MINHA MENINA!

RIO (e acelera, viu?) – Delicioso o relato da Evelyn Guimarães sobre o curso de pilotagem que fez no Velo Città com Ingo Hoffmann & cia., tendo o Eric Darwinich como mentor intelectual e guru. Está aqui. Quem puder fazer um dia, que faça. É demais.

evelynemit

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Conde
Conde
9 anos atrás

Parabéns . Vi uma vez uma reportagem no UOL Carros , mas o reporter-piloto era muito braço . Meu sonho tb : O carro e o curso .

VEMA
VEMA
9 anos atrás

Belo texto, cativante leitura. Ha tempos venho cultivando o interesse em fazer um curso de pilotagem e depois participar de “track days”. Interessante a evolução da piloto/aluna e a segurança que os profissionais transmitem para ela explorar seus limites e curtir toda a situação. Parabens!

Eric
Eric
9 anos atrás

6500 Dilmas para o curso de 1 dia, para o de 2, avançado, nem falam o preço. Por isso o esporte a motor no Brasil é e está assim. Nem pra começar você consegue sem desembolsar uma boa grana.

Alberto
Alberto
Reply to  Eric
9 anos atrás

R$ 13.000. Fonte: http://www.flatout.com.br/eu-fiz-o-curso-de-pilotagem-premium-racing-school-com-o-mitsubishi-lancer-evo-r-e-foi-epico/

Não tenho essa grana sobrando para fazer um curso como esse agora. Porém, analisando os relatos do FlatOut e da Evelyn, acho que vale cada centavo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Eric
9 anos atrás

Com essa grana vc compra um kart (completo – chassis e motor Honda 400) ano 2010 ou 2011. Quando quiser vai a um kartódromo, paga pista – cerca de R$70/80,00 e corre o dia inteiro com a assistência de um mecânico que vai lhe cobrar cerca de R$100,00. Faz amizades fantásticas, aprende pra caramba sobre o kart (chassis, acerto, mecânica, pilotagem), diverte a valer e é o feliz proprietário de um kart. Não é barato, mas o aprendizado é certo e o kart é seu. Vc vai poder andar quando quiser. Um curso desses vc faz uma vez, não tem condições de fazer mais, esquece tudo e… é isso.
Obviamente não estou desfazendo do curso, mas, realmente, R$6.500,00 por um curso de 2 dias é um absurdo.
Abs.

Carlos Onofre
Carlos Onofre
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Quem tem ou já teve kart sobre o quão ilusória é esta conta. Eu já tive um Honda 400. O custo de aquisição é uma fração do custo de preparo/manutenção. Até porque, para começar, kart com pneu ruim não funciona. E só os jogos de pneus já começam a fazer um furo no orçamento. Sem falar no resto.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Carlos, realmente tem um custo. Mas é bem mais baixo do que um curso de pilotagem de 2 dias por R$13.000,00 (eu disse erradamente R$6.500,00 no comentário). Para quem pode pagar esse valor, comprando um bom kart pela metade do preço ainda fica com R$6.500,0 para gastar nele e para gastar isso leva anos. Pneus de 20/30 voltas custam menos da metade do preço e ainda têm 200/220 voltas até a próxima troca. É muita diversão para ser trocada por 2 dias.
Obs. Um motor 400 dura no mínimo 1,5 ano pra quem anda só finais de semana. E ´para fazer um motor desses o preço é R$700,00.

Abs.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Anselmo, seu raciocínio está correto. Um curso de pilotagem só faz sentido pra quem já passou pelo kart. Mas kart de verdade é dois tempos, aí você pode multiplicar sua conta por três, pelo menos…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Um pneu MG vermelho aqui dura no máximo 150 voltas.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Allez, eu tenho dois karts. O kart de 2T realmente é bem mais rápido e uma delícia de andar. Mas um piloto acostumado num 4T quando anda num 2T se sente no céu. A recíproca não é verdadeira. Um errinho mínimo que cause a perda de giro no 400 custa várias posições e até uma corrida inteira. No 2T isso não é problema – basta alinhar e acelerar que o giro voa nas alturas instantaneamente. Então, o aprendizado está no 4T – aprender a guiar sem errar e depois aplicar isso no 2T. Neste aspecto apenas eu discordo de vc quanto a 4T não ser kart. E quanto aos pneus, o 4T gasta mais mesmo pelo giro muito mais alto. Mas no F400 com pista medianamente emborrachada vc dá 240/250 voltas tranquilamente com MG Vermelhos.
Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Allez,
O Vettel em um piloto de 2T num 4T. O Ricciardo é um piloto de 4T num 2T. Está feliz igual pinto no lixo. Rsrsrsrs.
Abs.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Cara, eu acho o F400 um lixo, parece um indoorzão, caga com todo o centro de gravidade do kart, já que o motor pesa igual a uma geladeira, mas serve pra aprender a carregar a velocidade certa nas curvas, se carregar demais, mata a saída, e é bem mais barato. Um piloto que saí de f400 mesmo preparado, sente muito o dois tempos, principalmente nas saídas de curva e velocidade final, o motor dois tempos tem uma faixa de torque e potência mais limitada, você não percebe mas o cronometro mostra. E a tocada é bem diferente, assusta bem mais.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Cara, sei não. Apesar dos v8 gritarem mais, como faz um 2t, o difusor soprado gerava muito mais downforce, se entrava mais rápido e acelerava mais cedo, o motor tinha sua faixa de torque bem alto também, 10 mil rpm’s pra cima. Atualmente, os carros tem muito menos downforce, se carrega menos velocidade nas curvas, e a faixa de torque vem vem antes, especula-se entre 8 e 10 mil rpm’s. É um motor que tem muito mais baixa. Antigamente se priorizava a entrada, como os f400, hoje a saída, como os 2t. Pra mim os dois tempos são os atuais, veja uma volta lançada de 2013 e 2014, esqueça o barulho, só a característica do carro e tocada:
http://youtu.be/nRRx7DoeA2c

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Allez,
Nada vai fazer um 4T igual a um 2T. Mas hoje, com biela forjada, trabalho no balancim, alívio do volante, retrabalho no carburador, rebaixamento correto do cabeçote e vela correta, andando com álcool chega-se facilmente a 29cv num Honda 400. Os indoor tem 13cv, o que dá uma diferença de quase 2,5. Isso só falando em motor.
Agora se olhar o chassis do indoor e ainda aquele borrachão, rodas e aqueles pneus horrorosos a diferença de peso vai de 85kg para cerca de cerca de 120kg.
Não dá pra comparar mais.
Eu gosto dos dois e quando quero refinar a tocada vou p/400.
Abs.

Adriano
Adriano
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Anselmo, gostaria de saber mais sobre custos no F-400. Por exemplo, quanto se gasta de pneu e combustível por hora de uso? E a cada quantas horas precisaria de revisão gastando quanto? E essa análise, seria com um motor de quantos HPs?

Se puder me ajudar, desde já agradeço.

Dú
9 anos atrás

Podia ir de Lada no Paulista oras!

Fred
Fred
9 anos atrás

Legal demais o relato!

Tenho um Lancer, sou louco pra fazer, mas… muito caro!

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Bacana. Vendo o Alemão, me lembrei de quando fiz o curso do grande e saudoso professor Expedito Marazzi, em meados da década de 1980. Na primeira aula prática, em Interlagos, um camarada disse que ninguém poderia abaixar mais o tempo que ele conseguira com seu Fusca. O Marazzi então pediu o carro do camarada emprestado e deu umas 3 voltas, em todas elas diminuindo em muitos segundos o tempo. Impagável a expressão do coitado.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Muito bacana, aprender do jeito certo, parabéns pra ela!

José San Pedro
9 anos atrás

legal…fiquei com vontade, porém R$ 6500 não para qualquer um… :(

Filipe
Filipe
Reply to  José San Pedro
9 anos atrás

Pensei a mesma coisa. Eu devia ter nascido rico ao invés de lindo. rsrsrs

Valente
Valente
9 anos atrás

Só de passar o dia com o Ingo escutando o Mestre e guiando essas baratas da Mitsu já valem o curso, e dizem que o lugar é muito bonito mesmo.

Charles Henrique Schweitzer
Charles Henrique Schweitzer
9 anos atrás

Flávio,

Há 3 semanas, vivi, na Estônia, a incrível experiência de pilotar, primeiro um F-Renault e depois um F-1. No caso, foi uma BAR 006, usada por Jenson Button na temporada de 2004. Gostaria de lhe enviar o vídeo que editei com os melhores momentos, mas não consegui localizar seu e-mail.

Eu me reconheci em várias das falas da sua menina. Inclusive, rodei também!

Alberto
Alberto
Reply to  Charles Henrique Schweitzer
9 anos atrás

Puxa, que legal. Põe o video aí em um youtube da vida. Parabéns.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Charles Henrique Schweitzer
9 anos atrás

Nossa, inveja branca aqui. Qual o caminho das pedras? Foi um curso de pilotagem? Já tive olhando uns f1 usados pra acelerar e só achei na Inglaterra, o mais legal foi isso:
http://www.agsformule1.com/en/drive-a-formula-1.php

Charles Henrique Schweitzer
Charles Henrique Schweitzer
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Vou colocar no Youtube sim… Depois passo o link e dou o caminho das pedras…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Valeu Charles, triatlo na veia!

Charles Henrique Schweitzer
Charles Henrique Schweitzer
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Finalmente estou com o Vídeo pronto…

Você pode assistir aqui… Flavio Gomes, se estiver lendo e quiser mais detalhes, ou quiser publicar, fique à vontade.

https://www.youtube.com/watch?v=ucZwBvQ6jmk

Fred
Fred
Reply to  Charles Henrique Schweitzer
9 anos atrás

Estive na Estônia há pouco tempo e vi propagandas sobre “racing experiences”. Uma pena pra mim, pois foi no meu último dia em Tallinn, não dava pra fazer nada… Fiquei muito afim de correr com um carro de Rally – as opções eram um Laika ou uma Bimmer, acho. Fica pra próxima!

Carlos Onofre
Carlos Onofre
9 anos atrás

Estou muito interessado em fazer a versão “completa”. Com certeza vale os R$ 13k. Mas a con$ciência ainda não me deixou fazer a inscrição.

André França
André França
9 anos atrás

Putz. É meu sonho! Ainda chego lá!