DOZE ARGOLAS

IMG_1443

SÃO PAULO (adoraria) – Acho que já tinha escrito alguma coisa sobre isso, mas a notícia voltou à tona depois de uma publicação no GoAuto, da Austrália. Dono de 12 marcas diferentes, o Volkswagen Group cogita reunir todas elas sob um novo nome: Auto Union. Uau!

A ideia seria desvincular as marcas não-VW da VW, em resumo. Em vez de dizer que “a VW é dona da Porsche”, o que leva colunistas maldosos a chamar qualquer Porsche de Fusca, dizer que “a Porsche pertence à Auto Union”. Fica bonito.

Para quem não sabe (acho difícil, em todo caso…), a Auto Union nasceu em 1932 quando se juntaram Audi, Horch, DKW e Wanderer. Cada fábrica continuou existindo de forma independente, mas todas reunidas sob o chapéu das quatro argolas da Auto Union. Já nos anos 60, quando a empresa foi comprada pela VW depois de passar pelas mãos da Mercedes, a marca Audi foi ressuscitada e o logotipo das quatro argolas foi escolhido para representá-la.

Auto Union é um nome, para um grupo automotivo, que faz todo sentido. Além de carregar o peso de sua história do pré-Guerra, combina com o conceito de união de várias marcas. O Volkswagen Group, hoje, é dono da própria VW (carros), mais Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, VW Commercial Vehicles, Scania e MAN. Claro que não dá para fazer um símbolo análogo ao das quatro argolas. Doze é demais e fica feio.

Aguardemos os próximos movimentos. Mas essa possibilidade, pela importância histórica da Auto Union, me agrada e muito. A propósito, a Audi Tradition já usa o nome Auto Union na nova razão social. Vem coisa por aí.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício
Maurício
9 anos atrás

Segue uma fotinha antiga de Campinas:
comment image

Renato F1
Renato F1
9 anos atrás

Chamar qualquer Porsche de Fusca! Está aí uma ótima idéia (sim, com a regra antiga enquanto puder)! Quando eu vir um, vou chamar o carro de Fusca e o motorista de pobre!!!

Sanzio
Sanzio
9 anos atrás

“…o que leva colunistas maldosos a chamar qualquer Porsche de Fusca…”
Conheço um ai que chama os Toyotas LMP1 de Corollão, os Audi de DKW…. xD

Cesar Vilanova-Costa
Cesar Vilanova-Costa
Reply to  Sanzio
9 anos atrás

Bôa! hehe

Zétros
Zétros
9 anos atrás

Sem falar que está rolando um boato que ela estaria interessada no Grupo FCA(Fiat-Chrysler) e na Paccar ou em uma de suas subsidiárias, Peterbilt e Kenworth, para entrar no mercado americano de caminhões.

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Essa Auto Union tem muita historia pra contar…foi a maior fornecedora de veículos e auto peças para os nazistas na segunda guerra; Quantos judeus, ciganos, eslavos e outros foram transportados por veículos dessa marca para a morte?

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Globalização foi necessária para manter algumas marcas vivas? Foi ruim ,pois algumas perderam identidade ?

Thales Marchiori
Thales Marchiori
9 anos atrás

Muito boa a ideia.

Por outro lado: será que dá para quantificar o tamanho do prejuízo para os consumidores causado pela atual concentração de praticamente todas a marcas mais tradicionais de automóveis e caminhões na mão de tão poucas empresas???

Alexandre Giesbrecht
9 anos atrás

Auto Union… impossível não me lembrar da Auto Latina!

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Alexandre Giesbrecht
9 anos atrás

É como comparar a seleção de 82 com a de 2014.