NA ILHA (4)

nailha0003RIO (amanhã, tudo de novo…) – Muito bem. Tudo lido, visto e revisto, vamos agora contar pra gente aqui e pro pessoal de casa o que aconteceu em Montreal neste domingo.

Eu tinha a impressão de que algo estranho iria acontecer nessa corrida, mas não era nada muito sobrenatural. Coisas estranhas acontecem no Canadá. Alesi ganhou sua única corrida lá, em 1995. Button fez uma prova maluca em 2011, se não me equivoco, e venceu com uma ultrapassagem na última volta. Comi cebola crua pela primeira vez no Canadá. É um lugar estranho.

E o que de esquisito aconteceu foi uma quebra simultânea nos carros de Hamilton e Rosberg, logo depois do segundo pit stop dos dois, que lideravam a prova com folga. Seus MGU-K, ou “miguques”, como são conhecidos em Osasco, pifaram. São os motores auxiliares que armazenam energia cinética, das frenagens. Lewis, que tinha conseguido, a duras penas, ganhar a posição de Rosberguinho depois da segunda parada, sofreu mais. O defeito atingiu os freios traseiros. E babau. Hamilton abandonou pela segunda vez no ano.

Nico soube administrar o problema, mas seus tempos de volta caíram dramaticamente e quem vinha atrás começou a se aproximar rapidamente. Entre eles Massa, que apareceu na liderança (com um pit stop a menos, e podendo até arriscar ir até o final) e tornou-se o primeiro piloto não-equipe-oficial-da-Mercedes a liderar um GP em 2014. Mas acabou parando, porque os pneus não iriam aguentar até o fim. E ele poderia tentar um belo sprint final, com pneus novos, com seu carro mais rápido que os da frente — embora numa pista de ultrapassagens não muito simples, mas possíveis.

As últimas dez voltas foram muito bonitas, com Rosberg se sustentando do jeito que dava, seguido por Pérez (com estratégia arriscada e difícil de uma única parada) em segundo, Ricciardo, Vettel e Massa na cola. Os cinco primeiros separados por quase nada.

O australiano, no finalzinho, foi para as cabeças e passou Maria do Bairro. Vettel tinha mais dificuldade, e precisava ainda se defender de Felipe. Mas acabou passando também, decidido. Ricardão, sabendo que Rosberg tinha menos potência com seu miguque pifado, foi para cima e passou pelo alemão como se ele estivesse parado.

Aí veio o acidente da última volta. Juro que não consigo ver culpa de Pérez na batida. Em quarto, o que seria excepcional, ele deslocou o carro ligeiramente para a esquerda quando Felipe partiu para a ultrapassagem. Fez isso? Sim, mas tem o direito de se defender. Ninguém é obrigado a fazer a mesma trajetória em todas as voltas de uma corrida. E Massa virou seu volante bruscamente para a direita antes do mexicano. Para fazer a tomada? OK. Por que não mergulhou de vez? Sei lá. Talvez os freios não aguentassem. Mas foi o brasileiro que acertou o piloto da Force India por trás, e não o contrário.

Pelo menos foi o que vi. A FIA, porém, viu diferente e puniu Serginho com cinco posições no grid da próxima prova, na Áustria. Nos comunicados das equipes, nem Pérez, nem Massa acusam um ao outro. Falam que foi uma pena, um azar danado, uma lástima, ambos poderiam ter feito pontos importantes etc. Tudo verdade. Um quarto e um quinto teriam sido ótimos resultados para ambos. Felipe, que teve um pit stop ruim e perdeu tempo e posições preciosas por conta da lerdeza da Williams, lutou bastante para se recuperar, foi à liderança, sonhou com um pódio e chegaria na frente de Sapattos, o que para ele era essencial. Pérez nem foi ao Q3, fez a corrida toda com uma parada, resistiu até o último momento aos ataques de Ricciardo e Vettel, sonhou com uma vitória, mas ambos colocaram tudo a perder, no fim das contas.

Fim de festa, e boa festa, com Ricardão, Rosberguinho, Tião Alemão, Bonitton (esse deu um rabo danado), Hulk (pontos em todas as corridas; é bom demais, esse moço), El Fodón de La Sexta Posición, Sapattos, Verme, Magnólia e Kimi Dera Ter Tirado Férias Nesta Época do Ano fechando os pontos.

Ricardão, com sua boca cheia de dentes, só comemorou quando se certificou de que os dois acidentados estavam bem. Grande figura. Segurar assim a alegria pela primeira vitória é coisa de quem sabe que muitas outras virão. “O maior sorriso do planeta”, como a Mercedes o chamou numa tuitada, pôde se soltar no pódio. É o grande nome da temporada, mercêdicos à parte.

Quanto a esses, Rosberguinho abriu 22 pontos de vantagem e Lewis terá de remar tudo de novo. A Red Bull interrompeu a sequência de seis vitórias seguidas da Mercedes justo no fim de semana em que Adrian Newey renovou seu contrato com o time, cujas cores defende desde 2006. Foi um resultado casual. Os prateados fariam outra dobradinha se não fosse o problema nos seus miguques, e com enorme facilidade. Mas é difícil fazer uma temporada inteira sem problema algum. Por enquanto, as quebras aconteceram apenas com Lewis. Nico não tem sofrido muito. Uma hora a coisa pode virar. Psicologicamente, o momento é do alemão. Que, se quiser ser campeão, precisa aproveitar para minar a resistência do companheiro nos próximos GPs. A cabecinha de Hamilton é um mistério. Se entrar em parafuso, é difícil de recuperar.

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Moacir (Magro) Costa
9 anos atrás

Postei isso aqui em outro blog por ai e quase fui apedrejado, mas como sou conhecido por minha teimosia, vou postar aqui também.
Alguém para ser classificado como bom piloto (ou bom esportista, tanto faz), Não basta ser só bom no que faz, ele tem que ter (ou incorporar) outros fatores “primordiais ao conjunto”. Tem que alem de saber pilotar, ter arrojo na dose certa, ter sangue nos olhos também na dose certa, ter sorte, etc, etc, etc… Saber pilotar e só ter isso não leva alugar nenhum.

Vamos aos fatos então:
– Massa no primeiro GP do ano se envolve num acidente com o japa (Kobayachi) piloto que faz vaquinha pra correr e sai logo na largada.

– No segundo GP – Malásia – larga em décimo terceiro e termina em sétimo. Foi, chuva. Foi Sol. Foi vento demais, foi pernilongo na viseira… Sei lá desculpas.

– No GP do Bahrein; terceiro do ano, outro sétimo lugar. Ah, foi desgaste de pneu, culpa do safety car, da Pirelli e do Alberto (pra quem não sabe Alberto é o vendedor de pipoca aqui da pracinha perto de casa). Desculpas.

– Na China; tem o tal toque com Alonso; tudo bem a culpa foi do espanhol, mas se envolveu no toque, e a bobeada feia da equipe do box, resultado? Chega em décimo quinto.

– Na Catalunya, Massa erra na última volta classificatória e fica em nono no grid; e só pra constar, seu companheiro de equipe e “teoricamente segundo piloto” ficou em quarto.
Na corrida na corrida não cometeu errinho nenhum e chegou em décimo terceiro…

– No GP de Mônaco; Massa que depois do acidente (de novo??) nos treinos classificatórios largou em décimo sexto e chegou de novo em sétimo lugar.

-Agora nesse do Canadá isso ai que vimos…
Azar? Maré ruim? Macumba? O que esta havendo? Qual a desculpa dessa vez?
Meu falecido e saudoso pai me disse uma vez; que “normalmente quem é muito bom em desculpas, geralmente não é bom em mais nada”… Pois é.

José Estevão
José Estevão
Reply to  Moacir (Magro) Costa
9 anos atrás

E dai? Ele pegou tua namorada, fez alguma coisa pra você, porque você só fala de uma maneira tendenciosa, se envolveu com o Kobayashi ou tomou um pancadão que nem sabe de onde veio, esqueceu do pessoal deixando ele uma volta atrás num pit stop que inverteram a roda e nessa corrida a falha no pit-stop e toma uma fechada ,clara do mexicano, você é um hatter chato e sem noção só isso e quanto a levar pancada, toma mais uma, ou fique ai disseminando ódio contra o Massa ou seja outra pessoa, e na real que você leva de vantagem…

Valério Gonçalves
Valério Gonçalves
9 anos atrás

Não se pode tirar leite de pedra…
Massa é um piloto na média e com uma absurda dosse de “mancata fortuna”. Este dois ingredientes fazem a imagem de Felipe Massa infelizmente.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Caramba galera!
Quanto ódio do Massa postado aqui embaixo!
Só porque ele é brasileiro?Coisa estranha …
O resumo da ópera foi que, se a equipe não tivesse feito aquela troca de pneus com certo atraso, Massa venceria a prova, foi o mais rápido durante todo o tempo, quem acompanhou o GP com aquele aplicativo da Fia viu isso claramente.
Fez a cagada final depois que Perez mudou de trajetória sem nenhuma intenção de prejudicar ninguém, Massa vinha na balada instantânea e “pegou-o”, sem a mínima chance de evitar o toque. Cagada? Foi, de ambos, no estresse da última volta, só isso!
Massa não é meu o piloto predileto, nem torço por ele, e também não sou pacheco! Mas, não fosse a cagadinha da equipe ele venceria esse GP! Aliás, merecia muito te-lo vencido!

John Player
John Player
9 anos atrás

Se fosse o Schumacher atingindo o carro do piloto que ia á frente na última volta seria chamado de “Dick Vigarista”.

Mas como quem pilotava aquela Williams é um “produto nacional” do país dos pachecos…

Fosse na década de 80, Massa ao descer do carro após a colisão receberia um tratamento “Piquet-Eliseo Salazar” por parte do piloto da Force India antes de abrir a boca para reclamar.

Mas hoje, “não pode”, na F1 onde não pode falar palavrão, o motor não faz barulho, não pode dar fechada, não pode isso, não pode aquilo…e se PAGA para pilotar.

Naquela época o Brasil tinha pilotos que nos davam ORGULHO.

E não vergonha alheia.

RCRG72
RCRG72
Reply to  John Player
9 anos atrás

Acho que quase nunca se pôde dar fechadas na F1. Muitos reclamavam do comportamtneo do Senna por exemplo neste quesito. Pois é perigoso.

Massa é ruim? Sim é. Porque vinha com carro mais rápido 1 segundo por volta pelo menos em relação a aquele pelotão. Chegou neles, e ao invés de passar, ficava perdendo a traseira e a frente do carro nas curvas. Sem conseguir chegar perto o suficiente para ultrapassar.

Mas o Perez é um merda trapalhão, jogou o carro em cima, de forma talvez até mesmo desleal para amedrontar.

Existem regras gerais e oficiais de ultrapassagem e de defesa de posição em automobilismo. Consulte e verá que Perez fez mais uma merda. A culpa do Felipe é não ter sido eficiente e se livrado deste tipo de situação ao não conseguir fazer as ultrapassagens que Vettel e Ricciardo fizeram com carros mais lentos que o dele.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Pérez tinha 2 alternativas. Tomar a linha de dentro bem antes como fez Alonso na disputa com o próprio Massa no mesmo ponto ou continuar na sua linha e tentar freiar depois de Massa pra defender a posição.
Vettel se defendeu de Massa no retão tomando o lado de dentro bem antes do ponto de frenagem e deixando o lado de fora para Massa. Simples e limpo!!! Mudar a linha no ponto de frenagem não é uma defesa correta de posição. Flávio, vc que é piloto, é só se colocar no lugar de Massa. A 300 por hora se um carro vem pra cima de vc quando está colocando ao lado não tem muito o que fazer… A 40, 50 ou 60 tudo bem, quem está passando tira para o lado e pronto…
Ali é ponto de ultrapassagem sim!!! Massa passou Alonso ali algumas voltas antes, por fora, mas foi ali e a disputa foi leal, dentro das regras.
Quem quer ver uma boa análise é só ver o Twitter do repórter Antônio Boselli repórter da Sky Sports Itália. Fotos quadro a quadro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Se Grosjean é o “maluco da primeira volta”, Massa e Pérez são os “patetas da última volta”.

carlos jose pimenta
carlos jose pimenta
9 anos atrás

O chato de tudo é que : Bateu ou bateram na Austrália, bateu ou bateeram nos treinos em Mônaco, bateu ou bateram no Canadá e o campeonato tá acontecendo, daqui a pouco acaba e aí ??? Cadê resultado!!!!!. E a fatura vai pra quém?? Vamos pra Austria, agora que precisa emplacar umas 3 seguidas precisa e isto já vem há pelo menos 3 anos. .

FERNANDEZ
FERNANDEZ
9 anos atrás

Tenho dito o seguinte: A Willians matou o Senna, aposentou o Barrichello e também irá aposentar o Massa!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  FERNANDEZ
9 anos atrás

Senna, pelo menos, ganhou um adesivo nos carros da equipe.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Schumacher também nos da Mercedes.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O adesivo nas Williams é o disfarce de um “mea-culpa”, que chega a ser irônico. A família, na minha opinião, deveria proibir tal “homenagem”.
O mesmo não se aplica ao adesivo nas Mercedes, que mostra a torcida de toda a equipe, na luta de Michael pela vida.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Então quer dizer que seus deuses, com toda sabedoria, deram destinações distintas aos dois grandes campeões, que ganharam os adesivos que mereciam.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Se foi um “mea culpa” não teve ironia nenhuma, pois continua lá até hoje. No caso de Schumacher não morreu pilotando um F1, portanto não terá homenagem alguma….aliás nem uma marca o moribundo criou…….ficava mal copiar o S de Senna!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vicellez, os Deuses da Velocidade protegem os seus guerreiros, dentro do automobilismo.
O adesivo de Schummy tem todo um sentido. O de Senna não passa de um despiste.

Sennafredo, se alguém provocasse a morte de um parente seu, e depois passasse a usar uma camiseta com o retrato do morto, não seria ironia, para dizer o mínimo?
A “viúva” está mal informada. Entre no site de Herr Hepta e verá o logotipo formado pelas iniciais do nome dele.
Homenagens? Para quem extrapolou todos os grandes recordes (e alguns pequenos, também)?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Interessante, todos morreremos, Pinto. Alguns morrem fazendo o que amam, outros tombam num leito de hospital. A escolha de seus Deuses fizeram um se mitificar, e o outro sofreu um processo de humanização. Justiça divina ou não, ganharam seus adesivos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

“- Faz-se necessária a escolha de um Guerreiro que cumpra sua Lenda Pessoal, que seja reconhecido pela marca dos recordes e que sirva de referencial para todos os demais. E seus Herdeiros sigam seu exemplo, com a mesma ousadia, talento e determinação.”

Foi assim que os Deuses da Velocidade escolheram o primeiro dos seus Guerreiros. E depois, o seu Herdeiro. Ambos, já reconhecidos e consagrados nos campeoníssimos Fangio e Schumacher.

Hermes
Hermes
9 anos atrás

concordo com fg foi o zacarias que bateu, se as viúvas do trapalhão não concorda, olhem atentamente e repita quantas vezes for necessario.

https://www.youtube.com/watch?v=_0PuSoufowQ

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Hermes
9 anos atrás

Procure um oftalmologista!

eduardo
eduardo
9 anos atrás

O Riccardo fez uma tatica muito inteligente para defender a posição do Vettel,cada vez que ele entrava na reta saia da trajetoria e tirava o vacuo do Vettel que com o duplo vacuo chegou a 344km/h,18 a mais que nos treinos e poderia passar o Riccardo com essa ajuda,quando o Massa com o Mercedão empurando na reta alcançou o Vettel teve que adotar uma pilotaguem defenciva deixando o Riccardo livre para atacar o Perez justo quando o mexicano perdia rendimento

brasileiro José
brasileiro José
9 anos atrás

Flavio,
É seu Blog, você tem o direito sobre ele e F!#$d%-se todos, mas, pela telemetria do Perez e imagens do veículo do Massa é claro que o “burrito” está fora do traçado e tenta espremer o Massa com um movimento claro (veja o vídeo), e você como piloto que é sabe que ele mudou de trajetória mais de uma vez (o que é proibido).
Veja, estou somente falando em informações e não de suposições, pois, pelo que li de alguns posts, a galera reclamou que ele ficou atrás do Vettel e Bottas, por muito tempo, pois, ele é lerdo entre outras coisas e o que vimos foi que todos estavam com a asa aberta, não proporcionando as ultrapassagens. Dá a impressão que o Massa estava lá de bambalalão, mas, a rapaziada do Blog acredita que é fácil passar e somente você pode descrever a dificuldade de ultrapassar, o que sabemos é difícil pacas (basta todo mundo aqui, dar uma voltinha de kart), que entenderão o que relato.

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Até os propros fãs do Perez culpam ele. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/uma-ideia-brilhante-so-que-nao.html

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Resumindo: Felipe bateu porque não está acostumado a disputar posições, e muito menos, ultrapassar.

John Player
John Player
9 anos atrás

A Corrida teve 70 voltas.

Quero que vcs, que defendem a cagada do Massa e botam a culpa no Perez me respondam essa:

– Algum piloto nas 70 voltas desta corrida fez alguma ultrapassagem no ponto onde o Zacarias tento ultrapassar Perez?

Se vocês já assistiram a corrida em Montreal mais alguma vez além de ontem, me mostrem algum piloto fazendo ultrapassagem naquele ponto.

Procurem no youtube, vocês tem 24hs. Podem procurar nos arquivos do Piquet, do Mansell, do Schumacher, do Senna.. de qualquer outro piloto de F1 que correu lá….fiquem á vontade.

ALI NÃO É PONTO PARA ULTRAPASSAGEM pois não há espaço para voltar ao traçado e fazer a curva seguinte!!

DESAFIO A PROVAREM O CONTRÁRIO (COM FATOS E IMAGENS! E NÃO COM ARGUMENTOS TEÓRICOS, “ACHISMO” E PALAVRA DE FUNCIONÁRIO DA WILLIAMS)…SEUS PACHECOS!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  John Player
9 anos atrás

Se você assistiu a corrida, o próprio Massa ultrapassou o Alonso, no mesmo ponto.

Passou por fora? Sim, foi por fora…masssssssssss passou.

Logo, sua pergunta é um pouco descabida.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Problema do Zacarias em 2014 é o coeficiente de cagada (Cag²), só acontece merda pra cima do brasileiro.

1) AUS – Zica, abandonou ao ser atingido por Kobayashi.
2) MAL – Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
3) BHR – Corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
4) CHN – Zica, equipe erra nos boxes, piloto fica sem pontos.
5) ESP – Zica, piloto erra na classificação, corrida pra esquecer, fiasco total!
6) MON- Zica na classificação e corrida discreta, pelo menos, somou pontos.
7) CAN- Zica, ótimo na classificação! Fazia grande corrida, mas bateu na última volta.

Vamos justificar as corridas discreta de Massa, lembrando que Bottas também teve má sorte…

Na Malásia a classificação foi em piso molhado, um drama para os carros Williams. Massa largou em 13º e Bottas 18º. Na corrida os pilotos lutaram muito, mas o máximo que conseguiram foram 7º e 8º. No Bahrein, Massa reclamou que safety car atrapalhou seu resultado, mas a história é outra, observe o link abaixo:

Volta a volta do GP do Bahrein
http://www.statsf1.com/pt/2014/bahrein/tour-par-tour.aspx

Massa tinha trocado pneus na volta 39, voltou em 10º ! Na volta 41 entrou o safet-car, sem alternativa Bottas(5º) e Alonso(6º) foram para o boxes(nesse momento, Felipe ganhou duas posições de graça). Quando Safert-Car saiu na volta 47, o brasileiro era 8º. Prejudicados pelo safet-car foram Bottas e Alonso, que caíram para 9º e 10º lugar, Felipe só teve lucro com o carro de segurança na pista. Nesse GP a Williams só foi bem na classificação, Massa fez uma largada brilhante, mas os dois carros da Williams estavam limitados, nem Bottas ou Massa conseguiram ir bem, o carro perdeu muito rendimento. Sétimo e oitavo era a realidade da Williams no Bahrein.

Massa avalia que safety car atrapalhou seu resultado
http://esportes.r7.com/automobilismo/noticias/massa-avalia-que-safety-car-atrapalhou-seu-resultado-20140406.html

Em Mônaco mais Zica para os pilotos da Williams! Ericsson acerta o carro de Felipe no Q1, sem conseguir trazer o carro para os boxes o brasileiro larga em 16°. Bottas também não foi bem, largou em 13°, na corrida o finlandês era 8° quando o motor explodiu. Em corrida discreta, Massa herda várias posições terminando em 7º.

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
9 anos atrás

Achei o acidente muito estranho, mas muito mesmo, o que corroborou com a decisão da FIA, bem como da imagem pelo helicóptero. Creio que eles devem ter lido dados da telemetria e etc., então, acho que realmente principalmente o Massa não teve culpa da ocorrência do acidente, pois com o movimento súbito do Pérez não acredito que qualquer outro piloto conseguiria desviar…mereceu punição o mexicano, pena, pq tava fazendo uma baita prova!!!!

carlos
carlos
9 anos atrás

Um comentário desses , de um cara que se diz piloto ? e ainda mais com tantas imagens ?

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Quem discute as penalidades da FIA o faz por ingnorância. Os caras são especialistas no assunto. Se aplicaram ao Perez é porque viram a culpa de seus atos. Se vissem de Massa ou dos dois, poderia até ter punição aos dois ou a nenhum.

Tem muita gente ignorante dizendo que uma vez ele pode mudar de trajetória. Não ´é assim, ou caso contrário, o adversário está ao lado e eu só faço uma manobra, que é ir ao encontro dele.

Pode sim uma modificação, mas deixando espaço de um carro (isso ele deixou) e não colocando o outro em risco (isto ele não fez).

A foto que a Force India publica é revoltante, dizendo que Massa guinou contra o carro de Perez. Não é verdade, a guinada de Massa foi para contornar a curva a direita que precede a curva à esquerda. Uma imagem de como esta curva é acentuada é ver a imagem que parte dela ao início da reta de largada. Portanto, existia uma curva à direita e Perez deixou reto, ou seja, foi ao encontro de Massa.

Ai vc diz, ele faz a trajetória que quiser. Ok, mas não quando insto implica em bater no outro. Depois o Perez estava declaradamente com problemas de freio, freiou antes e indo ao encontro de Massa.

Para mim Perez errou mesmo e sozinho.

Luis
Luis
Reply to  Alexandre
9 anos atrás

Corretíssimo seu comentário sr. piloto de vídeo game. A imagem que mostra os frames da batida deixam claro o Vettel mantém a mesma distância da linha branca, o Massa também, mas o Peres claramente se afasta da linha branca indo de encontro ao carro do Massa. Sõ não vê quem não quer.
Bem, esclarecendo, todos com opinião contraria do Sr. Flavio devem ser pilotos de vídeo game. Mas será que tem problema em sê-lo? Ache que os pilotos de vídeo game sabem mais de automobilismo que o Flavio Gomes.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
9 anos atrás

Barbeiragem do massacredo…

Alberto
Alberto
9 anos atrás

Massa tinha mais motor e mais pneu mas não tinha mais carro. Não conseguia tracionar nas saídas de curva e por isso não se aproximava o suficiente nas retas. O Vettel abria a asa na frente dele e como saia distante da curva não tinha tempo hábil para ultrapassar a não ser que arriscasse e foi o que fez. Perez mudou a trajetória na hora que não podia e freou antes…..e sobre admitir o erro, alguém aqui já viu o mexicano admitir algum???

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Isso era nítido mesmo

alexandre
alexandre
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Falou tudo. Todos sabem que a Williams sofre de tração, então ele não passava na reta. Arriscou e não deu certo por 5 cm. Se desse hj seria o novo heroi brasileiro momentâneo.

Celcius
Celcius
9 anos atrás

Juro que depois da corrida senti uma certa falta de talento “mansellniano” no Lipe.

MARCELO FREITAS
MARCELO FREITAS
9 anos atrás

Concordo plenamente com o Flavio. Se observarmos a manobra, isoladamente do mexicano, veremos que ele puxa ligeiramente o carro para a esquerda mas não toca no brasileiro; quem acerta, ao puxar o carro para a direita é o Massa. Cagada do Massa sim…errou o cálculo de volta ao traçado…

Luis
Luis
9 anos atrás

Caro Flavio, isso é automobilismo e não batida de transito. Não tem essa de que bateu por trás é culpado. Não da forma como escutamos nas ruas.
Na pista existe a obrigação de deixar espaço quando o outro piloto coloca qualquer parte de seu carro do lado do outro. Pode ser só o bico que essa regra já está valendo. Se Peres queria defender a sua posição deveria ter escolhido o lado de dentro antes como fez brilhantemente o Vettel em suas disputas com o Massa. Mas nunca poderia na zona de frenagem querer mudar a sua trajetória
Se vc observar no momento da batida o Vettel começa a fazer a curva lá na frente não naquele ponto em que o Peres resolveu mudar de direção, então ele realmente estava querendo defender a posição no meio da zona de frenagem e quando o piloto que o estava ultrapassando já estava ocupando o espaço. Agiu de modo contrário as regras e portanto foi culpado pela batida sim e ficou barato a punição.
Confesso que ao fim da corrida fiquei com a impressão de que a culpa poderia ter sido do Massa. Mas após a imagem do helicóptero tudo ficou claro para mim. Se vc ainda não tinha visto a imagem do alto, apenas retifique a sua opinião. Mas se já tinha visto devia parar de falar essas bobagens.

alexandre
alexandre
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Vc poderia perder a irritante mania de se defender agredindo.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

A punição foi em cima desse artigo:

20.4 Any driver defending his position on a straight, and before any braking area, may use the full width of the track during his first move, provided no significant portion of the car attempting to pass is alongside his. Whilst defending in this way the driver may not leave the track without justifiable reason.
For the avoidance of doubt, if any part of the front wing of the car attempting to pass is alongside the rear wheel of the car in front this will be deemed to be a ‘significant portion’

16.1 “Incident” means any occurrence or series of occurrences involving one or more drivers, or any action by any driver, which is reported to the stewards by the race director (or noted by the stewards and subsequently investigated) which :

d) Caused a collision.

16.3 The stewards may impose any one of the penalties below on any driver involved in an Incident:

f) A drop of any number of grid positions at the driver’s next Event.

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Oi FG, vc nao ve as zonas de frenagem, mas todos os pilotos sabem onde estao, tudo isso e discutido nas reunioes entre pilotos e comissarios antes da corrida. Como eu ja havia falado antes, se fosse vale tudo era so o piloto da frente ficar fazendo zigue-zague que ai ninguem passa ninguem.

Luis
Luis
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sr. Flavio Bate-bate Gomes. Ai vai a regra.

Por isso, os pilotos vêm lutando com a FIA para saber o que seria essa parte significativa na hora da disputa. De acordo com Charlie Whiting, as diretrizes são essas: “Qualquer piloto defendendo sua posição em uma reta e antes de qualquer ponto de freada pode usar toda a extensão da pista durante seu primeiro movimento, desde que nenhuma porção significativa do carro tentando passar esteja ao lado do dele. Enquanto estiver se defendendo dessa maneira, o piloto não pode deixar a pista sem uma razão justificável”, disse.

Por fim, o chefe de prova da entidade acrescentou. “A fim de evitar dúvidas, se qualquer parte da asa dianteira do carro tentando passar estiver ao lado da roda traseira do carro à frente, isso será classificado como uma porção significativa”, explicou Whiting.

Fonte: http://f1team.leiaja.com/fia-divulga-novas-regras-para-pilotagem-defensiva-na-categoria/

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Na verdade foi essa:
20.3 More than one change of direction to defend a position is not permitted. Any driver moving back towards the racing line, having earlier defended his position off-line, should leave at least one car width between his own car and the edge of the track on the approach to the corner.

voulembrar
voulembrar
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Esqueça as regras… e usemos o bom senso. O que Perez fez foi mudar de direção e por isso foi punido. A globo mostrou ontem no jornal nacional a filmagem da câmera do helicóptero pegando o trecho completo antes da batida, e ficou claro que o Perez já tinha escolhido uma trajetória para o lado direito quando no final, perto da curva, colocou para esquerda. Felipe confiou, ficou perto dele para aproveitar a curva da melhor forma possível, e se deu mal

Helio
Helio
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O opinião do colunista é controversa e a meu ver equivocada. Mas cada um tem direIto de expressar sua opinião. Faltou habilidade aqui. Ninguém pode exigir que outro mude de opinião, mas o colunista foi deselegante e grosseiro na resposta. Bateram no final da reta antes da curva. Uma pena. …

Alemão
Alemão
Reply to  Luis
9 anos atrás

O Perez foi para a esquerda ao mesmo tempo em que o Massa Cego foi para a Direita!! Puta barbeiragem do Massa! O Massa está em uma situação em que não pode errar e erra mais uma vez!! Erro dos dois e deu merda! Tinha espaço para mais dois carros do lado esquerdo e o Massa quis tirar uma lasca do carro do Perez e se fudeu!!Perdeu vários pontos…de novo!! Depois que ele rodou 5x em Silverstone (acho que em 2008),que nem pião…passei a desconfiar de sua capacidade!!!

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Flavio, se tá loco! Tem 500 fotos e vídeos mostrando o Perez indo pra esquerda…. e quem tava in loco tb acha o mesmo. Abs

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

A punição do Perez foi pouco, mas pior foi Niko ter cortado a gicane e ganhado tempo, zero punição…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Outra coisa que eu reparei, anteciparam a parada do Ricciardo, mesmo sendo Vettel que estava na frente, fazendo Ricciardo ganhar as posições do Bottas e Vettel, Massa foi atrapalhado nos pits. A RedBull fez o mesmo que a Ferrari fez na Espanha, favorecendo o Alonso em cima do Kimi. Foi rápido pra RedBull mudar os primeiros pilotos e colocar Vettel fazendo o lugar que foi do Webber ano passado.

Sargento Garcia
Sargento Garcia
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

O tetracampeão de araque está tendo um tremendo choque de realidade neste ano.
Apanhando do semi-novato, já tentou até trocar o chassi pra ver se vai e nada.
Só comprova o que eu pensava durante estes últimos 4 anos… Vettel era melhor que Webber, apenas isso. Afinal, com o melhor carro, basta bater o seu companheiro de equipe.

Alberto
Alberto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

O mais grave é que ele tentou uma tática muito perigosa que frequentemente é usada, frear um pouco antes alterando a trajetória do carro. Esta é uma manobra que se bem feita faz o carro de trás frear mais forte e quem ta na frente ganha um tempo precioso, se não for bem feita da m……

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alberto
9 anos atrás

É um brake test, manobra bem sacaninha mesmo…

Alberto
Alberto
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Pois é Allez, a maioria aqui não tem a menor ideia do que estamos falando…

charles
charles
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Nosssaaaaa, zeeennnte, nós somos os picas das galáxias, somente nós sabemos sobre essa manobra.

Alberto
Alberto
Reply to  Alberto
9 anos atrás

É Charles, o pessoal entende tanto que ninguém falou de brake test nestes mais de 400 comentários, nem você!

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

O cara tem o direito de se defender? Tem. Mas a uma velocidade daquelas? Mecher o volante naquele instante foi de uma irresponsabilidade total.
Se queria se defender fizesse isso bem antes.
Ele joga o carro pra direita pra fazer a tangencia e ai faz aquele movimento pra esquerda.
Massa estava muito proximo? Sim. Mas ele precisava conseguir um espaço pra fazer a curva. Se não conseguisse era outra historia.
Todo mundo sabe das barbeiragens do Perez. Não é de hoje que ele faz isso.

Eddie
Eddie
9 anos atrás

Pra mim foi culpa e infelicidade dos dois. Massa desitiu da ultrapassagem e puxou para direita para voltar ao traçado, mas se confiou que o perez nao ia reduzir a velocidade alem da conta e portanto não iria acontecer o choque, foi excesso de confiança do Massa. Mas acho que o Perez mudou a trajetoria 2 vezes para defender a posiçao e me parece que isso nao é permitido

Mario do Pilar
Mario do Pilar
9 anos atrás

Realmente o único que “viu” culpa no Perez neste acidente foi o infeliz comentarista da Rede Globo, Depois de dizer tamanha bobagem ainda tentou disfarçar a mancada, argumentando que talvez só por uns dois centímetros o Perez CAUSOU o acidente ! deve ser difícil manter o emprego por lá se você tiver opinião própria. Aliás uma das PIORES narrações de Fórmula 1 que já tive o desprazer de acompanhar, lances importantes acontecendo ao vivo e o narrador falando de outros assuntos.

Harlan Rodrigo
Harlan Rodrigo
9 anos atrás

Flávio, o que você achou da declaração de Reginaldo Leme, ao afirmar que pelo menos o Massa bateu atacando outro piloto? Você concorda com uma visão assim? Pessoalmente eu não concordo e alguns “pilotos” de kart indoor que eu corro agora se sentem motivados em continuar batendo, pq sempre ocorre quando eles atacam. Achei uma declaração pachequista, pq nunca falou isso de Maldonado, Grosjean ou Kobayashi…

Alexandre
Alexandre
Reply to  ederson
9 anos atrás

Ederson, deixa de ser ignorante. O massa vira para a direita porque estavam em uma curva á direita. O fato do Perez se manter reto é justamente aonde se fundamenta sua culpa, porque ele deveria ter virado à direita para depois contornad à esquerda.

No vídeo tem uma imagem de lado tb se pode ver que Perez freia muito antes que Vettel, ou seja, ele antecipou a frenagem (porque que estava com problemas de freio).

O fato é, o Perez estava mais lento, com problemas de freio (ele mesmo relatou no rádio) e quis dificulpar a ultrapassagem. Deu no que deu.

Volto a dizer, o fato do Massa guinar à direita não quer dizer que ele foi ao encontro do Perez, porque existia uma curva neste sentido. quem foi a oencontro de quem foi Perez, que não guinou.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Alexandre
9 anos atrás

Talvez Perez estivesse louco para se suicidar,sabendo que neste mesmo circuito Ricardo Paletti morreu sendo atingido por traz por outro carro. A quase trezentos por hora deve ser muito fácil ver quem vem atras com os enormes espelhos retrovisores e talvez todos os chefes de equipes devem adorar pilotos que facilitam a ultrapassagem de um concorrente a posição ocupada,só mesmo sendo muito Pacheco para achar que o piloto tem que facilitar a sua perda de posição.Por ser assim que Massazarado foi “portato via de la scuderia del commendatore”

Heitor
Heitor
9 anos atrás

Flávio vc tá ferrado, porque tem um ou dois hatter, mudando o IP com um programa simples que vc acha em qualquer baixaqui da vida, e se repetindo ai, porque ta na cara, o fato ficou provado e comprovado que a batida foi culpa do Mexicano, mas ai vem um cara fala, ai muda o IP apóia em baixo, depois cola a bunda na cadeira e faz mais dezenas de posts iguais, boa sorte com esse hatter, inter net ´r um lico com um ,merda desses. .

ROGERIO
ROGERIO
9 anos atrás

Eu gostaria que alguem me respondesse com sinceridade: Se o Zacarias não tivesse acertado o Perez, será que conseguiria fazer a curva?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  ROGERIO
9 anos atrás

Segundo Rob Smedley, Felipe freiou 5 metros antes do que ele havia freiado antes, uma boa margem de segurança.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  ROGERIO
9 anos atrás

não!

Bob
Bob
9 anos atrás

Me lembrei disto, quase no mesmo ponto, sem punição! http://m.youtube.com/watch?v=QtsTSSz8rIw

CLayton Araujo
CLayton Araujo
Reply to  Bob
9 anos atrás

Putz! Fechada do Kralho. kkkkkkkkkkk

Alexandre
Alexandre
Reply to  Bob
9 anos atrás

Nada a ver uma coisa com outra. O carro da frente fez a trajetória de sempre.

Daniel
Daniel
Reply to  Bob
9 anos atrás

Por essa ai duvido que o Button seja tão gentleman como dizem… baita lobo em pele de cordeiro.

Flavio
Flavio
9 anos atrás

Acho que aqui se pode ter uma idéia melhor sobre a responsabilidade do Perez no acidente. http://i.imgur.com/WRTu05L.jpg
E o Massa não bateu por trás, estava ao lado dele, a roda dianteira quase emparelhada com a traseira do Perez.
Não sou fã do Massa, mas acho que o Perez sim errou e os comissários foram corretos em lhe dar a punição.

Cassio
Cassio
9 anos atrás

A Willians poderia ter arriscado na estratégia, foi muito conservadora. Ontem estava assistindo a corrida e comentei com meu filho. O Massa estava a quase 4 segundos na frente do Rosberg e mesmo com pneus desgastados conseguiria manter a diferença. Como o Riccardo passou faltando poucas voltas pelo Rosberg, o Massa seria no minimo 2º colocado (o que já estaria de ótimo tamanho). Mas todo mundo aqui sabe que o Massa perdi muito rendimento com pneus ruins ou desgastados. Acho que por isto a Willians não quis arriscar.

elcio jorge
elcio jorge
9 anos atrás

Zacarias é incompetente, chorão, subserviente e só está na F1 para reclamar de tudo e de todos, faria muito bem aos fãs do automobilismos trocar os circuitos pelo parque de diversões e “pilotar” aqueles carros de bate-bate. Sempre que está envolvido em algum incidente o culpado é sempre o outro.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
9 anos atrás

Eu só falo uma coisa,se a F1 ficar com essa viadagem de punir,é o começo do fim do esporte,como a gente conhece,já não basta punir se trocar motor,câmbio,e quando tem uma corrida boa e (pode se preparar em Monza vai pegar fogo) tem essa babaquice de punir.Realmente o Perez mexeu,da para ver na imagem aérea,mas com certeza foi reflexo ou uma tentativa de sair de trás do Vettel,o quê é direito dele fazer aliás direito quê o Massa também tem.A batida foi fantástica melhor coisa desde o maluco da primeira volta em Monza,e é para isso quê eles estão lá caso contrário quem quer segurança fica em casa jogando vídeo game.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Renato de Mello Machado
9 anos atrás

Não é a toa que os grandes fabricantes estão investindo em outras categorias!
Se a F1 está um saco para nós, imagine para quem põe milhões de “dinheiros” lá dentro!

Edson Cabral
Edson Cabral
9 anos atrás

Concordo plenamente que Massa errou e acabou com a corrida dele e do Perez. Na minha opinião Barrichello faria muito mais com este Willians do que Massa que esta levando uma sapatada do Bottas.

voulembrar
voulembrar
9 anos atrás

Só sei de uma coisa, num post desse tão polemico, quase 300 discursos, ninguém pode ter razão. Então a culpa não foi de ninguém, e estão todos inocentados.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  voulembrar
9 anos atrás

Concordo. Mas o Pérez foi punido. Então…

Andre Juliano
Andre Juliano
9 anos atrás

alguem pode responder se essa punição é definitiva, ou o piloto (ou a equipe) podem recorrer?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Andre Juliano
9 anos atrás

Acho que são sete dias pra recorrer.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Sete? Esse número não me é estranho…

Walter Borges
Walter Borges
9 anos atrás

Caro Flávio, vou começar a prestar mais atenção às suas previsões e, dependendo, vou me abster de sair de casa aos domingos…
Em relação à corrida, eu não colocaria como erro de Massa ou erro de Perez inicialmente. Não se trata disso. Acho que o Massa se precipitou, pois havia uma pressão muito clara da equipe Williams para que ele partisse para o ataque a quase dez voltas do final da corrida. A advertência foi passada pelo rádio em alto e bom tom: – “Você tem pneus melhores e seu carro é o mais rápido da pista! Ataque e ultrapasse!”. E a pressão foi sentida. Massa chegou nos quatro primeiros e não conseguiu a ultrapassagem. Ricciardo e Vettel conseguiram ultrapassagens cirúrgicas, onde havia pouco espaço para manobras. Massa ficou emocionalmente frustrado e tentou. Sua manobra foi de alto risco – eu não faria. Não digo que ele errou. Mas acho que foi altamente desnecessária. E pagou pelo risco. Aliás, a Williams toda pagou. No final das contas, correu, correu e morreu na praia – sem pontos, de novo! Sem contar que quase se matou no muro. Este piloto tem que procurar ser menos emocional se quiser alçar maiores resultados no futuro. Vamos ver. Por enquanto, continua um piloto sofrível de acompanhar.

Daniel
Daniel
Reply to  Walter Borges
9 anos atrás

O único erro foi talvez, devido a velocidade, o Felipe já se sentir emparelhado ao Perez e querer dar aquela pressionada…

Mas eu tenho a impressão que o Felipe sempre quando vai ultrapassar dá essa pressionada perigosa…

Agora, como outros falaram, de que adianta ter a maior velocidade na reta, se não tem tanta tração, especialmente no trânsito (menos ar frontal)… Não era bem melhor o Felipe ter colocar um pouquinho mais de asa, deixar de ter a melhor velocidade em reta, mas ter o carro mais no chão em disputa de posição, saida de curva, especialmente atrás de outros carros? Tem que avaliar isso..

iron V. MJoura
iron V. MJoura
9 anos atrás

O Massa é um péssimo piloto, aliás o lugar dele é do 8 ao 13 º colocado, não merece mais do que isso, quando tem um carro acertado não sabe fazer ultrapassagens e ainda vai culpar o Perez. Massa vai correr na Stock Car. que é seu lugar, vamos tentar o outro Felipe (Nasser) acho que é este o nome. É lógico que quem vive de passado é museu, Ah o Senna já deixaria aquele pelotão a ver navios e tranquilamente iria buscar o Nico Rosberg…é uma pena…

voulembrar
voulembrar
Reply to  iron V. MJoura
9 anos atrás

Rapaz, para Massa ganhar, teria de passar 4 carros. Com a dependência aerodinâmica que esses carros possuem, e a equivalência de motores, seria impossível. Olha o tanto de filas que se formaram na corrida… será que ninguém passava porque ? Só passa hoje quem tem as condições ideais (melhor motor e tração). Ponha a culpa na F1 de hoje.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  voulembrar
9 anos atrás

Más como você Sr. Voulembrar Pacheco explicaria as ultrapassagens de Riccardo até ser primeiro tendo um motor Renault que sabidamente é no minimo 25 hp (usando de muito otimismo)menos potente que o Mercedes e o carro de Massazarado estava equipado com a ultima versão de motor que era mais eficiente até que os motores da própria equipe Mercedes.

Renato Soares
Renato Soares
9 anos atrás

Meu pai e eu na frente da TV; eu pedia mais agressividade do Massa. Após a porrada o velho tascou ” Suas preces foram atendidas”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Renato Soares
9 anos atrás

Amém!

Edson Gomes
Edson Gomes
9 anos atrás

Obrigado Flávio, alguém que tenha como profissão comentar a F-1 viu que o Massa foi o ´principal culpado, mesmo que Perez tenha ligeiramente virado um pouco o volante, Massa virou antes, e como disse, encheu a traseira do mexicano. Sabe, não aguento mais tanto bla-bla-bla…..se fosse um Alonso, Hamilton, Raikonen, Vetel, Ricardo, Rosberg teria passado o cambaleante Perez, sem problemas, mas o Massa…..resumindo: essa é a diferença de um piloto campeão e de um reclamão.
Foi ridículo a afirmação do “galvaõzinho burti” dizer “coisas de corrida” – é nojento ouvir os comentários desse Burti….se fosse Maldonado, Grojean ou até Hamilton que tivessem feito o que Massa fez, seriam crucificados e teriam até um Globo Repórter Especial…….é difícil dizer e aceitar o óbvio: desde 1970 tivemos excepcionais pilotos na F-1….nos últimos anos temos que contentar em torcer para inglês, alemão, espanhol….e agora para um excelente australiano….dá gosto ver esses caras! Chega Massa – infelizmente não dá mais!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Edson Gomes
9 anos atrás

Acho que não dá pra ser mais claro que isso, Massa teve zero culpa.
http://dl.dropboxusercontent.com/u/14134662/massa_perez.gif
Perez foi ainda mais filha da puta, compare as linhas dos pilotos com a linha da pista. Perez ziguezagueou na frente do Massa!

Sergio de Souza
Sergio de Souza
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Este GIF para mim prova que os dois têm 100 por cento de culpa…

Flavio
Flavio
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Acho que aqui está melhor do que esse GIF maluco,rs.
http://i.imgur.com/WRTu05L.jpg

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Eu já havia colocado esse gráfico em outro comentário, mas nem todo mundo sabe inglês.

Lucas
Lucas
Reply to  Edson Gomes
9 anos atrás

No caso do acidente vá lá, porque o lance foi polêmico mesmo (sim, o Perez foi pra esquerda, mas quase nada, num ponto em que o Massa tinha muito mais pista disponível). Muito pior, pra mim, foi falarem que a Williams tinha que mandar o Bottas deixar o Massa passar e ainda terem a pachorra de dizer que “não é porque é brasileiro que estamos dizendo isso, se fosse o contrário falaríamos a mesma coisa”. Arram, é só lembrar do que aconteceu quando o Bottas tava mais rápido que o Massa e limitado por ele. Foi igualzinho, né?

Meu sonho é uma tecla SAP que troque a narração da globo pela de qualquer outro país. Acho que nem na Espanha eles são tão parciais.

Hugo Marcondes
Hugo Marcondes
9 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

Veja na imagem constante do liinkcomment image?w=640 se a conduta do Peres pode ser considerada correta. O carro do Peres encontra-se totalmente fora da linha de tangência da curva e em diagonal, se considerarmos a reta. Não foi atoa que o Peres levou um bota fora da Mclaren! Pilotinho de segunda, bancado pelos dólares mexicanos!!! Uma imagem fala mais que qualquer palavra!

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Hugo Marcondes
9 anos atrás

O carro do Massa também não está fora da linha de tangência?

E se o Perez pretendesse passar o Ve44el?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Cara, pense antes. Com que freios, com que pneus? Larga de ser burro!

Cranio
Cranio
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Passaria o Vettel só depois da linha de chegada…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Pensamento do dia: “Se beber, não dirija.”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Se dirigir e bater, beba um Martini pra esquecer…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Shaken, not stirred!

Samuel
Samuel
9 anos atrás

Olha estava vendo a corrida e vi nitidamente q Massa fez besteira e deu atras do mexicano, não vou ser Pacheco e defender ele porque é brasileiro… O Perez pode não ser muito santinho mas ali não teve culpa, o Massa deu atras mesmo.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Samuel
9 anos atrás

Dar atrás realmente é um problema.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Fui só eu que viu que a asa móvel do Maria do Bairro não tava funcionando? Ou no setor que mede a distância ele nunca estava com a diferença de 1 seg. Isso também não pode ser, pois ele chegava na reta oposta perto demais, e na reta principal poderia abrir a asa também, mas não vi nenhuma vez o Perez assim fazer….

Alexandre
Alexandre
Reply to  Gustavo
9 anos atrás

jacaré, a medição é do primeiro ponto e serve para as duas retas.

fabio
fabio
9 anos atrás

Infelizmente foi um caso de corrida. Mas que Perez tem bem menos culpa do que Massa. Massa andou 10 voltas atrás de Vetel com um carro bem acertado, com combustivel ok e peneus melhores que todos os ponteiros e virando mais de 2 segundos que todos e não fez nada. Freios? Não, Falta de ritimo de andar na frente. Tanto que richardo passou rosberg, vetel passou perez e Massa ficou louco e tentou dar um bote certeiro e errou o cálculo visivelmente. Perez não tinha como se movimentar pra esquerda numa entrada de curva a direita, ele iria embora se assim fizesse…ele deu so menos pista pra Massa, defendeu a posição. Assim como vettel deu várias vezes o lado de fora pra Felipe. É uma pena a punição pra perez….só uma coisa a mais independente do acidente. nas condições do carro de massa, com 10 voltas, fosse alonso, kimi, jenson, e outros ai…teriam ganhado a corrida, pois eram uma mercedes pintibada, duas red fracas…ah e se fosse Senna em uma volta passaria todos.

Franco
9 anos atrás

Primeira vez que eu vejo alguém bater atrás, e ter razão…

Flavio
Flavio
Reply to  Franco
9 anos atrás

Olhe aqui e veja se ele bateu por trás amigo:
http://i.imgur.com/WRTu05L.jpg

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio
9 anos atrás

Ele bateu “de ladinho”…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Franco
9 anos atrás

A e tu acha que todas as regras de transito são aplicadas na F1 ? Por favor pare de ver corridas!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

O pessoal tem essa mania de comparar trânsito com corridas. Além de que é possível, em alguns casos, bater atrás sem ter culpa.