MÔNACO, 1984
RIO (choveu) – Hoje, 3 de junho, 30 anos do GP de Mônaco de 1984, que mostrou Ayrton Senna ao mundo — ou àqueles que ainda não o conheciam direito. A história daquela corrida está aqui. Aproveitando: para você, foi a melhor prova da carreira de Ayrton? Vamos brincar de listas, então: quais as cinco melhores corridas de Senna na F-1? Minha relação eu coloco depois.
Minha relação pela ordem .
Europa 1993
Portugal 1985
Mônaco 1984
Brasil 1991
Japão 1988
“Se a corrida fosse até o fim, o vencedor seria Beloff”. Lol
Valeu, Flavio “mae Dinah” gomes!
Bom essa corrida foi espetacular .Mas a melhor corrida do Senna pra mim Flavio foi no GP da Europa 93 :
Procurei um post relevante para enviar a sugestão de leitura.
http://projetomotor.com.br/fato-ou-mito-2-toleman-de-senna-em-1984-era-uma-porcaria/
Qual tua relação das 5 melhores? Salvo engano eu não vi !
Monte Carlo 1984
Jerez de la Frontera 1986
Hungaroring 1986
Suzuka 1989
Donington Park 1993
Não se esqueçam do Steffan Bellof (Tyrrell) nessa corrida que largou em último (Senna largou em 13º) e já estava em 3º quando a corrida acabou e ainda estava mais rápido que Senna.
Vai dizer agora que o Bellof seria o maior piloto da historia? Antes do Senna ultrapassar Rosberg, a diferenca Senna-Bellof era de menos de 5 segundos. Como que o Bellof tava mais rapido se no final a diferenca foi de 14?
bem lembrado Cristiano! dados da cronometragem daquela corrida indicam que Bellof pilotando uma tyrrel…. vinha fazendo tempos melhores que os de senna mas isso não tira o brilho de senna que ainda inexperiente, correndo pela primeira vez em monaco veio lá de trás jantando todo mundo sendo alguns veteranos, campeões mundiais como mansell, lauda & cia e só não ultrapassou prost pelo bairrismo de balestre que interrompeu a corrida pouco antes de senna fazer sua ultrapassagem
Cristiano você é desinformado, naquela corrida o Bellof estava com um carro irregular com 50 kgs a menos de peso, é por isto que foi desclassificado e eliminado do campeonato de 1984. Eles colocavam chumbo um pouco antes da pesagem, mas não acredito que Senna vencesse em 1984 porque a suspensão dele estava ruim porque bateu e nem Prost venceria o freio estava pifando (ocorreu a mesma coisa com o companheiro de equipe de Lauda).
1 – Donnington 1993
2 – Interlagos 1991
3 – Mônaco 1984
4 – Suzuka 1988
5 – Suzuka 1989
Concordo com você, Vando, estas foram as mais emocionantes, teria uma sexta a de 1986 GP da Espanha, mas estas 5 não foram as melhores. Todas que você citou (exceção Suzuka 1989) foram com chuva. O Ron Dennis diz que a melhor corrida de Senna foi a de Interlagos 1991 quando ficou com poucas marchas e eu também acho, porque as Mclaren em 1991 eram inferiores aos Williams, além disto não tinha controle de tração como as Williams que na chuva significa mais de 2 segundos por volta, outro problema era o peso das Mclaren que era 20 kgs maior que os da Williams já que o V12 bebia muito e na chuva o peso é fundamental, que eu me lembre o Senna só perdeu corridas com chuva em 1992 quando enfrentou a Williams com suspensão ativa, controle de tração, ABS, Câmbio eletrônico, diferencial eletrônico etc…a Mclaren de 1992 já tinha alguma coisa eletrônica, mas não tão forte quanto os da Williams. Já em 1993 a Mclaren apesar do motor HB com 80 cavalos a menos a Mclaren era superior as Williams na chuva, porque a Mclaren tinha copiado toda a parafernália eletrônica da Williams e tinha a vantagem de seu motor V8 carregar 25 litros a menos que o V10 da Williams.
O maior de todos ensinou todo mundo a dirigir!!
Que eu saiba, Schumacher nunca foi dono de auto-escola.
É difícil avaliar as corridas de Senna, pois em muitos casos sua superioridade devia-se mais ao equipamento nas suas mãos do que ao seu talento. Mas aí vai:
1 – Donnington Park, 1993
2 – Mônaco, 1984
3 – Interlagos, 1991
4 – Suzuka, 1988
5 – Jacarepaguá, 1988
A corrida de Jacarepaguá é largamente esquecida pelo fato de Senna ter sido desclassificado por mudar para o carro reserva antes da segunda largada. Mas Senna saiu dos boxes, em último, passou todo mundo menos o Prost em questão de 25 voltas (claro que sua McLaren era muito superior ao resto do grid, mas ainda assim), estava tirando diferença do Prost mesmo andando no meio do pelotão, parou nos boxes, cagaram o pitstop dele e ele voltou bufando só pra receber a bandeira preta.
Menção honrosa para Suzuka 1989: pega sensacional com Prost, tentativa de ultrapassagem no único ponto que dava, o acidente, a volta inteira com o bico quebrado, voltou bufando atrás do Nanini, passou no mesmo lugar em que havia batido no Prost, e depois foi desclassificado!
Ué, coloque então só as corridas em que ele tinha equipamentos inferiores como essa da Toleman em Monaco 84 , na Lotus, 85, 86 e 87 , McLaren 91 e 93, Tem várias memoráveis.
Você quer dizer, e infelizmente parece verdade, que a maioria das vitórias de Senna, Prost, Schumacher, Vettel, e muitos outros deveu-se apenas ao equipamento superior? Embora eu concorde, não é simplificar demais as coisas?
1- Suzuka 88
2-Interlagos 91
3- Suzuka 89
4-Mônaco 84
5-Donnington 93
1….Suzuka 89 foi épico pela recuperação após a fechada de Prost.
2….Suzuka 90 pelo troco.
3….Brands Hatch 84, pelo 3lugar fantástico, primeiro pódium no seco.
4….Estoril 85, grande hiato perante os demais….gênio!
5….Interlagos 91, só um piloto na face da terra venceria naquelas condições……Magic Senna!
6….Donington, 93……de outro mundo!
7….ops, eram 5
A “viúva” se empolgou… hahahahahahaha!
Deixa de recalque!! kkk acha que não notei seu tom de viúva nos últimos…..hehe, bem vindo!
Ainda não. Essa espera tem algum significado.
1 – Brasil 1991
2 – Europa 1993
3 – Mônaco 1984
4 – Japão 1988
5 – Portugal 1984
1 – Europa 93
2 – Mônaco 92
3 – Interlagos 91
4 -Japão 89
5 – Interlagos 93
(pena que são só 5, pois Detroit 91, Mônaco 84 e Portugal 85 fariam parte da minha lista também)
Em 1991 a corrida era em Phoenix, não em Detroit. A última em Detroit foi em 1988.
Japão – 1988
Mônaco – 1984
Donington Park – 1993
Interlagos – 1991
Japão – 1989
1) Suzuka 1988 – Pela recuperação impressionante com toda a pressão do mundo nas costas.
2) Mônaco 1984 – Cartão de visitas para o Circo da F1.
3) Brasil 1991 – Pilotar um carro V12 somente com a Sexta marcha nas voltas finais e ganhar a corrida.
4) Donington 1993 – A melhor primeira volta da F1 até hoje.
5 ) Estoril 1985 – Primeira vitória
1 – Donington 93
2 – Mônaco 92 (só pelas voltas finais)
3 – Japão 91
4 – Mônaco 84
5 – Japão 88
Segue a minha lista:
1 – Donington Park 1993
2 – Monte Carlo 1984
3 – Suzuka 1988
4 – Estoril 1985
5 – Interlagos 1991
1 – Donnington 1993
2 – Mônaco 1984
3 – Suzuka 1988
4 – Interlagos 1991
5 – Spa 1988
Série bônus (ou com dor no coração): Estoril 1985, Suzuka 1989, Mônaco 1992…
1 – Japão 88
2 – Europa 93
3 – Estoril 85
4 – Mônaco 84
5 – Detroit 87
Inesquecível GP!
Só para lembrar, atrás de Senna, tão rápido quanto e na mesma balada, vinha Stephan Belof, outro alemão que ia “dar trabalho” se não tivesse morrido tentando ultrapassar Jacky” Ickx na curva Eau Roug em Spa! Ouso dizer que Belof poderia ser o maior rival de Senna na F1, era muito rápido, esse duelo também não vimos, infelizmente outra perda lamentável do esporte!
Meus Gps de Senna
1 – Interlagos 1991 (só porque eu estava lá, com o … na mão quando ele entrava no S do Senna com aquele motor com 200 rotações! O motor só “berrava no final da reta oposta! Marchas? Ninguém escutava nenhuma troca, todos no autódromo sabiam que o câmbio dele tinha ido para o “beleléu”!
2 – Mônaco, 84
3 – Donington Park 1993 (Show!)
4 – Japão 1988
5 – Japão 1989
É isso que faz do Senna ser considerado o melhor de todos os tempos.
Este segundo lugar é mais lembrado do que qualquer vitória de seus adversários.
E sempre será lembrada na história, como o gol que o Pelé não fez
Suas vitórias foram marcantes e memoráveis. Quase ninguém lembra das vitórias do Vettel, só pra citar um exemplo dentre outros grandes pilotos.
Senna foi marcante e intenso,
O automobilismo agradece.
1) Suzuka 88
2) monaco 84
3) Interlagos 91
4) Jerez 86
5) Donington 93
Para mim, foram estas:
1) Mônaco 1984
2) Europa 1993
3) Brasil 1993
4) Japão 1989
5) Japão 1988
#SennaMito
1 – Mônaco 1984
2- Europa 1993
3 – Suzuka 1989
4 – Brasil 1991
5 – Suzuka 1988
por que os carros dessa temporada tinham dois aerofolios?
Que ano que foi que o Senna ganhou a corrida em Monza (casa da Ferrari) e a torcida ferrarista o aplaudiu.
Para mim qualquer corrida em Mônaco foi a maior vitória.
Acho que a corrida a que você se refere foi em 1992. Ricardo Patrese liderava a corrida e os italianos não admitiam a sua passividade como segundo piloto. Patrese teve problemas e Senna o ultrapassou na reta que antecede à Parabólica.
Ao fazer a ultrapassagem, o público vibrou.
Foi bem legal também.
Stefan Beloff vinha atrás doeAyrton, em uma Tyrrel , mais rápido. Rubinho, em Donington 1993, passou a 1a volta em 4o depois de largar em 12o. Os feitos de Senna costumam “ocultar” desempenhos iguais, ou melhores, de seus rivais…
exatamente, Luiz.
Quem se lembra de “Stefan Beloff” ( quem???) hoje em dia ?? .. trajetória irrelevante na fórmula 1. Barrichelo? Tirando times menores como Jordan e Stewart, nunca conseguiu ser primeiro piloto em outra equipe ( foi engolido por Button na Brawn , nem vale a pena mencionar os anos de Ferrari..).
Não é apenas uma atuação ou outra… é o conjunto da obra que mostra que Senna foi um dos grandes. Então os feitos não estão “ocultando” nada… eles são o que são.
É um pouco injusto avaliar o Beloff desta maneira, pois ele morreu disputando sua segunda temporada na F1.
Estamos falando de corridas, não de voltas. Em Donington Park 93 Senna venceu e Rubinho chegou em décimo. Décimo não me parece um desempenho melhor do que primeiro, e Rubinho nunca foi seu rival. Em Mônaco sim, impossível discordar, sem falar dos discos de freios de aço que Senna usava, detalhe nunca levantado pelos jornalistas esportivos, e revelado agora pelas declarações de Prost.
Rubinho quebrou quando estava em 3o!! A quatro voltas do final…
Mais ou menos Luiz. De fato Beloff vinha mais rápido, mas a Tyrrel foi desclassificada. Em Donington Rubinho passou por vários pilotos na 1ª volta, mas Senna passou pelos pilotos de ponta o que entendo ser mais difícil. Pena que o Rubinho não terminou a corrida. O problema é que essas discussões, muitas vezes banais, são um claro sinal de que vivemos do passado neste esporte.
a primeira volta do barrichello em 93 foi de longe mais fantástica do que a do senna. Claro que a do Senna valeu tb pelos rivais em questão, mas não se pode tirar o mérito de um estreante, na chuva, de jordan..alias, ele estava em 3º qd quebrou. Ali começava sua maré de azar e os “quase” que o acompanhou por toda a cerreira.
Senna deixou pra trás as duas Williams na largada em 1993, monstros inalcançáveis no ano, carros que andavam sozinhos com um boneco para virar o volante, só isso…
Juca, o Barrichello já tinha deixado uma Williams (Hill) pra trás qd quebrou…
o detalhe é que o Beloff foi desclassificado ao final da prova, mas isso não diminui a façanha dele,essa corrida tinha que ir até o fim.
Exatamente #2, Jackspeed.
Se a corrida fosse até o fim, o vencedor seria o Beloff, pelo desenrolar das performances dos três (Senna, Prost e Beloff).
Pedro
Acho que Prost abriria para Senna passar……mas queria ver Senna facilitar para Bellof…..tudo no campo das suposições…………..mas seria muito interessante ver aquela corrida até o final
Trinta anos se passaram, mas ainda fica uma ponta de frustração para o torcedor brasileiro que assistiu na época. Pelo menos é possível assistir no Youtube esse memorável GP de Mônaco 1984. Pena que o Alemão Stefan Bellof perdeu o seu Terceiro Lugar com a Exclusão da Tyrrell desse Campeonato de 1984.
Aqui são as minhas 5 corridas favoritas do Senna
GP Mônaco 1984
GP Europa 1993
GP Brasil 1993
GP Mônaco 1992
GP Japão 1988
obs . : fiquei na dúvida entre o GP Japão 1988 e GP Austrália 1985, Como o Senna ñ completou a corrida coloco o GP Japão 1988 em 5º lugar
1) Suzuka 88
2) monaco 84
3) Interlagos 91
4) Donington 93
5) Jerez 86
Só trocaria dessa lista Jerez 86 por Mônaco 92… Apesar de ambas serem estupendas ! Suzuka 88 e toda aquela recuperação é sem palavras !
1 – Japão 88, excepcional recuperação e o 1o. título
2. – Brasil 1993
3. – Donningnton Park Europa 1993
4 – Mônaco 84, a da matéria
5. Mônaco 1992
Donnington
Monaco
Interlagos 91
Suzuka 89
Interlagos 93
Critérios: misto de eficiência e emoção.
Suzuka 89
Suzuka 88
Donnington Park 93
Brasil 91
Monaco 84
1. Hungria 1990 (assim como Pelé, o gol mais bonito da carreira de Senna foi um que ele não fez)
2. Brasil 1993 (inesquecível drible em Damon Hill)
3. Japão 1989 (essa, creio, a melhor corrida que eu vi. Mas como a pergunta se refere só às atuações dele…)
4. Europa 1993 (a primeira volta foi arretada, mas a corrida, em si, também foi demais)
5. Mônaco 1992 (sem comentário)
África do Sul/1984 – 1º ponto.
Mônaco/1984 – 1º show.
Portugal/ 1985 – 1ª vitória.
Japão/1988 – 1º título.
San Marino/1994 – O adeus em 1º.
Muito bons os critérios de escolha, gostei.
Das que eu vi e me lembro, nessa ordem:
1 – Interlagos – 93
2 – Donnington – 93
3 – Mônaco 92 (Eu não tinha nem um ano em 84).
4 – Interlagos 91
5 – Suzuka 91
Tá, minha lista é tosca porque eu não lembro de muita coisa que aconteceu antes dos meus 7 anos, mas dane-se! Dessas aí, eu me lembro bem!
Donington Park – 1993
Suzuki – 1988
Estoril – 1985
Interlagos – 1991
Mônaco – 1984
Bônus:
Jerez de la Frontera – 1986
Detroit – 1990
Spa-Francorchamps – 1988
Sem dúvida acho este tema mais importante do que repetir sobre os 7 milhões de uma contratação…
Donington, 93
Monaco, 84
Interlagos 91
Interlagos 93
Spa 88
Japão 88
Donington 93
Brasil 91
Monaco 84
Brasil 93
A coisa que eu poderia mais admirar de Senna seria que ele jamais aceitaria uma ordem de submissão como os dois ex segundos pilotos da equipe rossa di Maranello.
A personalidade dele era de ganhador e não se contentava apenas em ser membro de uma equipe importante mesmo tendo que se anular como homem e como competidor.
Más eu particularmente tenho um sê não com ele por ter ajudado a destruir o mais lindo traçado de um autódromo do mundo.Isto para mim foi imperdoável.
Brasil 91
Monaco 84
Donnington Park 93
Suzuka 88
Suzuka 89
Corrida boa e inesquecível é aquela em que você não desgruda da tela e lembra de todos os detalhes.
Para mim, com estes critérios:
1. Suzuka 1989.
Um aparte: falam muito que o Brasil para em época de copa. Porém, o que aconteceu na madrugada desta corrida, é inesquecível. Foi de um sábado para domingo. Como sempre, sai para balada, com minha irmã e seu namorado à época. Quando deu 2h da manhã, pensamos: vamos comer um lanche e assistir a corrida?
Embora fosse madrugada, em todos os locais por onde passamos (posto, lanchonetes, bares), todos estavam parados e em frente às TV´s. Comemos nosso lanche e quem disse de irmos terminar de ver a corrida em casa? Ficamos as quase duas horas da corrida na lanchonete, junto com outras 20 ou 30 pessoas que, como nós, pararam para ver a corrida. Quando o Senna passou o Nannini foi um grito só: vinha de todos os lugares, das casas, das ruas, buzinas. Por isto e pela repercussão, foi minha corrida inesquecível.
2. Donington Park 1993 (#chupaProst)
3. Jerez 1986 (que chegada com o Mansell!!!!)
4. Interlagos 1991
5, Interlagos 1993
Concordo com cada palavra… Meu coracao ficou acelarado a corrida inteira em 89… 91 no Brasil foi demais… GP da Europa de 93 parecia q todos estavam de Kart e Senna de F1… Shumy estava nessa corrida… Vao ver no youtube.. Suzuka 88 tb foi fantastico e fecharia com Estoril 85…
Japão 1988, pelo 1º título
Estoril 1985, pela 1ª vitória
Mônaco 1988, se não fosse a perda de concentração, seria um show de Senna. 1,5s no treino e no momento do acidente quase 1 minuto de vantagem.
Mônaco 1984, mostrou Senna ao mundo da F-1
Brasil 1991, só com a sexta marcha e a primeira vitória no Brasil
GP Espanha 1986
Europa 93
Japão 1988
Monaco 1984
Austrália 1985
Ah, cara, não sei se foi a melhor, mas foi, sem dúvida, a mais marcante. Tem um outro cara, que correu bonito na mesma prova e pouca gente lembra dele: Stefan Bellof, de Tyrrel. Era o “Senna tedesco”, também muito bom, faleceu prematuramente em outra categoria fora da F1.
Verdade. Bellof seria o primeiro campeao mundial alemao nao fosse o acidente que sofreu. E, quando Jackie Ickx terminou a corrida, Bellof virava cerca de 2-3 segundos por volta mais rapido que Senna.
Por esse post, o piloto com mais viuvas na F1 e o Bellof. Teve um momento na corrida que senna estava em nono e Bellof em decimo, pq ele nao passou o Senna entao? Naquele momento da prova, Prost e Senna estavam com trafego, e Bellof vinha com pista livre, por isso virava mais rapido. Para aqueles que acham que o Bellof seria o maior piloto da historia, veja os numeros dele comparados ao companheiro de equipe Martin Brundle, nao sao muito superiores. O cara podia ser muito bom na chuva, mas ai dizer que ele seria campeao mundial e muito exagero, baseado em uma unica corrida.
Donington 93
Monaco 84
Estoril 85
Interlagos 91
Japão 88
Monaco 84
Japão 88
Brasil 91 (mais sensacional ainda depois de analisar o infográfico: http://www.mclaren.com/formula1/heritage/ayrton-senna-20-years/infographic-ayrton-senna-brazil-1991/)
Donnington 93
Estoril 85
Jerez 86