O PIRELLÃO
RIO (daqui a pouco falamos de bola) – Dias agitadinhos, estes. No mundo do futebol, diga-se. Por isso estamos voltando só hoje. Digamos que ontem o trabalho foi intenso. E me arrependi de não ter levado a cabo um blog de Copa. OK, eu não teria tempo. Não dá para multiplicar as horas de um dia por dois. Mas é pena. Esta Copa da zueira daria um grande blog, melhor que o o de 2010.
Mas deixemos isso de lado para falar dos dois dias de testes de Silverstone. Ontem, Massa foi o mais rápido. Hoje, Bianchi. De Ferrari, esclareça-se.
Só que o grande barato da quarta-feira foi a Lotus tunada-dos-mano com rodão de 18 polegadas e pneu de perfil baixo, o Pirellão. Quem andou com ele foi Charles Pic. No total, o francês completou 14 voltas e a Pirelli disse que não se preocupou com tempos. Mas que se as equipes quiserem adotar esse modelo para o ano que vem, é só avisar com alguma antecedência que não tem problema nenhum. E outra coisa. Segundo a borracharia italiana, o lance é puramente estético.
Os pneus usados por Pic têm a mesma largura que os atuais para rodas de 13 polegadas (245 mm na frente, 325 mm atrás), mas o diâmetro é 30 mm maior. O peso total do conjunto, pelo que entendi, é 4 kg maior que os atuais. As paredes têm menos borracha, como se vê.
Para entender direitinho, estamos falando, no vulgo, de pneus aro 13 e pneus aro 18. O que determina o aro é a roda. Quem já mandou trocar o pneu do carro uma vez na vida sabe do que se trata.
Eu já não sei direito o que pensar dessas coisas. Rodas e pneus da Fórmula E são de perfil baixo, como esses usados por Pic. Alguém deve imaginar que seduzem os mais jovens. Eu acho uma bobagem. Mas tem tanta bobagem no mundo, que essa é apenas mais uma.
Resultados de hoje estão aqui. Voltamos em instantes, como se diz.
Acho que o meio-termo seria o ideal. Aro 15 ou 16, com um perfil não tão baixo. Não aumentaria muito o peso da roda, não acarretaria mudanças profundas na geometria de suspensão e melhoraria muito o resfriamento dos freios, possibilitando inclusive a utilização de discos maiores, aumentando a eficiência da frenagem. Sem contar que esteticamente ficaria mais bonito, com um desenho mais parecido com um pneu de rua. Sempre lembrando que a F1 é um laboratório, e essas mudanças nos pneus futuramente se refletirão nos veículos de passeio.
Pergunto, esse modelo limitaria o uso das zebras?
Se sim, mesmo com um carro mais potente teríamos voltas mais lentas?
Pra uma categoria obsecada em reduzir peso do conjunto, tirando do piloto inclusive, dizer que o novo conjunto de pneus/rodas resulta em aumento de peso sobre os atuais, já é falido de saída, não é?
O Formula E que está em teste também usa configuração parecida de roda e pneu.
ÉH UMA BELA DE UMA POR-CA-RI-A!!!!!!!!!
E junto com essa “aberração´´ tambem colocarão “neon´´por baixo do carro???É o começo do fim da F1…
Já que é pra ficar “tunado” assim fica melhor ainda: http://t.co/A21c25Z6C1
Achei que ficou bacana. Que eu saiba, a F1 usava rodas tão pequenas, por regulamento, apenas para limitar o desenvolvimento dos freios, e não porque o pneu seria mais eficiente. Decerto o pneu no aro 18″ será melhor, afinal todos os carros na rua estão aumentando o aro de suas rodas, assim como os protótipos, que tem preparação bem mais livre que a F1.
Não sei como o tamanho das rodas limitaria o desenvolvimento dos freios. Fadiga nunca foi problema nos f1 modernos, até porque os tamanhos dos discos e pinças são regulamentados.
Rodas maiores permitem discos maiores. Se os carros já têm freios fantásticos, imagine como ficariam com discos de maior raio.
Contudo, se o tamanho dos discos for limitado por regulamento, aí não tem muito o que mudar, mesmo.
O que eu sei é que o pneu de perfil menor deforma menos, o que traz uma resposta mais precisa nas curvas. E outra vantagem de usar 18 é o desenvolvimento de tecnologia, nenhum carro usa rodas 13 hoje em dia.
Gigantesca diferença. Há uma torção do material que é energia “em um sentido que não queremos”. Tem resposta mais rápida, qualquer engenheiro aerodinamicista com especialização na RAF sabe disso.
Não ficou ruim. não sou engenheiro mas acredito que algumas melhorias de freio poderão vir junto, como por exemplo o aumento no diâmetro nos discos, no tamanho e quantidade das pinças e pastilhas. assim as frenagens poderão ser mais dentro das curvas, melhorandoo tempo de volta, não?
Gostei do visual, embora não seja “mano” e ache que carro tunado é de péssimo gosto. Com certeza vão economizar a borracha que hoje é gasta no perfil alto e não acredito que os 4 kg a mais vão anular esse ganho e piorar a situação atual. Talvez essa economia justifique a medida.
Abs.
Não acho que é pura estética. Vai dar dor de cabeça às equipes. Hoje quand parte do amortecimento é feito pelo perfil alto dos pneus (aro 13 se não me engano). Com os pneus perfil baixo as suspensões terão que ser completamente revistas (curso, resistência, amortecimento …)
Claramente a diminuição do perfil dos pneus não é uma questão estética: a DTM (e todos os carros de performance) que o digam. Já pesquisei isso muito e não encontrei (nem no Grande Prêmio) uma explicação do porquê a F1 usa pneus de perfil alto. Li todos os posts e continuo sem saber…
Eu sei, mas não vou falar.
Eu também.
Sem alongar muito. O pneu de f1, com perfil alto, faz o papel de uma suspensão, amortecendo o impacto. Com os perfis mais baixos, os f1 deverão ter maior curso de suspensão. Nos carros de rua, o curso de suspensão não é problema e um menor deslocamento do ombro do pneu traduz em melhor desempenho. Estruturalmente é um pneu mais fácil de ser feito e mais barato também.
Mais espaço nos carros para patrocinadores. Fabricantes de rodas esportivas podem se interessar.
“branquelos e branquelas de camiseta de 200 paus da Nike, unhas muito bem pintadas e cabelos loiros,”
Interessante como você diferencia “essa gente” dos amigos playboys com quem divide autódromos Brasil afora. Mas isso é típico dos “intelectuais” que mandam no Brasil hoje, “eu bebo e como do bom e do melhor e dane-se essa direita dominante golpista!” Ela, a direita que trabalha, paga impostos e banca toda essa farra implantada por esse Governo hipócrita!
Pobre direita… Me diga, como é que você veio parar no meu blog? Tenho curiosidade sobre certa fauna que chega aqui não sei de onde, nem como.
Por algum acaso a F1 está disputando com alguma outra entidade um campeonato de ideias estapafúrdias e destruição de reputação?
Asas móveis, pneus intencionalmente ruins, obrigação de usar sei lá quantos tipos deles, asas dianteiras gigantescas, bicos “gonzo” e agora pneus enormes?
Daqui a algum tempo teremos lastro nos carros vencedores e outras papagaiadas mais.
Ainda bem que o mega fone da Mercedes não pegou.
Horrivel!
Matem a F1 de vez…
FG, gostei do novo visual. Ficou mais moderno.
Eu não manjo muito, mas li o Di Grassi, que testava para a Pirelli e hoje corre com pneus da Michelin de 18″ tanto no WEC quanto na Formula E.
Basicamente ele disse em seu twitter que achou legal ver a F1 indo para o mesmo caminho do WEC e Formula E com rodas de 18″. Faz mais sentido do que as antigas rodas de 13″ porque mudará muita coisa como aerodinâmica, geometria de suspensão, amortecedores, molas, refrigeração dos freios, etc.
Na íntegra:
“Very cool to see F1 going same direction as WEC and Formula E with 18′ wheels. Makes much more sense then old 13 inches rims
Basically changing from 13′ to 18′ in rim size changes everything: aerodynamics, suspension geometry, damping/springs, brake cooling etc etc”
No fundo, a real é que Pirelli quer usar todo este investimento da F1 em pneus mais próximos aos superesportivos de rua para não ficar para traz, haja vista que a Michelin faz isso na Formula E e WEC, além de que o marketing da F1 tem a preocupação de se aproximar dos jovens, os quais, de modo geral, preferem pneus de perfil baixo e grandes rodas.
Gosto é gosto e, se for pra melhorar, que mude.
Beleza é fundamental.. Espero que usem.
Um merda. Horrivel. Ficou feio pacas. No meu arro o aro é 17(já comprei o carro assim), mas é um Astra, carro robusto e aí fica até legal.. Num f1, com rodas expostas e carro cada vez menor, ficou sofrível. Fora que como a resistencia da liga ´menor a roda aqui comigo tá sempre empenando. Se isso acontecer num F1…. segurança zero.
Absoluta falta do que fazer . Marketing da borracharia italiana.
Ah, não, roda de carroça até na F1, agora?? Parou com essa merda, vai.
nossa
ficou “esquisito”
(eles estão loucos)
de maneira figurada e sem querer ofender ninguém.
nota se que a F1 esta cada vez mais longe do bom senso.
O que adiantaria seria usar pneus mais largos para aumentar a aderência mecânica, isso sim. Olhem como era até 1992 por exemplo, sem falar que os carros ficariam muito mais bonitos. E esse é só um dos erros do atual regulamento técnico. Os carros deveriam ser mais largos também. Tudo isso ajudaria a diminuir a dependência da aerodinâmica, possibilitando que um piloto contornasse uma curva atrás de outro sem perder aderência para poder pegar o vácuo na reta seguinte e ultrapassar. Acabar com as pistas para mocinhas do Tilke tb ajudaria.
É muito complexo, diferença na altura altera o fluxo de ar assim tem que alterar a aerodinamica, em curva a banda lateral deforma menos, tem que se compensar na suspensão, a relação de cambio difere, e ainda tem a expansão do pneu em altas velocidades e temperaturas, ventilação de freios etc… ou seja para um monoposto muda tudo, para um carro de rua somente estética.
Não ficou feio, mas acho que é uma mudança muito grande, poderiam aumentar para aro 15 ou 16 que são os mais usados, assim ainda teria borracha lateral para trabalhar com os amortecedores.
Também acho, deveriam usar um meio termo.
Acho que o maior benefício seria enfiar um disco de freio bem maior ali, dando mais durabilidade e segurança. Quanto à dureza, acho que basta ajustar os parâmetros de amortecedor e mola. Não acho que tenha ficado feio, Feias mesmo eram aquelas calotas, lembram?
Ridículo, não gostei. Acho mais legal os pneus de perfil alto e largura maior como os usados em parte dos anos 70. Veja os links abaixo:
http://formulatotal.files.wordpress.com/2010/10/1975_wilsinho_copersucarfd01.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-m3yhHb_yaZ8/UjgFv5KHoeI/AAAAAAAAEmc/-_y5EvviLMw/s1600/Ferrari.jpg
Achei horroroso.
no curso de Mec Aut da FEI, aprende-se que os pneus da F1 são de perfil alto devido à enorme pressão aerodinâmica dos carros, e portanto as paredes dos pneus precisam resistir à força resultante dessa pressão.
perfil menor não aumenta a pressão na parede. Ela naturalmente fica mais tensa sendo menor.
A diferença básica é que o pneu vai absorver menos irregularidades, a suspensão vai trabalhar mais, e o ângulo de deriva vai ser diferente.
GOSTEI E MUITO,FICOU MODERNO, A RODA ANTIGA É DO TEMPO DO ZAGAIA.
A roda aro 18 não traria maior refrigeração aos freios que ainda poderiam ter discos maiores
Achava que ia ficar ruim. Ficou pior.
Tenho um carro com roda aro 18 (original de fábrica, não sou mano não rsrs) e digo aos senhores por experiência, é bonito, combina com o carro que tenho, mas nas nossas ruas é duro pra cacete, pula mais que cabrito. E olha que meu carro é original e com suspensão a ar… Imaginem o que esses carros vão ficar duros (F1)…
Na F1, não gostei… Como disse alguns dos companheiros do blog, só falta por neon embaixo do carro nas corridas noturnas… Mas que ganhe a maioria, se for pra agradar fãs (que estão em baixa com a categoria), acho que vão fazer hein??
Notei o carro mais alto. Poderia ser uma boa idéia para corridas com chuva. De resto, estranho pacas…
Modelos 2015 da f1 vão sair com toca-fitas Rio de Janeiro PLL e roda Orbital……..Eles estão meio xaropes…..!!.#botaum2.0turbonessabgaça , pra andar e roncar bonito!!
Ridiculo
Em um carro de rua estes pneus são um perigo absurdo, o carro fica muito duro , a pressão tem que ser muito mais vigiada e se torna perigoso se não estiver 100% correta, vejam só como os stocks ou DTM da vida furam pneu com uma frequência assustadora quando passam do ponto das zebras.
Se a F1 mudar os pneus por motivos estéticos…..vai ser o fim da picada.
Provavelmente, os carros farão curvas mais rapidamente, já que por ter altura menor, os pneus se deformam menos.
Outro detalhe: os pneus não são apenas 30mm maiores; são 5 polegadas de diferença, ou seja, 12,7cm, ou 127mm.
você é burro hein mano!!!
Salvador, os pneus ficaram só 30mm maiores porque diminui a altura da parede do pneu. A diferença de 5″ é no diâmetro da roda e não no total do conjunto pneu+roda.
Em qualquer categoria de competicao massa eh foco, especialmente massa em movimento angular. Qual a razao de aumentar? Nao faz nenhum sentido e vai influenciar negativamente na dirigibilidade dos carros.
Depois do brinco e do boné de aba reta do Hamilton, só vai faltar o neon no assoalho do carro ;-)
ficou parecendo um hot wheels!
Pensei que ficaria pior. Ficou menos estranho que eu imaginava.
Assim que ví essa foto do Lotus, a primeira coisa que imaginei foi o carro com a frente pulando e depois a traseira. Tudo ao som de rap americano com meia dúzia de chicanos tatuados cheios de cordões de ouro ao redor. Achei “firmeza, mano”!
Ao que eu entendi, o lance dos aros 18, é para aproveitar a tecnologia doa pneus da F1 nos carros de rua, já que os superesportivos usam pneus iguais.
No fim da história é tudo questão de dinheiro: muito mais barato pra Pirelli fabricar um pneu com dois dedos de parede do que um com um palmo.
Vc esta provavelmente certo. Mas vai influenciar negativamente na performance dos carros
Gostei, acho que deveriam adotar esse modelo já para o ano que vem.
Bom para exposição… ridiculo para monopostos,,,, Tá na hora de voltar o biscoitão para aumentar a aderência, já que não há mais difusores soprados e bicos tubarão com um zilhão de milimetros de altura, oq ajudava no fluxo aerodinamico…
Ps: a piada é antiga e defasada, mais enquanto vc pensava ontem, no q escrever hj… saiu mais um gol da Alemanhã!
Se voltarem com a suspensão ativa, até pode vingar esta idéia. Com as suspensões atuais, má idéia. Esteticamente, ficou estranho, mas nada pior do que bicos escalonados ou fálicos: deve ser só questão de costume,
Essa mudança do diâmetro dos pneus não é coisa tão simples assim. As suspenções de um F1 são totalmente projetadas em função dos pneus. Os pneus de aro 13 têm o “ombro” bastante alto, e com isso acabam exercendo também a função de amortecimento – em câmara lenta dá pra perceber isso.
Um pneu de aro 18 , cujo perfil é bem menor, é bem mais “duro”; Para compensar isso será preciso uma suspenção com um pouco mais de curso, ou mais macia, algo que trás maior oscilação da altura do carro em relação ao solo e isso, para a aerodinâmica, algo bem ruim.
Concordo com o comentário. Mas tem um ponto interessante nisso: ninguém mais vai andar por cima das zebras, pra ganhar tempo !!! Dai a pilotagem vai voltar a valer mais do que a malandragem.
Pensado mais tecnicamente, vai voltar a valer o desenvolvimento das suspensões, em lugar de se usar suspensões quase tão rígidas quanto as de um kart, e transferir grande parte do amortecimento para os pneus.
Quanto ao efeito estetico, é o que menos importa.
Passar por cima das zebras não é malandragem, sempre fez parte das corridas, é tornar a curva “menos curva”…
Zebra?
http://www.stevejohnson.com.au/blog/wp-content/uploads/stevejohnson/2012-V8Supercars-Event-14-SPM0302.jpg
Isso aí, aumentar o curso de suspensão aumentaria o pitch nas frenagens, sem falar que a diminuição do sidewall reduz também a forma como as equipes usam a cambagem. A cambagem altera a carga nos ombros do pneu. Na Turquia, na câmera do bico dava pra ver o pneu trabalhando na curva 8.