É TETRA! (1)

etetra1SÃO PAULO (tô enrolado) – Quais os temas da semana na F-1? Mudanças de regras, ausência de público, Globo que abre mão da classificação, FRIC (o sistema de suspensões interligadas, agora proibido), capacete do Rosberg, carta aberta da mulher de Schumacher. Treino de hoje? Teve, sim, com arquibancadas do monumental estádio de Hockenheim vazias e sob um calor senegalesco. Gosto da expressão, calor senegalesco.

O fato é que a F-1 está em crise. E precisa se reinventar. A história dos motores híbridos não deu certo. Mas não tem volta. Não deu certo porque são sofisticados e “quebráveis” demais, e o lance do barulho, embora pareça irrelevante, não é. Falar em reinvenção parece meio maluco no primeiro ano de um novo regulamento, mas é preciso reconhecer que o interesse despertado pelo campeonato está em declínio. As audiências de TV não deixam dúvidas quanto a isso. O que fazer, então? Como lidar com limitação de motores, com asa-móvel, ERS, MGU-H, MGU-K, economia de combustível, poucos pneus disponíveis? E carros 4, 5 segundos mais lentos por volta do que em… 2004!

Sei lá. As sextas-feiras, por exemplo. Precisam ter algum interesse. Ninguém aguenta mais ver carros desfilando em pistas “verdes” sem que nada esteja em jogo e tendo de poupar até sobreviseira porque há restrições para tudo. Soma de tempos para classificação pode ser uma boa para agregar alguma competição a um dia que é tratado como um estorvo pelas equipes. Ainda mais numa temporada como esta, que já está decidida. “Ah, mas quando era Senna x Prost era legal!” Sim, era legal, mas isso tem mais de 25 anos, os tempos eram outros, as pessoas eram outras, as mídias eram outras, o mundo mudou mais nestes últimos 25 anos do que nos 1.988 anteriores, contando apenas o calendário cristão.

É preciso mexer em algo. Hoje, por exemplo… Vou falar o quê? Que a Mercedes fez 1-2, com Hamilton em primeiro? OK, é verdade. As informações são importantes e a gente acompanha tudo que acontece na pista e fora dela. Mas isso empolga? Quer dizer alguma coisa? Um duelo de dois pilotos da mesma equipe, atualmente, é algo que desperta algum enorme entusiasmo?

Fico vendo, nos boxes e no paddock, pelas imagens de TV, figuras imponentes como Alonso, Raikkonen e Vettel totalmente desmotivados, pela impossibilidade de fazer qualquer coisa e necessidade de economizar parafusos. Cumprem tabela desde a primeira corrida do ano. “Ah, com Schumacher era assim em 2002 e você achava ótimo!” Pode ser, mas 2002 foi há 12 anos e todos achavam Felipão ótimo, também. As coisas mudam. O que era ótimo há 12 anos não é mais. E para nós, da imprensa brasileira, tinha uma graça especial que era Barrichello na mesma equipe, para o bem e para o mal.

A F-1 ficou complicada e sofisticada demais. E cara, como se sabe. Segue sendo um belo espetáculo de cores, tecnologia, talento e dinheiro, mas não causa mais comoção alguma. Não é assunto de mesa de bar. Mesa de bar é o grande termômetro do mundo. O que se discute diante de um chope está dando certo. Se você, mesmo gostando de corridas, passa uma noite num boteco com os amigos e não toca no nome de Hamilton, Rosberg, Massa, Ferrari, Red Bull, é porque seu gosto pela coisa está sofrendo do pior dos males: a indiferença.

A indiferença transforma qualquer esporte em algo insustentável. A F-1 precisa parar para discutir seu futuro. Urgentemente. As arquibancadas às moscas de Hockenheim hoje, um templo que vivia lotado, me deixaram com uma sensação meio esquisita.

Está tudo muito esquisito. Mas pode ser apenas impressão, sei lá.

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Valdemir Silva Braga
Valdemir Silva Braga
9 anos atrás

Eu acho que a formula 1 ainda está muito distante do “povo”, com suas regras complicadas, estranhas, com artificios para ultrapassar, manipulação dentro das equipes e com isso, afasta o publico, acredito que isto é em todo o mundo. Ela que está sempre de olho no mercado americano, deveria tomar como exemplo, a formula Indy, a Nascar, com seus regulamentos mais simples e bem mais próxima do publico, até porque a atração do espetáculo são os carros e os pilotos e justamente são esses que a formula 1 esconde mais. O público também mudou muito e a grande diferença hoje em dia é que somente os apaixonados, os que têm amor ao esporte, os que acompanham tudo é que assistem as provas, os treinos, vão aos autodromos, os outros…

leao_da_montanha
9 anos atrás

quer arquibancada cheia em treino classificatório? é só a fia, fom , fomfom, foca, morsas, leões marinhos e outros bichos mudarem o formato atual de treino classificatório, que está cheio de regrinhas chatas e limitantes para os pilotos . volta pra regra onde os pilotos entravam na pista quando queriam, e podiam tentar retomar a póle quando alguem batia seus tempos (grandes disputas entre piquet, prost e senna e vários outros, perdendo posições e voltando para o pista para retomar no braço e na bota pesada a posição no grid que haviam perdido).

leao_da_montanha
9 anos atrás

antes f1 era o “primo rico”, isto é , quebrou um motor pode usar outro, quebrou cambio???? ué troca. agora quebrou, trocou, é punido, na proxima corrida perde posições no grid, gasolina? teeem que economizar. ué, não é o primo rico? de que adianta carrões se não tem dinheiro pra gasolina e pro pedágio pro guarujá? tem que fazer farofada na represa mesmo ( e olha que até é divertido farofar na represa, mas tem que ir de chevelho pra ser legal).

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

Cambio manual e um V12 resolvem esse problema.

Andre Martins
Andre Martins
9 anos atrás

Eu penso que a essência da F1 é ter automóveis á frente de seu tempo, mas parece que está acontecendo ao contrário. As últimas mudanças só serviram para nivelar os bólidos com os carros de rua.

roxxonvaldez
roxxonvaldez
9 anos atrás

cai na real FLÁVIO, mesa de bar não tem mais discussões mas digitação de celulares e tablets. o fox radio vivo é bom porque parece uma mesa de bar antiga.

Willian
Willian
9 anos atrás

engraçado achei que era eu que estava mudando e perdendo interesse na f1 …………

valmir lopes
valmir lopes
9 anos atrás

o problema foram os 7 x 0. Está todo mundo bêbado por la ainda. Brincadeiras a parte, sugiro que a formula um seja reinventada com exageradas doses de Piquet, Senna, Mansel Fittipaldi, Alan Jones e sobretudo de Gilles Villeneuve. Gosto da formula 1 e vou continuar assistindo, porém tenho que reconhecer que ela está muito parecida com nosso campeonato brasileiro de futebol em todas as suas divisões (em todas elas só se salvam o Campinense clube de Campina Grande que está na miserável série D e a gloriosa e injustiçada Portuguesa, vergonhosamente rebaixada para a série B.

Alexandre Novaes
Alexandre Novaes
9 anos atrás

Boa tarde Flávio!
Perfeito.
A F-1 está ruim demais. Em franca decadência.
A palavra é esta mesmo: indiferença.
Tenho 33 anos e desde os 5 sou (ERA) fanático por F-1.
Quantos churrascos, festas, pizzadas eu perdi para ver um treino de classificação/corrida! (Hoje, com os treinos, quando muito ponho para gravar no gravador digital da TV a Cabo e vejo na hora que dá, dando “fast forward”).
A F-1 está se auto-destruindo e faz tempo.
Quando antes da temporada de 2003 decidiram fazer o qualifying com apenas uma volta rápida, e com o combustível que iriam largar no dia seguinte, já torci o nariz. Acabaram com a disputa feroz na classificação! E acabaram com o warm up.
Aí em 2006 acabaram com os V-10! Para mim, a pior coisa já feita contra a F-1! Aí puseram os V-8…. ééééééééé…. até que eram bons naquelas. Até passa.
Aí vieram asa móvel, Kers etc. Ok, tem sempre o argumento que a F-1 é laboratório para a indústria e tudo o mais. Mas isto foi acabando com o Esporte F-1, e fez crescer o Laboratório F-1. Escolheram um outro caminho.
Se a principal função então da F-1 é ser um laboratório, uma sugestão: usem um circuito do calendário e fiquem colocando os carros para andar, testando tudo quanto é tipo de inovação. O ano inteiro se quiserem. Tenho certeza que vão surgir coisas maravilhosas para a indústria.
Muitas restrições, muita artificialidade. Muitas punições inúteis e absurdas aos pilotos. Regras esdrúxulas, ambíguas e confusas.
Uma administração e gerência muito ruim, em resumo.
Aí fizeram todas estas alterações para 2014…. aí foi a gota d’água para mim.
Uma F-1 silenciosa! Que coisa horrível!!
Sim, conseguiram fazer uma categoria verde…. mas esportivamente precária. Escolheram este caminho.
Hoje, a F-1 para mim é uma categoria qualquer, mediana. Insossa.
No máximo, uma F-Indy melhorada. E isto NÃO É um elogio.
Eu continuo assistindo por força do hábito.
Mas a paixão pelo esporte se foi há algum tempo.
Hoje meu sentimento com relação à F-1 é: indiferença.

Müller
Müller
9 anos atrás

Enquanto titio Bernie continuar achando que mídias sociais, internet e marketing digital não valem nada, o produto dele vai minguando aos poucos.
Uma categoria que não deixa sequer um segundo de vídeos publicados por terceiros no youtube por “uso irregular da imagem” não deve agradar tanto assim eventuais patrocinadores. A McLaren que o diga…

Jorge Luiz
Jorge Luiz
9 anos atrás

Olá Flávio! De uns anos p cá,tenho visto e analisado o mundo com outros olhos, o da Teoria da Conspiração. Certas coisas como boicote a Hamilton,certas quebras,falhas nos freios,manobras estranhas,pits mais lentos. Em outros esportes como futebol,Neymar levando um pancada que ja estava premeditada,Thiago Silva levando cartão amarelo suspeito,e agora na avoção, esse avião q caiu com 298 pessoas a bordos,sendo cento e poucas de cientista especialista Aids, quem ou quais grupos ou empresas multimacionais estariam ou nao interessadas nessa CURA? . Caro Flávio há interesses escusos,e vc sabe que há,por trás de supostos aparentemente incidentes,nada acontece por acaso.
Quando se lida com massas populacionais,se mexe com emoções,sentimentos , e com isso a razão passa longe,a grande maioria acredita no que lhe e passado,um verdadeiro roteiro de cinema,digno roteiro de novela das oito,semelhante a Quem matou Odete Roitman?.
Quando há dinheiro envolvido,os valores morais,a honra,o patriotismo,hombridade, ficam em segundo plano, o que importa é ter e não ser,o status que conta.
Creio piamente que os olhos intelectuais do povo irão se abrir um dia,Libertas Quæ Sera Tamen, e iremos desfrutar do néctar da sobriedade,um abraço,e que DEUS abençoe o Brasil !!!

Bruno Manhães
9 anos atrás

Realmente tem muitas coisas para serem revistas principalmente como restrições de testes e desenvolvimento se alguém inventa algo novo que dá certo logo é barrado assim como o barulho dos motores mesmo que pra mim não faça tanta diferença mas para maioria e para o espetáculo faz falta porém na minha opinião este ano acho que a f1 deu um passo em relação ao desenvolvimento de motores como todo reaproveitamento e etc mas foi só isso, coisas como consumo de combustível controlado obrigações de uso de 2 tipos de pneus estes que cada vez mais são difíceis de intender e conservar o excesso de restrições aerodinâmicas que conseguiram desestimular cada vez mais os engenheiros gênios de inventar coisas novas a não utilização da internet e rede sociais poucas equipes e montadoras interessadas em ingressar na f1 onde existem poucas oportunidades para os jovens pilotos tudo isso ajudou no afastamento dos fans e principalmente manter sr Bernie Eclestone que no passado ajudou a fomentar o espetáculo este mesmo senhor está conseguindo fazer todos a perder o interesse pela f1 a fia também tem culpa nesse processo todo pois o piloto hoje não pode isso não pode aquilo punição besta pra cá pra lá muitas pistas que também não trazem emoção nenhuma como disse Piquet em 94 verdadeiros circuitos Mickey Mouse deu no que deu agora fica difícil de ver alguma Luz no fim do túnel alguém tem mais alguma sugestão? não quero ser pessimista nem vou deixar de acompanhar porém eu também já não faço coisas que fazia até pouco tempo atrás para acompanhar como acordar cedo ou de madrugada para ver treinos e corridas assisto em sua maioria em horários alternativos se pra mim que nesses anos todos sempre acompanhei está assim imagina para aqueles que só assistem quando tem brasileiro ganhando…

Paulo Z
Paulo Z
9 anos atrás

Eu mesmo mais leio noticia do que assisto as corridas. Só vejo os melhores momentos pelo site da globo. E o que voce disse sobre papo de boteco é verdade, meus amigos me acham um idiota por acompanhar algo tao sem graça que se tornou a F1!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

O começo do fim da era do automovel! Neste ano vende-se mais carros usados do que novos, neste ano a TV começa a cortar o espaço da F1, Neste ano cria-se uma regulamentação urbana, para se limitar o número de vagas de garagem nos próximos edifícios.Neste ano a Ford está vendendo monoblocos zero do Mustang 65!Neste ano estou vendendo meu gol G5, para ficar só com a Kombi 71. Mas não vendo as motos, porque essas têm futuro!

Ernesto Longhi
9 anos atrás

É, e a emissora oficial já sacou. Evidência disso é que nem o qualifying para o GP da Alemanha passará ao vivo. Podem até enganar o público médio, mas não quem acompanha há tempos. Se a audiência tá uma porcaria (pra não usar um adjetivo mais pesado), a referida emissora que passe a bola para seu canal esportivo por assinatura.

Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
9 anos atrás

Agora o babão disse que houve um atraso causado pelo acidente do Comandante. Vai mentir assim lá na pqp…

Andre Juliano
Andre Juliano
9 anos atrás

Li todos os comentários postados aqui e 99,9% estão insatisfeitos com a F-1 atual e pedem/sugerem mudanças das mais variadas. Só que, quando uma Ferrari – que ganhando ou perdendo, queiram ou não queiram, é o nome mais importante e tradicional da Fórmula 1 – reclama de tudo, pede mudanças e ameaça até abandonar as corridas, todos também são quase unânimes em dizer que é “chororo” dos italianos. Vá entender esse povo….

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Mais cartolagem do que pilotagem.
Está na hora de algum (ex) piloto dirigir a categoria, alguém que goste mais da F1 do que de si próprio.
Que me perdoem os comportados, mas, automobilismo e “esportes a motor” nunca foram algo politicamente correto, longe disso. Existe coisa mais irritante do que o locutor da tv dizer que os pilotos estão sendo investigados em razão de uma fechadinha ou uma trajetória fora do padrão usuam …. ora bolas.
Automobilismo é esporte de contato e quando essas merdas de investigações de comportamento na pista são anunciadas, tenho desligado a tv para fazer coisa melhor do que ficar vendo carrinhos não poluidores e silenciosos correr nos trilhos com pilotos comportados.

Mario
Mario
9 anos atrás

Desculpa o puxa-saquismo barato. Você é o melhor Flavinho. PQP, que texto. Compartilharei no meu mundo virtual. E isso só vai mostrar que você está mais do que certo. Receberei uns 2, 3, 4 no máximo, “curtir” no Facebook! Isso mostra que a F1 nao está mais em pauta…. triste!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

O futebol, apesar de toda tecnologia disponível, não permite o uso dos telões para que não haja babaquice. A única que passou foi aquela do tira teima para evidenciar se a bola entrou no Gol. Precisa voltar a ser somente o piloto e o carro na pista. Eu gostei da idéia de retirar o rádio para eliminar a babaquice. Deixar duas lâmpadas (nada de LED) iguais aos de ônibus que acendem quando se puxa a cordinha para parar. A saber: Uma laranja para avisar a hora de ir para o box e outra vermelha para avisar que o piloto deve sair da corrida (aí o deve ter feito uma. E um botão para o piloto avisar à equipe que vai parar para troca de pneus (vale a sensibilidade e o senso de estratégia ) Se tiver o companheiro ali, azar.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

A F1 está comunista. Não pela busca da economia, mas pela busca da igualdade. Pela busca do nivelamento ( nivelamento por baixo?? Não posso nem citar isso…! Faz de conta que não falei.). Pela busca da artificialidade para se manter uma suposta atratividade e equidade.
Deu no que deu: um século de história já sabe.

Giuliano SPFC
Giuliano SPFC
9 anos atrás

Cara uma coisa besta pra mostrar como a F1 tá mal, vou a 14 anos na Corrida de Interlagos, e tenho sempre o costume de guardar como recordação aqueles guias da Corrida, que são ofertados de graça na porta, muito bem acabados por sinal, com todos os pilotos e equipes da temporada, fotos das corridas anteriores e tal, ano passado me dei conta de que assisti a temporada inteira mas não conhecia a cara dos pilotos que ficam da metade para trás do Grid, tipo Markus Eriksson, Jules Bianchi, Jean Eric Verne, Max Chilton etc, nos EUA os americanos devem saber até quem é o porteiro de Indianápolis, a F1 dos últimos anos é toda envolta em segredos, uma chatice, piloto só da entrevista com um papagaio de pirata do lado gravando tudo, os caras cobrem os carros a todo momento, até em batida com carro destruído os caras se apressam em cobri-lo, os pilotos parecem robôs e se comportam como freiras pra não manchar a imagem das grandes corporações que fazem a categoria, não é questão de saudosismo, mas quando fez 20 anos da morte do Senna, a Sportv reprisou corridas dos anos 80, o clima era totalmente diferente, até relaxado, descontraído, pilotos passeando livremente, acho que a F1 precisa olhar um pouco para trás para mudar o seu futuro!!!

Dú
9 anos atrás

Flavio, já era. Acabou. Tipo fazem 36 anos que Piquet, saiu campeão da F3 para a F1 estreando em Hockenheim. 36 anos! Dai veio Senna, morreu, Barrichello, Massa, a Globo pensando que o produto Bruno Senna era rentável, pois o Nelsinho envergonhou tipo os 7 X 1 e assistimos por osmose essa merda de asas, pneus e não me toques. Tirando a Truck, onde a competência da Dna. Neusa enche autódromos, sustentando Equipes, nos resta se divertir com os regionais. Por isso tiro o chapéu para João Paulo, Tony, Helinho, Farfus e uma turminha que se virou sozinha, na garra e capacidade. Imagino os Argentinos que chegaram em Interlagos para acampar na Copa, e deram de cara com Porsches andando e só eles na arquibancada.

Jonatas
Jonatas
9 anos atrás

Vejamos. Uma categoria de protótipos onde não se pode testar, onde não há estabilidade de regulamento, onde a competitividade é estimulada artificialmente, onde se premia a regularidade ao invés da ousadia, não tem muito como encantar mesmo. Essas novidades todas ao longo dos últimos anos afastaram fãs antigos e não funcionaram para atrair novos fãs. O resultado está aí. Mas, enquanto Ecclestone for vivo, nada muito significativo irá mudar infelizmente.

Marcelo Bombardelli
Marcelo Bombardelli
9 anos atrás

E’ a primeira vez da minha vida (desde 1988, que e’ o primeiro campeonato que me lembro) que penso “ah, desencana….nao vou acordar cedo amanha pra ver isso…”.

Alfredo
Alfredo
9 anos atrás

Me parece que os galegos estão ainda de ressaca pelo tetra no futebol, e sexta feira não é um bom termômetro. O que temos visto é uma temporada muito boa. Eu pelo menos ando grudado na ultimas corridas e assistido pegas espetaculares. Hááá mais é pega pela 5a posição. Come on, na era Senna x Prost não era raro o primeiro colocar uma volta no segundo os os primeiros colocarem voltas nos restantes. penso que é muito cedo para julgar o novo sistema e se mexerem novamente para o ano que vem, não vão conseguir nunca ter um campeonato mais parelho, porque quando os “outros” conseguirem dar um passo para alcançar a Mercedes, mudam novamente todas as regras do jogo, normalmente para tentar ajudar um velho chorão que só acha a F1 linda e maravilhosa quando a equipe vermelha dele ganha vários campeonatos seguidos.
Se banirem mais alguns daqueles “apetrechos” aerodinâmicos, tirarem o tal DRS, deixarem os pilotos serem mais competitivos sem tantas punições e liberarem o fluxo de gás por volta, a coisa tem tudo pra dar certo. se entrarem no jogo de Maranello e mudarem tudo novamente, vão deixar o público mais doido ainda. Ok, vá la, coloquem as tais placas de titânio, fogos de artificio são sempre legais e aparecem bem na foto!!!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Por falar em Tetra, a Alonsete-mor do blog anda estressadinha demais, com os nervos à flor da pele, xingando Deus-e-o-mundo-e-os-filhos-do-Raimundo por aqui como se não houvesse amanhã. Uma valentia virtual de botar medo no Chael Sonnen. Acalme-se criatura, nada está tão ruim que não possa piorar. Já são 8 anos na fila and counting…

“Allez, me diz como se sente
Ver de longe quatro estrelas a brilhar…
Te juro, ainda que os anos passem…
Vc nunca vai nos alcançar.
Quatro taças só nós temos
E sem trapacear
O Ve44el não obrigou o Nelsinho se lascar…
Uma coisa mais te digo
Para nunca esquecer…
O Senna tem mais taça que você…!”

Chupa Alonso!!!

Mario
Mario
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Cara, seus comentários só me fazem pensar uma coisa: arranje uma vida amigo!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Criativo, rs

Alberto
Alberto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Matteoni, você se tornou um obcecado. Procure ajuda.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Esse ano fez muito mal pra ele, máscaras caíram. Deve ser foda torcer 4 anos freneticamente por um piloto limitado como o Vettel e achar que se tratava de um gênio, aí vem o Ricciardo e o entuba sem dó e vaselina. O cara pirou, perdeu as estribeiras, digno de pena…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

O dia que seu pilotinho fake bater o companheiro de equipe, você vem aqui tirar uma com quem torce pelo Alonso. Com aquelas RedBulls de 2009 a 2013, Kvyat seria campeão. Aliás, se o melhor piloto da Toro vai para o segundo melhor carro da Redbull, melhor seu pilotinho de araque começar a buscar emprego e já, pra ontem… Kkkkkk, chuuuupaaa Vettelete mal amada!!

Claudio
Claudio
9 anos atrás

Faz anos que a F1 faz de tudo para desmotivar quem gosta de assistir boas corridas e ver competitividade nas pista. Parabéns…conseguiram !!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
9 anos atrás

Antigamente, com os teste a margem para evolução era maior. Hoje é só simulador e túnel de vento em um regulamento que tirou um pouco a importância da aerodinâmica, o que talvez não seja de todo ruim, fazendo com que os carros fiquem um pouco mais mecânicos. Mas é fato que o regulamento não dá margem para as equipes evoluírem muito e quem está muito na frente como a Mercedes, não será alcançada pelas outras equipes mais próximas. No geral, acho que a coisa toda ficou muito complicada. Para se acompanhar a fórmula 1 e entendê-la você tem que ser um especialista. O cidadão comum, não entende e acho que fica desmotivado em tentar entender tantos detalhes que vão desde Q1, Q2, Q3. DRS, os tais Kers (o do freio e o do motor), enfim, uma séria de coisas. Fica difícil entender o andamento das corridas quando se começa a janela de pitstops e o que as possíveis estratégias podem determinar. Até os tipos diferentes de compostos para cada circuito, São muitos detalhes. Porra, nego tem que ser um especialista. Antigamente não era assim. Era mais fácil entender as corridas. O lance do ronco dos motores é insanidade. Os caras mataram a alma da F1. O ronco dos motores era a identidade do esporte. Podem ver que em muitos meios de comunicação, no rádio por exemplo, ninguém reformulou suas entradas e vinhetas colando o som dos turbos, permanecem os aspirados.

Joca
Joca
9 anos atrás

Começava pelo passado, as vezes voltar mostra um melhor caminho, tirava estas parnefenalhas de asinha para tudo que é lado,ficava tudo limpo, motor com bloco grande e dois canos com um otimo coletor de escape e muito barulho, pouca eletrônica. Do jeito que vai os pilotos no futuro estarão pilotando sentados nos boxes . Quanto aos comentários de que o automobilismo já era acho que não é só olhar para os gringos mesma formula a dezena de anos autódromos cheios uma corrida tem que ser um evento e não somente uma corrida.

Robertom
Robertom
9 anos atrás

Cuidado Flávio, a FIFA tentará impedi-lo de utilizar a imagem do Taça e do time campeão. (que cretinice)

Carlos Pereira
Carlos Pereira
9 anos atrás

A F1 está em decadência faz muito tempo.
E à mim, o problema tem um nome : Bernie.
Ele tentou a todo custou tomar as rédeas da categoria, e tirou o “amadorismo” dos garagistas que existiam até então.
Construiu, em conjunto com o Tilke, essas aberrações que vimos hoje em dia, que chamam de autódromos, acabando e mutilando circuitos lindos e desafiadores, como Interlagos, Osterrechring, Hockenheim. Nurburgring, Fuj, e outros.
Os carros são todos mera copias, uns dos outros. Só mudam de cor. E de bico. Acabaram com a criatividade dos engenheiros e projetistas. Pneu padrão pra todo mundo…Guerra de borracha seria bom. Pilotinhos biônicos, (Vettel chorando feito criança em Silverstone foi ridículo) que rezam a cartilha das equipes, que por motivos financeiros, rezam a cartilha do patrocinador. Ordens ridículas de equipes. Regulamento pouco interessante.
Enfim, há uma série de variáveis que estão deixando a categoria sem atrativos. E tende somente a piorar. Não há liberdade para ninguém inovar. Até quando isso irá durar ? E outras categorias podem cair no mesmo destino se algo não for feito urgentemente.

André Sb
André Sb
9 anos atrás

Hegemonia meus caros… hegemonia. 2004 no início do orkut todos xingavam o marasmo da Fórmula, que vinha a 5 temporadas com um piloto apenas sendo campeão.

De 2010 a 2013 a mesma coisa. Vettel e Red Bull tiveram méritos? Óbvio que sim, mas eu não ligo a tv pra ver mérito técnico e aerodinâmico, ligo a tv pra ver ultrapassagens e disputas, vários pilotos ganhando.

Agora achei interessante a menção ao Vettel desmotivado… vamos ver quanto tempo aguenta antes de surgirem rumores de saída da Red Bull. Quem passa a adolescência comendo picanha não consegue comer coxão mole quando chega na vida adulta.

Silvio
Silvio
Reply to  André Sb
9 anos atrás

Mandou muito bem, André! Principalmente quando diz: “[…] eu não ligo a tv pra ver mérito técnico e aerodinâmico, ligo a tv pra ver ultrapassagens e disputas”. Eu me enxerguei no seu comentário. Parabéns!

Francês
Francês
9 anos atrás

RONCO? Odeio ronco. Odeio toda CG125 que passa aqui na rua como escape furado com chave de fenda. Odeio toda CBR 600 sem escape com um bombado de academia de regata pilotando. Isso já deu. Passou. Barulho? Porra. Põe um fone de ouvido e liga Sepultura no último volume. Os tempos mudam. Fórmula 1 não mudou tanto assim. Sempre teve uma equipe dominando. Era McLaren, depois Benetton, depois Ferrari, depois RBR, e agora Mercedes tudo na mesma. O único problema é que não surgiu um piloto brasileiro bom o suficiente, como Emerson, Piquet e Senna.

Gustavo Terra
Gustavo Terra
9 anos atrás

Primeira coisa: mudar os circuitos. Ex foi a palhaçada na Áustria. O circuito dos anos 80 era outro. Silverstone era outra, curvas alucinantes de pé em baixo, hj um ziguezague.
2o, pneus, mais pneus por favor.
3o acabar com as punições aos pilotos por manobras arriscadas, liberação de boxes equivocadas e outras besteiras.

Jonny'O
9 anos atrás

1ª A globo está correta….mostrar as 2 primeiras sessões que não valem nada….na verdade vale, como um jogo de azar….se um favorito faz alguma merda e fica de fora, algo totalmente artificial e babaca diante do custo do brinquedo.
2ª deveriam urgente acabar de uma vez com o downforce……F1 é um esporte, e como esporte seria esperado ver a arte na sua forma mais explicita…pilotos brigando por posições de forma natural ……sem precisar de asas moveis ….um horror isso !!!…..sou a favor dos carros serem como os F-ford 1600…os sem asa alguma…… seria o fim do alto custo do túnel de vento .
3ª mudar radicalmente a regra….liberar geral o motor quanto a arquitetura …..4 cyl, V5,V8,V12…16 ….turbo, aspirado,elétrico ,turbina …..a cavalos!…….o mandaria seria a quantidade de combustível (ae teria que achar um parâmetro pro elétrico).
4ª liberar geral o numero de equipes…….quem não conseguir classificar em pouco tempo cai fora…como sempre foi……que voltem as perebas pra gente contar boas historias no futuro.
Então…por favor Flavio, envie estas sugestões presidente da FIA.

Gracias.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
9 anos atrás

Não é falência do automobilismo, porque em termos de bilheteria, Nascar e DTM dão show.

é a F1, que deve buscar meios de igualar as equipes para “imortalizar” o melhor piloto. Um único fabricante chassis, e as equipes têm direito apenas de desenhar as asas e o bico.

marcelo silva
marcelo silva
9 anos atrás

Ñ tem competição,ñ tem testes,ñ tem patrocínio de cigarros,tem economia de gasolina e pneus,nem o ronco dos motores mais tem !!!! Tá osso assistir F1 !!! Virou como já disse alguém , categoria de motoristas de táxi !!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Começaram a fuder (não encontro outra palavra) com tudo quando mexeram na planilha de 16 corridas tradicionais por ano. Nas que sobraram, o arquiteto alemão fudeu com o resto a exemplo do que ocorreu com Hockenheim. Nesse rodízio de pistas e países durante o ano, a imprevisibilidade torna difícil acompanhar. Seria como novela, perdeu um capítulo, a história, perde-se o interesse em continuar vendo. A não ser que o enredo seja bom.

AS
AS
9 anos atrás

… o barulho do carro é tão chocho que a prova de carros antigos antes da prova, mata a saudade de quem adorava o barulho dos carros.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
9 anos atrás

Voce esta coberto de razão, também havia reparado que as arquibancadas estavam fazias.

Aqui no Brasil até faria sentido dada a estiagem de vitorias e títulos. Mas na Alemanha?? Um Pais com a montadora dominante, um Pais com o atual tetra-campeão do mundo, com o piloto alemão líder do campeonato, com a melhor economia da Europa e uma das TOP3 do mundo???

Tem mesmo alguma coisa errada, erraram na mão. A começar pelo barulho dos motores e finalizando pela grana monstruosa que as equipes passaram a gastar.

Lembro de levar pessoas para ver corrida de F-1 pela primeira vez na vida… na saída ouvia um monte de comentários, dos mais diversos, todas comentando alguma coisa que havia chamado a atenção, uns para a velocidade, outras para o cheiro do combustível, outras pelo disco de freio incandescente, outras pelas cores (diferentes da televisão… porém, TODAS as pessoas falavam que haviam ficado impressionadas pelo barulho dos carros.

Segue o jogo,

Alessandro Silva
Alessandro Silva
9 anos atrás

Acho que não é só impressão. Acho que é o começo do fim.
Com 42 anos, eu insisto na Formula 1 por dois motivos: nostalgia (porque cresci assistindo as corridas com meu pai) e esperança de ver algum dia a categoria se tornar tão puramente competitiva quanto já foi.
Não critico a mudança nos motores, mas retirar o reabastecimento e limitar o consumo durante a corrida é ridículo. Além disso, ainda tem essa regra babaca dos pneus e asa móvel. As corridas se tornaram chatas, previsíveis e programadas. Um carro um pouco menos veloz não consegue segurar outro por culpa de toda essa bobagem. Vettel teria passado Alonso na Inglaterra se não tivesse asa móvel? Claro que não!!! Aumenta o número de motores a um por corrida, coloca um tanque de 45 litros e traga de volta o reabastecimento, retira asa móvel (é possível ultrapassar sem ela) e coloca três tipos de pneus: Slick, Intermediário e Chuva. Pronto! Simplificamos tudo. Com 45 litros no tanque o piloto ou anda e para duas vezes ou segura e para uma! Com um tipo de pneu slick todo mundo anda igual. E sem a asa móvel, vai passar que tiver competência e vai segurar quem for frio. E parem de punir piloto que usa a zebra. Pronto! Pra mim é isso!

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Na parte tecnologica acho que a F1 está no caminho certo, na parte esportiva,
é que deixa a desejar, campeonato de um equipe só, preços caríssimos para
ve-la ao vivo, longe da internet, etc,,, realmente precisa se reinventar.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Flavio, carros que tem que economizar gasolina e pneus ao invés de acelerar e com esse barulhinho sem graça não pode mesmo despertar interesse, fora essas pistas novas que não estão com nada. Eu sou um que já não acorda mais de madrugada pra ver corridas e treinos. O próximo passo é não acordar mais as 9 hs (sim, é cedo pra mim).
Quanto as 6as. feiras, já não houve um período em que os tempos da 6a. contavam pra classificação ou sonhei com isso?

Andre Juliano
Andre Juliano
Reply to  Paulo
9 anos atrás

não sonhou. nos anos 70, os treinos de 6a também eram válidos para a formação do grid. p.ex. se um piloto fizesse na 6a, um tempo de volta melhor que no sábado, era esse tempo melhor que contava para a classificação…

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Os pilotos não estão desmotivados por causa da Mercedes.
Estão desmotivados porque não podem mais correr. Trata-se de corridas de endurança de curta duração.
Palavras do Alonso: Os carros são mais pesados, mais lentos, difíceis de entender, você não pode forçar… você força duas voltas e tem que economizar pneus…

https://soundcloud.com/axis-of-oversteer

Pra mim tem que voltar qualyfing de 60 minutos com jogos de pneus à vontade e motor de classificação para todo piloto. O cara ter uma ou duas tentativas de pole no Q3 é um absurdo. Trava uma roda já era. Absurdo isso.

E acabar com essa viadagem de pneus que não duram. Deixem os caras correr!

Thiago basilio
Thiago basilio
9 anos atrás

Acho que é impressão sua.

Fernando Passos
9 anos atrás

Acho que tem que acabar com os treinos de sexta e fazê-los aos sábados de manhã com a classificação no sábado à tarde. De sexta muita gente que compra ingresso não pode ir porque trabalha, simples assim.

E outra, matar o trabalho para ver o quê, se o motor tem limite de uso, pneus e tudo mais?

Que coloquem um set de pneus macios e um set de pneus duros para cada treino, não usou o pneu? Devolve.

A cada X voltas em treino cada equipe tem direito a usar mais um motor (entenda-se três componentes de cada unidade de força) na temporada sem tomar penalizações. Quem anda mais, gasta mais, porém evolui mais. Mais atrações para o público.

Exemplo. Façam um treino de duas horas das 8:00 às 10:00 do sábado e outro, também de duas horas, das 11:30 às 13:30 no mesmo dia. Classificação às 16:00h. Você faz a torcida chegar cedo ao autódromo no sábado (os mais apaixonados), fazendo com que gastem muito mais dinheiro com comida, bebida e bugigangas.

“Ah, mas se fulano bater o carro ou quebrar algo que demore para arrumar no treino de sábado fica de fora do classificatório”… Perdeu, playboy! Se ferrou! Tomou! Adios!

Quer treinar? Quer evoluir? Tem que arriscar. Ficou com medo de bater ou quebrar e se ferrar e, por isso deixou de treinar? Vai penar com o acerto para a corrida.

Sei lá, é minha opinião. Eu sei o que passo para conseguir ir às sextas de F1 em Interlagos… praticamente vendo um rim para conseguir não perder o treino… Preferiria muito mais que fosse tudo no sabadão.

FABIO LUÍS GIORDANI
FABIO LUÍS GIORDANI
9 anos atrás

O problema é o seguinte: se houvesse algum brasileiro disputando a ponta do campeonato, conseguindo várias pole positions e ganhando corridas com certeza o enfoque da midia seria outro. Os motores seriam considerados verdadeiras obras de arte, os carros estariam a beira da perfeição e somente os pilotos brasileiros com suas habilidades inatas saberiam guiá -los

Mauro Batera
Mauro Batera
9 anos atrás

Do jeito que a F1 esta cara, eu fico me perguntando, por que navatas equipes entram na categoria?

Em 1988 e principalmente 1989, havia até pré qualificação, pois haviam equipes novatas de montão e que sonhavam em conquistar pontos e até mesmo subir no pódio, pois era um sonho mais real.

Hoje, os caras andam lá atrás e só vão conseguir pontuar se mais da metade do grid quebrar.

Que fase a F1 chegou…

klaus
klaus
9 anos atrás

Olha, eu acompanho assiduamente a Formula 1 desde 1984. Sou daqueles que acorda de madrugada pra assistir corrida ( para fúria e desconsolo da minha digníssima esposa…). Agora, esse ano tá dose de assistir. Fiquei sem assistir tres corridas e parece que não perdi nada. O problema (pra mim que já tô meio velho) é piloto ter que economizar combustível a corrida toda desde a primeira volta e essa viadagem de nego só de passar na zebra ter que devolver posição, pagar drive thru, pedir perdão de joelhos pro adversário e ainda lamber a bunda do diretor de prova pra não perder posição de largada na próxima prova. Que liberem o consumo a vontade, volta o reabastecimento e deixa a tigrada quebrar o pau na pista. Do jeito que está parece corrida de mulherzinha.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
9 anos atrás

Comecei a ver corridas quando o Senna morreu. E pela primeira vez estou de saco cheio da F1, nem me coço quando não consigo assistir os treinos.