DICA DO DIA

SÃO PAULO (vamos atrás) – Jason Vôngoli mandou o trailer de “Havana Motor Club”, um documentário sobre a primeira prova de arrancada realizada em Cuba, em 2012. Até onde pude descobrir, o filme está em pós-produção. A criatividade dos cubanos, que mantêm sua frota de carros americanos dos anos 30/40/50 rodando desde a Revolução, faz deles os melhores mecânicos do mundo, ao lado dos uruguaios.

Ah, não se deem o trabalho de vomitar bobagens sobre Cuba nos comentários. Nem leio, apenas apago, e isso não me custa esforço nenhum. Se tiverem algo interessante para dizer, digam. Se não tiverem, não digam. Simples assim. Ando meio de saco cheio de uma parcela de meus leitores que, sinceramente, não sei por que me veem aqui todos os dias.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
10 anos atrás

Está na cara porque o FG adora Cuba: está cheia de charangas.

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Sensacional esse documentário. Tudo que for relacionado ao automobilismo, com incentivo semelhante a esse de Cuba deve ser respeitado e admirado, diferentemente desse país que muitas vezes destroem seus autódromos não incentivando o esporte, mas quando o assunto é futebol ai a coisa muda, mas acho que não vem ao caso ser discutido aqui. Abraços.

Rafael
Rafael
10 anos atrás

Admirável, ainda mais se levar em conta dificuldade para conseguir as peças, opa, aqui no Brasil também é assim!

Banana Joe
Banana Joe
10 anos atrás

Viva Fidel.
Vivan Los Barbudos!

alan
alan
10 anos atrás

Flavio, sinceramente so vi coisas velhas e decadentes, ruas mal feitas e esburacadas, casas mal conservadas e carros velhos cheios de adesivos americanizados e pecas contrabandeadas e pessoas se arrsicando em corridas sem sentido….. triste ver isto!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Apreciem o documentário e larguem mão de torrar o saco do Gomov ! Parecem mulher de malandro, não aquietam o facho enquanto não tomam uma patada. Parece desvio comportamental com tendências masoquistas…Eu heim?!?

Fernando
Fernando
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Concordo……as pessoas estão com um senso critico aguçado, se quer apreciaram o incentivo dado ao esporte.

Eric Ohtake
Eric Ohtake
10 anos atrás

Eu venho por causa do café. Do bolo solado eu nem chego perto. E assim está bom pra mim, e para o confeiteiro também.

Vitão
Vitão
10 anos atrás

Fangio foi sequestrado em Cuba.

charmeston
charmeston
Reply to  Vitão
10 anos atrás

E ficou amigo dos sequestradores comunistas. Talvez Fangio tenha sofrido da Síndrome de Estocolmo?

Gustavo Amaral
Gustavo Amaral
10 anos atrás

Flávio, falando em documentários, tens alguma notícia sobre a quantas anda o documentário sobre a família DaMatta, o “Família Gasolina”?

alan
alan
10 anos atrás

Flavio, por curiosidade, Nos explique como funciona o mercado automobilistico na cuba? Existem montadores cubanas, de que pais importam? quais modelos?, existem revendedores de carros zero KM? e usados? como sao negociados? A gasolina que preco tem? e pecas de reposicao???Responda e voce matara a curiosidade de muitos dos seus leitores….. Sem segundas e terceiras intencoes!
ABRACOS

alan
alan
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Flavio, na verdade queriamos um relato de quem ja esteve la na Ilha, uma pesquisa insossa nao revelara nada de interessante, poxa seja mais genti, e sensivel….. temos uma enorme curiosidade sobre o assunto, pois nos brasileiros fomos refem da industria automobilisitica do Tio Sam e da Tia Elisabeth (como eu chamo a velha Europa….) e gostaria de ver um comparativo com aqueles que nao foram contaminados por isso. Estamos aguardando, temos certeza que nosso GURU Flavio Gomes vai nos atender, mostre fotos, videos, reportagens, suas andanca pela ilha, etc….. e sobre a(s) corrida(s) de F1 que houve em cuba, isto aconteceu mesmo ou e’ lenda…..??
VALEU FG, e amigos.

Leon Neto
Leon Neto
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

ha, ha, ha… eu “se” abro… Seu Lunga é uma figura…

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  alan
10 anos atrás

Ou pergunte para o José San Pedro, o cubano que postou comentários anteriormente. Certamente ele saberá te responder.

Leandro
Leandro
10 anos atrás

Viva lá revolucion…

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Putz!!!!
Sem muita segurança, mas muito bacana!
Aliás, Cuba é ótima!
Quem ainda não foi, não sabe o que está perdendo!

egidio manoel
egidio manoel
10 anos atrás

a ideia e interessante, o espetaculo e bonito. ja que estamos numa boa fase com cuba, o pessoal da arrancada daqui poderia ir la dar uma colaborada na parte tecnica, segurança para ser mais exato e ate fazer uma exibição com carros daqui.

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Flavio.

Venho aqui todos os dias porque gosto muito dos seus textos, das suas abordagens e do seu humor, gosto e dou risada. Toda vez que releio o texto sobre a final da temporada de 2012 quando Alonso consultou um pai de santo dou risada. Outro texto que não esqueço – e que me fez conhecer este blog, foi sobre a Inspeção Veicular em São Paulo, quando teve seu Gol a ar reprovado e você reprovou toda a cidade. Você foi massacrado nos comentários, mas achei sua reclamação legítima e muito bem escrita.

Apesar de curtir muito seu blog e ser o meu favorito, tenho outros interesses e opiniões que não são os mesmos que os seus em outras áreas que não automobilismo, e se você tem opinião sobre outras coisas, bem, eu também tenho. Acho que se não pode lê-las, faça como no grandepremio, deixe sem comentários se eles só te fazem mal.

Expliquei (ou tentei explicar) porque venho aqui todos os dias, e você, pode explicar por que escreve todos os dias se só consegue demonstrar desprezo ou indiferença para os que o leem? Para quem você escreve, afinal?

Pronto, pode dar sua patada habitual, pode me chamar de tonto, bobo ou machona.

Alexandre Reis
Alexandre Reis
10 anos atrás

ô Flávio, não sei se você vai deixar isso ser publicado e se você não deixar é até melhor porque não estou escrevendo pra ninguém além de você mesmo. É o seguinte: já que você mais uma vez foi deselegante ao se referir a uma parcela dos seus leitores, eu tentarei ser elegante em responder a pergunta que você fez.

Nós, leitores dos quais você está de saco cheio, não estamos vindo aqui todo dia para te ver. Como você deve ter percebido, não temos tanta simpatia assim por você. Acontece que assim como você, nós também amamos automóvel e afins. E na minha opinião o seu blog é o melhor blog deste assunto no país. Então estamos vindo aqui todo dia para ler o que você escreve e posta sobre este tema; isso sim é precioso para nós. Mas concordo que o blog é seu e você vai escrever nele o que você quiser, até mesmo assuntos outros que não sobre automóvel, motor, competição etc.

Da minha parte, continuarei vindo aqui todo dia como sempre fiz há anos, mas pode ficar tranquilo que não incomodarei ninguém novamente com comentários discordantes fora do tema em questão.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
Reply to  Alexandre Reis
10 anos atrás

Alexandre, assino embaixo.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
10 anos atrás

Só pelos carros Cuba já merece a visita!

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

provavelmente o centésimo envio do link, mas ká vai.
http://youtu.be/Hhnj_KrmTXc

quando parece mais seguro tirar o volante para poder sair do carro ainda em movimento, é porque deu ruim.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Saudades de “La Havana”… A primeira coisa que fiz ao descer no Jose Martí, qual a primeira coisa a fazer, depois de trocar dinheiros locais, claro, foi apreciar o maravilhoso estacionamento…!!! Carros incrivelmente bem cuidados!
Em Varadero, andei num Chevy 54, com um belo motor MB de 5 cilindros. Diesel, como a maioria dos carros. Ah saudade…!

José San Pedro
10 anos atrás

só fiquei preocupado pela questão da segurança dos próprios pilotos. percebi que nenhum usa cinto de segurança nem a gaiola de proteção no interior do carro…

será que não é teimosia demais???

Paulo César_PCB
Paulo César_PCB
10 anos atrás

“Nascar” versão cubana !

Valente
Valente
10 anos atrás

É Chefe, o blog é seu e você toca ele do jeito que te agradar. Muita gente deve esquecer disso e achar que este é um espaço público e não monitorado.

Clayton Moura
Clayton Moura
10 anos atrás

“Vozes do além”, que por questões éticas não posso revelar nomes, informam que Bernie Ecclestone não morre (ou não abandona a F1 – o que é quase a mesma coisa!) enquanto não vir Cuba sediando um GP… Não que ele seja bonzinho mas, o fato é que Cuba é a “bola-da-vez” para os investidores de mercados que se abriram ao mundo nas duas últimas décadas (leia-se Rússia e China). Esses mercados são muito mais tolerantes e permissivos a novos parceiros comerciais. Então, só tenho a dizer: “Chupa, Uncle Sam!”

Luciano de Pinho
Luciano de Pinho
10 anos atrás

Sem falar absolutamente NADA sobre política, é de aplaudir em pé o que a turma de lá faz com os carros, e estes que aparecem no filme são quase um exemplo de mágica – vencer a falta de recursos, embargo a importações e a disparidade cambial para manter carros preparados é o melhor exemplo de persistência.

Arassatubayanno
Arassatubayanno
10 anos atrás

A banda clean bandit, revelação do ano da uk garage, gravou um clipe em Cuba. Belas imagens….

http://www.youtube.com/watch?v=40nFOYGVJtY

Paulo Maffi
Paulo Maffi
10 anos atrás

Todos os ‘Ditadores’ ao redor do mundo já caíram. Se Cuba fosse essa tal ‘ditadura Castrista’, e, fosse tão ruim para o povo – como dizem – não seria muito estranho ela se manter tão consolidada nos dias atuais, mesmo nas barbas do tio Sam? Cuba ainda vive livre porque o povo entende que a verdadeira liberdade é ter a oportunidade de viver igual ao seu semelhante, sem delírios de consumo, mas sem mazelas sociais!

Leonardo Amorim
Leonardo Amorim
10 anos atrás

Viva o povo de Cuba !

Alex
Alex
10 anos atrás

melhores mecânicos, a medicina de Cuba é uma das mais respeitadas do mundo. Enquanto isso, México e Colômbia, por exemplo, típicas latrinas do Tio Sam estão na mer…. total mesmo sendo países grandes e de grandes riquezas naturais e “abençoados” (Deus nos livre…) pelos estadunidenses.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

É muito bom perceber que as autoridades cubanas começam a se render a normalidade.

Que os cubanos sejam livres.

Imperador

Ricardo
Ricardo
10 anos atrás

Porque ao lado dos uruguaios?

Antonio
Antonio
Reply to  Ricardo
10 anos atrás

Acho que é porque lá tem muito carro antigo também. Tão legal quanto os carros do vídeo é acento cubano do castellano falado na rua. Em tempo, as banheiras cubanas estão com um ronco mais bonito que o da Fórmula 1 atual.

José San Pedro
10 anos atrás

eu sou cubano e moro aqui no Brasil, não sabia que existia este movimento em Cuba.

O pessoal sempre tirava um racha nas ruas das cidades, mas isto é um nível superior…o pessoal preparando os carros com peças importadas…e o reconhecimento pelas entidades esportivas…legal!

Vamos aguardar…

Fernando Santin
Fernando Santin
10 anos atrás

Melhor lugar do mundo!