2) No final de 2006, após a derrota para Renault/Alonso, Schumacher, Brawn e Byrne se aposentam. Mas Jean Todt fica. E a Ferrari é campeã de times e pilotos em 2007. Em 2008, Todt sai. E, pelo jeito…

O que será que isso significa?

Corredor X da Lapa
Corredor X da Lapa
Reply to  Amaury
10 anos atrás

Sobre 99:

Vc se esquece da vitória que Schumacher deu a Irvine na Malásia…

Irvine era muito ruim mesmo, afinou na hora do “vamo-vê”. Outra vitória de Irvine, acho que em Monza, foi dada pelo Mika Salo que substituía Schumacher. Irvine teria só 2 vitórias no ano, em vez das 4 citadas.

A Ferrari não tinha o carro mais rápido, mas já era o mais confiável. O mais rápido ainda era a McLaren. A Ferrari ganhou em 99 devido à confiabilidade e à péssima temporada de Coulthard. Hakkinen também fez uma temporada estranha, apesar de campeão no fim (muitos erros). Tanto é que o Frentzen, com a Jordan (!?), disputou o título até 2 corridas do final. Era batata que o Schumacher seria o campeão se não quebrasse a perna.

Jean Todt teve seus méritos sim, Schumacher centralizava tudo sim (com cláusulas em contratos; mas Senna e Piquet fizeram isso também em suas épocas), mas o maior mérito do Todt foi ter contratado o alemão. Ponto. E a revolução mesmo veio com a chegada do staff da Benetton. Aí sim a Ferrari decolou.

Mas concordo com vc: Schumacher era novo ainda, poderia muito bem “encarar o desafio” de ficar milionário correndo pela Ferrari. A gente adora achar um santo na história para nos redimir…

Pablo
Pablo
Reply to  Amaury
10 anos atrás

É muito ódio no coração, pelo amor…
Poderia ter resumido tudo em apenas três frases, filho: “Tod é o fodão master de todos os tempos – entre os diretores”; “Schumacher foi horrível como piloto”; e “Senna é o super-híper-ultra-mega-fodão-master de todos os tempos, pois foi o único na história capaz de ganhar uma corrida usando apenas um olho. O outro estava direcionado para o céu, vendo Deus…” hahaha
Francamente, viu…

Jr.
Jr.
Reply to  Pablo
10 anos atrás

Doeu a verdade?

O cara tece um rosário contando toda a verdade, nua e crua, dessa época e você vem querer desqualificar? História contada por um cara que viveu no meio (Berger), não por simples mortais como nós, que apenas assistimos ao longe.

Em nenhum momento eu vi o cara desmerecendo o Schumacher.

Pablo
Pablo
Reply to  Jr.
10 anos atrás

Verdade? Você se refere ao fato de sete (7) ser maior que três (3), né? Se for… não, filho, não doeu. Pelo contrário, você não faz idéia de quanta satisfação isso me dá. Sou privilegiado por ter visto o super-híper-mega-blaster-ultra-master-fodão Ayrton Senna tomar cacete de um alemão quase novato. Detalhe: naquele ano o carro do super-híper-mega-blaster-ultra-master-fodão era tão ruim, mas tão ruim, que o Damon Hill conseguiu lutar pelo título “apenas” até a última corrida… hahaha

Paulo Pinto
Reply to  Pablo
10 anos atrás

Gostei do pergaminho, Amaury.
Discordo do pneu “esquecido” no carro de Irvine. Nenhuma equipe joga fora um campeonato, só porque o piloto B tem chances de levantar o título no lugar do piloto A (ainda mais, quando o piloto A se encontra acidentado).
Foi lambança mesmo. Da mesma forma que a mangueira no carro do Massa (que também custou a perda do título).

Adriano
Adriano
10 anos atrás

Pois é!

Resta saber onde será o lugar e hora certa no próximo ano porque já foi.

rodrigo tossato
rodrigo tossato
10 anos atrás

O problema é que Alonso acha que é Shumacher, mas está mais que provado que não é…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Fica a torcida para que o Alonso continue com esse “ar” enfadonho e com as suas atitudes improdutivas por muitos anos na Ferrari… esse cara (“Eu não sabia”) é um mal caráter.

Segue o jogo… que o Alonso se aposente na Ferrari… e seria um bem para a F-1… pelo menos para de desestruturar outras equipes.

Imperador

Paulo F.
Paulo F.
10 anos atrás

Toca a música da missão impossível. Pro Alonso ser campeão de novo vai ser dureza. Como dizia o Garrincha, combinaram com os russos?

Junior
Junior
10 anos atrás

Esquecem dum enorme detalhe antes de criticar a era do espanhol em relação à era do alemão. Na época do Schumi, os testes eram liberados. A Ferrari testava dias e dias na sua pista particular sem limite de horas ou investimentos. Fica beeeem difícil desenvolver um carro hoje em dia usando apenas de dados de computador. Por mais tecnologia que exista, nenhum teste é mais verdadeiro que a prática em pista. Mesmo que nunca mais ganhe um título, o espanhol vai ser sempre reconhecido por um piloto que andou muito mais que seus carros permitiam. Por isso, será sempre mais respeitado que um Vettel que só pilotou carro perfeito. No primeiro que não tem um, tá apanhando do Riccardo.

Tarso Filho
Tarso Filho
10 anos atrás

Alonso está comendo o pão que ele mesmo amassou.

Paulo Pinto
10 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau com o FG: o piloto tem que estar no lugar certo e na hora certa.

Muitos talentos se perderam ou não se completaram, por não terem conseguido alcançar ou manter esse “espaço-tempo”.

Dú
10 anos atrás

#Chupalonso

Dú
Reply to 
10 anos atrás

É #ChupaAlonso. O cara se acha o rei. Coisa de Espanhol e Argentino.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
10 anos atrás

Alonso, desencana desse negócio de F1, já que deixaram a coisa muito chata.
Compre um veleiro ou uma kombi e vá dar a volta ao mundo.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Bota Tio “BRIA” pra acalentar o Sebonso…Sifù! Carregando o piano sozinho. O Kimi só mama nas tetas…..Manda a Corporação FIaT demitir o Montezemollo!!

José Angelo
José Angelo
10 anos atrás

Outro dia me peguei pensando e percebi que Alonso se um dia voltar a ser campeão, será o piloto que o fará com o maior intervalo entre títulos. Lauda tinha esse recorde entre 1977 e 1984 (7 anos), Alonso completou 7 ano passado, esse ano não vai ser campeão novamente, se o fizer ano que vem serão 9 anos desde seu título de 2006. 9 anos é mais que a carreira de muito piloto razoável. Acho improvável que Alonso volte a ser campeão, mesmo com seu talento inegável e sua relativa pouca idade (até sua aposentadoria).

Sobre o fato de Schumacher ter escolhido sua equipe técnica, a culpa que se põe hoje sobre Domenicalli também deve ser dividida com Alonso que até hoje só fez reclamar quando não alcançou seus objetivos, mas nunca teve uma postura de líder e nem de agregador. Nesse ponto assemelha-se muito a Senna, centralizador e exigente, mas quando a McLaren, que deu tudo do melhor em seus anos de título, precisou de um piloto que liderasse a equipe e desenvolvesse um projeto novo, fez questão de se oferecer publicamente para correr de graça no melhor carro.

Paulo Pinto
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Lauda detém o recorde de espaço de tempo entre-títulos: seis temporadas (1978 a 1983). Sendo que em duas dessas temporadas, ele não correu (1980-1981).

Alonso não tem apenas esse recorde contra ele. O espanhol já ultrapassou os 200 GPs disputados. Somente um piloto levantou título após o 200º GP: Schumacher em seu sétimo título.

Como Alonso não é Schumacher…

Caipira
Caipira
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

J.A., lembre que Lauda naqueles 7 anos se aposentou e foi cuidar de seus avioes, e quando comprou um DC10 quase faliu a Lauda Air; dai bateu na porta da McLaren perguntando se tinha um carro pra ele se capitalizar, vencendo mais um titulo, que seria o “tetra” se ele nao tivesse afinado no Japao em 1976. Situacao beeeeeem diferente do Alonso, que e muito bom mas falta algo (?) que o diferencia dos grandes campeoes.

Leonardo
Leonardo
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Perfeita a sua comparação com o Senna.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

muito bem colocado o assunto do 2o parágrafo, Jose Angelo.

nelson
nelson
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Perfeito. O semi-deus foi super ingrato.

Araujo
Araujo
10 anos atrás

Acho que o Nico Hulkenberg irá para o lugar de Alonso na Ferrari. Já “El Fodón” pode se acertar com a McLaren/Honda em 2015. Tenho quase certeza que Lauda adoraria ter Alonso na Mercedes, mas a equipe está muito “redonda” com o carro bem feito e a competitiva dupla de pilotos. Já a Red Bull não o colocaria para fazer dupla com Vettel, por razões óbvias. Então acho que é a hora de Ron Dennis e Alonso fazerem as pazes.

Roberto
Roberto
10 anos atrás

Errado FG.
Não “é preciso ter persistência e paciência. Algo que Alonso parece não ter.”
É preciso ter tempo para testar.
Coisa que a Ferrari fazia com Schumacher dia e noite nos circuitos da Ferrari.
Os tempos eram outros.
O Alonso pegou uma época em que testava-se a vontade e mandou dois campeonatos em cima do hepta-campeão. Acho que foi ele quem aposentou Schumi.
Se não houvesse a restrição de treinos a Ferrari estaria brigando por títulos até hoje.
Roberto.

José Angelo
José Angelo
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Cada piloto deve se adaptar ao regulamento de sua época. Fangio foi campeão dividindo pontos com seu companheiro de equipe, devemos tirar méritos ou títulos dele?

Além disso, a regra é igual para todos.

E 2005 Alonso não ganhou de Schumacher e sim de Raikkonen. A Ferrari de 2005 fez um campeonato abaixo da crítica e não teve chance alguma.

Paulo
Paulo
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Na verdade nem de Kimi ele ganhou.. ganhou pela falta de confiabilidade do carro da Mclaren e do motor mercedes..

Robertom
Robertom
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Devido aos pneus Bridgestone, claramente inferiores aos Michelin em 2005.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Entendo que ambos estão corretos. A falta de testes é muito prejudicial e a regra é a mesma, e ruim, para todos. Mas tendo a concordar mais com o problema relacionado à falta de testes e não me refiro aos problemas do Alonso e da Ferrari, mas sim de todas as equipes que não estão tendo resultados satisfatórios.
A falta de testes tornou a F1 uma loteria.
Abs.

Gastao
Gastao
10 anos atrás

De qual F1 estamos falando? A F1 acabou. Deveriam mudar o nome da categoria.

Tanta coisa para equilibrar o campeonato, blablabla. Vejam isto:

http://www.gp2series.com/Results/?raceid=938&seasonid=171

e isto:

http://www.grandepremio.com.br/f1/noticias/hamilton-vence-disputa-com-rosberg-em-corrida-espetacular-no-bahrein-perez-vai-ao-podio-e-massa-e-7

Comparem a diferença entre o primeiro e o 6º colocado em ambas categorias.

As novas regras e regulamentos nao serviram para nada. Além do mais, qualquer dia um GP2 vai ser mais rápido do que um F1. Nao olhei, mas desconfio que se puserem o melhor carro da GP2 numa largada de F1, este chegaria entre os 10 primeiros.

Tudo isso para dizer que o Alonso tem razao: nada vai mudar. Vai se dar bem a Mercedes porque foi a equipe que fez o melhor carro dessa nova categoria, desconhecida para todos, que um dia se chamou Fórmula 1.

Gus
Gus
10 anos atrás

Acho que Alonso já teve paciência que chega….ao menos Schumacher começou a ver resultados concretos já em 1999! Depois de três anos!

Alexandre
Alexandre
Reply to  Gus
10 anos atrás

Dois vices em 4 anos não e resultado?

Oi?
Oi?
Reply to  Alexandre
10 anos atrás

Para o Vasco, sim.

Roberto Borges
Roberto Borges
10 anos atrás

Alonso não tem o mesmo time que Schumacher tinha em volta, em parte que ele mesmo indicou, mérito do alemão. O espanhol não é muito agregador, mas centralizador. Precisa do time trabalhando para ele. Quando as peças se encaixam, dá o que deu na Renault, bicampeonato. Além disso, já se vão 4 anos, está no quinto de Ferrari e não vê progresso.

Japa
Japa
10 anos atrás

nem a paciência, nem a persistência e nem o talento do alemão… (e nem do novo alemãozinho…)

Marcos
Marcos
10 anos atrás

Persistência, paciência, e COMPETÊNCIA para tal…

Sou “viúva” desde sempre, mas é preciso admitir que nem Senna teria feito com a Ferrari o que Michael fez. Desde juntar Brown+Byrne com Jean Todt, que já estava lá faz tempo mas as coisas não andavam, até manter uma postura sempre positiva perante à imprensa, apesar das dificuldades. Isso faz muita diferença.

A postura de Alonso certamente não agrada a ninguém dentro do time. Schumacher teve um carro ainda pior nas mãos, mas sempre lavou a roupa suja dentro de casa, a portas fechadas. Tanto que é um herói dentro da equipe, e é de se esperar que todo mundo, em um ambiente colaborativo como esse, dê seus 10, 20% de empenho adicional. E é daí que surgem as grandes conquistas.

Talvez, o cara certo pra Ferrari fosse Button…

José Angelo
José Angelo
Reply to  Marcos
10 anos atrás

Tirando sua última linha, assino embaixo de tudo. Admiro muito Button, mas não acho que ele seja o cara que resolveria.

Tasiano
Tasiano
Reply to  José Angelo
10 anos atrás

Acho que Button seria um bom nome…me parece que é um agregador, ao contrário de Alonso.

nelson
nelson
Reply to  Marcos
10 anos atrás

Muito bom Marcos. Realmente Schumacher nunca foi de reclamar em publico, mas peitava brabo na equipe e além disso sabia o que estava fazendo e o que estava faltando.

Corredor X da Lapa
Corredor X da Lapa
Reply to  Marcos
10 anos atrás

Corretíssimo!

Mas Button eu vejo um tanto quanto em fim de carreira também… Tem um perfil certo mas não é o cara pra isso.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
10 anos atrás

O Alonso tá torcendo pro Lucca di Montizemolo comer o chapéu e voltar pra casa tb. Quem sabe daqui uns 4 ou 5 as coisas melhoram…

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
10 anos atrás

Eu acho que é uma pena o Alonso ficar na Ferrari. Comentei aqui no ano-passado que ele deveria ir correndo pra Red Bull se tivesse uma chance de ir.
Ah… a Red Bull está mal… Mal??!! mesmo com os motores Renault que tem quase 100 cv de potência a menos que os Mercedes, tirando o time oficial da Mercedes, tão lutando pela segunda melhor equipe.
Quanto a Ferrari atual e a do tempo do Schumacher há muitas diferenças, inclusive no regulamento: naquela época treinar a vontade (o desenvolvimento era livre) além do orçamento. Não tô querendo tirar os méritos dos ´títulos do Schumacher, mas aquela situação fazia a Ferrari a maior equipe, pois tinham (e tem) o maior orçamento e uma pista a sua disposição para evoluir o carro (duas ferramentas que hoje eles não podem utilizar, daí a interminável grita do Montezemolo quanto ao regulamento).
Enfim… o Alonso deveria tentar ir pra Red Bull ou pra McLaren. Na Ferrari já provou que não deu certo.

Paulo Barros
Paulo Barros
10 anos atrás

Mais um motivo para eu repetir. Schumacher era o fodão do bairro Peixoto. Provavelmente não teria feito o que fez só pela Benetton. Sacou logo isso e arrumou um jeito de afinar um time. Senna queria fazer o mesmo com a Williams e a julgar pelo que a equipe ainda produziu após sua morte, teria conseguido. Alonso já ciscou no terreiro da McLaren, já tá espanando com a Ferrari e é capaz de parar mais uma vez na equipe errada. É um piloto sensacional, mas ou aprende a ser mais calculista ou vai aposentar só com dois títulos na conta. Pelo talento podia ter uns cinco, pelo menos.

Corredor X da Lapa
Corredor X da Lapa
Reply to  Paulo Barros
10 anos atrás

Não viaja. Senna queria um carro pronto. O melhor. A Williams. Que desandou.

E Alonso não é melhor que Vettel. Está praticamente no mesmo nível de Hamilton e Raikkonen (desde que este não esteja de saco cheio, o que é meio raro).

Rafael Rego
Rafael Rego
10 anos atrás

Alonso deve estar repetindo uma frase que ficou famosa na decada de 90, se não me engano do Berger: “quando você olha a Ferrari de fora se pergunta por que é que eles não ganham nada. Já quando você está dentro se pergunta como é que eles já conseguiram ganhar alguma coisa antes”.

Nada contra o Alonso e a Ferrari, é um piloto fantástico e uma equipe fantastica também, mas gosto de ver a Ferrari no jejum…valoriza a era Schumacher.

#ForzaSchumi

JOSE CARLOS ARAUJO
JOSE CARLOS ARAUJO
Reply to  Rafael Rego
10 anos atrás

Verdade!!!

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Alonso deve estar repetindo uma frase que ficou famosa na decada de 90, se não me engano do Berger: “quando você olha a Ferrari de fora se pergunta por que é que eles não ganham nada. Já quando você está dentro se pergunta como é que eles já conseguiram ganhar alguma coisa antes”.

Nada contra o Alonso e a Ferrari, é um piloto fantástico e uma equipe fantastica também, mas gosto de ver a Ferrari no jejum…valoriza a era Schumacher.

#ForzaSchumi

Amaury
Amaury
Reply to  Rafael
10 anos atrás

Ou, só reforça a maestria de Jean Todt…

veja o que era a ferrari antes dele, e depois com ele, até mesmo antes de Schumacher chegar.

Corredor X da Lapa
Corredor X da Lapa
Reply to  Amaury
10 anos atrás

Antes do Schumi chegar, Todt já estava havia 2 ou 3 anos, mas a equipe continuava uma bosta. Berger ganhou uma corrida em 94 e Alesi ganhou uma em 95. Que eu lembre, só. A revolução foi Schumacher, que trouxe com ele seu pessoal da Benetton (Brawn, Byrne, etc.). Ele ganhou 3 corridas em 96, antes do seu staff chegar.

Claudio Aun
Claudio Aun
10 anos atrás

Enquanto a Ferrari estiver sob o comando de italianos o máximo que consegue é bater cabeças, nos tempos de competência contratou estrangeiros para arrumar a casa ,,,chama de volta

Robertom
Robertom
Reply to  Claudio Aun
10 anos atrás

Eram outros tempos, mas na 2ª metade dos anos 70 o Chefe de Equipe era Luca di Montezemolo e o Diretor de Engenharia era Mauro Forghieri.
Foram 2 títulos para Niki Lauda (75 e 77) e 1 para Scheckter (79) e 5 títulos de Construtores.

Claudio Aun
Claudio Aun
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Dois titulos ( 75/77) contra quantos, dos estrangeiros?

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Sem dúvida nenhuma Flavio, talvez seja até por isso que ele esteja sempre envolvido em algum tipo de confusão.

Luiz
Luiz
10 anos atrás

Todos deveriam ler isto antes de endeusar qualquer piloto, de qualquer época. Copiem e guardem.