MANÁ-MANÁ (4)

manamana4SÃO PAULO (curti, compartilhei) – Bom, esqueçamos a Mercedes, então, e vamos ao GP dos Outros, que foi melhor ainda, afinal tinha mais carros.

No grid, apenas Vettel e Sutil largaram com pneus médios. Os demais encararam o crepúsculo árabe de macios, mesmo. Massacrado foi o nome da primeira volta. Saltou feito um sapo que leva uma espetada na bunda e de sétimo apareceu em terceiro na primeira curva. Ali começou a ganhar a corrida de Sapattos, mas não seria fácil. Muito pelo contrário. Bottas ficou nos seus calcanhares até o fim.

(Sacaram? Sapatos, botas, botinas, nos calcanhares? Sou muito gênio.)

Até na hora de entrar no escritório da Williams, já a pé, tenho relatos de que tentou fazer a ultrapassagem, chegou até a abrir a asa, e foi quando notaram que ele esqueceu o desodorante e pediram para abaixar os braços e tomar um banho porque estava osso.

Enquanto Hamilton e Rosberg disparavam lá na frente, aqui atrás a coisa pegava no breu com ótimas brigas caseiras. Para os mercêdicos, as mensagens eram no tom “economize combustível, a gente não sabe o preço da gasolina amanhã”, ou “Nico, você prefere janela ou corredor no voo amanhã?”. Para os demais, “passa, desgraçado, olha para o lado, retardado, cuidado, anta, fecha a porta, joga ele pra fora, não deixa, dá na traseira, dá no meio dele!”.

Logo de cara deu para notar que a Force India seria a grande adversária da Williams na prova. Rápidos, Pérez e Hülkenberg ainda fariam uma parada a menos. O alemão, em 11° no grid, precisava ganhar terreno logo e assim o fez, passando Alonso na quinta volta para assumir o sétimo lugar e entrar na brincadeira. Na 12ª volta, foi a vez de Pérez atropelar Massa. E começaram os pit stops para aqueles que pretendiam trocar os pneus três vezes. Era o caso dos martinianos (vou chamar os pilotos da Williams de martinianos, a partir de agora, acho criativo).

No início da corrida, aqueles que pararam antes que seus companheiros se saíram melhor. Foi o caso de Bottas, que após o primeiro pit stop apareceu em sétimo, com o brasileiro em oitavo. Pérez se estrepou ainda mais e foi parar atrás de Hulk.

Estava engraçado de ver a Ferrari. Todo mundo passava Raikkonen e Alonso. Alguns dromedários foram vistos dando farol para o carro vermelho e lerdo do finlandês. Na reta. Enquanto isso, na Red Bull, Vettel ouviu a mensagem de rádio: “Daniel is quicker than you”. Ninguém se escandalizou. Tião Alemão tinha pneus mais duros. Ricardão, mais moles. Não foi uma ordem. Foi um toque. O australiano, que teve um fim de semana excepcional, passou.

Com pneus algumas voltas mais novos, Massa chegou de novo em Bottinas na volta 23, mas os dois da Force India estavam tão perto que a sensação era de que os quatro, Valtteri, Felipe, Hulk e Maria do Bairro, estavam amarrados com uma corda, em terceiro, quarto, quinto e sexto. Na 25ª volta, a Williams chamou Bottas para a segunda parada. Hulk tentou passar Massa e levou um risco na carenagem de Pérez, que estava endiabrado. O alemão reclamou pelo rádio. “Olha só, ele não me deu espaço!” Do outro lado, o engenheiro de Pérez invadiu a linha e falou: “Mimimi, não enche, franguinha loira!”.

Mais um pouco e o mexicano entubou Felipe para assumir o terceiro lugar. Esses carrinhos da Force India não têm nada de ruins. Ao contrário. Foi a senha para o martiniano do Brasil parar de novo, já sem pneus, na volta 29. Retornou ao leito do autódromo em décimo, 8s atrás de Sapattos, ambos com os mesmos pneus macios.

A sorte de Massa foi que Bottas andou se atrapalhando. Como tinha três paradas, era preciso superar sem titubear os que estavam à frente para dois pit stops, com carros mais lentos e pneus mais gastos. Foi assim que tentou para cima de Raikkonen na volta 31 — logo depois dos camelos, que já haviam feito a ultrapassagem sem muitos problemas. Errou a freada, saiu da pista e quase foi parar na Arábia Saudita. Os 8s para Massa viraram 4s. O finlandês perdeu mais tempo ainda para se aproximar novamente de Kimi e Felipe veio na balada. Ambos passaram também por Ricciardo e foram em frente, um na cola do outro.

Pérez e Hulk faziam uma outra prova, em outro ritmo, com um pit stop a menos. O mexicano veio para o box na volta 35 e o alemão, na 36. Na 39, Massa deu uma de espertinho e parou antes de Bottas para o terceiro pit. Aí veio a monumental cagada de Maldonado, na volta 41, que ao tentar passar Gutierrez por baixo da Sauber do chicano levou o carro suíço a dar uma pirueta, capotar e cair de pé. Até agora, além de um stop & go de dez segundos, o temerário venezuelano levou três pontos na carteira e mais cinco posições no grid de Xangai. Pode ser que perca o passaporte, também.

maldodoido

O safety-car entrou na volta 42 para retirar o zonzo Gutierros da pista e só foi sair na 47. Essa intervenção não ajudou muito a Williams porque seus dois pilotos voltaram atrás de um monte de gente: os dois da Mercedes, Pérez, Hulk, Bonitton, Vettel e Ricardão. Em compensação, transformou as voltas finais num thriller eletrizante (parece chamada de “Sessão da Tarde”, esse negócio de thriller eletrizante) com todos atacando todos, sem que houvesse tempo sequer de os engenheiros dizerem algo pelo rádio.

Na verdade, diziam. Mas a gritaria não foi ao ar. Seria incompreensível. Button, de repente, foi ficando para trás, com problemas de embreagem. Ricciardo se pegou por várias voltas com Kimi e Alonso, passou Vettel sem muita cerimônia (Tião está sentindo falta de Webber e disse pelo rádio para mandarem “um abraço ao Mark, I miss him”) e se tivesse este GP dos Outros mais uma volta, iria ao pódio. Grande prova do australiano.

Massa também tentou algo sobre Sebastian, mas levou o troco. Conseguiu, no entanto, chegar na frente de Bottas, depois de ter largado atrás. É um tijolinho a mais na construção. Como dito ontem, terá de fazer isso o ano todo porque são pilotos que se equivalem.

jm1406ap306

Fim de papo com Checo em primeiro (as Mercedes não contam), com um sorriso enorme no pódio e a hashtag #chupaMcLaren, seguido por Ricciardo, Hülkenberg, Vettel, Massa, Bottas, Alonso e Raikkonen. A Force India está em segundo no Mundial de Construtores com 44 pontos. Significa.

No pódio, Pérez estava tão feliz que deu um abraço comovente no príncipe e disse a ele: “Alá seja louvado!”. O príncipe ficou tão emocionado que mandou reservar dez virgens de seu harém para o piloto. “Gracias”, agradeceu Checo. “Soy novio.”

Fernando, El Fodón de La Nona Posición, comemorou efusivamente o nono lugar e dois pontos importantíssimos na classificação. “Estamos lutando com Lotus, Marussia e Caterham e eles não pontuaram!”, festejou o espanhol, dando um forte abraço e um beijo na boca de Luca di Montezemolo. Ainda elogiou a loção pós-barba do presidente da Ferrari. “Neste calor e o senhor tão fresquinho!”

Kimi, vendo aquilo, balbuciou: “Ele está ficando doido, coitado”.

Subscribe
Notify of
guest

267 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ms
ms
10 anos atrás

a ferocidade do pega entre Hamilton e Rosberg me fez lembrar Arnoux X Villeneuve no GP da França em 1979…..agora seria covardia comparar a beleza do circuito Djon Prenois daquela época com o do Bahrein de hoje…é.uma pena que a beleza desse mundo…. aos poucos ….se esvai…….

luis
luis
10 anos atrás

O Massa poe o Sapattos no bolso qualquer dia da semana!

Clóvis Colletto
Clóvis Colletto
10 anos atrás

Acho que vale a pena dar uma olhada nessa entrevista do Brundle com o seu Ecclestone.

O senhor E. é, para mim, um ser bem díficil de interpretar, mas a entrevista é bem interessante. Destaque para o questionamento sobre a pontuação dupla na última etapa e a resposta bem direta:”…esse ano não fará diferença, o campeonato acabará bem antes.”

Clóvis Colletto
Clóvis Colletto
Reply to  Clóvis Colletto
10 anos atrás
Carlos Roberto da Silva Junior
10 anos atrás

A Mercedes só perde esse Campeonato se não Quiser! O Ricardão parece melhor Adaptado do que o Vettel na atual Red Bull. Só está sobrando Migalhas para Ferrari nesse Campeonato. A Williams quebrou o galho do Massa invertendo a última parada entre Ele e o Bottas. O Pérez já voltou para o Pódio, mas o Massa ainda Não! Que pancadão entre o Gutiérrez e o Maldonado!

fernanda
fernanda
10 anos atrás

Flavio,

única observação: depois da decolagem o piloto demorou para sair do carro. Estranhei não ver ninguém para socorrê-lo. Esqueceram a equipe médica?

Alberto Lopes
Alberto Lopes
10 anos atrás

A Force India e a Williams são os carros mais rápidos não só por causa do motor Mercedes, mas porque configuraram uma relação de marchas muito mais longa do que os outros. A Red Bull usa a 8a marcha com 295km/h. A Force India do Hulkenberg, por exemplo, nem usava a 8a marcha na classificação. E como a relação de marcha não pode ser alterada. Podem anotar aí: a Force India vai andar ainda mais na China, e pode vencer em MONZA. Podem anotar.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alberto Lopes
10 anos atrás

É a RedBull vai ganhar em Mônaco.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E a Ferrari vai ganhar na França…

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Sobre seu comentário (terça-feira, 8 de abril de 2014 às 13:12)…

Ora! Se você diz que Alonso venceu com carro inferior em 2013, também posso dizer o mesmo de Vettel em 2008… [Pois saiba que, após o GP Espanha 2013, seu Alonsito disse que eles (RBR x Ferrari) estavam no MESMO nível (detalhe > Vettel na ponta do campeonato)].

Ademais, o Bourdais pode ter se classificado em 4º, porém terminou em 18º. Já Felipe Massa, nas duas vitórias de Alonso, se classificou a apenas duas e quatro posições do Espanhol e terminou em 6º e 3º, respectivamente.

Portanto, quem tem que aprender a ser mais crítico por aqui é você, meu querido. :)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Não, não pode. A str foi feita pelo Newey, com motor Ferrari, era idêntica a RedBull, mas tinha um motor melhor, Ferrari. Se esse era um carro ruim, não sei o que é uma Caterham ou Marrusia. Alonso nunca disse isso… Carro ruim não classifica na primeira e segunda fila, não me lembro da corrida pra te falar o que aconteceu com o Bourdais. Compare todo o campeonato, e você verá que várias vezes a str terminou melhor que a RedBull. Massa é muito bom piloto, quer comparar Massa com Bourdais? Tenha dó.
No Bahrein, Espanha, Mônaco, Canadá em 2008 por exemplo, Bourdais classificou na frente do Vettel.

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Não, não era idêntica a RBR. A mesma era inferior. Vettel venceu aquele GP no braço.
Aliás, quem terminou várias vezes a frente da Red Bull foi somente o Alemão. Se não fosse a performance do mesmo, a STR nunca que teria vencido a RBR do gênio Adrian Newey.

E o que diabos tem a ver o motor Ferrari??? A Williams, por exemplo, tem motor Mercedes, e nem por isso chega aos pés da esquadra de Hamilton e Rosberg…

Quanto a sua acusação, saiba que não estou mentindo, pois Alonso disse, SIM, que estavam no mesmo nível. Lembro muito bem disso, pois comentei bastante a respeito na época… Portanto, não venha aqui dar uma de muleke e dizer que estou mentindo, ok!

E o que importa se Bourdais se classificou a frente em tais corridas? O mais importante não é terminar a frente???

Acorde, cara! Saia da soberba… :)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Putz você é um mané mesmo, desenhada por Newey, sabe traduzir? É cada um…
http://en.wikipedia.org/wiki/Toro_Rosso_STR3
Alonso nunca disse isso, procure na internet. Respeite as pessoas, quem dá dando um de moleque é você.
Acorda você cara, seus argumentos são imbecis.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Chassis wise, the STR3 is an identical car to the Red Bull RB4. It only really differs in the different engine. Contrary to its Red Bull counterpart, the STR3 is equipped with a customer Ferrari engine.
During the season however, it became more clear that the Ferrari engine was a huge asset, as the STR3 became consistently faster than the Red Bull RB4 towards the end of the season. That progress and the mixed weather eventually allowed for a surprise pole position and win at Monza…

http://www.f1technical.net/f1db/cars/936/scuderia-toro-rosso-str3

Muller
Muller
10 anos atrás

A Lotus domingo me lembrou o fusca, que já vi levantar até um Opalão em condições parecidas…

Fabricio de Souza
Fabricio de Souza
10 anos atrás

Vamos forma um time:

Zelda Meda e Valteri BOS77AS na primeira fila;

2º fila O gurgel e o Twingo????

Hermes
Hermes
10 anos atrás

não sei quem fala mais asneira Rubinho ou Galvão…

bernardo
bernardo
Reply to  Hermes
10 anos atrás

Que fase do Rubens e do Galvão!!!!parece que não acaba.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
10 anos atrás

Excelente corrida! Várias disputas por posições – apesar de a Mercedes estar sobrando, o que já ocorreu ante, não é novidade, a gente tá até acostumado.
A disputa entre Hamilton e Rosberg foi das melhores. E o melhor, não se bateram nem prejudicara um ao outro em nenhum momento.
Boa também a prova de Massacrado – não que ele seja ruim, mas a exigência de torcedores e imprensa já o torna assim – e Bottas foi muito boa. A disputa com a Red Bull foi de destaque. Muito boa. Pena terem sido prejudicados pela estratégia.
A Ferrari tá com o ano perdido. Aliás ela está perdidinha. Não sabe para onde vai. Tomando pau de Mercedes, Williams, Force India e Red Bull, para quem estava acostumada a disputar e ganhar títulos, é uma vergonha!

bernardo
bernardo
Reply to  Davi Ribeiro
10 anos atrás

A Ferrari esta em coma!!!!

Rafael Castro Nobrega
Rafael Castro Nobrega
10 anos atrás

Como já dito no site, o Hamilton foi sobrenatural ao fazer a mais perfeita escolha de traçado, ao ser extra terrestre em cada freada,, tracionada e na dosagem da agressividade… cada xis, sei lá ele parecia ligado por “blue Tufi” a telemetria do filho do Keke, e sabia exatamente ou inconscientemente como o finlandes alemão percorreria cada metro em seu encalço… Uma aula de defesa… talvez a maior desde Senna mecanico segurando as Williams eletronicas…

Marcelo
Marcelo
10 anos atrás

Willians é muito ruim de chão nas curvas, na camera onboard do Massa ele fica sempre corrigindo, volante sempre mexendo, equipes como a mercedes faziam a curva com pé embaixo sem precisar corrigir traçado, tem que melhorara muito o carro nas curvas, ele não está bom.

Macunaíma da Silva Pereira
Macunaíma da Silva Pereira
10 anos atrás

Queria saber o que o ‘locutor oficial’ da ‘tv oficial’ diria se um piloto brasileiro ouvisse assim abertamente ‘o novato está mais rápido do que você’. Alemão é outra coisa, deixou o cara passar, ordeiro que só, não reclamou, ninguém disse que a carreira dele estaria desmoralizada por causa disso. Ninguém acusou Sebastão com sobrenome de marca de agua mineral francesa de ‘trair a nação’, ‘envergonhar o país’ e outras brasileirices.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Macunaíma da Silva Pereira
10 anos atrás

Mas se o cara estava mais rápido mesmo, nem precisava de rádio.
Na corrida anterior, Bottas não estava mais rápido que Massa, pois se assim fosse, passaria fácil.
A controvérsia é outra: mais rápidos passam, têm a vantagem da asa nas retas, mas quando precisam que o piloto da frente dê passagem já é outra história (Fernando Alonso na Alemanha reclamou porque não conseguia passar Massa (“ridículo”, foi o que disse no rádio e só passou porque Massa deixou). Consideração quanto à melhor pontuação do espanhol no campeonato, embora com consequências terríveis para o brasileiro.
Acredite, o melhor mesmo é deixar com os pilotos: se der para passar, passe. Foi por isso que a corrida deste final de semana deixou meio mundo satisfeito. Rosberg e Hamilton disputaram a posição até o fim (sem rádio). Mesmo Massa e Bottas tiveram um novo pega, desta vez, sem palhaçada de rádio.

Nelson Carneiro
Nelson Carneiro
10 anos atrás

Tá, tirar sarro do Alonso por levantar a mão daquele jeito dá pra entender. Mas eu não consigo achar notícia ou informação qquer que seja sobre o porquê dele ter feito aquilo. Alguém leu alguma coisa ou sabe de alguma coisa sobre a razão dele levantar o braço? Era comemoração mesmo ou foi outra coisa?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
10 anos atrás

O Olimpo da F1:

1- Schumacher: 7 títulos.
2- Fangio: 5 títulos.
3- Prost e Ve44el: 4 títulos.
4- Brabham, Stewart, Lauda, Piquet e Senna: 3 títulos.

O resto é mortal.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Carro bom ganha títulos, piloto bom ganha corrida.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

E como se ganha tantos títulos sem ganhar corridas!?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Maiores vencedores:

1- Schumacher: 91 V
2- Prost: 51 V
3- Senna: 41 V
4- Ve44el: 39 V and counting…

O resto é mortal.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Você deve ser bobo. Senna, 93. Schumacher, 99. Hamilton, 2009. Alonso, 2013. São exemplos de pilotos vencedores com carros ruins. Quer que eu desenhe?

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Vettel 2008.

Chupe essa manga. Depois palite os fiapos da boca. :D

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

ToroRosso, 2008? O mesmo carro que classificou em quarto com o grande piloto Sebastien Bourdais. ToroRosso desenhado por Newey e com motor Ferrari? Aprenda a ser mais crítico, se o Bourdais fez quarto tempo, o carro é ruim?? Meodeous!

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Ora! Se você diz que Alonso venceu com carro inferior em 2013, também posso dizer o mesmo de Vettel em 2008… [Pois saiba que, após o GP Espanha 2013, seu Alonsito disse que eles (RBR x Ferrari) estavam no MESMO nível (detalhe > Vettel na ponta do campeonato)].

Ademais, o Bourdais pode ter se classificado em 4º, porém terminou em 18º. Já Felipe Massa, nas duas vitórias de Alonso, se classificou a apenas duas e quatro posições do Espanhol e terminou em 6º e 3º, respectivamente.

Portanto, quem tem que aprender a ser mais crítico por aqui é você, Alonsete. :)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Você não disse nada com nada. Mas mesmo assim te respondi, não sei se você consegue entender…

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Eu te entendo, só não compreendo como tanta soberba cabe em você. É muita ignorância pra uma pessoa só…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Eu, né?
Kkkkk

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Exemplo de piloto vencedor com carro ruim, Vicellez?

Alonso com Renault, GP de Cingapura/2008.

Hahahahahahahahahahahahahahahahaha!!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Bahrein, 2012. Com uma parada a mais é sem DRS. Só gênio!
Mas posso lembrar as vezes que seu ídolo fez pior, estacionar na Rascasse, bater pra ser campeão, etc.

redhorse
redhorse
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Allez Alonso!,

Já começou a baixaria…

Como não consegue defender a Espanhola Primadonna, começa a criticar outros pilotos. :)

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  redhorse
10 anos atrás

Baixaria, outra piada….
Deve estas sendo foda pra você ver o Vettel esse ano.

Robertom
Robertom
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Conhece muito, vai deixar o Clark de fora…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Robertom
10 anos atrás

Clark só tem 2 títulos.

Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
10 anos atrás

Alonso não pode reclamar. Está em boa companhia.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
10 anos atrás

Clark, Emerson, Gilles, Peterson, Lauda, Hill foram uns bostas?? Melhor parar de argumentar com você. Sabe tudo…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Corrida à moda antiga, quando ninguém se importava com quem estava disputando posição.

O interessante foi a classificação em duplas: 2 Mercedes. 2 Force India, 2 Red Bull, 2 Williams….

Paulo Pinto
Reply to  Fabio Amparo
10 anos atrás

…e 2 Ferraris.

gustavo maia
gustavo maia
10 anos atrás

Em 2019… “se adiantando” um pouco, o GP número 1000 (milséssimo?) deve ocorrer em 2019. Se seguir essa toada de 19, 20 GPs por ano, o milsão ocorre na primeira parte do campeonato. Nem precisa mexer muito no calendário para o gêpê mil cair em monte carlo ou nas inglaterras

Richard Hermann
Richard Hermann
10 anos atrás

Boa corrida, tomará mesmo que vejamos disputa (mesmo que sejam da mesma equipe) para buscar o campeonato, ao invés da imbecilidade de jogo de equipe, como fez a Ferrari e o RBR

Eder
Eder
10 anos atrás

dificilmente teremos mais corridas assim, o desgaste dos pneus e o safety car fizeram a corrida ser excelente.

Ulisses
Ulisses
10 anos atrás

Hamilton é o cara de 2014!!!!!!!!!!! (Aliás, desde que entrou na F1!)

E Massa parece que resolveu, definitivamente, por a faca nos dentes. Até em entrevistas a atitude dele mudou. Ótimo!
Com isso, pode até conseguir algum apoio extra de empresas interessadas, visto que, finalmente está se apresentando como alguém de atitude, personalidade forte e espírito de liderança!

Rafa
Rafa
10 anos atrás

Fui só eu quem achou que o safety-car ficou tempo demais na pista (se é que precisava)? Christian Buzina mexendo pauzinhos pra dar um fôlego à “Red Boom”?

Marcos Segantini
Marcos Segantini
10 anos atrás

E as alonsetes já entraram em desespero. Porque nesta temporada Alonso não vai ganhar o vice-campeonato.

José
José
10 anos atrás

Tudo muito bom , tudo muito legal na corrida a não ser os comentários bobos, as entrevistas ridículas e o vocabulário restrito do eterno quase campeão, Rubinho.
Rubinho faz entrevistas e comentários tendenciosos sobre a sua técnica e performance nunca vista por ninguém(Nunca vista mesmo) pouco importando quem é o entrevistado, a estrela é ele.
Não entendo porque a Globo insiste com essa mala, não vejo ninguém elogiando seu trabalho como comentarista, prefiro outros pilotos ou ex pilotos sem recalques, mais humildes e com mais conteúdo.

Mathias Aguiar
Mathias Aguiar
Reply to  José
10 anos atrás

Cara , você que é tendencioso, aqui parece que todo mundo fala igual eu acho isso muito estranho, você não vê ninguém elogiando, porque talvez tenha muitos clones teus por ai pelo mundo, Eu não entendo esse papo teu e desses pseudos analistas de comentários,, todos no mesmo ritmo. Não que eu ache a transmissão deles uma perfeição, mas vocês , falam coisas muito, mas muito piores por aqui todo o tempo e tempo vocês tem bastante pelo jeito…
Sinto uma inveja de vocês ou você em relação a ele é isso que ta na mensagem subliminar desse teu comentário.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
10 anos atrás

Excelente prova! E tá provado que a Williams realmente renasceu, um carro forte e consistente, totalmente diferente do que estávamos acostumados nos anos anteriores. E parabéns para o Massa e o Bottas, guiaram muito bem, só faltou uma estratégia melhor nas paradas de boxe para alcançar um lugar melhor no final da prova. Acredito que se continuar assim, o título fica com a Mercedes, e do jeito que tá guiando com raça, fica com o Hamilton.
Um abraço a todos.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Clayton Araujo
10 anos atrás

A Williams só não desempenhou melhor porque teve desgaste prematuro dos pneus traseiros.

Além disso, Massa e Bottas tem estilo de pilotagem que força mais o pneu traseiro, justamente por fazerem a entrada de curva mais lentos para ter a possibilidade de acelerar mais na saída.

Repare nos VT’s da corrida como os carros da Williams balançavam a traseira, mesmo com pneus novos… é algo que Rob Smedley vai ter que ajustar, senão ficarão sempre no pelotão intermediário.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
10 anos atrás

Achei a comemoração do ex-el fódon meio irônica, ele aproveitou a presença do Montezemolo para usar esse expediente, já que a Ferrari andou para trás, e conseguiu com toda a grana que tem, fazer um carro pior do que a Force India e Williams.
Qual a sua opinião FG, e se foi irônico, será que levará um pito na reunião dos “consigliere”???

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Giuliano SPFC
10 anos atrás

O Montezemolo saiu no meio da corrida. Sebonso tava querendo aparecer.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

Não;ele estava sendo irônico,mesmo !!!.E não precisa ser muito inteligente para perceber isto !!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

Zura?? A TÁ….

sandro
sandro
10 anos atrás

E a transmissão oficial dizendo que o Bottas na segunda parada tinha saído com o pneus branco e o massa de amarelo, sendo que os dois estavam de amarelo, mandei um twitter para o rubinho ele disse na transmissão que era a claridade que tava confundindo as cores.
O Alonso comemorou foi o fim da corrida, que não aguentava mais andar naquele taxi.
Será que só eu acho que esses bicos não são nadas seguros, pelo contrário. Se não fosse esses bicos novos o gutierrez não teria capotado, teria só saído da pista. E olhe que ele capotou daquele jeito estando devagar, imagina um carro desse saindo e voltando com tudo para o meio da pista, pegando entre os pneus!!

André Billafan
André Billafan
10 anos atrás

Eu não entendo o porquê do engenheiro do Massa e o próprio Felipe Massa não anteciparam os dois primeiros pit stop! O piloto foi bastante prejudicado, pois perdeu muito tempo saindo de traseira com pneus gastos na pista! Será que vale tanto a pena cumprir a janela com os pneus naquelas condições! Aliás, desde os tempos de Ferrari é impressionante como o piloto erra na estratégia!
Na corrida de domingo tinha tudo pra terminar a frente das Force India se acertasse na estratégia.

vinicius sena
vinicius sena
Reply to  André Billafan
10 anos atrás

tbm achei, a cada parada ele perdia 8s, se pretendiam fazer um pit a mais, esses 8s em cada já dariam 16s em relação as force índia, e mais o 2s por volta depois do pit seriam suficiente para ficarem em 3° e 4°, se parasse o bottas uma volta depois.

Paulo
Paulo
10 anos atrás

Acho que a F1 não precisa dessas mudanças bruscas de regulamento técnico e desportivo (principalmente aquela da pontuação dobrada….pqp!!!) para ser mais disputada. Poderiam colocar um teste no meio do campeonato de acordo com as pontuações das equipes. Por exemplo, a equipe na liderança terá direito à apenas 1 dia de testes, a equipe em 2º segundo lugar teria direito a 2 ou 3 e assim por diante. Colocar mais lastro mínimo no carro das equipes de acordo com a pontuação da tabela também poderia ser uma alteração interessante.

Maurício
Maurício
10 anos atrás

Esta convivência com o Grosjean não tá fazendo um MAL danado ao Maldonado…

Maurício
Maurício
Reply to  Maurício
10 anos atrás

Ele já é mal o suficiente.

Macunaíma da Silva Pereira
Macunaíma da Silva Pereira
Reply to  Maurício
10 anos atrás

O Grosjean tem andado certinho ultimamente. Foi até melhor do que o Raikkonen na segunda metade da temporada passada, depois que o finlandês começou a lavar a roupa suja publicamente.

voulembrar
voulembrar
10 anos atrás

A briga do Massa não era com Bottas, e sim com a Force India. Ele deveria ter entrado para trocar pneus antes de ser ultrapassado e tentado a mesma estratégia da Force India. Acho que assim teria acabado no podium, pois estaria sempre na frente deles até o safety car pelo menos.

voulembrar
voulembrar
Reply to  voulembrar
10 anos atrás

Flavio, você acha que a relação de marchas fixa para todas as corridas tem influencia considerável nos resultados? Em algumas pistas, outras equipes se aproximaram um pouco mais da Mercedes. E abaixo da Mercedes, todos as outras tem se intercalam nos resultados (Ferrari chegou a ser quarto lugar). Acreditando que nenhuma evolução considerável pode ser feita nesse começo de campeonato, esse fator pode trazer muita influência?

Martinho
Martinho
10 anos atrás

É claro que a comemoração do Alonso foi pura ironia…..

Ulisses
Ulisses
Reply to  Martinho
10 anos atrás

Sem dúvida!
Pela primeira vez na vida, eu gostei de uma atitude dele!

Dú
10 anos atrás

A draga que está a Ferrari, e Kimi já falando que é sua última equipe na F1. Alonso se mata e Kimi nem ai.

Fabiano Archer
Fabiano Archer
10 anos atrás

Maná-Maná… e esse negócio não sai da minha cabeça…rs
Fernando Choronso comemorando o nono lugar: a maior demonstração de sarcasmo que um piloto poderia dar.. depois de ser ultrapassado pelos camelos, acho que é nesse meio de transporte que ele vai andar no ano que vem…

Anderson Pereira
Anderson Pereira
10 anos atrás

Sinceramente, eu achei a comemoração do Rosberg com o Hamilton apos a chegada, meio forçada. Havia uma certa falsidade naquilo.
No fundo o Rosberg estava chateado com aquela situação. Tinha pneus mais rapido mas não conseguiu ultrapassar. Conseguia mais Hamilton recuperava a seguir.
Levou duas esparramadas do Hamilton e até fechada de porta.
Deve estar pensando: poxa, estou nessa birosca a mais tempo e esse cara chega pra azedar meu chopp?
Será que esse clima amistoso vai ser assim até o fim???

Zetros
Zetros
Reply to  Anderson Pereira
10 anos atrás

E aquele risinho do Hamilton mata de raiva qualquer competidor. Tem uma foto dos dois ainda moleques correndo de kart, não se se foi aqui que eu vi ou se foi em outro blog, que mostra Hamilton rindo e Rosberg(com cara de Mogli) puto da vida.

Eduardo
Eduardo
10 anos atrás

Duas questões: 1 – Por que o Massa fez o último Pit Stop primeiro que o Bottas, se era sempre o Bottas que fazia primeiro? 2 – Se o Bottas fez o pit stop durante o Safety Car, por que não voltou na frente o Massa?

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Sebastian, Daniel is faster than you!
Quem e importou com o barulho ?

Felipe, o azarado.. merecia coisa melhor

Ulisses
Ulisses
Reply to  Antonio
10 anos atrás

O Vettel se importou! … kkkkkk

Galba Cunha
Galba Cunha
10 anos atrás

“Como dito ontem, terá de fazer isso o ano todo porque são pilotos que se equivalem”.Como assim o pequeno novato é igual ao veterano massacrado??

John Player
John Player
10 anos atrás

Aquela “vibração” do Alonso ao cruzar a linha de chegada (DE NOVO NA FRENTE DO RAIKKONEN) foi um IRONIA com a Ferrari.

Talvez alguns “desavisados” não tenham percebido.

Quem dá show hoje na F1 e quem faz a diferença mesmo com um carro “mais ou menos” são os de sempre: Hamilton, Vettel, Alonso (chorem de recalque haters), Hulkenberg e agora também o Ricciardo.

Curioso é que Raikkonen só complicou para ser a ultrapassado quando o australiano chegava no seu vácuo. Com os outros pilotos, não durava duas voltas.

Perez muito bem.

Bottas, depois de Massa. Precisa de mais arroz e feijão.

E Maldonado, até sua lambança na parte final da corrida, dava um banho no Grosjean. E saiu lá do fundo do grid.

Mas o povo só vai lembrar da lambança do venezuelano. Essa Lotus 2014 é uma bomba, mas o bico dela já tem uma utilidade: levantar qualquer carro adversário do chão. E bem alto!

Ju Amaral
Ju Amaral
Reply to  John Player
10 anos atrás

Nos bastidores, ele se refere ao Raikkonen como o “Salvador da Pátria” … está pegando fogo a escuderia do cavalinho.

Zetros
Zetros
Reply to  John Player
10 anos atrás

O pessoal chama de carro-tomada, mas eu acho que o carro-empilhadeira seria melhor empregado, principalmente depois do que Maluconaldo fez ontem.

mala
mala
10 anos atrás

Boa corrida.

Faz tempo que não via tanta disputa.

Gerson
Gerson
10 anos atrás

Interessante a má vontade de alguns com a F1 e alguns pilotos. Baita corrida ontem e reclamam do giro de motor… reclamam de pilotos… o que fez o Grande Mimimi de las Asturias ontem? Excelente piloto, indiscutivelmente, mas que está mostrando que sozinho, não consegue…
Baita corrida! Mais um texto maravilhoso do FG! E que venha China!

Luiz
Luiz
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Concordo, muita frescura, muito fanboy de piloto que andou no meio do pelotão se trollando em vez de aproveitar a bela corrida e comentar o que interessa, se a F1 vai melhorar ou não. Acho que já melhorou. E de quem andou na frente quase ninguém fala.

Valmir Passos
Valmir Passos
10 anos atrás

Muito boa a corrida, tudo bem que eram 2 mesmo, uma das Mercedez e a dos outros. Mas ainda assim valeu a pena assistir, tirando obviamente os exageros do insuportável Galvão.
Dó de ver a Ferrari. E Alonso, é Alonso. Duvido que o Kimi termine seu contrato com a Ferrari. Com esse ânimo todo, Alonso já o “jantou”.

Daniela Rio
Daniela Rio
10 anos atrás

Vcs mudam de opinião muito rápido. Semana passada a Red Bull estava se recuperando e o Vettel tinha feito uma boa corrida. Hoje os quatro títulos dele não valem nada pq o companheiro fez uma corrida melhor. Trocam de opinião como as mulheres trocam de roupa..aff

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Daniela Rio
10 anos atrás

Sim, é a tal metamorfose ambulante e a história de ter sempre que trocar aquela velha opinião formada sobre tudo.

Zetros
Zetros
Reply to  Daniela Rio
10 anos atrás

Semana passada ele só fez uma corrida melhor, por conta da chuva durante o último treino, que o fez conseguir a terceira posição no grid.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Zetros
10 anos atrás

Interessante, o Davidson comparou as voltas do Vettel no qly e nem ele nem Martin Brundle acharam algo de estranho no downshifting do Vettel. Em Sepang, Ricciardo foi aconselhado a não pressionar o Vettel. Está dois a um em qly pro estreante na RedBull, em corridas também estaria 2 a 1 se não houvesse a punição na Austrália. Significa.

Daniela Rio
Daniela Rio
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

Fala sério. O Vettel teve problemas em dois treinos .

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Daniela Rio
10 anos atrás

SQN.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
10 anos atrás

Que corrida!!!Curti demais! Valeu Miltinho e Rosberguete! O carro da Mercedes, além de ser imbatível, fica um tesão à luz dos refletores, muito lindo a variação de tons. Acho que a Lotus vai ter o seu bico proibido depois que Maldanado usou no modo empilhadeira…Tá doido!! Juro que achei que o Guti tinha batido a cabeça! Troféu Dentadura de Prata Para o Regi e seu “Bostta”. Valeu mesmo!!! Uma semana repleta de coisas boas à todos vocês!!!!

LUZ PRATA.
LUZ PRATA.
Reply to  RENE FERNANDES
10 anos atrás

foi um SHOW NOTURNO das LINDAS W05…cara sou Branco …e Admito que o Negao… LEWIS… e FODA…ele e o n1 ATUAL do GRID !!! temos de elogiar Tambem o sempre Combativo… ROSBERG… grande abs Rene,..attt

Gabriel 1
Gabriel 1
10 anos atrás

Quase todo mundo reclamando dessa F1 com essas novas regras e vem esta corridaça ,
Quem vai dizer agora que os caras estão errados ?
Entre os primeiros, a maior e grata surpresa foram as Force Indie que ano a ano estão mostrando sua evolução. Já a Ferrari esqueceu o que é isto.
As RBR logo estarão nos calcanhares das Mercedes, é uma questão de tempo, Vettel e Ricciardo já provaram nas outras corridas que é possível.
Quanto as WIllians, melhoram bastante, infelizmente não tem pilotos,

Ulisses
Ulisses
Reply to  Gabriel 1
10 anos atrás

Corridaça, mas esse “ronquinho” novo continua uma merda!
Quando a câmera é “onboard” então … parece uma CG125!

Eduardo-SC
Eduardo-SC
10 anos atrás

Eu ouvi o Reginaldo Leme trocando o nome do Bottas por Bosttas?

carlos lima
carlos lima
10 anos atrás

Muito bom! Texto primoroso, divertido, que verve! Parabéns, Flavio. Bravo!

Luciano
Luciano
10 anos atrás

A F1 atual esta ótima desde o primeiro GP. Tem que manter o controle de combustível, diminuir ainda mais a pressão aerodinâmica, manter pneus frágeis, etc…
O que não pode acontecer é a disputa irracional entre os pilotos da mesma equipe, como aconteceu com a Mercedes, Willians, force Índia, isto é um absurdo, correram o risco de perder os pontos da EQUIPE. quer ganhar o campeonato de pilotos, tudo bem, mas, arriscar tudo não pode. Os pilotos tem que ter um pouco mais de inteligência. Ta tudo muto bom na F1, como,não esteve por muito tempo. No entanto brigar por posição, palitos da mesma equipe, isto é um absurdo.

alan
alan
10 anos atrás

Perez mereceu, ele vacilou em 2012 quando deixou de ganhar para favorecer o alonso e acho que so agora se recupperou daquela cagada, talvez tenha mais carater agora e se torne um piloto de verdade: numa corrida superou alonso/ferrari e a mclaren, seus desafetos. Hulck e’ forte tambem, essa dupla talvez fature alguma(s) vitoria esse ano. a ferrari ta apagada e vai ser assim o ano todo (alonso comemorou hoje a nona posicao so’ pra avacalhar mesmo), a redbull teve um bom desempenho com o ricardao mas vettel ta fraco ainda e nao se sabe se podera brigar pelo titulo ou pelo menos por vitorias, a williams nao me parece tao forte quanto a F.indiana, acho que beliscara podios com ambos as pilotas mas vitorias dificilmente, a tororosa nao vai ser tao forte quanto parecia e o resto sera o resto, talvez Lottus consiga alguns pontos, sauber andou pra tras mesmo. A Mercedes ta numa boa, sera que alguem vai chegar perto dela FG?????….
Uma reclamacao: GALVAO e’ pessimo, mas alguem precisa dar aulas pra dupla do sportv que sao extremamente inconvenientes, eu nao sei se trocaria o galvao por eles……

Apache
Apache
10 anos atrás

Me arrepiei todo com a largada do Massa. E pulei no sofá quando mais uma vez, Massa ultrapassou o Sapattos acho… Bela corrida cheia de disputa. Tomara que venham mais por aí.
Abraços

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Apache
10 anos atrás

Lembre-se meu caro Nativo Americano; Bottas tem 180 Gps ou largadas a menos que Massacradoperalonso,espere até o garoto ganhar um pouco mais de experiência,ai veremos o que ocorrera,eu particularmente estou achando que a tv plin-plin ganhará mais um membro na sua equipe de “especialistas”.Pois o mesmo ocorreu com o atual “repórter especialista em solos instáveis”quando foi superado pelo menino Rulkenberg.

Filipe Augustus
Reply to  luiz alberto
10 anos atrás

O Felipe sempre foi bom de largada, o problema dele é o desgaste prematuro do carro, pela maneira agressiva com a que ele pilota!

http://www.youtube.com/watch?v=kC7-Qdcj7wQ