DICA DO DIA
SÃO PAULO (de chorar) – Estava na minha listinha de coisas para pingar no blog, mas o Lucas Carioli também fez isso, então o crédito é dele. E as explicações, também. São duas corridas em cores da inesquecível Pathé, os GPs da Inglaterra de 1964 (esse aí embaixo) e 1969 (lá no blog do Carioli).
Maravilhoso !
sensacional, Brands Hatch deveria ser uma pista obrigatória em todas as competições mundiais de automobilismo, Chega de autódromos construídos em cima de mesas, terrenos totalmente regulares, sem emoções. Viva Brands Hatch, Interlagos, Suzuka e outros tantos.
Gosto de Brands Hatch, mas acho muito curtinha. Assim como Interlagos.
Brands Hatch era maravilhoso !!!
Não sei como está hoje…
Obrigado.
Flávio, meu caro!
Só posso agradecer por compartilhar essa pérola! Filmes geniais!
Passei um bom tempo ontem vendo os filmes…
Grande abraço!
P.S.: recomendo o filme do GP de 1968… sempre fui muito fã dos charutos com as primeiras tentativas de aerofólios. Genial!
notaram o conta-giros com delay , para o piloto poder acompanhar ? chic né ?
Nas imagens de 1964 é que mostra o mais alto nível da pilotagem pura sem apêndices aerodinâmicos freios ultra potentes e pneus ultra largos e grudentos era o piloto e sua sensibilidade ,habilidade e conhecimento mecânico para saber qual a relação de marchas ideal a geometria de suspensão mais indicada para a pista ,pois era o piloto que determinava o ideal e não a telemetria como hoje (e isto só os melhores conseguiam fazer) diferentemente de hoje que um programa determina o setup ideal para cada pista e qualquer piloto munido de coragem para frear muito dentro da curva e acelerar no ponto certo pode se dar muito bem,mesmo não tendo muitos conhecimentos mecânicos,pois muita coisa pode ser corrigida remotamente pelos engenheiros eletro-mecânicos.
Eu particularmente acho muito mais bonito ver um piloto controlando a derrapagem no acelerador e volante do que apertando botões no volante para controlar mistura ,giro ou acerto de carga de diferencial,más cada época é única e tudo tem que evoluir,ás vezes até a sua extinção. E eu creio que o automobilismo esta próximo da extinção pelo excesso de artificialismo que se estão criando a começar pelos C H A T I S S Í M OS circuitos do Sr. Hermann Tilke e os super artificiais sistemas de ultrapassagens que só enganam os menos afeitos ao verdadeiro automobilismo (dizem que quando se entra na idade da geriatria volta-se ao estado infantil;então deve ser por isso que Uncle Bernie esta tendo devaneios próprios dos criadores de Speed Racer,talvez por isso estas corridas atuais atendam bem ao gosto infantil de disputas)
Jim Clark sem dúvida o maior de todos para mim.
Essa onboard, uma das melhores que já vi!
Simplesmente espetacular…
Por que as imagens dessa época são melhores do que as da decada de 80???
Lindas imagens! E a classe do painel do Lotus? Volante, manopla de câmbio, relógios indicadores….cores, algo de extremo bom gosto.
Que imagens!!
Ah, essa Lotus…
Que grid, só fera!
É, e hoje pensam em instalar megafones nos escapamentos, placas de titânio no assoalho para soltar mais faíscas…
A F1 antiga era um espetáculo por si só, sem mimimis.
Filme legal, troféu ridículo ! É preferível ainda o do Santander.
Fantásticas imagens. Eu pagaria bem para ter a experiência de, na medida do possível, pilotar um F1 desta época num dos autódromos clássicos.
Tinha um game chamado Grand Prix Legend que retratava o ano de 1967,´Para mim foi um dos melhores simuladores de corrida, cada carro tinha seu som de motor bem definido, dava até para saber quando uma Ferrari se aproximava. Pistas da época, Mônaco sem gincana depois do túnel. Até a cronometragem aparecia depois de duas voltas já que era analógico. Legal também as posições de câmeras, dava para ver a suspensão trabalhando.
Alguns links: https://www.youtube.com/watch?v=e0ykJgs02nQ
https://www.youtube.com/watch?v=Uq_MX1UIXUI
Qualidade de cinema! Lembra muito, até por isso, as imagens do filme Grand Prix de 66.
Que coisa Linda.
esta lótus verde com
o volante e o painel
em um tom de vinho
chega ser fashion .
da vontade de chorar mesmo.
a F1 era feliz e nao sabia o quanto.
Incrível pensar como conseguiam frear. Dizem que o que mais impressiona em um F1 não é a aceleração, mais sim a capacidade de frear. Estes parecem que não conseguiriam parar no final da reta. Outra coisa que chama atenção, e já tinha percebido no Rush, é o conta-giros pulando de 1000 em 1000,
Jim Clark, Hill, Brabham e Surtees só lendas.
O filho de Surtees faleceu devido a um acidente nessa pista 45 anos depois
https://www.youtube.com/watch?v=0eHU5Bqe_4Q
Esses carros eram lindos…
E o Troféu do Jim Clark. Ninguém no Santander teria capacidade intelectual pra pensar em algo desse nível. Os troféus são resumidos à berrações de plastico que dissolvem no podium.
Impressionantes a beleza e a qualidade do vídeo. Automobilismo com alma.
Valeu FG, ver Jim Clark e Jack Brabham (?) em ação não tem coisa melhor. Agora, que carruagens ariscas hein ?
A cena da troca de marchas é SENSACIONAL.
Simplesmente lindoooooooooooo vídeo
Na hora da largada…bom, pra quem gosta de automobilismo o momento da largada é onde o coração vai a mil, mas carro antigo, corrida antiga é algo arrepiante.
No blog Poeira Na Veia tem uns vídeos das corridas na terra da década de 80 aqui em Santa Catarina. Esse vídeo é aqui de Camboriú.
https://www.youtube.com/watch?v=LJNeLVQsQMk
E tinha barulho…
Que lindo troféu dado a Hill ao final do GP da Inglaterra.
Talvez seja mais bonito do que os cocozinhos de hoje…
Hill não,Clark.
Exato.