SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (copio mesmo) – A única coisa que presta que o Fábio Seixas inventou até hoje foi a seção “Pílulas do dia seguinte” no seu blog. São notas avulsas sobre o domingo, em geral sobre a F-1 (às vezes pingam algumas lembranças de outras categorias). Coisas que surgem ao longo do dia, depois que os tradicionais comentários sobre a corrida foram publicados (os meus são bem melhores).

Passei anos pensando em algo parecido (claro que é mentira, pensei só hoje), mas nunca encontrei um título bom o bastante. A tal da pílula do dia seguinte, admito, é muito boa.

Então, num rompante de genialidade, criei hoje o “Sobre ontem…”, que poderá ser sobre ontem à noite, sobre ontem de manhã, sobre ontem à tarde, sobre ontem de madrugada, dependendo do horário do GP. Da mesma forma que as “Pílulas…” do Seixas, esse título tem uma conotação quase sexual, se é que me entendem.

Podem aplaudir.

Agora vamos a elas:

sobre001– No fim das contas, não cheguei a uma conclusão de vocês sobre o acidente de Massa. Quem fica do lado do brasileiro? Felipe criticou duramente os pilotos novatos. Magnussen pegou leve e disse apenas que se tivesse algum espaço para escapar da batida, teria tentado. A FIA achou que foi um acidente normal de corrida. Eu também.

– A decisão da direção de prova de não colocar um safety-car na hora que Sutil rodou foi muito esquisita. Por muito menos já jogaram o Mercedão na pista. Aliás, Hamilton deu suas espetadas sobre o assunto. Alonso, idem. O Grande Prêmio discute a questão hoje. Vocês acham que foi proposital? Estão dando uma forcinha para Rosberguinho? Se sim, por quê?

– Seixas, num rasgo de generosidade, achou que ninguém lembrou devidamente de Schumacher na primeira corrida na Alemanha depois do acidente de dezembro. Não sei se a F-1, institucionalmente, faria algo. Não é hábito da categoria. Mas notei que não havia nada visível nas arquibancadas — se havia, acho que não mostraram, e se mostraram não percebi. A única lembrança segue sendo a inscrição #KeepFightingMichael nos carros da Mercedes. Alguém aí esteve em Hockenheim ontem e viu algo que não tenhamos visto?

sobre002

– Monisha Kaltenborn e Giampaolo Dall’Ara foram explícitos ao mencionar um “erro de procedimento do piloto” ao descrever a rodada de Sutil. A Sauber não anda muito satisfeita com o alemão, pelo jeito. Substituição à vista? Victor Martins fala disso em seu blog.

– Na Indy, outra rodada dupla em Toronto. As corridas não param na categoria, que resolveu concentrar sua temporada em poucos meses. Vocês estão conseguindo acompanhar tudo? Helinho é o líder do campeonato.

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Moa
Moa
9 anos atrás

Ola Flavio, a coluna podia se chamar “Foi bom pra você?”

ROGÉRIO
ROGÉRIO
9 anos atrás

PETER SAUBER JÁ TINHA SACADO A DO MASSA ANOS ATRÁS, QUANDO O DEMITIU POR BATER DEMAIS. ELE NÃO É AZARADO, TEVE ATÉ MUITA SORTE DE CHEGAR ONDE CHEGOU GUIANDO O QUE GUIA, ESTÁ RICO, MAIS DO QUE QUALQUER UM DE NÓS PODEREMOS SER ALGUM DIA, GARANTIU UM PÉ-DE-MEIA PARA UMAS CINCO GERAÇÕES DEPOIS DA SUA. ELE FICA CHATEADO COM AS CRÍTICAS, MAS ESSE É O PAPEL DO TORCEDOR, QUE FICA ANSIOSO ANTES DA LARGADA, COM OS OLHOS GRUDADOS NO CARRINHO BRANCO DO CARA COM O CAPACETE VERDE, QUE TODA VEZ SE DÁ MAL. TUDO BEM QUE UMA ALGUMAS VEZES A CULPA NÃO É DELE, MAS EM MUITAS OCASIÕES ELE TEM CULPA SIM. QUANDO CONSEGUE NÃO BATER, NÃO ACOMPANHA O RITMO DOS PONTEIROS E TEM ENORME DIFICULDADE EM ULTRAPASSAR CARROS MAIS LENTOS. ASSISTIR SUAS CORRIDAS É ALGO SIMPLESMENTE BROCHANTE. VEJO O NASR NA GP2,DÁ GOSTO, BRIGA ATÉ A ÚLTIMA VOLTA (MESMO EM CONDIÇÕES ADVERSAS), É RAPIDO, EFICIENTE, MOSTRA ARROJO E TÉCNICA NAS ULTRAPASSAGENS, POUPA OS PNEUS PARA ATACAR NO FINAL, SEU CARRO (QUE NÃO É O MELHOR DO GRID) É UM DOS QUE MAIS APARECE NAS TRANSMISSÕES, DANDO SHOW A CADA CORRIDA (ÁS VEZES LARGA MAL, MAS FAZ INCRÍVEIS CORRIDAS DE RECUPERAÇÃO). ESTOU ANSIOSO PARA VER ESSE GAROTO NA F1, ACHO QUE VOLTAREMOS A NOS EMPOLGAR COM A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NA CATEGORIA.

Martinho
Martinho
Reply to  ROGÉRIO
9 anos atrás

Muito boa sua análise do Massa. Concordo plenamente.

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
Reply to  ROGÉRIO
9 anos atrás

https://www.facebook.com/komkartcom ,(assista) copia e cola, acho que tem um divisor de águas ai , a mola na cabeça, antes ele pilotava muito !!

André Bueno de Moraes
André Bueno de Moraes
9 anos atrás

Felipe falando mal dos novatos, sendo que tem muitos deles pilotando melhor do que o próprio. Agora, não ter colocado o SC foi terrível. Estava torcendo por uma bela briga no final, mas para variar, como já é comum acontecer assistindo corridas, fiquei frustrado. O que ainda me motiva a acompanhar as corridas são as belas brigas do pelotão que não tem nada a perder, pois o campeonato mesmo, acho que já está sendo definido o vencedor.

Alemão
Alemão
9 anos atrás

O Massa falando dos jovens pilotos parece brincadeira! Em seu primeiro ano, fez tanta merda, destruiu vários carros, puta preju, que foi demitido da Sauber…por sorte a Ferrari o acolheu, para ser piloto de testes, senão já estaria correndo com o Luciano Burti faz tempo!! E o pior é que 201 GPs, continua fazendo merda e não reconhecendo!!…e ganhando muito bem, obrigado!! O Nars torce para que continue assim…………….

Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Sobre os questionamentos:

1- Culpa é do Massa, não adianta ele pensa que só pq é experiente, que os novatos vão estender um tapete vermelho pra ele. Ele se arriscou demais naquela entrada de curva e pagou por isso;

2- Decisão política, o Hamilton entrou no momento, claramente pensando que iria ter safety-car, acho que beneficiaram o Rosbesg. GP da Alemanha, Mercedes vencendo com um Alemão no volante…

3- Realmente faltou uma homenagem de apoio ao Schumi, nisso os alemães tem que aprender um pouco com nós, vide o Beira-rio no último final de semana;

4- Sauber está descendo a ladeira, parecendo a Jordan no seu fim de vida;

5- É difícil, mas tomara que dê Helinho, ele merece!

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
9 anos atrás

Acidente de corrida, mas se alguém poderia ter evitado, esse alguém era o Felipe.
Ele já deveria ter aprendido que na primeira curva sempre tem mais de 1 carro disputando os espaços.

celso
celso
9 anos atrás

Genial, ótimo post. Fazia falta a este blog, mesmo.
Quanto ao Massa, foi clássico acidente de corrida. E é óbvio que ele vai culpar o novato.
Senão seria culpa de quem? Dele mesmo? Culpa de deus? Não, ninguém culpa deus.
Abraço!

Martinho
Martinho
9 anos atrás

Se é pra copiar, que seja “Gotas do dia seguinte”

Alessandro Silva
Alessandro Silva
9 anos atrás

Pra mim, Felipe Massa tem sérios problemas de ordem psicológica. Digo isso pois pra mim quem comete erros a olhos vistos e não os assume, joga a culpa no outro e distorce o fato, precisa de acompanhamento psicológico sério. Basta olhar as imagens para entender e fazer algumas perguntas que serão respondidas pelos fatos.
Onde estava Magnussen no momento da colisão e qual sua trajetória inicial e final? Resposta (fato 1): Vinha pela direita, em trajetória reta, sem fazer tomada aproveitando-se do espaço que havia naquele ponto, passando por Massa e tentando passar por Bottas, mas ao ficar sem espaço, reduziu para não bater e deixou o finlandês passar. Sua manobra estava errada? Ele conseguiria concluir se não tivesse sido atingido pelo brasileiro? Ele foi afoito mesmo? E se fosse Massa no lugar de Magnussem? O que todos estariam dizendo? E as perguntas sobre Felipe são: Onde estava o carro 19 no momento em que tudo começou e qual sua trajetória? Resposta (fato 2): Estava em uma trajetória reta pela esquerda, do lado de fora da pista fazendo a tomada para acurva que se aproximava e resolveu tangenciar vindo da extrema esquerda para direita onde encontrou o carro de Kevin no momento em que este cedia espaço para o carro 77. Sua manobra estava errada? Ele conseguiria concluir se não tivesse atingido o McLaren? Não teria ele sido afoito? E se fosse Massa no lugar de Magnussem?
E agora ele vem a público pedir calma para os pilotos novatos quando o que me parece é que ele é quem realmente precisa se acalmar. Lembrem-se ele recebe salário. Bottas não nem Felipe Nasr.

Thiago
9 anos atrás

Olhando por esse ângulo acho que o menos responsável pela colisão foi o Massa. Mas logicamente… corridas são corridas… Quanto aos Jovens, normal que tenham o ímpeto mais forte… Quem não o foi, certamente não está mais na F1…

Thiago
Reply to  Thiago
9 anos atrás
luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Thiago
9 anos atrás

Tenha dó ,meu caro;tenha só um pouco de bom senso o seu pilotinho alterou a trajetória no minimo duas vezes e optou sempre pela mais errada,e mesmo que perdesse a posição para Magnussen ,ele com toda “experiência “que tem deveria saber que tinha carro para ultrapassar o jovem piloto em poucas voltas pois a McLaren não é um foguete em retas como a Williams,não tinha a necessidade de fazer uma manobra tão ESTUPIDA na primeira curva da primeira volta de um GP,isto é coisa de principiante afoito e inexperiente,não de quem já passou das 200 largadas.
Pachequisse exacerbada é ridícula,e maior cego é o que não quer ver a realidade.Até o Gagalvão percebeu de quem era o erro e pouco falou sobre o assunto,para não ficar no ridículo,só disse que era coisa de corrida(talvez de carrinho bate bate,lembrando quando ia com os filhos no parquinho da Disney).

Thiago
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Você alguma vez disputou corrida de alguma coisa? F1 no playstation que seja? provavelmente não né… Olhando agora do conforto da sua poltrona é muito fácil… rsrsrs

Clayton Araujo
Clayton Araujo
9 anos atrás

Após rever a imagem da batida do Massa várias vezes tirei uma conclusão: o Massa deve tá ficando velho pra essa garotada que tá correndo hoje aí. Numa largada sai todo mundo embolada e é lógico que todo mundo quer passar todo mundo e todo mundo mete o nariz em alguma brecha. Me parece que ele acha que todo mundo, por ser mais novo que ele, tem que tirar o pé pra ele fazer a curva sozinho. Gosto muito dele, ótimo piloto, mas que tá estranho tá. Na minha modesta opinião ele foi o culpado pela batida.
Um abraço a todos.

Leonardo Lago
Leonardo Lago
9 anos atrás

Pílulas do dia seguinte é imbatível… Esse “sobre ontem” parece o “about last night” que as menininhas publicam com um sustenido na frente naquele Instagram, para compartilhar as breves saias que vestiram na balada de sábado com a macharada babona de plantão.

John Player
John Player
9 anos atrás

O que interessa é que o Alonso deu uma bela cutucada em Raikkonen e Massa, ao declarar:

– Nos construtores, claramente perdemos um pouco de terreno para a Williams, que foi ao pódio. Nós estamos contando com um carro só novamente e teremos que melhorar para a próxima corrida.

“Correr com um carro só”, disputar o campeonato privilegiando só um piloto…esse tipo de choradeira que ouvimos do Barrichello, do Massa (Na Ferrari) e hoje Alonso já manda o recado para Raikkonen e seu fraco desempenho nesta temporada.

Quem pode, pode.

Raikkonen não ajuda a melhorar o carro, só bate boca pelo rádio e não traz resultado nenhum.

Desapega. Aposenta Kimi.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

Concordo com Victor Martins. A entrada do Safety Car provavelmente não mudaria muita coisa nas três primeiras posições. Mas a decisão de não colocá-lo na pista me pareceu mesmo “pachecada germânica”. No calor da prova é difícil analisar se ajudaria ou não o rival do alemãozinho, então, “vamos deixar como está”, devem ter pensado… Talvez a Mercedes prefira mesmo ser campeã com um piloto alemão (e, principalmente, que está na equipe desde a sua criação). Mas acho que talvez ele não precise da ajuda interna para vencer Hamilton. Vale lembrar que Nico sempre foi um piloto rápido e constante, que venceu tanto quanto o inglês nas categorias de base e sempre detonou seus companheiros de equipe – inclusive o temível Schumy (tudo bem que ele estava fora de forma). Foi Nico quem venceu com um Mercedes meia boca antes da chegada do Inglês. Acho até injusto colocar toda evolução da Mercedes da conta do britânico e jogar no lixo cinco anos de trabalho árduo do alemão no time prateado. A mudança de regulamento – e antes disso de boa parte do Staf técnico – com certeza tem muito mais peso na evolução do time. Hamilton pode até ser mais piloto, embora nem sempre o mais rápido seja necessariamente o melhor (Jason Button que o diga). E Nico tem sim, talento e regularidade o bastante para segurar o ímpeto do inglês, sem a ajuda de ninguém. É só não dar bobeira…

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Daniel
9 anos atrás

Primeira coisa que observo sobre seu comentário é que chamar Nico Rosberg de “alemãozinho” é no minimo de uma pobreza impar,pois ele deve ganhar em um mês o que muitos não ganham em anos(talvez você,pela sua arrogância,ganhe),segundo muitos gostariam de serem alemãeszinhos,pois a Alemanha ,mesmo sendo destruída em duas guerras no século XX é a maior economia da Europa, E o país dos Alemãeszinhos tem os criadores dos principais motores a combustão,as montadoras referência no mundo(que são próprias,nascidas e desenvolvidas no país). Quanto ao Lewis Hamilton,pelo que eu saiba ele é um excelente e rapidíssimo piloto mas não creio que ele tenha graduação em engenharia mecânica ou aeroespacial para desenvolver um carro de competição tão sofisticado em tecnologia de ponta como um F1,aliás;atualmente piloto não decide nem qual a relação de marcha que quer usar,que dirá coisa mais profundas e que exige maior conhecimento técnico.O que ele pode fazer(se bem que duvido ser possível com tão pouco tempo de treinos) é na geometria de suspensão e adendos aerodinâmicos ajustar o carro a sua características de pilotagem e só!O resto é conversa de botequim de quem acha que entende alguma coisa de automobilismo e fala muuuuuuiiito.

Alberto
Alberto
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

E nasce Mais um pacheco germânico para as trincheiras do blog.

rodrigo
rodrigo
9 anos atrás

1- acidente de corrida.se tiver algum culpado é o massa

2- foi estranho pelas condutas anteriores mas aceitável…para isso servem as bandeiras amarelas localizadas. como torcedor, queria mais é que houvesse o SC pra embolar tudo.

– to fazendo o que a familia pediu…esquecendo o schummi

– substituição eu não sei..mas que ajuda a simona pra 2015…certeza!

– o Kanaan que pegou 2 pódios. gravado ou ao vivo, vejo tudo.(f1, indy e gp2) helinho é lider e faltam 4 corridas. 2 mistos e 2 ovais.

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Querem apostar que na última corrida da temporada, com a pontuação valendo o dobro, o carro do Hamilton vai apresentar algum problema???? A máfia da F1 é forte…um grande business, como diria Flávio Briatore!! Interesses (U$…) em primeiro plano e o esporte em segundo!!

sandro
sandro
9 anos atrás

Esse post é só para esse GP ou vai ser regular?
As pílulas do fabio são boas, mas ele as trocou pela COPA. não escreveu referente as corridas que tiveram durante a copa

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Schumacher se comunica com a família pelo movimento dos olhos, diz jornal

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/07/22/schumacher-se-comunica-com-a-familia-pelo-movimento-dos-olhos-diz-jornal.htm

#KeepFightingMichael

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Bacana!

Mario
Mario
9 anos atrás

Eu ainda nao concordo com a opiniao da familia de nao querer dar notícias, posso até respeitar. Schumacher fez toda sua fama e fortuna por causa do público da F1. Nao fosse o público, nao existiria tanta fama, sucesso, dinheiro e tudo mais envolvido. Quando ele corria, seu público sempre estava lá para o prestigiar e ele sabe que precisava do público, caso contrário seria somente mais um zé ninguém como é o caso da maioria das pessoas no mundo. Se ele está surpreendida com o apoio dos fas ou é porque é uma alienada ou porque nao tinha nada de útil pra falar! Do mais…. Keep Fighting Michael!

Alexandre
Alexandre
9 anos atrás

Achei duas coisas: 1) O Bottas nãoa deveria jogar se carro pra cima de seu companheiro de equipe na largada. 2) O Felie Massa não deveria tangenciar a curva omo se estivessa na 20ª volta. Pra mim a cula maior foi dele mesmo.

Glauber
Glauber
9 anos atrás

Acidente de corrida. Mas acho que era mais fácil o Magnussem evitar. Podia ele ter levado a pior. Não tinha a visão total mas quando o Bottas saiu de sua visao, tinha tempo pra evitar.
Não daria o safety car. Colocaria no local um bandeira amarela mesmo, tinha espaço de sobra para os demais passarem. A F1 tem que ficar longe dos padrões Indycar de voltas sob safety car. O carro ficou em posição perigosa? Sim, até que ficou. Mas havia espaço pra resolver sem “parar” a corrida e influenciar no resultado, independente de quem estava na frente ou atrás.

Arthur
Arthur
9 anos atrás

Acidente de corrida. Os dois deram uma de machão, Magnussen enfiando o carro por dentro sem tangência e Massa por imaginar que, numa largada tão curta, não haveria outro carro por dentro.
Sobre o safety car, achei ótimo eles não interromperem. Tava fora do traçado e dava para alertar a galera pelo rádio. Esquisito foram os fiscais cruzando a pista.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

1. Os Deuses da Velocidade, que premiam os Guerreiros, não gostam de pilotos que foram (ou são) escudeiros.
2. O carro da Sauber estava fora da tangencia da curva. Era só tirar o carro (o que foi feito). O resto é chororô de “hamiltetes”.
3. Schummy forever!
4. A equipe Sauber está satisfeita com o mexicano?
5. A Indy está parecendo novela que não deu certo. Arrumam logo um meio de encurtá-la.

Carlos K
Carlos K
9 anos atrás

Concordo que foi um acidente de corrida, mas com um responsável: o Massa. Se no trânsito você bate no carro ao lado sem tê-lo visto porque estava no ponto cego do retrovisor, de quem é a culpa? Imagina então bater na primeira curva da corrida, fechando em cima de quem está por dentro. Uma manobra otimista demais, pra não usar um adjetivo mais sincero.

Martinho
Martinho
Reply to  Carlos K
9 anos atrás

Como disse o Charlie Whiting depois da prova, o Massa deveria prever que haveria outros carros ali, tinha que fazer a curva deixando um espaço mínimo de segurança, mas não, tangenciou ao máximo. Ele só não foi punido porque saiu da prova e o Magnussen conseguiu continuar.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Massa está em uma má fase? Está. Se algo acontece, vai para cima dele. Lembra um pouco o Pace, que era um pilotaço, mas coisas estranhas sempre aconteciam com ele.
Não sou piloto, mas fazer a tangente na primeira curva após a largada, “sei não”, mas a probabilidade de se ter alguém ao seu lado é muito grande.
Acho que Massa errou nisso. Impressão de quem não é piloto, mas que acompanha essa categoria a 35 anos.

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=B33HaWnDovU#t=21

Video interessante sobre o momento da batida. Acidente de corrida…

perna quebrada
perna quebrada
9 anos atrás

Se o Massa não está com o mesmo problema do Piquet, sabe o lá o que está acontecendo, porque são erros bisonhos, tanto no Canadá quanto no domingo. Ele tinha a pista inteira pra espalhar, não bater e disputar a posição naquela curva ou na próxima nas duas situações.
O Massa só está ainda na Williams porque ta levando dinheiro e tem história na F-1. Por muito menos, o Grosjean quase massacrado por todo mundo.

Thiago FA
Thiago FA
9 anos atrás

Flávio, há relatos de quem estava nos boxes que o Safety car tentou sair, mas o motor não ligou, porém, após a quadriculada, voltou a funcionar…

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Thiago FA
9 anos atrás

Se foi isso, o diretor de prova deveria ter interrompido a prova. Colocar em risco a vida dos fiscais porque o safety car não pode entrar é absurdo.

Thiago FA
Thiago FA
Reply to  perna quebrada
9 anos atrás

Foi uma piada com o motor alemão meu caro rs

João Paulo Toledo Piza
João Paulo Toledo Piza
9 anos atrás

Pra deixar claro ,sou anti-pacheco e cia ltda, mas no no acidente de Maszarado com Magnésio ,acho que só o Maclariano tinha visão de Maszarado ,então uma atitude mais racional só poderia vir dele , tá certo que Maszarado confiou de mais fazendo a tomada de curva………………..,e como ta mais azarado que o Coiote do Papa Léguas ……(#banhodesalgrossonascataratasdoiguaçu) melhor ser mais cauteloso na próxima!!!

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
9 anos atrás

O Massa tem feito um bom trabalho, na Williams mas, nas pistas está faltando algo. Talvez, uma consulta ao pai de santo que, salvou o Grosjean…
Falta atenção, sobra Bottas e não acha o controle do carro.
Bottas em você, aperta?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

O pilotinho marqueteiro frustradonso declarou uma vez que o Ve44el não passava de um piloto comum, que ganhava porque tinha o melhor carro, e que não era da mesma estirpe (dele) e do Hamilton. Deixou claro a enorme dor de cotovelo que tinha e tem.

Pois eu acho muito bom o Ve44el não ser feito do mesmo material do Viceonso e do Hamilton, pois eis que o comandante hoje tem o melhor carro e adivinhem? Vai ser Vice como o outro superdotado.

Bom mesmo é ser feito seja lá do que for que o Ve44el é, assim como Rosberg: sangue de campeão.

Dito isso, pergunto:

Safety Car pra quê?

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Aliás, poder-se-ia ter um post chamado Tetra (4), literalmente, falando de como o Ve44el acabou com a farsa do maior marqueteiro da F1, Viceonso, uma espécie de Beckham do futebol: talento de menos e marketing de mais.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Escreve um blog e coloca quantos tetras você quiser. Rosberg não tem que provar nada, ele já dividiu equipe com dois campeões mundiais, Shumacher e Hamilton. Já o Vettel nunca teve companheiro de equipe forte, Ricciardo foi o melhorzinho e tome ferro, ou nabo. Aliás, será que Vettel colocou nome no carro desse ano, Ricciardo já chegou colocando no colo e beijando na boca. Hahahaha.
E Hamilton, se não fossem as quebras, estaria à anos luz de distância do Rosberg.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Quem é vc!?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

É o Gogollez, muito gogó e pouco resultado.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

kkkkkkkllez!

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Tem gente que não gosta de automobilismo e o único esporte é falar mal do Alonso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Falarei bem, desta vez: o “Quintonso” disputou com garra a posição com o “Canguru Animado”. Mereceu.

Taí, gostei. O Matteoni também deve ter gostado.

Jeferson Araujo Pereira
Jeferson Araujo Pereira
9 anos atrás

A TV mostrou – uma única vez e durante só uns 3 segundos – uma faixa na arquibancada : Keep Fighting Michael.

Acho que ficaria legal uma foto do Schumacher no capacete de algum piloto.Mas ninguém pensou nisso.

Sobre a NÃO entrada do SC: foi vergonhoso!

Boca
Boca
Reply to  Jeferson Araujo Pereira
9 anos atrás

Na verdade a faixa trazia:
Keep Fighting Shummi.

Sobre a batida, sem culpados, mas Massa poderia ter evitado.

Se tem safety car, Lewis passaria Bottas e só.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Bernie aposta em Nico para ser campeâo . Em Monaco aquele erro do Nico na
volta rápida , ontem o mercedão não entrou após acidente de Sutil . Será que os
fiscais da F1 tambem apostaram em Nico . Em seus comentários Hamilton
lembrou da morte de Tom Price na `epoca tambem faltou o safety car.

Robson Leandro
Robson Leandro
9 anos atrás

Outra coisa notável desse GP: as arquibancadas vazias. Sábado não tinha quase ninguém assistindo. Ontem vários “buracos”. Isso porque, dizem, teve promoção que dava desconto de 10 a 20 euros no preço do ingresso por cada gol marcado pela seleção alemã na copa.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Massa: se especializou em culpar o mundo por sua má fase. Não ví erro nem de um nem de outro, mas enfim, se um foi bastante otimita achando que ganharia posições por dentro naquela curva, equivocou-se, acho que perderia pelo menos umas duas ou três pra quem viesse por fora, pois teriam melhor tração. Já o outro, que estava por fora tinha a visão encoberta pelo companheiro ensanduichado entre os dois, sem culpa, porém, foi ele quem mudou bruscamente o traçado vindo pra dentro da curva. Ou os dois são isentos ou os dois tem 100% de culpa, ele que pare de reclamar e reze mais, quem sabe passa a uruca!!!

Safety-car: Piloto alemão, equipe alemã, corrina na Alemanha. Fala sério, iriam dar chance pra um ingles, brasileiro, espanhol . . .??Se fosse Hamilton na ponta, correndo pela Mclaren numa corrida em Silverstone, fariam o mesmo. Justo, correto, ético?Não, mas o que é justo, correto e ético naquele mundinho da F1?

Michael: não ví nada tbm, mas nada a estranhar, é F1, se ele estivesse na pista e outro em coma, duvido que estivesse preocupado em manifestar alguma preocupação.

Sutil: Nem piloto e nem equipe fariam falta alguma no grid do jeito que estão.

Indy: acompanho do jeito que dá, quando não passa no canal aberto, que seja on line mesmo,

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Abaixo, o acidente de Massa visto das arquibancadas, observe que vários carros fazem a mesma trajetória que Magnussen, quem vem pelo lado de fora deixa espaço.

Massa foi muito otimista achando que ninguém iria colocar um carro por dentro, Magnussen não fez nada de errado!

http://www.youtube.com/watch?v=B33HaWnDovU

Thiago FA
Thiago FA
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Pô, como fez falta o ronco na largada… mas os assovios dos turbos compensaram em 50% a falta disso rs.

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Esse alemão narrando ao fundo dá medo!

Carlos Cunha
Carlos Cunha
9 anos atrás

Flavio, não ia falar nada, mas já que perguntou…
Eu achei que foi acidente de corrida e acho normal o Massa ficar bravo e discordar. Na hora ele está de cabeça quente e sempre deve estar com o saco cheio do que está acontecendo.
O que não concordei foi com o que voce escreveu sobre ele. Voce falou em 4 acidentes. Destes um você isenta ele. No Canada voce acha que foi culpa dele e diz que muitos acham que foi do Perez. Ou seja, que seja acidente de corrida. Na inglaterra, que ele largou mal, mas ele largou mal porque a equipe errou na tática de treino e a embreagem falhou, segundo a equipe não por causa do piloto. Não é um problema que costuma ocorrer e talvez a equipe tenha falado a verdade. è parecido com discutir o freio da Hamilton: estorou o dele porque ele é mais agressivo ou foi sá azar, ams como o Hamilton não é brasileiro isso não é importante. E ontem foi de corrida, pelo menos na minha opinião. Ou seja, culpa ele não teve em nenhum e seu comentário vai no sentido oposto.
Ontem está mais cçlaro na nossa memória e penso que fica mais fácil explicar o que é acidente de corrida: se ele ou o Magnussem tirassem o pé, perdessem o momento da curvo e corressem o risco de perder posições o acidente não aocntecia. porém piloto de F1 não faz isso. A sorte, sempre ela, seria apenas um choque como os váriso que o Hamilton teve. O azar jogou ele de ponta cabeça.
Porém a declaração dele tem importância: não dividiu curva com Sapatos porque não podiam sair os dois carros da equipe – e ele estava mais ao lado do Sapatos do que o Magnussem estava dele -. felizmente para a Williams alguem pensou na equipe e não em si, ou seja, em ficar atrás do companheiro mais uma vez. Ao fazer isso ele perdeu um pouco o “momento” – palavra bonita…. – e o outro aproveitou.

Boca
Boca
Reply to  Carlos Cunha
9 anos atrás

E é pq não ia falar nada…
Brincadeira Carlos.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

O Bottas veio pra fora disputando a posição com o Felipe e abrindo espaço pro Magnussen… O Felipe se preocupou demais em não fazer a cagada de bater no companheiro e acabou fazendo outra, ao nem cogitar que poderia haver alguém ali por dentro… Pra mim esse é um erro besta, que mostra que o Felipe está sentindo a pressão do finlandês na botta dele (entendeu? entendeu?). E algo me diz que a Williams sabia mais do que a gente quando disse que o Bottas estava mais rápido lá no começo do campeonato… Se o Felipe fosse mais rápido não precisaria se preocupar em se afirmar toda hora, apenas seria o mais rápido e ponto… Ele está sob uma pressão que eu não desejaria estar, mas tem o privilégio de fazer o que gosta e ganhar muito bem por isso, então não acho que ninguém precisa ter pena do “azar” dele… Como diriam no BOPE, “vá e vença!”.

Renato B . Santiago
Renato B . Santiago
9 anos atrás

A FIA ajudou o Rosberg pq ela confia mais no taco do Hamilton! Ela sempre procura levar a decisão pras últimas corridas! Foi assim quando Hamilton e Massa disputaram o campeonato! Ela buscava sempre igualar a pontuação, ajudando quem estava atrás!

Luiz
Luiz
Reply to  Renato B . Santiago
9 anos atrás

Não sei se a FIA está fazendo isso agora, mas em 2008 fez, sem a menor vergonha, manipulou o campeonato até a última corrida com aquelas punições absurdas..

Renato B . Santiago
Renato B . Santiago
9 anos atrás

Parabéns pela cópia!! O Pílulas… realmente é ótimo!

Flavio
Flavio
9 anos atrás

1) Faltou respeito apenas. O massa não tem mais, de ninguém, nem mesmo do companheiro e a culpa é dele.
Se fosse o Alonso o cara peidava, mas como era o Massa o cara apertou o botão do phoda-se no volante e mandou o carro em cima.
2) Pachecada ridícula, não quiseram dar chance do Alemão perder o GP alemão.
3)
4)
5) Está difícil de assistir, muito loteria, Um merda de um cara que não fez nada na corrida inteira dá a cagada de trocar pneu antes de uma bandeira amarela ganha a corrida, simples assim. E o Kanaan fez uma corridassa e fica em segundo.

Não falta audiência, falta corrida boa de assistir.

AS
AS
9 anos atrás

… Rosberg campeao ?!! A unica graça do campeonato seria a briga dos dois mercedes mas parece que nao querem !! Talvez a Mercedes pense que os dois brigando nao chega um inteiro no final da corrida… Tá chato demais o mundo.

GustavoC
GustavoC
9 anos atrás

Achei legal a ideia da Indy de concentrar todo o campeonato numa temporada compactada e contínua. A F-1 devia copiar, embora reconheça que isso seja quase impossível diante da logística requerida por conta da maior globalização da categoria . Esse negócio de corrida a cada duas ou três semanas e as férias de agosto diminuem a emoção da disputa do campeonato em si. A cada corrida tem-se a impressão de um evento separado, sem continuidade.

eduardo
eduardo
9 anos atrás

A Fia resolvel interferir menos na corrida o que foi otimo,aquele negocio de piloto colocar uma roda fora da pista e ser punido ou dar uma esbaradinha na lateral do outro e outra punição não tem nada a ver com corrida.o Vettel para passar o Haikkonem e não ser passado pelo Alonso colocou duas rodas fora da pista num lance muito bonito fazendo sanduiche Filandes pela segunda vez,sobre o acidente do Sutil foi perigoso mas evitar o safety-car quando possivel é o melhor caminho melhor que ter 40% da corrida em bandeira amarela como acontece na Indy

Patrick
Patrick
9 anos atrás

Ilustre saudações,

Sobre Massa, acredito que as bruxas estão ao seu redor, ( o Felipe algum aprontou com elas) mas isso não explica todos os problemas, primeiro o Felipe está sub-pressão, o Bottinha é rápido e concentrado vai aproveitando todas as oportunidades, neste momento está a faltar ao massa clareza na hora H, depois tem que assumir os seus erros como fazem, Alonso, Kimi, Lewis e C.Lta, do gênero a cagada foi minha e pronto, nada que o carro esta assim ou assado ou que fulano me bloqueou, já não há pachorra! Ele tem um bom carro nas mão, que o próprio Felipe ajudou e ajuda a melhorar, então se assuma como um piloto de ponto que diz ser, ainda pode e tem condições para “virar” o jogo, se não Faster…
Sobre a concluio contra o Hamilton, se resume a velho proverbio espanhol, Yo non creo en brujas, pero que las hay, las hay… Se vier da FIA não me espanta, mas desses palhaços já todos fomos vitimas… Mas não minto quando digo que muito me inquieta as movimentações dentro da própria Mercedes, é só ver o tempo perdido nos boxes para o Rosberg desde o inicio da temporada… that and other little strange things como a verdade sobre a trapaça iniciada pelo o Rosberg em Dubai, quando apertou os botõezinhos para ter mais power, e depois levou a resposta em Espanha e os chefes da Mercedes não gostaram, sobre o Mônaco e o SC (raptado em plena luz do dia) nem falaremos… tirando isso, o que todos querem é que o campeonato se decida na pista e em condições iguais, aquele que for mais rápido e constante no braço, pé ou cabeça que ganhe! Pobre do Sutil, agora é o culpado da carroça que a Sauber construiu… Na Indy deu ” Made in Europe”, por falar em Euros, reparam a decadências nas bancadas, será por causa da ressaca da copa kkkk.
Saudações

Patrick
Patrick
9 anos atrás

Ilustre saudações,

Sobre Massa, acredito que as bruxas estão ao seu redor, ( o Felipe algum aprontou com elas) mas isso não explica todos os problemas, primeiro o Felipe está sub-pressão, o Bottinha é rápido e concentrado vai aproveitando todas as oportunidades, neste momento está a faltar ao massa clareza na hora H, depois tem que assumir os seus erros como fazem, Alonso, Kimi, Lewis e C.Lta, do gênero a cagada foi minha e pronto, nada que o carro esta assim ou assado ou que fulano me bloqueou, já não há pachorra! Ele tem um bom carro nas mão, que o próprio Felipe ajudou e ajuda a melhorar, então se assuma como um piloto de ponto que diz ser, ainda pode e tem condições para “virar” o jogo, se não Faster…
Sobre a concluio contra o Hamilton, se resume a velho proverbio espanhol, Yo non creo en brujas, pero que las hay, las hay… Se vier da FIA não me espanta, mas desses palhaços já todos fomos vitimas… Mas não minto quando digo que muito me inquieta as movimentações dentro da própria Mercedes, é só ver o tempo perdido para o Rosberg desde o inicio da temporada… that and other little strange things como a verdade sobre a trapaça iniciada pelo o Rosberg em Dubai, quando apertou os botõezinhos para ter mais power, e depois levou a resposta em Espanha e os chefes da Mercedes não gostaram, sobre o Mônaco e o SC (raptado em plena luz do dia) nem falaremos… tirando isso, o que todos querem é que o campeonato se decida na pista e em condições iguais, aquele que for mais rápido e constante no braço, pé ou cabeça que ganhe! Pobre do Sutil, agora é o culpado da carroça que a Sauber construiu… Na Indy deu ” Made in Europe”, por falar em Euros, reparam a decadências nas bancadas, será por causa da ressaca da copa kkkk.
Saudações

JP
JP
9 anos atrás

Também não vi nenhuma menção ao Schumacher na final da copa, tanto por parte da torcida, como por parte dos jogadores. Enquanto por aqui, parecia que o Neymar tinha morrido…..

Pablo
Pablo
9 anos atrás

Culpado ou não, dez batidas em cinco corridas é muita coisa. Tudo bem, ele não foi culpado em todas elas. Ainda assim é muita coisa. Talvez fosse o caso dele procurar ajuda profissional como fez quando estava na Ferrari. Naquela ocasião ele apresentou melhora considerável de desempenho. Talvez funcione novamente.
Sobre Safety Car, bem… o que dá para dizer é que por muito menos já mandaram o mercedão para pista. Essa FIA é esquisita. Ora fazem uso de critérios diferentes para julgarem citações parecidas, ora de critérios idênticos para julgarem situações diferentes. E a credibilidade indo pro saco…

Boca
Boca
Reply to  Pablo
9 anos atrás

Não seriam cinco batidas em dez corridas?

Fernando Parlangeli
Fernando Parlangeli
9 anos atrás

Sei que muitos vão discordar, mas o Sr. Massa sempre relata os fatos/acontecimentos isentando-se da culpa, onde os erros cometidos são sempre dos outros piloto ou por serem novatos, desatentos, inconsequentes…..e assim vai a cada prova se arrastando………..esse filme já vimos no passado com o Sr.Rubens Barrica o mestre das desculpas esfarrapadas. Uma coisa é certa, Mr. Botas está cada vez mais se destacando na equipe e o Sr. Massa ficando pra trás.
Acho que passou da hora de falar e mostrar suas habilidades dentro da pista.