NA ILHA (3)

RIO (que coisa!) – Cheguei só agora, no Rio as distâncias são grandes. Mas vi a corrida toda e, num primeiro momento, achei que Massa errou. Num segundo momento, também — nesta imagem do helicóptero, Pérez cai para a esquerda, mas Felipe, antes, aponta para a direita; foi um acidente esquisito. Mas parece que a FIA considerou Pérez culpado. Vão dizendo aí o que vocês acharam. Daqui a pouco volto para falar da corrida toda, que acabou sendo ótima no final, com vitória de Ricardão. Sensacional, o garoto-sorriso!

Eu disse que iam acontecer coisas esquisitas em Montreal…

Subscribe
Notify of
guest

186 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Concordo que muitos palpites são influenciados por um certo bairrismo, isto é, o Massa é brasileiro, terra de grandes pilotos de F1, ok ! Mas não é por isso que o cara não está sujeito a falhas ! Pessoal, puxa vida, tá na cara que se o Massa não tivesse dado aquela guinadinha para a direita (na qual penso que ele queria fazer uma ultrapassagem arriscada, mas desisitiu de ultima hora), não teria batido, com certeza.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eduardo
9 anos atrás

Depois falam de pilotos de PlayStation, quem brinca no PlayStation sabe que ali tem uma curva pra direita…

Lucas Martin
Lucas Martin
9 anos atrás

Acho que Massa quis apertar, e Perez quis apertar, ambos ao mesmo tempo, sem chance de reação… acidente de corrida, e ponto final!

Pagão
9 anos atrás

http://i.imgur.com/WRTu05L.jpg
Fica aí pra galera tirar a dúvida. Acho ainda que foi coisa de corrida.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
9 anos atrás

Tem gente aqui dando uma de Mãe Diná. Adivinhando coisas…
Melhor corrida do ano até o momento!
Eu que não consigo entender como é que um cara muda a trajetória na freada de uma curva daquela. É pedir para bater! Tem coisas que não valem a pena o risco! E se fosse Massa ou qualquer Brasileiro estaria dizendo o mesmo!

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Gente, pelo amor de deus. Olha a imagem do helicoptero

http://www.youtube.com/watch?v=BUEbC1bf2sc

E so comparar a trajetoria do Vettel com o do Perez. O mexicano muda completamente no ponto de frenagem, e pela determinacao dos fiscais isto e proibido, todos os pilotos sabem disso. Se isso fosse permitido toda corrida de F1 seria como a Nascar. Isso que da raiva.

Toda a imprensa internacional e a propria organizacao do GP consideraram o Perez culpado, ai vem uns babacas aqui do Brasil, so pq nao gostam do massa, dizendo que a culpa e do massa pq ele que bateu por tras. Isso nao e transito, e F1 e as regras sao diferentes, tem que respeitar a trajetoria, senao nao existiriam as ultrapassagens.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Perez trouxe o carro para dentro, no exato momento em que Felipe retardou a freada para tentar a ultrapassagem (que seria feita!).
Mas não é culpa de ninguém, coisa de “corrida”.
Perez também não tem um histórico lá muito bom, parece que o carro dele não tem o costume de seguir linhas muito definidas de traçado.
Massa tentou, tinha que tentar, era o mais rápido de todos, deu no que deu, uma merda monstro!
Acontece ué!

saulo oliveira
saulo oliveira
9 anos atrás

Perez: Culpado, direção perigosa! Resta saber como estavam seus freios, se ele não iria encheria traseira do carro da frente e no reflexo trouxe para a esquerda, levemente, mas o suficiente para ser atropelado por Felipe que vinha o ultrapassando!?

Nathan Laurence
9 anos atrás

Massa = FRACO DEMAIS

sinval
9 anos atrás

nem Massa
nem Perez
corrida é corrida , a agressividade
para tentar ultrapassar , tem o mesmo
efeito para defender a posiçao.

colocar massa como afoito,
e perez como irresponsavel,
é ridiculo estes rotulos.

puniçao so se for pra FIA
que deixou esta F1 , virar esta M..
com tanto regulamento estupido.

erros acontecem , estao la tambem
para errar.
bola pra frente , se houve uma disputa
em corrida , que continue assim.

Edison Jr
Edison Jr
9 anos atrás

Baixou a mãe Dinah no Flavio Gomes! me passa os numeros da mega sena por favor!

Rubergil Jr
Rubergil Jr
9 anos atrás

Lambança legal do Sr. Perez. Ele “antecipou” e muito a tomada para a curva à esquerda. Isto pra mim se chama fechada criminosa.

Quem acha que foi culpa do Massa então obrigatoriamente tem que achar que a batida de Suzuka 1989 foi culpa do Senna, afinal, o Prost “estava no traçado”, “podia mudar a trajetoria”, “tinha a preferencia da curva”, etc.

Ou que em Jerez 1997 a culpa foi do Villeneuve, pelos mesmos motivos acima.

rodrigo
9 anos atrás

Não concordo com a criticas a Felipe, ele fez uma ótima corrida, poderia até ganhar a corrida, só que, mais uma vez sofreu por causa de erros da sua equipe no Box e também de estratégia, (na F-1 pra ser grande e ganhar não basta um ótimo carro) O acidente foi coisa de corrida, na minha opinião culpa dos dois, Felipe tentou surpreender o Perez, e este por sua vez percebeu a intenção de Massa antes e levemente mudou sua trajetória pra se defender, dito isso alguns podem dizer que ele esta errado, mas não deveria ter ciso punido. Talvez a unica critica a Massa seria não ter conseguido antes passar o Vettel, mais não é fácil assim passar um Multi-campeão

Sil C San
9 anos atrás

Acho engraçado demais nêgo metido a piloto aqui com explicações técnicas. Se não tentou antes e tal. Só quem está lá pilotando sabe. Tudo se resume a ações que são tomadas em frações de segundo. Massa andou muito, fez uma baita corrida. Alguém um dia disse, se eu acho que tem espaço pra botar o carro e boto. Este alguém era Senna.

Gus
Gus
9 anos atrás

O Massa pareceu aquele jogador de GT6 (Grand Turismo), que apela para passar o último oponente na volta final e ganhar a corrida….”vou meter o carro e atrasar a frenagem do jeito que dá, que se lasque!”…só que não deu.

Para mim, ele foi o culpado – a despeito de mostrar um espírito de combatividade forte (isso é bom).

Bruno
Bruno
9 anos atrás

O Massa teve, durante dez voltas, algumas oportunidades melhores para fazer a ultrapassagem no Vettel e depois passar pelo Perez. Não o fez pq teve medo do Vettel. Aí na última volta ele resolve ser arrojado contra o Perez??? Sim, o mexicano fez uma mudança mínima de trajetória. Já o Massa fez uma mudança de trajetória talvez para fazer a tomada da curva, o que naquela situação era arriscado. Punição política para Perez, mais pelo histórico do que pelo fato.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Bruno
9 anos atrás

Veja este vídeo http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/imagem-nao-mente.html.
Se o amigo tiver noção do comportamento de um carro de F1, vai entender.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Bruno
9 anos atrás

Ele não passou o Vettel porque a RedBull traciona muito, impressionante a estilingada que dava é a Williams só ia buscar no final da reta.

voulembrar
voulembrar
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Li uma entrevista com um dos comissários e as vezes julgamos os comissários, mas não sabemos que eles tem muito mais informações do que a gente. Se olharmos apenas o momento que o Capeli colocou na foto, a tese dele se justifica. Mas só que antes disso (os comissários tem toda a sequência do helicóptero) o mexicano já tinha trocado de direção. Vinha defendendo pela esquerda, e puxou para direita. Felipe achou que ele não podia mudar mais a direção e ficou bem próximo do carro do Perez para fazer melhor a curva, que é meio fechada. Depois o mexicano puxou para esquerda novamente.

Bruno
Bruno
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Na volta que o Vettel errou no hairpin, o Massa não poderia ter ultrapassado na saída curva? Eu tenho certeza que o Alonso naquela situação ia jogar o carro e passar e o Vettel que recuasse. Depois, o Vettel deu a parte de fora na reta e o Massa fechou a asa. Até agora não sei o motivo. E não conseguiu passar. Eu não sei se a RedBull tracionava demais msm ou se o Massa entrava na hairpin num traçado mais fechado, o que não permitia que ele saísse bem na curva.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Ele não passou o Vettel, porque este é muito mais piloto.
Simples assim.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Naquela curva, Massa sacrificava a entrada pra sair tentar sair fracionando melhor, ele tangiciava tarde, colocando o carro reto mais cedo, ele pode dar gás antes. Quando Vettel errou, ele colocou de lado, na parte suja, onde tem marbles. Repare que ele ja vinha de asa aberta, todos sabem que o DRS fecha quando se alivia o acelerador, Massa poderia ter aberto o DRS novamente, mas minha opinião, o estrago estava feito e ele preferiu sair mais forte na gicane e tentar usar o DRS na reta dos boxes.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Allez Alonso! às 19:15, perfeita análise.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Vicellez, às 19:15 h, desculpa de amarelão.

Lobo de Angra
Lobo de Angra
Reply to  Bruno
9 anos atrás

Ele não passou porque estavam em fila com todos os carros juntos e usando asa móvel e lutando por possição, qualquer um só passaria por deslize do da frente ou perda de rendimento. E foi o que aconteceu.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Quando vi o acidente pela TV achei que o massa errou, quando revi, achei que o Massa errou muito, quando vi de novo, tive certeza o Massa errou muuuuiiito. Piloto afoito e ruim Fora Massa!

Robertom
Robertom
Reply to  Luciano
9 anos atrás

V. é que é cego, de ódio e frustração…

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Robertom
9 anos atrás

pura demagogia do nosso amigo luciano, caro Roberton… rsrs o massa só não subiu no podium por causa do péssimo pit stop que a willians fez no carro dele,, e com certeza se tivesse sido um pitch rapido ele jamais teria tido este embate com o Peres.. Mas o limite do seu carro “que melhorou um pouco..ele fez um corridasso, desbancou o Bottas que “este asim muito afoito” em tentar chegar na sua fente cometeu aquele erro idiota na tomada de curva.. Maturidade é isso.. ele demorou na ultrapassagemde Vettel, e não conseguiu por excesso de zelo e segurança.. mas depois de comer o arroz com feijão.. na hora de papar a sobremesa.. tinha que trombar com o mexicano “espalha merda” naquela tomada de curva..

Coisas de corridas?? não cagadas de corrida isso sim..

E com isso a f1 vai ficando mais emocionante.. Rcciardo como sempre dando um banho no Vettel.. aquele que é tertra.. que era imbatível.. melhor que Schumacher Fangio Senna Clark??.. que muitos demagogos aventavam por aqui tempos atras?…

Cade Vettel gente!!! Alias cade vc’s adoradores do vettel gente?? rsrsrrs

hoje é assim tem carro bom e rápido.. ganha tudo vira ícone.. até outra equipe fazer um bolido melhor..

Saudades da formula 1 sem asas moveis, com cambio manual, embreagem no pé.. o punta tacos etc.. estes detalhes faziam a diferença….

Luciano
Luciano
Reply to  Robertom
9 anos atrás

Tonto cego não vê! Eu vi! Tenho a minha opinião. Tenho a minha forma de ver corrida e de corre. Vc viu o Perres jogando o carro tudo bem, respeito. Mas continuo te achando um tonto!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
9 anos atrás

Aquela curva-reta pra direita é o ponto de inicio da freada para curva seguinte a esquerda. Vejam que o Massa “não vira a direita, ele dá uma GUINADA BRUSCA a direita. Mas essa guinada não vem de um movimento de volante…

Sabem porque guinou ?

1 – No Canada, em função das muitas retas e fortes freadas, deve-se usar um balanceamento dos freios de modo a ter os freios traseiros um pouco mais fortes do que o normal, afim de aliviar a temperatura dos freios dianteiros.
2 – Aquela curva aberta a direita, vindo da reta, é o local onde se inicia a desaceleração e a freada para a curva mais fechada a esquerda.
3 – O Massa tentou frear no limite pra tentar surpreender o Perez na freada, e perdeu ligeiramente a traseira sob ação dos freios ( lembrem-se: traseiros mais intensos), o que causou o efeito de uma guinada para a direita, levando-o de encontro da roda traseira do Perez.
4- Mesmo o Perez tendo deixado o carro desviar ligeiramente pra direita, esse NÃO foi um movimento brusco, que pudesse pegar o Massa de surpresa.
5 – Brusco, sim, foi o deslocamento do Massa a direta, ao demorar pra compensar a ligeira perda da traseira na freada.

Olhando o replay por dentro do carro do Perez, dá pra ver que ele não fez nenhum movimento brusco de mudança de trajetoria.

Essa é a minha visão do incidente, corroborando a opinião que tive durante a transmissão: erro do Massa. Ponto.

Logo, punição injusta. Me surpreende a opinião desses comissários de corrida….
Vejam, isso ainda vai dar muito pano pra manga, talvez até com cancelamento da punição. Bastaria analisar a telemetria pra confirmar, mas, infelizmente, não temos acesso esses dados.

Antonio

Antonio Seabra
Antonio Seabra
Reply to  Antonio Seabra
9 anos atrás

No item 4, leia-se: …”desviar ligeiramente para ESQEURDA”…

Zenildo Godoy
Zenildo Godoy
Reply to  Antonio Seabra
9 anos atrás

Muito boa análise Antônio , excelente até , uma verdadeira aula . Só acho que foi ” coisa de corrida ” , logo sem punição pra ninguém . Punição POLÍTICA no Perez , lamentável !

Burn Baby Burn!!
Burn Baby Burn!!
Reply to  Antonio Seabra
9 anos atrás

Caro Antonio, respeito sua opinião.. entretanto na tomada do helicoptero https://www.youtube.com/watch?v=BUEbC1bf2sc o massa colocou ao carro a esquera para ultrapassar estava mais rápido e peres que já não estava com o carro n em ultimas condições tira o pé do acelerador joga o carro um pouco para a direita. Mas entender o porque isso é necessário rever as voltasa anteriores, isso ninguem percebeu que o peres já estava utilizando este artificio, tirar o pé do acelerador bruscamente dentro das curvas forçando o vettel a diminuir a velocidade , acelerando em seguida e assim guanhar distancia suficiente para não ser ultrapassado no final da reta seguinte.

Ele fez isso com o vettel umas quatro vezes e em duas delas o vettel precisou desviar para não bater no Mexicano.

Quando chegou a vez da ultrapassagem do massa nitidamente mais rápido e com mais freio. e leva reduz e leva o carro um pouco pára a esquerda..

Resultado um acidente que por sorte não poderia ter gerado causas de piores resultados para a integridade de massa..

Para mim a punição foi merecida… e burro do mexicano afinal 5 posição seria uma pontuação muiito interessante para a nanica equipe que ele enverga..

Minha opinião pessoal claro.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
9 anos atrás

Puniram o Perez??!

A FIA não pode ser séria. Ou beberam muito Martini.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Este vídeo elimina qualquer dúvida. Até então julguei o Massa culpado, mas agora está claro que o Perez fez lambança.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Esse matteoni é sempre assim, diz uma coisa mais o que acontece é sempre ao contrário.

Fernando Delucena
Fernando Delucena
9 anos atrás

pra mim acidente de corrida. mas achei que massa fez um movimento brusco de ultrapassagem e muito em cima. parece que dava pra ter evitado. culpa dos dois.

Zenildo Godoy
Zenildo Godoy
Reply to  Fernando Delucena
9 anos atrás

Faço minhas suas palavras Fernando , perfeito .

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
9 anos atrás

O que assusta é incompetência do Massa pra fazer ultrapassagens. O bicho já tem dificuldades em manter um ritmo constante na corrida, e quando acontece, esbarra nesse outro defeito. É difícil até fazer as contas do número de vezes que o Felipe perdeu o ‘bonde’ da corrida travado atrás de um carro muito mais lento. Acaba dando margem à esse tipo de acidente, que pra mim foi de corrida.

Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
9 anos atrás

Ficou claro que o carro do Massa acertou o Perez mas não consigo avaliar pela imagem da TV se foi por falha mecânica ou erro do piloto. O mexicano tinha problemas no carro desde a volta 60 e o brasileiro com um carro mais rápido deixou para penúltima volta para fazer o ataque final e neste momento, por conta do desgaste dos pneus, talvez a Williams tenha perdido a aderência ao iniciar a tomada da curva. Evidentemente o piloto não pode se dar ao luxo de escolher o momento para a ultrapassagem mas o Perez se arrastava na pista e o Massa demorou para decidir tomar a posição do mexicano lembrando que sentar no sofá é diferente de sentar no cockpit.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Todos que conhecem corrida , sabem que Vettel ia tentar passa r o Perez , e que
o Massa ia junto , portanto o mexicano , errou a jogar para esquerda , e Massa
um pouco para direita para sair mais forte depois da curva, Se o Massa tivesse
afinado , e não tentar estariamos todos a cruxifica-lo agora. Punição Justa.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Além de Perez ter dado uma guinada para a esquerda, ele freou cedo demais. Dá pra perceber vendo o ponto de frenagem do Vettel.

Zétros
Zétros
Reply to  Paulo
9 anos atrás

Ele estava com problemas nos freios, se ele não freia antes ia bater na traseira de Vettel. E acredito até que por isso ele tenha virado o volante pra esquerda.

Fernando Linhares
9 anos atrás

No início achei barbeiragem do Massa, mas depois apareceu o vídeo do Helicóptero que mostra o Perez jogando o carro para a esquerda na hora da ultrapassagem. O erro foi dele no final. Achei a punição até branda pelo que ele causou.

Fred
Fred
9 anos atrás

Volta 69. Todo mundo ligado no pega entre Perez, aparentemente com problemas, Vettel e Massa, Ricciardo se aproximava do Rosberg, mas ninguém achava que ia passar. Uma volta só, mesmo ritmo. O circuito pode até ser de muitas retas, o que facilita ultrapassagem. Mas ninguém estava ultrapassando, só colando. E Mercedes tem mais força de reta que Renault.

Aí o Ricciardo ultrapassou, assumiu a ponta.

O Vettel soube dessa peripécia? Não sei. Não mostraram rádio e não li as reportagens pós-prova. Mas alguma coisa deu no alemão. Passou na marra. Foi que foi, sem se importar com as consequências. Como se fosse um match point de um jogo de tênis. Ultrapassou na última volta, logo após Ricciardo assumir o primeiro lugar.

Vettel passou muito tempo atrás do Ricciardo; depois, algum tempo atrás do Perez. Já tinha ficado atrás do Hulk. Não passou ninguém, Mas ali, última volta, havia Ricciardo na ponta (Vettel sabia?)… Foi. Deu uma de tetra mundial. Passou bonito, arrojado.

Massa vinha atrás. Tinha mais carro. Nítido. Mais motor, principalmente. Pressionava Vettel, apontava o carro. Não passava. Brincou com a vitória. “Vamos tentar terminar com esses pneus”, disse alguém da Williams no rádio dele. Todo mundo sabia que era blefe. Impossível. Tinha parado na volta 15, de 70. Blefe ou não, o coração bate forte. “Vou ganhar”? Não, vai parar. Os pneus acabaram, óbvio.

Mas aí tinha experimentado o gostinho da quase vitória, e a queria de todo jeito. Parou no Vettel. Estava bem mais rápido, mas não passava. Não conseguia. Tentou, tentou…. nada.

Aí Vettel ultrapassou o Perez… na marra. Última volta. Endiabrado. E o Massa, influenciado e inconformado, endiabrou. Foi também. Última volta, mais uma posição. Baixou o espírito piloto de corrida. Que racional, que nada. “Eu quero é ganhar mais uma”.

Deu no que deu. A conclusão: acidente de corrida. A culpa, se houver de alguém? Felipe Massa. Perez deu uma chegadinha para a esquerda, defendendo posição. Se o Vettel conseguiu na marra, Massa também iria conseguir. Certo? Não conseguiu. Foi arrojado no tudo ou nada, mas também afoito. Poderia ter cacifado, como o Vettel. Em vez disso, bateu feio. Coisas de corrida? Sim. Coisas também de sorte e azar.

Quem se deu pior foi o Vettel, que, livre do Perez, ia tentar ir para cima do Rosberg na última volta. Iria conseguir? Provavelmente não. Mas nem pôde tentar. Entrou o carro de segurança. E assim a corrida terminou. Pensando bem, teve é sorte de não ter sido atingido pelo Massa já acidentado. Foi por pouco.

CONCLUSÕES

1 – O caso Perez/Massa foi acidente de corrida. Mas, se era para culpar alguém, que fosse o afoito Massa. Perez não fez nada errado. Fez o mínimo, bem mínimo, para defender sua posição. Foi atingido por Massa na tentativa;

2 – A Force India está “estorvando”. Vem tentando esta tática de parar depois há várias corridas. Dá certo. Atrapalha a concorrência. Nunca deu tão certo quanto hoje. Lição para as outras equipes: não adianta só andar muito. Tem de aprender a poupar pneu (boring). Caso contrário, vai ficar perdendo tempo atrás das Force India;

3 – E a Mercedes, heim? Teria vencido a corrida, mesmo com problemas, se não fosse o arrojo do Ricciardo, A Mercedes está em outra categoria. Precisa ter problemas para que os outros consigam andar no mesmo ritmo. No mesmo. Não mais rápido;

4 – Era para o Vettel ter vencido a corrida. Mas… ele não sabe ultrapassar. Não joguem pedras. É isso mesmo. Vettel já soube ultrapassar, com arrojo e precisão. Em outros tempos. Acostumou-se a andar sempre na frente e não precisar passar ninguém? O fato é que perdeu a posição para o Ricciardo depois do primeiro pit por ter ficado preso, voltas e voltas, atrás do Hulk. E depois ficou preso atrás do Ricciardo, e do Perez… enquanto o companheiro de equipe passava na marra… Para mim, Vettel é o melhor do grid, melhor que Alonso. Mas precisa voltar a ir para cima. De nada adianta fazer milagre com um péssimo motor Renault em uma volta lançada se, na corrida, não se consegue ganhar posições. Cadê aquele Vettel que passou Hamilton, de Toro Rosso, em Interlagos 2008? Ele existe… apenas adormeceu;

5 – Massa não sabe mais ultrapassar. Nem com o carro dois segundos mais rápído;

6 – E este Ricciardo? Na Toro Rosso, nem se destacava demais ante o Vergne. E agora, na Red Bull, está conseguindo tirar mais do carro que o tetracampeão mundial. Sorte? Não acho. O menino tem talento. Parabéns à sua evolução;

7 – Melhor corrida do ano. Que delícia essa Fórmula 1 sem jogo de equipe injustificável. Que fique claro: jogo de equipe é válido quando há algo em jogo. Exemplo: Williams pedir passagem para o Massa, ao Bottas, quando a eventual vitória estava em jogo. Ou rolar uma inversão de posições por causa de título. Afinal, equipe é equipe. Mas jogo é válido quando há justificativa. Então, parabéns à Mercedes, pela lição que está dando este ano. À Red Bull, que deixou seu teórico segundo piloto vencer sem intervenção (e deu uma lição ao mundo em 2010, ao ter vencido o título por não ter feito jogo de equipe). À McLaren, que nunca fez jogo de equipe. E, para o bem da Fórmula 1, ainda bem que a Ferrari está andando bem atrás;

8 – Joguem-me pedras, mas acho que a Williams tem muito carro para pouco piloto. E refiro-me a ambos…

Rafael
Rafael
Reply to  Fred
9 anos atrás

Concordo totalmente com todas as conclusões, mas parcialmente com a 1. Se foi acidente de corrida, ninguém deveria ser punido e toca o bonde.

Niva 27
Niva 27
9 anos atrás

Tem gente comentando que o Perez jogou o carro intencionalmente para cima do Massa. O cara tava fazendo uma ótima corrida dentro da estratégia dele. Não tinha mais pneus, pois havia feito apenas uma parada, e tem gente que acha que ele ia jogar tudo isso fora? Quem bate atrás tá errado! Tem prestar atenção ao que está acontecendo a sua frente.

O Massa é muito, mais muito pior que o Rubinho. Ele é um péssimo piloto. Se tinha carro hoje porque não ultrapassou o Vettel e o Riccardo quando eles estavam atrás do Perez? Só ultrapassou o Bottas porque ele recebeu ordens para abrir e se afobou e errou tentando passar o Hulkenberg. Se ele esperasse um pouco mais ia ultrapassar na reta, mas teria que ceder a posição ao grande companheiro.

Por falar em ceder posição, o Reginaldo Leme não precisa se submeter a tanta humilhação só porque a Globo manda. Defender jogo de equipe hoje foi uma piada. Quando o Bottas precisava o Massa abrisse houve uma revolta geral, principalmente da Globo.

Temos que ter um mínimo de bom senso. O demonstra bem o caráter dessa nação. Quando nos convém pode tudo.

Parabéns ao Vettel pelo abraço no Riccardo no final da Corrida. Mostrou que soube reconhecer a melhor fase do companheiro.

Agora com relação ao Massa, poderíamos trocá-lo pelo Rubinho que estaríamos melhor representados.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
9 anos atrás

Quando vi o acidente pela TV, achei que tivesse sido erro do Massa. Mas o Perez muda de trajetória numa curva daquelas… É acidente na certa! Perez culpado. Lógico!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
9 anos atrás

Os dois erraram. O Perez, por jogar o carro prá dentro e o Massa por jogar prá fora, prá fazer a tomada de curva.
Agora, o problema do Massa é que, dos ponteiros, era o que fazia o pior traçado do hairpin. Embora tivesse o melhor carro, com os melhores pneus e o melhor motor, fechava antes a trajetória e saía com menos giros da curva, entrada da reta do Rio São Lourenço. Com isso, não conseguia ultrapassar quem ia à sua frente. Se fosse o Hamilton, Vettel ou Alonso com aquele carro, tinha ganho a corrida.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Me parece que a reta não é completamente reta, naquele ponto existe uma pequena e sutil curva para a direita, vc deve obrigatoriamente contornar levemente para a direita, acho que Pérez saiu completamente do traçado virando para a esquerda. Se ambos continuam no traçado Massa teria passado limpamente. Se tentou defender a posição, defendeu errado, jogou o carro tarde demais para a esquerda. Se tentou devolver a ultrapassagem em Vettel, errou também porque não viu Massa e jogou o carro para cima. Erro claro do Pérez, em todas as situações hipotéticamente possíveis.

Winston
Winston
9 anos atrás

Não tenho duvida que Perez fechou e provocou a batida. Mas o problema é a falta de capacidade de Felipe de ultrapassar alguém, a dificuldade dele é alarmante foram dez voltas com um carro 1 segundo mais rápido sem conseguir ultrapassar. É lastimável, arriscar e bater foi o mínimo que ele poderia ter feito, porque ninguém respeita ele, todo mundo fecha ele e pronto ele fica atrás, acho que se ele mantiver essa postura de hoje talvez adquira algum respeito. Mas se o Alonso pegasse esse carro?????

Henrique
9 anos atrás

Até o momento da batida medíocre e bunda mole, depois da cagada voltou a ser o incompetente de sempre

;;:;

!gão
!gão
9 anos atrás

Ia ser bonita a briga da Mercedes e da RBR caso a Renault tivesse um motor a altura.

Valmir Passos
Valmir Passos
9 anos atrás

Coisa de corrida. Na minha opinião os dois erraram. Não acho que o Perez merecia punição.

Osny Benelli
9 anos atrás

A pancada foi coisa de corrida, mas o erro do Massa foi ter acordado na última volta . Demorou demais para atacar o Vettel e tentou decidir tudo no final do segundo tempo ! Desse jeito, vai acabar o ano com menos pontos que o Bottas. Acorda Felipe porque seu tempo na F1 está acabando.
http://www.cactof1.blogspot.com.br

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Foi um incidente de corrida, mas o Massa deve ter se entusiasmado ao ver o Vettel ultrapassar o Pérez no Finalzinho, e aí ele acabou tentando fazer o mesmo, só que o Pérez não é um cara de deixar Barato. A FIA tinha que encontrar um culpado colocando a culpa no Pérez. O Vettel deve ter ido se Benzer depois da corrida porque ele acabou escapando por muito pouco de um Strike certeiro!

José Fernandes
José Fernandes
9 anos atrás

A verdade é que Massa é hoje um dos piores para ultrapassar na F1.
Nem digo que seja falta de arrojo.. acho que ele não consegue mesmo é ser respeitado pelos concorrentes.. os outros pilotos sabem que ele não vai fazer algo tão incrível para ultrapassar..

jorge
jorge
9 anos atrás

Acho q a culpa é da mentalidade.
Criada sobre a região
Por q tanta gente teme?
Norte não é com M….

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Flavinho Dinah acertou dois dos três e eu seguidor JPDinah acertei só o Massazarado!!!

Diego
Diego
9 anos atrás

Vendo de novo eu acho que o Massa não estava planejando a ultrapassagem por ali, por isso joga para fazer a tangencia normal da curva. Mas o Perez, com os freios em frangalhos, diminui muito antes e tenta proteger jogando pra esquerda. Acidente, uma pena o Massa vinha bem, não tivesse ficado no pit 5s a mais (de novo a equipe erra) estaria no pódio.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Eu tenho uma opinião, de que o Massa foi muito otimista para abrir e tentar passar naquele ponto do circuito, a curva estava ali na frente deles. Se não tivesse havido o toque eu não sei se ele teria conseguido frear na curva.
Acho que o Massa se empolgou com o carro rendendo e viu que o pódio era uma possibilidade, mas aí forçou num ponto que não seria possível.

Emerson Pippi
Emerson Pippi
9 anos atrás

Que horror o Luís Roberto narrando. A pior narração que já vi na F1. Fez sentirmos falta do Galvão.

Costa
Costa
Reply to  Emerson Pippi
9 anos atrás

E os comentários do Burti os piores da história. Começava um raciocínio, se desdizia, falava “enfim” e continuava falando diferente do pensamento inicial.

paulogiannella
paulogiannella
9 anos atrás

ESSE MASSA E MUITO RUIM UMA VERGONHA…

Roberto Borges
Roberto Borges
9 anos atrás

Não estava na hora de bancar o matcho.
Tinha uma quinta garantida, com chance de ultrapassar em condição melhor. Demorou muito nas voltas anteriores, na última não era para arriscar na condição em que ele está no campeonato.
Meio medrosa essa opinião, mas não sou eu que estou vendido no campeonato.

ewerton souza
ewerton souza
9 anos atrás

grande corrida do massa quando a willians resolver os problemas de aerodinâmica do carro realmente massa e bottas vão dar muito trabalho nitidamente nas saidas de curva e retomadas de velocidade o carro tem dificuldade para tracionar

Luis Felipe
Luis Felipe
9 anos atrás

As imagens aéreas mostram que, embora Massa tenha guinado de leve para a direita, Sergio Pérez deflete, e muito, para a esquerda. Tanto é que o mexicano foi inclusive punido com a perda de 5 posições para a próxima corrida. Punto. Period. Punkt. Assunto encerrado. E apenas para não deixar passar em brancas nuvens: que mania que muitos de vocês têm de sempre culpar o Massa por tudo, principalmente um certo alguém de estatura semelhante à do Felipe, cujo nome esqueci. Chatos. Implicantes.

Tailor Jr
Tailor Jr
9 anos atrás

Prefiro assim, q termine na porrada, ou numa puta merda como essa, agora lá atrás, na mesmice, é foda,

Leonardo
Leonardo
Reply to  Tailor Jr
9 anos atrás

Concordo… errou mas tava lá na frente disputando posição. Faz tempo que não fazia uma corrida boa.

E foi o primeiro piloto não-Mercedes a fechar uma volta em primeiro nesta temporada!

Junior Ribeiro
Junior Ribeiro
Reply to  Tailor Jr
9 anos atrás

Concordo, pelo menos teve alguma atitude!

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Oi Fávio, eu achei que essa guinada pra direita do Massa foi pra fazer a tomada da curva o mais aberto possível. Acho que todos fazem isso nas ultrapassagens. Coincidiu com a jogada pra esquerda do Pérez.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Rafael
9 anos atrás

A curva era p/direita, não?

Robson Leandro da Silva
Robson Leandro da Silva
9 anos atrás

O Pérez claramente altera a linha de corrida mas foi um acidente de corrida, normal. Não tinha que ter punição. E pra quem acha que o Massa “errou” porque foi arrojado demais, fica um recado do “Senna nosso herói”, puto depois de ser acusado do mesmo que estão culpando o Massa: http://youtu.be/HdXQLFvt4qw

Michel
Michel
9 anos atrás

Resumindo: O Massa errou e o Perez jogou pra esquerda de propósito! Punição Justa!

Zétros
Zétros
Reply to  Michel
9 anos atrás

Se ele não jogo pra esquerda, ele iria bater em Vettel. Agora, tinha um milhão de km de pista a esquerda, precisava Massa passar roçando em Perez?.

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Espero que Hermann Tylke tenha assistido esta corrida e aprenda alguma coisa para os seus próximos projetos. Será que o ser humano está evoluindo mesmo, já que um traçado projetado nos anos 70 oferece bem melhores espetáculos que os suntuosos e em sua maioria monótonos circuitos modernos ?