OS ALEMÃES

flagborradaSÃO PAULO (das fodden) – Ontem de manhã, quando observava o pódio em Barcelona e o hino da Alemanha sendo tocado de novo (no caso, graças à nacionalidade do time vencedor, a Mercedes), comecei a puxar pela memória qual tinha sido a última corrida sem que a “musiquinha do Schumacher” tivesse sido executada. Foi na Espanha mesmo, ano passado, com a vitória de Alonso e a dobradinha musical Espanha/Itália. De lá para cá, foram 19 GPs consecutivos com vitória ou de um piloto alemão, ou de uma equipe do país das salsichas.

E resolvi, num esforço estatístico, fazer um levantamento a partir de 1998, quando um motor Mercedes interrompeu a sequência de conquistas dos franceses da Renault, com a Williams e a Benetton, para levar o título com Hakkinen na McLaren. É meio arbitrário, claro. Eu poderia escolher como ponto de partida a primeira vitória de Schumacher, por exemplo, mas fiquemos com 1998. Faz sentido, por ter sido a primeira temporada efetivamente vitoriosa da Mercedes.

E vejam só que coisa incrível. De 1998 até ontem, foram disputados 288 GPs na F-1. Destes, 209 foram vencidos ou por um piloto, ou por um time, ou por um motor alemão. O que dá nada menos do que 72,5% de todos. Os pilotos alemães foram responsáveis por 115 vitórias, assim distribuídas:

– Michael Schumacher, 64
– Hein-Harald Frentzen, 2
– Ralf Schumacher, 6
– Sebastian Vettel, 39
– Nico Rosberg, 4

Já os motores alemães estavam nos carros vencedores em 103 provas, a saber:

– Mercedes-Benz, 92
– BMW, 11

Sim, se somarmos motores + pilotos, dá 218, e não 209. Mas é que algumas dessas vitórias aconteceram com pilotos e motores alemães juntos, e por isso esses GPs não devem ser contados em dobro (foram 5 vitórias de Ralf na Williams-BMW e 4 de Rosberguinho na Mercedes).

De 1998 para cá, temos 16 temporadas completas. Apenas três não tiveram como campeão um piloto ou um motor alemães: as de 2005 e 2006, dominadas pelo espanhol Alonso com os franceses da Renault, e a de 2007, com Kimi na Ferrari. Vejam:

1998 e 1999 – Mercedes (com Hakkinen na McLaren)
2000 a 2004 – Schumacher (Ferrari)
2008 – Mercedes (com Hamilton na McLaren)
2009 – Mercedes (com Button na Brawn)
2010 a 2013 – Vettel (Red Bull)

Acho que não há muitas dúvidas sobre o que representa a Alemanha para a F-1, não? É por isso que gosto de DKW.

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Thiago Muniz
Thiago Muniz
9 anos atrás

É fato que os alemães dominam o automobilismo mundial !
Principalmente nas principais categorias, dentre eles a F1 (Mercedes-Benz), WEC (Audi e Porsche), Mundial de Rali (Volkswagen), fora que possuem um dos campeonatos mais equilibrados, o DTM.
Possuem tecnologia, know how e recursos humanos capacitado.
Não é a toa que a Alemanha colocou os EUA no chinelo no quesito automobilismo.

André Micheloto
André Micheloto
9 anos atrás

Isso porque você não computou os que venceram com capacetes Schuberth… rs

É isso, meu chapa
É isso, meu chapa
9 anos atrás

O futebol acabou em 1970, com a seleção do Tri, de Pelé, Tostão, Gerson, Jairzinho e Rivelino;
A música acabou em 1976, com o disco punk arrasa quarteirão dos Sex Pistols, Anarchy in UK;
A Fórmula 1 acabou em 1994, com a morte de Ayrton Senna, na pista, em Imola…
Só restou o cinema, que produz filmes cada vez melhores, como o sensacional documentário Senna (2010) e os filmes da Marvel/Stan Lee, etc

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  É isso, meu chapa
9 anos atrás

Até a parte da ‘F1 eu só achei que tu era um chato caga regra, mas depois dessa do cinema, exaltando os ‘maravilhosos’ filmes da Marvel/Stan lee, etc, perdi a fé na humanidade. Talvez esteja até certo no fim das contas. A humanidade se foi e só sobraram os bobos. rs

Luciano M. Peres
Luciano M. Peres
9 anos atrás

Parabéns Flavio Gomes!
Muito legal esta estatística! Bela idéia em fazê-la!
Sou “fãzasso” dos resultados alemães, em tudo!

Alessandro Barasuol
Alessandro Barasuol
9 anos atrás

Esse domínio é apenas um reflexo do que a Alemanha representa para o mundo e principalmente para a Europa economicamente.

Enquanto todos patinam, os chucrutes nadam de braçada, carregando a Europa nas costas.

Isso para um país que há pouco perdeu duas guerras mundiais e é limitado geograficamente (se comparado com EUA, China, entre outros).

Os caras são fodões mesmo!

Luis Vieira
Luis Vieira
9 anos atrás

O mais curioso é que tudo isso ocorreu quando apareceu o “fenomeno Schumi”. Não que necessariamente a Mercedes entrou na F1 dos anos 90 pensando do Schumi, mas que coincide, isso ocorreu.

Não tenho os numeros, mas até aparecer o Schumi a Alemanha que teve muita tradição e força no inicio do automobilismo (anos 20 até os 50) teve um hiato, desde os 60 até os 90. Com poucos pilotos (competitivos), equipes ou mesmo motor (lembro só de uma fase pequena da BMW na Bhrabam do Piquet). O Brasil nessa epoca foi muito mais relevante (principalmente em pilotos).

João Leopold
João Leopold
9 anos atrás

Ótimo trabalho Flávio! Acho que um fator que destaca eles no automobilismo é os autódromos serem franqueados para uso com carro normal, além de rodovias sem limite de velocidade.

Samuel Engel
Samuel Engel
9 anos atrás

Não é só na F-1 isso,veja os resultados das categorias de turismo e endurance onde a Porsche,BMW,Mercedes e Audi dão poucas chances aos rivais.

Walter Borges
Walter Borges
9 anos atrás

Automobilismo requer inteligência, educação. É física aplicada, onde se utilizam diversas fórmulas matemáticas para aprimoramento de desempenho nas mais diversas áreas – aerodinâmica, suspensão, motorização, pneus, etc. No quesito inteligência, os alemães dispensam maiores comentários. Já na pátria de chuteiras (na verdade, miseráveis descalços), o automobilismo, assim como os demais esportes sofrem um tipo de preconceito facilmente explicável pela necessidade de continuidade da política de “pão e circo”. Assim, seguimos adiante com nossos elefantes brancos, estádios superfaturados que, após o evento copa do mundo 2014 deverão ser mantidos por um povo que sequer consegue comprar um pão. Brasil – colônia de miseráveis sem esperança de dias melhores…

alan
alan
9 anos atrás

OK FLAVIO GOMES 100%=

DEUTSCHLAND UBBER ALLES!!!!!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
9 anos atrás

Sinto saudades da dobradinha de hinos alemão e italiano, nesta ordem.

Agora não duvido que a MB vá começar a privilegiar o Nico Rosberg para não dar o campeonato a um inglês.

peter von wartburg
9 anos atrás

alemao é tao apaixonado por carro e automobilismo que fica difícil escolher uma revista na banca. sao várias opcoes só para Motorsport, outras tantas cobrindo Oldtimers, os antigos, fora motos, caminhoes, etc.. a mulherada entende bastante de carro também.

quem já viajou pelo país e teve o privilégio de acelerar numa Autobahn comeca a entender essa paixao. sao as melhores estradas do mundo e nao cobram pedágio… ainda. a imensa maioria dirige muito bem dando preferência a quem tá mais rápido.

quem tem VW, Porsche, BMW, Mercedes, Audi e as centenas de outras marcas menores e circuitos míticos como Nürburgring e pilotos que vao de Rosenmayer, passando por Schumacher e Vettel só pode se orgulhar mesmo. o orgulho que os alemaes tem da industria automobilistica é tao grande quanto a do próprio país e seu povo. o que nao deixa de ser um reflexo disso tudo.

outra coisa engracada é a rixa entre Mercedes e BMW, agora acrescida da Audi. sao como times de futebol. cada um tem sua preferência e pronto. sao geracoes de famílias usando apenas mercedes pelas mais variadas razoes. já Porsche é uma outra liga.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Flavio, isto comprova minha tese já colocada antes aqui no blog: A Mercedes foi quem colocou Schumacher em 1991 na F1 através de B.E. depois disso Bernie comecou, o que seria o início da maior negociação das ações da F1, a planejar a venda dos direitos fracionados da categoria. Em 1997 culminou vendendo 60% da F1 para um consórcio Alemão…………e depois no último capítulo em 2007 vendeu o restante para este mesmo grupo. Tem o banco alemão metido no meio com aquele escândalo de suborno do Bernie e tal! Tudo no livro de Bernie “Não sou um Anjo”.

Repito: Schumacher é fake, Vettel é fake…….pilotos fracos quando confrontados com pilotos medianos com o mesmo equipamento., em toda sua carreira, basta olhar quando um ou outro não teve o melhor carro disparado.

O que realmente não é fake? “Os motores alemães, os carros alemães, a qualidade de suas indústrias automobilísticas………isso temos que tirar o chapéu, mas seus pilotos não são e nem nunca foram brilhantes!

Depois que a Alemanha passou a dominar a F1( falo do consórcio) em 1994 nenhum piloto fora da europa se tornou campeão até hoje. E enquanto mandarem na F1 será assim, pois o dinheiro compra os pilotos talentosos e fabrica pilotos medianos para ganharem campeonatos para registrarem recordes, e, com números extraordinários como esses que vc exibiu aparecerem como melhores na categoria!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Está falando bobagem, Segafredo. Os sete títulos de Schumacher foram conquistados com carros e motores não alemães.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

E o mesmo se aplica aos quatro títulos de Vettel.

Andre Juliano
Andre Juliano
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Como é que alguem pode se dar ao trabalho de pensar e escrever tanta bobagem?? É mesmo falta de ter o que fazer…..

peter von wartburg
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

putz, o cara tem a pachorra de falar que schummy e vettel sao fake! acho o mesmo de vc. deve ser feito de papelao.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Maldita inclusão digital!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Não acredito no que acabei de ler!! Isso quer dizer que Rosberg será campeão esse ano com certeza? Schumacher saiu da Jordan após uma corrida para integrar-se à equipe benetton que não ganhava quase nada. Desenvolveu a benetton para ser campeão por dois anos. Depois saiu para pegar a carroça da Ferrari que nem mesmo Prost conseguiu tirá-la da fila e depois de 5 anos desenvolvendo carro e equipe foi campeão por mais cinco anos seguidos. Vettel saiu de vitória na STR para chegar à Red Bull e com pilotagem precisa foi campeão por 4 vezes. Além disso, o que me diz de um certo Steffan Bellof que morreu em acidente de Porsche porque nunca teve o apoio que merecia, porém, se não fosse a fatalidade, teria sido provavelmente multicampeão antes do Schumacher.
Essa teoria é de uma infelicidade medonha.
Desde que esse consórcio comprou os direitos da F-1 nenhum piloto de fora da europa foi campeão porque o automobilismo fora da europa não é levado tão a sério quanto lá. Basta olhar o caso do Brasil, que em pouco tempo estrá sem representação na F-1. Foi-se a época de Pace, Ingo, Fittipaldi, Piquet e Senna, porém, estes, nos deixaram mal acostumados.

Fernando
Fernando
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Segafredo,
A unica exceção (e houve) foi em 1997 com o canadense Jacques Villeneuve (Williams Renault).

Fernando

Johann
Johann
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Ahhhhh os teóricos da conspiração!!!! O Villeneuve virou francês e não sabemos.

claudio
claudio
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Meu amigo pare de falar besteira!!!!! O Schumi sempre colocou os companheiros de equipe, inclusive o Piquet na Benneton, no bolso. E o Vettel idem Ou o Webber ou Barrichello foram campeões? dizer que os dois alemães são pilotos medíocres é um pouco fake de sua parte não?

Avanti Alonso!
Avanti Alonso!
Reply to  claudio
9 anos atrás

Vettel não.

Annibal Silva
Annibal Silva
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Eu acho que houve sim um campeão de fora da Europa após 1994 – Jacques Villeneuve (1997). Confira aí

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Gente…..houve realmente uma excessão: Villeneuve(97) mas vejam que schumacher tentou de tudo para impedir, só que repetir a manobra de 94(Hill) ficaria escandaloso demais, então assim aconteceu a única excessão!

De resto, sugiro que leiam o livro do Bernie e talvez consigam clarear as idéias.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Sennafredo, vou repetir o que falei em outro post, com um dos teus nicknames (se não me engano, TagHeuer): exceção, se escreve assim.

nelson
nelson
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

O drink desse cara só pode ser vinagre !!!

nelson
nelson
Reply to  nelson
9 anos atrás

Estou falando do Segafake !!!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Ele constrói todo um argumento cretino e estúpido pra desmoralizar dois pilotos que ultrapassaram o Senna em conquistas. Simples assim. O cara existe pra advogar a favor de um ídolo de barro. Sinto pena em doses cavalares..

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

Cretino e estúpido porque envolve seus preferidos meu caro!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Fabiano Lacerda
9 anos atrás

E tem mais dois na fila que devem ultrapassá-lo: Alonso e Hamilton.

É questão de tempo.

Pablo Canezin
Pablo Canezin
9 anos atrás

Logo, para tornar o campeonato mais competitivo, basta deixar os alemães de fora!! Eles definitivamente não sabem brincar. É competência demais!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Pobre Alonso.

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

mano, que cara idiota…

José Brabham
José Brabham
9 anos atrás

Sou fã da Alemanha!

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Realmente, nas áreas de mecânica, química e engenharia os alemães sempre tiveram uma competência enorme, eles realmente são feras, tanto que depois da 2ª guerra, o maior espólio alemão, seus competentíssimos engenheiros e seus segredos foram disputados homem a homem por americanos e russos, o homem só foi a Lua em 69 graças a Werner Von Braun que encurtou o caminho em vários anos com seus foguetes, e vi que muitos criticam o Brasil na F1, mas na verdade é espantoso um país de 3º mundo como o nosso, ainda mais nos anos 70 e 80 em que estávamos numa merda sem tamanho, tenha produzidos tantas vitórias e campeões num esporte caro e tipicamente europeu.

Andersom Calder
Andersom Calder
Reply to  Giuliano SPFC
9 anos atrás

Na merda não.. aquela geração é fruto da melhor época do automobilismo nacional que foram os anos 60.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
Reply to  Andersom Calder
9 anos atrás

Quando digo estavamos na merda, me refiro ao Brasil, dos anos 70 e 80, principalmente na questão politica e econômica e não a geração de pilotos, que como disse, mesmo naquele cenário de calamidade, produzimos campeões.

Andersom Calder
Andersom Calder
Reply to  Giuliano SPFC
9 anos atrás

Bom ae são outros 500, faz 514 anos que estamos nela…

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
9 anos atrás

E olha que a Volkswagen (ainda) não faz parte da festa… Poderia entrar com uma (ou mais) de suas marcas: Volks, Porsche, Audi, Lamborghini, Bugatti, só para ficar nas que tem maior sinergia com a F-1…

Annibal Silva
Annibal Silva
9 anos atrás

Na f1, ainda teve a W196 da década de 1950 (campeã com Fangio). Quem leu sobre as corridas de Grande Premio da década de 1930 conhece o verdadeiro potencial alemão, com o domínio das Flechas de Prata da Mercedes e da Auto Union, conduzidas por exímios pilotos como Caracciola e Rosemeyer. Os ingleses se apoderaram dessa tecnologia alemã ao fim da Segunda Guerra. A preservação do Nurburgring Nordschleife é fruto do valor que os alemães tem pelo seu legado automobilístico.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
9 anos atrás

Muito interessante suas contas, ora piloto, ora carro, ora motor germânicos. Mas para um país que tem marcas como Porsche, BMW, Mercedes, Audi, MWM, dá para entender todo esse envolvimento.
Ps: Se o ambiente na Ferrari já era ruim por causa do fraco carro desse ano, depois da corrida de ontem degringolou de vez, depois que Raikkonen desceu do seu carro furioso e questionou a estratégia da equipe. Ele parou duas vezes e foi ultrapassado por Alonso, que fez três paradas. Isso sem falar nas declarações irônicas do espanhol na sexta, dizendo que, ser mais rápido que seus companheiros de equipes não era surpresa nenhuma, por que ele sempre fez isso.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fernando Monteiro
9 anos atrás

Acho que o Alonso esqueceu que teve o Hamilton estreante como companheiro na Mc Laren, e que andou mais rápido que o Espanhol, inclusive liderou aquele campeonato e era o favorito ao título que ficou com o Raikkonen.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  Eduardo
9 anos atrás

Verdade verdadeira.

Victor
Victor
9 anos atrás

E mesmo assim, ano após anos, lemos noticias que o GP’s realizados na Alemanha estão sobre risco.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

os caras mandam bem demais!
isso porque só tem a Mercedes praticamente, a BMW ficou menos tempo.
imagina se tivessem mais marcas!

sandro
sandro
9 anos atrás

Alguma chance de não ouvirmos esse hino no decorrer desse ano? Estava pensando nisso, em quantas provas desde a sequencia de titulos do schumacher e depois passando para o vettel e agora com o domínio da mercedes não tocou o hino da alemanha. Acho que só nas vitórias de Alonso, Kimmi e Webber né que foram poucas comparadas a de um alemão ou equipe alemã. Ah teve a do Maldonado que a equipe é inglesa.

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Além de DKW também gosto de VW e Porsche….

Caipira
Caipira
Reply to  Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

AUDI

Caipira
Caipira
Reply to  Caipira
9 anos atrás

Alias, nao conheco bem a historia dos carros alemaes, mas lembro de um DKW “Belcar”com as quatro argolas da Auto Union (Audi) na grade, estou enganado?

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Isso tem uma explicação, alemão investe em alemão(diferente de certos países que se lixa pra tudo, menos futebol). Antes, os germânicos só se interessavam pela parte técnica da Formula Um, principalmente a parte dos motores…e já mandavam bem nos anos 80 com motor BMW e TAG – Porsche. Quando decidiram investir em pilotos, a coisa não parou mais, e tudo começou na foto abaixo.

Porque será que todos estão rindo a toa?
http://4.bp.blogspot.com/-2nkaAFKG_Fk/UFXiwHpKn7I/AAAAAAAAADg/lh3CAW_9XM8/s1600/90nerce.jpg

Abaixo, a performance dos pilotos alemães no mundial desde a primeira vitória de Schumacher na Bélgica 92, até o segundo lugar de Rosberg na Espanha 2014:

011 – Títulos
143 – Vitórias
128 – Pole Positions
126 – Melhores Voltas
295 – Pódios

Abaixo tudo que o Brasil conquistou no mundial:

008 – Títulos
101 – Vitórias
125 – Pole Positions
087 – Melhores Voltas
288 – Pódios

Dados: http://www.statsf1.com/pt/nations.aspx

Sem mimimi, é a vez dos torcedores alemães se divertirem na Formula 1, e eles merecem muito porque investem em sua gente! Essa é a palavra chave, investimento! Brasileiros que se façam sua festa nos estádios bilionários, mas estou falando da elite, porque essa Copa não foi feita para o povo.

Dilma: Copa do Mundo no Brasil será da “luta contra o racismo”

Na foto abaixo, 99% nas arquibancadas só tem “loirinho de olho azul”…deve ser por causa do preço absurdo do ingresso. Só entra “bacana”, povão que se lasque, Brasil!!!

Arquibancada da final da Copa das Confederações Brasil x Espanha – 2013
http://www.portal2014.org.br/midia/noticias/copa_das_confederacoes_2013_e_sucesso_de_publico__804_mil_torcedores_172013-142739-1.jpg

Brasil é um verdadeiro lixo…tomara que a Alemanha vença essa Copa!!! Pra mim, o que interessa é Educação, Saúde e Segurança padrão FIFA, esse ‘Hexa’ não significa nada!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Lembrando que, a Alemanha é um “monstro” na indústria automobilística, e também no esporte a motor, falo da parte técnica.

E o “meu” Brasil como esta nessa área?

Se os caras lá fora não inventam o carro, a gente tava andando de cavalo e jegue essa hora…

Ó, só de falar no “meu” Brasil já me deu nervoso. Vou tomar meu remédio pra pressão alta e fazer minha caminhada de uma hora. Começo do ano deu “piripaque”, arritmia cardíaca, pressão alta, pré-diabete, e taxa de ácido úrico alta. Pedi 7 kg em dois meses com dieta(diminua sal e açúcar, conselho de amigo), remédios e exercícios…

fui

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Ahh, esqueci, refrigerante(principalmente Coca-Cola) é um veneno…cortei 90% por isso perdi 7 kg em pouco tempo. Também diminuí 50% massas e pães. Troquei por frutas e sucos!

Chega, senão vão pensar que to no site do Dr. Drauzio Varella, mas eu estava caminhando para um infarte aos 45 anos…

inté

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Esse Marcelo é prolixo. Não consegue escrever sobre o tema do post sem entrar em outros assuntos.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Marcelo,
Concordo em todos os pontos.

André Luiz
André Luiz
9 anos atrás

FG teve o cuidado em separar quando tanto o motor quanto o piloto eram alemães? Porque, senão estaria computado duas vitórias e a porcentagem ficou incorreta.
abraço

Arthur Luz
Arthur Luz
9 anos atrás

Flávio, e a Ferrari F2006 do Schumacher ainda está em Viracopos?

AS
AS
9 anos atrás

Indiscutivelmente as melhores cabeças e trabalhadores do mundo estao naquele país… o resto é armazém de secos & molhados.

Paulo Z
Paulo Z
Reply to  AS
9 anos atrás

E o mais intrigante : Foram destruídos 2x ( I e II Guerra Mundial ) e tão aí pras cabeças hoje!! Povo comprometido é outra coisa……

Tiago Oliveira
Tiago Oliveira
9 anos atrás

Mas isso se deve exclusivamente ao Herr Schumacher. Antes dele a alemanha estava atras de inglaterra, franca e italia. Isso e ciclico, e no futuro sera qq outro. Veja a Suecia q apesar de ter grana e tecnologia de ponta, pela falta de pilotos de ponta, nunca teve nada de relevante na historia da F1.

JP
JP
Reply to  Tiago Oliveira
9 anos atrás

Não importa com quem começou. O Brasil antes de Emerson também não era nada. Todo mundo era nada até um certo alguém ou algum acontecimento. Não entendi aonde você está querendo cehgar.

@epsouza
9 anos atrás

E os links das matérias do Grande Premio, que estão todas trocadas, quando vão arrumar?

@epsouza
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

o link da parde dos destaques, na pagina inicial que anuncia “Räikkönen tem um terço dos pontos do Massa de 2013” leva pra “Massa aponta desgaste exagerado de pneus na Espanha e diz: “O que piorou para mim, melhorou para Bottas”

Fabricio de Souza
Fabricio de Souza
9 anos atrás

Soh faltou fala da Oktoberfest!!!

JP
JP
Reply to  Fabricio de Souza
9 anos atrás

“Soh” e “fala”? Que língua é essa?

nelson
nelson
9 anos atrás

É, mas faltaram os motores Porshe, os melhores. Só não se pode esquecer que a maioria dos mecânicos, tecnicos e dos chassis, são
ingleses. Sem Inglaterra é que não existiria F1

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  nelson
9 anos atrás

Exatamente: “Só não se pode esquecer que a maioria dos mecânicos, tecnicos e dos chassis, são ingleses. Sem Inglaterra é que não existiria F1.”

Álvaro
Álvaro
9 anos atrás

Impressionante!
Deutschland leben !

Armando Coelho
9 anos atrás

Assim postei ontem a tarde numa mídia social….

Vi o final da corrida da F1 hoje. Para não fugir ao script, deu Mercedes na frente com o melhor piloto na primeira posição.

Isso é o que vai ocorrer até o final do campeonato com poucas variações.

O que me chamou a atenção foi na hora do pódio, quando executam os hinos primeiro para o piloto (hoje hino inglês) e depois para a equipe (até o fim do ano o hino do Schumacher, quer dizer, hino da Alemanha).

O impressionante é como nossa cabeça funciona, fiquei anos acostumado a ver o Schumacher vencendo, e ao final sendo executado o hino da Alemanha para ele. Ao ouvir o hino tocado para a Mercedes, sem prestar muita atenção(já estava longe da TV, fazendo um café), instintivamente eu pensei: deu Schumacher novamente. Não, não deu!

Uma pena ele estar do jeito que está, mas Deus sabe o que faz!

Vamos seguir em frente e torcer para que ele melhore. Não quer dizer que volte ao que era, mas que ele melhore.

Valente
Valente
9 anos atrás

Bacana a compilação de dados e a conclusão que os alemães tem as usinas e são efetivamente bons de braço. Gostei do pitado do DKW, aonde tudo acaba em salsicha!

jo lima
jo lima
9 anos atrás

Acho que mais incrível que essa dominação alemã na F-1 foi a ausência de pilotos de ponta por quase 50 anos. Enquanto o Brasil, em 93, tinha já 8 títulos e 5 vices, a Alemanha, acho, que tinha só um vice! De 50 a 94, primeiro título de Schummy, foram 44 anos de espera – e quase nada de campeonatos. Eu não tenho a menor ideia da razão disso. Uma coisa semelhante aconteceu com a França antes do título do Proust – porém, depois dele, a França ficou ainda mais fraca em termos de piloto. Tanto que o único piloto francês hoje é um suíço de nascimento, o Grosjean.

Enfim, os alemães já tiraram o atraso -rs.

Genesco Junior
Genesco Junior
Reply to  jo lima
9 anos atrás

Esqueceu que Vergne e Bianchi também são franceses fera…

Joel LIma
Joel LIma
Reply to  Genesco Junior
9 anos atrás

Verdade, Genesco. Me esqueci por completo. E isso mostra como safra pós-prost (rs) é fraquíssima. Aliás, é o consolo do Brasil (rs). Se a nossa situação na f-1 caiu bastante em 20 anos, a francesa foi pro abismo. Não me lembro, mas não deve passar de 5 vitórias de pilotos franceses nos últimos 20 anos. E olha que na parte de motor – leia-se Renault- eles se tornaram uma potência (vide os 4 últimos títulos mundiais).

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Boa FG, E isso para um pais que até o primeiro titulo do Schummy nao tinha nenhum campeao alemao, e se nao me engano a unica vitoria ate entao era de Jochen Mass em 75. Notavel.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

E que viveu todos os anos 80 com Manfred Winkenloch (acho que era mais ou menos assim que estava na figurinha do Ping Pong de 82)

JJ
JJ
Reply to  Ferdinandes
9 anos atrás

Esqueceu de Von Trips, o maior de todos.