MANÁ-MANÁ (3)

manamana3SÃO PAULO (aí sim) – Hahaha, se eu repetisse hoje a pesquisa de quinta-feira, “você gosta dessa F-1 atual?”, o resultado, depois do GP do Bahrein, seria totalmente diferente daquele que está rolando lá embaixo, uns 150% para “não” e uns -25% para “sim”.

Foi simplesmente espetacular a corrida de agora há pouco, e épica, como se diz, a vitória de Hamilton tendo de segurar Rosberg com pneus médios nas últimas dez voltas, o alemão com o mesmo carro e pneus macios, pelo menos 1s mais rápidos por volta que os outros.

Tudo que foi ruim a prova de Sepang foi boa essa de Sakhir. Parecia outra categoria. Mas…

O “mas” é a Mercedes, claro. E falemos dela logo de cara para não comemorar demais antes do tempo, também. Nem todas as corridas serão como essa, e a real é que a disputa pelo título de 2014 está, sim, reduzida a dois pilotos.

Assim, tentando ser mais preciso, vamos dizer que foram simplesmente espetaculares as duas corridas de agora há pouco. Uma delas, com dois carros. A outra, com os demais. Aí é mais honesto.

Comecemos com a primeira, então, o GP Prateado, entre Hamilton e Rosberg. Depois a gente dala do resto.

Eles vão brigar centímetro a centímetro até o fim do ano e há algo muito interessante, nisso. Acho que todo mundo concorda que o Comandante Amilton é melhor que Rosberguinho. Mas isso não lhe garante o título, não. Nico é um piloto bem diferente, mas muito esperto e constante. Menos impetuoso, talvez, mas bom de cabeça. E é essa cabeça boa sua grande aliada para derrotar o performático Lewis, que hoje teve um desempenho assombroso.

A começar da largada, assumindo a ponta depois de esfregar rodas com Rosberg, numa demonstração belíssima de habilidade de ambos. Em 11 voltas, os dois mercêdicos já tinham 11s de vantagem sobre Massa, o terceiro colocado. O ritmo dessa corrida de dois era 1s mais veloz que o da corrida dos outros 20.

Na volta 18, Rosberguinho ensaiou um ataque, talvez para que a TV lembrasse que eles existiam, já que o pau estava comendo lá atrás. Houve um troca-troca de posições e na 20ª Hamilton foi para sua primeira parada e colocou novos pneus macios. Na 22ª, Rosberg fez seu pit stop e, ao contrário do colega, meteu uns médios para deixar os macios para um stint final, já que o time tinha saído para duas trocas, mesmo. Era uma estratégia interessante e diferente. Ótimo.

A diferença entre ambos, que era irrisória até a primeira janela, ampliou-se para cerca de 7s na volta 27, com Lewis nadando de braçada com macios e tendo de abrir o máximo para poder fazer o último trecho da prova com pneus mais lentos. Os dois sumiram da transmissão, porque, novamente, de terceiro em diante era um festival de ultrapassagens, freadas fortes, curvas lado a lado, uma belezura. Até que na volta 42 Maldonado, o Atabalhoado, arremessou o pobre Gutierros para a estratosfera. O carro girou no ar, capotou e caiu de pé, com o mexicano perguntando quem tinha feito aquilo. À resposta, disse: “Suspeitei desde o início”. Safety-car, claro.

Os dois mercêdicos foram para os boxes voando. Hamilton era obrigado a colocar médios. Nico podia calçar macios. A corrida ficou para o alemão. Quando fosse dada a relargada, ele estaria colado no parceiro e teria todo o tempo do mundo para fazer valer sua borracha mais gosmenta.

Então, Paddy Lowe, que não manda pouco na Mercedes, entrou no rádio. Normalmente, quem fala com o piloto é seu engenheiro. O chefe fica só na escuta. E quando ele aparece, é que a coisa é séria. Tipo quando o dono da firma, aquele que a gente não vê nunca, surge na porta do escritório, bate palmas e pede a atenção de todos. Pode ter certeza que fodeu.

Pois Lowe entrou no rádio de Hamilton e disse: “Aqui é Paddy falando. Está tudo bem, tudo lindo, a noite estrelada e enluarada, adoro vocês, mas vamos trazer os dois carros para casa, OK?”.

Seguiu-se um certo silêncio. Cri-cri-cri-cri.

Bom, ele deve ter entendido, pensou o chefe. Trocou de botão, agora para o de Rosberguinho, e falou: “Aqui é Paddy. Tudo bem, Nico querido? Família tá boa, papai tranquilo? Gostei do cabelo, hein? Muito bom, onde cortou? Olha, meu lindo, faltam poucas voltas, vamos chegar direitinho em casa, tá bom? Beijo, lindo”. Do outro lado, ouviu um “OK”.

Já era mais que o som de grilos que veio do rádio de Lewis, e Lowe deu sua tarefa por concluída. Desligou o rádio e disse aos outros no pitwall: “Se eles fizerem alguma merda, corto o pescoço de vocês”.

O safety-car saiu na volta 47. Eram dez para o fim da prova e Nico não tinha outra coisa a fazer: passar por cima de Hamilton, com um carro em tese 1s mais rápido, pelo menos, que o do companheiro. Só que Lewis cravou a melhor volta da corrida. Depois, cravou de novo. Aí Rosberguinho fez o mesmo, como se dissesse: “Fiquem, vai ter bolo e briga”. E foi na volta 52 que veio o primeiro ataque. Hamilton defendeu-se divinamente. O mesmo na volta seguinte. E conseguiu abrir mais de 1s sobre o alemão, tirando dele qualquer chance de novo ataque.

Foi inacreditável. E assim ele chegou à segunda vitória no ano e 24ª na carreira, para igualar Fangio nas estatísticas e deixar Piquet para trás. Nico cruzou a linha pouco mais de 1s atrás. O terceiro colocado, a mais de 24s. Isso mesmo: em dez voltas, os Mercedões abriram em média 2s4 por volta sobre o terceiro colocado.

No pódio, diante de garrafas enormes de tubaína, Rosberguinho ostentava um sorriso algo amarelado, mas não parecia estar deprimido a ponto de cometer suicídio. Ainda deu um banho de refrigerante em Hamilton e saiu na boa. É líder do campeonato, afinal, e sabe que tem 50% de chances de ser campeão — sim, o campeão será ele, ou seu amiguinho, não existe nenhuma possibilidade, repito, de um piloto de outra equipe entrar nessa disputa.

Por enquanto, está na frente nos pontos. Vai ter de manter a cabeça muito no lugar para derrotar o inglês que recuperou a motivação e está guiando de forma soberba e encantadora.

Muito legal, esse Mundial de Mercedes 2014. Daqui a pouco volto para falar da outra corrida e de seu grande vencedor, Sergio Pérez.

BkjhvXzCcAAycYZ

Subscribe
Notify of
guest

115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio MCJ
Mauricio MCJ
9 anos atrás

A FIA deveria pedir pra Mercedes fazer mais 4 carros e dar um pra cada (Alonso, Vettel, Kimi, Button) e dar férias pros outros tentarem fazer algum carro pro ano que vem.

Ricardo Gandolpho
Ricardo Gandolpho
Reply to  Mauricio MCJ
9 anos atrás

E o Koba????

Ricardo Gandolpho
Ricardo Gandolpho
9 anos atrás

Está com cara de Senna x Prost ou Hunt x Lauda esse campeonato Hamilton x Rosberg…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

3 GPs, 3 poles, 3 vitórias, 3 voltas mais rápidas e todas as voltas na liderança.

Ainda é cedo para afirmar mas, se continuar assim, a Mercedes/2014 vai reeditar a McLaren/1988.
Alguém ou mais de um alguém, já disse isso nos posts e muita gente duvidou.
A conferir.

Alberto Lopes
Alberto Lopes
9 anos atrás

O Massa só chegou na frente do Bottas (se cagando todo, mas chegou) porque a Williams quis compensar a merda que falou pra ele no rádio, e sacrificou a parada do Bottas em algumas voltas pra fazer o Massa sair do último pit na frente. Nunca vi um piloto que faz o primeiro pit mais cedo, fazer o último pit mais tarde, sendo que os pneus eram do mesmo tipo que do 1o stint. Porra, se no 1o stinto o pneu acabou cedo. Como que no stint seguinte, com o mesmo tipo de pneu, os caras deixam ele mais voltas na pista? A Williams deu dois tiros no pé. Pela ordem na Malásia, e pela ordem dessa corrida também.

Alberto Lopes
Alberto Lopes
9 anos atrás

Quem diz que o Hamilton é melhor que o Rosberg deve ter problema. Como assim todo mundo acha que o Hamilton é MELHOR? Ele pode ser MAIS RÁPIDO, mas não melhor, porque em mais de 1 ano o Hamilton dominou o Rosberg da mesma forma que o Rosberg o dominou.

E ontem, o Rosberg provou mais uma vez ter muito mais potencial pra vencer uma corrida do que o Hamilton e só não ganhou a prova porque a Mercedes deixou ele na pistas por duas voltas a mais, no 1o pit. Depois com o safety car, o Rosberg foi MUITO MAL porque estava muito mais rápido mas não soube ultrapassar. O cara simplesmente se perdia todo na hora da freada. Rosberg FOI MAL e sabia disso. Por isso tava puto da cara no pódio.

Aos entendedores, vou explicar: o Hamilton é MAIS RÁPIDO, E SÓ. Mas na maioria das vezes ele não é o mais rápido em 300km! A quantidade de poles que ele tem é proporcional ao número de cagadas. A mesma coisa vale pro Sebastian Vettel. Com o carro bonitinho até a minha tia acelera. Agora que o carro tá meia-boca, o ultrasupercampeão tá levando uma sova do novato. Por que? Porque os dois citados não são pilotos completos como Rosberg, Alonso e Raikkonen.

E o Raikkonen mesmo claramente ainda não adaptado ao carro, já mostrou que vai meter tempo no Alonso já já. Aguarde.

Roger
Roger
Reply to  Alberto Lopes
9 anos atrás

Cara, se alguém tem problemas é você!
Veja a trajetória dos dois dentro da F1. Reveja a primeira temporada do Hamilton, em 2007, e conte quantas corridas ele ganhou, quantas ficou em segundo e terceiro e quantas poles teve. Só não foi campeão em sua estréia porque a Mclaren foi pêga na espionagem contra a Ferrari.

O Rosberg é um bom piloto, e pode até vir a se tornar um grande piloto.
Muito da evolução dele é devido ao embate com o Hamilton.
Na época do kart ele levava a pior quase sempre, vamos ver agora se ele reverte o jogo.

Abraço!

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
9 anos atrás

Flávio,

resumo a corrida de hoje com o comentário do meu irmão. Ele não é fã de F1, assiste às corridas esporadicamente e disse o seguinte: “na sexta-feira vi o filme Rush, hoje vi a primeira parte do especial sobre o Senna no Esporte Espetacular e resolvi assistir a corrida inteira, algo que dificilmente faço. Valeu a pena. Foi realmente de tirar o fôlego”.
Detalhe: eu sou fã de F1 há muito tempo e justo hoje tinha um concurso público para fazer. Assisti a largada e as primeiras 5 voltas. O resto teve que ser pelo rádio!

bob figueroa
bob figueroa
9 anos atrás

Ainda não ficou claro para mim a questão do consumo de combustível, é 100Kg por hora ou para a corrida toda? Hoje quando mostrava o gráfico de consumos dos pilotos, aquele número era uma % do total do tanque? Alguém saberia esclarecer?
Abraços.

Luiz
Luiz
Reply to  bob figueroa
9 anos atrás

100Kg por hora é o fluxo máximo de alimentação permitido para o motor em um determinado instante, um limitador de potência na prática. Note que se algum piloto correr o tempo todo a 100Kg por hora ficará sem combustível aos 2/3 de corrida. Sim, aquele número era quanto cada carro havia consumido até aquele momento na corrida. 100Kg é a quantidade máxima de combustível permitida na largada, ou seja, culpar a limitação do “fluxo” de combustível por qualquer coisa não tem qualquer sentido, deveriam reclamar da quantidade de combustível permitida, esta sim responsável pela reclamação geral de que são “corridas” e não corridas de taxis.

Gustavo Terra
Gustavo Terra
9 anos atrás

E o Galvão no começo dizendo que Massa “agora vai para cima das duas Mercedes”. Na boa, ele esta louco, totalmente alucinado. É deploravel ver a narração e saber o que passa na mente dele. É mais estarrecedor do que ver uma pessoa drogando-se com crack. Ele é totalmente pirado. A melhor volta de Rosberg foi 0,088s mais rápido que a de Hamilton e foi 1,765 para o terceiro melhor, que foi Hulkenberg. Já Massa foi mais de 2 segundos mais lento. Não houve em momento algum essa possibilidade. THE END!

Cláudio F1
Cláudio F1
9 anos atrás

Segundo Reginaldo Leme, Massa se equivale ao “Bosttas” enquanto piloto, ou seja, a dupla da Williams resume-se a uma cagada,kkk.

Del black
Del black
Reply to  Cláudio F1
9 anos atrás

Onde eu assino kkkkkkkkkkk

gustavo lobo
gustavo lobo
9 anos atrás

a boa notícia é que, com a volta de dois pilotos de verdade numa equipe dominante, é possível dividir a corrida (o campeonato) em duas (em dois)… algo que nos tempos do schumaher e do vettel, era impossível… aliás, essa seria a melhor mudança para o regulamento: exigir que todas as equipes contratasem pilotos do mesmo nível (sou um utópico invertebrado mesmo…)… adoraria ver corridas divididas em três, quatro, cinco… inclusive, porque essas “fatias” poderiam ser compostas por mais de uma dupla… é muito mais realista pensar assim do que acreditar que mais de duas equipes vão conseguir atingir o topo, simultaneamente… isso NUNCA ocorreu… enfim, VIVA as CORRIDAS FATIADAS!!!

Emmerson Warley
9 anos atrás

E a Ferrari hein?! Deveria se inspirar na Mercedes, na Red Bull, na Willians, na McLaren e, por que não nas outras equipes, para deixar seus pilotos livres para quem sabe, um dia, proporcionar um espetáculo como o que vimos hoje. Só que, antes vai ter que fazer carros decentes pois, estes que estão aí,aí…….
Obs. Como é bonito o carro da Mercedes, hein? Bela pintura.

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

Só na questão do acidente do Gutierrez com o Maldonado: A Fia fez cagada deixando essas rampas na frente do carro. Ficou menos perigoso nas batidas em T (que acontecem em 0,5% do tempo na F1) mas fodeu em todos os outros tipos de batida.
Isso ai vai dar merda!

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Hoje mais uma vez fica comprovada a tese de que um grande piloto se vê quando ele está em dificuldades. Hamilton foi soberbo, em uma condução arrojada e impecável. Me lembra muito o Mansell. Talvez até melhor.

E o Vettel não era o gênio incomparável ? Bom, se assim é, o Ricciardo também é espetacular, porque eu não estou vendo diferença nenhuma entre eles. Pilotar lá na frente, com um companheiro de equipe fraco, é mole. Enfrentar um meio do grid, com um carro desequilibrado, e com a confiança baixando, é bem diferente. Ajusta esse carro logo, Red Bull !

Fabio
Fabio
Reply to  Fernando
9 anos atrás

O carro do Vettel estava raspando no chão, é possível ver quando o Riccardo passa por ele.

Zetros
Zetros
Reply to  Fabio
9 anos atrás

Sim, isso acontece quando a equipe baixa muito o carro. Deve ter sido uma tentativa para ver se o carro tinha um desempenho melhor.

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo
Reply to  Fernando
9 anos atrás

O Hamilton não é “talvez” melhor que o Mansell. Ele é COM CERTEZA melhor.

O Mansell era um show a parte, veloz pra burro, divertido de assistir, mas a sua falta de noção era maior do que a média. Hamilton faz cagada, mas é só de vez em quando e fazia mais na época que era novato…nos últimos anos ele errou pouco.

Pra mim, Alonso > Hamiton > Vettel…essa é a ordem!

Bruz
Bruz
9 anos atrás

Cara Palida: Vettel vai ser campeão, e vc vai ter que lembrar de mim.
Lembra 2009? Dessa vez a última vale o dobro. Esta por conta da Renault. Ehh, afinal de contas vc adora um twingo. Qual é o rolo que não role??

Fernando
9 anos atrás

Hoje não há a menor duvida que o Hamilton é o melhor piloto do grid, aliais ele vem demonstrando isso já a algum tempo, destruiu o Alonso logo no primeiro ano, foi campeão com merecimento, e depois já na era Vettel, foi o único que se sobressaiu no bolo, na minha opinião melhor até que o Alonso, salvo algum acidente de percurso vencerá um monte de corridas e será campeão em 2014, se não tivesse abandonado na 1º corrida já seria líder com folga.

Dois recados, a casa do LW não caiu, barrica, caiu foi sua língua, F-1 é braço.
Regi, não foi questão de tempo, na volta seguinte o Rosberg não passou, na próxima vez, pense antes de falar que “é questão de tempo”.

Israel Cesar Ribeiro
Israel Cesar Ribeiro
9 anos atrás

Pelo que eu já conhecia de Hamilton, sabia que ele é um piloto muito mais agressivo que Rosberg, mas ele está conseguindo uma coisa que lhe fazia muita falta: constância!!! Se continuar nesse ritmo, teremos um campeonato tão emocionante quanto o de 1988, onde apesar do domínio da equipe McLaren, Senna e Prost protagonizaram grandes duelos durante todo o ano. Parabéns ao Hamilton, realmente me surpreendeu…

samuel.aju
samuel.aju
9 anos atrás

Do K *ralho ver o comentarista Barrichello ter que engolir suas palavras diante da performance do Lewis Hamilton… A casa caiu para um ex-piloto que pouco mostrou quando o negócio era se superar com garra, talento e muita, mas muita personalidade….

Del Black
Del Black
9 anos atrás

Hamilton hj destruiu Rosberg mentalmente ele deve ta se perguntando como Lewis conseguiu andar mais rápido com os pneus médios
Sem falar nos vários xis que ele levou
Hamilton hj deu aula de pilotagem doa a quem doer.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Corrida muito boa mesmo, o Hamilton eh muito rapido (basta perguntar ao Alonso, que ficou doidinha contra Ele na Mclarem). Que continue assim, so que com o barulho dos motores de volta

Imperador

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo
Reply to  Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Cara….eu acredito de verdade que o Alonso não tem nada contra o Hamilton, e com certeza o respeita muito!

O pepino dele foi com a equipe…o Hamilton só fez o melhor que poderia ter feito na época, e tenho certeza que o Alonso respeita isso.

kaka
kaka
9 anos atrás

Realmente uma ótima essa primeira corrida, Hamilton é um piloto sensacional, conseguiu fazer uma coisa improvável, com o safetty-car, a lógica seria o Rosberg ter passado, mas Hamilton segurou ele no talento.

Alberto
Alberto
9 anos atrás

– Legal a disputa dos dois da Mercedes e sem mimimi depois. Rosberg não estava feliz mas estava resignado, apenas por ter tido a chance de lutar. Os pilotos só querem entrar lá e correr em chances iguais. Ricciardo e Perez mostraram ao Bottas como se faz, o companheiro não precisa aliviar não, chega lá e passa.

– Massa e Bottas se equivalem mas será que não está faltando um piloto mais rápido para a Williams não? Ou então um setup diferente dos que eles tem tentado, parece a Mercedes de outros anos que detonava os pneus antes de todo mundo.

– É a Globo que transmite a F1 para a Venezuela? Não estou entendendo essa obsessão do Galvão pelo Maldonado, eram comentários e comentários cada vez que esse piloto aparecia na transmissão (inclusive na qualificação), ainda que sua participação tenha sido insignificante até abalroar o Gutierrez. Muito estranho isso…

– Você dividiu a corrida entre Mercedes e o resto, mas é interessante como a corrida acabou se desenhando com disputas fragmentadas entre equipes. Tudo bem que as diferentes estratégias acabaram embolando tudo, e o Ricciardo precisou passar o Raikonnen umas 20 vezes, além do safety car ter juntado todo mundo, mas achei isso interessante.

– Os pit stops da geração Pirelli já beneficiam de longa data aqueles pilotos que param antes, mas até hoje tem nego insistindo nessa história de ‘voltas de Schumacher” antes do pit. AInda bem que tinha o Rubinho lá para dar um pouco de contexto para a corrida, porque essa dupla global aí hnão dá mais.,

Marcelo
Marcelo
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Concerteza Alberto…

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
9 anos atrás

Rosberg lembra Emerson Fittipaldi, e Hamilton lembra Mansell.

nelson
nelson
Reply to  Marcos Alvarenga
9 anos atrás

Perfeita colocação !!!

Boca
Boca
9 anos atrás

Ia esquecendo:

Alonso, enfim, saiu do quarto…

Hauhauhauhauhau

Daniela Rio
Daniela Rio
9 anos atrás

Vergonha do Rosberg. Continuo achando ele fraco. E o Alonso hein???

Cristiano
Cristiano
9 anos atrás

1) a casa caiu pro Rubinho (deve ter pensado que era ele ao volante);
2) Comandante Amilton é foda! Vitória épica como aquelas dos grandes da F1; e
3) cuidado com a língua Gomes. Hj quem queimou (bonito) foram Barrica “a casa caiu” e Reginaldo Leme, no final do ano pode ser você. Ainda é cedo pra dizer q esse campeonato será resumido a dois pilotos.

Cesinha
Cesinha
9 anos atrás

Flávio,frase de Amilton para Rosberguinho nas voltas finais da corrida:
“Criança,fica quietinha aí atrás,vê se nào me amola”.
Abs,Cesinha.

Cicero
Cicero
9 anos atrás

FG… como de costume, aguardo ansioso, por suas descrições da corrida. Pô, detesto fazer essas coisas de elogios, principalmente, à jornalistas, mas, enfim… tu é foda mesmo. Quanto à corrida, foi tão alucinante que ainda estou tentando “lembrar” de alguma imagens. Concordo com tuas analises sobre Rosberg X hAmilton. Quando o carro de segurança entrou e os mercêdicos trocaram seus pneus, pensem… agora fu… negão hAmilton, até deixei de assistir, mas como gosto dessa danada de F1, resolvi ver o que iria acontecer ou em que volta o Rosberg viraria líder. Nos primeiros ataques, pensei é questão de tempo… até mesmo quando terminou a corrida, também continuei sem acreditar, pensei que foi ordem da equipe (não haver disputas)… enfim, mas ao ouvir o locutor oficial, rasgar-se em elogios ao comandante hAmilton, foi uma daquelas corridas de retina… difícil de acreditar e de se esquecer.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Esse campeonato vai ser igual a Senna e Prost , corrida de 2 carros ,o resto figuração.
A corrida dos dois foi boa , e a dos outros tambem. Peres bem , Ricciardo, ótimo
Massa sempre se lamentando, mas fez ótima largada . Mas ver a Ferrari em nono
e decimo é muito legal contra a IMPÁFIA de seu presidente e seus comandados
que não souberam fazer um motor e unidades eletricas para este ano.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
9 anos atrás

Quer dizer então que o alemãozinho só vence com um foguete na mão?? Quer dizer então que o alemãozinho toma surra do companheiro quando este não é uma completa mosca-morta?

Ah, tá.

Tom
Tom
9 anos atrás

O Vettel tomando um calor danado do Ricardo…,agora deu pra ver o quanto Webber era fraco,o novaro foi melhor do que o campeão nas três corridas, mesmo com a sacanagem da Red Bull

Tom
Tom
Reply to  Tom
9 anos atrás

o novato

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Hamilton Sensacional.
Pneu mais lento mas manteve a posição. Essa deu gosto de ver.
Vigarista por Vigarista, Vettel é mais um da lista.
Hilariante ver Alonso comemorar o Incrivel, Inacreditavel, o Sensacional, NONO lugar. Ferrari…que fase, o motor perde até pros “capados” Renault.
E no podio lá estava o Aldo Costa, projetista da Mercedes, aquele mesmo que foi demitido da Ferrari.
Adoraria ver ele ali no podio, levantar uma faixa com os dizeres: “CHUUUPA FERRARI”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rafael Portugal
Rafael Portugal
9 anos atrás

Será que não mandaram o Rosberg economizar gasolina nas voltas finais não… como é que ele não conseguia chegar no companheiro…

E eu também ouvi o Reginaldo falando Bostta! Foi engraçado!

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Onde estão os que criticaram a mudança do Amilton, da McLaren para a Mercedes? Outro feliz é o Perez por ter sido expulso da McLaren (o Pérez bateu o Incrível Hulk)

Marcos Joy
Marcos Joy
9 anos atrás

Olha não aguento mais o Regi e o Rubinho, como falam bobagens o regi está gagá o rubinho dá pena, até o doente foi bem hoje, viva o Negão! pilotou como Senna, rumo ao bi #44

Diego Zomer
Diego Zomer
9 anos atrás

Só eu que não vi nada demais no rádio do Paddy Lowe? Me pareceu mais um: podem brigar, só não façam merda.

valmir lopes
valmir lopes
9 anos atrás

GOSTEI DA CORRIDA. PARA MIM O QUE VALE É DISPUTA, ULTRAPASSAGEM, SEM ESSA DE RONCO DO MOTOR, SE SAUDOSISMO BARATO, A F 1 É O QUE É PORQUE EVOLUI SEMPRE, ENTRE ERROS E ACERTOS. FOI UMA UMA CORRIDA DE VERDADE. AGORA VOU TOMAR A CERVEJA QUE GANHEI NA APOSTA

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Segundo um amigo, existem 2 carros de F1 na temporada, e os outros 20 são da GP2.

Zetros
Zetros
Reply to  Marcio
9 anos atrás

Gostei dessa, kkkkkkkkkkkkkkkk.

Hélio
Hélio
9 anos atrás

Tudo bem, parabéns Mercedes….Hamilton e Rosberg……. Mas o campeonato esta “fudido” desde a segunda corrida e isso ruim para o ano todo.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Ótimo texto, Flavio, bela corrida. Bravo!!!

Olavo Sheiharazedo
Olavo Sheiharazedo
9 anos atrás

“Sebastian, Daniel is faster than you!”.

Raniero
Raniero
9 anos atrás

O Vettel vai ter q comecar a aprender a inventar desculpas se continuar levando pau do Ricardo. O Canguru eh bom.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Raniero
9 anos atrás

Ai é só ele pedir umas aulas pro Massa, especialista em des ulpas e choro, como agora que ele tava berrando por causa do safety-car.

Corridão
Corridão
9 anos atrás

Emocionante a corrida hoje, uma das melhores que já vi, até pouco tempo atrás esse tipo de corrida só acontecia na chuva. A disputa entre Hamilton e Rosberg foi o que mais levou emoção. Pena que lá na frente existe um campeonato de 2 pilotos, o que perde um pouco do brio. Massa, é o verdadeiro cavalo paraguaio, sai na frente e sempre termina atrás e com chances maiores de perder posição no final da corrida do que de ganhar. Falta duas coisas, estratégia e gana. Já encheu o saco o Gavião Bueno ficar depositando esperanças em quem nunca vai chegar para vencer. A corrida estava boa entre os demais pilotos e o locutor da platinada puxando o saco do Massinha, tendo que lembrar que ele também está correndo.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
9 anos atrás

Rosberg segurou, senão iria sair “Bosttas”…

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Detalhe que os pneus de Rosberguinho eram mais rápidos sim, mas eles também se deterioram mais rapidamente. Só atrás do Safety Car foram dez voltas. Ou seja, na relargada, as condições não eram tão favoráveis assim ao alemão. Mesmo assim, briga e corrida memoráveis!

Maurício
Maurício
9 anos atrás

Vale mencionar que a quantidade de brigas entre companheiros de equipe deve-se também ao fato de que a pista barenita é a que recebe os testes de pré-temporada. É normal então que os carros da mesma equipe andem próximos nesta pista.

Boca
Boca
9 anos atrás

Flávio, permita-me propor um desafio:

Desafio alguém a eleger uma corrida em que tenha havido tantas disputas e ultrapassagens, mas não só a ultrapassagem em si, simplesmente, como também com possibilidade de recuperação da posição, nos diversos setores de classificação, incluindo os dois ponteiros, nos últimos 25 anos.

Corrida Show!!!

DUVIDE-Ó-DÓ…

Fábio
Fábio
9 anos atrás

Corrida espetacular… Charlie Waitting até tentou esfriar deixando o SC mais tempo que o necessário na pista… E foi só isso o que de mais chato aconteceu, porque no resto da corrida o pau comeu!!! Foi lindo mesmo, provando a qualidade da grande maioria dos pilotos.

Zetros
Zetros
Reply to  Fábio
9 anos atrás

Bem lembrado e talvez isso tenha facilitado um pouco as coisas pra Hamilton, sem querer tirar o mérito de sua vitória, pq essa vai ser guardada para toda a vida dele.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Melhor corrida dos últimos 3 anos sem dúvida!!!!

Hamilton deu uma aula de pilotagem. Quantos x ele deu no Rosberg?

Alonso comemorando em 9 foi cômico. Ano que vem pinta na Mclaren e aposenta o Button.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

É, mas continua esquisito falarem tanto disso agora. Desde sempre há carros 1s mais rápidos que todos os outros, cansamos de ver o líder dar volta no 5, 4, 3 colocados, e sem desmerecer os pilotos, claro, na época de Schumacher e da hegemonia da Ferrari ninguém reclamava, da Redbull e do Vettel (mais hegemonia ainda) também não, e estes pilotos (e equipes) não permitiam disputas internas como a Williams dos 90’s por exemplo, hegemônica também.

Esta na hora de parar com esse papo furado e dar valor ao trabalho da Mercedes e dos seus pilotos, que PODEM competir. Todas as equipes conheciam as regras muito antes de construírem seus carros, chega de mimimi.

Na pesquisa eu respondi SIM, mas que ainda era cedo para saber. Parece que não é, a F1 desse ano será ótima, mesmo com dois pelotões, aliás, a F1 da hegemonia Ferrari e/ou Redbull (ou Schumacher e/ou Vettel se preferirem) teve bons anos, e também com dois pelotões, só que o primeiro tinha apenas um piloto.

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
9 anos atrás

Sim FG, com certeza todos aqueles ” me incluo nisso” que dissemos não gostar da formula 1 de hoje, mordemos nossas linguas rrsr.. O Regulamento ajudou,mas não conseguiu permitir que uma das grandes pudesse disparar, e a Mercedes é a bola da vez. Veja como é a coisa da formula 1 de hoje.. carro bom+ piloto Bom+ vitórias e títulos.. Vamos dizer se o Hamilton “papasse tudo neste ano”, ele igualaria o Vettel em vitórias 39 no final do ano.. mais 12 poles se iguala ao vettel também.. Claro que isso seria fantástico. mas não impossivel, imagino então o que deve estar pensando o Vettel, que reinou absoluto com um carro de outro planeta por quatro anos.. que foi comparado a Senna e Scumacher, estar agora a mingua.. tomando pau do proprio companheiro de equipe o jovem Ricciardo. Realmente cômico, e sinal que na formula 1 de hj se vc tem um carro bom.. vc despacha e mete lunetas em grandes campeões como Alonso, Raikonen etc.. E aí pergunto.. Vettel pilota tudo isso que a imprensa tanto apregoou durante quatro anos? E Se o “”por exemplo” o Ricciardo tivesse sido o piloto RedBull dos ultimos quatro anos no lugar dele. Será teria amealhado esta penda de titulos e poles também? “pergunta que não quer calar”

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Burn Baby Burn!!
9 anos atrás

Eu não mordi minha língua não. Foi UMA corrida fantástica na temporada, com a Mercedes claramente na frente e sem adversários. Basta o Rosberguinho fraquejar e o campeonato acaba. Tá longe de ser o suficiente pra encobrir tudo o que tem de errado.

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Beleza Fabiano, vamos torcer para que todas as provas sejam assim.. valeu amigo..

Hugo Borges
Hugo Borges
Reply to  Burn Baby Burn!!
9 anos atrás

Na sua lógica, Hamilton também é medíocre. Correu nada entre 2009 e 2013. Só bateu e festou.

Carro bom + Piloto bom. Isso vence corridas. Não tem como mensurar a porcentagem de participação do carro na vitória.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Hugo Borges
9 anos atrás

Grande Hugo, nao entendo como ele não fez nada!! Ele foi campeão Mundial! em 2008 de McLaren.

Apenas ele Raikonenn em 2007 de Ferrari que conseguiram quebrar as séries hegemônicas que se perpetuavam como Schumacher..2000/2004 – Alonso 2005/2006, após isso voltou tudo novamente com o Jenson despachando todo mundo com a Brauwn em 2009 e o Vettel e, 2012.2011.2012.2013 .

Hoje “Comandante Hamilton” tem um bólido vencedor.. anos luz dos demais.. Assim com tiveram Schumacher, Jenson, Alonso, Vettel. Nesta nova era “Video Game”.

E claro está tirando proveito disso, assim como o Rosberg.. eu faria o mesmo, quer eu fosse um As quer eu fosse um piloto nota 5,5..

Cavalo vapor é cavalo vapor.. quem anda mais “desaparece”..

Valeu brother!!.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Burn Baby Burn..
9 anos atrás

Reitero que conforme um colega nosso disse aqui no FG, hoje em dia, com toda este eletrônica e automatismo, fica muito difícil dividir o joio do trigo. A Fia deveria acabar com este cambio auto ático devolver a embreagem para os pés do piloto, e o cambio no chão, a volta do famoso “punta tacos” TIME 00:33 – http://www.youtube.com/watch?v=BxH6PCG_U1Y

Assim teríamos de volta o controle do carro para os pilotos, e aí sim poderíamos comparar as pilotagens..