DE SAÍDA

RIO (tremendo, sem jogo) – Tony Fernandes não vai insistir com a Caterham. Victor Martins conta direitinho aqui o que está acontecendo. Tem a ver com o sucesso do QPR no futebol inglês — vai demandar mais tempo e atenção. Mas tem a ver, principalmente, com o fracasso da aventura na F-1. É o quinto ano do time, um dos nanicos, na categoria. Chegou em 2010 como Lotus (nome do qual teve de abrir mão) ao lado da Virgin e da Hispania. A Virgin já virou Marussia e conseguiu seus primeiros pontos neste ano em Mônaco, uma façanha inenarrável. A Hispania mudou de nome para HRT e já fechou as portas.

A Caterham, com a Renault e Kobayashi, prometia alguma coisinha nesta temporada. Não vai acontecer nada. Como nem todo mundo rasga dinheiro, principalmente empresários bem-sucedidos, não se deve esperar que o time siga sua vida. Se alguém comprar, OK. Mas quem, em sã consciência, compra uma equipe de F-1 hoje em dia?

catdesaida14

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
marcio
marcio
9 anos atrás

Já vendeu. Empresários árabes. Responde sua pergunta?

ROBINSON
ROBINSON
9 anos atrás

Equipes pequenas acabam se tornando folclore na F1 e, invariavelmente falem. Talvez a única equipe que começou pequena e vingou foi a Williams, muito pela união de talento e os petrodólares vindo do Oriente Médio oportunizados no final dos anos 70.
Aproveitando. Estou percebendo o pessoal com reclamações sobre a economia de combustível. A estes indico assistir a um GP da década de 80 no qual todos os pilotos lutavam com as últimas gotas no final para conquistar alguma posição. Era comum algum destes galgarem várias posições e chegar até ao podium baseando-se somente na economia. Lembram-se do Boutsen com um arrows em Imola 85 empurrando para cruzar a linha, mesma corrida que Senna teve que abandonar por falta líquido no tanque e a vitória acabou caindo no colo do De Angelis após a desclassificação de Prost? Só para citar um exemplo.

Adonis Di Nizo
Adonis Di Nizo
9 anos atrás

Uma coisa é certa se as outras equipes tivessem a competência para angariar patrocinios, pois vejam: General Electric, Airbuss, Intel…

Norson Botrel
Norson Botrel
9 anos atrás

Assim como o Fábio já mencionou, o Gene Haas tá chegando, e ele é um cara sério. Não que o Tony Fernandes não fosse…
Pessoalmente, eu acho que alguma marca européia poderia se interessar. Deixar Renault e Mercedes ficarem faturando em marketing sozinhas me parece estranho. Será que não tem uma Audi, VW, Porsche, Opel, Maseratti, Vauxhall ou outra pensando não ?

Caio
Caio
9 anos atrás

Carros 4 seg. mais lentos, pilotos lutando para economizar combustível, orçamentos estratostféricos….. Assim fica difícil de gostar da F1….

Itamar Morais
Itamar Morais
9 anos atrás

Zoran Stefanovich deve estar de olho.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

É triste ver mais uma equipe saindo da F1.

Vai ser difícil alguém comprar a equipe, mas existem os investidores que ficaram de fora da última abertura de vagas da FIA.

Tomara que alguém o faça, e de maneira competente.

Abraços.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
9 anos atrás

“OK. Mas quem, em sã consciência, compra uma equipe de F-1 hoje em dia?”

Vijay Mallya comprou a Spyker em uma época pior que a de hoje. Se bem que a base era(e ainda é) boa…

Fernando Passos
9 anos atrás

Ontem na transmissão da Sprint Cup o Thiago Alves disse que o Tony Fernandes iria ao Tio Sam conversar com a Haas para tentar vender a sua equipe. É o boato que rola por lá.

Marcos Henrique Reis
Marcos Henrique Reis
9 anos atrás

Opa!! Achei uma mesa pra jogar baralho… Deixa que eu compro a Caterham só pra colocar esse carro na minha sala de estar rsrsrsrs

guest
guest
Reply to  Marcos Henrique Reis
9 anos atrás
Rafael
Rafael
9 anos atrás

Palpite meu. Pode pintar a Russian Time que está na GP2. O banco russo SMP investe em várias categorias como a GP2, WEC e Indy, não duvido comprarem e trazer o Petrov devolta.
Sobre o futuro da F1 só vejo mudanças pra melhor quando o Bernie sair. Talvez a saída para salvá-la seja o caminho que todos são contra, que é a padronização de chassis, câmbio, eletrônica dos carros baseado no ocorre na NASCAR.

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
Reply to  Rafael
9 anos atrás

Um regulamento mais simples já ajudaria bastante. Motores de 1600cc com turbo com uma configuranção minima de 4 cilindros e máxima de 12 que poderia ser em linha , V ou W ;a marca do propulsor escolheria a melhor forma para o seu projeto, tirar o DRS, os pneus se manteriam o que seriam hoje mas com algumas alterações nos 5 tipos (duro,médio,macio,intermediário e chuva) sem a obrigação de usar os dois tipos nas corridas. Asas traseiras voltariam as mesmas dimensões que eram antes de 2010. Treinos nas sextas com um tipo de pneu em cada sessão, por exemplo duros na sessão da manhã e médios na sessão da tarde mas na sessão de uma hora no sábado em conjunto com a sessão de classificação teremos a opção do macio somados aos outros dois compostos cabendo a equipe utilizar os pneus que usará na corrida. Se vai funcionar? Só colocando em prática pra ver.

airton silva
airton silva
9 anos atrás

Bem, se sobrarem somente as equipes fortes – Mercedes, Ferrari, Red Bull e Mclaren – e uma equipe satélite para cada uma, dá 16 carros. Não seria nenhum desastre.

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
9 anos atrás

Totalmente fora do tema. Flavio, por acaso ainda tem o Boto do Reno para venda??
Moro em Curitiba e não consegui achar em algumas livrarias que fui. Desde já grato

Dú
9 anos atrás

Colin Chapman mesmo doente, recebeu uns conhecidos em Coxim, que vieram para a Copa. A próxima é a Lotus Gordini.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
9 anos atrás

Uma bosta de equipe…Já vai tarde! Aproveita o bico do carro com suas aletas e bota pra fatiar mortadela….ou sushi para dar uma renda ao Mito.

Dan Patricio
Dan Patricio
9 anos atrás

KobaMito desempregado novamente!:??? q mauz hein….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Dan Patricio
9 anos atrás

Tem um velho ditado que diz: “Não se pode elogiar…”

K.S. Silva
K.S. Silva
Reply to  Dan Patricio
9 anos atrás

que fase!

Nick Nagano
Reply to  Dan Patricio
9 anos atrás

Em 2013 ele foi contratado pela AF Corse pra se juntar ao programa “oficial” da Ferrari nas 458 do WEC, e foi até bem. Eu não sei porque ele aceitou voltar pra F-1 logo pela Caterham. Tá só fazendo passeio. Tem que voltar pro WEC e ficar de olho nessa probabilidade da Ferrari ir pra LMP1. Ou então, tentar um lugar na Toyota, que tá bombando contra a Audi e Porsche por lá.

WEC tá virando bom negócio pra tentar um sucesso, até mais que a F-1 hoje.

Romanista Ferrarista
9 anos atrás

Quero a Osella e Minardi de volta!!! … e a Alfa Romeo também.

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
9 anos atrás

Talvez o rompimento do negócio na parceira com a Renault para montar os Alpines também contribuiu para o fim do projeto da F1, ele contava com esse dinheiro para manter a equipe. Fernandes precisará de muito dinheiro para mante-se na Premier League; vendo que teria duas grandes despesas então decidiu vender aquela que dá maior prejuízo para ele (a equipe de F1). O valor da venda da equipe de F1 ajudaria no orçamento do Queens Park Rangers nos próximos anos.

JOANNIS
JOANNIS
9 anos atrás

COM CERTEZA IRÁ APARECER ALGUM LAVADOR DE DINHEIRO,QUE PRECISA JOGAR AS SUAS DESPESAS POR ALGUM TEMPO E DEPOIS SAI NOVAMENTE,ESTAS NANICAS SÃO PURA LAVAGEM DE DINHEIRO.

Pablo Milani
Pablo Milani
9 anos atrás

Tem muita gente que vai querer comprar a patente deste deste bico.

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

Acho péssimo que mais e mais equipes caiam fora da F1. Tudo começou em 2008, com o tsunami econômico que varreu o mundo. Naquela época, gente mui grande e poderosa como BMW, Honda e Toyota ou fecharam as portas ou conseguiram vender a preço de banana seus espólios. “Ah, vamos atrair mais equipes pessoal!”, algum gênio se tocou. Pois não. Apareceram a atual Caterham, a Virgin e a HRT. A última evaporou; Branson vendeu aos russos o seu time; e Fernandes ainda resistia. Não mais. Não se enganem, a Caterham não será a última a picar a mula nos próximos ( poucos ) anos. Mais gente pegará o boné e dará o fora também. Sauber? Marussia? Lotus? São belíssimos candidatos a sumirem das pistas de Bernie Ecclestone, cada vez mais despreocupado com a categoria, somente com os seus lucros e o medo de parar no xilindró da justiça inglesa que, como sabem, mete colarinho branco em cana, sim, senhores. “Ah, mas sempre haverá alguém querendo entrar!”, diz algum incauto. É mesmo? Quem? O mundo mudou, senhoras e senhores, e bastante. Com os custos nas alturas, quem quer rasgar dinheiro para andar na rabeira do grid anos e anos a fio, na promessa vã de desenvolver o carro pouco a pouco até atingir os píncaros da glória. É complicado. E irrealista. Fernandes, coitado, acreditou nessa balela e se lascou, para não usar outro termo. Se até o Alain Prost, peixe grande e tetracampeão, com todo o apoio da indústria francesa ( Peugeot e Gauloises ) e com pista para treinar à volonté em Magny Cours se quebrou miseravelmente, imagina os bagrinhos. Não é por menos que o nome de Piranha Club cabe tão bem à F1.

rodenbucsh
rodenbucsh
Reply to  Luis Felipe
9 anos atrás

Ora meu caro blogueiro, sabemos que uma crise econômica dificulta a maioria das mercados, mas, o sistema capitalista sempre dá um jeito de se adequar as demandas . E a F1 como um grande conglomerado que é não será diferente, e despeito da cobiça de alguns dirigentes como Bernie. Além do mais o espólio dessas equipes e seu “know how” ´é um facilitador importante para sua aquisição, atraindo grupos empreendedores ou upgrade de equipes alpinistas de outras categorias do automobilismo. Não esqueça que já houveram sucessões relativamente bem sucedidas na F1 como a Toro Roso, ex-Minardi e Force India, ex-Jordan, ex-MF1 e ex-Spyker. Outro aspecto é que muitas vezes o core business dos big boss dessas equipes é contratar pilotos ambiciosos com seus patrocinadores milionários, indiferentemente de talento ou experiência profissional, tornando-se porta de entrada para nomes desconhecidos que necessitam de um foco internacional para suas carreiras. Pra encerrar num mundo em que pessoas pagam fortunas em terrenos na LUA, passeios de algumas horas no espaço, abrigos anti-nucleares e até congelamentos do corpo para eternidade, comprar uma equipe de F1 não chega a ser uma “loucura”.

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  Luis Felipe
9 anos atrás

O Prost mostrou toda sua habilidade diplomática em perder todos os apoios franceses ao longo dos anos. Tanto que, quando precisou em 2001, ficou ao relento (mas com o patrimonio quase intacto).

Sil C San
9 anos atrás

As histórias das equipes pequenas são sempre imprevisíveis, umas mal conseguem se manter por mais de um ou dois anos e outras conseguem ser vendidas e se tornam médias. Pelas dificuldades que as equipes grandes estão passando imagine como é o mundinho das equipes nanicas. Por isso fico pensando o que esperar da equipe norte-americana quando entrar na F1.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
Reply to  Sil C San
9 anos atrás

Não se esqueçam que a Mercedes nasceu BAR e a RedBull nasceu Stewart! As duas, depois de mudarem de direção algumas vezes foram compradas por organizações que lhes deram folego para serem grandes campeãs.

Delubio Martins
Delubio Martins
9 anos atrás

Pra comprar uma equipe dessas precisa ser um bom empresário. Acho que se o Lulinha comprasse em 5anos era a nova Mercedes! Ia ser bonito demais ver a equipe Friboi Racing.

david
david
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Isso ai Flavio!

K.S. Silva
K.S. Silva
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Boa!

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Quem sabe o Gene Haas não compra?

Marcos José da Silva
Marcos José da Silva
Reply to  Fabio
9 anos atrás

É uma ótima chance para o Haas, Fabio. Assim ele já teria a base européia (incluindo a fábrica e toda a estrutura pronta para gerenciar a equipe) faltando apenas os pilotos, os patrocinadores e fornecedor de unidade de potência.

marcio
marcio
Reply to  Marcos José da Silva
9 anos atrás

Apenas….

André Parreira
André Parreira
9 anos atrás

Uma pena, pois simpatizo muito com essa equipe, era uma das mais legais, e nos 3 primeiros anos tinha o carro mais BONITO do grid.

Japoneis
Japoneis
Reply to  André Parreira
9 anos atrás

Concordo com vc André!

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Eu acho que é por causa desse troço mole aí na frente.