BIG BARRIGA

RIO (jeeeesuis) – Quarta-feira, ponte aérea Rio-SP. O jornalista experiente, ácido e implacável (acusou o autor de “Privataria Tucana” de má-fé, leviandade, incompetência…), ex-diretor da ex-revista “Veja”, famoso, tanto que arrumou um trabalho de colunista nos dois maiores diários do país, “Folha” e “O Globo”, nota duas presenças familiares. Sim, são eles: Felipão e Neymar. As duas pessoas mais midiáticas, procuradas e assediadas do Brasil. Discretamente, se aproxima do técnico da seleção brasileira, seu vizinho de poltrona. E faz uma entrevista exclusiva.

Manda para os jornais. O texto diz, entre outras coisas, que a defesa da seleção, segundo o técnico, é o maior problema do time. Neymar, estranhamente pouco requisitado pelos demais passageiros, não falou nada e nem foi incomodado por ninguém.

Os jornais publicam. Em suas edições impressas e eletrônicas. No fim da entrevista, o jornalista relata um momento de descontração. Convida Felipão para seu programa na GloboNews, sim, ele tem um programa na GloboNews. Felipão diz que não pode agora, afinal anda muito ocupado, e lhe dá um cartão, sugerindo que, enquanto a Copa não termina, ele tente com a pessoa indicada: um sósia.

Oh, que simpático foi o Felipão! Fez uma brincadeira e indicou um sósia entregando um cartão! Kkk.

Bem, vivemos hoje o dia da maior “barriga” da história do jornalismo esportivo do Brasil. Talvez a maior “barriga” da história do jornalismo do Brasil. “Barriga” é a palavra que usamos, nós jornalistas, para “cagada”. Mario Sergio Conti foi o autor da entrevista. Felipão, evidentemente, não era Felipão. Era um certo Vladimir Palomo, que ganha uns trocados trabalhando como sósia de Felipão em programas humorísticos de TV ou aparições públicas — como diz seu cartão de visitas, inclusive. Assim como ele, há vários Neymares, Ronaldinhos Gaúchos, Elvis Presleys e papas Franciscos circulando por aí. Fico imaginando se Conti cruza, numa ponte aérea qualquer, com Inri Cristo…

Durante a conversa no avião, segundo Palomo, Conti não disse que era jornalista. Só no final revelou que era repórter. Achou que estava abafando, certamente. Descolou, no papo, uma exclusiva. Palomo não se sentiu na obrigação de dizer que era um sósia. Afinal, não tinha dado entrevista alguma, tinha apenas conversado com o vizinho de poltrona sobre futebol — todo mundo só faz isso por estes dias. Depois, porque lhe deu o cartão onde estava escrito que ele trabalhava como sósia de Felipão. Mais claro, impossível. Não?

Não.

barrigao

A grande cagada acabou sendo notada, sabe-se lá depois de quanto tempo. Os textos foram retirados dos sites dos jornais e possivelmente de exemplares que rodaram mais tarde, o que a gente chama de segundo clichê. Mas o estrago estava feito. Os dois periódicos publicaram erratas com o mesmíssimo teor, pedindo desculpas pelo que foi definido como “confusão”.

Todo mundo erra. É frase feita, mas vale para perdoar muita coisa. Essa barriga (já posso tirar as aspas? Obrigado), no entanto, não é perdoável.

Se o colunista cometeu uma gafe inacreditável (não distinguir Felipão de um sósia, não identificar a ausência de sotaque, não perceber que ninguém lhe pediu autógrafos, não notar que não havia nenhuma câmera de TV ou outros jornalistas cercando os caras mais famosos do Brasil, não estranhar que era absolutamente improvável que ele E NEYMAR estivessem num avião de carreira a esta altura da vida do planeta), é porque não tem a menor condição de escrever sobre futebol nem hoje, nem nunca. Talvez não possa escrever sobre nada, porque a um jornalista não é dado o direito de ostentar tal grau de alienação no meio de uma Copa do Mundo no seu país.

Mas a coisa é ainda pior. Alguém recebe, lê, edita e fecha esse material. Em geral, um editor. Sendo o assunto importante, uma exclusiva com o cara mais visado do país até o dia 13 de julho (ou até o Brasil cair fora da Copa, se isso acontecer antes da final), é de se imaginar que as maiores autoridades em esportes dos jornais leiam o que vão publicar.

E como é que um editor engole isso sem questionar: 1) o Felipão numa ponte Rio-SP junto com Neymar, e nenhuma câmera de TV por perto? 2) Neymar num voo de carreira, sem multidões enlouquecidas tirando fotos e pedindo autógrafos? 3) a declaração mais sem sentido do mundo, que o problema é a zaga da seleção, justamente o que de melhor o time tem? 4) a pura impossibilidade de um técnico de seleção criticar abertamente, no meio de uma Copa do Mundo, seus jogadores? e 5) quem é o sósia do tal cartão mencionado no fim da matéria (um Google impediria essa catástrofe)?

Pois tudo isso passou batido. Ninguém nas redações dos dois jornais notou nada de esquisito e a entrevista foi publicada alegremente. Grande furo, grande cara, esse colunista! Sempre na hora certa, no lugar certo! Em tempo: ele admitiu, em entrevista à “Zero Hora”, que achou mesmo que era Felipão. E minimizou a patacoada, dizendo que “não afetará a Bolsa, a Copa ou as eleições”.

Os jornais estão acabando, como se diz, mas não é por causa da internet.

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zé Dirceu - Não sou o do mensalão
Zé Dirceu - Não sou o do mensalão
8 anos atrás

E não é que o tempo mostrou que o falso Felipão estava certo.
Não justufuca a cagada mas não deixa de ser irônico.

Ricardo de Paula
Ricardo de Paula
9 anos atrás

O jornalismo brasileiro é uma piada!

Francisco
Francisco
9 anos atrás

São por essas e outras que eu digo que tá na hora de fiscalizar e punir esse tipo de jornalista. O Conti é um desses direitosos irresponsáveis. Quem acusa a Privataria Tucana de leviandade devia ser processado, pois o livro é perfeito e os fatos ali provados por A+B. É censura? Não, é apenas fazer com que a Imprensa exerça sua formação de INFORMAR e não DEFORMAR. Num país sério, a Folha e sua Ditabranda e a Veja e suas acusações mentirosas e mancheteiras estariam fechadas há anos. Mas infelizmente, mesmo com um governo sério, temos uma oposição que acoberta essas fraudes. Uma pena.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Jornalismo em crise! Vejam a manchete principal do caderno Metrópole do Estadão de ontem (21/06): Secretário da Segurança diz que PM errou ao ficar a distância durante ato. Cadê a crase? A crase ainda é vigente na nova ortografia: à distância!! Todo dia encontro diversos erros de digitação e de formação no Estadão (não leio a Folha).

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

De fato FG, não está errado sem crase. MAS pode ter crase (eu prefiro com). O uso é optativo, como explica quase cientificamente o prof. Pasquale em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2409200902.htm . “É isso.” rsrs

alex
alex
9 anos atrás

O MAIS TRISTE: a Folha se “trancou” contra os comentários. Isso que é um jornal democrático, hein! Triste fim do jornal do frias. Como ouvi ontem: o leitor já se tocou que é “fria ler o jornal do frias” … hahaha

Emenelsen Marucci
Emenelsen Marucci
9 anos atrás

Nos tempos de Collor na presidencia, e coincidente com seu tempo de Veja, este prócer do jornalismo era identificado, não sei por qual motivo, como o “Mario Sergio Conti-comigo”…..

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
9 anos atrás

Mais do que um erro, esse fato é retrato do tamanho da prepotência e nível de alienação (ativa e passiva) desses veículos de comunicação.

Não é bem assim...
Não é bem assim...
9 anos atrás

Conti foi o único jornalista da história do Brasil que teve coragem de denunciar que existe corrupção no jornalismo brasileiro, foi o primeiro a ir atrás dos bastidores da edição do debate Lula x Collor pela Globo, foi o sujeito que teve a coragem de botar a cara e escrever um livrão demonstrando por a+b que a mídia manipulou a eleição de 1989. Por conta de ter tido o colhão de publicar que existem jornalistas corruptos no Brasil, é odiado pela turma toda, tucanos e petistas, o que geralmente é sinal de que o cidadão fez alguma coisa muito certa. Fez merda na história do sósia do Felipão? Fez. Ele nunca foi jornalista esportivo, inclusive duvido que goste de futebol. Foi uma cagada, mas foi sem querer. Tá cheio de jornalista no Brasil que faz bostas muito piores, só que de propósito.

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

FG, cara, você falou tudo.
Da capa com “vikings franceses” a um “sósia”, a gente está perdido. Dos imberbes aos “experientes”, me pergunto como conseguem ser tão tacanhos e aculturados. Foi-se o tempo em que jornalismo era sinônimo de credibilidade e erudição. Hoje, ou temos belas em programas esportivos ou comentaristas táticos em tudo, da prancheta à caderneta. (Não me conformo com um comentarista “econômico” de uma rádio cujo espaço é patrocinado por uma financeira e que vive apregoando a migração para fundos garantidos, a saída de uma poupança…)
Às vezes, agradeço o dia em que, mesmo depois de 4 anos de faculdade, resolvi não seguir o jornalismo.

richar piva
richar piva
9 anos atrás

o que esperar de uma imprensa golpista que confunde FHC com estadista e Aécio neves com um bom candidato?? hahahahhah toma PIG!!!!!

José
José
Reply to  richar piva
9 anos atrás

MAV detected

Simão
Simão
9 anos atrás

É FG…. esse é o jornalismo padrão globo…. Esse aí é mais um dos recém contratados para o tima da Globonews (que com justiça… já foi bom) para entrevistar bacanas e malhar a turma de vermelho!!! Essa foi pra matar… sensacional cagada!!!!
Gde abr

JT
JT
9 anos atrás

Este Senhor Barriga cavou sua demissão do Roda Viva quando deixou de ser jornalista e apresentador para ser advogado de defesa daqueles que professam que a morte do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi um crime comum, quando o irmão deste foi entrevistado no programa, afirmando que havia razões políticas que motivaram o assassinato. Aquele momento foi muito mais constrangedor do que entrevistar o sósia do Felipão.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Vi esse sósia em uma reunião aqui na ZN e digo que, no geral, ele é bem parecido com o Felipão. Mas é meio impossível confundir com o original,, ao se aproximar. Assim, das duas uma: ou essa história está mal contada (sei lá de que forma está mal contada… rsrs), ou o jornalista está passando por sérios disturbios psicológicos, e isso merece nossa consideração. ,

Júlio Amorim
Júlio Amorim
9 anos atrás

E nós leitores que somos taxados de merdinhas hahaha.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk Flávio, eu tô rindo até agora, como pode um negócio desse???? se você não tivesse colocado a foto da matéria no site, eu ia achar que você estava mentindo de tão absurdo que foi isso…kkkkkkk, hoje em dia com essa urgência de achar novidade pra encher linguiça em site e em jornal, ninguém apura e checa mais nada!!!!e posta tudo de qualquer jeito!!!!, não tem revisão de texto, nada, é por isso que é preciso ter muito cuidado com as noticias publicadas hoje, principalmente na Internet, a maioria tem mais com compromisso com a comercialização do que com a informação.

Iuri Jacob
Iuri Jacob
9 anos atrás

Se uma coisa dessa acontece nesses grandes veículos, imagina na Internet, onde qualquer um vira “jornalista”. O jornalismo está perdendo para a desinformação. Paradoxal isso. Talvez você tenha razão. Muito louco esse mundo.

Rodrigo Guadagnim
Rodrigo Guadagnim
9 anos atrás

O mais inacreditável é a declaração “zaga cai para o lado, quando deveria ir para a frente”. Até aluno de escolinha de futebol de 6 anos acharia a frase sem sentido. E o editor destaca em linha fina, meu Deus! É isso que dá a imprensa, quase que em geral, achar que qualquer um pode escrever e comentar futebol.

Laércio Alves
Laércio Alves
9 anos atrás

Alguns jornalistas se acham acima do bem e do mal, acham-se formadores de opinião e não estão nem ai para o que seus leitores acham…..um jornal, editor e muito mais gente deixar uma reportagem desta passar sem se certificar se esta correta ou não é por que querem “sangue”, querem ser “os manipuladores”…da pena desta classe.

JÚLIO CÉSAR
JÚLIO CÉSAR
9 anos atrás

ISSO É O RETORNO DAS MALDADES QUE “ELE E SEUS JORNAIS” E POR SEREM “TENDENCIOSOS POLITICAMNTE”… XUPAAAAAAAAAA…

Marco
Marco
9 anos atrás

1. O tal sósia nem é tãããão parecido assim, a ponto de confundir.
2. Como já dito, Felipão e Neymar na ponte aérea…haha
3. Será mesmo que ele se encontrou com o tal sósia, ou até isso foi inventado?

Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Se acertando a gente às vezes leva pancada (lembro o quanto eu recebi de xingamentos quando dei alguns furos, que acabaram se confirmando), imaginem esse senhor errando tão grosseiramente. Digno de pena.

Luis Felipe
Luis Felipe
Reply to  Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Grande Américo! Acontece que você FAZ jornalismo – se recebe pancada por isso é problema dos outros, não seu – e outros “fodões”, ao menos tem gente que pensa assim, fazem o exato oposto daquilo que se chama jornalismo. Envergonham a profissão e demais profissionais.

Robertom
Robertom
Reply to  Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Pô Américo !
V. deu os Furos ?

Robertom
Robertom
Reply to  Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Pô Américo !
Dar os Furos ?
Jornalista experiente não deve usar este duplo sentido…

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Barriga inacreditável, realmente! Não há nem o que dizer ante tanta falta de profissionalismo. A nota da Folha é patética. A declaração do jornalista de que sua cagada “não afetará a Bolsa, a Copa ou as eleições” é cínica, arrogante e subestima a inteligência do leitor.

Levi Davet
Levi Davet
9 anos atrás

Fico imaginando o que pensaram os outros passageiros do voo ouvindo a “entrevista”. Devem ter pensado que o jornalista tinha fugido do hospício.

Celso Araujo
Celso Araujo
9 anos atrás

Flavio
Seu comentário é primoroso, É tudo o que poderia ou deveria ser dito sobre essa inacreditável barriga – não duvido que seja a maior da história imprensa brasileira, justamente pelo número de chances que o Conti teve de detectar esse colossal erro de pessoa. A um jornalista medianamente informado – mais do que isso, minimamente antenado no mundo em que vive, mesmo que não milite na área esportiva — não se perdoa reconhecer numa réplica do Zorra Total, fisicamente e vocalmente, um dos três mais famosos técnicos do mundo, que estrela hoje 1 em cada cinco comerciais da TV. O mesmo se aplica ao sósia de Neymar – aliás, há muitos deles, porque o tipo é banal. Bem, de qualquer forma lamento pelo Conti, que tem história e currículo, mas carregará essa barriga para sempre. Abraço e mais uma vez parabéns pelo texto impecável.

Rubens
Rubens
9 anos atrás

Na verdade, o Mario Sergio Conti criticou duramente a biografia do Zé Dirceu escrita por Octávio Cabral. Os blogs de apoio ao petista reproduziram largamente as críticas do jornalista com o intuito de desqualificar a biografia. Na revista Piauí, o Mario noticiou o enterro da arquiteta Lúcia Carvalho. A edição seguinte da revista trouxe uma cartinha da própria Lúcia desmentindo que tinha morrido. Atualmente, o Mario esta tentando traduzir 0s 7 volumes de Em busca do tempo perdido de Marcel Proust. Desejo sorte. A ele e aos futuros leitores.

Seinfeld
Seinfeld
9 anos atrás

…E o cara acreditar ao ouvir “Felipão” reclamar justo da defesa que ele, Felipão, escolheu, é demais!!

É muita alienação. Não sabe sobre futebol, não conhece Felipão, não assiste jogo da seleção, nem sabe quem joga na defesa do Brasil.

(Se pelo menos fosse o Felipão reclamando dos laterais, vá lá! kkkkkkkkk)

John Player
John Player
9 anos atrás

Aí você se forma em Comunicação e na hora da seleção, da entrevista (estou falando do processo seletivo para emprego), é exigido mais conhecimento e competência que o chefe, o diretor, o editor da empresa.

Não é só no jornalismo e na comunicação que as coisas estão assim.

Basta comparar os requisitos exigidos nas mais diversas vagas de empregos nos classificados de empregos por aí e a “qualidade” da chefia/diretoria de muita empresa por aí.

E tem muito profissional cheio de diplomas, MBA´s e Pós que não passam de palermas bitolados.

Como deve ser o caso do jornalista e dos editores da “barriga” aí descrita.

Se sou o diretor/editor-chefe ou o dono do jornal, “afasto” todos os envolvidos nessa mancada!!

“Renovo o quadro”. hehehe

John Player
John Player
9 anos atrás

Aí você se forma em Comunicação e na hora da seleção, da entrevista (estou falando do processo seletivo para emprego), é exigido mais conhecimento e competência que o chefe, o diretor, o editor da empresa.

Não é só no jornalismo e na comunicação que as coisas estão assim.

Basta comparar os requisitos exigidos nas mais diversas vagas de empregos nos classificados de empregos por aí e a “qualidade” da chefia/diretoria de muita empresa por aí.

E tem muito profissional cheio de diplomas, MBA´s e Pós que não passam de palermas bitolados.

Como deve ser o caso do jornalista e do editor da “barriga” aí descrita.

Se sou o diretor/editor-chefe ou o dono do jornal, “afasto” todos os envolvidos nessa mancada!!

“Renovo o quadro”. hehehe

Vitor Hugo Alencastro
Vitor Hugo Alencastro
9 anos atrás

Flavinho, mas o cara deu um furo de reportagem! Já tinha mais uma engatilhada, ele conseguiu uma exclusiva com Mussolini, de quem ele é grande admirador ! kkkkkkkkkkkkkk

Sérgio
Sérgio
9 anos atrás

Esse trabalhou em Veja, mas pelo jeito não aprendeu nada com o “Boimate”.

Sérgio
Sérgio
9 anos atrás

Li a folha por 25 anos seguidos. Parei de assinar e ler há uns 5 ou 6, indignado com os erros absurdos que comecei a encontrar todo dia. De vez em quando, folheio o jornal ( nobanco, na cas de amigos), e cada vez tenho mais certeza de minha decisão…

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Sérgio
9 anos atrás

Parei de ler quando eles inventaram a “ditabranda”

Jr.
Jr.
9 anos atrás

Houve quem comemorasse a não obrigatoriedade de exigência de nível superior pra exercer a profissão de jornalista. Esses caras devem ter. Imagina quem não tem?

luiz reis
luiz reis
Reply to  Jr.
9 anos atrás

Seu argumento desqualifica seu argumento… pense…

Lex
Lex
9 anos atrás

Sem falar que essa era de app pra porra toda tá foda. Dia desses eu queria uma mísera tabela da Copa para marcar a mão o placar dos jogos, contar os pontos, anotar e cadê? Hoje em dia só tem simulador, tabela interativa e o diabo. Cara, eu só queria um papel analógico mesmo e sem graça para escrever. Custei, mas achei.

Silvio Andolfato
Silvio Andolfato
9 anos atrás

Realmente seu comentário e o do Mauro Beting são reveladores e definitivos. Parabéns!!

Meg Cotrim
Meg Cotrim
9 anos atrás

Nossa, que lástima ………… Inacreditável

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Inacreditável!

nelson
nelson
9 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Conti se f*deu merecidamente.
E a Folha e O Globo também, mostrando a “qualidade do jornalismo” praticado.
Geralmente acontece com gente arrogante, que se “acha o máximo” e que se torna vítima do excesso de confiança e da falta de bom senso.

Mello
Mello
9 anos atrás

Itaú, Extra, CVC e ESPN Brasil rindo à toa com essa “barriga”. Todo mundo reproduzindo a cagada pela Internet de graça.

samuel.aju
samuel.aju
9 anos atrás

Essa foi muito boa Flávio…
Por essas e outras tavam exigindo mais banheiros em Teresópolis.

Banana Joe
Banana Joe
9 anos atrás

Ex-diretor da ex-revista Veja,
kkkkkkkkk…
Flávio Gomes é melhor quando é sutil.

Mauricio
9 anos atrás

Está difícil não rir.
É, to de volta.
Essa barriga vai ficar na história. Pela primeira vez juntou gregos e troianos no mesmo balde.
Todos concordam que foi uma bola fora magistral e demonstração de incompetência.
Para mim, apenas um fato engraçado e sem maiores consequências. Afinal, quem não erra?

Grisalho
Grisalho
9 anos atrás

Pois é, assim como vc mede, vc é medido. É bíblico isso…Eu sinceramente nunca acompanhei a coluna do Conti. Sendo mais honesto ainda, fui apresentado a ele nesse post. Ai comecei a ler outros posts sobre ele e suas notícias. Ficou claro que ele é do tipo que bate em quem não concorda e tem muitos `inimigos´. Arrogante? Preponte? Não sei…mas li que ele é assim em vários desses posts…Bom o mundo é redondo. Se o cara fosse um repórter justo e boa praça (é possível as duas caracteristicas na mesma pessoa) todos dariam risada…até ele.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Grisalho
9 anos atrás

Sendo assim, será que o editor não o sacaneou?
Se o cara é arrogante, amigo não tem.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Eduardo
9 anos atrás

Não Eduardo, o editor não sacaneou. Porque teve pro rabo dele também, pode ter certeza.

Conde
Conde
9 anos atrás

Quanta irresponsabilidade . Concordo que a o pior é passar pelo editor e tudo mais .Que planeta esses caras habitam ?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Caso típico onde o ego fala mais alto que a razão.

Marcelo R
Marcelo R
9 anos atrás

FG, um amigo meu sempre diz que só existem duas coisas infinitas: uma é o universo, a outra é a estupidez humana. Talvez por isso ela seja tão fascinante porque, ao contrário da inteligência que tem limites, a estupidez (principalmente destes pseudo-jornalistas) não tem.

Esses caras não querem admitir que a internet veio para acabar com os cabrestos, que ninguém fica mais em frente ao televisor ou tem de dizer sim para o que os estes falsos colunistas (que sabem nada de tudo) tentam induzir as pessoas.

Quero ver quando começar a campanha e o Aécio Snow tiver de explicar de quem era a carga de um certo helicóptero que transportava meia tonelada de farinha.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Folha e o Globo: Filho do Homem Exclama!

JESUS CRISTO exclama: ô Pai, eterno Pai!

Erramos: Não era Jesus Cristo, era o sei lá o quê, INRI CRISTO….

Fausto Fonseca
Fausto Fonseca
9 anos atrás

Encontrar o Inri Cristo é demais….kkkkkkkkkkkkkkk !!!!!!

Diogo Terra
Diogo Terra
Reply to  Fausto Fonseca
9 anos atrás

Uma vez saiu, num desses sites de humor, a petição de um advogado onde ele menciona um “crucifixo da marca INRI”…

André França
André França
9 anos atrás

Olha, pelo menos pelo pouco que eu li, ele admitiu que errou e não tentou enfiar a culpa (pra não falar outra coisa) na marra no “entrevistado”…