CORRIDAS, 120
SÃO PAULO (regressiva) – Julio Cesar Gaudioso mandou a efeméride. Hoje faz 120 anos da prova que alguns historiadores consideram a primeira corrida de automóveis de todos os tempos. Foi em 22 de julho de 1894, organizada pelo “Le Petit Journal”, entre Paris e Rouen.
Foram pouco mais de 120 km entre as duas cidades, e a primeira desclassificação da história: Jules-Albert de Dion foi o primeiro a chegar, mas seu carro era movido a vapor, e não a gasolina. Parte dessa história está aqui, mas há muitas informações desencontradas. Depois pesquiso direito. Fica a lembrança.
E se alguém encontrar alguma fonte bem legal sobre a prova, com dados mais precisos, coloque nos comentários que depois atualizo o post. Estou meio enrolado agora para procurar.
Pela distância percorrida pode-se dizer que a primeira corrida de carros do mundo foi então um rali. Mesmo porque ainda não havia sido inventado o autódromo. E mesmo com as disputas sendo levadas para um circuito fechado, alguém deve ter concluido que era chato carros dando voltas num mesmo lugar e então, voltaram as disputas de longa distancia ligando cidades, ou países. E viva o rali
FG, o @Speeder76 no seu blog (http://continental-circus.blogspot.com.br/) fez uma série interessantíssima sobre esse assunto.
Caso interesse, acesse o blog ou consulte ele!
Abss
Voitures sans chevaux… Ótimo!
Seguem links para duas fontes (uma em inglês e outra em francês) com muitas informações sobre a corrida. A programação, entre outras coisas, previa a parada dos participantes para refeição.
Na página em francês, bacana demais a foto do carro de um dos concorrentes dividindo a rua com as carruagens…
http://www.history.com/news/worlds-first-automotive-competition-held-120-years-ago
http://www.cc-organisation.com/CC-Organisation.com/Course_Paris_-_Rouen.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1894_Paris%E2%80%93Rouen
http://justacarguy.blogspot.com.br/2010/03/monument-to-emile-levassor.html
é um linque para o momumento em homenagem ao vencedor da prova.
Nesse elo abaixo tem uma foto do bólido:
http://www.automag.be/1895-GRANDE-PREMIERE
Constam, aliás, duas informações importantes: a telemetria, indicando que velocidade média foi de 20km/h. A outra, é a suposta mutreta do vencedor – furo de reportagem. O regulamento dizia que o veículo deveria carregar 4 pessoas durante todo o curso da prova. Entretanto, o vencedor guiou acompanhado apenas de um mecânico. Não aparece, contudo, qualquer informação acerca de alguém ter dito no rádio “Felipe, Levassor is faster than you”.
Apenas uma precisão, os dados acima tratam mais da prova de 1895, que sucedeu à carreata de 1894.
Aqui, mais próximos de 1894
http://www.worldcarfans.com/104090110307/first-competition-of-the-vehicles-without-horses
Aqui, o time charts:
http://themotorsportarchive.com/the-motorsport-archive/results-database/1894-2/1894-paris-rouen-trial/
Com não podia deixar de ser, a estrala alemã registra:
http://www.emercedesbenz.com/autos/mercedes-benz/classic/celebrate-120-years-of-racing/attachment/mercedes-benz-748941r2/
On board cameras:
http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/book/images/1894%20Paris%20Rouen%20Trail%20images.pdf
Pensei que fosse a Paris- Brussels em 1.896. O Mestre Joca sabe a calibragem dos pneus .
_http://en.wikipedia.org/wiki/1894_Paris%E2%80%93Rouen
_http://www.worldcarfans.com/104090110307/first-competition-of-the-vehicles-without-horses
-FOTOS DOS VOITURES DA PROVA: http://www.dlg.speedfreaks.org/archive/book/images/1894%20Paris%20Rouen%20Trail%20images.pdf
Entra em contato com o mestre Carsughi, ele deve ter narrado a prova…
E hoje é terça feira, era o dia de… programa Limite. : (
Meeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuu que saudade. Ainda acredito na volta do Limite com outro nome talves. E é claro com o Indiana Gomes, álbum sobre rodas, montoyometro, os brindes, os carrinhos na mesa etc:
Muito legal ler e ver as corridas antigas. Valeu galera.
Curioso é que o automovel havia sido inventando há menos de dez anos!
O primeiro brasileiro a participar de uma corrida de automóveis, provavelmente foi Santos Dumont … em 1899 … inclusive, chegou em 3º na corrida Nice – La Turbie (fonte: http://www.santos-dumont.net)….
Santos Dumont foi melhor que Ayrton Senna.