E MAIS LAUDA AINDA
SÃO PAULO (treta) – Mês que vem, no dia 22, bem no meio da Copa, tem GP na Áustria. A volta do país ao calendário é muito bem-vinda. Mas já está “gerando polêmica”, como se diz.
(“Gerar polêmica” era algo que eu proibia em títulos quando trabalhava em jornal. Nada mais vago e preguiçoso. De vez em quando sai no Grande Prêmio, também…)
Mas a polêmica, como eu dizia, envolve Niki Lauda, que está doido com a Red Bull. É que a empresa de energéticos, como se sabe, comprou e reformou o A1 Ring, o velho circuito de Zeltweg. E aproveitou para renomear umas curvas mediante bom pagamento. Uma delas se chamava Niki Lauda Kurve. Virou Pirelli. A Gerhard Berger Kurve foi “vendida” para a Würth, empresa alemã que fabrica tudo. A Jochen Rindt Kurve sobreviveu, mas se alguém pingar uns caraminguás, leva o nome.
Lauda ficou pistola da vida e disse que a Red Bull só limou sua curva do circuito porque a Mercedes está enrabando o time das latinhas.
Se eu fosse o “Didi”, mudava a Jochen Rindt Kurve (a que sobrou) para Sebastian Vettel Kurve, só para ver o Mito “ferver em cima das tamancas”…
Na verdade a Wurth não fabrica quase nada, ela só compra de fornecedores, estampa a sua marca e vende pelo dobro do preço.
Ate Monaco teve nomes trocados, lembram da Curva da Gare? Virou Lowels (hotel ali?) e hoje tem outro nome, acho. Tempos modernos, que fazer?
Engraçado que um cara que está “no negócio F1” não entenda que alguém não compre por caridade um circuito. Custa dinheiro e a empresa normalmente quer reaver parte dele, isto quando à intenção não é lucrar.
Lauda, grande piloto, grande história de vida, mas volta e meia fala bobagem. Era simples manter os nomes. Só não vender, ou mesmo colocar uma cláusula acordando a manutenção dos nomes das curvas, daí que o Dietrich arrumasse outras maneiras de reaver seu investimento. Repito, logo o Lauda, que sabe bem como funciona o “negócio F1” ficar magoadinho… Que coisa hehehe.
A sutileza da ENRABADA.
O Lauda vai ficar mais bravo a partir do momento que a RedBull voltar a andar na frente da Mercedes.
O Lauda fica chateado porque mudaram o nome da Curva… e nós com Interlagos???
Degredo aos canalhas que sacrificaram o nosso circuito.
E para os Mega-Canalhas que surrupiaram Jacarepaguá ?
Imaginar que um dia tivemos, Zeltweg, Zandvoort, Spa-Francorchamps, Clermont-Ferrand (Charade ) , Nuburgring , Hockenheimring, Monza, Watkins Glen,… É, o mundo mudou…
“Pistola da vida”… fazia tempo que não lia essa expressão, he he he…
Apesar do “Didi” ser o dono das latinhas e do autódromo, tendo o direito de, achei uma “puta falta de sacanagem” com o Lauda (e com o Berger, e provavelmente no futuro com o Rindt). Não se retira uma homenagem, pô! Se o autódromo é o principal do país, tradicional, que foi local de protagonismo de seus esportistas dignos de serem homenageados (dois campeões e um vencedor de corridas), e que de fato o foram, fica uma enorme constrangimento. É como se, por exemplo, o grupo Votorantim comprasse Interlagos e o renomeasse “Autódromo Internacional Antônio Ermírio de Morais”. E a história? E os descendentes da figura histórica, no caso o Moco, como ficariam? Seria uma palhaçada…
Lauda está certo.
Na verdade Lauda já era “pistola” com a equipe “Red boi”, a base técnica vaio da Jaguar onde Lauda pagou muito micos por lá…….muitos por culpa do proprio sem papas na lingua……………..pra mim quem ganha corrida atualmente é a mão acertada do engenheiro…..Lauda nunca vai projetar um carro.
Falta de respeito com velhos pilotos que foram homenageados, mas … depois que acabaram com velho Osterreichring, pra fazer isso aí, não tem nem o que dizer.
Pra tv brasileira isso não importa, não vao falar o nomes das empresas mesmo
O circuito é de quem?
A Red Bull tem direito de fazer o que quiser com a pista… Até mesmo destruí-la. Se Lauda quer o nome dele na curva, que pague por isso.
Mas um logotipo muito bom. …
Não vejo a hora dessa ideia vir para cá!
Já pensaram? A Curva do Café passaria a se chamar Curva Banco do Brasil!
O S do Senna passa a se chamar Curva Tim!
O Pinheirinho, poderia ser Curva Nestle
A Junção poderia ser Curva Bradesco …
O Niki Lauda vendeu o espaço na cabeça dele também usando aqueles bonézinhos feinhos…
Ficou bala o Logo heim?
Não acho que dá pra dizer que o Dietrich Mateschitz não gosta de história. É business…
A Mercedes podia enrabar também a FIFA! rsrsrs
Louco pra ver os Hondeiros na pista…. o que será que vai dar?
Se os Clios continuarem a dar vexame, será que Red Bull não vai praos Japas?
Red Bull gives you wings …”and money “
Que delícia alguém ainda em vida poder fazer um comentário como esse que o Lauda fez.
Realização total.
Beijinho no ombro pro Masteshits.
Ele pagasse que compre o circuito… ele que reforme… e coloque o nome niki lauda chorão ring… Vá chorar na cama que é lugar quente….
A Red Bull tá fazendo sua parte, salvando o circuito…
Opa… tem um pagasse a mais aí…
Hoje em dia é raro se ver alguém chamando as curvas pelos seus nomes, sejamos francos. Tirando os circuitos bem tradicionais (Monaco, Silverstone, Spa, Interlagos…), em todos os outros nem mesmo os comentaristas o fazem – virou um festival de Curva 1, 2, 3, 4 (…). Retas então, pior ainda…ou é oposta ou dos boxes. É uma coisa que foi se perdendo ao longo dos anos.
Já imaginaram o S do Senna mudando de nome para S da Skol ?
S do Schummy ficaria melhor. É o piloto de F-1 que mais venceu no circuito (4 vezes).
Isso jamais aconteceria aqui, sua provocação é infantil e não cola !
Eu me refiro ao assunto do post, substituir homenagens a pilotos por nomes de patrocinadores.
Como eu gosto muito de mortadela e para ficar dentro do assunto, poderia mudar para S da Sadia.
Quando eu compro um carro, uma cada, um apartamento, ou se comprasse um circuito, também coloco e colocaria o nome que eu quisesse e no que eu quisesse.
Se o negócio é meu, o dinheiro gasto é o meu, porque dar satisfação a alguém?
Lauda, rico que é, que comprasse e reformasse o circuito à sua maneira.
Melhor curva Pirelli do que ali naquele prédio era a curva Lauda, ali naquele ginásio era a curva Rindt…
Lauda está errado. A troca foi por dois motivos, o segundo em decorrência do primeiro. Primeiro: Quem comanda a Red Bull está cagando e andando para cultura/história/homem. Segundo: Os deuses são os acionistas.
O que eu acho? Ninguém quer saber, mas digo assim mesmo. Lamentável.
Abs.
Pergunta pertinente: na transação da venda, foi colocado em contrato, que os nomes existentes em homenagem aos pilotos nacionais, não poderiam ser substituídos?
A Mercedes está enrabando todos! Fez a fila…
Segundo o gordinho da globo, o nome do circuito é RBR Ring.. é isso, arnaldo?
“Concerteza!”
Vc não viu a foto acima?
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/05/rbr-retira-nome-lauda-de-curva-na-austria-e-e-alfinetada-por-tricampeao.html
É disso que o Arnold está falando… o gordo-covarde da “grobo” que não assina as matérias no site tá chamando de rbr ring… putaquepariu!!!