DOZE ARGOLAS
SÃO PAULO (adoraria) – Acho que já tinha escrito alguma coisa sobre isso, mas a notícia voltou à tona depois de uma publicação no GoAuto, da Austrália. Dono de 12 marcas diferentes, o Volkswagen Group cogita reunir todas elas sob um novo nome: Auto Union. Uau!
A ideia seria desvincular as marcas não-VW da VW, em resumo. Em vez de dizer que “a VW é dona da Porsche”, o que leva colunistas maldosos a chamar qualquer Porsche de Fusca, dizer que “a Porsche pertence à Auto Union”. Fica bonito.
Para quem não sabe (acho difícil, em todo caso…), a Auto Union nasceu em 1932 quando se juntaram Audi, Horch, DKW e Wanderer. Cada fábrica continuou existindo de forma independente, mas todas reunidas sob o chapéu das quatro argolas da Auto Union. Já nos anos 60, quando a empresa foi comprada pela VW depois de passar pelas mãos da Mercedes, a marca Audi foi ressuscitada e o logotipo das quatro argolas foi escolhido para representá-la.
Auto Union é um nome, para um grupo automotivo, que faz todo sentido. Além de carregar o peso de sua história do pré-Guerra, combina com o conceito de união de várias marcas. O Volkswagen Group, hoje, é dono da própria VW (carros), mais Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, VW Commercial Vehicles, Scania e MAN. Claro que não dá para fazer um símbolo análogo ao das quatro argolas. Doze é demais e fica feio.
Aguardemos os próximos movimentos. Mas essa possibilidade, pela importância histórica da Auto Union, me agrada e muito. A propósito, a Audi Tradition já usa o nome Auto Union na nova razão social. Vem coisa por aí.
Segue uma fotinha antiga de Campinas:
Chamar qualquer Porsche de Fusca! Está aí uma ótima idéia (sim, com a regra antiga enquanto puder)! Quando eu vir um, vou chamar o carro de Fusca e o motorista de pobre!!!
“…o que leva colunistas maldosos a chamar qualquer Porsche de Fusca…”
Conheço um ai que chama os Toyotas LMP1 de Corollão, os Audi de DKW…. xD
Bôa! hehe
Sem falar que está rolando um boato que ela estaria interessada no Grupo FCA(Fiat-Chrysler) e na Paccar ou em uma de suas subsidiárias, Peterbilt e Kenworth, para entrar no mercado americano de caminhões.
Essa Auto Union tem muita historia pra contar…foi a maior fornecedora de veículos e auto peças para os nazistas na segunda guerra; Quantos judeus, ciganos, eslavos e outros foram transportados por veículos dessa marca para a morte?
Você é bobo?
Globalização foi necessária para manter algumas marcas vivas? Foi ruim ,pois algumas perderam identidade ?
Muito boa a ideia.
Por outro lado: será que dá para quantificar o tamanho do prejuízo para os consumidores causado pela atual concentração de praticamente todas a marcas mais tradicionais de automóveis e caminhões na mão de tão poucas empresas???
Auto Union… impossível não me lembrar da Auto Latina!
É como comparar a seleção de 82 com a de 2014.