MONT & MELÓ (6)

hamiltomiroOSASCO (tem trânsito) – Achei genial o estilo radiofônico do post de ontem, mas como não agradou muito, voltemos à vaca fria.

Exaltar o domínio da Mercedes a esta altura do campeonato é desnecessário e enfadonho. Então deixemos isso para o fim. Falemos dos grandes destaques e das grandes decepções do GP da Espanha.

Começando por Vettel, o maior nome da corrida.

Vejamos. O rapaz deu quatro voltas na sexta-feira. Queimou o chicote e o eletricista não conseguiu arrumar a tempo. No sábado, no Q3, Tiãozinho saiu dos boxes e quebrou o câmbio. De décimo no grid, teve de ser deslocado para a 15ª posição.

E foi de lá que partiu para um lindo quarto lugar, parando três vezes, jantando quem visse pela frente quando precisou passar alguém na pista.

É ruim, o moço? Está tomando pau de Ricciardo? Só ganha com o melhor carro?

Não para todas as perguntas. É muito bom, mantém a motivação mesmo sabendo que não tem a menor chance de ganhar um GP neste ano, depois de quatro títulos seguidos, começou pior que seu novo companheiro de equipe (o que é bem diferente de “tomar pau”), está correndo atrás do prejuízo (a expressão é corretíssima; neguinho tem um preju, sai correndo atrás dele, passa por ele, enche ele de porrada, acabou, e quem diz que correr atrás do prejuízo é perseguir o dito cujo para com ele levar um lero não sabe do que está falando; se você corre atrás do prejuízo é porque o prejuízo está na tua frente, te ultrapassou, você está perdendo, sacaram?), e ter o melhor carro, amiguinhos e amiguinhas, é a única forma, nesta F-1, de ganhar com frequência.

Deixemos Vettel em paz, então, e saibamos reconhecer seu valor. Anotem: será ele o terceiro colocado no Mundial.

Como deve-se reconhecer o talento de Ricardão, que subiu ao pódio oficialmente pela primeira vez (na Austrália foi desclassificado, como vocês lembram). Terceiro colocado, o jovem australiano da Red Bull é um sopro de vida na equipe, depois de anos de depressão e mau-humor com Webber. Vai longe, muito longe, e os rubrotaurinos acertaram na mosca ao promovê-lo. Fora que tem o sorriso mais autêntico do esporte a motor.

Grojã é outro que merece respeito pelos primeiros pontos da Lotus no ano, com o oitavo lugar, enquanto Maldanado segue fazendo merda de baciada. Hoje bateu em Sonyericsson no início da prova. Realmente a cada dia que passa é mais inexplicável sua vitória em Barcelona dois anos atrás. A gente costuma dizer que qualquer piloto que vence um GP na F-1 tem enorme valor. Talvez Pastor seja a exceção. Está completamente perdido e transtornado. É fraco, em resumo. Aquele triunfo de 2012 foi, talvez, a maior zebra dos últimos dois séculos na categoria.

Vale uma menção honrosa também para a Force India, que pela quarta vez em cinco corridas colocou seus dois pilotos nos pontos. OK que Maria do Bairro ficou só em nono e Hulk, em décimo. Mas o time sabia que Barcelona não seria a melhor pista do mundo para seus dois pilotos, e foi buscar o que dava. De parabéns, então. Está em quarto entre as equipes, a nove pontos da Ferrari.

E palmas para Bottas, quinto colocado, pontos em todas as corridas do ano — como ele, pontuaram nas cinco provas desta temporada apenas Rosberg, Alonso e Hülkenberg. Elogios que levam, automaticamente, a abrir a seção de fiascos do dia.

Felipe Massa. Um erro na classificação determinou sua má posição de largada. Mas também não era nenhum desastre, o nono lugar. Dali daria para construir algo. Terminou em 13°, sem poder atribuir o mau resultado a nada em especial — batidas, toques, pneus furados, pit stops ruins, problemas de ERS, o que for. O brasileiro fez três paradas, algo que poderia ser considerado um erro — Sapattos teve estratégia diferente, de dois pit stops. OK. Mas Vettel também fez três, largou em 15° e chegou em quarto. Alonso igualmente foi para três trocas de pneus, partiu em sétimo e depois de muita luta chegou em sexto. Viram como dava para fazer algo melhor?

Bottas tem 34 pontos no campeonato, contra 12 de Massa. Que pode, sim, argumentar que na Austrália foi acertado por um Kobayashi desembestado, e que teve um problema com uma epidemia de Mecanicus confusus na China, numa parada que estragou sua corrida. Mas o fato é que Valtteri tem demonstrado um ritmo de corrida muito sólido e competitivo, aproveitando cada chance de marcar pontos, enquanto Felipe patina por motivos diversos. E isso pode minar sua autoconfiança. Pior: pode minar a confiança que a Williams nele depositou quando o contratou.

Massa precisa urgente e desesperadamente de uma boa corrida e de um bom resultado.

Outro fiasco: a McLaren. Depois de um início de campeonato mais do que decente (era líder de Construtores ao final do GP da Austrália), está há três provas zerada. Ocupa o sexto lugar na classificação, agora. Hoje foi superada pela Williams. Button fez uma largada deprimente, caindo de oitavo para 13°. Magnólia foi o cara mais ultrapassado do dia.

Sobre a corrida, não há muito a dizer. Os mercêdicos sumiram na frente na largada, abrindo em média mais de 1s por volta de todo mundo. Deu dó dos outros. Na volta 16, a distância de Hamilton, o líder, para Bottas, o terceiro, era de 21s.

Lewis e Rosberguinho fizeram duas paradas e a única diferença entre os dois é que o inglês deixou para usar os pneus duros no último stint, enquanto Nico o fez no meio da prova. Isso garantiu uma boa disputa nas voltas finais, com o alemão chegando, chegando, chegando, para… não passar, claro. Cruzaram a linha praticamente juntos, mas foi de Hamilton a vitória, quarta no ano e quarta seguida, e agora ele lidera o campeonato com 100 pontos, três na frente de Rosberguinho.

A prova em geral foi meio chatinha, com as maiores emoções reservadas às últimas quatro voltas. Além do pega entre Rosberg e Hamilton pela liderança, Kimi de pneus duros segurou quanto pôde Alonso, de médios, e acabou sucumbindo. Não houve ordem de equipe, até onde se sabe. As táticas eram diferentes, com dois pit stops para o finlandês e três para o espanhol, que na volta 64 ganhou a sexta posição do parceiro tagarela. Bottas e Vettel também travaram bom duelo, em situação idêntica: o piloto da Williams de pneus duros e duas paradas, Tião de médios e três pit stops. Também na reta final da corrida, na mesma volta 64, Vettel passou. Todas as manobras foram lindas e tecnicamente perfeitas.

Amilton, Rosberguinho, Ricardão, Tião, Sapattos, El Fodón de La Sexta Posición (pobrecito, um ano sem ganhar uma corrida; a propósito, leiam o que o Ivan Capelli tem a dizer sobre o assunto), Tagarela, Grojã, Maria do Bairro e Hulk fecharam a zona de pontos. Só os seis primeiros terminaram na mesma volta, o que é um vexame completo para todos os outros.

No pódio, acho que ninguém notou o que eu notei. Rosberg estava com um sorriso cínico no rosto. Na hora do champanhe, tentou matar Hamilton afogado.

Eu vi.

Subscribe
Notify of
guest

222 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alisson
Alisson
9 anos atrás

Alumas ponderações: 1ª – Massa está sempre cometendo algum “errinho”, seja no treino ou na corrida. Não dá pra colocar mais na conta do azar nem falar das manobras dos adversários. Ele está é pilotando mau mesmo. 2ª – Se a estratégia da Williams foi ruim, Massa também é culpado, afinal, ele é o piloto. É ele quem esquenta as nádegas no cockpit durante quase duas horas na corrida. Cabe a ele questionar e decidir junto com a equipe, as estratégias e não aceitá-las simplesmente, para depois ficar culpando a estratégia, pelo seu fracasso. 3ª – Nico Rosberg é mais um chorão. Se fosse bom, teria ultrapassado. Teve pelo menos umas 5 voltas para fazê-lo. O cara tira quase 1 segundo por volta e depois fica lá penando atrás do companheiro. Se fossem outros tempos (Prost, Schummy, Senna, Mansell, Piquet), já teriam passado na segunda volta. 4ª – A F1 está cada vez mais chata e burocrática. Apesar de nesse ano termos visto mais ultrapassagens, elas não definem nada. As corridas são definidas nas famosas “estratégias”. Ficam colocando gráfico de quem gastou menos gasolina (como se isso fosse uma competição de Ecochatos). Depois tem a questão do pneu mole, pneu duro, pneu meia-bomba. dá logo um Viagra pro pneu de todo mundo e vamos com um só até o final da corrida. quem pode mais chora menos. Chega de tanto cálculo. Por favor, menos computador e mais braço. Logo logo o piloto vai ficar nos boxes, no simulador, controlando o carro pelo controle remoto, pra não correr riscos de acidentar-se. Se a F-Indy, não tivesse uma bandeira amarela a cada espirro do diretor de prova, seria a melhor categoria de monopostos da atualidade.

Marcelo pereira
Marcelo pereira
9 anos atrás

Flávio,
desculpe se perdi algum comentário seu nesse período, mas queria ouvir o que você tem a dizer sobre a pequena (pra não dizer irrisória) diferença de tempo entre F1 e GP2.
As mudanças tecnológicas são boas para quem ?

ms
ms
9 anos atrás

a ultrapassagem de vettel em cima de raikkonen no final da reta já entrando na curva foi uma verdadeira pintura….já Hamilton cresceu, virou gente grande que hoje nem de longe faz lembrar aquele garoto inseguro que por qualquer pressão já entrava em colapso e que em 2007 deixou de ser campeão mundial por um triz, e que também por um triz foi campeão mundial em 2008……esse Hamilton vitaminado com sua brilhante pilotagem é a grande e grata surpresa dessa primeira parte da temporada da F1

Ricardo
Ricardo
9 anos atrás

Alguém mais viu o pé do Robesg no primeiro lugar do pódio…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ricardo
9 anos atrás

Eu vi. A língua mente, o corpo não. E o corpo do alemãozinho “disse”: esse lugar era para ser meu.

Marco
Marco
9 anos atrás

É simples. Alonso, Vettel e Hamilton acreditam e mantêm o ritmo até o fim e, por isso, são campeões. Felipe Massa acompanha até perder a referência dos ponteiros. Quando perde a referência ele brocha, perde o ritmo, se acomoda, desacredita, por isso nunca foi campeão. Rápido ele sempre foi, mas não durante a corrida toda. O ano de 2008 foi exceção, e não regra. Aquele Massa progredia até levar aquela mola do Rubinho em 2009. Daí em diante voltou a ser o Massa da Sauber.

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Lewis Hamilton já é um virtual campeão disparado, e a coisa está do jeito que ele mais gosta. O Rosberg vai ter que virar a casaca se quiser alguma coisa, senão ficará como Coadjuvante de Luxo no melhor carro da temporada assistindo o Hamilton ser Campeão, como o Rubinho no Tempo do Schumacher. O Luca Di Montezemolo está com vergonha de ver o Alonso em terceiro sem um carro competitivo. O Kimi pelo menos viu as Mercedes no espelho, uma volta atrás! O Vettel fez uma boa corrida de virada. Finalmente saiu o primeiro pódio válido do Ricardão Sorrisão! O Bottas está colocando o Massa debaixo da sua Bota sem dificuldade nenhuma, e não está sendo difícil subir a escada do Massa que está recebendo um aviso do destino para deixar a F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

“-Falou mais alto o motor Mercedes…” disse Galvão Bueno, quando Massa ultrapassou Magnussen.
A conclusão a que cheguei, é que o motor (também) Mercedes do dinamarquês, falou mais baixo.

“-Massa não pontuou porque fez três trocas de pneus.” Disse o mesmo narrador, sem prestar atenção que Vettel e Alonso, fizeram as mesmas três trocas.

Vamos “puxar a sardinha”, mas sem pagar mico…

eduardo
eduardo
9 anos atrás

Ao contrario da maioria gosto das belas curvas de Montmelo e não sei se assisti outra corrida mas vi as melhores ultrapassaguens da temporada,o Kvyat per fuera,o Alonso num belo jogo de trajetorias,o Vettel mergulhando por dentro freando no Deus me livre,a pista é muito seletiva com os equipamentos e não foi surpresa que os doze primeiros chegassem na sequencia com apenas dois pilotos furando,o Massa que merece uma luz amarela,não é admisivel ele ser menos consistente que um piloto novato e se não der a volta por cima pode se transformar num novo Coulthard que nos seus ultimos anos era respeitado por sua esperiencia e trabalho de equipe e só,o Maldonado merece a luz vermelha,já passou o tempo de ele diminuir o numero de erros,ele é veloz como era o De Cesares mas o iresponsavel italiano só teve carreira longa em virtude do cofre ilimitado e a crise da Venezuela ameaça seriamente a carreira de piloto pagante do Maldonado

John Player
John Player
9 anos atrás

Só vou repetir o que sempre disse:

– Quem critica e duvida do talento de Vettel não entende p… nenhuma de automobilismo, não sabe diferenciar pilotos CAMPEÕES E TALENTOSOS de pilotos comuns…ou morre de recalque mesmo.

– Quem critica e duvida do talento de Alonso não entende p… nenhuma de automobilismo, não sabe diferenciar pilotos CAMPEÕES E TALENTOSOS de pilotos comuns…ou morre de recalque mesmo.

– Quem critica e duvida do talento de Hamilton não entende p… nenhuma de automobilismo, não sabe diferenciar pilotos CAMPEÕES E TALENTOSOS de pilotos comuns…ou morre de recalque mesmo.

– “Kimi? Fernando is faster than you!”
Pra quem achava que Alonso seria “muito incomodado” pelo taLENTO do Kimi na Ferrari…CHUPA!!

– Grosjean deu uma travada monstro de pneus na primeira curva na largada. Por sorte, E POR MUITO POUCO não saiu atropelando os outros carros num acidente bizonho que o próprio já causou (lembram? Quase levou a cabeça do Alonso) e levou uma punição por isso.

– Massa já virou Barrichello desde a Ferrari. Foi para a Williams também. No inicio do campeonato, aquela expectativa de disputar, ou pelo menos brigar pelo título. E a realidade é que toda corrida ou treino aparece uma desculpa diferente para o resultado pífio. Vai levar pau do Bottas. E mais por seus erros e limitações do que pelo talento do companheiro. Nos treinos, falha sempre na última tentativa. Não tem estabilidade ou competência emocional de um campeão.

– Hamilton e Vettel este ano tiveram uma inversão de realidade. Vettel está com todo o azar e as dificuldades de Hamilton nos últimos 2 anos. Hamilton está com a a sorte e o carro melhor que esteve com Vettel nos últimos anos, Para o restante do grid, quase nada mudou do ano passado pra cá, mesmo mudando de equipes.

– Magnussen e o garoto russo da STR (não me recordo o nome no momento) prometem reinar na próxima geração da F1…se um dia receberem carros á altura de seus talentos.

Marco
Marco
Reply to  John Player
9 anos atrás

Concordo. Massa não consegue manter o ritmo de corrida como faz Alonso, Vettel e Hamilton. O Massa perde o foco e o ritmo diante das adversidades. Os três que citei crescem nessas circunstâncias.

RCRG72
RCRG72
Reply to  John Player
9 anos atrás

Porque ter opiniões diferentes da sua é questão de recalque? Quando você tem opiniões diferentes das dos outros é por recalque também?

Isso é argumento de respeito, escrever que é recalque? Arrume argumento melhor. Alguns são mais racionais, e analisam as coisas do jeito que elas são, sem “passionismos” no estilo pachecos e viúvas de Senna.

RCRG72
RCRG72
Reply to  John Player
9 anos atrás

Inversão de realidade? Posição dos planetas?

Ricciardo tem o mesmo carro que Vettel e vem se dando melhor com ele. Tirando ainda da conta o pódium retirado dele este ano. Não tem como colocar a inversão de realidade de Hamilton e Vettel como sendo determinante para o insucesso de Vettel até agora. Basta comparar o desempenho de Ricciardo em relação a Vetel. Ricciardo pediu troca de chassi? Não virou diva ainda por causa do desconforto do camarim…

Como colocar Alonso e Vettel no mesmo patamar? Alonso leva CLARAMENTE o carro da Ferrari a resultados que o carro não merece. Já faz alguns anos que isso acontece.

gera
gera
9 anos atrás

Nem sangue de galinha preta salva o Massa. Tá foda.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  gera
9 anos atrás

Quem sabe, um banho de arruda?

Tiago
Tiago
9 anos atrás

No final da corrida, quando o Raikkonen deixou os líderes passarem, o Hamilton quase bateu em sua traseira! Ele olhou no retrovisor e quando olhou para frente novamente, o Kimi tinha tirado o pé e o inglês puxou rapidamente para a esquerda. Seria muito engraçado se ele batesse nessa situação.
E não seria a 1ª vez que Hamilton bateria na traseira de Raikkonen por descuido, em 2008 aconteceu o mesmo, na saída dos boxes.

Simão
Simão
9 anos atrás

FG… vc tá certíssimo…
Agora…

Vettel ainda é…
Hamilton e Rosberg estão…
Massa já era…
Alonso já era…
Ferrari já era…

O resto é resto…

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

Realmente, houve a tentativa de homicídio no pódio. Rosberg estava claramente pensando: Fdp, morre, fdp..

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
9 anos atrás

Corridinha chata demais! Não sei qual é pior entre Barcelona, Monaco e Hungaroging. Pra mim, tirando Mônaco que é tradição, circuito tem que ser possível ultrapassar. Não faz sentido correr se é praticamente impossível ultrapassar.
Quanto a Massa, logo logo ele vai receber um Bottas is faster than you…

Galba Cunha
Galba Cunha
9 anos atrás

Coitado do massa-mediano!

Fernando
Fernando
9 anos atrás

“Massa precisa urgente e desesperadamente de uma boa corrida e de um bom resultado.”

Na boa, com variações, todo ano você escreve essa frase.

Marco
Marco
Reply to  Fernando
9 anos atrás

Pro mal fodedor o saco atrapalha.

Alex
Alex
9 anos atrás

Dizer que Vettel não é bom é loucura mas é inegável que o estágio atual da F-1 cria distorções. Trata-se de um excelente piloto mas, na minha opinião, não tanto quanto fazem supor seus 4 títulos consecutivos. Acredito que poderia conquistar títulos em qualquer época, porém jamais tantos e da forma massacrante como foi.

Fortuna
Fortuna
Reply to  Alex
9 anos atrás

Falou tudo, mas tem muita gente que não consegue enxergar (ou aceitar) o óbvio. A verdade é que não se trata de um “fora de série” como alguns tedescos aqui pregam. Gênio é o Newey… Vettel é um excelente piloto que esteve no lugar certo e contra o companheiro certo nos últimos quatro anos.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Fortuna
9 anos atrás

Balela, nada mais que isso, Balela!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Fortuna
9 anos atrás

O negócio tá ali, acontecendo na sua frente, e tem gente que acha que é balela.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fortuna
9 anos atrás

Vettel é um ás do volante. O único que poderá ameaçar o reinado de Top Seven.

Como já disseram, o resto é balela.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
9 anos atrás

Mais do que um ano sem ganhar uma corrida, Alonso, se um dia voltar a ganhar um campeonato, terá estabelecido um outro recorde: o de maior hiato entre dois títulos. Atualmente, a marca é de Lauda, em dois de seus três títulos, entre 1977 e 1984. Mas, no caso do austríaco, o cara parou e voltou. Alonso está aí na batalha por um tri desde 2007! Neste ano, nem se trocar o Marco Mattiacci pelo Jorge Mario Bergoglio vai dar…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Romeo Nogueira
9 anos atrás

Alonso se aposentará bicampeão, fato.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Olhe o lado bom, Gustavo. O espanhol será o bicampeão mais laureado da categoria.

Estevão
Estevão
Reply to  Romeo Nogueira
9 anos atrás

Copy and paste do Grande Prêmio…

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
Reply to  Estevão
9 anos atrás

Acredite ou não, Estevão, postei meu comentário sobre Alonso sem ler o que o Ivan Capelli escreveu, Mas ele escreveu primeiro, e aí você tem tem todo o direito de julgar ser “copy and paste do Grande Prêmio..”.

eduardo
eduardo
Reply to  Romeo Nogueira
9 anos atrás

O Alonso merecia pelo menos mais um titulo,para mim ele é melhor que o Prost mas o frances sempre soube estar na equipe certa e o Alonso paga pela saida da Mclarem que fez ele perder dois anos e talvez por levar o carro no braço não conseguiu fazer a Ferrari realmente vecedora

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Mais um ano da Ferrari da pré-temporada se transformar na anedota do ano. Mais algumas corridas para o já tradicional “abandono da temporada para pensar na próxima”. Eu sempre falei aqui que o Domenicali era fraco, mas hoje é muito claro pra todos que Montezemolo não tem mais noção das decisões que toma, está perdido, é nítido que a Ferrari precisa de reformulação a partir da presidência, os donos da companhia devem considerar a saída do Montezemolo também.

sandro
sandro
9 anos atrás

Na prova de Donington relembrada pela sportv o senna tinha duas voltas sobre o sexto que era o último que marcava ponto naquela época e mais de 1m sobre o segundo. Imagine como os outros se sentiam então.
A única chance do Rosberg é usar estratégia diferente de pneus, pois não vai ser em todas que o Hamilton vai conseguir segurar, se não for assim no pau a pau ele não passa.
O massa coitado alguem tem que avisar para ele que corrida é feita de carros e que ele deve passa-los e não ficar só comboiando. o cara não consegue passar ninguem

Alessandro Barasuol
Alessandro Barasuol
9 anos atrás

Ainda bem que o Vettel fez uma boa corrida. Sua vaga na Red Bull já estava ameaçada por um certo piloto veterano que insiste em não desapegar…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Concordo plenamente em relação a Vettel e acho ótimo o Ricciardo esteja efetivamente dando trabalho. O alemão é o melhor piloto da categoria, isso é fato comprovado por números.

Estevão
Estevão
9 anos atrás

Outro que tem um sorriso autêntico no esporte a motor é o Kanaan. Baita boca cheia de dentes e simpatia pura!
No mais, concordo com o Capelli: está na hora de Alonso “rever seus conceitos”, como dizia o outro, e começar a pensar em se bandear da Ferrari.
A menos que o time traga Ross Brawn de volta. Dai pode ficar.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Estevão
9 anos atrás

Acho que esta na hora é da Ferrari mostrar a Alonso o caminho da rua, isso sim. Se ele fosse metade do que dizem, não estaria na seca de titulo a 8 temporadas.

Estevão
Estevão
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Isso. Bom mesmo para a Ferrari seria uma dupla Kimmi/Massa…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Gustavo Oliveira
9 anos atrás

E quem falou em Massa, rapaz?

MARCELO FREITAS
MARCELO FREITAS
9 anos atrás

Ainda bem que há um lúcido e, acima de tudo, conhecedor de automobilismo nos comentários da imprensa que acompanha a F1. O excelente piloto Sebastian Vettel vai oferecer muito trabalho aos da Mercedes…é só esperar.

Valmir Passos
Valmir Passos
9 anos atrás

Meu Deus, como tem gente que escreve bobagem. Chamar o Vettel de ruim é um absurdo. Sem contar que nunca vi ninguém ganhar título nenhum com o pior carro. Enfim, corrida meio chata mesmo. Acho que faltou uma menção ao Kimi. Melhorou bastante, andou o final de semana praticamente todo na frente do mala do Alonso. No final, táticas diferentes, o espanhol levou a melhor, mas o finlandês mandou bem.

Zé Kfuri
Zé Kfuri
9 anos atrás

Flavio, c/ sua permissão quero repetir sua obs. sobre o desempenho do Massa:
Massa precisa urgente e desesperadamente de uma boa corrida e de um bom resultado.
Massa precisa urgente e desesperadamente de uma boa corrida e de um bom resultado.
Alô Felipe Massa, tá complicado torcer p/ vc!!! Se liga meu!!!!

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Flavio, lúcida e, como sempre, muito lúdica sua análise sobre o GP da Espanha. O texto de Ivan Capelli sobre Fernando Alonso é de uma verdade que desconcerta. Excepcional. Bravo!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Faltou dizer (não sei se alguém já disse):

Vettel quebrou a hegemonia da Mercedes, fazendo a melhor volta da corrida.

Tinha que ser o Herdeiro.

Eric M. Souza
Eric M. Souza
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Hoje era o dia para ele bater o Ricciardo de forma incontestável, a exemplo do que o Ric fez na China. Mas a maré de azar é sinistra. O bom é que ele se reencontrou, e será bonita a disputa interna na RB. Principalmente por não valer título, então terá tudo liberado.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Esses tedescos são piores que os pachecos. Quanto vale a melhor volta? Quando ele fizer a melhor volta com a mesma estratégia dos líderes a gente conversa.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Um ano sem vitórias!

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Gustavo…é incrível…o Alonso não ganha nada há séculos, está a 01 ano sem uma vitória mas mesmo assim tem gente que acha q ele é “o cara”kkkk
Desapega Allez…teu piloto já foi….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Vettel quebrou a hegemonia da Mercedes, Vicellez. Foi o primeiro e único, até agora.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Alonso foi o primeiro a liderar um practice. Tirou a hegemonia da Mercedes. E a Ferrari é uma merda.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

“Alonso foi o primeiro a liderar um practice.”

Acorda, Vicellez! Isso não conta como marca.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Me chama atenção o fato de Hamilton estar com penus duros contra pneus macios do Rosenberg e ainda assim ser rápido o suficiente para ficar na frente dele. Ráido e habilidoso. Rosenberg até consumiu mais combustível do que Hamilton até certa altura, sem conseguir alcançá-lo para ultrapassar.

E o Vettel, quantas vezes precisou de ter pneus macios contra o Webber para prevalecer? Os tedescos esqueceram?

Em termos de talento, me chama atenção o Hamilton ontem, mais do que vantagem técnica de pneus macios contra carros tecnicamente medianos, com penus duros, para tentar posições mais a frente ao final da corrida. Acho que foi isso que Vettel enfrentou no final das contas. O carro da Red Bull parece estar bem equilibrado, só falta motor melhor.

eduardo
eduardo
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

Até ode eu lembro quase todas as vezes que o Vettel utrapassou o Webber na pista os dois estavam com a mesma estrategia o que é o normal da Red Bull

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

Então eu lembro de corridas em que isso não aconteceu. Tipo comentarista da Globo dizer que não entendeu o porque da diferença de estratégia nos pneus. Isso aconteceu, talvez nem tantas vezes, mas aconteceu.

E o chassi sem batida trocado? Chilique? E a melhor performance dele? Foi por causa de pneus macios contra pneus duros das equipes médias?

Continuo achando a demonstração de talento do Hamilton mais digna de aplausos. Estava em desvantagem técnica de pneus em relação a Rosberg. Vettel já tinha chassi novo na classificação. Não classificou mais a frente. Classificação determina talento também. Inclusive quando o carro nem está tão forte assim.

Zétros
Zétros
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Simples de explicar Paulo: os pilotos da Mercedes e o Riccardo, fizeram duas paradas. Vettel e Alonso três, por isso que no final, o Vettel que estava com pneus melhores conseguiu fazer a volta mais rápida, enquanto os três primeiros já estavam com pneus desgastados.

Porém, chegar em quarto lugar saindo do 15º e com 3 paradas, depois dos problemas que ele teve nos testes, mostra como ele fez uma excelente corrida.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Zétros
9 anos atrás

Zétros, o que estou dizendo é que em cinco GPs da temporada, Vettel foi o primeiro a “furar” a hegemonia da Mercedes.
Até o GP da Espanha, a Mercedes faturava tudo. E só não fez as cinco dobradinhas, porque Hamilton quebrou na primeira corrida.

José
José
9 anos atrás

Até que enfim achei alguém que pensa como eu sobre o “correr atrás do prejuízo”.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
9 anos atrás

Não tinha visto o pódio, tentou afogar sim,
http://abload.de/img/untitled-44ljp9.gif

José
José
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

O ouvido deve estar “zumbindo” até agora.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Boa noite.
É obvio que de talento natural os dois melhores pilotos são o inglês mais novo e o alemão_4_campeão, o resto está respirando poeira.
Corrida “chata”, mas está gravada em “576 linhas”, para eu rever no próximo domingo.
O carro da empresa de marketing que “vende bebida”, parece que já é “melhor” do que da equipe de Stuttgard, vide as ultrapassagens do alemão, na freada, ao final da “segunda reta” de abertura do DRS, mas motor, velocidade final, parece que fica bem atrás dois outros fornecedores, aliás na F1 de 2014 seria interessante sabermos as três maiores velocidades máximas atingidas nas provas pelos pilotos/carros e as respectivas marchas usadas, sexta, sétima ou oitava.

Estevão
Estevão
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

Isso, só esses dois mesmos com “talento natural”…

RCRG72
RCRG72
9 anos atrás

Vettel ruim? Claro que não. E se não me engano, a maioria que contesta seu status de gênio nem escreve isso por aqui. Que ele é ruim.

Gẽnio como costumam dizer fãs e a TV Globo, que sempre enaltece campeões para dar audiência, também não.

Venceu com o melhor carro nos quatro anos que foi campeão. Mas levar carro nem tão bom assim mais a frente do que o carro merece é outra história. Como fazia Schumacher e antes o Senna. Como faz o Choronso atualmente.

O chassi dele foi trocado, é uma evolução já dada primeiro para ele?

O Massa sofre com pneus mais duros porque não sabe acertar o carro? Sempre tem desculpas. O Nasr andou no carro do Bottas na sexta-feira, e o carro parecia estar bem acertado. Vamos observar se quando ele anda no carro do Felipe o carro fica melhor. Digo isso porque o Bottas treinou menos e o carro estava mais bem acertado, provavelmente.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

O Massa assinou um contrato que lhe permite nunca ceder o carro em qualquer treino livre. Portanto sera sempre o Bottas a ceder o carro ao Nasr. Segundo o autosport portugues isso vai acontecer muitas vezes durante o ano e em dois treinos livres sera para a Susie Wolff andar.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Fernando Cruz
9 anos atrás

É verdade Fernando. Tinha esquecido disso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fernando Cruz
9 anos atrás

Sorte do Nasr. Sempre vai dirigir um carro “redondo”.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Fernando Cruz
9 anos atrás

Meus argumentos sobre o “herdeiro”, parece que não são tão ruins assim, heim?

Cleber
Cleber
Reply to  RCRG72
9 anos atrás

Realmente não se contesta a qualidade técnica do Tiãozinho…porem está longe de ser um genio, como o Alonso!!!
Na última corrida da China, evidenciou-se uma realidade que eu já sabia…o Alonso chegou na 3ª posição com um carro da Ferrari que está muito abaixo da expectativa, muito diferente da Red Bull que sempre teve um carro de outro mundo…a unica diferença é que agora a Mercedes esta no caminho dos rubrotaurinos!!

Estevão
Estevão
Reply to  Cleber
9 anos atrás

Alonso é o único a tirar leite de pedra.
Vettel está indo melhor que o início da temporada porque, ao que parece, a Red Bull aos poucos vem acertando a mão. Coisa que a Ferrari está longe de fazer.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
9 anos atrás

Alonso não levou volta, a informação do GP e a afirmação do Martins estão erradas:
http://www.formula1.com/results/season/2014/919/

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Chupa Alonso!

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Quem vem chupando mesmo é seu Vettel.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

O cara é Tetra. Conforme-se. Acima dele só Fangio e Schumacher.

Por enquanto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Faltou pouco. Quem sabe na próxima?

Estevão
Estevão
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Alonso não leva volta.
Os outros que levam dele.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Estevão
9 anos atrás

Alonso vai levar volta e não demora!
A conferir.

Rafael Bilibio
9 anos atrás

A vitória de Maldonado em 2012 é a prova concreta que o circuito de Barcelona é o pior do calendário!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Porque o Massa não consegue fazer o simples??? Difícil a vida dele dentro das pistas e a nossa em frente da TV.

Segue o jogo… bem que a Renault podia fazer uma “magica” e emparelhar o desempenho ao dos motores Mercedes… ai sim o bicho ia pegar na F-1.

Imperador
Obs.: Quanto ao Alonso… grandíssimo piloto… que as suas próximas 150 corridas sejam como essa na Espanha… com muita luta e muitos sextos lugares.

Maurício
Maurício
9 anos atrás

“Massa precisa urgente e desesperadamente de uma boa corrida e de um bom resultado.”
Há uns 6 anos ouvimos isso rotineiramente.

marco lambertucci
marco lambertucci
Reply to  Maurício
9 anos atrás

O Felipe Massa cometeu varios erros nesse fim de semana, começando pelo treino de classificacao, onde errou na sua volta lançada e outro erro por não ter entrado na pista antes para fazer duas tentativas igual os outros. Na corrida a escolha de tres trocas de pneus ao contrario do bottas, Podia dar uma dirrarreia no massa para dar lugar para o Felipe Nasr, pois o massa ja era, deveria correr de stock car.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Até que a corrida estava interessante, com ultrapassagens e pegas. Também não dá para esperar que qualquer chute de saci seja voadora. Rosberg tem que achar nada chato, graças a esta pontuação que privilegia o segundo colocado, se tiver competência para pilotar com regularidade juntando pontos e paciência para esperar os erros do Hamilton, dá para faturar o campeonato. Apesar de torcer pelo Hamilton, até gostaria que o Rosberg agisse assim para o ano não seja sacal

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
9 anos atrás

Perfeito,sua análise ,o Tião foi o grande nome da corrida? não sabemos,mas quê trabalhou isso ele fez .Quanto ao Felipe tá na hora de sair,gostaria de ver o Alonso pilotando a Williams só para ver o quanto o Felipe é fraco,e o Bottas,tá fazendo o quê o Felipe não faz. Quanto ao Tião vamos dar tempo ao tempo.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Equipe Toro-Rosso, temporada de Fórmula 1 de 2012:
Mundial de pilotos:
17º) Jean-Éric Vergne, 16 pontos
18º) Daniel Ricciardo,10 pontos

Equipe Toro-Rosso, temporada de Fórmula 1 de 2013:
Mundial de pilotos:
14º) Daniel Ricciardo, 20 pontos
15º) Jean-Éric Vergne, 13 pontos

Em duas temporadas pela mesma equipe, Ricciardo e Vergne ficaram no mesmo nível, 30 x 29 pontos. Agora comparem com as duas temporadas de Vettel em 2007/08 pela mesma Toro-Rosso. Lembrando que, Vettel participou de apenas de oito provas em 2007, em três o novato alemão já tinha provado que era piloto diferenciado, aconteceu no GP USA, Japão e China. No ano seguinte arrasou(oitavo no mundial), ficando a frente dos pilotos da RBR, Webber(11º) e Coulthard(16º).
Em toda sua existência, só um piloto fez história na Toro-Rosso, o mesmo se repetiu na RBR…

http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2007
http://pt.wikipedia.org/wiki/Temporada_de_F%C3%B3rmula_1_de_2008

Ricciardo esta indo bem simplesmente porque o alemão esta tendo um começo extremamente difícil(só o carro dele quebra, vários problemas técnicos). O piloto alemão continua o mesmo, é veloz e raramente erra, ou seja o problema é no carro, mas isso tem solução. Vettel esta trabalhando duro pra melhorar o bólido, mas nem tudo esta no seu controle.

Em condições normais (talento) Ricciardo estaria atrás do alemão, mesmo com todos os problemas, Vettel se mantém a frente na pontuação. E não adianta lembrar do pódio de Ricciardo na Austrália, o carro estava fora do regulamento, Vettel também não pontuou naquele GP, abandonou por quebra. Ricciardo fez pódio na Espanha? Oras, Vettel já tinha feito na segunda prova…

Vamos ver como Ricciardo reage quando o vento for contra, Vettel não esta disparando contra equipe(coisa que Alonso faz sempre), muito menos critica Ricciardo.

O australiano ainda TEM QUE FAZER ACONTECER na Formula 1(o alemão já fez história), e pode escrever, Ricciardo não vai conseguir 1/5 do que Vettel fez na RBR. O alemão é a confirmação de um piloto ‘fora de série’, Ricciardo ainda tem muito que provar, apenas pegou uma fase boa…

Webber também andou na frente de Vettel, fez poles, venceu corridas, brigou pelo título em 2010, mas no final, deu no que deu…

Vettel já tem bons motivos pra meter o pau na equipe, nem assim o faz. Carro deu pane na sexta e sábado, a RBR esta pisando na bola com seu melhor piloto. Na corrida espanhola o alemão salvou a equipe…

Hélio
Hélio
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Concordo totalmente. Vettel e um dos maiores e já tem seu neu escrito na história da formula 1. Não tem que provar mais nada a ninguém.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Não seja fanático, aquela str era uma RedBull com motor Ferrari. Pra você ver, né. Até o Vergne andou na frente do Ricciardo e o Vettel não consegue. Fica ainda mais claro pra mim que Vettel só foi campeão graças a um carro muito superior e um companheiro muito ruim. E não existe chilique maior que trocar chassi sem te-lo batido. É frescurite chiliquenta, desespero mesmo… Totalmente desnecessário, Vettel continuou levando tempo, só ver o q2, deu um puta trabalho para os mecânicos, pra nada. Deve ser desesperador ver o grande Vettel sendo um piloto comum, medíocre, levando tempo do primeiro cara mais ou menos que sentou na RedBull. Quando Webber andou na frente do Vettel foi quando o difusor soprado ou o coanda não funcionaram. Já disse antes, a era dos difusores premiaram pilotos medíocres.

José
José
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Ah, não… tu de novo?

David Oaks
David Oaks
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Suas declarações não passam de sandices. Você fala da Red Bull (7ªa no campeonato) de 2008 como se ela fosse alguma coisa. Era uma bela duma bosta de carro, assim como a STR (6ª colocada).

O Vettel estava numa equipe com menos orçamento, menos avanços tecnológicos, menos staff técnico capacitado ao seu dispor, e uma infinidade de itens que a Red Bull, a equipe mãe, dispunha.

Isso sem falar que o alemão tinha expectativa zero sobre ele, tratando-se daquele campeonato. Vitórias se esperam da equipe-mãe, e não da satélite. O cara foi lá e mostrou pra todo o pessoal das DUAS equipes como é que se faz.

Simples assim. Sem esse choro todo que você usa tooooda vez.

O cara é simplesmente o responsável direto pela ÚNICA vez na história em que a Toro Rosso ficou na frente da Red Bull numa temporada. Acha pouco?

Seu ídolo Alonso correu na mesma STR, sob o nome de Minardi, e fez o quê mesmo? Ééé…………………. deixa eu adivinhar, não tinha o Newey lá né?!

Seu ídolo que tanto te ilude conseguiu a proeza de ficar atrás do TARSO MARQUES na classificação em 2001. TARSO MARQUES!! E tu ainda vem falar do Ricciardo?!

Ele precisou sentar em uma Renault voando pra mostrar o seu digno serviço, que é simplesmente o que todo bom piloto faz.

Deixe a genialidade somente para os gênios, portanto.

Vê se para de ser chato e tedioso, e recolha-se à insignificância de seus comentários esdrúxulos que não agregam a nada, quando se trata de Vettel ou Alonso.

Sem mais.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Meodeos. O Newey desenhou o carro, não fala besteira. Até a March que o Newey desenhou era boa. Para de dar chilique, Bourdais largou em quarto naquele final de semana. Aquela str tinha Ascanelli e Berger, foi o único ano que a str teve um staff de primeira linha. Comparar Minardi com Str, patrocinada pela RedBull é a maior idiotice que já li em toda minha vida, sem mais mesmo…

Alberto
Alberto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Número de pontos não são uma estatística confiável para comparar dois pilotos que correm por uma equipe pequena e lenta, com problemas constantes, que raramente chegam à zona de pontuação. Ricciardo foi melhor que Vergne nos 2 anos, não por muito, mas o suficiente para justificar sua escolha pela Red Bull. Cabe lembrar que Vergne é um piloto competitivo e conceituado. O carro de Ricciardo nunca esteve fora do regulamento. A composição química do combustível levava a uma falsa leitura do fluxo, aquele resultado foi legitimamente conseguido por ele na pista. Perdeu os pontos, paciência. Bem conveniente esquecer que Ricciardo teve problemas na segunda corrida, ocasião em que Vettel conseguiu o “primeiro pódio” da equipe. Não duvido nada que o australiano o superaria no decorrer da corrida, porque foi isso que fez nas duas corridas seguintes.

http://grandprixrankings.com/compare/2012-f1/ricciardo-versus-vergne/
http://grandprixrankings.com/compare/2013-f1/ricciardo-versus-vergne/

marco lambertucci
marco lambertucci
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

O Felipe Massa cometeu varios erros nesse fim de semana, começando pelo treino de classificacao, onde errou na sua volta lançada e outro erro por não ter entrado na pista antes para fazer duas tentativas igual os outros. Na corrida a escolha de tres trocas de pneus ao contrario do bottas, Podia dar uma dirrarreia no massa para dar lugar para o Felipe Nasr, pois o massa ja era, deveria correr de stock car.

nelson
nelson
9 anos atrás

Vettel é bom? É, mas nem tanto. Hoje ele conseguiu se acertar com o carro pela primeira vez este ano e fez uma ótima corrida. Mas dá
para notar que o carro já está excepcional em matéria de chassis, as
ultrapassagens dele foram perfeitas tecnicamente, corajosas e na
hora certa mas não se pode deixar de notar que o carro já voltou a parecer um autorama sobre trilhos, só falta motor.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Cinco corridas de Massa na temporada, três pra esquecer, duas pilotou de forma discreta!

AUS- Zica, abandonou ao ser atingido por Kobayashi.
MAL- Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
BHR- Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
CHN- Zica, equipe erra nos boxes, piloto fica sem pontos.
ESP- Zica, piloto erra na classificação, corrida pra esquecer, fiasco total!

Massa luta muito, mas não consegue superar as ADVERSIDADES de um final de semana de corrida. Fato, Felipe é um bom piloto -limitado, inconstante ao volante e bem azarado, assim fica difícil. Outro detalhe, a cada prova Bottas fica mais confiante, meta do finlandês agora é outra(Massa esta sob controle), superar Hulkenberg na tabela! Valtteri esta apenas dois pontos do alemão.

Button e Massa já podem pensar em aposentadoria…

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Semanas atrás Lauda cutucou com a má fase de Vettel: “Agora ele está sentindo a pressão”
http://f1team.leiaja.com/lauda-brinca-com-a-ma-fase-de-vettel-agora-ele-esta-sentindo-a-pressao/

Lauda só se esqueceu de um detalhe, em seu retorno a F-1 ele “tomou pau” duas vezes seguida do companheiro John Watson.

http://www.statsf1.com/pt/1982.aspx
http://www.statsf1.com/pt/1983.aspx

Watson sempre foi considerado mediano, mas Niki Lauda já era bicampeão consagrado. Fica a pergunta: “o que faltou a Lauda para bater Watson no mundial de pilotos 82 e 83?”.

E não adianta inventar desculpas, o austríaco foi superado em dois campeonatos seguidos pelo mediano companheiro. Vettel esta trabalhando duro e pode reverter a situação, coisa que o grande Lauda não fez em 82/83! Vettel em nenhum momento minimizou Ricciardo na RBR, pelo contrário, mas alertou que não estava satisfeito com o carro, a RBR usou outro chassi da pré-temporada no carro do alemão e parece que funcionou.

Formula Um também é evolução, pode ser que Ricciardo sofra com novos “pacotes”, piloto usa pelo menos dois chassis durante a temporada, nessa Ricciardo pode ficar para trás, que ele não me venha com choradeira depois. Que o australiano aproveite o momento, porque na Toro-Rosso ele não fez nada de espetacular, coisa que Vettel cansou de fazer! O alemão tem o talento na veia e provou isso várias vezes, já Ricciardo tem muito que provar, no momento só esta “melhor” porque o carro caiu como um luva…na tabela quem esta a frente é Vettel!!!

Alonso (que reclama muito) exalta o terceiro lugar no mundial de pilotos, mas estou com Gomes, essa posição vai ser de Vettel. Não tem como disputar com as Mercedes “de outro planeta”, que o alemão mostre ser o melhor do resto! Chupa Alonso…

Agora contem quantos problemas Vettel teve esse ano em treinos, classificações e corridas, e observe sua posição no mundial de pilotos com um carro problemático. Vettel já fez pódio antes de Ricciardo, porque aquele da Austrália não valeu, o carro estava irregular…

Alberto
Alberto
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Engraçado você falar de uma possível choradeira do Ricciardo, quando esses seus posts na verdade são uma choradeira sem fim.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

As Vetteletes querendo explicar o inexplicável…. Foi o filho do Vettel, deixou ele mais lento.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Avanti Alonso!
9 anos atrás

Seu cachorro torce pelo Vettel?

Gabriel 1
Gabriel 1
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Voce está certíssimo, Vettel só precisa que o carro não dê problemas, o resto ele faz na pista e tivéssemos mais 2 ou 3 voltas ele encostaria e passaria Ricciardo.
Quanto a dizer que Vettel só foi campeão porque tinha o melhor carro, Então tanto Rosberg como Hamilton são péssimos pilotos e só ganham porque a Mercedes é melhor?
Infelizmente a maioria dos Brasileiros são safados e incompetentes e por isso acham que todos os vencedores também o são. Ou precisam ser safos, “espertos” para vencer.
Aliás, se a copa for um fracasso a culpa é do povo, que se acha muito “esperto” e todo estrangeiro um otário a ser explorado.

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  Gabriel 1
9 anos atrás

Que Vettel tinha o melhor carro, até meu cachorro sabe. O que parece não estar claro, é que ele não tinha companheiro de equipe pra disputar com ele, quando teve, levou ferro. Está levando.

Daniela Rio
Daniela Rio
9 anos atrás

Rosberg é fraco. Segunda corrida que tem pneus melhores no final e nem ameaçou. Não tem a menor chance. Vettel fez uma grande corrida, mais do que isso não dava. Massa mais uma vez uma decepção.

Niva 27
Niva 27
9 anos atrás

Toda manhã, quando o Massa olha pro espelho do banheiro, ele se pergunta: Espelho, espelho meu. Existe piloto pior do que eu?

Moy
Moy
Reply to  Niva 27
9 anos atrás

E o espelho: Sim! Maldonado. Vc, Felipe, é o segundo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Moy
9 anos atrás

Escudeiro do pior piloto? Não acredito!

Evandro
Evandro
9 anos atrás

Realmente o modo comentarista é pra muito de vez em quando nunca.
Massa? Já foi o tempo dele, acabou..
Piloto principal e reserva? Os dois últimos campeonatos servem pra mostrar que vence a equipe que é mais competitiva e isso implica em ter dois pilotos de ponta e nada de acerto inicial. Ou me engano que os melhores anos do Senna foi devido a ter um rival à altura, inclusive dentro da equipe?
Todo piloto que inicialmente procura um contrato de primeiro piloto e prioridade está na verdade mais procurando proteção do que competitividade…..vai lá e se impõe p***a.

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Flávio
Sempre consulto todos os blog de F1, e o seu é o melhor disparado, não só pelas informações com pelo bom humor.
Parabéns, continue assim.
Uma coisa é o sujeito ser mais lento, bater, e errar outra bem diferente são os problemas do carro. Ora, nem Schumi com carro que dá problemas faz milagre, porque Vettel faria?
Se não tivesse quebrado na classificação, Vettel facilmente chegaria a frente de Ricciardo e no final estava tão veloz (fez a melhor volta da corrida) quanto as Mercedes.
Se a RBR parar de dar problemas, o único piloto no grid que pode dar “dor de cabeça” para as Mercedes é o Vettel.
Qto ao Massa, nem dá mais para torcer.
E Hamilton, se não tiver problemas maiores já é o campeão de 2014. Tem muito mais experiencia e é mais piloto que Rosberg.
E Alonso com muita sorte ficará em quinto este ano. (Isso se Hulkenberg não atropelá-lo também)

alan
alan
9 anos atrás

Bom texto Fg, como sempre.

Concordo com 90% (e’ a nossa me’dia), quanto aos 2 primeiros foi enfadonho, sonolento: hamilton nao teve trabalho pra levar a mercedinha ate o final, eu nao acho o hamilton grande coisas, ate hoje ele so ficou campeao encima do massa……. alias umas das cenas mais lindas dos bastidores foi a porrada e o esculacho que o amilton levou do massa por sacanea-lo numa corrida tudo na frebte das caneras, o amiltom levou um soco nas costas e so nao chorou por vergonha, o hamilton fora isso foi so decepecao ate agora…. mas agora ele ta com a vida facil: o rosaberguinho e’ uma fifi mimada que so sabe pilotar videogame e autorama, um que so faz aquilo que a equipe manda, nao tem iniciativa, atitude. e um merdinha mesmo! ta ficando facil pro capitao amilton, agora aquela dupla da esporteve ficar lambendoo hamilton chega a ser nojentos……… esta foi a parte chata da corrida.
Ricardao largou meio mal, mas soube recuperar bem seu lugar e como nao havia chances de chegar nos mercedonicos ficou por ali mesmo, ja vettel foi o destaque, saiu de quinzemo pra quarto (ganhou 11 posicion) numa pista de defecil ultrapasssagens e superou 3 campeones+ Button/Ray/Lonso……….. ja esta em quarto e sera o terceiro no campeonato logo logo……. minha discordia contigo de 10% e’ porque boto fe’ que vettel ganhara no minimo duas corridas esse ano, qaunto ao campeonato acho que sera defecil…….. Quanto ao resto foi o resto mesmo, massa decepcnionando-me denvo, eu achei que ele ia faturar alguns podias e derepente uma vitoriazinha sofridinha mas acho que foi so sensacionalismo barato mesmo….. a grande chance do massa foi em 2008 mas perdeu pro amiltonj………

Boca
Boca
9 anos atrás

Lewis ainda perdeu 1segundo no primeiro pit,2.8×3.8 e 1..1 no segundo pit 3.3×4.3

Leonardo Lago
Leonardo Lago
9 anos atrás

Curti os locutores de ontem. Espero que eles voltem em Monaco…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Não vai demorar e a Ferrada com seu indefectível modelo F14-7 vai criar um campeonato à parte pro Viceonso ganhar e sair da fila: será um título interno entre ele e o Kimi, com toda a estratégia favorecendo o Viceonso, claro, que não foi capaz de passar o Kimi na pista e inverteram as posições no boxe hoje.

Só assim para ele parar de se oferecer para a Red Bull. Já está virando caso de prostituição. Só falta rodar a bolsinha em alguma esquina de Milton Keyned com cinta-liga vermelha…

Andre Juliano
Andre Juliano
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Partindo do seu pensamento, que Alonso estaria se prostituindo quando se oferece pra correr na Red Bull, que classificação vc daria ao Senna, quando se ofereceu pra correr de graça na Williams em 93?? Seria pior que prostituição, já que nesse caso, o Super Herói brazuca não receberia nada pelo seu “trabalho”….

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Andre Juliano
9 anos atrás

O Senna seria a interesseira, pois só queria andar de carrão.

Estevão
Estevão
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

“Não foi capaz de passar o Kimi na pista”?
Pelo que vi nas voltas finais não foi isso que aconteceu.
Alonso passou, sim, na estratégia de pits. Mas na parada seguinte voltou atrás do finlandês.
Daí remou, remou e o ultrapassou na pista, a poucas voltas do fim.